Sei sulla pagina 1di 8

REGISTRO DE EMPRESA E SUA ORGANIZAO

ATOS DE REGISTRO DE EMPRESA

O registro de empresas est a cargo das Juntas Comerciais, que esto subordinadas, tecnicamente, ao Departamento Nacional do Registro de Comrcio DNRC e, administrativamente, aos Estados. A norma que rege o registro empresarial a Lei n 8.934, de 18 de novembro de 1994. As sociedades empresrias personalizadas devem ser registradas na Junta Comercial, ao passo que as sociedades simples, mesmo que sejam constitudas na forma de um dos tipos de sociedade empresria, dever ser registrada no Registro Civil das Pessoas Jurdicas (art. 1.150 do novo Cdigo Civil). A Junta Comercial o nico rgo do Registro Pblico de Empresas Mercantis autorizado a receber a inscrio dos empresrios A Junta Comercial poder ter a natureza jurdica de rgo do Estado, sem personalidade jurdica, ou de autarquia estadual, conforme disciplinado pela lei local. Em Minas Gerais, por exemplo, a Junta Comercial foi durante 77 anos rgo da administrao direta, mas com o advento da Lei Estadual n 5.512, de 2 de setembro de 1970, passou a ser uma autarquia. O mesmo no ocorre no Rio Grande do Sul, no qual a Junta Comercial rgo da administrao direta. O art. 967 do novo Cdigo Civil estabelece que obrigatria a inscrio do empresrio no Registro Pblico de Empresas Mercantis (ou seja, na Junta Comercial) da respectiva sede, antes do incio de sua atividade. Isso no significa que somente empresrio quem est registrado como tal na Junta Comercial, conforme vimos nos itens 2 e 4. A sano pelo descumprimento da norma no ser a perda da caracterizao jurdica de empresrio, mas sim a perda de algumas vantagens desse regime: o empresrio no inscrito na Junta Comercial, isto , o empresrio que no procedeu ao regular arquivamento da sua firma individual ou dos seus atos constitutivos, um empresrio irregular. Desse modo, o empresrio que no estiver com seus atos constitutivos ou firma arquivados na Junta Comercial no ser considerado empresrio regular e no ter algumas prerrogativas que os empresrios regulares tm. Alm disso, no poder inscrever-se como contribuinte de ICMS no Estado, nem emitir nota fiscal. O empresrio deve, portanto, requerer seu registro na Junta Comercial. O registro ser feito mediante arquivamentodos atos constitutivos da sociedade empresria, se a atividade for exercida por uma pessoa jurdica, ou da firma individual, caso a atividade seja exercida por uma pessoa fsica em nome prprio. De acordo com a nomenclatura do art. 32 da Lei n 8.934/94, a palavra registro expresso genrica que compreende: 1.) a matrcula e seu cancelamento: dos leiloeiros, tradutores pblicos e intrpretes comerciais, trapicheiros e administradores de armazns-gerais;

2.) o arquivamento: a) dos documentos relativos constituio, alterao, dissoluo e extino de firmas mercantis individuais, sociedades mercantis e cooperativas; b) dos atos relativos a consrcio e grupo de sociedade de que trata a Lei n 6.404, de 15 de dezembro de 1976; c) dos atos concernentes a empresas mercantis estrangeiras autorizadas a funcionar no Brasil; d) das declaraes de microempresa; e) de atos ou documentos que, por determinao legal, sejam atribudos ao Registro Pblico de Empresas Mercantis e Atividades Afins ou daqueles que possam interessar ao empresrio e s empresas mercantis; 3.) autenticao dos instrumentos de escriturao das empresas mercantis registradas e dos agentes auxiliares do comrcio, na forma de lei prpria.

