Sei sulla pagina 1di 56

Tcnica de Batimentos

Badminton

Tcnica de Batimentos

Tcnica
Definio de tcnica desportiva
Existem inmeras definies para tcnica desportiva, para Rothing (1983) a tcnica desportiva uma sequncia especfica de aces motoras que tm como objectivo solucionar as tarefas exigidas por determinadas situaes desportivas para Matveiev (1986) critrio mais geral da eficincia de uma tcnica desportiva determinado pela diferena entre o resultado desportivo realmente conseguido e o resultado calculado, que o praticante poderia ter conseguido se utilizasse o mximo das suas possibilidades morfolgico-funcionais. Sistematizando, o factor tcnico desportivo definido por um sistema especializado de aces motoras para a obteno de elevados rendimentos desportivos. Com efeito, a aprendizagem da tcnica desportiva permite a aquisio de uma disponibilidade motora por forma que os praticantes se adaptarem eficazmente s mltiplas e divergentes situaes de competio.

Objectivos do treino tcnico desportivo


O objectivo da aprendizagem da tcnica desportiva em determinada modalidade segundo Castelo, estabelece-se sob duas vertentes fundamentais: a aquisio de um conjunto de aptides tcnico-desportivas e o seu respectivo aperfeioamento e desenvolvimento. A importncia da tcnica nas diferentes modalidades desportivas relativa, pois nas modalidades de fora explosiva a tcnica tem essencialmente como funo tornar mxima a acelerao; em modalidades de resistncia a tcnica serve para tornar econmico o processo motor; em modalidades de exactido a tcnica desportiva o contedo fundamental do treino (que serve para aumentar a preciso); nas modalidades de estrutura complexa a tcnica tem uma funo com aspectos complexos e variados que no possvel definir com uma s expresso, dizemos ento que engloba todas as anteriores que para finalizar ser o caso da modalidade de Badminton. Referindo-nos especificamente ao Badminton, a tcnica de batimento pode ser definida como um sistema (experimentado e testado na prtica) de movimentos sucessivos e simultneos que permitem ao atleta atingir o objectivo do jogo, ou seja, bater o volante por cima da rede para o cho do campo adversrio. A fim de ser considerada eficaz e prtica a tcnica de batimentos de um atleta, deve: estar em conformidade, respeitar as leis de jogo; tomar em considerao as condies materiais do jogo, como as dimenses do campo, altura da rede, desenho e caractersticas de voo do volante, desenho e peso da raquete, condies climticas (temperatura e hmidade). Sobretudo, a tcnica de batimentos utilizada pelo atleta deve: respeitar os limites fixados pela anatomia e fisiologia humana; dentro dos limites fixados, tirar o mximo proveito, das propriedades anatmicas, fisiolgicas e mecnicas do corpo humano.
Professor Jorge Cao

Tcnica de Batimentos

Existe um consenso geral entre os melhores jogadores e treinadores, admitindo que o Badminton moderno um jogo extremamente rpido onde a velocidade um factor chave e tanto o treino tcnico como o tctico, devem ir ao encontro ou reunir as exigncias de velocidade, agressividade, preciso e flexibilidade do jogo. Quando nos debruamos sobre a tcnica de batimentos, consideramos que os principais critrios de execuo, so: velocidade de execuo; preciso do batimento (colocao do volante bem definida); consistncia (aptido de executar correctamente um grande nmero de batimentos). Entre estes factores, a consistncia o resultado de treino intenso e sistemtico, cujo objectivo produzirmos uma automatizao do movimento que possa ser ajustado rapidamente s diversas situaes. A velocidade de execuo e a preciso do batimento esto altamente dependentes da habilidade ou aptido do atleta em utilizar plenamente as propriedades anatmicas e fisiolgicas do seu corpo, assim como as leis da fsica. Alm disto, a velocidade do movimento est tambm dependente das qualidades neuromusculares e coordenativas que podem ser desenvolvidas atravs do treino sistemtico.

Suporte anatmico
O estudo da Anatomia tem dois objectivos principais: Desenvolver a capacidade de observao e de descrio; Aquisio de conhecimentos sobre as estruturas corporais, do ponto de vista macroscpico.

A capacidade de observao e de descrio desenvolve-se merc do estabelecimento de um certo nmero de princpios clssicos que passaremos a estudar. A primeira noo a considerar a necessidade de estudar o corpo humano numa dada posio a fim de se poder adoptar uma nomenclatura universal. Essa posio, denominada posio descritiva anatmica (Fig. 1), considerada com o indivduo em p, a face e as palmas das mos voltadas para o observador: a posio de supinao vertical. Fig. 1, Posio descritiva anatmica Assim, sempre que nos dispomos a descrever uma pea anatmica, devemos consider-la como pertencente a um indivduo que est voltado para ns.

Professor Jorge Cao

Tcnica de Batimentos

A segunda noo a considerar a do estabelecimento de planos descritivos: 1 - Plano horizontal plano paralelo ao solo 2 - Plano sagital plano vertical no sentido antero- posterior 3 - Plano coronal plano vertical no sentido lateral Planos oblquos planos intermdios aos referidos A terceira noo a considerar a relatividade de posio pontual: Anterior formao que se situa frente, 3 considerando o plano coronal Posterior formao que se encontra atrs, considerando o plano coronal Superior formao que se encontra acima, considerando o plano horizontal Inferior formao que se encontra abaixo, considerando o plano horizontal Fig. 2, Planos descritivos Interno formao que se encontra mais prxima do plano mdio-sagital Externo formao que se encontra mais longe do plano mdio-sagital Proximal formao que se encontra mais prxima da extremidade ceflica Distal formao que se encontra mais distante da extremidade ceflica Interior formao que se encontra dentro do segmento considerado Exterior formao que se encontra superfcie do segmento considerado A quarta noo a considerar a relatividade de posio segmentar: Varismo quando dois segmentos formam um ngulo que olha para o lado externo Valgismo - quando dois segmentos formam um ngulo que olha para o lado interno Equinismo quando o p se encontra em posio de mxima plantar-flexo Talismo quando o p se encontra em posio de mxima dorsal-flexo Lordose posio da coluna em que descreve um arco de concavidade posterior Cifose - posio da coluna em que descreve um arco de concavidade anterior Escoliose posio da coluna em que descreve um arco no sentido lateral 2

Fig. 3, posies segmentares


Professor Jorge Cao

Tcnica de Batimentos

A quinta noo a considerar a orientao e posicionamento dos rgos do corpo, definindo, por um lado, a sua relao com os trs planos perpendiculares mdios, horizontal, sagital e coronal. Nesta anlise iremos restringir-nos aos movimentos do punho, antebrao e brao, pois estes esto implicados em todos os batimentos. No entanto, no deixaremos de realar o facto de que na maioria dos batimentos outras articulaes e msculos do tronco e pernas estarem envolvidos.

