Sei sulla pagina 1di 67

Movimento Msica e Drama 1 Ciclo

Movimento Msica e Drama 1 Ciclo

2011

Movimento Msica e Drama 1 Ciclo do Ensino Bsico

Patrcia Silva
Agrupamento de Escolas Dom Lus de Atade

Cmara Municipal de Peniche 2011

Patrcia Silva |

Movimento Msica e Drama 1 Ciclo ndice

2011

4- ------------------------------------------------Apresentao 5------------------------------------------------ Domnio Movimento. Subdomnio O Jogo 13----------------------------------------------- Subdomnio A Dana 22----------------------------------------------- Domnio Msica 26----------------------------------------------- Subdomnio A Prtica Vocal 27----------------------------------------------- Subdomnio A Prtica Instrumental 28----------------------------------------------- Subdomnio Histrias com Msica 29------------------------------------------------ Subdomnio Msica Teatral 31------------------------------------------------- Planificao Anual 1 Ano 32------------------------------------------------- Planificao Anual 2 Ano 33------------------------------------------------- Planificao Anual 3 Ano 34------------------------------------------------- Planificao Anual 4 Ano 35------------------------------------------------- Planificao Mensal 1/2 Anos 36------------------------------------------------- Planificao Mensal 3/ 4 Anos 37------------------------------------------------- Alunos com NEEs 39------------------------------------------------- Critrios de avaliao / Sugestes de actividades 45------------------------------------------------- Construo de instrumentos 47------------------------------------------------- Articulao com outras reas 49------------------------------------------------- Domnio Drama 50------------------------------------------------- Planificao Anual 52------------------------------------------------- Jogos de Explorao 54------------------------------------------------- Jogos Dramticos 55------------------------------------------------ Sugestes de actividades 62------------------------------------------------ Actividade Articulada (MMD) 64 ----------------------------------------------- Articulao com as reas curriculares 66------------------------------------------------ Avaliao Global da Actividade 67------------------------------------------------ Bibliografia

Patrcia Silva |

Movimento Msica e Drama 1 Ciclo

2011

Apresentao O presente documento visa ser um instrumento de apoio actividade extracurricular de Movimento, Msica e Drama e fruto da necessidade de informao e orientaes programticas, sentidas por mim e muitos outros professores que a leccionam actualmente nas escolas de 1 ciclo. Esta actividade est inserida na rea das Expresses Artsticas e envolve trs domnios fundamentais ao desenvolvimento das capacidades dos alunos, no campo da expresso e comunicao; criatividade; apropriao das linguagens elementares das artes e compreenso das artes no contexto especfico. Tendo presente o seu carcter educativo, como qualquer outra rea do currculo, torna-se necessrio que o ensino - aprendizagem da Actividade de Movimento Msica e Drama decorra de uma planificao consciente, ajustada ao contexto pedaggico, e tendo em considerao o facto de ser uma AEC de apoio directo estrutura curricular deste nvel de ensino. O presente procura sugerir uma abordagem curricular, aberta e flexvel, ao alcance de todos. Apresenta propostas de trabalho variadas que possam guiar o professor na sua prtica pedaggica, podendo estas ser trabalhadas de acordo com as caractersticas prprias de cada escola / turma / alunos, mas sempre fomentando o sentido da interdisciplinaridade. Nunca poderemos esquecer que esta uma actividade de carcter ldico-pedaggico, na qual se devem evitar trabalhos de escrita, clculo ou outros que possam causar desmotivao ou cansao, embora trabalhando ao mximo cada contedo programtico a ser apreendido pelos alunos duma forma prtica, simples e estimulante. Embora a organizao dos contedos seja apresentada pelos trs Domnios constituintes (Movimento, Msica e Drama) separadamente, esta forma de apresentao apenas pretende que a anlise e organizao dos programas seja mais especfica, pois os trs Domnios, sero, como se ver, na maioria das actividades propostas, trabalhados simultaneamente. Elaborei este documento com base na experincia de vrios anos a leccionar esta disciplina, buscando sempre a actualizao e indo de encontro s diversas necessidades sentidas. Muitas das propostas foram retiradas de manuais ou documentos que fui recolhendo, mas tambm outras que fui experimentando e que mostraram resultados bastante satisfatrios. Espero que se torne um til auxiliar de trabalho!

Patrcia Silva |

Movimento Msica e Drama 1 Ciclo

2011

Domnio : Movimento
fundamental para o ser humano movimentar-se, pois sem movimento adoece-se acabando por morrer. o movimento que nos permite o conhecimento e contacto connosco prprios, com os outros e com o tudo o que nos rodeia. O corpo e a forma como nos movimentamos um importante meio de expresso e comunicao. Podemos utilizar o nosso corpo para transmitir ideias, sentimentos e aces mais ou menos simples ou atravs do Jogo e da Dana.

Domnio : Movimento Subdomnio : O Jogo Desenvolvimento capacidades perceptivas das -Apuramento dos sentidos; ouvir e olhar para descobrir o outro jogador; aprender a usar os sentidos; centrarse em si prprio; jogos de

Objectivos (ao nvel do desenvolvimento pessoal)


Desenvolvimento capacidades motoras

concentrao das -Jogos de coordenao visual/motora ; consciencializao do prprio corpo; capacidade de reaco, maleabilidade e flexibilidade Integrao ambiente no meio -Importncia do espao usado;

aprender a movimentar-se e orientarse dentro de diferentes espaos

Promoo da auto-confiana

-Confronto com diversas situaes de risco

Experimentao de vivncias -Promoo

do

trabalho promoo

de da

Objectivos (ao nvel das aptides sociais)

em grupo

grupo/equipa; intercomunicao;

Confiana nos outros

-Numa fase mais avanada o jogador j confia nos outros elementos do grupo e assume a responsabilidade que

Patrcia Silva |

Movimento Msica e Drama 1 Ciclo

2011

os outros depositam em si Desenvolvimento capacidade de numa situao de grupo Aceitao e respeito pela -Respeito pelos outros; aceitao das diferena caractersticas individuais de cada elemento Utilizao do movimento -Explorao sentimentos do ou atravs corpo como da -Integrao plena no grupo; percepo expresso do significado de equipa ; segurana

como meio de expresso

instrumento; capacidade de transmitir pensamentos da linguagem da de forma especficos corporal; postura expresso

Capacidades criativas

consciencializao fsica como

Desenvolvimento

da -Jogos de faz-de-conta ; fantasiar pensamento criativo directamente

imaginao, originalidade e sobre um tema ou movimento; o capacidade de improvisao ligado aco criativa

Principais fases do Jogo : Em trabalho de equipa / grupo, os jogos no podem ser considerados de forma isolada, mas sim como parte de todo um plano, considerando as seguintes fases: 1- Apresentao : Esta primeira fase consiste na ambientao dos jogadores. Procede-se a uma actividade de curta durao, na qual todo o grupo envolvido, como por exemplo, jogar apanhada , um jogo em circulo o lencinho ,cantar uma cano, etc.

2- Concentrao : Chama-se aqui a ateno para o tema principal do plano do Jogo, distribuem-se os papeis para que cada um tome o seu lugar na equipa.

Patrcia Silva |

Movimento Msica e Drama 1 Ciclo

2011

3 Explorao : Esta fase consiste na descoberta e experimentao e as instrues fornecidas aos jogadores devem orient-los nesse sentido. As actividades de explorao podero ser trabalhadas individualmente ou em grupo, devendo ser jogos de carcter bastante activo, aliciando possvel, tanto quanto a criatividade e capacidade expressiva de cada um.

4 Clmax: o ponto fulcral do plano do Jogo, no qual o objectivo final atingido. Todas as actividades anteriores serviram essencialmente para preparar os jogadores de forma a darem o mximo de si neste momento.

5 Concluso: Aqui, na fase final do plano de jogo, pode-se acrescentar um movimento indicador de concluso. Este poder ser uma curta apresentao teatral onde se demonstre a coeso do grupo.

Sugestes de Jogos : Jogos de Caa exemplo : Rede de pesca


Ano Material Espao Durao Descrio do Jogo Dois jogadores do as mos, formando uma rede de pesca, e devem tentar apanhar os 1 , 2 3 e 4 ----------- Amplo 10 outros jogadores sem quebrar a rede. Os jogadores que forem apanhados so postos no cesto da pesca um lugar no extremo da sala. Quando a estiverem dois jogadores, estes podem, por sua vez, formar uma rede e regressar ao jogo, que continua at serem todos apanhados.

Patrcia Silva |

Movimento Msica e Drama 1 Ciclo

2011

Jogos de Concentrao - exemplo: Fica quieto!


Ano Material Espao Durao Descrio do Jogo O grupo movimenta-se na sala sem se tocar. Quando a msica pra, o jogadores devem 1 , 2 3 e 4 Msica ritmada, alegre Amplo 10 ficar estticos, na posio em que pararam. Quem se mover sai do jogo. S quando estiverem quatro jogadores fora do jogo que o primeiro o pode reintegrar. Desta forma, nunca haver mais do que trs jogadores parados. Este nmero pode ser adaptado ao nmero de jogadores total do grupo.

Jogos de Escondidas e Adivinhas - exemplo : Adivinha a palavra


Ano Material Espao Durao Descrio do Jogo Fazer grupos de cinco elementos. Cada grupo escolhe uma palavra com cinco letras , a cada Msica com ritmo Amplo 3 e 4 ( Valsa ) 15 elemento do grupo corresponde uma letra. Os jogadores escrevendo uma melhor movimentam-se, vrias vezes no uma ar a a um, letra

respectiva, exagerando os movimentos para compreenso. Os restantes grupos observam e tentam adivinhar a palavra. Deve-se estimular os movimentos com msica apropriada.

Patrcia Silva |

Movimento Msica e Drama 1 Ciclo

2011

Jogos com Cartes de Movimento - exemplo: Tu s a letra


Ano Material Espao Durao Descrio do Jogo Trata-se de um jogo de adivinhas no qual os instrumentos so os prprios jogadores. Dependendo do tamanho do grupo, divide-se o mesmo em pequenos grupos de dois ou trs 1 , 2 ----------- Amplo 3 , 4 15 elementos. Estes formaro letras que sero representadas jogadores pelas posies que os Cada assumem conjuntamente.

elemento uma parte da letra, e estas so desenhadas estando os jogadores deitados no cho. Os grupos tambm podero trabalhar em simultneo de modo a formar pequenas palavras.

