Sei sulla pagina 1di 13

Escola Superior de Educao Instituto Politcnico do Porto

Projecto Final
Ajudas Tcnicas e Tecnologias de Apoio
Tiago Neves Bahia

07

Escola Superior de Educao Instituto Politcnico do Porto

ndice
1. Anlise Preliminar ..................................................................................................................... 3 2. Identificao Pessoal e Anlise do Contexto ............................................................................. 4 2.1. Introduo .......................................................................................................................... 4 2.2. Caracterizao da instituio ............................................................................................. 4 2.3. Caracterizao dos espaos e materiais utilizados pelo grupo dos 2 anos ........................ 5 2.4. Caracterizao das actividades/rotina diria ..................................................................... 5 2.5. Caracterizao do grupo .................................................................................................... 6 2.6. Caracterizao da famlia ................................................................................................... 6 3. Descrio do Problema ............................................................................................................. 7 4. Avaliao Funcional ................................................................................................................... 8 5. Identificao e Descrio da Soluo ........................................................................................ 9 6. Processo de Financiamento .................................................................................................... 10 7. Implementao da Soluo ..................................................................................................... 11 8. Sntese da Avaliao Final ....................................................................................................... 12 9. ANEXOS ................................................................................................................................... 13

Pgina

Escola Superior de Educao Instituto Politcnico do Porto

1. Anlise Preliminar
O meu nome Tiago Neves Bahia, aluno do primeiro ano do curso de Educao Social na Escola Superior de Educao do Porto, e este projecto apresenta-se no mbito da unidade curricular Ajudas Tcnicas e Tecnologias de Apoio, leccionada pelo professor Rui Teles. Neste projecto ser feita uma anlise do desenvolvimento e aquisio da linguagem de uma criana portadora de deficincia que frequenta a creche. Por considerar que a linguagem um dos maiores elementos socializadores e por achar que esta poder ser, futuramente, um dos factores principais que podero contribuir para o insucesso escolar, justifico assim a minha escolha. Por fim, tenho conscincia que apesar de existirem muitos outros casos parecidos, este apresenta uma realidade muito prpria, muito particular e por isso no devemos generalizar nunca as observaes a todos os indivduos com as mesmas deficincias.

Pgina

Escola Superior de Educao Instituto Politcnico do Porto

2. Identificao Pessoal e Anlise do Contexto


2.1. Introduo
Para objecto de estudo foi escolhida uma criana de 2 anos, da creche do Centro Infantil de Santo Tirso (CIST). Esta criana entrou para a creche no ano lectivo 2006/2007 e apresenta ausncia total de linguagem oral. Por isto, tornou-se alvo de uma interveno diferenciada, estando esta, no entanto sempre inserida no grupo e nunca sendo esquecida a perspectiva inclusiva.

2.2. Caracterizao da instituio


O CIST est localizado no centro da cidade de Santo Tirso, numa zona habitacional do aglomerado urbano, com fcil acesso. As actividades que se desenvolvem no CIST, abrangem a totalidade das crianas, de acordo com as idades e desde que no apresente risco para ela prpria. A dispensa de qualquer actividade da deciso conjunta entre Pais e Equipa Pedaggica. As alteraes curriculares, e o conceito de uma formao mais global, to cedo quanto possvel, tem levado a uma procura de recursos e formadores em reas que tradicionalmente no existem nestes Centros. Assim, paralelamente formao bsica, que pressupem o desenvolvimento e estimulao da criana nos aspectos emocional, afectivo e cognitivo, acrescentam as reas da formao fsica, da msica e das novas tecnologias da comunicao. O Apoio Social uma prestao de servio, do qual beneficia directamente a criana, sendo tambm uma medida de suporte para as famlias. Aqui se inclui os prolongamentos de horrio das 7.30h s 9.00h e das 16.30 s 18.30h. No entanto, considerando que a criana no dever passar perodos exagerados no Estabelecimento, a saber no ultrapassando o perodo lectivo e o horrio das actividades complementares, o horrio de prolongamento pressupem que ambos os progenitores trabalhem. O Ministrio da Educao, atravs da Equipa de Coordenao dos Apoios Educativos de Porto A, destaca uma Educadora para o apoio s vrias crianas com necessidades educativas especiais a frequentar o CIST. A frequncia das horas do apoio ser conforme as dificuldades da criana. Tambm foi includa uma tarefeira, para apoiar, nas situaes mais individualizadas e de maior dificuldade. A Educadora integra as reunies da Equipa, para discutir o desenvolvimento das crianas e as eventuais dificuldades a suprir.

