Sei sulla pagina 1di 8

1

O PROFETA ELISEU Lio 64 1. Objetivos: Ensinar que mesmo quando a vida difcil que nunca devemos perder nossa esperana se estamos em Cristo. 2. Lio Bblica: 2 Reis 2, 4, 5 (Base bblica para a histria o professor) Versculo para decorar: 2 Reis 5.15 Voltou ao homem de Deus, ele e toda a sua comitiva; veio, ps-se diante dele, e disse: Eis que agora reconheo que em toda a terra no h Deus seno em Israel; agora, pois, te peo aceites um presente do teu servo. 3. Perodo de Adorao: 1) Cnticos: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 2) Orao 4. Atividades: 1) Pode-se usar o flanelgrafo para contar a histria 2) Memorizar o versculo 3) Jogo com perguntas 4) Atividades das pginas 7 e 8. Ponto de contato: Esperana querer muito uma certa coisa. difcil ter esperana quando tudo corre mal. Mas se nossa esperana tem valor no devemos desistir porque Deus vai nos ajudar a alcanar o que esperamos. Trs pessoas, um jovem profeta, uma me e um comandante do exrcito em nossa lio de hoje, tinham esperana em ocasies diferentes. Vamos ver se eles persistiram ou desistiram. Histria Bblica: Elias, o profeta de Deus, trabalha durante muito tempo na sua maravilhosa tarefa de levar mensagens do Senhor ao povo. Agora estava velho e sabia que o seu trabalho logo terminaria. Um dia Deus lhe falou: Elias, eu quero que vs casa de Eliseu e lhe digas que ele deve tomar o teu lugar, no meu servio. Assim foi Elias casa de Eliseu e o encontrou lavrando a terr. Elias jogou a sua capa sobre os ombros de Eliseu, o que queria dizer que ele seria o seu sucessor,

isto , que Eliseu seria profeta de Deus em lugar de Elias. Assim, ele seguiu Elias e naturalmente o profeta o instruiu sobre muitas coisas a respeito de Deus e como deviam os profetas proceder. Um dia Deus revelou a Elias que j era tempo de passar o trabalho para Eliseu, por isso o profeta disse: Deus me ordenou que eu fosse ao rei Jordo, mas tu deves ficar aqui. No! respondeu-lhe Eliseu. No te deixarei. Irei contigo ao rio Jordo. Caminharam eles at s margens do rio. Alguns homens que ajudavam os profetas no trabalho do Senhor, ficaram observando para ver o que ia acontecer. Elias tirou sua capa e com ela feriu as guas do rio, que imediatamente separaram formando um caminho seco por onde o profeta e Eliseu passaram. Quando alcanaram o outro lado do rio, Elias disse a Eliseu: Logo eu serei levado para o cu. Diz-me o que queres que eu te faa. Eliseu respondeu: Deus tem sido contigo e tu tens sido obediente e corajoso e por isso tens realizado coisas maravilhosas. Eu gostaria de receber uma poro dobrada do seu esprito. Elias respondeu: Tu pediste uma coisa difcil. Mas se me vires quando eu for levado para o cu, isso ser um sinal de que ters o que pediste. Os dois homens continuaram a caminhar vagarosamente. Talvez tenham falado sobre as coisas que Eliseu devia fazer para se tornar um bom profeta. Enquanto caminhavam e conversavam, aconteceu uma coisa maravilhosa! De repente apareceu em sua frente um carro puxado a cavalos. O carro e os cavalos brilhavam como fogo. Elias foi separado de Eliseu por aquele carro. No mesmo instante um vente forte, em forma de redemoinho, levou Elias para o cu. Deus no permitiu que seu profeta morresse nem se queimasse, mas o levou para o cu, para viver em Sua companhia! Quando Eliseu se viu s, olhou para o cho, l estava a capa do profeta. Eliseu tinha visto Elias ir para o cu e sabia que isso era um sinal de que o que pedira, lhe seria dado: Poder para ser um profeta to bom e to cheio de poder, como fora Elias. Os homens que tinham visto Elias e Eliseu atravessaram o rio Jordo, viram Eliseu voltar e viram as guas se separando novamente, quando Eliseu as feriu com a capa. Ai, entenderam que ele tinha sido escolhido por Deus para ser Seu mensageiro. Eliseu viajava de cidade em cidade, por todo o seu pas, ensinando o povo a amar e a servir ao nico e verdadeiro Deus. Ele visitava tanto os ricos como os pobres. Certa ocasio passou por uma cidade chamada Sunm, onde morava uma rica mulher e seu marido. Este casal no tinha filhos. Eles convidaram Eliseu e seu criado para que ficassem em sua casa e o trataram muito bem. A esposa sabia que Eliseu era um profeta de Deus, o Deus nico e verdadeiro e desejava mostrar o quanto o respeitava pelo eu ele fazia. Depois desta ocasio muitas vezes Eliseu passou por Sunm e se hospedava em casa daquela mulher to bondosa.