Jogos de Aco exemplo: A me ganso


Ano Material Espao Durao Descrio do Jogo Trata-se de um jogo de recreio em que um Msica 1 , 2 3 e 4 em ritmo de Marcha ou Dixieland Amplo 10 dos jogadores a me ganso e caminha frente. Os outros seguem-na em fila e todos imitam os movimentos da me, que os alterna constantemente. Vai para o castigo o jogador que no imitar perfeitamente os movimentos da me.

Patrcia Silva |

Movimento Msica e Drama 1 Ciclo

2011

Jogos de Apresentao exemplo : O circulo dos mosquitos


Ano Material Espao Durao Descrio do Jogo Os jogadores formam uma roda grande, com as mos ao lado do corpo. Fecham os olhos e 1 2 3 e 4 ----------Amplo 05 caminham lentamente em direco ao centro, fazendo zumbidos como mosquitos. A ideia do jogo que consigam encontrar outro jogador e dar as mos, mas sempre de olhos fechados. Seguidamente, podem abrir os olhos e deixar de fazer zumbidos. Os que ainda no tenham dado as mos continuam a procurar algum, zumbindo sempre. Os outros jogadores podem ajud-los, mas no podem falar.

Jogos de Cooperao exemplo : Movimentos com a bola


Ano Material Espao Durao Descrio do Jogo Dividir o grupo em pares e distribuir uma bola a cada par. Os jogadores devem tentar 1 / 2 3 /4 Uma bola para cada Amplo dois jogadores 15 manter a bola entre si sem usar as mos, podendo explorar diferentes formas de o conseguir ( cabea , braos, costas, etc). Deve-se incentivar os jogadores a descobrir os movimentos que conseguem executar com a bola presa e entre o par. que Devem os dar-se sugestes deixar jogadores

demonstrem tudo o que descobriram fazer sem usar as mos. Podero utilizar-se outros materiais, tais como caixas, rolos de papel, novelos de l, etc.

Patrcia Silva |

10

Movimento Msica e Drama 1 Ciclo

2011

Jogos de Confiana exemplo : Correr com os olhos fechados


Ano Material Espao Durao Descrio do Jogo Divide-se o grupo em pares. Os jogadores do as mos mas um deles fecha os olhos. O outro marcha. comea O a caminhar o toma lentamente, ritmo da da aumentando gradualmente par

conscincia

liberdade de movimentos de que o jogador de olhos vendados dispe. Esta liberdade varia de pessoa para pessoa e dependendo 3 e 4 Uma cada de jogadores Muito par preferncia aos ar livre 10 de cada situao. O jogador que conduz tem que ter conscincia dos movimentos que o seu par consegue cada vez executar. Tentam at caminhar mais depressa venda por amplo , de

conseguir correr de olhos fechados e o mais rpido possvel. Acentua-se a autoconfiana e confiana no par. Dois minutos depois do inicio do jogo, d-se um sinal para parar e concede-se algum tempo aos pares para trocar impresses sobre a experincia e trocar de papeis. Deve ter-se muita ateno ao ritmo do jogo, pois poder haver tendncia para acelerar demasiado, aqui deve-se dar um sinal de abrandamento para evitar riscos.

Jogos de Expresso exemplo : A bola mgica


Ano Material Espao Durao Descrio do Jogo Os jogadores sentam-se em circulo e circulam entre si uma bola. O professor indica o que a 1 / 2 3 / 4 Uma bola Amplo 10 bola representa e os jogadores agem de acordo com essa indicao. A bola poder representar um bloco de gelo gigante, poder ser uma bola de vidro, ser quente, perfumada, pegajosa, etc. Devero pass-la logo ao colega

Patrcia Silva |

11

Movimento Msica e Drama 1 Ciclo

2011

Jogos com Materiais exemplo : O banco sem fim


Ano Material Espao Durao Descrio do Jogo Este jogo consiste numa actividade simples e que, geralmente agrada muito s crianas. 1 / 2 3 / 4 Bancos Sala de aula 10 Sentam-se em bancos, com uma perna para cada lado, umas atrs das outras. O jogador da ponta desliza para a frente, levanta-se e corre, tambm, para o ltimo lugar deixado livre, e assim sucessivamente, at que o primeiro jogador esteja de novo na frente. Devero mover-se todos ao mesmo tempo.

Jogos com Msica exemplo : Jogo do Ritmo


Ano Material Espao Durao O 1 / 2 Instrumentos Sala de aula 10 grupo Descrio do Jogo senta-se dispe em de crculo um e cada

elemento 3 / 4 de percusso

instrumento

inventando silenciosamente um ritmo curto. O primeiro jogador toca o seu ritmo e o elemento que est ao seu lado repete-o acrescentando sucessivamente. o seu Este prprio jogo e assim a estimula

memria, concentrao e criatividade.

Estes jogos so apenas exemplos e podero ser alterados com variantes de forma a melhor se adaptarem a cada turma, faixa etria caractersticas fsicas e psicolgicas dos alunos. Numa turma com alunos maioritariamente irrequietos ou com problemas de

hiperactividade, ser melhor que os jogos sejam mais centrados na concentrao e de carcter sensorial. (Jogos sensoriais e /ou afectivos e psquicos) Em turmas constitudas por alunos de diferentes estratos sociais/ etnias , famlias disfuncionais ,onde se revelam claramente problemas interpessoais deve recorrer-se mais
Patrcia Silva |

12

Movimento Msica e Drama 1 Ciclo

2011

vezes ao Jogo de carcter social e de cooperao , afectivo e familiar , principalmente nas crianas mais novas, evitando jogos de competio ou de caa at que o grupo atinja os objectivos dos anteriores e se tenha adquirido a noo de equipa. Ainda neste subdomnio, no devemos esquecer os Jogos Tradicionais Portugueses, dada a sua importncia patrimonial e ldica que com a sua simplicidade podero tornar-se uma estratgia de aproximao da famlia escola, fazendo, por exemplo, torneios interfamiliares.

Domnio : Movimento Subdomnio : Dana


Desenvolvimento da Capacidade de Expresso e Comunicao
Contedos Objectivos gerais 1 e 2 Anos O aluno utiliza o corpo de acordo com os modelos tcnicos estipulados. Objectivos Gerais 3 e 4 Anos O aluno interpreta o seu papel coreogrfico de acordo com as temticas e personagens. O aluno desempenha o seu papel coreogrfico em consonncia com os contextos e os materiais da interveno performativa Objectivos Finais

Expresso/ Comunicao

O aluno comunica as temticas da dana atravs de desempenhos motores e expressivos adequados s mensagens.

O aluno expressa de forma no verbal diversas temticas da realidade envolvente, utilizando de modo eficaz o potencial comunicativ o do corpo.

Patrcia Silva |

13

Movimento Msica e Drama 1 Ciclo

2011

Partilha Interaco

O aluno reconhece os efeitos e o valor do desempenho artstico e interage com os colegas e professor sobre as experincias da dana. O aluno interage com as audincias, recebendo e aceitando criticas

O aluno apresenta e partilha com as audincias habilidades bsicas da comunicao e interveno performativa O aluno relaciona a apresentao de diferentes obras de dana com o patrimnio natural e artstico, compreendendo a diferena entre os aspectos funcional e esttico.

O aluno individualm ente em grupo, apresenta, interage e partilha com as audincias peas de Dana e pequenos estudos coreogrfic os de diferentes formas, gneros, estilos e culturas

Interpretao/ Comunicao

O aluno interpreta sequncias de dana, movimentando-se de forma coordenada e apropriada temtica. O aluno participa atravs da dana em manifestaes artsticas pblicas, ultrapassando as inibies face ao pblico.

O aluno interage com os colegas no sentido de procurar o sucesso pessoal e o do grupo na apresentao da performance. O aluno demonstra habilidade motora, expressividade, atitude e presena em cena

O aluno interpreta temas, ideias, emoes e sentimento s, mobilizando o vocabulrio especfico da Dana

Patrcia Silva |

14

Movimento Msica e Drama 1 Ciclo

2011

O aluno explora, cria e recria movimentos a partir de temticas.

Criao/ Experimentao

O aluno inventa movimentos, de forma individual ou em grupo, de acordo com os estmulos solicitados pelo professor : corpo (alguns segmentos corporais), espao (planos vertical/horizontal , nveis superior/inferior, direces frente/trs) e ritmo ( acentos fortes/fracos e duraes longas/curtas). O aluno inventa diferentes grafismos no convencionais para representar a durao e acentuao do movimento. O aluno interpreta a escrita simblica com batimentos de mos e de ps. O aluno constri frases e sequncias de movimento a partir de modelos

O aluno cria e recria sequncias e pequenas danas a partir de movimentos, formas espaciais e estruturas rtmicas. O aluno inventa, de forma individual ou em grupo, vrios movimentos de acordo com as aces, os temas solicitados pelo professor : corpo ( diferentes segmentos corporais), O aluno cria smbolos grficos no convencionais para representao das estruturas rtmicas (dinmica e durao) de algumas sequncias de dana. O aluno l e interpreta a simbologia no convencional representativa de sequncias de dana.

Desenvolvimento da Criatividade

O aluno, individualm ente ou em grupo, explora, inventa, improvisa e compe sequncias lgicas de movimentos a partir de modelos apresentad os sobre as vrias formas e estilos de Dana.

O aluno cria formas corporais e estruturas rtmicas, de modo a possibilitar a interpreta o de movimentos originais.

O aluno improvisa e colabora na composio de O aluno sequncias contribui danadas de para a 15

Patrcia Silva |

Movimento Msica e Drama 1 Ciclo

2011

Relao/ Interaco

apresentados pelo professor. O aluno participa na organizao e reorganizao das peas do puzzle coreogrfico de acordo com regras de improvisao.

acordo com um tema especfico . O aluno inventa solues para os problemas propostos no processo de concepo/produ o de sequncias e formas de dana .

construo de sequncias de Dana com base em regras de improvisa o/ composio e de acordo com alguns modelos de interveno coreogrfic a.

Apropriao da Linguagem Elementar da Dana

Conhecimento e Vivncia da Dana

O aluno pratica e reconhece os conceitos bsicos e a terminologia relacionada com algumas formas e estilos de Dana. O aluno identifica estilos de Dana em diversas manifestaes do patrimnio artstico.

Conhecimento de materiais coreogrficos

O aluno reconhece e interpreta diferentes formas de evoluir no espao (trajectrias curvas e rectilneas ) e diferentes direces ( frente,

O aluno pratica, compreende e aceita formas de dana de diferentes patrimnios culturais. O aluno reconhece e contextualiza conceitos fundamentais da apresentao cnica ( palco, espectculo, pblico). O aluno reconhece e utiliza nas sequncias de Dana diferentes formas de evoluir no espao e no tempo.