Pgina

Escola Superior de Educao Instituto Politcnico do Porto

2.3. Caracterizao dos espaos e materiais utilizados pelo grupo dos 2 anos
2.3.1. Sala dos 2 anos
A sala dos 2 anos constituda pelos seguintes cantos de interesse: Casinha das bonecas; Arca das trapalhadas; Jogos/construes; Expresso Plstica. Nota: Todo o material de tamanho pequeno e adequado ao grupo. Ao longo de todo o ano os cantos de interesse foram sendo enriquecidos com novos materiais. A sala foi organizada sempre tendo em conta a faixa etria do grupo assim como as suas necessidades. A montagem da mesma foi realizada em conjunto com a educadora e as auxiliares do grupo. Todo o material est exposto em prateleiras acessveis, devidamente ordenado e o grupo participou na colocao de smbolos nos materiais para que pudessem arrumar os mesmos de modo mais organizado.

2.3.2. Refeitrio dos 2 anos


A sala de refeitrio apenas usada pelo grupo dos 2 anos. Esta composta por 3 mesas redondas, cadeiras, pratos, copos e talheres de material inquebrvel, armrios de apoio com balco, banca de loia e servidor de gua embalada. As mesas e as cadeiras so de tamanho adequado s crianas.

2.4. Caracterizao das actividades/rotina diria


Ao longo do dia o grupo segue uma rotina diria, que se revela muito importante quer para o seguimento de regras quer para o prprio equilbrio do grupo. A rotina dividida em duas partes: manh e tarde. A parte da manh composta por: Acolhimento Actividades livres Higiene Actividade orientada Actividades livres Recreio Higiene/almoo A parte da tarde composta por: Higiene/ descanso Higiene/ lanche Recreio/sada Pgina

Escola Superior de Educao Instituto Politcnico do Porto

2.5. Caracterizao do grupo


A sala dos 2 anos constituda por 22 crianas e 4 adultos (1 educadora e 3 ajudantes de aco socioeducativa). Das 22 crianas, 10 so do sexo feminino e 12 so do sexo masculino. No que diz respeito idade dos elementos do agregado familiar, o nvel etrio quer dos pais quer das mes situa-se entre os 20 e os 40 anos. O nvel socioeconmico do grupo mdio/baixo. De um modo geral, todo o grupo gosta de participar nas actividades propostas mostrando sempre bastante interesse por tudo o que novo. A entrada para o grupo da menina com deficincia foi bem aceite por todos. Todos interagem e brincam com a mesma no fazendo qualquer tipo de distino. Todas as crianas encontram-se bastante integradas na sala, no grupo e na instituio de um modo geral. A discrepncia de desenvolvimento de umas crianas para as outras notria entre aquelas que fazem 2 anos em Janeiro e as que s os fazem em Dezembro. Apesar disto, cada criana apresenta um bom nvel de desenvolvimento.

2.6. Caracterizao da famlia


O agregado familiar da M. composto pelos pais. A idade do pai de 26 anos e da me de 25 anos. Relativamente s habilitaes acadmicas dos pais, so a 4 classe. O pai motorista e a me costureira. A rea de residncia Santo Tirso e o tipo de habitao casa trrea. Quem leva a M. creche a me e poder ser a mesma a ir busca-la ou ento a sua tia. A M. a primeira filha do casal. Nos primeiros contactos com os pais, ambos no foram capazes de identificar a causa da M. ser portadora de microcefalia, apenas foi dito que o alerta foi dado pelo pediatra aps consultas de rotina em que eram feitas medies da cabea, assim como o registo do seu desenvolvimento global. A procura da creche por parte dos pais deveu-se ao facto de a av da M. adoecer e por isso no poder cuidar da criana e tambm por encaminhamento da Unidade de Avaliao do Desenvolvimento e Interveno Precoce (U.A.D.I.P.). Actualmente a preocupao desta famlia a de trabalhar em conjunto com todos os que rodeiam a criana para que esta possa desenvolver as suas prprias potencialidades.

