Sei sulla pagina 1di 13

Escola Secundria com 3 Ciclo Do Ensino Bsico De Pinhal Novo

A Evoluo da Cincia na Segunda Metade do Sculo XIX

Jssica Martins n15 11D Joana Cruz n 16 11D Joana Augusto n17 11D Patrcia Castro n24 11D Rita Flix n25 11D

Disciplina: Histria Professor: Nuno Pacheco

Pinhal Novo, 28 de Maio de 2008

Introduo
Ns escolhemos este tema A evoluo da cincia na segunda metade do sculo XIX porque achamos muito interessante visto que a cincia neste sculo trouxe muitas invenes e inovaes nos mais diversos ramos. A revoluo da cincia moderna e a revoluo industrial esto intimamente relacionados, pois esta permitiu a descoberta e o desenvolvimento das novas tcnicas e instrumentos de investigao. Este trabalho responde a algumas questes tais como: Quais foram as inovaes surgidas na segunda metade do sculo XIX? Quais foram os cientistas e inventores que mais se destacaram? Qual foi a importncia das inovaes para a sociedade deste sculo? Resumidamente a segunda metade do sculo XIX foi um perodo de grandes descobertas onde vrios cientistas se destacaram, permitindo o desenvolvimento da sociedade que conhecemos hoje.

A Revoluo Industrial e a Cincia no Sculo XIX

A evoluo da cincia moderna e a revoluo industrial esto intimamente relacionados, pois no sculo XIX, houve um grande florescimento da cincia, e as descobertas advindas da Revoluo Industrial comearam a ser aplicadas nos mais diversos sectores. A euforia tecnolgica propagada pela Revoluo Industrial marcou o sculo XIX como um perodo de ascenso de diversas reas do conhecimento. Os assuntos de ordem cientfica passaram a despertar o interesse de um grande pblico. Vrias naes criaram instituies que buscavam o desenvolvimento de estudos em prol do progresso da cincia. Nesse sculo so notrias as tentativas de sistematizar as diversas reas do saber. A revoluo industrial desempenhou ainda outro papel importante no desenvolvimento da cincia moderna. A utilizao da cincia para resolver os problemas da indstria serviu de trampolim para estimular o financiamento pblico da cincia. A criao de escolas tcnicas no sculo XIX encorajou a difuso do saber cientfico e gerou condies para novos avanos. Em diferentes graus e a diferentes velocidades os governos comearam a financiar a cincia de uma forma mais directa atravs da criao de bolsas de estudo, da fundao de instituies de investigao e conferindo honras e postos oficiais a eminentes cientistas. No final do sculo XIX o filsofo natural que prosseguia os seus estudos baseado em interesses particulares d lugar ao cientista profissional com um carcter pblico.

O desenvolvimento tcnico e cientfico

O sculo XIX marcado pelo aparecimento de escolas politcnicas, museus e sociedades cientficas, alm disso, destacaram-se, neste perodo grandes filsofos, matemticos, cientistas, inventores e fsicos, fazendo com que este sculo fosse contemplado pela euforia do saber tcnico. As cincias exactas ganharam grande impulso na medida em que o desenvolvimento tecnolgico vinculava-se com o desenvolvimento industrial. A Fsica, a Qumica fina e a Metalurgia foram as principais reas de desenvolvimento cientfico. Influenciadas por essas mudanas, as cincias humanas tambm observaram o surgimento de novas reas como a Sociologia e a Psicologia. Durante o processo de evoluo da cincia, as descobertas mais significativas ocorreram no campo da ptica, da teoria do calor e da electricidade. A mecnica, a partir do sculo XIX conseguiu explicar movimentos complexos, como os dos pees e giroscpios; tambm estudou os movimentos de lquidos e gases; e desenvolveu tcnicas matemticas sofisticadas. Foi tambm durante o sculo XIX que foram estudadas as radiaes infravermelha e ultravioleta, duas radiaes semelhantes luz, porm invisveis. Assim, a ptica se ampliou, passando a abranger no apenas aquilo que vemos, mas tambm certos tipos de "luz invisvel". Um ramo da fsica que alcanou pleno desenvolvimento no sculo XIX foi a termodinmica, que esclareceu os conceitos de calor e temperatura, proporcionando definies coerentes e demonstrando como podiam relacionar-se com os conceitos de trabalho e energia, que at ento tinham um carcter puramente mecnico.

