Sei sulla pagina 1di 5

FICHA DE AVALIAO DE COMPETNCIAS 8 ANO

Grupo I - Compreenso/Interpretao de texto


L o texto A com muita ateno.

NAUFRGIO DE NAVIO

10 O navio Elseneur naufragou ontem ao largo da ilha de Vig, em consequncia de uma forte tempestade. 15 O navio Elseneur naufragou ontem noite ao largo da ilha de Vig, no resistindo tempestade. Os ventos ciclnicos, as chuvas torrenciais e as vagas com mais de quinze metros esto na origem do naufrgio contra os rochedos das falsias. O navio ficou totalmente destrudo. Nenhum dos tripulantes sobreviveu. Nem a sabedoria dos velhos lobos do mar, nem a fora dos jovens marinheiros conseguiram enfrentar a violenta tempestade.
In Notcias de Vig, 07/11/1994

20

25

30

1. Para cada uma das afirmaes que se seguem, escreve a letra correspondente a Verdadeira (V) ou Falsa (F), de acordo com o texto anterior. 1.1. . O texto jornalstico. 1.2. O texto uma notcia. 1.3. O texto A tem como principal objetivo informar. 1.4. O autor do texto A um escritor. 1.5. Este texto dirige-se a um pblico restrito. 1.6. usada uma linguagem corrente. 1.7. Este texto subjetivo. 1.8. O ttulo deve ser curto, preciso e adequado ao artigo.

2. Seleciona em cada item a alternativa que permite obter a afirmao adequada ao texto anterior. Escreve o nmero do item e a letra que identifica a opo escolhida. 2.1. O texto A apresenta: a) Um ttulo. b) Dois ttulos. 40 c) Um ttulo e um subttulo. d) Um antettulo e um ttulo. 2.2. O primeiro pargrafo contm: a) Os elementos menos importantes do texto. b) Os elementos mais importantes do texto. 45 c) Os elementos mais e menos importantes do texto.

35

d) nenhuma das anteriores. 2.3. Podemos relacionar este texto com: a) O incio do conto Saga. b) O meio do conto Saga. c) O fim do conto Saga d) nenhuma das anteriores.

50

55

2.4. No corpo da notcia podemos encontrar informao que responda questes: a) Como e para qu?. b) Como e porqu?. c) Quem, o qu e como?. d) nenhuma das anteriores.

60 Texto B L, agora, este excerto do conto Saga.

65

Responde, de forma completa e bem estruturada, s questes que te vo sendo colocadas. Salvo indicao em contrrio, constri frases completas e utiliza as 70 tuas prprias palavras. 1. Com base no teu conhecimento sobre esta histria, indica o momento da ao reproduzido no texto. 2. Divide o texto em partes, justificando a tua escolha.

75

3. Refere o assunto da conversa entre Hans e Sren. 4. Apresenta, a partir de elementos do texto, o retrato psicolgico de Hans.

5. Um instante passou, pesado como um longo tempo. 5.1.Identifica um dos recursos estilsticos presentes na frase transcrita e explica o seu valor expressivo. 80 6. Classifica o narrador quanto sua presena e justifica a tua resposta. 7. D um ttulo ao texto e fundamenta a tua resposta.

Grupo II - Funcionamento da Lngua


1. Regista ao lado de cada nmero a letra que corresponde funo sinttica

85

das expresses destacadas.

2. Transforma as duas frases que se seguem numa frase complexa, estabelecendo entre elas uma relao de tempo. O vento soprava com fora. 90 Os marinheiros temiam a proximidade e a violncia da tempestade. 3. Completa as frases que se seguem com as formas convenientes dos verbos indicados entre parnteses. Escreve a letra que identifica cada espao, de seguida a forma 95 verbal correta. Como a tripulao ____a)______ (ser) muito experiente, o capito ____b)_____ (acreditar) que o navio no naufragaria. Neste momento, os nevoeiros martimos ____c) ____ (cobrir) a zona da costa e ______d)_____ (impedir) o trabalho das equipas de salvamento.

100
Classifica quanto ao tipo e quanto forma a frase Escolhe outra coisa. 4.1. 4.2. Transforma-a, dando-lhe forma negativa. D-lhe forma passiva. 5. Atenta nas frases seguintes.

105 a) O marinheiro garantiu s autoridades que tinha localizado o Elseneur.


b) Hans fugiu de Vig e embarcou no Angus rumo ao desconhecido. 5.1. 5.2. Divide as frases nas oraes que a constituem. Classifica as oraes de cada uma das frases.

5.3.

Indica a funo sinttica desempenhada pela orao sublinhada. 6. Transforma a frase seguinte suprimindo o advrbio de negao No me enganam!. 7. Reescreve as frase seguintes substituindo as expresses destacada a negro por pronomes. a)Quando viu as rochas, j era tarde.

5.4. 110 Classifica morfologicamente a palavra e.

115

b) Ele dir as suas mentiras sempre. c) Elas fariam compras aos sbados.

Grupo III - Expresso Escrita 120


Dos trs temas apresentados, desenvolve apenas um (entre 100 e 130 palavras). No te esqueas de indicar a opo selecionada e fazer a planificao, a textualizao e a reviso do teu texto. Tema A: Neste conto parece haver uma fora do destino que impede a personagem

125 central de realizar o seu sonho ou foram simplesmente decises erradas nos momentos
errados? Se fosses Hans, terias agido da mesma maneira? Escreve um texto no qual manifestes a tua opinio em relao ao comportamento/decises tomadas pelo protagonista ao longo da sua vida e te coloques na pele dele, relatando as opes que farias. 130 OU Tema B: Elabora uma notcia para o jornal a partir do conto de Sophia de Mello Breyner Andresen. Encontra um facto digno de ser noticiado. No refiras o naufrgio do Elseneur, j objeto de notcia no texto A. OU 135 Tema C: O que fez Hans para realizar o seu sonho? Hans abandonou o navio em que fugira. Porqu? Quem o recolheu? Apesar do seu sucesso, ele tinha um desejo insatisfeito. Qual? Compreendeu a sua famlia esse desejo? Apesar de rico e poderoso, Hans no era completamente feliz. Porqu? At que, chegado o momento da morte, fez um estranho pedido. Qual? Como interpretas esse pedido? 140 Escreve um texto no qual recontes a histria estudada, dando resposta s questes apresentadas.
BOM TRABALHO! A professora, Snia Lopes Batista

Potrebbero piacerti anche