Pgina

Escola Superior de Educao Instituto Politcnico do Porto

3. Descrio do Problema
A M. do sexo feminino e tem actualmente 2 anos e 10 meses. uma criana portadora de atraso global de desenvolvimento e microcefalia (com diagnstico em estudo, pois h suspeita de uma paralisia cerebral). S comeou a frequentar a creche no ano lectivo 2006/2007, tendo ficado at essa data com a av. A gravidez foi vigiada e decorreu de forma normal, nada lhe foi diagnosticado ao nascimento nem nos dias que se seguiram. S por volta dos 13 meses que a M. foi encaminhada para a U.A.D.I.P.. Em Novembro de 2004 a M. entrou para a creche a pedido da UA.D.I.P.. O seu quadro de desenvolvimento resumia-se a: No andava, sendo sempre deslocada de um lado para o outro ao colo; Apenas comia papas e era alimentada tambm ao colo. No estabelecia comunicao verbal, utilizando apenas alguns gestos para indicar o que queria. Entendia o adulto e o que lhe era pedido. Socialmente no estava habituada a conviver com tantas pessoas sua volta. Apesar disto, apresentava um comportamento calmo, sem agressividade e acima de tudo predisposio e interesse para aprender. Aps interveno da equipa da U.A.D.I.P. e anlise por parte da terapeuta da fala, esta concluiu que a M. poder nunca chegar a comunicar atravs da expresso oral. Fundamentou a sua concluso dizendo que a sua rea motora ao nvel da boca no se encontrava desenvolvida o suficiente e que o seu palato apresentava uma estrutura muito ovalizada, facto que prejudicava ainda mais todo este trabalho. Apesar disto, acrescentou ainda que iria ser realizado todo um trabalho quer de estimulao quer de aprendizagem em relao mastigao dos alimentos pois este processo era importante para trabalhar a linguagem falada.

Pgina

Escola Superior de Educao Instituto Politcnico do Porto

4. Avaliao Funcional
As estratgias utilizadas para trabalhar a M. so todas as estratgias usadas para trabalhar o grande grupo durante as actividades no seu dia-a-dia. Histrias, canes, lengalengas, rtmicas, culinria, brincadeiras nas actividades livres, actividades de expresso plstica so alguns dos exemplos de estratgias utilizadas com o grupo. Considerando a M. um membro integrante do grupo, e a sua participao to importante como a dos colegas, a M. dever seguir o mesmo modelo de actividades dos seus colegas, embora os seus objectivos a trabalhar sejam de nveis inferiores. Para que todo este trabalho seja bem estruturado, todas as semanas elaborado um plano semanal de actividades para a semana seguinte. A elaborao deste em funo de todo o grupo e das suas necessidades. Tendo em conta as necessidades especificas da M. foi realizado um Programa Educativo Individualizado (P.E.I.) em conjunto com a Educadora da sala e a Educadora do Ensino Especial que apoia esta instituio. Deste P.E.I. constam os objectivos gerais e especficos a alcanar com a M., assim como as estratgias a utilizar para os atingir. Sendo o objectivo principal desta interveno a rea da comunicao e linguagem, apresento em anexo a grelha que corresponde a esta rea, apesar de serem definidos objectivos para outras reas do desenvolvimento (socializao, cognio e motricidade). Aos pais so dadas indicaes ao longo das semanas do que podem exercitar com a M. em casa, para que haja um paralelismo com o trabalho na escola. O maior investimento ser realizado ao nvel da compreenso e expresso gestual. Segundo a terapeuta da fala da U.A.D.I.P., a M. poder ter maior sucesso na sua comunicao gestual do que na comunicao oral. Por isto, foi sugerida a introduo do sistema S.P.C., sistema explicado no ponto seguinte, para que possa aprender a comunicar de um modo mais adequado e com eficcia. A M. continuar a ser seguida e acompanhada quer pela terapeuta actual quer por todos os tcnicos que at aqui a acompanharam.