Brao
Localizam-se aqui cinco msculos que tm insero nos ossos do antebrao e actuam nos movimentos do cotovelo. Trs deles ocupam a regio anterior Bicpete Braquial, Braquial Anterior e Braqueo-Radial e dois na regio posterior Tricpete Braquial e Ancneo. Os msculos da regio anterior so essencialmente flexores do cotovelo enquanto os da regio posterior so extensores. O Bicpete Braquial e a Longa Poro do Tricpete Braquial, que atravessam tambm a articulao escpulo-umeral, so msculos bi-articulares.

Fig. 4, Abduo (1), rotao externa (2) e aduo (3)

Fig. 5, flexo (2)

Combinaes destas aces ocorrem frequentemente durante o jogo, explorando assim a grande amplitude de movimentos desta articulao. Os msculos responsveis por esta variada gama de aces esto localizados no brao (como j referimos mas tambm no peito e nas costas).

Antebrao
medida que se caminha do tronco para as extremidades, os msculos vo-se tornando mais delgados e mais numerosos, permitindo maior mincia e preciso de movimentos. Os msculos do antebrao repartem-se por dois compartimentos anterointerno e postero-externo.

Professor Jorge Cao

Tcnica de Batimentos

Fig. 6, pronao (3)

Fig. 7, supinao (4)

Funcionalmente os msculos do antebrao podem ser divididos em trs grupos: aqueles que se inserem no rdio e produzem movimentos de pronao e supinao no antebrao (Fig. 6 e 7 respectivamente); aqueles que se inserem nos ossos do carpo e metacarpo e intervm nos movimentos da mo; e os que terminam nas falanges actuando principalmente nos movimentos dos dedos

Punho
O punho um complexo muito adaptvel de articulaes, oferecendo movimentos de flexo e extenso ambos no plano sagital (Fig. 8) e aduo e abduo ambos no plano frontal (Fig. 9).

Fig. 8, flexo (1) e extenso (2)

A combinao sucessiva destas aces chama-se circundao. Os msculos responsveis pela movimentao do punho, assim como dos dedos da mo, esto localizados no antebrao, geralmente funcionam em conjunto em vrias combinaes.

Fig. 9, abduo (3) e aduo (4)

Professor Jorge Cao

Tcnica de Batimentos

Aco do Pulso nos batimentos potentes


A contribuio das articulaes implicadas num determinado batimento pode variar ligeiramente entre cada atleta. Investigao recente feita ao nvel dos batimentos potentes executados pelos melhores jogadores mundiais, com a ajuda de cinematografia a alta velocidade, vem-nos confirmar que o pulso tem um papel mnimo ao nvel dos batimentos potentes. No seu pormenorizado estudo biomecnico sobre estes batimentos Gowitzke e Waddel chegaram concluso que nos batimentos potentes os atletas apresentavam um pouco ou nenhum envolvimento clssico do pulso e adoptavam uma posio do pulso na maioria dos batimentos conhecida por Flexo Radial. As principais aces responsveis pela acelerao da cabea da raquete ao nvel do membro superior so: 1) Rotao do brao; 2) Extenso do cotovelo; 3) Aco fundamental da rotao do antebrao. O princpio do envolvimento sucessivo das alavancas ou articulaes, para aumentar a velocidade e o comprimento do brao da raquete, igualmente aplicvel tanto nos batimentos de direita como de esquerda. Resumindo o membro superior primeiramente flectido e subsequentemente rodado, estendido e rodado novamente, antes do contacto com o volante. Estas investigaes vm de decerto modo, contrariar a maioria dos autores que atribuem ao pulso e flexo e extenso do mesmo, o factor principal da gerao de velocidade da cabea da raquete e consequente fora aplicada ao volante. Se compararmos a flexo e extenso do pulso com a pronao e supinao do antebrao, conclui-se que estas tm uma amplitude aproximada de 180 e a flexo e extenso do pulso cerca de 125. Logo, teremos 55 a mais de amplitude de movimento no antebrao e maior percurso de acelerao, que nos dar desta forma maiores possibilidades de acelerao do movimento, transmitindo assim mais potncia ao volante.

Suporte fisiolgico e mecnico


Acrscimo de velocidade nas aces de batimento
Afim de acelerar a raquete que pesa cerca de 100 gramas, um atleta necessita essencialmente de fora explosiva e no de fora mxima. O atleta deve produzir um grande ndice de fora no menor tempo possvel. De acordo com estudos, o tempo aproximado que um atleta leva a executar um batimento potente cerca de um dcimo de segundo! A tarefa do atleta facilitada pelo efeito repercutivo (rebound): um msculo desenvolve maior potncia (e consome menos energia) se for alongado imediatamente antes de ser activado (Astrand/Rodhal). Este efeito repercutivo pode ser observado em muitas situaes, especialmente nas do tipo de salto, lanamento e batimento. A caracterstica comum dos movimentos associando o efeito repercutivo (rebound) a existncia de uma sequncia de aces articulares distintas. Esta sequncia de aces articulares nos batimentos potentes
Professor Jorge Cao

Tcnica de Batimentos

iniciada dos msculos prximais e maiores e prossegue nos msculos distais e mais pequenos. Se movermos a anca (segmento proximal) frente do ombro (segmento distal), os msculos abdominais so alongados. Estes msculos acabam por armazenar energia elstica, a qual apoiar a energia qumica produzida durante a contraco. As vantagens do emprego sequencial das aces articulares durante os batimentos potentes so: os msculos so alongados antes da contraco, desenvolvendo maior potncia; as foras de inrcia existentes no incio do movimento podem ser mais facilmente vencidas pela activao dos mais volumosos grupos musculares das pernas e do tronco; o gasto de energia menor, um factor importante num jogo como o Badminton em que a resistncia desempenha um papel fundamental.