O aluno pratica, identifica e contextuali za diferentes formas de Dana e a sua terminologi a bsica.

Patrcia Silva |

16

Movimento Msica e Drama 1 Ciclo

2011

trs, cima, baixo, lado esquerdo e direito),planos (vertical, horizontal), nveis (inferior, superior) e volumes (grande, pequena e mdia amplitude) O aluno identifica e interpreta estruturas rtmicas com diferentes elementos do tempo (longo, curto) e da dinmica (forte , fraca).

O aluno reconhece e utiliza em pequenas coreografias vrias estruturas rtmicas e diversos materiais coreogrficos

Apreciao/frui o

O aluno emite apreciaes criticas sobre as apresentaes de Dana, de acordo com os conhecimentos adquiridos. O aluno aprecia os trabalhos de Dana, explicitando os aspectos mais significativos.

O aluno exprime critrios de apreciao perante as obras de arte

O aluno avalia o seu trabalho e dos seus colegas emitindo crticas fundamentadas

O aluno observa , analisa e coment a peas de dana em diferen tes context os.

outras artes criativas como a Expresso Musical, Plstica ou Dramtica. Devido aos mtodos livres utilizados por estas disciplinas, as crianas tm a possibilidade de aprender, pelas experincias do prprio corpo, a agirem livremente no espao em que vivem , interagirem com as pessoas que as rodeiam, alm de expressarem sentimentos e pensamentos atravs de formas diferentes de comunicao corporal.

Patrcia Silva |

Compreenso Contexto

das

Artes

no

Cada vez mais a Dana includa no plano curricular e extracurricular juntamente com

17

Movimento Msica e Drama 1 Ciclo

2011

A Dana como actividade que d prioridade a uma educao motora consciente e global, no se limita apenas a uma aco meramente pedaggica, pois entre outros fins, busca normalizar ou melhorar comportamentos da criana. As actividades ldicas em Dana tm proporcionado, segundo estudiosos na matria, diversos benefcios no que diz respeito aos aspectos fsicos, emocionais, sociais ou intelectuais. As crianas so despertadas para diferentes valores culturais e artsticos; aprendem a importncia do cuidado a ter com o seu corpo e com a sua sade fsica, alm das contribuies na formao de um sentido crtico e consciente no qual elas crescem compreendendo as suas aces particulares e colectivas no tempo / espao em que actuam. Em resumo, seguem alguns benefcios verificados nas crianas que praticam Dana: Benefcios da Dana ao nvel Psicossocial: Ateno Desenvolvimento da Memria Desenvolvimento do Raciocnio Desenvolvimento da Criatividade Desenvolvimento da auto-disciplina Desenvolvimento da auto-confiana Desenvolvimento do sentido de responsabilidade Melhoramento nas relaes interpessoais Maior equilbrio emocional

Patrcia Silva |

18

Movimento Msica e Drama 1 Ciclo

2011

Benefcios da Dana ao nvel Fsico Aumento da resistncia fsica Desenvolvimento da coordenao motora Aquisio da noo de Esttica Melhoramento ao nvel da Postura Melhoramento ao nvel da flexibilidade Melhoramento do Equilbrio

Sugestes de Actividades de Dana: Danas de Roda , exemplo : Apanhar o Trevo


Ano Material Espao Durao Descrio do Jogo Na introduo da cano, com a roda formada e parada, os pares lado a lado, danam ao ritmo da msica. As raparigas com as mos na cintura e os rapazes com as mos no peito em jeito de agarrar o colete. 1 / 2 3 / 4 Leitor de Amplo Cds 10 Na primeira quadra, enquanto o rapaz permanece na mesma posio, a rapariga vai ao centro e volta, simulando o gesto de apanhar o trevo. Na repetio o gesto o mesmo. No refro, de brao dado, os pares giram para a direita. Na repetio do o brao contrrio e invertem o sentido. Na segunda quadra, o rapaz executa o mesmo movimento que a rapariga na primeira quadra, invertendo assim os papeis. Na terceira quadra, ambos vo ao meio, executando o movimento de apanhar o trevo. Patrcia Silva |

19

Movimento Msica e Drama 1 Ciclo

2011

Dana livre , Exemplo : Lagarto Pintado


Ano Material Espao Durao Descrio do Jogo Na introduo da msica o grupo movimentase livremente pela sala imitando o andar dos 1 / 2 Leitor de Amplo 3 / 4 Cds 10 lagartos. No final da introduo escolhem um par ao acaso. Este par, segurando-se mutuamente pelas orelhas, faz um movimento balanceado para a frente e para trs. Na repetio da msica o esquema mantm-se devendo as crianas escolher um novo par.

Folclore , exemplo : Jimba Papalusjka


Ano Material Espao Durao Descrio do Jogo Nos primeiro e segundo versos da primeira quadra o grupo, alinhado em fila a pares, de brao dado por cima dos ombros, avanam quatro passos.1 Passo: todos levantam a perna esquerda, movimentando-a em frente mas fazendo um movimento de pontapear uma bola imaginria que est em frente perna 1 / 2 3 /4 Leitor de Amplo Cds 10 direita ( movimento cruzado direita); 2 Passo: todos levantam a perna direita com um movimento cruzado esquerda; 3 Passo : igual ao 1 ; 4 Passo : igual ao 2. Nos terceiro e quarto versos executam-se os mesmos passos mas agora recuando .Na segunda quadra : Tiram os braos de cima dos ombros do par e colocam os braos cruzados e suspensos em frente dos ombros. Baixam-se ligeiramente e saltitando, levantam alternadamente as pernas ( movimento tpico da dana dos cossacos.

Este um exemplo de dana que promove o conhecimento de diferentes culturas artsticas.


Patrcia Silva |

20

Movimento Msica e Drama 1 Ciclo

2011

Muitos mais exemplos poderiam ser dados tais como : Marchas Populares, coreografias Hip Hop, etc. Cada professor poder escolher um repertrio de Dana adequado faixa etria dos alunos, tendo em conta as caractersticas j mencionadas no subdomnio do Jogo. Os alunos devero tambm exprimir os seus gostos pessoais (dentro das suas capacidades), para que a tarefa do professor seja mais facilitada e motivada, obtendo resultados mais gratificantes.

Patrcia Silva |

21

Movimento Msica e Drama 1 Ciclo

2011

Domnio : Msica
A Msica uma linguagem universal, completa, puramente intuitiva e uma forma de expresso espontnea. O gosto pela Msica natural nas crianas. Elas gostam de a ouvir, de a cantar e de a tocar. No se pode ignorar a importncia da Msica na formao do Homem, porque ela faz parte da essncia do ser humano. A expresso musical deve comear a ser adquirida desde muito cedo, no meio familiar e ter a sua continuidade na pr-escola, 1 ciclo, 2 ciclo e 3 ciclo. O poder educativo da Msica traduz-se pelo apuramento do gosto musical, o que implica uma boa afinao, uma boa pronncia e um ritmo regular. O professor deve ter em ateno a singularidade musical de cada criana, dando-lhe oportunidade de desenvolver as suas propostas e os seus projectos de forma pessoal. No esquecendo o seu papel de professor, apresentando ideias e projectos aos alunos de forma a que a Msica seja um importante contributo para a sua formao afectiva, social e intelectual. Para a elaborao de um plano de aprendizagem da Msica no 1 ciclo, devem ter-se em conta os seguintes pressupostos: Todas as crianas tm potencial para desenvolver as suas capacidades musicais; As crianas trazem para o ambiente de aprendizagem musical os seus interesses e capacidades e os seus prprios contextos socioculturais; Mesmo as crianas mais pequenas so capazes de desenvolver o pensamento crtico atravs da Msica; As crianas devem realizar actividades musicais utilizando materiais e repertrio de qualidade; As crianas aprendem melhor em ambientes fsicos e sociais agradveis e no contacto inter-pares; As experincias diversificadas de aprendizagem so fundamentais para servirem as necessidades de desenvolvimento individual das crianas; As crianas necessitam de modelos eficazes de adultos.

O processo de ensino e aprendizagem da Msica consiste na interaco de um conjunto de actividades relacionadas com a audio, interpretao e composio de trechos musicais tendo sempre como base o aprender fazendo.
Patrcia Silva |

22

Movimento Msica e Drama 1 Ciclo

2011

Finalidades do ensino da Msica no 1 ciclo: Desenvolver competncias de discriminao auditiva abrangendo diferentes cdigos, convenes e terminologias existentes na Msica; Desenvolver competncias vocais e instrumentais diversificadas, tendo em conta diferentes pocas, estilos e culturas musicais do passado e do presente; Desenvolver competncias criativas e de experimentao; Desenvolver competncias transversais no mbito da interligao da Msica com outras artes e reas do saber; Desenvolver o pensamento musical.

Princpios orientadores das prticas musicais no 1 ciclo: Desenvolvimento diversificadas; Alargamento do quadro de referncias artsticas e culturais; Aproveitamento dos conhecimentos e competncias da criana realizadas em diferentes contextos formativos, formais e no formais; Escolha de repertrio musical de qualidade abrangendo pocas, estilos, culturas e efectivos instrumentais diversificados; Utilizao de terminologias adequadas a pocas, estilos e contextos artsticos; Programao de actividades inclusivas, atendendo diversidade existente como por exemplo as questes de gnero, as questes de identidade sociocultural, a aptido musical e as necessidades educativas especiais; Promoo de um ambiente educativo de conhecimento e de respeito pelo outro; Articulao do ensino da Msica com outras reas do saber artstico, cientifico, humanstico e tecnolgico; Valorizao do patrimnio artstico, em particular, o patrimnio musical portugus; Colaborao com diferentes instituies escolares, artsticas e outras, bem como criadores, interpretes, produtores e tcnicos, no desenvolvimento de projectos artsticos. da imaginao e da criatividade, atravs de experincias

Patrcia Silva |

23

Movimento Msica e Drama 1 Ciclo

2011

Propostas de operacionalizao curricular: Conforme explcito no Currculo Nacional do Ensino Bsico, as aprendizagens e competncias que as crianas vo adquirindo e desenvolvendo ao longo do 1 ciclo, apresentam-se em torno de quatro organizadores, conforme o quadro seguinte:

Organizador Explora e identifica os elementos bsicos da Msica; Identifica auditivamente caractersticas rtmicas, meldicas, harmnicas e formais; Identifica auditivamente e visualmente os instrumentos musicais utilizados em diferentes pocas, estilos e culturas musicais; L e escreve notao convencional e no convencional; Utiliza vocabulrio e simbologias apropriadas para descrever e comparar diferentes tipos de sons e peas musicais de estilos e gneros similares.