INATIVIDADE
Ocorre quando no h qualquer arquivamento no perodo de 10 anos na junta relativo a um determinado empresrio, o que leva a junta a mandar uma notificao para saber se o mesmo ainda est em atividade comercial sob pena de no respondendo ter ele cancelado o seu registro. A inatividade diferente da dissoluo porque esta exige a soluo das pendncias negociais/comerciais. A empresa que for declarada inativa mas continuar a exercer atividade comercial estar irregular porque no ter registro. Para regularizar uma empresa declarada inativa, s atravs de novo registro. Decorridos 10 dias da declarao da inatividade as juntas comunicam aos rgos fiscais as devidas providncias.

EMPRESRIO IRREGULAR
aquele que explora o comrcio sem o registro na Junta Comercial, mas em decorrncia disso sofrer certas sanes e conseqncias: 1.) no tem legitimidade ativa para pedir a falncia de outro comerciante (9o, III, LF) mas pode ter a sua falncia decretada ou requerer a auto falncia. 2.) No pode impetrar o favor legal da concordata (140.I LF) 3.) Os seus livros comerciais no tm eficcia probatria porque sem registro no podem ser autenticados pela junta (NCC.art.1181 c/c 379 CPC). 4.) O comerciante irregular que tem a sua falncia decretada responsabilizado por crime falimentar (186, VI LF). 5.) No direito tributrio: no poder inscrever-se no CNPJ e no CCM, o que acarreta em multa; 6.) No direito previdencirio: no conseguir matrcula no INSS, o que acarreta em multa: Lei 8121/91, art. 49, I. 7.) No direito administrativo: no poder contratar com o poder pblico: CF. art. 195 3o, nem licitar (art.28, II e III da Lei 8666/93).

ESCRITURAO COMERCIAL
Livros O Cdigo Comercial determina a obrigatoriedade da escrita comercial para todo o comerciante, definindo este como sociedades comerciais e pessoas, que tendo capacidade para praticar atos de comrcio, fazem deste profisso. As alteraes introduzidas no DL 76-A/2006, de 29/03 eliminaram a obrigatoriedade da escriturao mercantil (no que respeita aos livros de inventrio, balano, dirio, razo e copiador), mantendo-se apenas os livros de atas, deixando igualmente de ser efetuada a legalizao de quaisquer livros na conservatria do registro comercial. Assim s o Livro de Atas obrigatrio - Livro onde se lanam as atas da reunio de scios, devendo cada uma delas expressar a data em que foi celebrada, os nomes dos assistentes, os votos emitidos, as deliberaes tomadas, etc..

ESCRITURAO COMERCIAL
1.1 - Regras a Observar A forma de escriturar suas operaes de livre escolha do contribuinte, dentro dos princpios tcnicos ditados pela Contabilidade, no cabendo s reparties fiscais opinar sobre processos de escriturao, os quais s estaro sujeitos impugnao quando em desacordo com as normas e padres de Contabilidade geralmente aceitos ou que possam levar a um resultado diferente do legtimo (Parecer Normativo CST n 347/1970). A escriturao ser completa, em idioma e moeda corrente nacionais, em forma mercantil, com individuao e clareza, por ordem cronolgica de dia, ms e ano, sem intervalos em branco, nem entrelinhas, rasuras, emendas e transportes para as margens (Art. 269 do RIR/1999). Os registros contbeis devem ser lastreados em documentos hbeis segundo a sua natureza ou assim definidos em preceitos legais, os quais devem permanecer disposio da fiscalizao enquanto no prescritas eventuais aes que lhes sejam pertinentes.

