Sei sulla pagina 1di 15

lio ia de aux gu nal profissio escolha para es olescent ad e JoVens

Os CURS icos TCN ?


engenharia de materiais militar da marinha oficial militar

ENSINO R P R IO SU E ?
marketing

AO EDUC NCIA DI ST ?
ges to hos pita lar agr onom ia peda gog ia

I RAS CARRE RES M I LITA

gesto de tecnologia da informao

meio ambiente reciclagem podologia paisagismo


gesto de recursos humanos

Escolher uma profisso, na adolescncia, parece uma misso quase impossvel. Se voc acorda querendo tocar em uma banda, almoa pensando em trabalhar com informtica e, ao deitar, j acha que o negcio ser funcionrio pblico, saiba que voc no o nico! Alis, isso bem comum nessa fase. Na verdade, escolher uma carreira entrar naquilo que imaginamos ser o mundo adulto, no qual teremos acesso a uma srie de coisas interessantes, mas tambm a vrias novas responsabilidades. Por isso to difcil! A questo da escolha profissional representa um desafio que envolve diversos fatores, tais como as expectativas da famlia; o custo da formao e o local dos estudos; o tipo de formao desejado; as oportunidades do mercado e as caractersticas das profisses, como, por exemplo, o tipo de atividade e o local onde realizada. Alm disso, os valores veiculados pela mdia e o contexto onde voc vive influenciam fortemente essa escolha. Nesse processo, preciso no apenas conhecer o que oferecido (profisses, modalidades de formao etc.), mas tambm conciliar o exerccio de uma atividade profissional com seus gostos, sonhos, habilidades e dificuldades. Nesse seu caminho, fundamental que voc identifique qual o seu repertrio e, principalmente, qual o seu projeto de futuro. Escolher uma atividade profissional optar por um projeto de vida, ainda que ele seja flexvel e que voc possa mud-lo algum dia. Este pequeno guia pretende ajud-lo nessa tarefa, oferecendo dicas para que voc busque as informaes de que necessita. Qualificar a sua busca essencial para facilitar essa escolha. Boa sorte!

ges to de coop era tiva s tcnico em administrao cincias contbeis logs tica
construo naval acar e lcool calados

comrcio superior

farmcia esttica ptica marketing seguros

cadetes do ar cadetes do exrcito engenharia de petrleo

pedagogia

engenharia de fortificao milit ar da aer onu tica polc ia milit ar


au tom a o ind us tr ial

design grfico fotografia publicidade

man uten o e Sup orte em infor mt ica mer gulh o apic ultu ra

ga st ron omi a eng enh ar ia

servio social gesto financeir a letras matemtica

design de interiores estatstica

1. o que eu esCoLho?
Aproxime-se! Voc j tem alguma ideia do curso do seu interesse? Que tal conhecer as matrias que voc ir estudar? Algumas faculdades e escolas tcnicas disponibilizam as grades curriculares dos cursos na internet, na secretaria da instituio ou no manual do candidato. Repare se esse primeiro contato com os nomes das disciplinas aumenta sua vontade de aprender.

pergunte! Ao entrar em contato com o profissional ou com os professores que trabalham na rea desejada, pergunte sobre as dificuldades, caractersticas e condies da profisso que voc pensa seguir. s vezes, nossa escolha feita descartando aquilo que no nos interessa.

1 2 3 4 5

pesquise! A informao facilita a escolha. Quanto mais voc souber sobre as atividades que lhe interessam, mais fcil ser optar. Pesquise em bibliotecas, em revistas, na internet, converse com pais, familiares, vizinhos, colegas e professores. Converse! Se voc puder bater um papo com um profissional da rea de seu interesse, timo, e se puder observar o trabalho que gostaria de realizar, melhor ainda. Nada como ver o cotidiano em questo para fazer uma avaliao mais precisa.

sonhe! Sonhar muito importante, mas ter um sonho muito distante da realidade pode atrapalhar sua busca. Assim, no deixe de verificar se a formao para a profisso que voc deseja realizar vivel nesse momento da sua vida. Observe: o local da faculdade ou do curso desejado; os custos, no somente das mensalidades, mas tambm do transporte, alimentao e material para frequentar o curso; c. a durao do curso; d. o tipo de diploma oferecido.
a. b.

