Sei sulla pagina 1di 47

Curso de BPMN

BPMN Business Process Modeling Notation

Por: Mrcio Balduino Leito


marcio@gnofi.com.br mbalduinol@gmail.com

Business Process Modeling Notation


Powered By Gnofi Tecnologia, Apostila Vr 2.1 cs

Pgina 1

Curso de BPMN

proibida a reproduo total ou parcial desta obra, de qualquer forma ou meio eletrnico, mecnico, fotogrfico e gravao ou qualquer outro, sem a permisso expressa da GNOFI TECNOLOGIA

Business Process Modeling Notation


Powered By Gnofi Tecnologia, Apostila Vr 2.1 cs

Pgina 2

Curso de BPMN
Sumrio

1. Tipos de Diagramas de Processo de Negcio 1.1. Privative (internal) business process 1.2. Abstrat (Public) Process 1.3. Colaboration (Global) Process 1.4. Elementos de um BPD 1.5. Elementos essenciais 2. Modelando Eventos de Negcio 2.1. Notao bsica de tipo de eventos 2.2. Eventos mais complexos 3. Processo de Negcio, Subprocessos e Tarefas 3.1. Decompondo seu processo dentro de hierarquias 4. Token 5. Ciclo de Vida da Atividade 6. Modulando Pontos de Decises com Gateways 7. Pools e Lanes Quem faz o qu? 7.1. Um POOL pode representar muitas coisas Aprendendo BPMN por meio de um Exemplo Referncias

5 5 5 6 7 7 12 12 12 15 15 20 22 22 39 40 41 50

Business Process Modeling Notation


Powered By Gnofi Tecnologia, Apostila Vr 2.1 cs

Pgina 3

Curso de BPMN

Objetivo
O objetivo deste curso apresentar os elementos da notao de modelagem de processos de negcio BPMN 1.1 (Business Process Modeling Notation) mostrando-os por meio de exemplos prticos.

O que processo
Processo qualquer atividade ou conjunto de atividades que toma uma entrada, adicionando a esta um valor, e fornece uma sada gerando um produto valorado. Ento, em um processo so conhecidos os passos a serem seguidos, as sequncias em que eles acontecero, as pessoas (ou perfil) envolvidas em todas as atividades e o produto final a ser produzido. "Os processos utilizam os recursos da organizao para oferecer resultados objetivos aos seus clientes" (Harrington, 1991). "Um processo um grupo de atividades realizadas numa sequncia lgica com o objetivo de produzir um bem ou um servio que tem valor para um grupo especfico de clientes" (Hammer e Champy, 1994).

Business Process Modeling Notation


A especificao da notao de modelagem de processos de negcio (BPMN) fornece uma notao grfica para expressar os processos de negcio em forma de diagrama de processo de negcio (BPD). O objetivo do BPMN dar suporte ao gerenciamento de processo de negcio, tanto para os usurios tcnicos quanto para os usurios de negcio, fornecendo uma notao intuitiva para os usurios, tornando-os capazes de representarem semnticas de processos complexos. Business Process Modeling Notation (BPMN) uma notao grfica que descreve a lgica dos passos de um processo de negcio. Essa notao tem sido especialmente desenhada para coordenar a sequncia dos processos e as mensagens que fluem entre os participantes das diferentes atividades.

Business Process Modeling Notation


Powered By Gnofi Tecnologia, Apostila Vr 2.1 cs

Pgina 4

Curso de BPMN
Por que importante Modelar com BPMN? BPMN um padro internacional de modelador de processos aceito pela comunidade. BPMN independente de qualquer metodologia de modelador de processos. BPMN cria uma ponte padronizada para diminuir a lacuna entre os processos de negcio e sua implementao. BPMN permite modelar o processo de uma maneira unificada e padronizada.

1. Tipos de diagramas de processo de negcio (BPD)


A modelagem de processo de negcio usada para comunicar uma ampla variedade de informaes para uma ampla variedade de pblico. O BPMN est projetado para cobrir muitos tipos de modelagens e permite a criao de um processo de negcios de ponta a ponta. Os elementos estruturais do BPMN permitiro ao observador ser capaz de facilmente identificar as sees de um diagrama de BPMN. Existem trs tipos bsicos de diagrama de processo de negcio (BPD):

1.1 - Private (internal) business process ou diagramas de processo de


negcios privados. Ns o utilizamos quando no do nosso interesse a interao desse processo com outros com os quais ele possa interagir. Estamos preocupados com o teor deste fluxo em si. 1.1.

1.2 - Abstract (Public) Process ou processos abstratos, representam uma interao


entre um processo de negcio privativo e outro processo ou participante. No estamos preocupados com o contedo do fluxo em si, mas sim como ele colabora com os outros fluxos dentro de um sistema

Business Process Modeling Notation


Powered By Gnofi Tecnologia, Apostila Vr 2.1 cs

Pgina 5

Curso de BPMN

1.3 - Colaboration (Global) Process O processo colaborativo descreve a interao


entre dois ou mais entidades do negcio. Estas interaes so definidas como uma sequncia de atividades que representa o padro de trocas de mensagens entre as atividades envolvidas.

O processo colaborativo pode ser entendido como sendo dois ou mais processos abstratos comunicando entre si. E no processo abstrato, as atividades que so as participantes na colaborao podem ser consideradas como sendo os pontos de contato entre os participantes.

Business Process Modeling Notation


Powered By Gnofi Tecnologia, Apostila Vr 2.1 cs

Pgina 6

Curso de BPMN
1.4 - Elementos de um BPD
O principal objetivo para o desenvolvimento do BPMN que fosse uma notao simples e adaptvel para os analistas de negcio. Para ajudar a entender como o BPMN pode gerenciar as necessidades da organizao, a lista de elementos grficos do BPMN apresentada em dois grupos. Primeiro, existe a lista de elementos essenciais (CORE ELEMENTS) que ir suportar os requerimentos necessrios para uma notao simples. Estes so os elementos que definem o layout bsico do BPMN. Muitos processos de negcios podero ser modelados adequadamente com estes elementos. Segundo, existe uma lista completa de elementos, os quais ajudaro a suportar requerimentos de uma poderosa notao para gerenciar situaes de modelagem mais avanadas.