Acrscimo do percurso de acelerao


Afim de aumentarmos a velocidade de um batimento, o segmento batedor deve ser movimentado para uma posio o mais longe possvel do volante, de forma a aumentarmos a distncia sobre o qual pode funcionar este mesmo segmento durante a fase do batimento. Num jogo rpido como o Badminton isto depende frequentemente do tempo disponvel e dos segmentos corporais implicados neste movimento preparatrio, mas todos os esforos devem ser feitos para rodarmos o tronco cerca de 90 em relao rede.

Maximizao da fora final aplicada


Comparando com desportos como o lanamento do dardo e do martelo, onde o percurso de acelerao pode ser aumentado pela corrida ou pelos movimentos rotativos, as opes para o jogador de Badminton so de facto escassas. Se ns, no entanto, queremos alcanar uma elevada fora final, uma grande quantidade de movimento deve ser gerada logo desde o incio do movimento preparatrio no sentido oposto. Esta fase preparatria tem como objectivo favorecer o efeito repercutivo (rebound) dos grupos musculares directamente implicados no movimento ao along-los e o aumento do percurso de acelerao ao afastar-nos do objecto a bater aumentando assim, desta forma, pela conjugao de ambos, a fora final aplicada. Este efeito s pode ser utilizado se no houver pausa entre o movimento preparatrio e o movimento produtor de fora.

Acrscimo de preciso nas aces de batimento


J nos referimos anteriormente ao facto de que afim de se aumentar a velocidade de um batimento, os grandes msculos das pernas e do tronco devem iniciar a sequncia de aces articulares. Existe no entanto, um consenso geral em como o movimento do tronco frequentemente aumenta a preciso de todos os lanamentos e aces do batimento. Se o tronco se mover exactamente na direco do batimento, ele orientar o membro superior ao longo de um plano bem definido. Este efeito pode ser observado nos mais variados desportos como o Golfe, Andebol e Tnis por exemplo. Um atleta deve ento tentar envolver o tronco nos seus batimentos, de forma a aumentar tanto a velocidade como a preciso dos mesmos. A amplitude e a velocidade
Professor Jorge Cao

Tcnica de Batimentos

das aces musculares utilizadas para um batimento especfico, depender com certeza do tempo disponvel para o executar, de consideraes tcticas e da coordenao neuromuscular de cada atleta.

Loop (trajectria curvilnea da cabea da raquete)


A nossa discusso sobre os factores implicados na produo de batimentos pode ser agora resumida da seguinte forma: o movimento produtor de fora deve ser precedido de um movimento preparatrio no sentido oposto (a amplitude deste movimento depende de vrios factores como o tempo disponvel); no existir pausa entre o movimento preparatrio e o movimento produtor de fora; para os batimentos potentes, a fora deve ser desenvolvida por aces articulares subsequentes que so iniciadas pelos grandes msculos das pernas e do tronco; o tronco deve estar envolvido tanto nos batimentos potentes como nos mais lentos de forma a aumentar a sua preciso.

Neste ponto, outro factor importante na utilizao do tronco no maior nmero de batimentos, merece referncia: se o atleta emprega o mesmo movimento para o clear, remate e o amortie por cima da cabea, torna-se extremamente difcil para o adversrio a antecipao do resultado da aco. O envolvimento do tronco nos vrios batimentos ao mesmo tempo uma maneira mais fcil, segura e eficaz de iludirmos o nosso opositor. Atravs de cinematografia a alta velocidade, verifica-se que um batimento se desenvolve desde as articulaes proximais para as distais, dando resultado a uma trajectria com forma curvilnea da cabea da raquete (Loop). Como o termo Loop j indica, este movimento contnuo e consiste numa fase para baixo e para trs, uma fase de inverso suave da curvatura e uma fase de acelerao para cima e para a frente. No incio do Loop, a cabea da raquete est apontada para cima e para a frente na direco do volante (Fig.10).

Fig. 10 ,Loop de direita

Loop de esquerda

Professor Jorge Cao

Tcnica de Batimentos

Estrutura elementar dos batimentos


Todas as tcnicas desportivas envolvem movimentos complexos e multifaseados. quase impossvel analisar ou mesmo reconhecer todos os elementos implicados (Martin). Se quisermos analisar ou descrever um movimento particular, primeiramente devemos reduzi-lo s suas principais fases e elementos.

Principais fases do batimento


A maioria dos autores divide o batimento em trs fases, ou seja, balano atrs, balano frente e a continuao do movimento. Este conceito, no entanto, ao descrever o movimento do membro superior, esquece-se do papel importante desempenhado pelos outros segmentos corporais como o tronco e as pernas, alm do mais, ele geralmente envolve uma pausa entre o balano atrs e frente (no membro superior), a qual na realidade como j vimos, no dever existir. Ainda que estejamos cientes dos problemas surgidos na tentativa de reduo de um movimento complexo em elementos simples, ns sugerimos igualmente uma diviso do batimento em trs fases, nomeadamente:

1) Preparao contendo em termos gerais, a movimentao desde a posio base para o local onde vamos bater o volante e o balano atrs da raquete; 2) Execuo contendo em termos gerais, o balano frente da raquete e o impacto da mesma no volante; 3) Recuperao contendo a continuao do movimento da raquete e a recuperao para a posio base.

Podemos facilmente separar a fase de Execuo da fase de Recuperao por meio do impacto da raquete no volante. no entanto, mais difcil determinar no tempo qualquer momento que nos separe a fase Preparatria da fase de Execuo. Para tentarmos resolver este problema vamos considerar em termos gerais a fase Preparatria como o conjunto de todas as aces que executamos desde a movimentao da posio base para o local onde batemos o volante, at ao momento em que o primeiro segmento corporal se move no sentido do movimento do volante (inicio do movimento produtor de fora) (Fig.11).

Professor Jorge Cao

Tcnica de Batimentos

Fig. 11, Fases do Batimento

1) Preparao movimentao para o volante, balano atrs; 2) Execuo balano frente, impacto no volante;

Professor Jorge Cao

Tcnica de Batimentos

3) Recuperao continuao do movimento, recuperao para a base.