Aprofunde-se! Quando voc j tiver alguma ideia sobre as reas profissionais do seu interesse, procure conhecer com maior profundidade as tendncias do mercado. Qual o salrio mdio da profisso que voc escolheu? Que perspectiva de crescimento na carreira voc pode encontrar? A rea est em expanso? Para fazer sua pesquisa, alm de consultar os diversos sites indicados ao longo deste guia, fique ligado nos desafios e perspectivas do pas. Essa sintonia pode trazer dicas de que reas tendem a crescer nos prximos anos.

se voC j deu todos os pAssos ACimA, ouse! ACredite em si mesmo e no futuro que voC pode trAnsformAr!

As perguntAs AbAixo tAmbm podem AjudAr pArA voC pensAr sobre A suA profisso.
Quais so as vantagens e desvantagens dessa profisso? Como faz? (tcnicas, ferramentas, equipamentos, meios)

servios de orientAo profissionAL Caso voc sinta necessidade de ajuda mais aprofundada, no deixe de procurar um servio de orientao profissional de instituies de renome, como as universidades. Esses servios costumam ser gratuitos ou ter preos bem acessveis. PUC-SP secretariacp@ pucsp.br tel. (011) 3670-8040 3670-8041 USP Servio de Orientao Profissional do Instituto de Psicologia da USP Avenida Professor Mello Moraes, 1721 BLOCO D Centro de atendimento Psicolgico tel./fax (011) 3091-4174

Para que faz?

Quais so as possibilidades de progresso nessa carreira?

o que fAz esse profissionAL

Para quem?

Com quais profissionais se relaciona?

Qual a formao exigida?

Quando

e onde
faz?

AindA preCisA de AjudA? Estes sites trazem vrias ideias interessantes para quem ainda no decidiu o que quer estudar. So informaes, jogos, dicas, depoimentos. Confira:

IKWA - www.ikwa.com.br CIEE - www.ciee.org.br COLMEIA - www.colmeia.org.br TO NO RUMO - www.tonorumo.org.br

AdministrAo AdministrAo pbLiCA/ ges to pbLiCA AgronegCios e AgropeCuriA CinCiAs AtuAriAs CinCiAs Contbeis Cin CiAs eConmiCAs ComrCio exterior gAstro nomiA hoteLAriA mArketing segurAnA pbLiCA turismo/ gesto de turismo Admi nistrAo pbLiCA/ gesto pbLiCA Agrone gCios e AgropeCuriA ComrCio exterior gAstronomiA gesto de reCursos humAnos gesto finAnCeirA gesto hospitALAr ho teLAriA LogstiCA e trAnsporte mArketing negCios imobiLirios segurAnA turis mo/ gesto de turismo CinCiA e eConomiA ArquiteturA e urbAnismo Artes CniCAs produo CniCA Artes pLstiCAs Comuni CAo dAs Artes do Corpo ConservAo e res tAuro dAnA desenho industriAL desig de interiores design grfiCo fotogrAfiA histriA dA Arte modA msiCA Artes Cni CAs/ produo CniCA ConservAo e restAu ro Construo de instrumentos musiCAis design de interiores design de produto de sign e produo grfiCA fotogrAfiA modA produo de msiCA eLetrniCA bAChAreLAd interdisCipLinAr Artes CinCiAs exAtAs e in formtiCA bAChAreLAdo AstronomiA CinCiA dA ComputAo CinCiAs mAtemtiCAs e dA terrA engenhAriA dA ComputAo estAts tiCA fsiCA informtiCA biomdiCA jogo digitAis mAtemtiCA nAnoteCnoLogiA qu miCA sistemAs de informAo teCnoLogiA dA informAo e ComuniCAo teCnoLgiCAs AnLise e desenvoLvimento de sistemAs Cons truo de edifCios gesto dA teCnoLogiA dA informAo jogos digitAis rede de ComputA dores sistemAs pArA internet bAChAreLAdo interdisCipLinAr CinCiA e teCnoLogiA teC noLogiAs dA informAo e ComuniCAo Cin CiAs humAnAs e soCiAis bAChAreLAdo Arque oLogiA CinCiAs soCiAis direito eConomiA domstiCA estudos de gnero e diversidAd estudos Literrios fiLosofiA geogrAfiA histriA LetrAs pedAgogiA psiCopedAgogiA reLAes internACionAis servio soCiAL teoLogiA bAChAreLAdo interdisCipLinAr hu mAnidAdes ComuniCAo e informAo bAChA reLAdo ArquivoLogiA AudiovisuAL/ produo AudiovisuAL bibLioteConomiA CinemA e vdeo eduComuniCAo estudos de mdiA gesto dA informAo jornALismo LingustiCA muLtimdiA/ produo muLtimdiA museoLo 9 giA produo CuLturAL produo editoriA pubLiCidAde e propAgAndA/ produo pubLiCi