Percepo sonora musical

Interpretao e Comunicao

Canta individualmente e em grupo, canes e melodias de diferentes pocas, estilos e culturas musicais, utilizando a memria e a leitura musical; Toca instrumentos acsticos e electrnicos, convencionais e no convencionais, individualmente e em grupo, na interpretao de msica instrumental e /ou vocal acompanhada; Comenta audies de msica gravada e ao vivo de acordo com os conceitos adquiridos e cdigos e convenes que conhece; Interpreta obras musicais que interliguem diferentes formas de arte; Apresenta e interpreta publicamente, na escola e /ou comunidade, obras vocais e instrumentais.

Patrcia Silva |

24

Movimento Msica e Drama 1 Ciclo

2011

Criao e experimentao

Culturas musicais contextos

nos

Explora e organiza diferentes tipos de materiais sonoros para expressar determinadas ideias, sentimentos e atmosferas utilizando estruturas e recursos tcnicoartsticos elementares, partindo da sua experincia e imaginao; Explora ideias sonoras e musicais partindo de determinados estmulos e temticas; Inventa, cria e regista pequenas composies e acompanhamentos; Aplica conceitos, cdigos, convenes e smbolos utilizando a voz, instrumentos acsticos, electrnicos e as Tecnologias da Informao e Comunicao (TIC) para a criao de pequenas peas musicais partindo de determinadas formas e estruturas de organizao sonora e musical; Regista em suportes udio e vdeo as criaes realizadas para avaliao e aperfeioamento. Reconhece a Msica como parte do quotidiano e as diferentes funes que ela desempenha; Identifica estilos, pocas e culturas musicais diferenciadas e os contextos onde se inserem; Recolhe informao sobre processos vrios de criao e interpretao de diferentes tipos de msica.

Orientaes programticas: Audio Prtica Vocal Prtica Instrumental Movimento Corporal Experimentao, improvisao Relao com outras reas do saber Projectos artsticos Criao de materiais digitais e outros Avaliao

Patrcia Silva |

25

Movimento Msica e Drama 1 Ciclo

2011

Domnio : Msica Subdomnio: Prtica Vocal


Desenvolvimento de competncias nos domnios da voz e do canto bem Pressupostos como na interpretao de diferentes tipos de msica a uma ou mais vozes. Desenvolvimento de competncias essenciais relacionadas com a percepo e discriminao auditiva, a memria e leitura musical. Entoao de canes com a conscincia da pulsao, com sentido Objectivos rtmico, meldico e afinadamente; Desenvolvimento do sentido da frase musical; Audio e desenvolvimento da memria auditiva; Relacionamento entre o som e a simbologia utilizada Utilizao da voz para produo de diferentes efeitos sonoros; Aprendizagens Interpretao de canes com gneros, estilos e temticas a desenvolver diferentes; Interpretao de canes em diferentes tonalidades, modos e outras organizaes sonoras; Compreenso do papel do silncio na prtica musical; Prtica vocal mondica e polifnica Assistncia a concertos dados por diferentes grupos nos quais a Enriquecimento voz tenha uma participao relevante; das Convite a cantores para irem escola de modo a partilharem aprendizagens informao sobre diferentes tcnicas vocais; Criao de um grupo vocal na escola; Realizao de concertos na escola e na comunidade. Utilizao da voz; Vocabulrio Postura, respirao, dico e outras tcnicas vocais; musical Conceitos, cdigos e convenes; A funo da voz em diferentes contextos. Cancioneiros, obras corais, poesias, contos, trava lnguas; Recursos a documentrios utilizar TIC programas informticos que manipulem a voz, gravadores, vdeos, etc Utilizao da voz com controlo e afinao; Reconhecimento das dimenses de uma frase musical; Competncias Entoao de canes com sentido rtmico e meldico; a adquirir Entoao de canes a solo ou em grupo, a uma ou mais vozes e com expresso; Memorizao de frases musicais e canes; Relacionamento som simbologia Identificao de canes de diferentes estilos e culturas musicais.
Patrcia Silva |

26

Movimento Msica e Drama 1 Ciclo

2011

Domnio : Msica Subdomnio: Prtica Instrumental


Desenvolvimento de competncias nos domnios da prtica instrumental Pressupostos de instrumentos populares portugueses bem como na interpretao e identificao de diferentes tipos de msica tradicional portuguesa. Desenvolvimento da percepo e discriminao auditiva, a memria e leitura musical. Identificao e caracterizao de diferentes tipos de instrumentos tradicionais portugueses; Desenvolvimento de tcnicas de execuo meldica e harmnica; Execuo instrumental com diferentes instrumentos e de Objectivos repertrio, individualmente ou em grupo; Desenvolvimento de tcnicas simples de harmonizao; Reconhecimento da diversidade do panorama musical de tradio oral; Conhecimento do trabalho desenvolvido no mbito da recolha e divulgao de msica de tradio oral. Aprendizagens Manipulao e utilizao de diferentes tcnicas instrumentais; a desenvolver Interpretao de diferentes msicas tradicionais; Audio e anlise de msica tradicional; Harmonizao de msicas tradicionais; Apresentao pblica dos trabalhos realizados. Enriquecimento Assistncia a espectculos de msica tradicional; das Convite a msicos para tocarem na escola; aprendizagens Visitas a museus, associaes e outras instituies relacionadas com a cultura tradicional. Vocabulrio Diferentes tcnicas musicais; musical Conceitos, cdigos e convenes; Funes dos instrumentos em diferentes contextos. Recursos a Visualizao de documentrios, leitura de contos tradicionais; utilizar Instrumentos ( de preferncia tradicionais , ex : cavaquinho) Cancioneiro Popular Portugus Competncias Utilizao de tcnicas instrumentais simples; a adquirir Interpretao de diferentes tipos de msica; Harmonizao de canes e melodias tradicionais; Conhecimento de instrumentos e repertrio tradicional de diferentes zonas do pas.

Patrcia Silva |

27

Movimento Msica e Drama 1 Ciclo

2011

Domnio : Msica Subdomnio: Histria com Msica


Pressupostos Objectivos Desenvolvimento de competncias nos domnios da audio, interpretao e composio de obras musicais com caractersticas descritivas e programticas. Identificao das qualidades musicais do som; Combinao de alturas, duraes, dinmicas, tempos e texturas para descrever determinados tipos de situaes; Interpretao de peas musicais diferenciadas seguindo com rigor indicaes expressas; Composio de pequenas peas musicais, vocais e/ou instrumentais, utilizando diferentes tipos de pressupostos, musicais e no musicais. Audio musical activa, incluindo percepo e expresso; Utilizao dos sons de modo estruturado e expressivo; Explorao e combinao de diferentes tipos de instrumentos para a produo de determinados efeitos; Manipulao de smbolos, convencionais e no convencionais, como suporte ao desenvolvimento das ideias musicais; Gravao de interpretaes e composies para anlise, discusso e avaliao, usando vocabulrio apropriado; Apresentao pblica e na escola ou comunidade, dos trabalhos realizados. Utilizao de vocabulrio diferenciado para descrever e analisar a msica; Assistncia a espectculos e convite a msicos para tocarem na escola; Visitas a exposies de pintura, visualizao de filmes e documentrios; Convite a compositores para escreverem msica a partir de uma pintura, poema utilizado na turma; Convite a dramaturgos, pintores e escritores para irem escola Conceitos, cdigos e convenes. a Pontos de partida: animais, pinturas, poemas, sentimentos; Fontes sonoras : voz, instrumentos musicais diversos. histrias,

Aprendizagens a desenvolver

Enriquecimento das aprendizagens

Vocabulrio musical Recursos utilizar

Patrcia Silva |

28

Movimento Msica e Drama 1 Ciclo

2011

Competncias a adquirir

Identificao de caractersticas descritivas na msica e outras formas de arte; Reconhecimento de diferentes parmetros musicais e das diversas formas em que podem ser usados para a descrio de situaes diversificadas; Seleco consciente de instrumentos musicais para criar sons e texturas diferenciadas; Composio e interpretao de msicas, em grupos de dimenso varivel, para descrever determinadas pinturas, histrias ou ideias.

Domnio : Msica Subdomnio: Msica Teatral


Pressupostos Objectivos Desenvolvimento de competncias no campo da audio, interpretao e criao de obras musicais que interliguem msica, movimento , drama, artes plsticas e literatura. Identificao das diferentes componentes de um espectculo msico-teatral; Integrao de sons, ideias, palavras, imagens, movimento e drama na criao de um espectculo msico-teatral; Interpretao de uma obra musical que interligue as vrias dimenses; Realizar, produzir e apresentar publicamente um espectculo. Visualizao e comentrios de peras para crianas; Criao de uma pea musical que interligue msica, movimento e Drama; Realizao plstica de um espectculo; Produo e difuso de um espectculo. Assistncia a espectculos msico-teatrais que promovam a percepo da forma como a msica, movimento e drama so utilizados conjuntamente; Convite a compositores para criarem obras que articulem a teatralizao musical; Convite a grupos de dana, msica e teatro para apresentao na escola e conversarem acerca das diferentes formas como se concebe, produz e apresenta um espectculo; Colaborao com escolas vocacionais (conservatrios) para a realizar um espectculo msico-teatral.
29

Aprendizagens a desenvolver

Enriquecimento das aprendizagens

Patrcia Silva |

Movimento Msica e Drama 1 Ciclo

2011

Vocabulrio musical Recursos utilizar

Vocabulrio de teatro musical a Fontes sonoras: instrumentos musicais existentes na escola ou das prprias crianas; Tecnologias : Computadores, gravadores, vdeos; Combinao sonora adequada a diferentes situaes; Compreenso das diferentes dimenses que compem um espectculo msico-teatral; Reconhecimento de diferentes tipos de espectculos msicoteatral de pocas, estilos e culturas; Identificao das caractersticas de diferentes espectculos no mbito das artes performativas e visuais; Entoao, prtica instrumental e representao musico-teatral precisa.