Elementos chaves
Se o treinador quer analisar a execuo de um batimento de um atleta sem ajuda cinematogrfica, este no dever passar muito tempo a observar os movimentos da raquete (ou mo). Isto particularmente verdade nos batimentos potentes, onde a velocidade da cabea da raquete tal que o olho humano se torna incapaz de observar ou analisar a natureza exacta das aces. O treinador dever antes concentrar a sua ateno nas posies e movimentos das principais articulaes, visto que as suas aces subsequentes durante a fase de preparao, execuo e recuperao determinam tanto a velocidade como a preciso do batimento. As articulaes em que devemos centrar a ateno so: tornozelos; joelhos; ancas; coluna vertebral; ombros; cotovelos.

Estas articulaes e as suas posies (movimentos) durante as trs fases da aco so chamadas elementos chave do batimento.

Algumas consideraes
Quando observamos um jogo entre dois jogadores de nvel mundial (topo) reparamos, que por vezes, estes no utilizam movimentos (tcnicas) que se possam considerar de ideais, ainda que sendo eficazes, infringem importantes leis ou princpios anatmicos, fisiolgicos ou mecnicos. Existem quanto a ns duas razes que podem justificar este tipo de comportamento (aces ou movimentos): o Badminton um jogo extremamente rpido e oferece muitas formas de iludirmos o adversrio, o que frequentemente leva o jogador a improvisar, afim de sobreviver (no perder a jogada) ou a rapidamente poder explorar um batimento fraco do opositor; o Badminton um jogo altamente complexo, onde muitos factores se podem combinar de forma a permitir a um jogador alcanar um alto rendimento. Enquanto a tcnica dos batimentos altamente classificada entre estes factores, deficincias neste capitulo podem ser parcialmente compensadas por uma grande condio fsica, tctica superior ou uma forte vontade de vencer. No entanto, batimentos que do ponto de vista biomecnico esto longe do ideal, podem produzir resultados satisfatrios se o atleta tem tempo suficiente e oportunidade de melhorar a sua consistncia por meio de longas horas de treino. Estamos contudo convencidos que um atleta tirar grandes dividendos da utilizao da tcnica baseada nos princpios referidos anteriormente. Finalmente existe o factor sade. Empregando uma tcnica defeituosa, mesmo que eficaz, significa colocar em esforo indevido certas articulaes, ligamentos e msculos, resultando frequentemente em permanente dano dessas reas.

Professor Jorge Cao

Tcnica de Batimentos

Concluses finais ao nvel da tcnica de batimentos


a) movimentos harmnicos e coordenados; b) movimento ondular desde as pernas para o tronco e deste para o membro superior; c) rotao do tronco (1 velocidade, 2 controle da direco); d) sempre loops; e) rotao do antebrao como elemento fundamental nos batimentos potentes; f) movimentos da mo para a direco, no para a velocidade; g) no momento do impacto 1 cotovelo ligeiramente flectido, 2 ngulo entre o antebrao e a raquete.

Classificao dos batimentos


Os batimentos do Badminton podem ser classificados segundo trs variveis tendo em conta uma definio bem clara de cada um dos referidos batimentos.

Relao trajectria/colocao da mo Trajectria do volante rea de impacto

Relao trajectria/colocao da mo
A primeira varivel a ser considerada ser a Relao trajectria/colocao da mo (Fig. 12). No nosso pas h a tendncia em considerar batimentos direita e esquerda, quando estes so executados do lado direito ou esquerdo do nosso corpo, ora este conceito est desajustado e no traduz na realidade o que a bibliografia de lngua inglesa quer dizer com as palavras Forehand e Backhand, termos que foram em certa medida traduzidos para direita e esquerda erradamente quando querem antes significar palma da mo e costas da mo, definindo os batimentos quanto colocao da mo em relao trajectria do volante. Assim definiremos como batimentos direita aqueles em que a palma da mo se encontra na linha dos mesmos, mesmo que estes sejam executados no lado esquerdo do corpo (exemplo: batimentos volta da cabea) e batimentos esquerda aqueles em que as costas da mo se encontra na linha dos mesmos, mesmo que sejam efectuados do lado direito do nosso corpo (exemplo: certas defesas ao remate do lado direito do nosso corpo).

Professor Jorge Cao

Tcnica de Batimentos

Direita (palma da mo)

Esquerda (costas da mo)

Fig. 12, Relao trajectria/colocao da mo

Trajectria do volante
Esta segunda varivel classifica os batimentos em geral, segundo o tipo de voo imprimido ao volante. Assim vamos apresentar uma classificao dos batimentos executados aps a execuo do servio, ou seja, o incio da jogada (Fig. 13) e outra compreendendo os prprios servios (Fig. 14). remate; clear; amortie; drive; lob; batimentos rede; servio comprido, curto e flick.

Professor Jorge Cao

Tcnica de Batimentos

Fig. 13, Trajectria dos volantes - batimentos

1 2 3 4 6 1 Clear 4 Drive 2 Amortie 5 Lob 3 Remate 6 Encosto 5

Fig. 14, Trajectria dos volantes - servios

1 Servio comprido singulares

2 Servio curto

3 Servio em flick

Professor Jorge Cao

Tcnica de Batimentos

rea de impacto
Em relao ltima varivel que classifica os batimentos segundo a rea em que o volante contacta com a raquete, rea essa em relao ao corpo do executante. Assim consideramos os batimentos em pancadas executadas 1. abaixo do brao, 2. ao lado do brao e 3. por cima da cabea. Dentro da rea 3. por cima da cabea, podemos ainda considerar uma subdiviso que so os batimentos volta da cabea, so executados direita mas do lado esquerdo do corpo (Fig. 15).

Direita Por cima da cabea - Clear - Amortie - Remate - Dab - Push Ao lado do brao - Drive - Push - Amortie - Bloqueio - Lob - Amortie - Servio - Bloqueio

Esquerda Por cima da cabea/ volta da cabea

- Clear - Amortie - Remate - Dab - Push

- Drive - Push - Amortie - Bloqueio - Lob - Amortie - Servio - Bloqueio

Ao lado do brao

Por baixo do brao

Por baixo do brao

Fig. 15, rea de impacto

Os exemplos que referirmos sero sempre tendo em conta que o atleta segura a raquete com a mo direita.