1.5 - Elementos essenciais


Enfatizando, novamente, que o objetivo do desenvolvimento do BPMN foi o de permitir por meio de um mecanismo simples a criao de modelos de processos de negcio, enquanto que ao mesmo tempo seja capaz de manipular a complexidade inerente de um processo de negcio. A abordagem empregada para manipular estes dois requerimentos conflitantes foi organizar as figuras grficas para anotao dentro de categorias especficas. O BPMN fornece um pequeno conjunto de categorias para que o usurio (leitor) possa facilmente identificar os tipos bsicos dos elementos e entender o diagrama. Dentro dessas categorias bsicas de elementos, informaes e modificaes adicionais podem ser adicionadas para apoiar as necessidades da complexidade sem alterar drasticamente a aparncia do diagrama. As quatros categorias dos elementos so: Objetos de Fluxo (Flow Objects) Objetos de Conexo (Connecting Objects) Raia de piscina (Swimlanes) Artefatos (Artifacts)

1.5.1 - Objetos de Fluxos (Flow Objects)


Os objetos de fluxos so os principais elementos grficos para definir o comportamento do processo de negcio. Existem trs tipos de objetos de fluxos: Eventos (events) Atividades (Activities) Decises (Gateways)

1.5.2 - Objetos de Conexo (Connecting Objects)


A conexo dos objetos de fluxos com outra informao realizada por meio de trs objetos: Fluxo de sequncia (sequence Flow) Fluxo de mensagem (Message Fluxo)

Business Process Modeling Notation


Powered By Gnofi Tecnologia, Apostila Vr 2.1 cs

Pgina 7

Curso de BPMN
Associao (Association)

1.5.3 - Raia de piscina (Swimlanes):


Existem duas maneiras de agrupar os elementos de modelagem bsica por meio dos Swimlanes: Pool (piscina) Lane (raia)

1.5.4 - Artefatos (Artifacts)


Os artefatos so usados para fornecer informaes adicionais sobre o processo. Existem quatro artefatos padronizados, mas os fabricantes de software de modelagem esto livres para adicionar outros artefatos. O conjunto corrente de artefatos inclui: Objeto de Dados (Data Object) Grupos (Group) Anotao (Annotation)

Business Process Modeling Notation


Powered By Gnofi Tecnologia, Apostila Vr 2.1 cs

Pgina 8

Curso de BPMN
Lista dos elementos essenciais de modelagem que so descritas na notao: Elemento Descrio
Um evento alguma coisa que acontece durante o curso de um processo de negcio. Esses eventos afetam o fluxo do processo e usualmente tem uma causa (Gatilho) ou um impacto (resultado). Eventos so representados por crculos vazados para permitir sinalizao que identificaro os Gatilhos ou resultados. Existem trs tipos eventos: Inicio Intermedirio Final Atividade um termo genrico para o trabalho que a empresa realiza. Uma atividade pode ser atmica ou no atmica (composta). Os tipos de atividades que fazem parte de um processo de negcio so: Processos, Subprocessos e Tarefas. Tarefas e Sub-Processos so representados por um retngulo arredondado. Os processos podem ser representados ou por um retngulo arredondado ou includo dentro de um POOL. Uma Deciso usada para controlar as ramificaes e os encontros dos Fluxos de sequncia (sequence Flow). Desta forma, ele ir determinar as ramificaes, consolidaes e unio dos caminhos. A sinalizao grfica interna ao desenho ir indicar o tipo de comportamento da deciso. O Fluxo de seqncia usado para mostrar a ordem em que as atividades sero processadas.

Notao

Eventos (events)

Objetos de Fluxos (Flow Objects)

Atividades (Activities)

Decises (Gateways)

Objetos de Conexo

Fluxo de sequncia (sequence Flow)

Business Process Modeling Notation


Powered By Gnofi Tecnologia, Apostila Vr 2.1 cs

Pgina 9

Curso de BPMN
Um Fluxo de mensagem usado para mostrar o fluxo de uma mensagem entre dois participantes que esto preparados para mandar ou receb-las. No BPMN, dois Pools (piscinas) no diagrama representam os dois participantes. Uma Associao usada para relacionar informaes com os objetos de fluxo. Textos e grficos que no fazem parte do fluxo podem ser associados com os objetos de fluxo. Um Pool (piscina) representa um participante dentro do processo. Ele tambm atua como uma Swimlane e um recipiente grfico para separar um conjunto de atividades de outro Pool, geralmente em um contexto de situao de B2B. Uma Lane (raia) uma subpartio dentro de um Pool (piscina) e ir ampliar o tamanho de um Pool (piscina) horizontalmente ou verticalmente. Lane (raia) so usadas para organizar e categorizar as atividades. Objetos de Dados (Data Object) so considerados artefatos porque eles no tm nenhum efeito direto sobre o fluxo de sequncia ou fluxo de mensagem do processo, mais eles podem fornecer informaes sobre o que a atividade necessita para ser executada ou/e o que elas produzem. um agrupamento de atividades que no afeta a sequncia do fluxo. O agrupamento pode ser usado para o propsito de documentao ou anlise. Os Grupos (Group) podem tambm ser usados para identificar as atividades de uma transao distribuda atravs de vrias Pools.

Fluxo de mensagem (Message Fluxo)

Associao (Association)

Raia de piscina (Swimlanes)

Pool (piscina)

Lane (raia)

Artefatos (Artifacts)

Objeto de Dados (Data Object)

Grupo (Group) Uma caixa que


circunda um grupo de objetos para propsito de documentao

Business Process Modeling Notation


Powered By Gnofi Tecnologia, Apostila Vr 2.1 cs

Pgina 10

Curso de BPMN
Anotao (Annotation)
Ligada com uma associao

Uma Anotao (Annotation) de texto um mecanismo para que o modelador fornea informaes adicionais para facilitar a leitura do diagrama por parte do usurio.