CONCEITO E NATUREZA DO ESTABELECIMENTO EMPRESARIAL


Estabelecimento empresarial o conjunto de bens que o empresrio rene para explorao e desenvolvimento de sua atividade econmica. o conhecido fundo de empresa, outrora chamado de fundo de comrcio. Compreende os bens indispensveis ou teis ao desenvolvimento da empresa, bens corpreos como o imvel, as mercadorias em estoque, instalaes, mveis e utenslios, mquinas, veculos, etc., e bens incorpreos tais como, ponto, patente, marca e outros sinais

distintivos, tecnologia etc. Trata-se de elemento indissocivel empresa. No existe como dar incio explorao de qualquer atividade empresarial, sem a organizao de um estabelecimento. Ao organizar o estabelecimento, o empresrio agrega aos bens reunidos um sobre valor. Isto , enquanto esses bens permanecem articulados em funo da empresa, o conjunto alcana, no mercado, um valor superior simples soma de cada um deles em separado. O imvel no qual funciona a empresa, por si s no pode ser efetivamente considerado o estabelecimento empresarial, embora seja fundamental, constitui-se apenas em um dos elementos que o compe o estabelecimento.

A Internet, rede mundial de computadores, vem sendo utilizada de forma expressiva na realizao das mais variadas transaes comerciais e na prestao de servios. Com esta modalidade de negociao surgiu o que hoje se chama de estabelecimento virtual, que possui um endereo eletrnico, cuja identificao chamada de domnio. O consumidor ou cliente tem acesso de forma eletrnica, sem a necessidade de seu deslocamento a local fsico. Destacamos que pelo direito positivo brasileiro, o estabelecimento no considerado pessoa jurdica. As pessoas jurdicas de direito privado so somente aquelas definidas pelo artigo 44 do Cdigo Civil, quais sejam: 1.) as associaes; 2.) as sociedades; 3.) as fundaes.

O fundo de empresa (estabelecimento) no tem capacidade de exercer direitos nem contrair obrigaes, no tendo assim personalidade jurdica. na verdade um objeto de direito pertencente ao titular do negcio, este sim, o sujeito de direito. O estabelecimento como objeto de direito est inserido na universalidade ou totalidade de bens pertencentes pessoa a que se refere o Cdigo Civil no seu artigo 90 e pargrafo. Dispe este mandamento legal que: Constitui universalidade de fato a pluralidade de bens singulares que, pertinentes mesma pessoa, tenham destinao unitria. Os bens que formam essa universalidade podem ser objeto de relaes jurdicas prprias. O Cdigo Civil estabeleceu no artigo 1.142 a seguinte definio para estabelecimento empresarial:

Considera-se estabelecimento todo complexo de bens organizado, para exerccio da empresa, por empresrio, ou por sociedade empresria. Os elementos que compem o estabelecimento so unidos em prol do negcio, porm na essncia continuam cada um com suas caractersticas autnomas, podendo inclusive ser reagrupados ou sofrer outras modificaes a critrio do seu titular.

Estes elementos unificados representam o estabelecimento, que por sua vez pode ser objeto unitrio de direitos e de negcios jurdicos, translativos (que produz mudana) ou constitutivos (que constitui, essencial, caracterstico, distintivo), que sejam compatveis com a sua natureza (artigo 1.143). Assim, guardando compatibilidade com sua natureza unitria, o estabelecimento pode ser objeto de negcio jurdico prprio, ou seja, pode ser objeto de venda, alienao, cesso ou arrendamento.

PROTEO JURDICA AO PONTO COMERCIAL - ORIGEM E CONCEITO Paulo Restiffe Neto define o que seria o direito renovao num contrato de locao: "a proteo/benefcio atividade econmica empresarial, que use imvel alheio remunerado, em determinadas condies previstas em lei." A origem da ao renovatria de contrato de locao no-residencial, segundo Alfredo Buzaid, seria do direito medieval se associando diretamente ao "jus intraturae e ao jus stantiandi". O jus stantiandi seria o direito que o locatrio tem de no ser despejado e de permanecer com o estabelecimento, salvo em casos previstos nas respectivas normas. O jus intraturae seria uma justa indenizao por haver uma maior valorizao pelo exerccio de sua atividade. Sendo que a justa indenizao a que se refere acima, justifica-se pelo trabalho desenvolvido pelo comerciante, que trabalhouo ponto, tornou-o conhecido, no sendo justo, ao fim do contrato, simplesmente devolv-lo ao locador, pois seria benefici-lo injustamente, enriquec-lo s custas do trabalho de outro. No Brasil, a proteo legal foi primeiramente regulada atravs do Decreto 24.150, que adotou o direito renovao de locao predial destinado a fins comerciais e industriais. Visando, como j citado, proteger o fundo de comrcio, que trata-se da capacidade do estabelecimento comercial de gerar lucros em funo de sua organizao, instalaes, clientela, crdito, inclusive sua reputao.

