Sei sulla pagina 1di 11

CONCURSO PBLICO

CADERNO DE QUESTES

S27 V
MANH

CDIGO

PROVA

ATENO: VERIFIQUE SE CDIGO E PROVA DESTE CADERNO DE QUESTES CONFEREM COM O SEU CARTO DE RESPOSTAS

SECRETARIA MUNICIPAL DE SADE

CARGO: ANALISTA EM SADE ESPECIALIDADE: CIRURGIO DENTISTA


FRASE PARA EXAME GRAFOLGICO (TRANSCREVA NO QUADRO DE SEU CARTO DE RESPOSTAS)

A sade conservada pelo conhecimento e observao do prprio corpo. Mahatma Gandhi


A
1.

O Caderno de Questes contm questes de mltipla-escolha, cada uma com 5 opes A, B,C, D e E. 2. Ao receber o material, verifique no Carto de Respostas seu nome, nmero de inscrio, data de nascimento, cargo e prova. Qualquer irregularidade comunique imediatamente ao fiscal de sala. No sero aceitas reclamaes posteriores. 3. Leia atentamente cada questo e assinale no Carto de Respostas a opo que responde corretamente a cada uma delas. O Carto de Respostas ser o nico documento vlido para a correo eletrnica. O preenchimento do Carto de Respostas e a respectiva assinatura sero de inteira responsabilidade do candidato. No haver substituio do Carto de Respostas, por erro do candidato. 4. Observe as seguintes recomendaes relativas ao Carto de Respostas: - A maneira correta de marcao das respostas cobrir, fortemente, com esferogrfica de tinta azul ou preta, o espao correspondente letra a ser assinalada. - Outras formas de marcao diferentes implicaro a rejeio do Carto de Respostas. - Ser atribuda nota zero s questes no assinaladas ou com falta de nitidez, ou com marcao de mais de uma opo, e as emendadas ou rasuradas. 5. O fiscal de sala no est autorizado a alterar qualquer destas instrues. Em caso de dvida, solicite a presena do coordenador local. 6. Voc s poder retirar-se definitivamente do recinto de realizao da prova aps 1 hora contada do seu efetivo incio, sem levar o Caderno de Questes. 7. Voc s poder levar o prprio Caderno de Questes caso permanea na sala at 1 hora antes do trmino da prova. 8. Por motivo de segurana, s permitido fazer anotao durante a prova no Caderno de Questes e no Carto de Respostas. Qualquer outro tipo de anotao ser motivo de eliminao automtica do candidato. 9. Aps identificado e instalado na sala, voc no poder consultar qualquer material, enquanto aguarda o horrio de incio da prova. 10. Os trs ltimos candidatos devero permanecer na sala at que o ltimo candidato entregue o Carto de Respostas. 11. Ao terminar a prova, de sua responsabilidade entregar ao fiscal o Carto de Respostas. No esquea seus pertences. 12. O Gabarito Oficial da Prova Objetiva ser disponibilizado no site www.funcab.org, conforme estabelecido no Cronograma.

BOA PROVA!

LNGUA PORTUGUESA
Leia o texto abaixo e responda s questes propostas. A febre da plstica teen Por que adolescentes se submetem plstica? A resposta costuma ser uma s: autoestima baixa. Nenhuma de nossas entrevistadas se arrependeu do que fez. Explicao unnime: sentem-se muito mais seguras e felizes hoje. A declarao emblemtica veio da paulistana Evelise Teixeira, 16 anos, que escolheu o peito novo folheando revistas e fixando o olhar no colo de Deborah Secco, inflado por 235 mililitros de silicone. Evelise, j com a rplica do que a atriz ostenta, resume o esprito da poca: assim ou voc tem beleza, tem peito ou no ningum. Franca, enumera: Nas novelas, toda garota tem, no cinema idem, no colgio h vrias... at a secretria do meu pai est com os seios da moda. O redesenho do corpo se tornou uma necessidade teen at os garotos resolveram aderir. E, para atender exploso da demanda, as clnicas esto a todo vapor. No Brasil, cerca de 650 mil intervenes foram realizadas em 2005, 15% em jovens de 14 a 18 anos (nos Estados Unidos, no passa de 7%). Eles no desistem mesmo sabendo que o ps-operatrio ser sofrido. Me informei e fui, conta Ana Carolina Varella, 17 anos, h dois de nariz perfeito e arrebitado. Por 20 dias fiquei feia, roxa, inchada a ponto de no abrir os olhos, mas faria de novo. Vendo a foto de Ana antes da cirurgia, no pronturio da clnica, ningum diria que era caso de bisturi. (...) Em 2005, a MTV pesquisou 2359 jovens de sete capitais e descobriu que 60% deles acreditam que pessoas bonitas tm mais oportunidades na vida. Do grupo, 55% aprovam a cirurgia esttica. Ao escolher a palavra que caracteriza a gerao, 37% optaram por vaidade. No s por frivolidade, mas movida pela presso do meio, Eimmy Kaitazoff, 17 anos, colocou 275 mililitros de silicone no peito. Nascida no Uruguai, mudou-se aos 11 anos para o Brasil e notou uma enorme diferena. As garotas da mesma idade j tinham formas arredondadas. Aos 13, assumiam atitudes de mulher, beijavam e trocavam de garotos, enquanto eu era infantil e deslocada. Com a nova identidade, adquirida na mesa de cirurgia, Eimmy adotou decotes e biqunis com desenvoltura. Se continuasse no Uruguai, no sentiria o desejo de mudar. Nem meus pais aprovariam. L, quem pe silicone atriz ftil ou gente de muito dinheiro. Mas aqui, ela teve de aprender, sinal de feminilidade e de poder. No vejo problema na garota que quer ser um mulhero, afirma Ana