Professor Jorge Cao

Tcnica de Batimentos

Pega da raquete (universal)


A raquete deve segurar-se de forma a termos o mximo controle possvel da sua cabea ou face, e portanto permitir que o volante seja batido facilmente em qualquer posio. O controle da raquete deve ser garantido mais pelos dedos que pela palma da mo. A nossa pega deve ser mais firme no momento da execuo dos batimentos potentes (remate ou clear), menos tensa nos batimentos mais suaves (encosto rede) e relaxada entre os batimentos. Isto permite que as articulaes do pulso e antebrao sejam mais flexveis.

Pega Universal
Segurar a raquete pela haste (parte compreendida entre a cabea da raquete e o cabo da mesma), com a mo esquerda. Haste horizontal ao nvel da cintura, cabea da raquete ou face na vertical. Colocar a mo direita com os dedos afastados na face sob as cordas, deslizar a mo ao longo da haste at atingir o cabo, dedo mnimo ao nvel da base do mesmo, fechar a mo e segurar a raquete de forma estvel sem apertar demasiadamente. O dedo polegar e o indicador formam um V. Eis a pega universal com a qual poderemos inicialmente executar a maioria dos nossos batimentos (Fig. 16).

Fig. 16, Pega universal

Professor Jorge Cao

Tcnica de Batimentos

Posio base
A posio base, uma posio adaptada (aps o servio ou a recepo deste) mais ou menos no meio do campo, ou seja num local equidistante dos quatro cantos da superfcie de jogo, tendo como objectivo aumentar as chances de interceptar o volante o mais cedo possvel. Dever ser em termos gerais a posio de partida para todos os batimentos e a que indispensvel retornar aps execuo dos mesmos. Esta posio pode descrever-se como uma posio de alerta, ps mais ou menos paralelos largura dos ombros, peso igualmente repartido pelos referidos ao nvel do seu tero anterior, perna do lado da raquete ligeiramente mais avanada. Ps, joelhos e ancas ligeiramente flectidos. Os dois braos esto elevados, cotovelos frente do corpo, raquete ao nvel do nosso peito apontando para a frente (Fig. 17).

Fig. 17, Posio base

Professor Jorge Cao

Tcnica de Batimentos

Execuo dos batimentos - Componentes criticas


Servio comprido
O objectivo do servio comprido enviar o volante o mais alto e longe possvel para a rea diagonalmente oposta, de forma a fazer cair o volante verticalmente perto da linha de fundo, dificultando assim as possibilidades de ataque ao servio e deslocar ao mximo o opositor da sua posio base. Este batimento essencialmente utilizado em singulares pois o comprimento da rea de servio nesta variante maior. Obviamente todos os servios tm de ser executados abaixo do brao, pois qualquer servio executado acima da cintura considerado falta.

Fig. 18, Servio comprido

Preparao: o Adoptar uma posio descontrada no meio do campo ao lado da linha central, ps largura dos ombros com o p esquerdo adiantado a um ngulo de cerca de 45 da rede, o p direito atrs praticamente paralelo rede. Ombro esquerdo na direco do adversrio (real ou imaginrio) na rea de servio diagonalmente oposta, peso do corpo igualmente distribudo por ambos os ps. Volante segurado pela mo esquerda altura do ombro de forma a que este caia um pouco frente e para a direita do p da frente (o esquerdo). Olhar observando o alvo e a raquete segura em pega universal com a cabea (da raquete) junto do volante. Desta posio ao mesmo tempo que transferimos o peso do corpo para o p mais recuado, trazemos o brao para trs do tronco (balano atrs), mo junto ao ombro direito, cotovelo flectido apontando para o cho e com a raquete perpendicular ao mesmo. Execuo: o Ao mesmo tempo que se larga o volante o membro superior descreve um movimento pendular para baixo e para a frente e assistimos rotao interna do brao, extenso do cotovelo e pronao final do antebrao, contactando o volante ao lado e frente do corpo ao nvel da coxa com a cabea da raquete na perpendicular da trajectria desejada.

Professor Jorge Cao

Tcnica de Batimentos

Recuperao: o O movimento do brao continua naturalmente na direco da trajectria do volante parando quando a raquete se encontra frente e acima do ombro esquerdo. Seguidamente verifica-se o reajustamento fcil do atleta para a posio base atravs de um pequeno passo lateral e da rotao externa do brao trazendo a raquete para a sua posio normal frente do corpo e altura dos ombros.

Preparao Fig. 19, Servio comprido

Execuo

Recuperao

Treino: 1. Aos pares ao longo do ginsio, um serve enquanto o outro apanha o volante; 2. Em trs grupos de dois atletas em cada campo, dispem-se como na Fig. 20 2a) ou 2b).

servidor 1, 2 e 3

apanha volantes 1, 2 e 3 zona alvo

Fig. 20, 2a)

2b)

Cada apanha volantes deve somente apanhar os volantes e devolve-los ao servidor. O servidor deve ter uma ideia da zona alvo para onde deve servir. Corrigir os erros verificados. Trocar periodicamente de funes. Como a preciso deste batimento muito importante, zonas alvo cada vez mais pequenas podem ser introduzidas assim que
Professor Jorge Cao

Tcnica de Batimentos

a realizao da pancada for melhorando. Nesta altura as principais leis relativas ao servio podem ser introduzidas. 3. Jogo. Dividir a classe em trs equipas. Os elementos da equipa 1 servem alto para o alvo 1, apanham o volante e juntam-se ao fim da fila da equipa 2. Os elementos da equipa 2 servem alto para o alvo 2, passam por baixo da rede, apanham o seu volante e juntam-se ao fim da fila da equipa 3. Os elementos da equipa 3 servem para o alvo 3, recolhem o seu volante e juntam-se fila da equipa 1. Com atletas iniciados, definir zonas maiores, reduzindo as reas alvo medida que os atletas vo progredindo. Marcar 1 ponto por cada servio correcto, cado no respectivo alvo. Como exemplo, completar o circuito trs vezes e eleger um vencedor individual, a equipa vencedora ou at ambos (Fig. 21). Equipa/fila 3 3 2 Equipa/fila 3 1 deslocamento voo do volante Equipa/fila 1, 2 e 3 Alvos 1, 2 e 3

Fig. 21 Equipa/fila 1 Dificuldades: Para ajudarmos quem tem dificuldade em acertar no volante: a) Manter o volante seguro em contacto com o encordoamento e lanar o volante atravs da cabea da raquete. Gradualmente afastar o volante da raquete. b) Colocar o volante suspenso por um fio e treinar a pancada. Correco de erros: o Trajectria plana Descrever ou demonstrar a trajectria correcta e/ou utilizar o antebrao. Bater o volante em frente do corpo de forma assegurar a continuao do movimento alta. o Mau controle da direco Continuao do movimento ao longo da trajectria desejada. Segurar o volante afastado do corpo. o Pouca profundidade Transferir o peso do corpo. Utilizar o antebrao. Assegurar um bom balano atrs.