ASPECTOS JURDICOS
De acordo com o Cdigo Civil de 2002: Art. art. 565- na locao de coisas, uma das partes se obriga a ceder outra, por tempo determinado ou no, o uso e gozo de coisa no fungvel, mediante certa retribuio. Art. 2.036. A locao de prdio urbano, que esteja sujeita lei especial, por esta continua a ser regida. A locao de coisas est disciplinada no Cdigo Civil de 2002 (art.565 a art.578), entretanto a locao imobiliria urbana encontra-se especialmente positivada na Lei do Inquilinato. Segundo o Cdigo Civil: Art. 1.228. O proprietrio tem a faculdade de usar, gozar e dispor da coisa, e o direito de reav-la do poder de quem quer que injustamente a possua ou detenha.

Como regra, findo um contrato de locao o proprietrio no obrigado a renov-lo e tem o direito a reaver o imvel, porm, quando tratar-se de locao comercial, essa perspectiva alterada, gerando quando atendidos alguns requisitos o direito a ao renovatria. Direito este, regulado pela lei 8.245/91. Sendo que para que o locatrio tenha direito a ao renovatria, devero estar presentes todas as exigncias do Art. 51 da referida lei, inclusive observado o prazo para a propositura da ao, sob pena de perda de direito. Atravs desta ao, o juiz pode obrigar ao locador que renove o contrato, e se no atendido o que foi disposto, condenar o locador a perdas e danos. Dever tambm provar que cumpriu com todas as suas obrigaes de locatrio, dispostas no Art. 23 da mesma lei. Dentre eles: I - pagar pontualmente o aluguel e os encargos da locao, legal ou contratualmente exigveis, no prazo estipulado ou, em sua falta, at o sexto dia til do ms seguinte ao vencido, no imvel locado, quando outro local no tiver sido indicado no contrato; VIII - pagar as despesas de telefone e de consumo de fora, luz e gs, gua e esgoto; XI - pagar o prmio do seguro de fiana; XII - pagar as despesas ordinrias de condomnio. O Art. 71 da lei 8.245/91 determina quais documentos devero acompanhar a petio inicial da ao renovatria. O ltimo item deriva da Smula 482 do STF, quando o assunto ainda era regulado pelo Decreto 24.150. O locador poder contestar a ao por descumprimento dos requisitos da locao empresarial, perda de prazo ou por exceo de retomada, utilizando-se dos Arts. 52 e 72 da lei 8.245/91. a.) b.) c.) realizao de obra por determinao do Poder Pblico, desde que importem mudana radical no imvel; realizao de obra para modificao que aumente o valor do negcio ou propriedade; utilizao do imvel para uso prprio ou transferncia de fundo de comrcio j existente h mais de um ano, quando o detentor do capital social seja o locador, seu cnjuge, ascendente ou descendente. Nesta hiptese vedado o uso para o mesmo ramo do locatrio, salvo se a locao envolver o arrendamento do prprio estabelecimento empresarial; insuficincia da proposta apresentada pelo locatrio; existncia de melhor proposta de terceiro.

d.) e.)