Helena Patrus, dona da clnica Sant, em So Paulo, onde celebridades como Xuxa, Deborah Secco e Vera Fisher retocam a silhueta. Basta que a menina esteja madura para a escolha e o desenvolvimento fsico tenha estabilizado. Como saber se um jovem est pronto para cair na faca? Aos 13 anos, Gisele foi considerada apta, fez rinoplastia e retirou 5 litros de gordura, na Sant, segundo a me, Tnia. Minha filha tem 1,70 metro e agora pesa pouco mais de 60 quilos. Ela sempre foi grande, comeou a engordar muito, passou pelo endocrinologista, pelo psiclogo e eles apoiaram a interveno. H casos em que ela indicada. Mas na opinio de Noel Lima, cirurgio da Clnica das Palmeiras, no Rio de Janeiro, a maioria das mes que o procuram perfeccionista e deseja que os filhos sejam verdadeiras esculturas. Elas trazem as meninas e conduzem a consulta apontando o que deve ser mexido, relata. Se no vejo necessidade, no opero. Em Braslia, a empresria Carolina Amaro, 49 anos e oito plsticas, encontrou h dois anos uma clnica que atendesse a filha Eduarda. Hoje com 16 anos, coleciona artefatos estticos, como prtese mamria, lipo abdominal, lipo no culote e Botox entre o nariz e as sobrancelhas. Enfrentei a resistncia do meu marido e do namorado dela. Tambm deixei de fazer intervenes em mim para investir num corpo perfeito para minha filha, afirma Carolina, que acredita ter livrado a garota da timidez e do complexo. (ZAIDAN, Patrcia;
RSCOE, Alessandra; SGARIONI, Mariana. Cludia, So Paulo: Abril, ano 45, n 7, p. 70-4, jul. 2006 )

1. De acordo com o texto, NO correto afirmar que: A) nem todos os riscos de uma cirurgia nem o sofrimento do ps-operatrio so capazes de demover de um jovem determinado a vontade de fazer uma cirurgia plstica. B) muitos jovens sentem-se pressionados a transformar o prprio corpo atravs de intervenes cirrgicas, na tentativa de seguir os padres de beleza impostos pela sociedade. C) para alguns jovens as intervenes cirrgicas de efeito esttico so a soluo para problemas tpicos da adolescncia. D) 15% dos jovens brasileiros entre 14 e 18 anos j realizaram algum tipo de cirurgia plstica com a aquiescncia dos pais. E) alguns pais no s permitem, como encorajam os filhos a se submeter cirurgia esttica, que tem, para eles, conotao de investimento no futuro dos rebentos.

02

2. Pelo contexto, percebe-se que, na nsia de transformar o corpo atravs de intervenes cirrgicas, alguns jovens demonstram: A) B) C) D) E) inconsequncia. receio. maturidade. senso tico. incoerncia.