Competncias a adquirir

Patrcia Silva |

30

Movimento Msica e Drama 1 Ciclo

2011

Planificaes
Planificao Anual Contedos Timbre Sons do meio ambiente e da natureza / silncio Sons do corpo ( nveis corporais) Sons naturais e artificiais Dinmica Sons fortes e fracos Sons pianos (p), mdios (mf) e fortes (f) Ritmo Pulsao Andamentos rpidos ou lentos Sons curtos e longos Altura Sons agudos e sons graves Linhas sonoras ascendentes e descendentes Forma Diferente ou igual Sequncias Timbres semelhantes ou contrastantes Competncias Estratgias 1 Ano

Cantar mantendo a afinao Produzir vocalmente sons em diferentes registos e altura Identificar ff e pp Distinguir ritmo e pulsao Distinguir sons de altura definida e indefinida Distinguir sons de diferentes fontes sonoras

Explorao de fontes sonoras Audio de pequenas peas/ trechos musicais Grafismo no convencional Interpretao vocal/ instrumental Reprodues rtmicas e meldicas Reconhecimento auditivo Jogos pedaggicos

Patrcia Silva |

31

Movimento Msica e Drama 1 Ciclo

2011

Planificao Anual Contedos Timbre Sons de objectos Instrumentos elementares Instrumentos de percusso Dinmica Variao de intensidade :

2 Ano Competncias Estratgias

Crescendo /Diminuendo Fortssimo / pianssimo (pp , p, mf, f,ff)

Ritmo Lento, Allegro, Andante A pulsao; dois sons iguais na pulsao Compasso binrio : silncio organizado com a pulsao: pausa da semnima Altura Grave, Mdio e Agudo Sol e Mi em diferentes registos Forma Organizaes elementares Elementos repetitivos Ostinato

Cantar mantendo a afinao Produzir com a voz sons em diferentes registos e altura Reconhecer elementos repetitivos Identificar registos graves, mdios e agudos Identificar mudanas de andamento Distinguir e identificar diferentes intensidades sonoras Reconhecer timbres semelhantes e contrastantes Distinguir as famlias de instrumentos Distinguir diferentes timbres

Explorao de diversas fontes sonoras Audio de pequenas peas/ trechos musicais Grafismo no convencional Interpretao vocal / instrumental Reproduo rtmica e meldica Reconhecimento auditivo Jogos pedaggicos

Patrcia Silva |

32

Movimento Msica e Drama 1 Ciclo

2011

Planificao Anual Contedos Timbre Instrumentos de sopro : Flauta de Bisel Sons semelhantes e contrastantes Famlias de instrumentos de Percusso ( madeiras, metais e peles Dinmica Organizao dos elementos dinmicos Ritmo Compassos simples ( binrio e quaternrio) Sons e silncios com duas pulsaes Sons e silncios com quatro pulsaes Altura Altura definida e indefinida A pauta e a Clave de Sol Quatro notas em diferentes registos : Mi, Sol, L e R A escala Pentatnica O Bordo Forma Frases Imitao Forma binria AB (pergunta e resposta)
Patrcia Silva |

3 Ano Competncias Cantar mantendo a afinao Identificar alguns Ostinatos meldicos e rtmicos Distinguir imitao e ostinato Reconhecer a pauta musical e a Clave de Sol Identificar sons com diferentes duraes Identificar linhas sonoras Identificar e interpretar frases com sons e silncios Distinguir as diferentes famlias dos instrumentos da orquestra Estratgias Audio de peas / excertos musicais Grafismo convencional e no convencional Interpretao vocal / instrumental Reprodues rtmicas e meldicas Reconhecimento auditivo Jogos pedaggicos

33

Movimento Msica e Drama 1 Ciclo

2011

Planificao Anual Contedos Timbre Instrumentos : cordas e sopros Ambientes sonoros Estilos musicais Dinmica Organizao dos elementos dinmicos Ritmo Organizao dos elementos rtmicos O ponto de aumentao Altura Agregados sonoros A escala Diatnica Forma O Cnone A forma Rond (ABACADA)

4 Ano Competncias Cantar mantendo a afinao, ritmo e dinmica Descobrir frases musicais que se repetem e contrastam Distinguir textura fina e textura densa Distinguir agregados e movimentos sonoros Reconhecer padres rtmicos Identificar sons e silncios com duas e quatro pulsaes Distinguir mistura e combinao ritmica Estratgias Audio de peas e excertos musicais Grafismo convencional e no convencional Interpretao vocal e instrumental Reprodues rtmicas e meldicas Reconhecimento auditivo Jogos pedaggicos

Patrcia Silva |

34

Movimento Msica e Drama 1 Ciclo

2011

Planificao Mensal Planificao Mensal 1 e 2 Anos


Ms Setembro/Outubro Contedos Sons naturais e artificiais Timbres Sons da natureza Grave e Agudo Altura dos sons Os sons do Outono O som e o silncio canes Ritmos com uma e duas pulsaes Ritmos corporais Canes (Magusto) Ritmos com uma e duas pulsaes Pulsao regular/irregular Ostinatos Canes de Natal Intensidade sonora O Forte e piano Explorao vocal O som Grave e Agudo Canes Linhas sonoras Ascendentes , descendentes e contnuas Jogos musicais Cano da Primavera Instrumentos elementares Instrumentos da sala de aula Elementos Competncias Gerais Competncias Especficas Estratgias Avaliao

Prestar ateno a situaes e problemas do quotidiano; Questionar a realidade observada; Pr em aco procedimentos necessrios para a compreenso de realidades e para a resoluo de problemas; Utilizar formas de comunicao diversificadas, adequando linguagens e tcnica aos contextos e necessidades; Traduzir ideias e informaes expressas numa linguagem para outras linguagens

Desenvolvimento de potencialidades musicais mltiplas, atravs do corpo em movimento; Capacidade para experimentar e dominar progressivamente as possibilidades do corpo e voz atravs de actividades ldicas e quotidianas; Desenvolvimento da voz, do corpo e dos instrumentos atravs de jogos de explorao

Identificar sons da natureza;

Dizer rimas e lengalengas Observao Directa Entoar canes;

Novembro

Dezembro

Entoar pequenas palavras e frases metricamente;

Janeiro

Fevereiro

Movimentar-se livremente a partir de sons vocais e instrumentais, melodias, canes e gravaes;

Maro

Abril

Experienciar o som e o silncio atravs de frases rtmicas utilizando diferentes smbolos

Patrcia Silva |

35

Movimento Msica e Drama 1 Ciclo repetitivos Canes O som dos objectos Jogos Musicais Canes Os sons Os instrumentos Ritmos diferenciados Ostinatos rtmicos canes

2011

Maio

Junho

Planificao Mensal 3 e 4 Anos


Ms Setembro/Outubro Contedos Sons naturais e artificiais Timbres Sons da natureza Grave e Agudo Altura dos sons Os sons do Outono O som e o silncio Canes Ritmos com uma e duas pulsaes Ritmos corporais Canes (Magusto) Ritmos com uma e duas pulsaes Pulsao Competncias Gerais Competncias Especficas Estratgias Avaliao

Valorizar as diferentes formas de linguagem; Usar a lngua portuguesa no respeito de regras do seu funcionamento;

Desenvolvimento de potencialidades musicais mltiplas, atravs do corpo em movimento;

Dizer rimas e lengalengas;

Novembro

Confrontar diferentes mtodos de trabalho para a realizao de uma mesma tarefa;

Desenvolvimento da voz, do corpo e dos instrumentos atravs de jogos de explorao;

Entoar pequenas palavras e frases metricamente; Observao Directa Acompanhar canes com gestos, percusso corporal e instrumental; Registo em grelha prpria

Desenvolver a musicalidade;

Dezembro

Comunicar, utilizando formas diversificadas, o conhecimento

Reconhecer a notao musical;

Enriquecimento

Contactar com vrias formas de representao musical em partituras

Patrcia Silva |

36

Movimento Msica e Drama 1 Ciclo regular e irregular Ostinatos Canes de Natal Intensidade sonora pp/ff resultante da interpretao da informao; das vivncias sonoro-musicais das crianas adequadas;

2011

Janeiro

(pianssimo /fortssimo)

Fevereiro

Maro

Abril

Maio

Junho

Canes das Janeiras Canes de Carnaval As figuras rtmicas e pausas respectivas Flauta de Bisel Jogos musicais Cano da Primavera Os instrumentos da Orquestra Sinfnica Os instrumentos da msica tradicional portuguesa Canes O compasso ternrio e quaternrio Forma Binria Os Andamentos :

Valorizar a realizao de actividades intelectuais, artsticas e motoras que envolvam esforo, persistncia e iniciativa.

Experienciar o som e o silncio, atravs de frases rtmicas utilizando diferentes simbolos

Adgio, moderado e Presto


Jogos musicais

Patrcia Silva |

37

Movimento Msica e Drama 1 Ciclo

2011

Alunos com Necessidades Educativas Especiais Pedagogia Diferenciada Torna-se cada vez mais comum a incluso dos alunos com NEEs nas turmas, e dependendo das caractersticas de cada um destes alunos, o professor deve ter em ateno as suas capacidades e limitaes no desenvolvimento das actividades que realizam. No quadro seguinte apresentam-se os objectivos mnimos a atingir no final do ano lectivo:

Actividades Atravs de imagens, reconhecer a origem da msica Atravs de audies , conhecer e relacionar sons do quotidiano Realizao de ditados de sons F, mf e p Reconhecimento de sons curtos e longos Apresentao de canes com a forma AB Explorao rtmico/meldica de canes Execuo de canes em andamentos, dinmicas e batimentos corporais diferentes

Objectivos (qualitativos e quantitativos) Conhecer a origem da msica Ouvir e relacionar alguns sons do quotidiano Conhecer, identificar e relacionar os sons do corpo Distinguir, identificar e realizar sons F, mf e p Perceber o significado da palavra Ritmo, dentro e fora do contexto musical ( ritmo sonoro / no sonoro) Perceber a noo de tempo Compreender o significado de altura definida e indefinida Identificar e realizar sons agudos e graves com a voz Perceber a noo de Forma Reconhecer a forma binria

Patrcia Silva |

38

Movimento Msica e Drama 1 Ciclo

2011

Critrios de Avaliao Os critrios de avaliao apresentados esto adequados planificao. Contudo, podero ser discutidos com os agrupamentos escolares no sentido da necessidade da sua adaptao/ modificao, adequando estes critrios aos previamente definidos em cada agrupamento. A classificao a utilizar deve ser sempre no sentido do registo do progresso, valorizandose o esforo individual de cada aluno e a superao das suas dificuldades. Avaliao formativa : Parmetros Pontualidade Participao e empenho Interesse Competncias vocais e instrumentais Acuidade auditiva Expresso e criatividade Observaes qualitativas de carcter geral

Sugestes de Actividades:

Explorao de uma Cano : Caixinha de Cores ( 1 /2 anos)

Patrcia Silva |

39

Movimento Msica e Drama 1 Ciclo

2011

1. Tenho uma caixinha Com lpis de cores Vou pintar o mar O sol e as flores

Ler a letra da cano aos alunos Audio da cano gravada (ou cantada pelo professor) Entoar a cano em simultneo com a gravao ou com o professor Explorar ao mximo a letra da cano:

Refro O sol vermelho Azul o mar Verdinha a folha Ao vento a danar

a)De que fala a cano?