Business Process Modeling Notation


Powered By Gnofi Tecnologia, Apostila Vr 2.1 cs

Pgina 11

Curso de BPMN

2. Modelando Eventos de negcio


Durante a modelagem de negcio, voc modela eventos que acontecem no seu negcio e mostra como eles interferem no fluxo do processo. Um evento pode ser o ponta-p inicial de um processo, pode acontecer durante o fluxo do processo e finalizar o processo. O BPMN fornece uma notao diferente para cada um desses tipos de eventos como mostrado na tabela abaixo: 2.1 Notao bsica de tipos de eventos Evento de Incio Evento Intermedirio (Start Events) (Intermedate Events) Acontece Inicia um durante o processo curso de um processo

Evento de Fim (End Events) Finaliza o fluxo do processo

2.2 Eventos mais complexos Quando voc modela fluxos de processos mais complexos, voc necessita modelar eventos de processos mais complexos tambm, tais como mensagens, cronmetros ou temporizadores, regras de negcios e condies de erro. O BPMN permite que voc especifique o tipo de Gatilho (start) do evento e o simbolize com um cone representativo, como especificado na tabela abaixo. Especificar um tipo de gatilho para um evento coloca certas restries no fluxo de processo que voc est modelando, conforme especificado na tabela. Por exemplo, um temporizador no pode ser usado para finalizar um fluxo do processo.

Evento de Incio Mensagem de incio

Evento Intermedirio Mensagem

Evento de Fim Mensagem de fim

Descrio Uma mensagem de incio chega de um participante ou gatilho de incio do processo, ou continua o processo, neste caso um evento intermedirio. Uma mensagem de fim denota a mensagem que ser gerada ao fim do processo. Um tempo especfico ou ciclo (por exemplo, a cada segunda-feira s 9:00AM) pode ser ajustado para realizar o incio de um processo, ou a continuao do processo, no caso de evento intermedirio. O evento iniciado quando a condio da regra for verdadeira, tal como faa novo pedido quando a quantidade do estoque for menor de 10%.

Temporizador de incio

Temporizador

O temporizador no pode ser um evento de fim A regra no pode ser um evento de fim

Regra de incio

Regra

Business Process Modeling Notation


Powered By Gnofi Tecnologia, Apostila Vr 2.1 cs

Pgina 12

Curso de BPMN
A Ligao no pode ser um evento de Incio Ligao A Ligao no pode ser um evento de fim usado para conectar atividade de um mesmo processo com a finalidade de deixar o diagrama mais limpo. Para um evento de mltiplo incio, existem mltiplas maneiras de desencadear o processo, ou de continuar o processo, no caso do evento intermedirio. Somente uma delas necessria. O atributo do evento define qual gatilho acionado. Para Mltiplo Fim, existe mltiplas consequncias na finalizao do processo, todos os quais iro ocorrer, como por exemplos, mltiplas mensagens enviadas. Um evento de exceo no fim informa ao mecanismo do processo que um erro dever ser criado. Este erro dever ser um evento e exceo intermediria. No evento de exceo intermediria ele s poder ser usado conectado na borda de uma atividade. Um evento de compensao de fim informa ao mecanismo do processo que uma compensao necessria. Assim o identificador da compensao usado pelo evento intermedirio quando o processo est sofrendo um roll back.

Mltiplo Incio

Mltiplo

Mltiplo Fim

A exceo no pode ser um evento de Incio

Exceo

Exceo no fim

Uma Compensao no pode ser um evento de Incio

Compensao

Compensao no fim

Um cancelamento no pode ser um evento de Incio

Cancelamento

Cancelar no fim

O evento de fim significa que o usurio decidiu cancelar o processo. O processo finalizado com um tratamento de evento normal. Este tipo de fim indica que todas as atividades dentro do processo devero ser imediatamente finalizadas. Isto inclui todas as instncias das mltiplas instncias. O processo finalizado sem compensao ou tratamento de evento. Um sinal usado para gerar comunicao dentro ou por meio de nveis de processos, Pools e entre diagramas de processos.

Terminar No se aplica No se aplica

Sinal de Inicio

Sinal

Sinal no fim

Business Process Modeling Notation


Powered By Gnofi Tecnologia, Apostila Vr 2.1 cs

Pgina 13

Curso de BPMN

3. Processo de Negcio, Subprocessos e Tarefas


Um dos pontos-chave da modelagem de processos de negcios o prprio processo. Existem trs tipos de processos O processo, o Sub-Processo e a Tarefa. Todas elas so desenhadas graficamente pelo mesmo smbolo retangular de bordas arredondadas; o uso de diferentes nomes simplesmente reflete a hierarquia do relacionamento entre eles

3.1. Decompondo seu processo dentro de hierarquias


Um processo uma rede de aes acontecendo. No BPMN voc o desenha com um retngulo arredondado como sendo seu nvel mais alto no diagrama de processo de negcio. Voc pode especificar os detalhes internos do processo criando ou ligando-o a outro diagrama de processo de negcio. Um processo que tem um diagrama filho recebe um sinal de + no seu desenho. Graficamente mostramos os detalhes de um processo como outro diagrama de processo de negcio que considerado como decomposio do processo. Voc pode continuar a decompor processo sem nenhuma restrio. Processos que voc desenha como sendo diagrama filho so considerados Subprocessos. O menor nvel do processo, o qual no pode ser mais decomposto, considerado como sendo uma tarefa. Uma atividade representa o trabalho realizado dentro de um processo. Uma atividade normalmente levar algum tempo para ser realizada, envolver pessoas e recursos (sistema de informtica - Aplicao) e normalmente ir produzir algum tipo de sada.

Atividades Tarefa

Genrico ou Indefinido, Frequentemente usado durante o estgio inicial do desenvolvimento do processo.

Manual, uma Tarefa no-automtica realizada por humano fora do controle do WorkFlow ou da soluo BPM.

Business Process Modeling Notation


Powered By Gnofi Tecnologia, Apostila Vr 2.1 cs

Pgina 14

Curso de BPMN
Receber Mensagem, espera uma mensagem chegar de um participante externo (relacionado com o processo de negcio). Uma vez recebida a tarefa completada. Seu comportamento similar ao evento de chegada de mensagem.

Script, realiza um Script.

Envia Mensagem, dispara uma mensagem a um participante externo. Uma vez enviada a mensagem a tarefa completada. Seu comportamento similar ao evento de envio de mensagem.

Servio, ligado a algum servio, o qual pode ser um web service ou uma aplicao automtica.

Usurio, tpica tarefa realizada por um humano com auxlio de uma aplicao.