4. Sobre a palavra grifada na frase: O redesenho do corpo se tornou uma necessidade teen at os garotos resolveram aderir., pode-se afirmar que: A) indica a excluso de um argumento essencial ao texto. B) d e n o t a i n c l u s o d e u m e l e m e n t o aparentemente estranho a um conjunto. C) introduz argumento contrrio afirmao anterior. D) justifica a ideia introduzida na orao anterior. E) enfatiza a necessidade de cirurgia plstica em jovens.

3. Relacionando os trechos: H casos em que ela indicada. Mas na opinio de Noel Lima, cirurgio da Clnica das Palmeiras, no Rio de Janeiro, a maioria das mes que o procuram perfeccionista e deseja que os filhos sejam verdadeiras esculturas. 'Elas trazem as meninas e conduzem a consulta apontando o que deve ser mexido', relata. 'Se no vejo necessidade, no opero'. e Em Braslia, a empresria Carolina Amaro, 49 anos e oito plsticas, encontrou h dois anos uma clnica que atendesse a filha Eduarda. Hoje com 16 anos, coleciona 'artefatos' estticos, como prtese mamria, lipo abdominal, lipo no culote e Botox entre o nariz e as sobrancelhas., pode-se inferir que: A) mes que incentivam os filhos a fazer cirurgias plsticas acabam por se interessar elas mesmas pelas intervenes cirrgicas. B) nem sempre fcil encontrar um profissional que aceite fazer cirurgias plsticas em jovens que desejam apenas remodelar o corpo. C) os profissionais de sade sempre colocam a tica frente dos desejos de pais e adolescentes, no que diz respeito s cirurgias plsticas. D) os mdicos especializados em cirurgias plsticas necessitam da autorizao dos responsveis antes de operar jovens menores de idade. E) antes de qualquer interveno esttica necessrio que os responsveis explicitem para os mdicos exatamente quais as expectativas dos filhos.

5. Em: Ao escolher a palavra que caracteriza a gerao, 37% optaram por vaidade., assinale a opo em que a orao reduzida foi corretamente desenvolvida, de acordo com o contexto. A) Caso escolham a palavra que caracteriza a gerao, 37% optaro por vaidade. B) Como escolheram a palavra que caracteriza a gerao, 37% optaram por vaidade. C) Quando escolheram a palavra que caracteriza a gerao, 37% optaram por vaidade. D) Embora tenham escolhido a palavra que caracteriza a gerao, 37% optaram por vaidade. E) Posto que escolheram a palavra que caracteriza a gerao, 37% optaram por vaidade.

6. Assinale a nica opo em que se identifica o sentido conotativo da linguagem. A) Nascida no Uruguai, mudou-se aos 11 anos para o Brasil e notou uma enorme diferena. B) Como saber se um jovem est pronto para cair na faca? C) Ao escolher a palavra que caracteriza a gerao, 37% optaram por vaidade. D) No Brasil, cerca de 650 mil intervenes foram realizadas em 2005, 15% em jovens de 14 a 18 anos... E) Em 2005, a MTV pesquisou 2359 jovens de sete capitais e descobriu que 60% deles acreditam que pessoas bonitas tm mais oportunidades na vida.

03

7. Assinale a opo em que a funo sinttica dos termos grifados na frase abaixo foi correta e respectivamente indicada. Mas na opinio de Noel Lima, cirurgio da Clnica das Palmeiras, no Rio de Janeiro, a maioria das mes que o procuram perfeccionista e deseja que os filhos sejam verdadeiras esculturas. A) aposto sujeito objeto direto predicativo. B) vocativo objeto direto adjunto adnominal objeto direto. C) adjunto adverbial objeto indireto predicativo objeto direto. D) sujeito predicativo adjunto adnominal adjunto adverbial. E) agente da passiva adjunto adnominal predicativo objeto indireto.

10.Quanto regncia nominal, a palavra grifada em Gisele foi considerada apta ____ fazer a cirurgia exige a preposio: A) B) C) D) E) por com sobre de a

11. Em ...passou pelo endocrinologista, pelo psiclogo e eles apoiaram a interveno., o elemento grifado significa: A) B) C) D) E) especialidade. profissional. nimo. estudo. mente.

8. Passando a frase No Brasil, cerca de 650 mil intervenes foram realizadas em 2005... para a voz passiva sinttica, encontramos a forma: A) B) C) D) E) se realizaro. realizou-se. realizaram-se. realizam-se. realiza-se.

Leia a tirinha antes de responder s questes 12 e 13.