2. Com o amarelo Vou pintar a lua Com o preto e branco As pedras da rua

b)Onde esto as cores (lpis)?

c)De que cores se fala?

d) Que coisas se pintam e que cores se usam para cada uma delas? Fazer a ilustrao da cano de acordo com a letra Criar uma coreografia, usando fitas de cores, formando uma roda, levando cada criana uma fita na mo , nas cores indicadas na letra da cano e ter o cuidado de as colocar sempre pela mesma ordem, conforme a letra. Durante as quadras as crianas deslocamse segundo a pulsao e levantam a cor referida de cada vez, abanando o brao; durante o refro a roda pra e cada vez que se refere uma cor as crianas que tm a fita relativa a essa cor deslocam-se ao centro, com o brao elevado e abanando a fita, recuando imediatamente para 40 avanar para outra cor.

Refro 3. Vou pintar com roxo Um baguinho duva Com azul clarinho Vou pintar a chuva

Refro 4. Se eu quiser eu pinto A noite e o vento Sete so as cores E outras mais invento

Patrcia Silva |

Movimento Msica e Drama 1 Ciclo

2011

Explorao da cano Vou escutar (1 / 2 anos)

Antes de ouvirem a cano gravada ou cantada pelo professor, distribui-se aos alunos uma ilustrao onde se verifiquem diversos tipos de sons, por exemplo, uma rua movimentada:

Patrcia Silva |

41

Movimento Msica e Drama 1 Ciclo

2011

Os alunos devem observar a imagem e descobrir os sons que nela so representados: sons de instrumentos, sons de animais, sons de objectos e outros sons como varrer, andar, conversar, rir, regar, etc. Identificam sons curtos e sons longos; Em grupo, descobrem e imaginam outros sons que possam existir, criando ambientes sonoros: caf, supermercado, escola, trnsito, etc. No final apresentam-nos aos outros grupos; Gravam, se possvel, a actividade; Aprendem a cano e acompanham-na batendo a pulsao nas pernas; Nas estrofes do terceiro verso, quando cantam Bato minhas palmas e toco minhas clavas, os alunos vo bater as palmas e tocar com a clavas uma pulsao. No final da estrofe, improvisam durante quatro compassos (8 pulsaes) com as palmas e as clavas, respectivamente.

Canes tradicionais : Malho, Malho (3 / 4 anos)

Falar com os alunos sobre a msica tradicional portuguesa: instrumentos tradicionais, repertrio, etc.

Patrcia Silva |

42

Movimento Msica e Drama 1 Ciclo

2011

Cantar a cano e acompanhar com instrumentos de percusso da sala de aula, explicando previamente aos alunos o manuseamento dos instrumentos e ritmo da cano. Dividir as crianas por grupos instrumentais: metais, peles e madeiras para o acompanhamento da cano. Executar o ritmo de acompanhamento sem cantar Executar na entoao da cano a forma pergunta resposta : Grupo 1 -Pergunta: malho, malho Que vida a tua? (bis) Grupo 2 -Resposta: Comer e beber Oh terrim tim tim Passear na rua (bis)

Realizar uma dana em coluna ABABA BABAB

A rapazes B- raparigas

Os alunos mais velhos podero aprender a tocar a cano em flauta de bisel.

Cano Os instrumentos ( 3 e 4 anos)

Patrcia Silva |

43

Movimento Msica e Drama 1 Ciclo

2011

Os alunos fazem reprodues rtmicas simples; Observam uma ilustrao (a preto e branco) onde estejam presentes diferentes instrumentos musicais ( uma orquestra, por exemplo) Comparam esses instrumentos com os que tm na sala de aula; Aprendem a cano, acompanhando a mesma com os instrumentos da sala de aula ; Identificam instrumentos de altura determinada e indeterminada; Organizam os instrumentos por famlias .

Jogo Musical Vamos compo ritmos! (3 e 4 anos) O professor regista no quadro, quatro ou cinco ritmos muito simples, numerando-os :

Se a turma tiver mais de dezasseis alunos, sero necessrios cinco ritmos diferentes. Antes de comear aconselhvel que todo o grupo j conhea e domine estes ritmos para que todos os possam tocar e reconhecer sem dificuldade. O professor distribui depois, a cada um, uma folha de papel na qual figuram quatro ou cinco nmeros ( em funo do nmero de ritmos apresentados no quadro).Este nmero de telefone, corresponde a uma dada combinao de ritmos, por exemplo, 3142 ou 54312. Utilizando estes nmeros, cada membro do grupo vai poder telefonar Um deles comea por compor um nmero arbitrrio, isto , utilizando o seu instrumento para tocar os ritmos numa ordem diferente da sua. O aluno que reconhece esta combinao, como sendo o seu prprio nmero de telefone, reagir compondo, por sua vez, um nmero diferente. Todos devem prestar muita ateno e ouvir atentamente para determinar com exactido se o seu prprio ritmo foi ou no composto.

Patrcia Silva |

44

Movimento Msica e Drama 1 Ciclo

2011

Construo de Instrumentos musicais Esta uma actividade fcil, acessvel e no obriga a grandes conhecimentos musicais. Tem no entanto, um forte carcter pedaggico, uma vez que os alunos executam os seus prprios instrumentos, que apesar de serem rudimentares adquirem um significado especial, permitindo a criao de uma ligao afectiva com a msica e com os prprios colegas da turma. Nesta actividade o professor deve ter em especial ateno as tarefas de corte (x- actos) ou outras ferramentas que possam implicar riscos. Outro cuidado a ter com a limpeza dos materiais reciclveis. Estes no devem conter quaisquer resduos. O professor poder criar um atelier de construo de instrumentos musicais a partir de material reciclado logo no inicio do ano lectivo, pedindo aos alunos que guardem objectos como : rolos de papel, caixas rgidas (de sapatos), caricas, tampas de panelas velhas, colheres de pau, pregos pequenos (sem ferrugem), latas, etc. Ser melhor que haja uma planificao dos instrumentos que iro ser construdos ao longo do ano lectivo para que no haja material em excesso.

Exemplos: Maracas So instrumentos de percusso mais usados na msica latinoamericana. Podem ser feitas de diversos materiais : garrafas de plstico pequenas, latas de conserva, copos de iogurte, etc. Neste exemplo so usados dois copos de iogurte bem lavados e secos. Dentro de um deles colocam-se sementes, arroz, massas, areia ou outros. Podem ser misturados ou apenas contendo um dos produtos. Consoante a quantidade e tipo de material, a maraca soar de formas diferentes. Cola-se o outro copo de iogurte com fita cola ou cola forte e decora-se ao gosto de cada um. Depois basta agitar com ritmo.

Patrcia Silva |

45

Movimento Msica e Drama 1 Ciclo

2011

Pau de chuva Trata-se de um instrumento de percusso, sendo muitas vezes utilizado para produzir um efeito sonoro que faz lembrar gua a correr. Pega-se num tubo de carto com mais ou menos 80 cm de comprimento, tapa-se uma das extremidades com uma carica metlica ou outro tipo de tampa. De seguida, com a ajuda de um furador fazem-se buracos de forma a passar de um lado ao outro do tubo. Quando o tubo estiver todo perfurado colocam-se pauzinhos de churrasco de forma a fazer uma rede cruzada. O que sobrar dos pauzinhos dever ser cortado de modo a no ficar com salincias superfcie do tubo. Coloca-se uma boa quantidade de lentilhas ou sementes de abbora dentro do tubo e tapa-se a extremidade. Para finalizar decora-se ao gosto do aluno. Toca-se deixando deslizar as sementes ao longo do tubo, atravessando a malha de pauzinhos.

Num Num um instrumento muito divertido que tem a capacidade de alterar a voz e imitar veculos motorizados. Abre-se um orifcio num tubo de carto (rolo de cozinha), que deve ser tapado com um pouco se saco de plstico. Com fita cola cola-se o plstico em volta do orifcio sem que haja fugas de ar ou o plstico ficar demasiado esticado. Corta-se o topo de uma garrafa de plstico e cria-se um megafone. Toca-se encostando a boca extremidade mais prxima do plstico, tentando cantar ou falar alto.

Patrcia Silva |

46

Movimento Msica e Drama 1 Ciclo

2011

Articulao com outras reas do saber Sempre que possvel pode ser feita articulao disciplinar. Regra geral mais aliciante e torna o resultado da actividade muito mais enriquecedor. Logo no inicio do ano, os professores das diversas reas extracurriculares e curriculares podem observar nas respectivas planificaes os contedos que podero trabalhar em conjunto, promovendo a interdisciplinaridade e tirando dela o melhor partido. Exemplos: Explorao de letras de canes, poesia, lengalengas Usar equipamento desportivo (bolas, cordas) para realizao de jogos musicados Cantar pequenas canes em Ingls Utilizar vocabulrio musical simples em Ingls (Fig.1) Trabalhar a lngua gestual para pequenas indicaes musicais (Fig.2)

Fig.1

Patrcia Silva |

47

Movimento Msica e Drama 1 Ciclo

2011

Fig.2

Patrcia Silva |

48

Movimento Msica e Drama 1 Ciclo

2011

Domnio : Drama
A expresso dramtica uma prtica que abrange muitos aspectos importantes no desenvolvimento intelectual da criana. A grande diversificao de formas que pode tomar (consoante objectivos, idades e recursos disponveis) torna este domnio, um importante instrumento de trabalho. Esta actividade visa o desenvolvimento de competncias fsicas, pessoais, relacionais, cognitivas, estticas e tcnicas, para que as crianas sozinhas ou em grupo, sejam capazes de inventar e transformar as coisas que as rodeiam com sentido crtico e positivo. Para atingir estes fins, o professor deve ter em conta e tentar quebrar as barreiras muitas vezes existentes na escola/turma/individuo, tais como: o preconceito; o medo de se expor; o receio do ridculo (falar e no ser aceite); a pressa; a impacincia e o exibicionismo. As actividades de explorao corporal, da voz, do espao e de diversos objectos so momentos de enriquecimento das experincias que as crianas espontaneamente fazem nos seus jogos. A explorao de situaes imaginrias, a partir de temas sugeridos pelo professor (ou alunos) d oportunidade a que a criana, atravs da vivncia de diferentes papeis, se reconhea melhor e entenda melhor os outros. Os jogos dramticos permitem que os alunos desenvolvam progressivamente as possibilidades expressivas do corpo unindo a intencionalidade do gesto e /ou palavra, expresso de um sentimento, ideia ou emoo. Nestes jogos as crianas desenvolvem aces ligadas a uma histria ou a uma personagem que as colocam perante problemas a resolver: problemas de observao, de equilbrio, de controlo emocional, de afirmao individual, de integrao no grupo. Deve evitar-se a memorizao de textos desajustados ao nvel etrio, excessivas repeties e ensaios em funo de representaes ou o desenvolvimento de gestos e posturas estereotipadas. A pretenso deste domnio centra-se fundamentalmente na experimentao, e desenvolvimento das capacidades expressivas, bem como o imaginrio.