Atividades Subprocesso

Business Process Modeling Notation


Powered By Gnofi Tecnologia, Apostila Vr 2.1 cs

Pgina 15

Curso de BPMN
Estado Contrado Estado Expandido

LOOP PADRO

Uma atividade de loop padro ter uma expresso booleana que avaliada para cada ciclo do loop. Se a expresso for VERDADEIRA, ento o loop ir continuar. Existem duas variaes do loop, as quais refletem no construtor de programao WHILE(enquanto) e UNTIL(at). O loop WHILE avalia a expresso antes que a atividade seja realizada, isto significa que a atividade talvez no seja realizada. O loop UNTIL ir avaliar a expresso aps a realizao da atividade, isto significa que atividade vai ser realizada pelo menos uma vez. O exemplo a seguir mostra uma situao tpica de loop em processo,

Aplicando uma atividade de loop (neste caso um subprocesso) o fluxo ficaria:

Business Process Modeling Notation


Powered By Gnofi Tecnologia, Apostila Vr 2.1 cs

Pgina 16

Curso de BPMN

A expresso booleana seria O produto no passou no teste? se a resposta for verdade ento a atividade ser realizada novamente e se for Falsa o processo seguir seu fluxo.

Loop Multi-Instance

Loop Multi-Instance reflete o construtor de programao de cada uma. A expresso de avaliao para um loop Multi-Instance uma expresso numrica avaliada somente antes que a atividade seja realizada. O resultado da avaliao da expresso ser um nmero inteiro que especificar o nmero de vezes que a atividade se repetir. Existem tambm duas variaes para o loop MultiInstance onde a estncia ser realizada sequencialmente ou paralelamente. Graficamente representado por trs linhas verticais A quantidade de vezes que a atividade vai ser realizada conhecida antes de ativ-la. Cada atividade realizada distinta das outras. usado quando desejamos realizar uma atividade vrias vezes com um conjunto de dados diferentes. As Instncias podem ocorrer sequencialmente ou em paralelo. Atributos devem definir estas caractersticas. Exemplo: Quando uma matriz de uma empresa est verificando os resultados financeiros de todas suas filiais. A condio de loop seria a quantidade de filiais que sero analisadas.

Business Process Modeling Notation


Powered By Gnofi Tecnologia, Apostila Vr 2.1 cs

Pgina 17

Curso de BPMN

AD HOC

Uma atividade Ad HOC identificada por um ~. Mas atividades (tarefas) em seu interior so soltas, ou seja, elas no so conectadas, isto significa que estas atividades podem ocorrer em qualquer ordem e vrias vezes e no existe a obrigatoriedade de executar todas as tarefas. Geralmente este tipo de atividade est relacionado com atividades humanas, onde a ordem, a quantidade de vezes e quais atividades sero realizadas, so decididas por quem as realiza. No prximo exemplo temos um subprocesso que realizado por um estagirio de um escrito de advocacia, ele ter que montar uma pasta com todos os documentos pertinentes ao processo que o referido escritrio ir trabalhar. Para realizar este trabalho ele precisar tirar fotocpias dos documentos originais, tem que lev-los para reconhecimento de firma em cartrios, pode passar fax, etc e no existe uma sequncia definida. Cada tarefa pode ser realizada quantas vezes forem necessrias, para o cumprimento da atividade Montagem de Processos Jurdicos.

Business Process Modeling Notation


Powered By Gnofi Tecnologia, Apostila Vr 2.1 cs

Pgina 18

Curso de BPMN

4. Token
Para ajudar-nos na compreenso do comportamento fundamental do modelo do BPMN usaremos o conceito de TOKEN. Token pode ser concebido como o objeto Terico que ns usamos para criar um comportamento descritivo do comportamento simulao dos elementos de fluxo da notao BPMN. Utilizando este artifcio podemos descrever como este terico componente viaja por meio do fluxo de sequncia e dos objetos de fluxos. O Token atravessa do incio at o fim do fluxo de sequncia (Flecha), instantaneamente; no existe um tempo associado com o Token enquanto percorre o fluxo de sequncia. Podemos pensar no Token como um pulso eltrico que percorre os elementos de fluxo do BPMN. Token

Token

Business Process Modeling Notation


Powered By Gnofi Tecnologia, Apostila Vr 2.1 cs

Pgina 19

Curso de BPMN
Sendo assim podemos imaginar como seria uma possvel trajetria do token no seguinte fluxo de processo se os documentos estiverem Ok.

Business Process Modeling Notation


Powered By Gnofi Tecnologia, Apostila Vr 2.1 cs

Pgina 20

Curso de BPMN

5. Ciclo de Vida da atividade


Quando se inicia uma atividade, isto , quando o Token chega a esta Atividade, ela muda o Status para "Pronta" isso no significa que a atividade comeou imediatamente. Outros fatores podem tambm afetar a realizao desta atividade. Neste exemplo a atividade (tarefa) Rever Projeto tem duas entradas separadas (Projeto lgico e Projeto Fsico) se essas entradas no esto disponveis quando o Token chega atividade, ento essa atividade no pode comear.

Tokenn

Para o tipo de tarefa (Usurio) necessrio o uso de uma aplicao e de um operador, se ambos no tiverem disponveis a atividade tambm no pode comear. Quando todas as restries estiverem resolvidas ento a atividade pode ser iniciada. Neste momento ela muda o status para "Em execuo e quando a atividade finalizada ela muda o Status para "Completada". Enquanto a atividade est no Status "Em Execuo" ela pode mudar para o status de "Pausada", "Reiniciada" e "Interrompida", modelando pontos de decises com Gateways ou Comporta de deciso.