9. Assinale a opo que preenche, correta e respectivamente, as lacunas das frases abaixo. Mdicos conveniados ____ planos de sade dizem que so ameaados de descredenciamento se no seguirem ____ recomendaes da operadora. Outros contam que ____ pagamento de gratificaes para os que solicitam menos exames ____ seus pacientes. As operadoras negam ____ denncias. A) B) C) D) E) as as. s a a as. a s a s. a as h a as. a as h s.

12.No que diz respeito norma culta da lngua, assinale a opo correta. A) No primeiro quadrinho, deveria ter sido utilizado o pronome esta. B) Nas duas ocorrncias, a palavra o tem a mesma classificao morfolgica. C) No segundo quadrinho, deveria ter sido usado o pronome este. D) Em No sei o que ..., a palavra que classificada como conjuno. E) No h erro de pontuao no segundo quadrinho. 13. No ltimo quadrinho da tira, a orao se o remdio for bom, expressa ideia de: A) B) C) D) E) conformidade. concesso. causa. consequncia. condio.

04

14.Assinale a opo que preenche, correta e respectivamente, as lacunas das frases abaixo. Os pais ____ ao consultrio mdico e trazem os filhos. necessrio que se __________ cirurgicamente. Quando o responsvel ________ como ficou o adolescente, reclamar com o mdico. A) B) C) D) E) vm intervenha vir. vm interviesse ver. vem entervenha ver. vem entervisse vir. vem enterviesse ver.

17.A vegetao original do cerrado foi alterada e reduzida pela ao antrpica. Uma das aes que pode ser considerada como determinante para o atual quadro em que se encontra esta paisagem vegetal pode ser assinalado de forma correta em: A) expanso do cultivo da soja por empresas do Sudeste. B) queimadas feitas por produtores de cana-deacar. C) intensa utilizao do solo pela atividade agropastoril. D) implantao de ncleos de colonizao nesta rea. E) necessidade de espaos para a chegada da ferrovia.

15.Assinale a opo em que a lacuna deve ser preenchida com a primeira palavra entre parnteses. A) Sua licena foi ____________. (caada cassada) B) Aquela senhora no tinha ________ de ridculo. (censo senso) C) Era uma situao que no tinha mais _______. (concerto conserto) D) O corpo no tinha como ________ aquela substncia. (absolver absorver) E) As veias pareciam _________. (dilatadas delatadas)

18.Instalada no municpio no comeo da dcada de 70, a Base Area de Anpolis hoje uma das principais unidades da aeronutica brasileira. Alm de atuar na defesa do espao areo da capital federal, tambm responsabilidade dos avies baseados na cidade a tarefa de: A) defender o litoral brasileiro para garantir as riquezas existentes dentro do mar territorial. B) impedir a utilizao do espao areo brasileiro em atos contrrios aos interesses nacionais. C) dar o suporte areo necessrio s operaes do Projeto Calha Norte no extremo norte. D) prestar apoio aviao civil no monitoramento do aeroporto internacional de Braslia. E) realizar manobras que permitam o pleno exerccio de defesa do espao areo nacional.

ANPOLIS ASPECTOS HISTRICO, GEOGRFICOS E SCIOECONMICOS


16. A VALEC, empresa pblica do Ministrio dos Transportes, foi criada para construir a Ferrovia Norte-Sul. O primeiro trecho concludo e em operao, o que liga as cidades de Estreito a Aailndia, no estado do Maranho, com extenso de 226km de linha ferroviria. Quando estiver totalmente concluda, a ferrovia em questo ser de grande importncia j que: A) criar mecanismos facilitadores ao setor industrial, quanto ao recebimento de matriasprimas. B) ir escoar a produo de gros para o destino final num tempo mais curto possvel, reduzindo custos. C) poder agilizar a circulao de passageiros, prejudicada pelas ms condies das rodovias da regio. D) consolidar a integrao nacional j que vai interligar as regies Norte e Nordeste ao Sul e o Sudeste. E) implantar, em definitivo, a multimodalidade no transporte de cargas ao lado da rodovia BelmBraslia.

19. Em 1953, o valor da produo referente s indstrias alimentcias representou cerca de 30% do valor da produo industrial goiana. Tal desenvolvimento est atrelado aos anos 1930, quando migrantes vindos de vrios pontos do pas deram incio produo de diversos gneros agrcolas, sendo o de maior destaque: A) o cultivo do caf beneficiado pela existncia do solo terra roxa. B) ampliao da rea cultivada de trigo introduzida no sculo XIX. C) a produo de algodo visando atender o setor txtil paulista. D) industrializao e comercializao de derivados da carne bovina. E) grande desenvolvimento da rizicultura no Mato Grosso de Gois.