O locador ter a opo de apresentar contraproposta com o valor real ou atual do imvel, pois a lei no pode obrigar o locador a ter seu imvel locado por valor inferior ao de mercado. Quando a defesa apresentada for a de melhor proposta de terceiro, o locador dever apresentar prova documental da proposta do terceiro, subscrita por este e por duas testemunhas, com clara indicao do ramo a ser explorado, que no poder ser o mesmo do locatrio. Nessa hiptese, o locatrio poder, em rplica, aceitar tais condies para obter a renovao pretendida. No caso de realizao de obra por indicao do Poder Pblico, a contestao dever trazer prova da determinao do Poder Pblico ou relatrio pormenorizado das obras a serem realizadas e da estimativa de valorizao que sofrer o imvel, assinado por engenheiro devidamente habilitado. A sentena poder estabelecer periodicidade de reajustamento do aluguel diversa daquela prevista no contrato renovando, desde que logicamente solicitadas pelo locador.

A QUESTO DAS PATENTES E A SUA TITULARIDADE


Quando se fala de registro abrimos ao mesmo tempo essa questo a respeito da inveno ou do modelo de utilidade, modelo esse que leva ao criador a ter o direito de obter a patente, mais no pode se esquecer que e um processo que deve respeitar os dispositivos elencados na lei. Como trata o Art 6 da lei, que regula direitos e obrigaes relativos propriedade industrial, nessa lei ela trata justamente a questo da titularidade da patente. J na questo do requerimento da patente ela pode ser requerida em nome prprio, pelos herdeiros ou sucessores do autor, pelo cessionrio ou por aquele a quem a lei ou o contrato de trabalho ou de prestao de servios determinarem que pertena titularidade. J na hiptese de se tratar de inveno ou de modelo de utilidade realizado por duas ou mais pessoas, a patente poder ser requerida por todas ou qualquer delas, mediante nomeao e qualificao das demais, para ressalva dos respectivos direitos. Na questo do inventor poder ele ser nomeado e qualificado, podendo requerer diante mo a no divulgao de sua nomeao, pois se trata de um direito totalmente seu. Como trata o Art 7 da lei, se dois ou mais autores tiverem realizado a mesma inveno ou modelo de utilidade, de forma independente, o direito de obter patente ser assegurado aquele que provar o depsito mais antigo, independentemente das datas de inveno ou criao do mesmo.

ESPCIES DE NOME EMPRESARIAL


Firma ou razo social o nome empresarial da pessoa jurdica, no exerccio de sua atividade empresarial, e, tambm, simultaneamente, significa a maneira da sociedade empresria se obrigar ou assinar, em um determinado ato. Deste modo, pode-se concluir que:

1.) A firma ou razo um nome, um modo de assinar; 2.) Tanto o comerciante em nome individual quanto uma sociedade mercantil pode adot-lo, isto , tanto o empresrio quanto a sociedade empresria podem adotar a firma ou razo. A denominao social outra espcie do gnero, nome empresarial, cuja composio ou formao ocorre sem que haja a necessidade da representao do nome dos scios que integram a sociedade, sejam eles pessoas fsicas ou jurdicas, trata-se a empresa de grande, mdio ou pequeno porte. Em geral, a denominao social formada por expresses de fantasia, por palavras de uso comum, a critrio dos scios. O Cdigo Civil vigente, ao contrario do que ocorria na antiga legislao, trouxe como exigncias para a adoo da denominao social, a indicao de pelo menos o objeto e a atividade principal da sociedade, indo ao encontro com o Principio da Veracidade. Ex.: Clinica Veterinria Amigo Urso Ltda.; Transportes Rpidos Unio Ltda.;

BIBLIOGRAFIA
http://www.brunosilva.adv.br/empresarial/direitodeempresa-4-3.htm http://www.net-sa.pt/editorial.ud121?cat0_oid=-442&cat1_oid=448&cat2_oid=-454&cat3_oid=-558 http://www.fastjob.com.br/consultoria/artigos_visualizar_ok_todos.asp? cd_artigo=388 http://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/5257/Ponto-comercial-na-acaorenovatoria http://www.jurisway.org.br/v2/cursoonline.asp? id_curso=843&pagina=5&id_titulo=10644

Potrebbero piacerti anche