6. Modelando pontos de decises com Gateways (Comporta de deciso)


Gateways so elementos de modelagem que controlam como os fluxos de processo divergem (Split) ou convergem (merge) representando pontos de controle para os caminhos dentro do processo. Se um processo no requer controle, ento no h necessidade do uso do elemento Gateway. Decises, unies, bifurcao e as combinaes no fluxo do processo so modeladas com o smbolo de gateway. Podemos pensar no gateway como sendo as questes que so feitas em um ponto do fluxo do processo. A questo tem definido um conjunto de respostas alternativas, o qual afeta uma das portas do Gateway (ou Comporta). Os smbolos representando os tipos de Gateways esto descritos na tabela abaixo:

Business Process Modeling Notation


Powered By Gnofi Tecnologia, Apostila Vr 2.1 cs

Pgina 21

Curso de BPMN

Gateways ou Comportas
Exclusive Gateway Decision

No Gateway Exclusive Baseado em Dados, as condies para as alternativas devem ser avaliadas na ordem especificada. A primeira das alternativas que for avaliada como VERDADEIRA ir determinar o fluxo que ser seguido. Visto que o comportamento do Gateway exclusivo, qualquer outra condio que realmente possa ser VERDADEIRA ir ser ignorada. Somente um caminho pode ser escolhido. Um dos caminhos deve ser o padro (DEFAULT) e o ultimo caminho a ser considerado. Isto significa que se nenhum dos outros caminhos for escolhido, ento o caminho padro ir ser o escolhido. Supondo que na execuo deste fluxo a resposta do Gateway seja Sim ento o Token teria o seguinte comportamento.

Business Process Modeling Notation


Powered By Gnofi Tecnologia, Apostila Vr 2.1 cs

Pgina 22

Curso de BPMN
Exclusive Gateway Merge (XOR)

Exclusive Gateway tambm pode ser usado como convergentes de Fluxos (Merge). Isto , ele pode ter mltiplas entradas de fluxo de sequncia. Entretanto, quando um Token chega a um Exclusive Gateway, no h validao de condio. Nem h necessidade de sincronizao de TOKENS que possam vir de qualquer dos outros fluxos de sequncia. O Token, quando chega ao Exclusive Gateway, imediatamente move-se para o fluxo de sada. Geralmente se utiliza este Gateway quando a atividade que vem aps este Gateway Exclusive comum a todas as ramificaes que o antecedem. No exemplo abaixo a Atividade Preparar Compras do Cliente ser realizada independente da forma de pagamento. Ento, supondo que o pagamento tenha sido realizado em dinheiro o fluxo do Token Seria:

Business Process Modeling Notation


Powered By Gnofi Tecnologia, Apostila Vr 2.1 cs

Pgina 23

Curso de BPMN
Event-Based Exclusive Gateway Decision

O Exclusive Gateway Baseados em eventos representa uma alternativa de pontos de ramificaes onde a deciso baseada sobre dois ou mais eventos que possam ocorrer. Ele tem o mesmo comportamento do Exclusive Gateway Baseado em dados, isto , somente uma das ramificaes ser escolhida. Processos que envolvem comunicao com parceiro de negcio ou alguma entidade externa necessita deste comportamento. No exemplo acima a atividade Enviar Proposta de Crdito usada para enviar uma proposta a um cliente (entidade Externa), seguindo o Fluxo temos um Exclusive Gateway Baseados em eventos, neste ponto o processo fica esperando que um dos trs possveis eventos acontea: ou chega at ele uma mensagem SIM, uma mensagem NO ou o Temporizador de 5 dias finaliza a contagem. O comportamento que quando o Token chega neste Gateway ele replicado para cada um dos eventos.

Business Process Modeling Notation


Powered By Gnofi Tecnologia, Apostila Vr 2.1 cs

Pgina 24

Curso de BPMN

Assim o primeiro evento que venha ocorrer disparar seu Token e eliminar os demais. Partindo do exemplo acima, suponhamos que o cliente enviou a mensagem SIM, neste caso o Token que est no Evento que receber a mensagem SIM ir seguir o seu caminho e os demais sero eliminados.

Business Process Modeling Notation


Powered By Gnofi Tecnologia, Apostila Vr 2.1 cs

Pgina 25

Curso de BPMN
Parallel Gateway Decision

Um Gateway paralelo tambm chamado de AND. No h processo de deciso, todos os caminhos so seguidos. Quando um token chega a um Parallel Gateway no existe avaliao de condio sobre o fluxo de sequncia (Diferentemente do Exclusive Gateway), por definio este gateway ir criar caminhos paralelos, isto significa que o Gateway ir criar o nmero de Tokens iguais ao nmero de fluxo de sequncia de sadas. No exemplo acima aps a Atividade Preparar Documentos para Assinatura, tanto a Atividade Preparar Contrato quanto Preparar Procurao sero executadas.

Business Process Modeling Notation


Powered By Gnofi Tecnologia, Apostila Vr 2.1 cs

Pgina 26

Curso de BPMN
Parallel Gateway Merge

Utilize o Gateway Parallel Gateway Merge quando os caminhos paralelos necessitam ser sincronizados antes de o processo continuar. Para sincronizar o fluxo, o Parallel Gateway ir esperar que todos os Tokens cheguem de cada Fluxo de sequncia de entrada. No exemplo acima, suponhamos que a atividade Preparar Contrato termine primeiro do que a atividade Preparar Procurao o Token T1 desta atividade chegar primeiro no Parallel Gateway.

Este ento esperar que o Token T2 da atividade Preparar Procurao chegue para sincronizar ambos os toquens e dar continuidade ao fluxo do processo.

Business Process Modeling Notation


Powered By Gnofi Tecnologia, Apostila Vr 2.1 cs

Pgina 27

Curso de BPMN

Business Process Modeling Notation


Powered By Gnofi Tecnologia, Apostila Vr 2.1 cs

Pgina 28

Curso de BPMN

Inclusive Gateway Decision

Tal como o Exclusive Gateway (decision) , um Inclusive Gateway (decision) tem vrias sequncias de sada, cria vrios caminhos (ramificaes) alternativos baseados sobre as condies destes fluxos de sequncia. A diferena que o Inclusive Gateway pode ativar uma ou mais ramificaes, isto significa que, uma ou mais das sadas do fluxo de sequncia pode ser seguida. Cada condio que for avaliada como verdadeira ir resultar em um Token movendo sobre este fluxo de sequncia. No pode acontecer de no ter sada. Caso nenhuma condio seja satisfeita voc deve especificar uma sada padro (default). No exemplo acima o fluxo Carto de Dbito? a sada padro, identificada com um corte transversal (/) no seu fluxo de sequncia. Partindo do exemplo acima, suponhamos que na atividade Definir Servio foram escolhidos os seguintes servios: 1. Cheque Especial 2. Carto de Crdito Internacional 3. Carto de Dbito O comportamento do Token seria,

Business Process Modeling Notation


Powered By Gnofi Tecnologia, Apostila Vr 2.1 cs

Pgina 29

Curso de BPMN

Caso na atividade Definir Servios no fosse escolhida nenhum servio, o caminho padro seria ento ativado, assegurando que o processo no fique emperrado.