05

20.O porto seco de Anpolis movimentou, em 2009, cerca de 1,1 bilho de dlares. Se confirmada a tendncia registrada no primeiro semestre, o porto poder desembaraar 2,4 bilhes de dlares em 2010. Para a indstria farmacutica, um dos benefcios oferecidos pelo porto seco a este segmento o de: A) encurtar o acesso s matrias-primas procedentes, a maior parte, da China e da ndia. B) oferecer uma reduo de custos de armazenagem em relao aos portos e aeroportos. C) desburocratizar o processo de exportao e, desta forma, evitar o custo Brasil. D) ter a sua rea alfandegada prxima dos principais eixos de transportes do estado. E) permitir que a Receita Federal monitore com rigor as empresas estabelecidas no setor.
21.Desde a sua inaugurao, em 1976, o Distrito Agroindustrial de Anpolis passou por diversas fases. At a metade dos anos 1980, ou seja, quase 10 anos depois da fundao, havia poucas empresas instaladas. Esse quadro comeou a mudar a partir de medidas tomadas pelo poder pblico estadual como: A) conceder, gratuitamente, a montagem da infraestrutura industrial. B) subsidiar os gastos com pessoal que as empresas viessem ter. C) garantir o acesso rodovirio at a hidrovia Tiet-Paran antes de 1990. D) criao de um programa de incentivos fiscais denominado Fomentar. E) atuar junto aos sindicatos para preservar as empresas de interrupes. 22.Muito embora tenha sido fundada em 15 de dezembro de 1887, Anpolis s teve a sua elevao categoria de vila em 1892 e a demora para a instalao da vila de Santana das Antas est relacionada com: A) disputas judiciais referentes fixao de limite territorial. B) falta de uma rea que pudesse abrigar o poder municipal. C) dificuldades impostas pelas autoridades pirenopolinas. D) necessidade de contornar o veto imperial criao de novas vilas. E) populao insuficiente para eleger os representantes municipais.

23.Os primeiros migrantes vindos de vrios pontos do pas em direo a Anpolis desenvolveram atividades ligadas agropecuria, atrados pela excelncia dos solos e pela abundncia e variedade de caa existente na rea conhecida como Campos Ricos. Em relao ao relevo neste processo de ocupao, devemos destacar que foi: A) um obstculo devido a sua natureza montanhosa. B) positivo devido a sua feio plana, pouco acidentada. C) positivo devido aos seus rios, com diversos trechos encachoeirados. D) um obstculo devido as suas manifestaes de instabilidade. E) um obstculo por apresentar diversas serras no entorno da cidade.

24.A biloga Rosana Silva Barbosa, em depoimento ao Jornal Contexto de 14/05/2010, afirmou que o tratamento do lixo poderia ser mais eficiente se a iniciativa privada do municpio se sensibilizasse para a questo. Temos o exemplo do DAIA. As empresas daquele distrito deveriam criar programas especficos de reciclagem, alm de programas de treinamento para os seus funcionrios. Analisando o depoimento da biloga Rosana Silva Barbosa pode-se concluir que: A) existe desinteresse das indstrias instaladas no DAIA em dar destinao adequada ao lixo. B) h uma disputa entre ambientalistas e o poder pblico em relao ao problema. C) no se concebe um desenvolvimento industrial sem preocupao ambiental. D) caso a sociedade civil no se mobilize, o lixo ser um transtorno na vida do anapolino. E) problemas com coleta e destinao do lixo no existe somente em Anpolis.

06

25.O terceiro maior crescimento populacional de Anpolis ocorreu na dcada de setenta, quando o percentual foi de 5,52% ao ano, ou seja, a populao passou de 105 121 para 179 973 habitantes. Esse perodo coincide com a instalao da Base Area e, principalmente, com a inaugurao do DAIA. Entre as implicaes desse crescimento populacional podemos destacar de forma correta que: A) no houve ampliao do setor de servios na cidade por conta da implantao do DAIA. B) esse crescimento populacional est ligado aos tcnicos franceses que vieram trabalhar na base area. C) e s s e c r e s c i m e n t o p o p u l a c i o n a l consequncia da diferena entre a natalidade e a mortalidade no perodo. D) deve-se levar em considerao que a abertura dos postos de trabalho no atraiu tanta mo de obra para a cidade. E) confirma a relao entre desenvolvimento econmico e crescimento populacional.