Pgina

Escola Superior de Educao Instituto Politcnico do Porto

5. Identificao e Descrio da Soluo


O sistema S.P.C. (Smbolos Pictogrficos de Comunicao) (05 06 25), oriundo dos EUA, consta de cerca de 3000 signos. Os signos so desenhos de linhas simples a preto, sobre fundo branco, e a palavra est escrita sobre o desenho. Algumas palavras, tais como DE, PARA, COM, esto simplesmente escritas sem qualquer desenho. Estes signos so fceis de desenhar e, por isso, o SPC pode copiar-se manualmente ou fotocopiar-se sem qualquer problema. O S.P.C. goza de uma ampla divulgao nos EUA, Reino Unido, Irlanda, Alemanha, Espanha e Portugal e est a aumentar a popularidade noutros pases, principalmente devido ao nmero elevado de smbolos. Estes sistemas tm sido tradicionalmente utilizados por portadores de deficincia sob a forma de pranchas de madeira, contendo cerca de 50 a 300 smbolos, at mesmo acopladas s cadeiras de rodas. Mais recentemente, estes sistemas ganharam verses computorizadas que apresentam determinadas caractersticas que os tornam mais adaptados s necessidades especficas dos usurios facilitando o processo de comunicao destes com o seu ambiente social. Uma das questes crticas que surgem no processo de escolha do sistema de comunicao mais adequado para cada sujeito, envolve o grau de iconicidade de smbolos usados nos sistemas. Iconicidade refere-se ao grau de semelhana entre a aparncia fsica de um signo e a aparncia do objecto, aco, caractersticas, etc, que ele representa.

Pgina

Escola Superior de Educao Instituto Politcnico do Porto

6. Processo de Financiamento
No caso da Ajuda Tcnica em causa, o sistema S.P.C., sendo este de fcil acesso como explicado no ponto anterior, e da maneira como implementado, como explicado no ponto seguinte, considerei no ser necessria qualquer ajuda ao nvel do financiamento, apesar dos poucos recursos dos pais da M..

Pgina

10

Escola Superior de Educao Instituto Politcnico do Porto

7. Implementao da Soluo
Com vista introduo do sistema S.P.C. no dia-a-dia da M. comeou ento a ser criado um caderno com alguns smbolos do S.P.C. que funcionar como mini-tabela e que ir fazer com que a M. possa aprender a comunicar de um modo mais adequado e com eficcia. Quando o S.P.C. for introduzido, as mini-tabelas iro diariamente para casa para que os pais ou outro familiar possam dar continuidade ao trabalho realizado com a M. na escola.

Pgina

11

Escola Superior de Educao Instituto Politcnico do Porto

8. Sntese da Avaliao Final


Todas as crianas so diferentes umas das outras e por isso os seus nveis de desenvolvimento tambm podem e so diferentes. Por isso se diz que cada caso um caso. Enquanto algumas crianas so capazes de atingir alguns objectivos com maior facilidade, outras podero atingir esses mesmos objectivos em espaos de tempo mais alargados. Considero que a M. tambm ter o seu tempo e os seus progressos. Apesar de os tcnicos que a tm acompanhado considerarem que provavelmente esta nunca ir obter a linguagem oral, as opes aqui tomadas contribuem para uma evoluo global e harmoniosa do desenvolvimento da M..

Pgina

12

Escola Superior de Educao Instituto Politcnico do Porto

9. ANEXOS
Programa Educativo Individualizado rea da comunicao

Objectivos Gerais

Objectivos especficos
Apontar objectos quando designados; Apontar partes do seu corpo; Responder a ordens simples com respostas no verbais; Apontar figuras num livro quando designadas; Escutar histrias.

Compreender a linguagem verbal

Expressar-se verbalmente

Expressar alguns desejos atravs de vocalizaes; Imitar um som produzido; Repetir duas slabas.

Pgina

13

Potrebbero piacerti anche