Inclusive Gateway Merge

Business Process Modeling Notation


Powered By Gnofi Tecnologia, Apostila Vr 2.1 cs

Pgina 30

Curso de BPMN

O Inclusive Gateway Merge ir sincronizar cada um dos Tokens que estejam nos fluxos de sequncia, isto que disser que enquanto tiver um Token em qualquer um dos fluxos de sequncia que cheguem ao inclusive Gateway o processo no tem andamento. Partindo do exemplo acima, suponha que a atividade confeccionar cheque Especial termine primeiro que as atividades Confeccionar Carto Internacional e Confeccionar Carto de Dbito ento o Token T1 desta atividade chega ao Inclusive Gateway. Este percebe que tem mais dois Token T2 e T3 que faltam chegar.

Business Process Modeling Notation


Powered By Gnofi Tecnologia, Apostila Vr 2.1 cs

Pgina 31

Curso de BPMN

. Agora a atividade Confeccionar Carto de Dbito completada, ento o Token T3 sai desta atividade e chega ao Inclusive Gateway, que fica esperando pelo o ultimo Token T2.

Por ltimo a Atividade Confeccionar Carto Internacional completada, neste momento o Token T2 sai desta atividade e chega ao Inclusive Gateway. Agora todos os Tokens sero sincronizados e deste Gateway sair um nico Token dando continuidade ao fluxo do Processo.

Business Process Modeling Notation


Powered By Gnofi Tecnologia, Apostila Vr 2.1 cs

Pgina 32

Curso de BPMN

Token Sicronizado

Business Process Modeling Notation


Powered By Gnofi Tecnologia, Apostila Vr 2.1 cs

Pgina 33

Curso de BPMN
Complex Gateway Decision

A expresso foi colocada em um elemento de notao, para uma melhor clareza

Quando o Gateway usado como uma deciso, ento a expresso determina a sada que o fluxo de sequncia ir escolher para continuar o processo. A expresso talvez se refira ao dado do processo e ao status para fluxo de sequncia de sada. Por exemplo, uma expresso talvez avalie o dado do processo e ento selecione um conjunto de sada do fluxo de sequncia, baseados sobre os resultados da avaliao. Porm, a expresso dever ser projetada para que ao menos uma das sadas do fluxo de sequncia seja escolhida. No Exemplo acima a expresso avalia se o pagamento foi realizado a vista ou Carto de Dbito, no caso de acontecer uma destas atividades ento a atividade Entregar Brinde ocorrer tambm.

Business Process Modeling Notation


Powered By Gnofi Tecnologia, Apostila Vr 2.1 cs

Pgina 34

Curso de BPMN
Complex Gateway Merge

Quando o Gateway usado como merge, ento nele dever ter uma expresso que determinar qual das expresses do fluxo de seqncia ir ser obrigatria para o processo continuar. A expresso talvez se refira ao dado do processo. Por exemplo, uma expresso pode especificar que qualquer uma dos 2, dentre os 3 fluxos de seqncia de entrada, ir continuar o processo. Outro exemplo poderia ser uma expresso que especifique que o Token da atividade Realizar Teste A requerido para fluxo de sequncia e que um Token da sequncia de fluxo Realizar Teste B ou Realizar Teste C aceitvel. Porm, a expresso deve ser projetada de tal forma que processo no crie um impasse. No exemplo acima estamos especificando que o teste A obrigatrio e que qualquer uma das outras duas atividades opcional. Isto , o Token da atividade A deve ser sincronizado com um ou os dois outros Tokens . Suponha que o Token T1 da atividade Realizar Teste A chegue ao Complex Gateway Merge este ir esperar por mais um Token para dar sequncia ao Fluxo do processo.

Business Process Modeling Notation


Powered By Gnofi Tecnologia, Apostila Vr 2.1 cs

Pgina 35

Curso de BPMN

Agora a atividade Realizar Teste C finaliza. Neste momento o seu Token T3 chega ao Complex Gateway Merge e este sincronizado com o Token T1 e o fluxo do processo tem continuidade.

TOKEN Sincronizado

7. Pools e Lanes Quem faz o qu?


medida que voc progride na modelagem de fluxo de processo, voc pega os processos, eventos e gateways do diagrama de processo de negcio e os colocam dentro de Pools ou Lanes. Um Pool um desenho com uma regio retangular desenhada horizontalmente atravs do diagrama. Uma Lane uma subpartio dentro do Pool e estende-se por todo comprimento do Pool. Tipicamente, um Pool representa uma organizao e a Lane representa os departamentos dentro desta organizao. Pegando os processos e colocando-os dentro de um Pool ou Lanes, voc est

Business Process Modeling Notation


Powered By Gnofi Tecnologia, Apostila Vr 2.1 cs

Pgina 36

Curso de BPMN
especificando QUEM faz O QU, especificando, para eventos, ONDE eles ocorrem e para os gateways ONDE AS DECISES so tomadas, ou QUEM as toma.

Poderamos fazer uma analogia entre estas representaes e uma piscina, bem interessante. Voc pode imaginar um processo como sendo uma piscina com raias dentro dela, e a troca de raias como a necessidade de realizar uma atividade dentro dela. Ento um Pool pode ser considerado como uma piscina de recursos. Existe ocasio em que o processo necessita saltar para outro Pool, porque este tem diferentes recursos necessrios para completar a atividade.

7.1.Um POOL pode representar muitas coisas


Um Pool pode representar outras coisas alm de uma organizao, tais como uma Funo (Algo que a organizao realiza, tal como Vendas, Treinamentos ou Compras), uma Aplicao (ou programa de computador), uma Localizao (Uma localizao fsica na companhia), uma Classe (Um mdulo de um software em um programa orientado a objeto), ou uma entidade (representao lgica de uma tabela de um banco de dados). Ele pode somente representar uma coisa. Mais esta coisa pode ser de diferentes tipos. Concluindo, BPMN est destinado a ser o novo padro de modelagem de processos de negcio e Web Services. Ele projetado para lhe permitir facilmente modelar tpicos processos de negcios, e oferecem a capacidade de modelar processos de negcios complexos, incluindo a passagem de mensagens via Web Services.