28. A taxa de mortalidade infantil estima o risco de morte a que est exposta uma populao de nascidos vivos, em uma determinada rea e perodo, antes de completar quanto tempo de vida? A) B) C) D) E) 1 semana. 1 ms. 6 meses. 1 ano. 5 anos.

29.Existem diversas medidas de frequncia que fazem parte das ferramentas de apoio ao estudo epidemiolgico. Dentre essas, aquela que expressa a frequncia de bitos por uma determinada doena, entre os indivduos que apresentam esta doena, denomina-se: A) B) C) D) E) morbidade. incidncia. prevalncia. letalidade. mortalidade.

CONHECIMENTOS BSICOS DE SADE PLBLICA


26.Ao longo da dcada de 1990, identificou-se a evoluo de vrios modelos de gesto. O avano na consolidao do Sistema nico de Sade se verifica no modelo segundo o qual: A) a gesto do sistema permanece com o Estado. B) a gerncia das unidades definida em parceria pelo gestor estadual e municipal. C) o sistema organizado com base na hierarquia de aes e servios de sade. D) os municpios tm sua gesto fragmentada. E) as unidades de sade do municpio no tm papel definido.

30.O uso do avental plumbfero pelos profissionais que realizam procedimentos com emisso de radiao ionizante um exemplo de preveno: A) B) C) D) E) primria - promoo da sade. primria - proteo especfica. secundria. terciria. quaternria.

27.Uma paciente comparece a uma unidade de sade para tratar de um ferimento. A tcnica de enfermagem que a atende percebe que ela aparenta ter sobrepeso e a convida a participar do grupo de caminhada da unidade. Esta conduta traduz o seguinte princpio do Sistema nico de Sade: A) B) C) D) E) universalidade. integralidade. descentralizao. hierarquizao. equidade.

31. A notificao compulsria de doenas, agravos e eventos em sade obrigatria: A) aos responsveis por estabelecimentos de sade, contanto que sejam pblicos. B) apenas aos mdicos e enfermeiros. C) a todos os profissionais de sade. D) aos responsveis por organizaes de ensino, apenas quando se tratar de instituio privada. E) exclusivamente aos laboratrios de sade pblica.

07

32. Segundo a Portaria n 2.472, de 31/08/10, do Ministrio da Sade, faz parte da Lista de Notificao Compulsria Imediata LNCI um caso suspeito ou confirmado de: A) B) C) D) E) clera. febre tifoide. hansenase. leishmaniose visceral. malria.

36.O Componente Piso da Ateno Bsica Varivel PAB Varivel constitudo por recursos financeiros destinados ao financiamento de estratgias, realizadas no mbito da Ateno Bsica em sade. As alternativas a seguir so estratgias financiadas no componente varivel do PAB, COM EXCEO de: A) B) C) D) Sade da Famlia. Agentes Comunitrios de Sade. Sade Bucal. Incentivo para a Ateno Sade no Sistema Penitencirio. E) Incentivo para a Ateno Integral Sade do Trabalhador.

33. Que instncia colegiada atua no controle da execuo da poltica de sade no Municpio? A) B) C) D) E) Comisso Municipal de Sade. Conferncia Municipal de Sade. Assembleia Deliberativa de Usurios. Conselho Municipal de Sade. Comit Gestor de Sade.

37.A taxa de mortalidade materna pode ser construda utilizando-se os seguintes Sistemas de Informaes em Sade: A) Sistema de Informao de Agravos de Notificao e Sistema de Informaes Hospitalares. B) Sistema de Informaes Ambulatoriais e Sistema de Informao da Ateno Bsica. C) Sistema de Informaes sobre Nascidos Vivos e Sistema de Informaes do Programa Nacional de Imunizao. D) Sistema de Informaes Hospitalares e Sistema de Informao sobre Mortalidade. E) Sistema de Informao sobre Mortalidade e Sistema de Informaes sobre Nascidos Vivos.