Professor Jorge Cao

Tcnica de Batimentos

Clear
O clear um batimento executado por cima da cabea que impe ao volante uma trajectria alta e longa para o fundo do campo do adversrio o mais perto possvel da linha de fundo. Este batimento bastante importante pois oferece-nos uma base solida na qual construmos os outros batimentos executados por cima da cabea: o amortie e o remate. Consideramos dois tipos de clear segundo a altura da sua trajectria, j que em ambos o comprimento dever ser o mesmo. Clear defensivo Neste batimento o objectivo principal semelhana do que acontece no servio comprido, enviar o volante o mais alto e longe possvel, para a linha de fundo do campo adversrio de forma a fazer cair o volante verticalmente dificultando assim as possibilidades de ataque a este batimento deslocando ao mesmo tempo o opositor para o fundo do campo. Este batimento utilizado essencialmente em singulares quando nos encontramos em desequilbrio ou numa situao difcil de forma a arranjar tempo para recuperar a posio base. Clear atacante Este batimento tem como objectivo surpreender um adversrio adiantado no campo com um batimento rpido e plano batido pouco acima do seu alcance, fazendo cair o volante perto da linha de fundo o mais rapidamente possvel no dando tempo para o adversrio se colocar atrs do volante para executar o batimento seguinte, logo, dificultando-lhe assim a execuo do mesmo. Este batimento utilizado em todos os tipos de jogo como alternativa ao clear defensivo, remate ou amortie, quando nos encontramos bem colocados em relao ao volante. A execuo global destas duas variantes praticamente idntica, diferindo somente no ponto de impacto que um pouco mais frente no clear atacante, e no ngulo formado pela cabea da raquete em relao vertical que cerca de 45 no clear defensivo e nitidamente menor no clear atacante.

1 2

Fig. 22, Clear defensivo (1) e clear atacante (2)

Preparao: o Desde a posio base recuar para o fundo do campo de forma a colocarmo-nos atrs do volante, tronco com os ombros e as ancas
Professor Jorge Cao

Tcnica de Batimentos

perpendiculares rede. O p esquerdo encontra-se adiantado e o p direito recuado e firmemente assente no cho encontrando-se juntamente com o joelho paralelo rede com o peso do corpo assente neste. As articulaes de ambas as pernas (tornozelos, joelhos e ancas) encontramse bem flectidas. O p direito deve estar completamente assente no cho, pois ser a base do movimento para a frente. O brao direito segurando a raquete em pega universal est junto do ombro direito, raquete praticamente perpendicular ao cho e o cotovelo direito bem flectido e apontando tambm para baixo (cho). O brao esquerdo encontra-se flectido e o seu cotovelo apontando na direco do volante. Um tringulo est agora formado, sendo o cotovelo direito o ponto mais baixo no espao. Um dos lados deste tringulo formado pela raquete e antebrao direito, o outro pelo antebrao esquerdo. A base deste tringulo formada pelo eixo dos ombros e prolonga-se desde o cotovelo direito at ao cotovelo esquerdo. Execuo: o Primeira Sub-fase Esta fase inicia-se com o impulso do p direito estendendo as articulaes das pernas. No deve existir nenhuma pausa entre a flexo preparatria das articulaes dos membros inferiores e este impulso. O peso do corpo transferido para a perna esquerda verificando-se a rotao anterior da perna e ancas direitas. As aces chave durante esta fase so a extenso das pernas, rotao anterior e a extenso da anca direita. O ombro direito ainda mantido atrs, desta forma os msculos abdominais (que sero posteriormente activados) so alongados. o Segunda Sub-fase Esta fase comea com o atleta elevando o ombro direito, enquanto simultaneamente baixa o esquerdo. Os cotovelos trocam as suas respectivas posies no espao: enquanto o cotovelo esquerdo se desloca para baixo, o direito eleva-se. Estando o tronco na sua fase principal o sistema brao-raquete est ainda na fase preparatria. No incio do movimento dos ombros verifica-se uma flexo radial/dorsal do pulso acompanhada pela supinao do antebrao e a rotao externa do brao. Isto provoca na trajectria da cabea da raquete a fase inicial do Loop. Neste ponto o tronco flectido atrs, portanto os msculos do peito, ombro, brao direito e antebrao esto alongados. Quando o cotovelo direito est ao nvel do ombro (ou ligeiramente mais alto), o eixo dos ombros rodado para a frente. Visto detrs a base do tringulo mantm se intacta, pois ambos os antebraos e o eixo dos ombros formam ainda (mais ou menos) uma linha recta, a distncia entre os cotovelos mantm-se. Neste ponto deve-se focar a importncia do brao esquerdo tanto na preparao como na fase de execuo, pois ele coopera na rotao do tronco e no equilbrio do corpo. o Terceira Sub-fase O tronco flectido frente e o brao direito continua o seu movimento para cima e para a frente, pela anteverso na articulao do ombro e a elevao do brao. Seguem-se as aces sucessivas de rotao interna do brao, extenso do cotovelo e a pronao do antebrao juntamente com a extenso do pulso. Frequentemente, no entanto, durante esta aco o pulso mantido na posio de flexo radial/dorsal e pouco movimento observado (Gowitze/Waddell). Por meio destas aces a cabea da raquete acelerada ao longo de um semicrculo, o qual no mais do que a fase de acelerao do Loop. O impacto faz-se por cima da cabea com a raquete
Professor Jorge Cao

Tcnica de Batimentos

formando um ngulo de cerca de 45 atrs em relao vertical para o clear defensivo e um ngulo nitidamente menor para o clear atacante. Em ambos o impacto faz-se com a cabea da raquete na perpendicular da trajectria desejada. Recuperao: o A raquete contnua o seu movimento para a frente e desce para o lado direito do nosso corpo parando quando est debaixo da nossa mo e na perpendicular ao cho. A raquete alcana esta posio a seguir ao contacto com o volante pela continuao da extenso do cotovelo, a mxima pronao do antebrao e a flexo radial do pulso (Gowitze/Waddell). Ao mesmo tempo o p direito segue o movimento e levado para a frente o que permite recuperar com certa facilidade a posio base. O brao por meio da supinao do antebrao e a flexo do cotovelo recupera a sua posio normal.