Patrcia Silva |

49

Movimento Msica e Drama 1 Ciclo

2011

Planificao Anual Contedos Objectivos Gerais Objectivos Especficos


O aluno explora as possibilidades motoras e expressivas do corpo em diferentes actividades ( movimento livre ou orientado, execuo/reproduo gestual, mmica, criao de personagens; O aluno explora as possibilidades expressivas da voz ( timbre, intensidade, altura, durao, entoao), adequando o seu uso a diferentes contextos e situaes de comunicao; O aluno exprime e justifica opinies pessoais, em situaes de experimentao/ criao, de fruio e de pesquisa; O aluno explora ( diferentes nveis e direces, caractersticas especficas) e recria o espao e os objectos, com funo real ou imaginria e inventa, recria, constri e manipula adereos e formas animadas; O aluno constri textos dramticos e/ou guies cnicos, inventando e / ou compondo histrias a partir de diferentes estmulos (jogos, improvisaes, imagens sequenciadas, msicas) e registando por meio de iconografia e/ou texto; O aluno cria, explora e apresenta personagens em situaes distintas e com diferentes finalidades; O aluno improvisa e cria pequenas cenas a partir de dados reais ou fictcios, sozinho ou em grupo, em processos espontneos e preparados; O aluno participa na concepo, planeamento, operacionalizao e na avaliao de projectos de teatro; O aluno participa em prticas de jogo dramtico, improvisao e representao; O aluno experimenta e nomeia, em actividades dramticas e projectos de teatro, diferentes tcnicas de representao: teatro com actores em cena, teatro de formas animadas ( sombras, teatro de marionetas,

O aluno explora as suas potencialidades expressivas e comunicativas em situaes de prtica e avaliao de actividades dramticas e projectos de teatro;

Expresso e Comunicao
O aluno integra os conhecimentos adquiridos em novas formas de apreciao de actividades dramticas e de espectculos de teatro, bem como em solues originais, diversificadas e alternativas para os desafios criativos;

O aluno adquire e aplica a linguagem elementar do teatro para nomear e analisar actividades, tcnicas e funes desta arte performativa, em situaes de criao, de fruio e de estudo;

Patrcia Silva |

50

Movimento Msica e Drama 1 Ciclo

2011 fantoches) e tcnicas mistas O aluno experimenta e nomeia diferentes funes/ tarefas convencionais no processo de criao teatral : texto dramtico/ dramaturgo, encenao/encenador, representao /actor-actriz, figurino/ figurinista, cenografia/cengrafo; O aluno experimenta diferentes modalidades de espao cnico (uma frente, vrias frentes, em arena),envolvendo recursos tcnicos especficos (projectores de luz, mesa de som) e/ou dispositivos alternativos ( lanternas,retroprojector, leitor de CD); O aluno utiliza, em actividades dramticas e projectos de teatro, objectos com diferentes funes ( indutores, adereos e formas animadas); O aluno distingue o texto dramtico de outros tipos de texto, tendo em conta a mancha grfica, a estrutura (dilogo ou monlogo) e a dispensabilidade do narrador; O aluno cria, apresenta e comenta personagens, espontaneamente ou por sugesto do professor, com recurso a diferentes indutores (histria, espao, objecto, personagem, msica); O aluno reconhece o teatro como prtica artstica presencial, identificando diferentes estilos ( teatro de palco, teatro de rua, caf-teatro, comdia, drama ), funes de concepo e realizao do espectculo e recursos fsicos e materiais utilizados; O aluno identifica elementos e tcnicas de outras artes e reas do conhecimento ( textos de vrios tipos, msica e outras sonoridades, luz, coreografia, criao plstica) ; O aluno analisa os espectculos a que assiste, recorrendo a vocabulrio adequado e especfico, expressando uma opinio pessoal; O aluno pesquisa e organiza, em vrios suportes, informao sobre teatro e comunica os seus resultados;

O aluno adquire e aplica a linguagem elementar do teatro para nomear e analisar componentes da construo performativa, em situaes de criao, de fruio e de estudo;

Criatividade

O aluno reconhece e analisa prticas teatrais de diferentes estilos, gneros e origens culturais, com as quais contacta em contextos diversificados ( grande sala, sala estdio, rua) e com recurso a vrios suportes ( bibliogrficos, audiovisual, multimdia, digital)

Linguagem elementar da Expresso Dramtica Compreenso das Artes no Contexto

Patrcia Silva |

51

Movimento Msica e Drama 1 Ciclo

2011

Jogos de Explorao As actividades propostas aos alunos devero ser, preferencialmente, para explorao individual. As crianas embora sejam solicitadas a experimentar, de uma forma mais especfica, diferentes possibilidades de utilizar o corpo, a voz e o espao, iro realiz-las de forma global e integrada. Os jogos de explorao devem ser progressivamente complementados por propostas que contribuam para o desenvolvimento da capacidade de relao e comunicao com os outros. No desenrolar das propostas ou projectos desenvolvidos em pequenos grupos, deve haver espao para a improvisao. A existncia de uma caixa de adereos, a manipulao de objectos, fantoches e a utilizao de mscaras estimulam a caracterizao de personagens e enriquecem as histrias que as crianas vo construindo. As crianas gostam de apresentar as suas criaes a outros (colegas, pais, professores). Estes momentos de partilha so tambm um enriquecimento da experincia pessoal e do grupo, desde que mantenham o carcter de jogo ldico e no se transformem em representaes estereotipadas.

Patrcia Silva |

52

Movimento Msica e Drama 1 Ciclo

2011

Corpo

Movimentar-se de forma livre e pessoal: sozinho ou a par; Explorar atitudes de: imobilidade mobilidade, contraco descontraco, tenso- relaxamento; Explorar a respirao torxica e abdominal; Explorar o movimento global do corpo da menor a maior amplitude; Explorar os movimentos segmentares do corpo. Explorar as diferentes potencialidades da voz, fazendo variar a emisso sonora e, progressivamente, aliar o som gestos e movimentos; Os temas propostos devem estar adequados idade das crianas e sua experincia de modo a adquirirem maior confiana e acuidade na utilizao da voz como instrumento essencial expresso e comunicao; Experimentar diferentes maneiras de produo vocal; Explorar sons orgnicos ligados a aces quotidianas; Reproduzir sons do meio ambiente. Explorar o espao circundante; Explorar deslocaes simples seguindo trajectos diversos; Explorar diferentes formas de deslocao: de seres reais ou imaginados, em locais de diferentes caractersticas; Orientar-se no espao a partir de referncias visuais, auditivas, tcteis; Deslocar-se em coordenao com um par; Explorar diferentes nveis: baixo, mdio, alto. Explorar as qualidades fsicas dos objectos; Explorar as relaes possveis do corpo com os objectos; Deslocar-se com o apoio de um objecto (sozinho ou com par); Explorar as transformaes de objectos imaginando-os com outras caractersticas e utilizando-os em aces; Utilizar mscaras, fantoches.

Voz

Espao

Objectos

Patrcia Silva |

53

Movimento Msica e Drama 1 Ciclo

2011

Jogos Dramticos Num jogo dramtico esto sempre presentes os sinais exteriores do corpo no espao, atravs da mmica, dos gestos, das atitudes, dos movimentos e da utilizao de objectos. Em interaco, as crianas exploram a dimenso no verbal em improvisaes que podem partir de histrias, contos ou situaes dramatizadas; Utilizao espontnea de atitudes, gestos e movimentos Reaco espontnea por gestos ou movimentos a : sons, palavras, ilustraes, atitudes ou gestos de outro; Improvisao individual de atitudes, gestos e movimentos a partir de diferentes estmulos : sonoros ou verbais, objectos reais ou imaginados, um tema proposto; Participao na elaborao oral de uma histria; Improvisao de um dilogo ou pequena histria ( a dois ou em pequenos grupos) a partir de uma ilustrao. Improvisao de palavras, sons, atitudes, gestos e movimentos ligados a uma aco precisa : em interaco com outro/outros.

Linguagem No verbal

Linguagem Verbal e Gestual

Estrutura tipo de uma aula : 1 Aquecimento: aquecimento geral do corpo (msculos e articulaes) 2 Jogos: Dinamizao da turma com jogos de confiana e contacto 3 Exerccios: exerccios de comunicao e expresso 4 Improvisao dramtica: desenvolvimento de uma improvisao de grupo a partir dos exerccios feitos.

Patrcia Silva |

54

Movimento Msica e Drama 1 Ciclo

2011

Sugestes de Actividades Dramatizaes a partir de: Contos - A branca de neve - O capuchinho vermelho - A carochinha - O gato das botas Fbulas - A cigarra e a formiga - Os trs porquinhos - A raposa e a cegonha Lendas - A lagoa das sete cidades - Lenda da Serra da Estrela - A padeira de Aljubarrota - A princesa e o pastor Aventuras - Cristvo Colombo - Zorro - As tartarugas Ninja Poesia dramatizaes, acompanhando a recitao de uma poesia Msica - Pedro e o Lobo, de Prokofieff - Carnaval dos animais, de Saint-Saens - Sinfonia dos brinquedos, de Leopold Mozart Histrias inventadas pelos alunos com recurso a fantoches ou sombras chinesas

Patrcia Silva |

55

Movimento Msica e Drama 1 Ciclo

2011

Jogo Dramtico de Explorao Forma, forma formaes Objectivos especficos: - Explorar o espao; - Adaptar o seu corpo a diferentes espaos; - Imaginar formas no espao; - Orientar-se no espao a partir de referncias visuais ou auditivas; - Integrar-se em grupo. Estratgias: - Os alunos movimentam-se livremente pela sala e sob comando do professor e/ou de um colega, formam conjuntos de 2, 3, 4, 7, sem falarem nem se tocarem, ficando unidos pelos joelhos, pelos ps, pelas costas, etc.; - Um pequeno grupo movimenta-se livremente pela sala e ao comando do professor formam, por exemplo: um crculo, dois quadrados, o nmero 15, a letra B, etc.