CniCos liz profiss Cursos tc j pode fazer uma opoensino ionaio an-s md ao vo

2. que CAminho seguir?


De modo geral, a educao profissional no Brasil abrange quatro possibilidades de formao: ensino tcnico; ensino superior; formaes especficas para carreiras militares; cursos de qualificao profissional. Neste guia, voc encontrar informaes sobre os trs primeiros tipos, os quais oferecem uma preparao mais consistente para o mundo do trabalho e apresentam melhores perspectivas de insero profissional. Os cursos do ltimo tipo costumam ter carga horria menor, no precisam seguir diretrizes estabelecidas pelo Ministrio da Educao e, geralmente, oferecem certificados menos reconhecidos.

rie ou 9 ano, s ecimentos do Ao final da 8 sses cursos associam os conho mercado de trabalho. H tr r. Es para te, se quise e qualificam tcnicos conhecimentos r esse diploma: as de obte form

1) integrAdA

ao terminar o ensino fundamental, o jovem faz uma nica matrcula no estabelecimento de ensino especializado. Ao final, o aluno recebe certificado de concluso do ensino mdio e diploma do curso tcnico.

2) ConComitAnte

o aluno faz duas matrculas em escolas diferentes: uma oferece o curso tcnico e a outra, o ensino mdio. O diploma de ensino tcnico s expedido com certificado de aproveitamento no ensino mdio.

e o aluno faz o cu quente (ou p smdio) rso tcnico depo is de terminar o ensino mdio . grAtuito
a ica Paula Souz ao Tecnolg tadual de Educ .gov.br Centro Es lasouza.sp www.centropau So Paulo ral de Educao Instituto Fede r www.ifsp.edu.b dustrial) rendizagem In Nacional de Ap SENAI (Servior www.sp.senai.b em Comercial) de Aprendizag vio Nacional SENAC (Ser br www.sp.senac. so gratuitos, 0%) (Os cursos no o oferece bolsas de 50 a 10 stitui mas a in

3) subs

10

superior grAduAo
Os cursos de ensino superior so muito diversos em relao durao e ao tipo de formao oferecido, por isso fundamental entender como eles funcionam. Seguem abaixo as diversas possibilidades.

1) Cursos superiores de teCnoLogiA ou Cursos teCnoLgiCos


so cursos que vm crescendo fortemente nos ltimos anos porque possibilitam uma insero rpida no mercado de trabalho, uma vez que formam profissionais especializados para atuar em campos especficos. Embora o nome remeta a profisses estritamente tecnolgicas, eles abrangem diversas reas (atualmente 13) que do grande nfase prtica, como a gesto, negcios ou produo. Tm a durao de dois a quatro anos. Para conhecer melhor esses cursos, consulte o Catlogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, que lista todos os cursos no Brasil.

reL 2) bAChA

http://portal.mec.gov.br
instituies pbLiCAs: CEFET (Centros Federais de Educao Tecnolgica) www.cefetsp.br Instituto Federal de Educao So Paulo http://spo.ifsp.edu.br FATEC (Faculdades de Tecnologia) www.fatec.br SENAI www.sp.senai.br/faculdades

de anos e, apesar nal, quatro a seis io a durao de ica (tecnologias) do profiss geral. os cursos tm a formao prt a, de formao contemplarem o maior nfase parte teric tradicionais, como los d rreiras as ca vas, os currcu globam tanto bm as mais no Esses cursos en a ou Arquitetura, como tam cas ou Engenharia gi Direito, Pedago dos Alimentos, Cincias Cni como Cincia Mecatrnica.

