Sei sulla pagina 1di 2

Cosmogonia

Cosmogonia (do grego ; "universo" e - "nascimento") o termo que abrange as diversas lendas e teorias sobre as origens do universo de acordo com as religies, mitologias e cincias atravs da histria. Cosmologia e Cosmogonia Tanto o vocbulo cosmologia como o vocbulo cosmogonia partilham do mesmo radical grego cosmo, que significa mundo. Enquanto o sufixo logos da cosmologia designa saber ou cincia, o sufixogon da cosmogonia lhe d o significado de "Imaginar, produzir, gerar", discernindo da que enquanto a cosmologia a cincia que estuda o universo, a cosmogonia uma das diversas teorias ou explicaes que determinada religio ou cultura deu origem do universo e seus principais fenmenos. O Big Bang Como a cincia no prescinde de provas e demonstraes concretas, teria sido apenas um ensaio cosmognico quando o padre e cosmlogo belga Georges Lematre(1894-1966) sugeriu pela primeira vez que o universo teria tido um incio repentino numa grande exploso - O Big Bang. Entretanto em 1929 essa hiptese passou a ser plausvel a partir das observaes do feitas por Milton La Salle Humason no Monte Palomar, do fenmeno da degradao das linhas espectrais da luz (efeito Doppler) que sugeria que o todos os corpos celestes progressivamente se afastam uns dos outros, do que facilmente se conclui que, algum dia, h muito tempo atrs, todo o universo estivesse contido em um nico ponto. Traduzida em nmeros, esta descoberta permitiu ao astrnomo Edwin Hubble deduzir uma progresso aritmtica que mais tarde foi chamada de Constante de Hubble que at hoje a rgua csmica utilizada para confirmar as teorias dos astrnomos e cosmlogos do mundo inteiro. As diversas descobertas no campo da fsica atmica que se seguiram, que demonstram que quantidades titnicas de energia podem no apenas transformar como criar matria (E=mc), ao par do estudo da histria recente das galxias, deram mais prestgio ainda essa teoria agora famosa como a Teoria do Big Bang. Essa teoria, revisada e corrigida, explica o surgimento do universo a partir do acmulo de imensurvel quantidade de energia em um nico ponto, chamado de singularidade primordial que teria explodido, e nomomento da exploso teria originado no apenas toda a matria de que se compe o universo, como ainda teria originado o tempo, a gravitao universal, e as outras leis fsicas at ento inexistentes. A origem da vida Alm da origem do universo fsico, a cosmogonia ocupa-se tambm da origem da vida. Depois que a teoria de gerao espontnea, que postulava que a formao de organismos podia ocorrer facilmente a partir da matria inanimada, foi derrubada por Louis Pasteur, a cincia passou a questionar quais as condies excepcionais em que a vida poderia ter surgido, na Terra, como prope a maioria dos pesquisadores atuais, ou fora dela, como defendem os adeptos da panspermia.

O mito sumrio Inicialmente transmitido oralmente, o mito sumrio da criao constituiu um dos primeiros escritos da humanidade, vertido em caracteres cuneiformes no poema pico Enuma Elish que se disseminou por toda a Mesopotamia e da, teria inflenciado outras cosmogonias consolidadas posteriormente, como a egpcia, a semita e at mesmo a romana por intermdio da helnica. Nele a criao representada como um processo de procriao a partir de Apsu elemento masculino das guas doces e Tiamat, elemento feminino que representa o oceano e o caos, que criaram em seis dias os seis deuses que representavam os principais fenmenos do universo. Estes deuses, por sua vez, criaram o restante do universo, iniciando por Marduk que, depois de derrotar Tiamat, criou a terra com as partes desmembradas de seu corpo e os homens com o seu sangue.

A explicao bblica A Tora e a Bblia apresentam, nos versculos 1 a 19 do primeiro captulo do livro de Gnesis, o relato da criao dos cus e da Terra atribudo a Jav (outro nome de Deus), o Deus nico eomnipotente, que teria executado a obra em seis dias e descansado no stimo, tornando-o sagrado. Hoje j existe entre algumas correntes teolgica da f crist a ceitao de qu o mundo passou a existir por meio de um "Big Bang". Essa tese cientificista, neste caso, se coaduna com o texto tordico e bblico: Haja luz! (Gnesis Cap.1:3.) Teoria nipnica A mitologia japonesa explica que no incio, os deuses no estavam satisfeitos com a quantidade de comida fornecida no Universo. Ento eles criaram esferas giratrias com gente para serv-los. S que suas mulheres no deixaram dando fora aos habitantes dos planetas e assim se iniciou uma guerra que foi to intensa que foi da que surgiu o Sol. Os deuses acabaram perdendo a arma que lhes dava a fora e o poder para os terrqueos, que criaram tudo o que h na Terra, como rvores e frutos para poder ter condies de viver. Os brmanes A viso bramnica do mundo e sua aplicao vida esto descritas no livro do Manusmristi (Cdigo de Manu), elaborado entre os anos 200 a.C. e 200 da era crist, embora tambm contenha material muito mais antigo. Manu o pai original da espcie humana. O livro trata inicialmente da criao do mundo e da ordem dos brmanes; depois, do governo e de seus deveres, das leis, das castas, dos atos de expiao e, finalmente, da reencarnao e da redeno. Segundo as leis de Manu, os brmanes so senhores de tudo que existe no mundo. Viso islmica O Islmismo partilha da mesma fonte cosmognica dos judeus e cristos, os escritos atribudos ao profeta Moiss na Tor. Outros Livros passveis de crdito islmico so: os Salmos, o Evangelho, e O Coro que o derradeiro e completo livro sagrado, constituindo a coletnea dos ensinamentos revelados por Deus ao profeta Maom. No budismo A religio budista abstrai a existncia de deus criador para se focar exclusivamente na busca do nirvana. Para essa religio, que se inicia com o despertar de Buda e no revolve outras reas do conhecimento, o universo simplesmente o que sempre foi "desde o tempo sem incio". Mito inuit Os inuits explicam a Origem do Universo tal como a conhecem as culturas ocidentais e a cincia, apontando para o modelo de ordem csmica. Estes mitos tem lugar em Tshishtashkamuku, a terra dos Mishtapeuat. Eles tambm acreditavam que o milho era um presente de seu deus, por isso comem muito milho. Teoria esprita O Espiritismo tende a concordar com as descobertas cientficas,porm colocando Deus como agente propulsor da criao do Universo."Deus a inteligncia suprema, causa primria de todas as coisas".[1]

Potrebbero piacerti anche