Recuperao Fig. 23

Execuo

Preparao

Treino: 1. Aos pares, sem rede, um lana o volante de um local perto de uma parede o outro bate o volante contra a mesma o mais alto possvel. 2. Batendo o volante - de inicio a rede no necessria, a classe pode fazer um melhor aproveitamento do espao da seguinte forma: a) Aos pares ao longo do ginsio, um lana o volante mo, o outro bate o volante bem alto, ou; b) Em grupos de trs, um lana o volante mo, outro bate o volante ao longo do ginsio e o terceiro elemento apanha o volante. Trocar periodicamente as funes dos atletas de forma a manter a motivao de todos. 3. Lanando o volante aos pares colocar os atletas a lanar o volante bem alto atravs de uma aco de lanamento correcta, estendendo o brao por cima da cabea e continuando o movimento de forma natural. 4. Grupos de seis atletas: a) Aos pares, um serve comprido, enquanto o outro executa o clear. Os volantes devem ser servidos um a um devendo-se depois deixar cair o clear (volante) no cho (Fig. 24, 3a). b) Em dois grupos de trs. Um serve comprido, outro executa o clear do seu canto direito, e o terceiro elemento recolhe os volantes (Fig. 24, 3b).
Professor Jorge Cao

Tcnica de Batimentos

c) Se o servio ainda no tem a preciso que exigida para o sucesso do exerccio, lanar os volantes mo (Fig. 24, 3c).

Fig. 24, 3a) Servidores/lanadores Servidores/lanadores Apanha volantes

3b)

3c)

5. Jogo: a) Utilizar somente uma fila grande de atletas com o treinador do outro lado da rede a lanar volantes com a raquete. Cada atleta aps bater o volante (clear) corre volta do campo e recolhe o seu volante e lana-o para junto do treinador seguindo novamente para a fila. Aqueles que no conseguirem bater o volante por cima da rede vo saindo. Posteriormente dificultar a tarefa, como obrigando os atletas a enviarem os volantes para uma zona mais reduzida (dentro de um balde, etc.) (Fig. 25, 4a). b) Dividir a classe em trs equipas. O atleta executa um clear ao volante lanado pelo treinador/lanador, recolhe o volante e junta-se ao fim da outra fila, e assim por diante semelhana das outras equipas (Fig. 25, 4b).

Executante (clear) Treinador/lanador Alvo

Fig. 25, 4a)


Professor Jorge Cao

4b)

Tcnica de Batimentos

Os pontos so cedidos tendo em conta o local onde cai o volante. Para atletas iniciados podemos definir, para alm da linha de servio curto 1 ponto, para alm de uma linha traada a meio campo a giz 2 pontos, entre a referida linha e a linha de servio de pares de pares 3 pontos e alm da dessa linha at linha de fundo 4 pontos. Grande sucesso deste jogo depende dos lanadores. Verificar a pontuao ao fim de trs circuitos. Podemos encontrar um vencedor individual ou por equipa. Dificuldades: Em qualquer grupo de atletas iniciados encontramos frequentemente alguns que no conseguem bater o volante por cima da cabea. As razes mais comuns para este facto so: a) M colocao no lanamento do volante ou; b) O atleta no calcular correctamente o tempo de voo do volante, por exemplo o balano frente da raquete feito muito cedo ou tardiamente. Como j referimos, o clear torna-se uma tarefa bastante difcil quando no asseguramos um lanamento do volante para o executante de forma correcta e como tal muito importante a escolha de elementos no grupo que consigam lanar bem. Outra forma de introduzirmos este batimento e o mtodo mais eficiente, embora signifique menos batimentos e actividade por atleta, ser a colocao do treinador de um dos lados da rede a lanar volantes para a classe em fila do outro lado. Aps o clear o atleta corre volta do campo e junta-se ao fim da fila. As solues mais ajustadas para este problema (no calcular correctamente o tempo de voo do volante) so: - Colocar o atleta da seguinte forma: peso do corpo no p de trs, brao sem raquete apontado para cima, ombros perpendiculares rede e a raquete atrs da cabea. Lanar ento o volante de um local um pouco frente do atleta. - Utilizar uma corda para suspender o volante de uma estrutura elevada a uma altura correcta. Colocar o atleta debaixo do volante lanando a raquete e o brao de forma correcta. Correco de erros: o Bater paralelo rede Apontar o brao esquerdo para cima na direco do volante. Demonstrar o batimento acentuando a posio perpendicular do atleta, ombros e tronco, em relao rede. o Desequilbrio para trs no recuperando a base Colocar-se atrs do volante, treinar o batimento com lanamentos curtos. o Falta de potncia Acentuar a aco de lanamento e verificar se o impacto feito bem acima da cabea. o Pega incorrecta Assegurarmo-nos de que o atleta est familiarizado com a pega correcta e verific-la com frequncia.