Ado

3) LiCenCiAturA
so cursos que formam professores que daro aulas no ensino fundamental e mdio (por exemplo, Qumica, Fsica, Letras etc.). Cada vez mais os cursos de licenciatura tm currculos especficos que incluem matrias ligadas didtica e se distanciam dos bacharelados em suas respectivas reas.

12

13

des sidA er univ bLiCAs p em uLo o pA s

(Faculdade FATEC Centro P aula So s de Te www.cen cnologia do Estad uza tropaulas o ouza.sp.gde So Paulo) ov.br Instituto Federal d e Educa www.ifsp .edu.br o So Paulo ITA (Institu to Tecnol gico www.ita.b de Aeronutica ) r UFABC Un iversidade www.ufab Federal do AB C c.edu.br UFSCAR (U niversidad e Fe www.ufsc deral de So Ca rlos) ar.br UNIFESP/E (Universid PM ade Fed www.uneral de So Paulo) ifesp.br

feder

Ais

existem AindA vriAs fACuLdAdes muniCipAis, no neCessAriAmente grAtuitAs, mAs todAs ofereCem boLsAs. As mAis prximAs dA CApitAL so:
CUFSA (Centro Universitrio Fundao Santo Andr) www.fsa.br ESEFJ (Escola Superior de Educao Fsica de Jundia) www.esef.br FAC-FITO (Faculdade de Cincias da Fundao Instituto Tecnolgico de Osasco) www.fito.edu.br FDSB (Faculdade de Direito de So Bernardo do Campo) www.direitosbc.br FMJ (Faculdade de Medicina de Jundia) www.fmj.br FMPFM (Faculdade Municipal Prof. Franco Montoro de Mogi Guau) www.fmpfm.edu.br IMES (Universidade Municipal de So Caetano do Sul) www.uscs.edu.br

Campinas) ersidade de ICAMP (Univ .unicamp.br UN www Paulo) dade de So USP (Universi w.usp.br arlos) ww Paulo, So C otucatu, So Leste - SP, B (campus USP quita Filho) Jlio de Mes ual Paulista d ersidade Esta ww.unesp.br o estado w UNESP (Univ do interior d as 20 cidades outr So Paulo e

estAduA

is

14

15

outrAs possibiLidAdes
eduCAo distnCiA (eAd)
o ensino a distncia tem se apresentado como uma opo interessante em um pas to grande quanto o Brasil, porque permite que a comunicao e o ensino aconteam com a participao de pessoas em locais e tempos distintos. A EaD especialmente interessante para aqueles que trabalham e no teriam condies de se deslocar at uma faculdade ou para os que moram em locais onde no h ensino superior. Atualmente, h quase 200 instituies de ensino credenciadas. A metodologia pode variar bastante de uma universidade para outra, mas os contedos dos cursos so oferecidos via internet, rdio, TV e com material apropriado, sem que o aluno precise ir escola diariamente. Os polos de apoio presencial so obrigatrios. O diploma tem a mesma validade que um curso presencial. Para mais informaes, veja: http://siead.mec.gov.br www.uab.capes.gov.br

fique LigAdo!
Para o diploma ter validade, o curso precisa ser credenciado pelo Ministrio da Educao. Consulte o site

(www.emec.mec.gov.br)
e confira.

Se voc desejar verificar a qualidade do ensino na faculdade que pretende cursar, voc pode consultar os resultados do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) que avalia as universidades. A pontuao varia de 1 a 5.