Jogo Dramtico Mquina Humana

Se eu fosse uma mquina de lavar roupa Objectivos especficos: - Criar movimentos; - Reagir a estmulos visuais; - Associar som a movimento; - Integrar-se em grupo.

Patrcia Silva |

56

Movimento Msica e Drama 1 Ciclo

2011

Estratgias: - Grupos de dez alunos; - Um aluno vai para o centro da sala criando um movimento e um som correspondente; - Junta-se outro aluno que criar outro movimento e respectivo som, estabelecendo um contacto fsico com o primeiro; - Integrar-se-o, um a um, todos os alunos construindo uma grande ruidosa mquina; - O professor pode deslig-la (imobilidade) e voltar a lig-la recorrendo a um gesto prestabelecido; - Ao ser novamente ligado o aluno que dever manter o mesmo movimento e som; - O professor desmontar, em seguida, a mquina retirando do grupo aluno por aluno.

Jogo Dramtico Jogo do Arame Objectivos especficos: - Desenvolver o equilbrio - Adquirir autoconfiana. Estratgias: - Coloca-se uma corda ou um trao de giz no cho; Cada aluno desloca-se por cima desse trao fazendo exerccios contraco/descontraco, mobilidade/imobilidade, andar em diferentes ritmos; - Subordinados a um tema criaro duas esttuas; - Devem controlar o equilbrio e o espao de

Patrcia Silva |

57

Movimento Msica e Drama 1 Ciclo

2011

Jogo Dramtico Boneco desconjuntado Objectivos especficos: - Autonomizar segmentos corporais; - Sentir o movimento articular. Estratgia: - Os alunos espalham-se livremente pela sala e, a comando do professor, vo deixando cair partes do seu corpo: cabea, pescoo, ombros, tronco, etc; - devem chegar ao solo em movimento lento e de descontraco; - Podem em seguida voltar posio vertical fazendo o movimento inverso.

Jogo Dramtico O meu corpo Objectivos especficos: - Explorar o corpo como meio de comunicao; - Explorar diferentes reaces sensrias/motoras; - Desenvolver o sentido de grupo. Estratgias: - Os alunos simulam corporalmente: Frio; Calor; Zanga; - Indiferena;
Patrcia Silva |

58

Movimento Msica e Drama 1 Ciclo

2011

Alegria; Surpresa; Admirao; Mimo; Mimam situaes do quotidiano associando-lhes rudos: Uma paragem de autocarro dever haver alunos fazendo de banco, de telheiro, de autocarro, de rvore com vento, de pessoas, caracterizando sensaes vividas no exerccio anterior; Um jardim zoolgico; Uma feira; Uma procisso;

Jogo Dramtico O ritmo da palavra Objectivos especficos: - Viver o ritmo da palavra; - Associar personagens expresso oral; - Exprimir por gestos sentimentos e ideias; - Dramatizar uma lengalenga. Estratgia: - Lengalenga: Mia o gato 1) Mia o gato, ladra o co, uiva o lobo no Maro.
Patrcia Silva |

59

Movimento Msica e Drama 1 Ciclo

2011

Pia o mocho, grasna o pato, guincha o pobre do macaco. (Refro) O homem fala, fala e s vezes no diz nada. Mas quando o homem canta at seu mal espanta. 2) Ruge forte o leo. - O ribombo do trovo. tardinha coaxa a r, trila o melro pla manh. (Refro) O homem 3) Palra, palra o papagaio, e o cuco traz o Maio. Assobia a cobra feia, Zumbe a abelha na colmeia. (Refro) O homem - Imitam livremente vozes de animais; - Memorizam a lengalenga; - Dramatizam utilizando movimento e sons apropriados.
Patrcia Silva |

60

Movimento Msica e Drama 1 Ciclo

2011

Jogo Dramtico Postal ilustrado Objectivos especficos: - Inventar ambientes sonoros partindo de estmulos visuais; - Criar dilogos; - Dramatizar cenas. Estratgias: - Diviso da turma em pequenos grupos; - Entrega de um postal ilustrado a cada grupo, caracterizando: uma paisagem (neve, praia, cidade, etc.), meios de transporte, cenas do quotidiano; - Os alunos criaro situaes da decorrentes.

Jogo Dramtico Os provrbios A cavalo dado no se olha ao dente Nmero de participantes: 6 a 20 Material necessrio: nenhum Desenrolar da aco: - Estabelecem-se pequenos grupos, segundo a iniciativa e espontaneidade das crianas; - Cada grupo escolhe um provrbio que ter de mimar; Exemplos: - Gro a gro, enche a galinha o papo - Tal pai, tal filho
Patrcia Silva |

61

Movimento Msica e Drama 1 Ciclo

2011

- Quem vai ao mar, perde o lugar - Patro fora, dia santo na loja - Cada grupo apresentar ento, por sua vez, o seu nmero de mmica; - Enquanto um grupo actua, os restantes tentaro adivinhar qual o provrbio representado.

Movimento Msica e Drama Exemplo de actividade articulada

Cano : Quatro pretinhos da Guin

Movimento: a) As crianas esto sentadas em crculo. O professor chama um aluno de cada vez, indicando-lhe um animal que dever imitar atravs da mmica. Os restantes tm que adivinhar que animal . b) Falar com os alunos sobre outros animais que poderiam ser imitados. Cada criana vai imitar o animal que desejar ( s atravs de mmica). c) Em crculo vo transformar-se lentamente em diferentes animais, segundo indicaes do professor. d) Jogo : o professor distribui por cada aluno um pequeno papel dobrado onde registou, previamente, o nome de um animal. O nome de cada animal foi escrito em dois ou trs papis diferentes. Assim haver dois ou trs macacos, duas ou trs girafas, duas ou trs borboletas, etc. Num primeiro momento procuram transformar-se fisicamente no animal mencionado no papel, no podendo emitir quaisquer sons. Depois relacionam-se entre si, tentando organizar-se em grupos de animais iguais (grupos de dois ou trs). Quando todos estiverem organizados por par ou trio, j podem recorrer emisso de sons e comunicar. O professor deve ir sempre sugerindo situaes para motivar o relacionamento entre os diferentes grupos. Msica: a) Audio e entoao da cano; b) Anlise da letra;
Patrcia Silva |

62

Movimento Msica e Drama 1 Ciclo

2011

c) Anlise e acompanhamento rtmico corporal; d) Acompanhamento rtmico instrumental (instrumentos de percusso simples); e) Entoao da cano com mistura de acompanhamentos e sem apoio gravado; f) Gravao da actividade (se possvel nas diferentes etapas).

Drama: a) Mmica: -mostrar quatro dedos; - gesto de fugir com as mos, bater palmas - movimento com o corpo, mos nas ancas requebrando Seguindo o ritmo da musica. b) Letra como guio para a dramatizao: 1. Eram quatro pretinhos Todos quatro da Guin Deitaram a fugir Cantando o Siricot Siricot, Siricot Eram quatro pretinhos da Guin. 2.Logo, logo encontraram O amigo chimpanz A ele ensinaram A cano do Siricot. Siricot, Siricot Eram quatro pretinhos da Guin

3. Depois veio a girafa Toda airosa a danar Tocava numa garrafa Pois no sabia cantar.

Patrcia Silva |

63

Movimento Msica e Drama 1 Ciclo

2011

Siricot, Siricot Eram quatro pretinhos da Guin 4. Pouco a pouco a bicharada Foi chegando clareira E com toda a sua graa Entrando na brincadeira Siricot, Siricot Eram quatro pretinhos da Guin

5. Foi assim que na floresta Todo o bicho bateu o p Foram os quatro pretinhos A cantar Siricot Siricot, Siricot Eram quatro pretinhos da Guin

Articulao com outras reas curriculares Estudo do Meio: Trabalho de pesquisa em grupo sobre os animais quanto alimentao, respirao e reproduo. Lngua Portuguesa: Escrita de relatrios sobre o trabalho de pesquisa realizado, leitura e explicao do mesmo por um dos elementos do grupo. Escrita de textos sobre os animais preferidos de cada criana. Matemtica: Situaes problemticas elaboradas e resolvidas por cada grupo; Consolidao do algoritmo das quatro operaes, tendo sempre como base os animais.
Patrcia Silva |

64

Movimento Msica e Drama 1 Ciclo

2011

Actividade Fsico-Motora: Exerccios de lateralizao, equilbrio e coordenao; Realizao do jogo A toca dos coelhos

Expresso Plstica : Recorte, colagem e pintura de alguns animais; Desenho livre sobre os animais que existem na comunidade onde est inserida a escola, animais existentes em casa, etc.

Formao Cvica: Interiorizar o respeito que merecem os animais e outros seres vivos existentes na natureza; Preservao da natureza e do patrimnio histrico existente na localidade onde residem; Respeito pelas diferenas.

Patrcia Silva |

65

Movimento Msica e Drama 1 Ciclo

2011

Avaliao Global Cada professor ou grupo disciplinar de escola/ agrupamento organiza os seus mtodos de avaliao dependendo de cada turma e caractersticas individuais dos alunos. Porm ,esta actividade de enriquecimento curricular requer uma avaliao de carcter essencialmente contnuo tendo como base os seguintes itens: Assiduidade e pontualidade Comportamento/ atitudes Autonomia Sociabilidade Esprito crtico Esprito de observao Capacidade de investigao Observao directa A participao-aco, individual e/ou em grupo Capacidade de organizao no tempo/ espao Destreza motora Criatividade A apresentao de trabalhos Capacidade de auto e hetero-avaliao

Patrcia Silva |

66

Movimento Msica e Drama 1 Ciclo

2011

Bibliografia:

Msica 1 , Porto Editora, 2004 Msica 2, Porto Editora, 2004 101 Jogos Musicais para Crianas , Lyon Multimdia Edies, 1996 100 Jogos Musicais, Edies Asa 1998/3 Edio Canes Tradicionais, Vamos Cantar com Msica a Acompanhar, Edies Convite Msica, 2000 100 Jogos de Movimento, Edies Asa, 1991 Manual de Jogos Educativos, Moraes Editores , 1977 Orientaes programticas para o ensino da Msica no 1 ciclo, Ministrio da Educao, 2006 1 Ciclo Expresses Artsticas, Metas de aprendizagem, DGIDC Currculo Artstico, Expresso Dramtica. Ministrio da Educao Meloteca (www.meloteca.pt)

Patrcia Silva |

67

Potrebbero piacerti anche