Business Process Modeling Notation


Powered By Gnofi Tecnologia, Apostila Vr 2.1 cs

Pgina 37

Curso de BPMN

Aprendendo BPMN por meio de um exemplo


Business Process Modeling Notation BPMN proporciona uma linguagem comum para que as partes envolvidas possam comunicar os processos de forma clara, completa e eficiente. Desta forma BPMN define a notao e semntica de um diagrama de Processos de Negcio (Business Process Diagram, BPD). BPD um Diagrama desenhado para representar graficamente a sequncia de todas as atividades que ocorrem durante um processo baseado na tcnica de Flow Chart, incluindo todas as informaes necessrias para anlises. BPD um diagrama desenhado para ser usado pelos analistas de processos os quais desenham, controlam e fazem gesto dos processos. Dentro de um Diagrama de Processo de Negcio BPD se utilizam um conjunto de elementos grficos, que se encontram agrupados em categorias. Para introduzir o tema de BPMN, no decorrer deste documento o leitor se encontrar com uma srie de exemplos desenvolvidos em torno de um processo de Solicitao de crdito de Consumo Um processo de crdito consta basicamente de um registro de solicitao, em que o cliente ir manifestar seu interesse de adquirir um crdito. Nesta etapa se inclui a apresentao da solicitao e documentao requerida pela entidade de Crdito, na sequncia se realiza uma verificao das informaes, posteriormente segue a etapa de anlise da solicitao de crdito e por ultimo encontramos as atividades referentes realizao efetiva do crdito ou comunicao da recusa ao cliente.

Business Process Modeling Notation


Powered By Gnofi Tecnologia, Apostila Vr 2.1 cs

Pgina 38

Curso de BPMN
Como pode observar no exemplo acima, dentro de um diagrama de processos de negcio existe um conjunto de elementos grficos que nos permitem representar um processo de negcio. No exemplo anterior se pode visualizar diferentes tipos de elementos que descrevem o comportamento do processo, dentre estes elementos encontramos as ATIVIDADES que representam o trabalho realizado, os EVENTOS de incio e de fim do processo que indicam o incio e o fim do processo e os elementos de deciso conhecidos em BPMN como Gateways (comportas) que indicam uma diviso no caminho. Estes elementos se encontram conectados por linhas de sequncia que mostram como flui o processo. O princpio do processo de solicitao de crdito est evidenciado na figura Evento de incio indicando o comeo do processo. Os processos podem iniciar de diferentes formas, BPMN fornece diferentes tipos de eventos de incio (Simples, mensagem, sinal entre outras). O Gateway ou Comporta utilizada dentro do exemplo anterior a comporta EXCLUSIVE, esta comporta como elemento de deciso se comporta como um XOR, que dizer, das varias alternativas apresentadas s uma delas pode ser tomada. Dentro do processo de solicitao de crdito podemos observar dois exemplos do uso da comporta EXCLUSIVA, no primeiro dependendo do resultado da verificao da informao do solicitante o fluxo tomaria um caminho; o outro, se o resultado for Recusado o processo terminaria e se o solicitante for aceito o processo continua. Na segunda comporta a deciso ser tomada com base no resultado do estudo do pedido do crdito, uma vez que se a solicitao for recusada o cliente informado e se for aprovada se procede com a realizao do desembolso. Se analisarmos o processo de solicitao de crdito, podemos ver que existem atividades que podem ser analisadas com mais detalhes, uma destas atividades a Verificao da Informao fornecida pelo solicitante, uma vez que normalmente as entidades que concedem crditos realizam vrias anlises do solicitante , por exemplo se verifica se o solicitante j um cliente da entidade, se um cliente que o banco tem interesse, ou por outro lado, se este se encontra em uma lista de clientes negativados e posteriormente, consulta sua situao financeira. As atividades podem ser compostas ou Atmica, dentro do BPMN as atividades compostas so conhecidas como Sub-Processos e as atividades atmicas como tarefas. Tarefas (task): Uma tarefa utilizada quando o trabalho no processo no mais decomposta em mais detalhes. executada por uma pessoa e/ou uma aplicao.

Subprocesso: uma atividade composta que includa dentro de um processo. Esta atividade por sua vez composta de um conjunto de atividades e uma sequncia lgica (processo) que indica que a referida atividade pode ser analisada em mais detalhes, visualmente pode aparecer em modo contrado ou expandido.

O diagrama de fluxo do processo de solicitao de Crdito ficaria da seguinte maneira ao transformar a atividade de Verificar Informao do Solicitante como um subprocesso. Business Process Modeling Notation
Powered By Gnofi Tecnologia, Apostila Vr 2.1 cs

Pgina 39

Curso de BPMN

O Subprocesso Verificar Informao do Solicitante pode ser:

Business Process Modeling Notation


Powered By Gnofi Tecnologia, Apostila Vr 2.1 cs

Pgina 40

Curso de BPMN
Tambm possvel visualizar o processo de solicitao de crdito com o subprocesso Verificar Informao do Solicitante expandido:

Adicionalmente, dentro do Subprocesso Verificar Informao do Solicitante encontramos as atividades Verificar a Existncia do Cliente, Verificar Lista de Negativados e Verificar Perfil de Crdito que so tarefas automticas, em que a realizao ocorre por meio de um sistema sem a interveno humana, podendo ser uma aplicao automtica ou um servio WEB. Para diagramar este tipo de atividades BPMN prope um tipo de tarefa chamada Tarefa Automtica (Service). O Subprocesso Verificar Informao do Solicitante teria agora o seguinte aspecto:

Business Process Modeling Notation


Powered By Gnofi Tecnologia, Apostila Vr 2.1 cs

Pgina 41

Curso de BPMN
Outra das atividades do processo de Solicitao de Crdito que pode ser mais detalhada a atividade a Desembolsar Crdito.