Barra Cronolgica Sculo XIX Fsica e Qumica


1800 Primeira bateria elctrica (Alessandro Volta)

1804 Primeira locomotiva a vapor (Richard Trevithick) 1810 Prensa mecnica (Frederick Koenig) 1820 - Electroman (Andr-Marie Ampre) 1821 Motor Elctrico (Michael Faraday) 1824 Termodinmica (Sadi Carnot) 1833 - Telgrafo electrnico (Friedrich Gauss) 1835 - Aparelho transmissor (Samuel Morse) 1835 Mquina fotogrfica (Joseph Niepce e Louis Daguerre) 1846 Sabe-se da existncia do planeta Neptuno (Johann Gottfried Galle) 1861 Primeiro telefone (Johann Philipp Reis) 1870 - Inveno da lmpada elctrica incandescente (Thomas Alva Edison) 1876 Aplicao de patente para o telefone (Alexander Graham Bell) 1879 Primeira locomotiva elctrica (Werner Von Siemens) 1883 Turbina a vapor (Carl de Laval) 1886 Primeiro automvel (Karl Benz) 1895 Inveno do cinematgrafo (Auguste e Louis Jean Lumire) 1896 Descoberta da radioactividade (Antoine Henri Becquerel) 1800 - Alessandro Volta inventou a pilha elctrica, que permitiu, pela primeira vez, a produo de correntes elctricas duradouras e de grande intensidade, abrindo o caminho para estudos completamente novos. Neste mesmo ano, Volta inventou a pintura elctrica, geradora de corrente contnua. 1804 - O desenvolvimento da mquina a vapor no sculo XVIII contribuiu para a expanso da indstria moderna. At ento, os trabalhadores eram executados na dependncia exclusiva da potncia dos msculos dos operrios e da energia animal. Do vento ou da gua. Uma nica mquina a vapor realizava o trabalho de centenas de cavalos. Fornecia a energia necessria para accionar todas as mquinas de uma fbrica. Uma locomotiva vapor podia deslocar cargas pesadas a grandes distncias em um nico dia. Os navios vapor ofereciam transporte rpido, econmico e seguro. 1810 - Frederick Koenig introduziu o mecanismo na imprensa, pela inveno, da prensa mecnica e pela utilizao da energia a vapor e do movimento rotativo atravs do cilindro.

1820 - O Francs Ampre formulou as leis do magnetismo, onde demonstrava a existncia de uma relao entre os fenmenos elctricos e os magnticos, e construiu o electroman. 1821 - Michael Faraday demonstrou experimentalmente que era possvel obter movimento a partir duma corrente elctrica, criando o primeiro motor elctrico experimental. 1824 - Sadi Carnot estabeleceu os princpios fundamentais da termodinmica. 1833 - O alemo Friedrich Gauss inventou o telgrafo electrnico 1835 - O americano Samuel Morse criou o aparelho transmissor e, mais tarde, o Cdigo Morse. 1835 - Joseph Niepce e Louis Daguerre inventaram a fotografia, permitindo a fixao de imagens atravs de meios qumicos. As primeiras fotografias exigiam tempos de exposio enormes (alguns minutos), mas depois, com o gradual aperfeioamento tcnico, foi possvel produzir fotografias "instantneas" e, por fim, fazer sequncias de fotografias de objectos em movimento (esta tcnica foi utilizada na inveno do cinema). Com isso, antes do final do sculo, j existiam mtodos de produzir fotografias coloridas. Um fsico francs, Gabriel Lippmann, utilizou o princpio de interferncia luminosa em pelculas finas e conseguiu produzir fotografias em cores. 1846 - Sabe-se da existncia do planeta Neptuno, observado por Johann Gottfried Galle. Este descobrimento s foi possvel graas ao desenvolvimento da mecnica clssica, que tinha atingido uma grande preciso, permitindo o clculo exacto dos movimentos dos planetas. Assim, Descobriu-se o planeta Neptuno: sua existncia foi prevista matematicamente por Urbain Le Verrier, e depois o planeta foi observado (em 1846) por Johann Gottfried Galle. 1861 Inveno do telefone. Apesar de afirmar-se, oficialmente, que o inventor do telefone foi Graham Bell, foram encontrados documentos que comprovam que o alemo