34.Na composio da Conferncia de Sade, a representao dos usurios em relao ao conjunto dos demais segmentos deve ser de: A) B) C) D) E) 75% 50% 25% 20% 15%

Os recursos federais destinados s aes e aos servios de sade so organizados e transferidos na forma de blocos de financiamento. O bloco da Ateno Bsica constitudo por dois componentes: Piso da Ateno Bsica Fixo PAB Fixo e Piso da Ateno Bsica Varivel PAB Varivel. 35.Os valores anuais e mensais da parte fixa do Piso da Ateno Bsica (PAB) para cada Municpio so baseados: A) B) C) D) no nmero de unidades bsicas de sade. na sua populao total. nas taxas de mortalidade local. no percentual da populao dependente do SUS. E) no montante de recursos recolhidos em impostos.

38.De acordo com a Poltica Nacional de Ateno Bsica, para a implantao de Equipes de Sade da Famlia (ESF) necessria a existncia de equipe multiprofissional responsvel por, no mximo, 4.000 habitantes. Considerando que a populao de Anpolis de, aproximadamente, 336.000 habitantes, qual o nmero mnimo de ESF que o municpio deve implantar para atingir 100% de cobertura? A) B) C) D) E) 67 74 84 96 112

08

39. O Pacto pela Vida o compromisso entre os gestores do SUS em torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situao de sade da populao brasileira. Entre as prioridades pactuadas est a Sade do Idoso. O trabalho nesta rea deve seguir as seguintes diretrizes, EXCETO: A) promoo do envelhecimento ativo e saudvel. B) ateno integral e integrada sade da pessoa idosa. C) estmulo s aes intersetoriais, visando integralidade da ateno. D) a implantao de servios de ateno domiciliar. E) o acolhimento exclusivo pessoa idosa em unidades de sade.

42. Segundo Cantisano (1987), so caracteres comuns face vestibular dos incisivos, EXCETO: A) faces geometricamente comparadas a um trapzio. B) as bordas mesiais e distais convergem para o colo, sendo a convergncia mais acentuada a da borda distal. C) a borda cervical convexa em relao ao bordo incisal. D) h a presena de dois sulcos crvico-incisais consequentes da fuso de trs lbulos de desenvolvimento. E) verificam-se depresses transversais ou msio-distais prximas ao colo, denominadas linhas de imbricao.

40.O repasse direto e automtico de recursos para a cobertura das aes e servios de sade a serem implementados pelos Municpios est condicionado ao cumprimento de algumas exigncias, entre elas: A) a celebrao de convnio entre os rgos executivos. B) o estabelecimento de acordo de compra e venda de servios. C) a existncia do Fundo Municipal de Sade. D) a identificao das diferenas entre as diversas regies. E) o comprovado crescimento de suas populaes.

43.Caracteriza-se pelo aumento da lngua, o que pode ser causado por uma grande variedade de condies, sendo as causas mais frequentes as malformaes vasculares e hipertrofia muscular. A descrio confere com a seguinte condio: A) B) C) D) E) anquiloglossia. lngua presa. macroglossia. lngua fissurada. lngua pilosa.

44. uma amina simpaticomimtica classificada como NO catecolamina: A) B) C) D) E) adrenalina. noradrenalina. neo cobrefina. epinefrina. fenilefrina.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
41. Analisando a anatomia dental dos dentes permanentes, podemos concluir que: A) o dente mais longo de um arco, em comprimento total, o canino superior. B) exceo do grupo dos incisivos centrais, os dentes apresentam os dimetros crvicoincisais, maiores que o msio-distal. C) exceo do grupo dos incisivos laterais, os dentes apresentam os dimetros crvicoincisais, maiores que o msio-distal. D) o comprimento coronrio supera, em todos os dentes, o comprimento radicular. E) nos dentes inferiores, o segundo pr-molar , volumetricamente, menor que o primeiro prmolar.

45.So antibiticos que atuam sobre fungos (antifngicos): A) B) C) D) E) anfotericina B e derivados triazlicos. tetraciclinas e cloranfenicol. metronidazol e lincosaminas. cefalosporinas e dipironas. nadolol e timolol.

09

46. o mais comum dos cistos no odontognicos da cavidade oral, ocorrendo em cerca de 1% da populao. Acredita-se que se origine de remanescentes do ducto nasopalatino. Trata-se do cisto: A) B) C) D) E) do ducto nasopalatino. nasoalveolar. nasolabial. sseo esttico. sseo de Stafne.

50.O bloqueio do nervo palatino maior resulta nas seguintes reas anestesiadas: A) poro posterior do palato duro e seus tecidos moles sobrejacentes, anteriormente at o primeiro pr-molar e medialmente at a linha mdia. B) poro anterior do palato duro e seus tecidos moles sobrejacentes, anteriormente at o incisivo lateral e medialmente at a linha mdia. C) poro ssea distal do palato duro e anteriormente at o canino. D) tecidos moles da regio entre os caninos, bilateralmente. E) tecidos moles da regio entre os incisivos, bilateralmente.