Se visualizarmos o Subprocesso Desembolsar Crdito representado no diagrama abaixo, podemos observar que existem vrias formas de desembolsar um crdito; Desembolsar em Conta, abono em outro crdito ou Cheques. Estas formas no necessariamente tm que ser excludentes, quer dizer, um crdito pode ser desembolsado usando s uma das formas disponveis, ou usando diferentes combinaes, por exemplo, uma parte com abono em uma conta e outra parte em cheque. Para diagramar esta situao de negcio se utiliza o Gateway (Comporta) INCLUSIVE como elemento de deciso, esta comporta permitir ativar um ou vrios caminhos dependendo dos dados do processo.

Business Process Modeling Notation


Powered By Gnofi Tecnologia, Apostila Vr 2.1 cs

Pgina 42

Curso de BPMN
Uma vez desembolsado o crdito deve-se informar ao cliente o resultado, mas necessrio que todas as ramificaes que foram ativadas sejam finalizadas para realizar a atividade de Informar Resultado ao Cliente, para isto se utiliza a Comporta (Gateway) Inclusive como elemento de convergncia (Sincronizador) o que significa que esta esperar por todas as ramificaes ativadas antes de continuar o fluxo. No exemplo anterior visualizamos uma ANOTAES dentro do diagrama do processo, BPMN provem diferentes artefatos que permitem incluir informaes adicionais sobre o diagrama e desta forma fornece ao leitor maiores detalhes do processo. No BPMN tambm possvel detalhar quais atividades so automticas (Tarefas Automticas) ,quais so realizadas com ajuda de um sistema (Tarefa de Usurio), quais so realizadas manualmente (Tarefas Manuais), dentre outras. Dentro do Subprocesso Desembolsar Crdito, as tarefas de Desembolsar com abono em Conta, Desembolsar em Cheque e Desembolsar com abono a Outro Crdito so Tarefas Automticas, quer dizer, so realizadas por sistemas sem a interveno humana, adicionalmente poderamos especificar que a atividade Entregar Cheque uma tarefa completamente Manual e que a atividade Completar Informaes Desembolso realizada com ajuda de uma aplicao, indicada como uma Tarefa de Usurio.

Suponhamos que uma vez aprovado o crdito necessrio coordenar uma data de desembolso com o cliente, para tanto o desembolso efetivo s deveria ser feito unicamente no dia acordado com o cliente. Para isto, necessrio realizar uma espera antes das tarefas de desembolso. O BPMN oferece o Evento Intermedirio Temporizador, o qual um tipo de evento intermedirio que representa uma espera dentro do Fluxo.

Business Process Modeling Notation


Powered By Gnofi Tecnologia, Apostila Vr 2.1 cs

Pgina 43

Curso de BPMN

Retornando ao processo de Solicitao de Crdito, possvel que em um determinado momento da solicitao, o cliente no apresente todos os documentos requeridos, mas no possvel continuar com o processo at que toda a documentao esteja completa. Por isso faz-se necessrio incluir uma atividade de recepo de documentao de documentos, mas o cumprimento desta atividade depende do cliente e no do funcionrio da entidade. Para esta situao possvel utilizar um Evento Intermedirio Simples.

Business Process Modeling Notation


Powered By Gnofi Tecnologia, Apostila Vr 2.1 cs

Pgina 44

Curso de BPMN
No caso anterior o evento Intermedirio Simples Receber Docs representa algo que pode ocorrer dentro do fluxo do processo e no depende do usurio e sim de um cliente externo . Temos mais um detalhe que devemos prestar ateno. A entrega de documentos algo que pode ou no ocorrer dentro do processo, isto , o cliente pode no apresentar os documentos ou levar muito tempo para faz-lo, por isso necessrio controlar o tempo que dado ao cliente para a entrega dos documentos e desta forma poder cobr-lo caso no o faa ou demore muito tempo para faz-lo. Para isto necessrio diagrama dentro do processo de Solicitao de Crdito as seguintes situaes: o cliente tem um tempo para entregar os documentos, se isto no ocorre dentro deste tempo, se desabilita o evento simples de Receber Docs e se procede atividade de Contactar o Cliente para que este traga os documentos. Porm se os documentos so entregues pelo cliente dentro do tempo esperado, se reviso os documentos e o tempo que controla a entrega dos documentos deve deixar de correr, isto , se desabilita o Evento intermedirio Temporizador. Para diagramar esta situao vamos utilizar a Comporta (Gateway) Exclusiva Baseada em Eventos, esta comporta permite habilitar vrios caminhos alternativos e somente um deles ser executado, O primeiro Ganha j que este ganhador desabilita todos os outros caminhos. O processo se visualizaria da seguinte forma:

Business Process Modeling Notation


Powered By Gnofi Tecnologia, Apostila Vr 2.1 cs

Pgina 45

Curso de BPMN
Por ultimo, os diagramas de processos de negcio normalmente utilizam separadores visuais indicando papeis ou diferentes responsabilidades das atividades de um processo BPMN permite diagramar as diferentes reas ou participantes que interagem dentro do processo, para isto vamos utilizar Lanes e o processo ficaria da seguinte forma.

Business Process Modeling Notation


Powered By Gnofi Tecnologia, Apostila Vr 2.1 cs

Pgina 46

Curso de BPMN
Referencias:
1. Business Process Modeling Notation, V1.1 OMG Available Specification OMG
Document Number: formal/2008-01-17 Standard document URL:

http://www.omg.org/spec/BPMN/1.1/PDF
2. BPMN and Business Process Management ,Introduction to the New Business Process Modeling Standard By Martin Owen and Jog Raj, Popkin Software 3. BPMN Modeling and Reference Guide, Stephen A. White, Derek Miers. 4. Business Process Model and Notation (BPMN) 2.0 Request For Proposal OMG Document: BMI/2007-06-05 5. Introduction to BPMN Stephen A. White, BPM Architect, IBM 6. Modelagem de Processos de negcios com BPMN, Gluco S. Reis. Editora PortalBMP, www.portalbpm.com.br. 7. Documentao Bizagi, www.bizagi.com 8. The MicroGuide Process Modeling in BPMN, Tom Debevoise , Rick Geneva.

Business Process Modeling Notation


Powered By Gnofi Tecnologia, Apostila Vr 2.1 cs

Pgina 47

Potrebbero piacerti anche