Sei sulla pagina 1di 9

Universidade Federal de Sao Carlos

Laboratrio de Circuitos Eletrnicos Prtica 3 - Circuitos ceifadores e grampeadores

Professor: EDILSON KATO

Grupo: Suetnio da Silva Pereira Vinicius H Zanellato RA 316814 RA 312967

So Carlos 2012

Introduo:
Neste experimento procurou-se verificar o funcionamento de circuitos ceifadores e grampeadores em diversas configuraes. Tais configuraes diferem-se por ceifar ou grampear diferentes sinais de alimentao do circuito, os quais podem ser positivos ou negativos, relativamente ao semiciclo considerado. Vale a pena ressaltar que as adies de fontes de tenso constante s entradas do circuito alteram, no caso dos ceifadores, a forma de onda resultante de sada do circuito. J nos grampeadores, esse tipo de fenmeno no ocorre. Os circuitos grampeadores, compostos por diodos, capacitores e (opcionalmente) fontes de tenso contnua modificam apenas a altura do sinal de entrada. Dessa forma, a tenso do sinal de sada a soma entre a tenso do sinal de entrada e uma tenso constante. Com esses dois tipos de circuito j possvel montar alguns circuitos simples para modificar sinais de tenso.

Material utilizado:
Multmetro; Osciloscpio; Resistores de 10k e 100k; Diodo (1N4007); Capacitor de 1F; Fonte de tenso; Protoboard; Fios de cobre.

Procedimentos e resultados:
1) Item (a): Ceifador srie positivo simples Por meio da figura 1, observa-se o circuito montado com Vi= 10Vpp e na figura 2, seu sinal visto pelo osciloscpio.

Figura 1 Ceifador srie positivo simples.

Figura 2 Sada vista pelo osciloscpio.

A onda observada na sada a meia onda, onde a parte positiva cortada devido ao funcionamento do diodo.

Item (b): Ceifador srie negativo polarizado Na figura 3, observa-se o efeito do ceifador srie negativo polarizado e na figura 4, seu sinal de sada visto pelo osciloscpio com tenses V= 2V, 5V e 7V.

Figura 3 Ceifador srie negativo polarizado.

Para V= 2V:

Figura 4 Sinal de sada do ceifador srie negativo polarizado com V=2V.

Para V= 5V:

Figura 5 - Sinal de sada do ceifador srie negativo polarizado com V=5V.

Para V= 7V:

Figura 6 - Sinal de sada do ceifador srie negativo polarizado com V=7V.

Item (c): Ceifador paralelo negativo polarizado Na figura 6, um ceifador paralelo negativo polarizado com V= 3V foi montado e sua sada encontra-se na figura 7.

Figura 6 Ceifador paralelo negativo polarizado.

Figura 7 Ceifador paralelo negativo polarizado.

Item (d): Ceifador duplo polarizado Na figura 8, foi montado o circuito ceifador duplo polarizado com V= 3V onde a onda na sada fica cortada tanto acima quanto abaixo do eixo horizontal devido a ao dos dois diodos em paralelo. E na figura 9, a onda de sada.

Figura 8 Ceifador duplo polarizado.

Figura 9 Sada vista pelo osciloscpio.

Item (e): Grampeador positivo Na figura 10, o circuito foi montado incluindo agora o capacitor com C=1F. E na figura 11, sua sada vista pelo osciloscpio.

Figura 10 Grampeador positivo.

Figura 11 Sada vista pelo osciloscpio do circuito grampeador positivo.

Item (f): Grampeador negativo

Figura 12 Circuito grampeador negativo.

Figura 13 Sada vista pelo osciloscpio do grampeador negativo.

Item (g): Grampeador positivo polarizado Assim como no grampeador negativo, o grampeador positivo polarizado foi obtido atravs de uma onda quadrada com V=3V. Na figura 14 encontra-se o circuito.

Figura 14 Grampeador positivo polarizado.

Figura 15 Sada vista pelo osciloscpio.

2) Atravs do uso de circuitos ceifadores torna-se possvel obter uma forma de onda alternativa que recebemos de uma fonte de corrente AC. Eles tambm tornam possvel o controle da quantidade de potncia entregue carga. A partir dos experimentos foi possvel verificar as diversas configuraes de um diodo no circuito, as quais esto relacionadas as suas funcionalidades, a saber: ceifador e grampeador. O primeiro corta uma poro da onda de entrada produzindo um sinal de sada ceifado, j a segunda funcionalidade desloca a onda de entrada no eixo vertical, gerando uma sada grampeada. Caso a fonte de entrada fosse DC teramos as seguintes tenses de sada: a) A tenso de sada ser igual tenso da fonte menos 0,7 V considerando polarizao direta do diodo. b) Mesmo caso acima, mas no haver conduo devido polarizao inversa do diodo, no haver tenso. c) Ser mantida a tenso de 3 volts de forma contnua mais a tenso da nova fonte e descontando a queda de tenso do diodo. d) De acordo com o princpio da superposio, as 2 fontes iro se anular. Sobrar apenas a tenso da fonte que substituiu o gerador de funes. e) Aps certo tempo, o capacitor ir se carregar e o circuito ficar aberto. f) Idem acima. g) Apenas a tenso de 3 volts ser mantida aps um certo perodo de tempo, pois o diodo ir carregar e o circuito de entrada ficar aberto.

Potrebbero piacerti anche