Johann Philipp Reis havia construdo um aparelho, em 1861, com a mesma funo do telefone, alguns anos antes de Bell. Com o surgimento do telefone, deu-se uma revoluo nas comunicaes, tornando possvel uma rpida transmisso e circulao de informaes. 1876 Assim, neste ano, foi aplicada a patente para o telefone, no nome de Alexander Graham Bell. 1879 O alemo Werner Von Siemens apresentou na Exposio Mundial de Berlim a primeira locomotiva elctrica. No entanto, o seu desenvolvimento s foi significativo a partir de 1890, mantendo-se a sua utilizao at aos dias actuais. 1883 O engenheiro sueco Carl Gustav de Laval construiu a primeira turbina a vapor 1886 - Karl Benz inventou o motor de combusto interna a gasolina, o que permitiu o surgimento do primeiro automvel moderno. 1889 - O Alemo Hertz mostrou que as oscilaes elctricas propagavam-se no espao por meio de ondas, tal como a luz. 1895 Os Irmos Lumire inventaram o cinematgrafo e, no subterrneo do Grand Caf, em Paris, eles realizaram a primeira exibio pblica e paga de cinema: uma srie de dez filmes. 1896 - O francs Becquerel descobriu os fenmenos radioactivos na Frana, isolou-se o mais poderoso corpo radioactivo: o rdio. A descoberta da radioactividade tambm facilitou a compreenso da estrutura atmica. A partir desta descoberta, comprovou-se que a radiao era formada por trs tipos de emisses: os chamados raios alfa, beta e gama.

O desenvolvimento da Biologia
As descobertas e teorias ligadas Biologia tambm tiveram grande destaque no sculo XIX:

1802 - O termo biologia, no seu sentido moderno, proposto independentemente por Gottfried Treviranus e por Lamarck. A palavra foi utilizada pela primeira vez por Karl Burdach, em 1800. Em 1809, Jean-Baptiste Lamarck prope a teoria da evoluo unilinear. Em 1817, Pierre Pelletier e Joseph Caventou isolam a molcula de clorofila. Em 1828, Karl Ernst von Baer descobre o ovo em mamferos. Em 1838, Matthias Schleiden descobre que todo o tecido vivo, animal e vegetal, composto por clulas. Em 1856, Louis Pasteur afirma que a fermentao produto da aco de microrganismos. Em 1858, Charles Darwin e Alfred Wallace propem o conceito de seleco natural. Darwin utiliza o termo evoluo Em 1859, o britnico Charles Darwin, no seu livro A Origem das Espcies descreve a seleco natural como mecanismo primrio da evoluo, criando, assim, a teoria evolucionista. Em 1860, Pasteur descobriu que a fermentao e as doenas infecciosas resultavam da aco de seres vivos, micrbios e bactrias. Isolou-se e cultivou-os artificialmente. Isso permitiu a fabricao de vacinas, importantes na preveno de doenas contagiosas. 1862 - Louis Pasteur contradiz a teoria da gerao espontnea. Em 1869, Friedrich Miescher descobre aquilo a que ele chamou de nuclena (tratava-se de um preparado rude de Adn). Iniciando, ento as descobertas sobre o Adn.

O desenvolvimento dos caminhos-de-ferro


Em Fevereiro de 1804, o primeiro trem a vapor da histria cumpriu sua primeira jornada. At ento, os animais eram os meios mais importantes de viagem e transporte. A partir

desta data, cargas grandes passaram a ser carregadas mais rapidamente entre longas distncias. Richard Trevithick inventou a locomotiva a vapor como resultado de uma aposta. Ele queria que sua locomotiva substitusse os cavalos que puxavam carros com cargas pesadas de uma siderrgica para um canal prximo. As condies para a inovao do engenheiro ingls eram duas invenes que j haviam sido feitas: trilhos, que eram empregados em minas, e um motor a vapor relativamente potente. Threvithick combinou os dois. Ele colocou um motor a vapor nos trilhos e usou a sua potncia para conduzir sobre rodas. Assim nasceu a primeira locomotiva. Em 13 de Fevereiro de 1804, o comboio fez a sua primeira viagem. Em 1825, a primeira estrada de ferro pblica movida a vapor foi aberta, transportava apenas produtos. Em 1830, a primeira linha de trem para passageiros foi aberta. Com o passar do tempo, a locomotiva a vapor foi substituda pela locomotiva elctrica e a diesel que provou ser mais potente e mais econmica. A primeira linha ferroviria elctrica foi finalmente inaugurada entre Baltimore e Ohio, nos Estados Unidos em 1894.