Um dia ela disse a seu marido: Por que no construmos um quarto para o profeta Eliseu? Assim ele ter um lugar s para si, quando vier a esta cidade. Ele precisa ter um lugar para descansar, quando desejar. O marido achou a idia muito boa e logo um quarto foi construdo na parte de cima da casa. Era costumo daquele tempo construiu os telhados das casas come se fossem terraos, e assim a qualquer momento poderiam ser construdos mais outros cmodos em cima deles. E foi no telhado que aquele casal construiu o quarto para Eliseu. Na parte baixa de casa sempre havia uma sala muito grande que servia de sala de visitas, quarto de dormir e cozinha. Na parte externa uma sacada levava at ao telhado. A mulher e seu marido construram um quarto confortvel para Eliseu e o mobiliaram com uma cama, uma cadeira, um candeeiro. Logo depois de tudo pronto chegou Eliseu e ficou muito contente com aquele quarto to bom, que seus amigos fizeram para ele, e desejou fazer alguma coisa que mostrasse sua gratido. Um dia Eliseu disse a seu criado: Chama a mulher para que venha aqui. Quando ela chegou, disse: Estou muito contente pelo que fizeste por mim e gostaria de fazer alguma coisa que mostrasse o meu agradecimento. Eu que poderei fazer por ti? Deverei falar a teu respeito com o rei ou com o comandante do exrcito? Mas ela respondeu: No, muito obrigada; eu no necessito de coisa alguma, pois me sinto feliz entre o povo e no desejo nenhum favor especial nem mesmo do rei. Quando ela se retirou, Eliseu disse a seu servo: Que poderia eu fazer por ela, por tudo o que me tem feito? Ela foi muito boa construindo este lindo quarto especialmente para ns, onde podemos estar vontade. O criado sabia que Eliseu poder fazer coisas maravilhosas porque Deus lhe tinha dado poder, e por isso disse: No h crianas nesta casa e talvez isso torne esta mulher infeliz. Elias tornou a chamar a mulher e lhe disse: Porque foste bondosa para mim e para meu servo, Deus te dar um filho. Ela quase no podia acreditar. Sim, era feliz, mas durante muitos e muitos anos desejava ter uma criancinha. Como Eliseu dissera, nasceu um nen naquele lar. Era um menino que crescia dia a dia. Mais tarde Eliseu teve mais uma vez oportunidade de mostrar sua gratido quela mulher. Vamos ver o que aconteceu. Um dia quando j estava grandinho, o menino foi ao campo para ver os homens trabalharem na colheita. O sol estava muito quente e ele comeou a se sentir doente. Correu para o pai e lhe disse: Minha cabaa di muito!

