Sei sulla pagina 1di 3

O que :

O choque sptico, ou septicemia, uma infeco generalizada que acontece quando as bactrias, fungos ou vrus de uma infeco local chegam corrente sangunea atingindo todo o corpo. Seu tratamento feito com a internao do paciente na UTI, uso de antibiticos e de medicamentos para regularizar a funo cardaca e renal. O choque sptico provoca uma diminuio da presso arterial dificultando a chegada de sangue e de oxignio no crebro, corao, rins e outros rgos. Isto leva presena de sinais e sintomas como febre, dificuldade para respirar, pouca urina, inchao e alteraes da presso sangunea.

Sintomas do choque sptico


Os sintomas do choque sptico vo instalando-se aos poucos. Inicialmente ocorre: Infeco;

Febre alta; Pouca urina e Confuso mental.

Se nada for feito, o quadro pode evoluir, gerando:


Leuccitos acima de 12 000 ou abaixo de 4 000 cel/mm3; Presso muito baixa; Inchao; Pouca urina; Diminuio das plaquetas sanguneas; Dificuldade em respirar e Perda da conscincia.

Pode-se suspeitar de uma sepsemia (quadro clnico que antecede o choque sptico) quando o paciente apresenta os sintomas iniciais. Entretanto estes sintomas so parecidos com muitas outras doenas. Mas se o paciente for devidamente tratado, com os antibiticos corretos, evita-se o choque sptico. Quando o choque sptico j est instalado, ou seja, quando observa-se todos os sinais e sintomas acima citados, o tratamento antibitico e de suporte deve ser rapidamente iniciado para tentar salvar a vida do paciente, mas por vezes isto j no possvel.

Tratamento: tratamento para o choque sptico feito dentro da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no hospital. L o paciente ir receber medicamentos antibiticos para combater os micro organismos, medicamentos que regulem a funo cardaca e renal e deve ser ligado aparelhos que o ajudem a respirar. A hemodilise deve ser tambm parte obrigatria do tratamento para o choque sptico para limpar a corrente sangunea das toxinas liberadas pelos micro organismos, pois os rins no so capazes de fazer uma filtrao sangunea suficiente. O paciente poder ainda ter que ser submetido reposio volmica, para repor os lquidos perdidos devido ao inchao, medicamentos para evitar a trombose venosa profunda e a embolia pulmonar. Deve ainda receber medicamentos para as dores e para estar mais tranquilo. O paciente deve permanecer internado durante alguns dias, e dentro deste perodo recomenda-se mud-lo de posio a cada 2 horas e realizar fisioterapia motora para diminuir as chances de encurtamento muscular e lceras de decbito, chamadas popularmente de escaras.

Causas:

O choque sptico uma situao grave que pode rapidamente levar morte. As causas do choque sptico so a presena de micro organismo vindos de uma infeco local, que atingem todo o corpo, podendo levar falncia mltipla dos rgos. Uma infeco na pele, no pulmo, no corao, no rim ou em qualquer outra rea do corpo pode levar sepse e ao choque sptico. Assim como as sondas e os catteres infectados (mau higienizados) colocados diretamente na veia do paciente. O choque sptico na verdade, causado pelas toxinas geradas por estes micro organismos e pelas citosinas, produzidas pelo corpo para combat-las. Assim,

os vasos sanguneos ficam dilatados, que levam diminuio da presso arterial e causando perda de lquidos para o meio intersticial. Isso leva ao aumento dos batimentos cardacos e aumento da frequncia respiratria para tentar manter o indivduo vivo. Mas consequentemente h um inchao generalizado que atinge tambm o corao e o pulmo, trazendo dificuldade respiratria devido presena de lquidos no pulmo. O tratamento para o choque sptico deve ser iniciado o mais rapidamente possvel para salvar a vida do paciente. Mas apesar dos esforos mdicos, mais da metade dos casos, no sobrevivem.

Potrebbero piacerti anche