47.Sndrome estiloiide e sndrome da artria cartida so nomes igualmente usados para se referir sndrome de: A) B) C) D) E) Eagle. Stafne. Crouzon. Parry-Romberg. Apert.

51.So alguns dos principais sintomas do diabete: A) polidipsia e poliria. B) ganho de peso e gastrite. C) extremidades azuladas e diminuio do apetite. D) aumento do volume labial e da lngua. E) aumento do fluxo salivar e do trtaro bucal.

48.Segundo Neville (1998), os ameloblastomas ocorrem em trs diferentes situaes clinicorradiogrficas que merecem consideraes em separado por causa do tratamento e prognstico diferentes. A situao que aparece em cerca de 86% dos casos, recebe o nome de ameloblastoma: A) B) C) D) E) unicstico. slido convencional. perifrico. extrasseo. dentgero.

52.O periodonto compreende os seguintes tecidos: A) gengiva, ligamento periodontal, cemento radicular e osso alveolar. B) gengiva inserida, ligamento periodontal, mucosa alveolar e osso alveolar. C) gengiva livre, ligamento periodontal, mucosa alveolar e cemento radicular. D) gengiva, restos epiteliais de mallassez, mucosa alveolar e dentina radicular. E) papila dentria, folculo dentrio e epitlio dentrio.

49. O tipo mais comum de tumor odontognico o: A) B) C) D) E) odontoma. condrossarcoma. odontognico epitelial calcificante. tumor de Pindborg. tumor odontognico de clulas claras.

53. O epitlio oral um tecido do tipo: A) B) C) D) E) cuboide e no ceratinizado. pavimentoso, estratificado e ceratinizado. pavimentoso, cuboide e ceratinizado. estriado, pavimentoso e no ceratinizado. liso e cuboide.

10

54.O cemento formado em associao com a formao da raiz e a erupo do dente e chamado de primrio, tambm conhecido como: A) B) C) D) E) acelular. secundrio. celular. oblquo. apical.

58. Segundo Conceio (2000), NO representa uma limitao para o uso do isolamento absoluto em dentstica: A) dentes que ainda no erupcionaram suficientemente. B) dentes extremamente mal posicionados. C) pacientes com asma ou dificuldade respiratria. D) tempo de colocao do isolamento absoluto. E) dificuldade de acesso e visibilidade do campo operatrio aps a colocao do isolamento absoluto.

55. Ao contrrio da gengiva, do cemento e do osso alveolar, o ligamento periodontal contm tambm proprioceptores que fornecem informaes relativas: A) a movimentos e posies (sensibilidade profunda). B) dor e tato. C) a tato e presso (sensibilidade leve). D) dor profunda. E) presso hidrulica e osmtica.

59.Os sistemas adesivos que recomendam o condicionamento total em esmalte e dentina, simultaneamente, seguidos da aplicao de um primer e adesivo, promovem: A) B) C) D) E) remoo parcial da smear layer. modificao da smear layer. remoo total da smear layer. nenhum tratamento da smear layer. aumento da smear layer.

56.Segundo Black (1908), as cavidades preparadas nas faces proximais dos incisivos e caninos, sem remoo do ngulo incisal, pertencem classe: A) B) C) D) E) I II III IV V

60. Representa uma limitao das restauraes convencionais de amlgama de prata: A) B) C) D) baixa resistncia ao desgaste. custo muito elevado. ausncia de unio estrutura dental. poucos relatos descritos em relao ao seu uso. E) maior sensibilidade umidade quando comparadas aos materiais adesivos.

57.S e g u n d o B l a c k ( 1 9 0 8 ) , p o d e m s e r denominadas cavidades classe V: A) as preparadas no tero gengival, no de cicatrculas, da face vestibular e lingual de todos os dentes. B) as preparadas no tero gengival da face vestibular e lingual de incisivos e caninos, somente. C) as preparadas no tero gengival, no de cicatrculas, da face vestibular e lingual de molares e pr-molares, somente. D) as preparadas nas faces proximais de prmolares e molares, somente. E) as preparadas nas faces proximais de incisivos e caninos, sem remoo do ngulo incisal.

11

Potrebbero piacerti anche