Imediatamente o pai chamou os criados que levaram a criana para casa. A me cuidou dele, mas mesmo assim foi piorando, piorando e morreu. A mulher levou o menino para o quarto de Eliseu e o deitou em sua cama. A seguiu chamou o marido e disse: Manda um dos criados preparar um jumento para mim. Eu preciso encontrar Eliseu. Quando o jumento ficou pronto, ela montou e correu o quanto podia. Finalmente chegou onde Eliseu estava. Ajoelhou-se aos ps e contou o que havia acontecido. Imediatamente ele foi para onde estava o menino. Fechando as portas pediu a Deus que desse novamente vida quela criana, e assim Deus fez. Eliseu mandou chamar a me e quando ela entrou no quarto encontrou seu filho vivo, e tomando-o nos brao o abraou muito. A seguiu ajoelhou-se aos ps de Eliseu e o agradeceu. Levantando-se desceu para os seus braos, e Eliseu orou a Deus, agradecendo pela vida da criana. Depois disso a Bblia nos conta que num dos ataques de Sria contra Israel, os srios prenderam muitas pessoas e as levaram para o seu pas, onde foram vendidas como escravas. As pessoas escravas tinham que trabalhar para os seus senhores. Entre o povo que foi vendido estava uma menina israelita que ficou sendo escrava da mulher de Naam, o capito do exrcito do rei da Sria. A menina sentia falta de seu lar, de seus pais, mas assim mesmo gostava muito de Naam e de sua esposa porque eles eram bons para ela e a tratavam como se fosse sua prpria filho. Logo aprendeu a trabalhar e ajudava a esposa de Naam. Aquele casal no adorava a Deus, mas sim a dolos imagens feitas de pedras e de madeira. Mas a menina nunca se esqueceu o que seus pais lhe ensinaram a respeito de Deus. Ela continuou orando e pedindo-lhe que cuidasse dela. Embora Naam fosse o capito do exrcito, alguma coisa terrvel aconteceu a ele. Ele sofria de doena muito ruim, que se chamava lepra. Todas as pessoas temiam esta horrvel molstia, que muitas vezes se espalhava pelo corpo inteiro e causava muitas dores. Um dia a pequena escrava disse a sua senhora: Eu gostaria que meu amo Naam fosse terra de Israel, onde eu morava. Existe l um profeta de Deus que pode cura-lo de lepra. Imediatamente a mulher contou a Naam o que a menina dissera e ele por sua vez contou ao rei. Todos gostavam muito de Naam e o rei tambm, porque ele era muito corajoso e conduzia o seu exrcito a muitas vitrias. O rei sentir-se triste com a enfermidade de seu capito e quando ouviu falar na possibilidade de cura, disse a Naam que fosse imediatamente procura de curas em Israel e entregou-lhe uma carta pra ser entregue ao rei daquele reino, juntamente com ouro e prata e roupas de seda fina, que deviam ser entregues como presentes. Naam levou consigo alguns criados, despediu-se da esposa e da menina e comeou sua viagem. Finalmente o carro de Naam com seus vigorosos cavalos pararam diante do palcio do rei de Israel. Naam entregou a carta e depois de l-la o rei ficou muito preocupado:

Pensas por acaso que eu te poso curar? Somente Deus pode fazer isto. O teu rei naturalmente est procurando um motivo para fazer outra guerra contra mim disse ele. Mas quando Eliseu, o profeta de Deus, ouviu falar o que acontecia, enviou um mensageiro ao rei: Manda Naam para mim e ele ficar sabendo que h profeta em Israel . Assim, Naam se dirigiu para a casa de Eliseu, e como era muito rico e poderosos esperava que Eliseu viesse correndo ao seu encontro e se inclinasse diante dele. Vocs sabem o que Eliseu fez? Mandou seu criado dizer a Naam, o que deveria fazer. V ao rio Jordo e lava-te sete vezes e ficars curado. A tua pele ficar limpa e saudvel, novamente. Estas palavras fizeram Naam ficar muito zangado: Pensei que Eliseu viria ao meu encontro, invocaria o nome de seu Deus, poria suas mos sobre mim e me curaria. No haver na minha terra rios to bons como os daqui? Por que me lavaria num deles? Assim zangado comeou a viagem de volta para o seu lar. Mas os servos de Naam estavam tristes por verem seu amo to contrariado e o queriam ver curado. Se o profeta mandasse que fizesses alguma coisa difcil, naturalmente farias. Por que no tentas fazer esta coisa to fcil que mandou que fizesses? Finalmente Naam ouviu os conselhos de seus criados e ordenou que o carro fosse conduzido ao rio Jordo. Chegando l, entrou na gua sete vezes, justamente como Eliseu ordenara e aconteceu exatamente o que ele dissera. Assim que saiu da gua pela stima vez, sua pele estava limpa e curada. Sua lepra desaparecera. Como vocs ouviram, eles no desistiram. E Deus deu a eles o que esperavam. Lio Pratica: Dois times estavam jogando futebol. Meu pai vai fazer um gol disse Saul. Ele sabia que seu pai podia. Como sabia? Seu pai sempre fazia. Ele fez um gol no ltimo jogo. Ento sabia que seu pai era capaz. Saul achou seu pai o homem mais forte no mundo. Lembrou o que seu pai era capaz de fazer. Nosso Pai no Cu bem mais forte de que qualquer pai na terra. Ele TodoPoderoso. Quer dizer, Ele pode fazer qualquer coisa. Ele j fez muitas coisas maravilhosas. Em nossa lio de hoje, ns vemos como Ele respondeu as esperanas de trs pessoas em maneiras maravilhosas. Ele deu uma poro dobrada do esprito de Elias para Eliseu depois de v-lo subir para o cu num redemoinho. Ele deu vida para o filho da sunamita depois dele morreu. Tambm, Ele deu sade para Naam que estava esperando sarar de uma doena grave. A Bblia diz: Lembrai-vos das maravilhas que Deus fez. Lembrando destas coisas nos d muita esperana que Ele tambm quer e pode nos dar.

Perguntas: 1. Quem era a companhia de Elias? 2. O que aconteceu no rio Jordo? 3. O que Eliseu pediu para Elias? 4. Como Elias foi levado ao cu? 5. Como Eliseu sabia que estava com uma poro dobrada do esprito de Elias? 6. O que a sunamita e seu marido fizeram por Eliseu? 7. O que Eliseu fez por ela? 8. O que aconteceu ao menino? 9. Como Eliseu ajudou? 10.Quem era Naam? 11.Qual era o problema de Naam? 12.O que a menina israelita instruiu Naam a fazer? 13.O que Eliseu mandou Naam fazer? 14.O que Naam diz ao ser curado?

ATIVIDADES

Complete as frases no seguinte pargrafo para preencher os espao no quebra-cabea em baixo. Vai ler uma nova palavra que conta como Eliseu ajudou a sunamita.
Como Elias, Eliseu era tambm um _______________. Uma sunamita rica construiu um pequeno ______________ para Eliseu quando passasse por sua casa. O servo de Eliseu, ______________ disse: Este mulher no tem filho, e seu marido velho. Eliseu orou para que a mulher pudesse ter uma _____________ . O nen nasceu. Alguns anos depois o menino morreu e a _____________ disse: Tenho que ir e falar com o profeta. Eliseu orou e o menino abriu os olhos. Eliseu disse: Tome o seu ______________.

Use o cdigo para descobrir o que Naam disse depois de ser curado.
___ ___ ___ ___ ___ E T L Q J ___ ___ ___ H D T ___ ___ ___ L Z J ___ ___ T M ___ ___ T M ___ ___ Q Z ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ V J L Q T V P U J ___ Z ___ ___ ___ ___ ___ E T G G Z

___ ___ ___ ___ E J U J ___ ___ ___ ___ U T D F

___ ___ ___ ___ ___ F T L Z J

___ ___ ___ ___ ___ ___. P F G Z T N CDIGO A=Z B=X C=V D=U E=T F=S G=R H=Q I=P J=O L=N M=M N=L O=J P=I Q=H R=G S=F T=E U=D V=C X=B Z=A

Potrebbero piacerti anche