(http://portal.mec.gov.br)

16

17

es s miLitAr CArreirA
s especficas, , ao superior. ssuem formae tras Os militares po lentes ao ensino mdio e ou gumas equiva al

Aeronut

a, ) em Barbacen os s do Ar (EPCAR rio de Cadete io, tem a durao de trs an at O curso prepar nte ao ensino md MG, equivale ao geral e militar. e d uma form.mil.br www.epcar.aer a Area (AFA ademia da For itrada para a Ac Pirassununga, SP, que perm en Ele porta de il.br) localizada em ao de Ofi Form www.afa.aer.mse formarem pilotos (Curso de cnicas e militares. t te aos alunos ou exercem outras funes o de nvel superior. ciais Aviadores) durao de quatro anos e s m Esses cursos t

iCA

exrCito
Para entrar na Escola Preparatria de Cadetes do Exrcito (esPCEx, www.espcex.ensino. eb.br), na cidade de Campinas, preciso que o estudante esteja cursando ou tenha concludo a 3 srie do ensino mdio e tenha idade de 16 a 21 anos. Esse curso permite prestar concurso pblico para estudar na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman, www.aman.ensino.eb.br), que oferece cursos bsico e avanado para as sete especialidades do Exrcito Brasileiro.

mArinhA
A Marinha oferece diversas modalidades de ensino, tanto no nvel mdio quanto superior. No nvel mdio podem se inscrever rapazes de 15 a 18 anos que estudam no Colgio Naval em Angra dos Reis, Rio de Janeiro. Alm do ensino, alojamento, alimentao e assistncia mdicodentria, o estudante recebe recursos financeiros (soldo) para atender s suas despesas pessoais. H ainda as Escolas de AprendizesMarinheiros para jovens entre 18 e 22 anos que habilitam carreira do Corpo de Praas da Armada (durao de onze meses) em Fortaleza, Florianpolis, Vitria e Recife, e o Corpo de Fuzileiros Navais. A Marinha tambm oferece formao especfica para pessoas que j tm diploma em curso superior (Engenharia, Medicina, Odontologia ou quadros tcnicos) e desejem entrar para a carreira. www.ensino.mar.mil.br

fique LigAdo!
Alguns sites ou guias vendidos nas bancas trazem informaes sobre cursos, faculdades e universidades em todos os estabelecimentos de ensino existentes no Brasil. Consulte-os. www.agenciaeducacao. com.br www.guiadoestudante. abril.com.br

poLCiA

Para ser um por uma form oficial da Polcia Milita charelado em ao de quatro anos de r preciso passar Pblica) na A Cincias Policiais de nvel superior (Ba APMBB. O cademia de Polcia MiliSegurana e Ordem podem conc exame seletivo tem seis tar do Barro Branco orrer mulhere di s e homens. ferentes etapas e APMBB: ww w.polmil.sp. gov.br

miLitAr

18

19

3.
en Para o, cnic o t letivo. nsin no e so se r ou roces perioor um p o su nsin passar p no e trar preciso
20

como fao para

Vestibular tradicional

prova que avalia o candidato em diversas reas do conhecimento. O resultado no exame determina a entrada ou no na instituio de ensino.

sistema misto

combina a pontuao no vestibular com a avaliao do desempenho no ensino mdio. Em muitos casos, utiliza-se o Enem (Exame Nacional do Ensino Mdio) para fazer essa combinao.

O ve s a for tibular, q ma d u mas e ad e voc j e insti sse proc misso m conhec t e de in uio. Po sso varia ais utiliz e, a form d avali ae e envolv em cada da, ao s pes er ta mdi soais do h mb o entre , provas istrico e e profis m anlise siona de h scola outra pbl icas, s possi abilidade r do ens is, bi in o ves o s tibul mais co lidades. especfi o c N m ar tr adici um tem as instit as, onal uie e o s sido s istem a mi sto.

entra r

exame nacional do ensino mdio


O Enem uma prova realizada todos os anos para estudantes que tenham concludo ou estejam concluindo o ensino mdio. Embora no seja obrigatrio, vale muito a pena prest-lo para aumentar suas chances de conseguir uma vaga. A nota no Enem poder somarse aos pontos no vestibular de universidades importantes como a USP, a UNESP e a UNIFESP, alm de diversas faculdades particulares. H tambm aquelas que selecionam os estudantes exclusivamente por meio da nota obtida no Enem. Esse processo pode ser vlido para a totalidade ou para uma porcentagem das vagas. A participao no exame tambm pr-requisito para conseguir bolsas no ProUni, como voc ver na pgina 24 deste guia. Para saber mais, acesse:

enem

www.inep.gov.br/enem/
21

4. como fao para pagar?