Cientistas e Inventores
Os principais cientistas e inventores que se destacaram foram:

Charles Darwin Em 1859, o cientista ingls Charles Darwin, filho de um pastor anglicano, deu incio a uma profunda revoluo na histria da cincia ao publicar uma obra fundamental denominada A origem das espcies. As idias-chave da teoria de Darwin so as da luta pela sobrevivncia e a da seleco natural. A teoria darwinista escandalizou a Europa porque representou um golpe terrvel na concepo religiosa de ento, centrada na idia de que a Bblia seria um livro rigorosamente histrico e documental. Naquela poca, a grande maioria das pessoas acreditava completamente na Bblia. As idias de Darwin abalaram profundamente as concepes religiosas e filosficas dos sculos anteriores. De repente, o homem j no era mais o centro da criao. Ele descendia de ancestrais primitivos e animalescos, e assim passava a ser visto apenas como uma estrutura orgnica tornada mais apta pelo acaso, pelo ambiente e pela luta da sobrevivncia. Thomas Alva Edison Thomas Alva Edison registou seu primeiro invento aos 21 anos

(uma mquina de votar), pela qual ningum se interessou. Dois anos mais tarde, inventou um indicador automtico de cotaes da bolsa de valores. Vendeu-o por 40 mil dlares e tomou a deciso de trabalhar em um laboratrio prprio. Em 1876, Edison motivou a construo de um centro de pesquisas. Em um perodo de quatro anos, conseguiu patentear 300 novos inventos, o que equivale praticamente a uma criao a cada cinco dias. Em 1877 inventou o Fongrafo. Trs anos depois, em 1879, Edison construiu a primeira lmpada elctrica, que brilhou por 48 horas contnuas e, nas comemoraes do final de ano, uma rua inteira, prxima ao laboratrio, foi iluminada para demonstrao pblica. Dessa forma, o uso domstico e industrial da electricidade comeou a se tornar possvel. As lmpadas elctricas substituram gradualmente os lampies e a iluminao a gs. Edison ainda aperfeioou o telefone o fongrafo, e muitas outras invenes. Em conjunto, essas realizaes modificaram os hbitos de vida em todo o mundo e consagraram definitivamente a tecnologia. Foi em grande parte por influncia de Edison que a cincia norte-americana passou a orientar-se para a satisfao das necessidades imediatas do homem, numa filosofia utilitria que ainda hoje perdura e que tornou os Estados Unidos a maior potncia industrial do sculo XX.

Aplicao das descobertas e seus Impactes na sociedade


Os conhecimentos adquiridos no sculo XIX, foram aplicados no desenvolvimento de novos meios de transporte como grandes navios e infra-estruturas, que modificaram a sociedade em que vivamos. A introduo de novas tecnologias trouxe significativa benfeitoria para o quotidiano do homem moderno. A principal base que possibilitou uma gama virtualmente infindvel das novas invenes - no apenas de mquinas, mas tambm do prprio homem - foi a dominao de uma das foras mais incrveis da natureza: a electricidade. Com a utilizao da electricidade, nas duas ltimas dcadas do sculo XIX foram construdas grandes infra-estruturas para a gerao deste tipo de energia. Os motores elctricos comearam a ser utilizados para vrias finalidades, como por exemplo nos primeiros elevadores. A electricidade tambm revolucionou as comunicaes, primeiramente atravs do telgrafo (que j permitia a troca de mensagens de um continente para outro) e depois pelo telefone.

Impactes
Entretanto, os impactes sociais das novas tecnologias discutidas no trouxeram apenas alteraes produtivas, e as inovaes tecnolgicas no foram utilizadas unicamente para o bem. As guerras, surgidas a partir do sculo XIX, so exemplos do que algumas novidades tecnolgicas foram capazes de fazer. A energia atmica, utilizada para a guerra, frustrou os planos iniciais de seu criador. As diversas faces das inovaes na tecnologia contriburam para a formao do homem moderno, possibilitando a perda da inocncia humana. Ruptura a definio mais adequada ao falarmos das inovaes tecnolgicas ocorridas no sculo XIX. As mudanas provenientes das transformaes das tecnologias possibilitaram uma reforma to profunda na sociedade que se torna fcil distingui-la de uma gerao para outra. Algumas das consequncias gerais da evoluo da cincia neste sculo so: a rpida e intensa urbanizao, o progresso das regies industriais em relao s rurais, o incremento do comrcio interno e externo, o aperfeioamento dos meios de transporte e o crescimento demogrfico.

Concluso
Em resumo, foi um perodo onde muitos cientistas se destacaram, fazendo novas descobertas que beneficiaram a sociedade at hoje.

Potrebbero piacerti anche