Se voc optar por uma universidade particular, saiba que h formas de financiar seus estudos, caso voc no tenha os recursos de imediato. Veja abaixo:

to estuda O Fies um prog ntil para estudantes rama do Ministrio da Educa o que financia matriculados em O financiamen a graduao instituie to com juros de 3, varia de 50 a 100% e s privadas de ensino superior. a concluso do 4% ao ano. A dvida come contratado pelo estudante ar a ser paga curso. somente aps A partir de 2011 , o programa pa nanciamento de cursos tcnicosssa a ser estendido tambm para o fie profissionaliz antes. Informaes e inscries: http ://sisfiesaluno. mec.gov.br. Alm dos progra mas federais, h a graduao. Ca outras form cesso das bolsada instituio utiliza seus pr as de conseguir bolsas para prios critrios s. para a con-

f ie s fundo de financiam

en

programa bolsa uniVersidade


O Programa Bolsa Universidade, realizado pela Secretaria da Educao do Estado de So Paulo, uma parceria entre o governo do estado e algumas instituies de ensino superior. Os participantes recebem bolsas de estudos integrais em universidades particulares conveniadas com o programa Escola da Famlia. Em troca das bolsas, os universitrios trabalham aos sbados e domingos em escolas estaduais, onde promovem atividades recreativas e educativas para alunos, pais e para a comunidade. Podem se candidatar estudantes que cursaram as trs sries do ensino mdio na rede pblica paulista e que estejam matriculados em instituies participantes do programa. Informaes: 0800-770 00 12 (ligao gratuita) ou www.escoladafamilia.sp.gov.br

ra todos p r o u n i - a uniVersidade pa er 04 para oferec program Educao em 20

istrio da rior. criado pelo Mines privadas de ensino supe O ProUni foi institui s em bolsas de estudobolsa: ar, por pessoa, H dois tipos de m renda famili ntes que possua al: para estuda iliar, por Bolsa integr lrio mnimo e meio. uam renda fam dante que poss um sa estu de at l de 50%: para Bolsa parcia trs salrios mnimos. necessrio pessoa de at concorrer, no ta do Enem. Para com base na no A seleo feita ibular ou estar matriculado. do vest ter presta .gov.br ouniportal.mec acesse: http://pr Para saber mais,

fique ligado!
Alm dos programas governamentais, h outras maneiras de conseguir bolsas ou descontos em instituies de ensino superior ou tcnico. Cada universidade ou escola tem liberdade para definir seus critrios. Procure a instituio em que voc estuda ou deseja estudar e informe-se no setor responsvel.

24

25

taxas de inscrio
A inscrio em cada prova costuma custar, em mdia, 100 reais, mas possvel conseguir iseno total do pagamento ou descontos significativos. Os critrios variam, mas a maioria envolve comprovao da renda familiar do candidato e a exigncia de ter estudado em escolas pblicas. Para o Enem, so isentos do pagamento da taxa os alunos de escolas pblicas e dos cursos de Educao de Jovens e Adultos. Em todos os casos, as solicitaes devem ser feitas em prazos especficos. muitos casos, utiliza-se o Enem (Exame Nacional do Ensino Mdio) para fazer essa combinao.

cursinhos populares
Os cursinhos populares costumam ser oferecidos por universidades ou ONGs para estudantes que tenham cursado o ensino mdio em escolas pblicas e estejam interessados em se preparar para os exames vestibulares. H cursinhos populares totalmente gratuitos e outros que cobram mensalidades com preos bem abaixo do mercado. Vale a pena pesquisar com seus amigos e professores, ou utilizar um sistema de buscas na internet para encontrar um prximo ao bairro em que voc mora. Acesse o site http//redeemancipa.org.br e conhea algumas opes.

sistema de cotas
o nome pelo qual conhecida uma medida do governo federal que incentiva as universidades brasileiras a reservar uma porcentagem de suas vagas para estudantes afrodescendentes, indgenas, portadores de necessidades especiais e aqueles que estudaram em escolas pblicas. Cada universidade tem autonomia para decidir se adotar ou no o sistema, para determinar a porcentagem de vagas reservadas e para estabelecer os critrios para o preenchimento das cotas. Em So Paulo, trs universidades federais reservam vagas para cotistas: a UFScar, a UNIFESP e a UniABC.

fique ligado!
Lembre-se de que voc quem deve correr atrs de informaes sobre o processo seletivo da instituio em que voc pretende estudar. No fique esperando que essas informaes cheguem at voc. Esteja atento aos prazos, s formas de inscrio, s taxas e possibilidades de iseno e aos documentos necessrios. Em quase todos os casos, voc pode conseguir essas informaes pela internet, diretamente no site da escola ou universidade do seu interesse.

sisu
O Sisu um sistema informatizado, criado pelo Ministrio da Educao em 2010, para instituies pblicas de educao superior que utilizam somente a nota do Enem para selecionar os estudantes. A grande novidade trazida pelo sistema a possibilidade de concorrer a vagas em diversas instituies federais e estaduais com apenas uma inscrio e apenas uma prova (o Enem). E tudo isso sem qualquer custo. As inscries so feitas pela internet, sem taxas, pelo portal: http://sisu. mec.gov.br. Vale a pena conferir!

23

5. mundo do trabalho
A entrada no mundo do trabalho est na mira da grande maioria dos jovens. Seja para pagar um curso, seja para ajudar a famlia ou comear a ganhar o prprio dinheiro, a possibilidade de trabalhar tem um colorido especial. E quando se est a um passo dessa conquista, alm de muita energia e dedicao, preciso ter pacincia e saber que esse passo somente o primeiro de uma longa caminhada. Depois de pensar em um projeto de vida, fazer uma escolha profissional e conseguir ou estar quase l uma vaga no curso desejado, possvel que voc se veja obrigado a trabalhar em outra rea, diferente daquela em que quer se formar.

Se este o seu caso, v em frente! Abrace o trabalho, dedique-se ao mximo, mas mantenha o foco na sua rea de interesse. Continue estudando e fique atento s oportunidades de estgio que surgirem. Quando uma boa chance aparecer, considere a possibilidade de mudar de emprego. tempo de investir no seu sonho e vislumbrar um plano de carreira. Tenha em mente aonde voc quer chegar e avalie se o caminho que voc est seguindo pode levar, passo a passo, at l.

Os sites abaixo podem ajudar voc a procurar estgios e a se preparar para o mundo do trabalho. CIEE Centro de Integrao Empresa Escola www.ciee.org.br Busca Jovem http://buscajovem.org.br SEBRAE Agncia de apoio ao Empreendedor e Pequeno Empresrio www.sebrae.com.br SENAC Programa Educao Para o Trabalho www.sp.senac.br SENAR (Servio Nacional de aprendizagem rural) www.faespsenar.com.br SENAI (Servio Nacional de Aprendizagem industrial) www.sp.senai.br/senaisp

26

27

anotaes

28

29

Edio 2011 Fundao Tide Setubal


Rua Jernimo da Veiga, 164 13 andar 04536000 So Paulo SP (11) 3168.3655 www.fundacaotidesetubal.org.br

Conselho FTAS
Presidente do Conselho Maria Alice Setubal Conselheiros Guilherme Setubal Souza e Silva Jos Luiz Egydio Setubal Marlene Beatriz Pedro Cortese Olavo Egydio Setubal Jnior Rosemarie Teresa Nugent Setubal Coordenao Geral Paula Galeano Coordenao de Comunicao Fernanda Nobre Assistente de comunicao Adriana Lima

Dados da publicao
Coordenao editorial e textos Beatriz Lomonaco e Thais Garrafa (Ncleo de Gesto do Conhecimento) Consultoria Andr Meller Colaborao Wagner Antnio Santos (CENPEC - Centro de Estudos e Pesquisas em Educao, Cultura e Ao Comunitria) Reviso Eduardo Silveira Projeto Grfico e edio de imagens Renata Buono (BuonoDisegno) Imagens www.shutterstock.com

Potrebbero piacerti anche