Amortie
O amortie um batimento que pode ser executado de qualquer parte do campo e a qualquer altura e que tem como objectivo enviar o volante para junto da zona da rede. No entanto, iremos descrever essencialmente o dito amortie clssico, ou seja, o executado por cima da cabea, da zona mdia ou do fundo do campo, enviando o volante para a zona da rede, tendo uma trajectria descendente. Podemos referir que existem dois tipos de amortie batidos acima da cabea: o amortie rpido e o amortie
Professor Jorge Cao

Tcnica de Batimentos

lento. As diferenas entre eles esto ao nvel da trajectria e da zona de queda do volante. Em linhas gerais podemos considerar o amortie como um batimento atacante, pois coloca o volante no campo adversrio abaixo do nvel da rede obrigando o opositor a levantar o volante. executado geralmente quando nos encontramos para l da linha de servio comprido de pares como alternativa ao clear, pois nesta situao o remate torna-se pouco penetrante. Um dos pontos principais a referir deve ser a sua preparao muito idntica ao clear, de forma a no dar ao adversrio a possibilidade de antecipar o batimento. 1

Fig. 26, Amortie lento (1) e amortie rpido (2) Amortie Lento Neste batimento o volante apresenta de inicio uma trajectria ligeiramente ascendente, semelhante do clear atacante para depois perder rapidamente a velocidade perto da rede, inflectindo ento a trajectria ascendente inicial para se tornar bastante picada de forma a que o volante passe perto do topo da rede e caia bastante perto desta, a cerca de mais ou menos 30 cm. Este batimento essencialmente executado nos singulares e para os cantos como forma de deslocarmos (juntamente com o clear) o adversrio o mais possvel, nos pares para o meio da rede como forma de manter o ataque e criar uma certa indeciso entre os adversrios (no sabem quem dever ir ao encontro do volante). raramente utilizado nos pares mistos pois torna-se fcil interceptar pela senhora que em princpio se encontra mais perto da rede. Amortie Rpido Neste batimento o volante apresenta desde o inicio uma trajectria descendente semelhante do remate, no entanto, mais lenta e curta de forma a que o volante passe junto do topo da rede e caia na zona compreendida entre a rede e a linha de servio curto. utilizado em todas as variantes do Badminton como forma de manuteno do ataque ou de explorao de aberturas no campo adversrio. Preparao: o Esta fase do batimento idntica tanto para o amortie rpido como para o lento e dever ser igualmente idntica ao do clear e do remate, de forma que o adversrio no consiga antecipar o batimento. Execuo: o De uma forma geral esta fase em ambas as variantes semelhante ao clear. Para o amortie lento o ponto de impacto idntico ao clear atacante, ou seja, por cima da cabea com a raquete ligeiramente inclinada atrs, havendo uma desacelerao repentina do movimento do membro superior imediatamente antes do momento do impacto.

Professor Jorge Cao

Tcnica de Batimentos

No amortie rpido o ponto de impacto semelhante ao do remate, mas um pouco mais atrs e com uma inclinao da raquete frente um pouco menos pronunciada, a desacelerao do movimento mais gradual e comea mais cedo. Como todos os batimentos por cima da cabea, quanto mais alto for batido o volante menos tempo de recuperao se d ao adversrio. Recuperao: o idntica do clear, no entanto a continuao do movimento mais curta devido desacelerao referida do membro superior.

Recuperao Fig. 27

Execuo

Preparao

Treino: 1. Em grupos de trs ao longo do ginsio sem redes, um lana o volante mo o outro bate o volante e o terceiro recolhe o mesmo. 2. Grupos de seis atletas em cada campo. a) Aos pares, um lana o volante com a raquete enquanto outro executa o amortie (Fig. 28, 2a). b) Se o lanamento com a raquete no for suficientemente preciso, utilizar o lanamento mo, com os dois grupos de trs atletas. Um lanando o volante mo de dentro do campo, outro batendo o amortie do seu canto direito e o terceiro recolhendo os volantes para o lanador (Fig. 28, 2b).

Executante (amortie) Lanador Apanha volantes

Fig. 28, 2.a)


Professor Jorge Cao

2.b)

Tcnica de Batimentos

3. Jogo: o Colocar a classe distribuda como na figura 29. O atleta executa um amortie, vai apanhar o volante e junta-se no final da fila do lado oposto (fila 2), executando o mesmo exerccio e assim sucessivamente at chegar sua fila inicial. A pontuao pode ser atribuda da seguinte forma: volante por cima da rede caindo aps a linha de servio de pares 1 ponto, caindo antes da linha de servio de pares 2 pontos. Permitir que a classe complete o circuito, onde podemos encontrar um vencedor individual ou colectivo (fila inicial).

Fila 1

Fila 1, 2 e 3

Lanadores Fila 2 Fila 3 Fig. 29 Dificuldades: Em qualquer grupo de atletas iniciados encontraremos frequentemente algum que no consegue bater o volante por cima da cabea. As razes mais comuns para este facto so: a) Lanamento do volante pouco preciso ou; b) O atleta no calcula correctamente o tempo de voo do volante, por exemplo o balano frente da raquete feito cedo demais ou tardiamente. Como j referimos, o amortie torna-se uma tarefa bastante difcil quando no asseguramos um lanamento correcto do volante e como tal muito importante a escolha de elementos no grupo que lancem bem os volantes. Outra forma de introduzirmos este batimento e o mtodo mais eficiente, embora signifique menor nmero de batimentos e actividade por atleta, a colocao do treinador de um dos lados da rede a lanar os volantes com raquete para toda a classe em fila do outro lado da rede. Aps executar o amortie o atleta recolhe o volante colocando-o junto do treinador e corre volta do campo indo para o final da fila (fig.30). Fila

Treinador/lanador

Fig. 30
Professor Jorge Cao

Tcnica de Batimentos

As solues encontradas para o problema, o atleta no calcula correctamente o tempo de voo do volante (b), so: - Colocar o atleta da seguinte forma: peso do corpo no p detrs, brao esquerdo apontando para cima, ombros perpendiculares rede, raquete atrs da cabea. Lanar ento o volante mo de um local um pouco frente do referido atleta. - Utilizar uma corda para suspender o volante de uma estrutura elevada a uma altura correcta. Colocar o atleta debaixo do volante fazendo o movimento do membro superior de forma correcta. Correco de erros: o Bater paralelo rede Apontar o brao esquerdo para cima na direco do volante. Demonstrar o batimento acentuando a posio perpendicular do jogador, ombros e tronco, em relao rede. o Pega incorrecta Assegurarmo-nos de que o atleta est familiarizado com a pega correcta e verific-la com frequncia. o Falta de simulao Assegurar uma preparao do batimento idntica do clear desacelerando a cabea da raquete o mais tardiamente possvel.

Lob
O lob ou clear abaixo do brao como tambm podemos designar, um batimento essencialmente defensivo executado geralmente na zona compreendida entre a linha de servio curto e a rede, batendo o volante que se encontra abaixo do topo da rede (na sequncia de um possvel amortie), impondo-lhe uma trajectria alta e longa para a linha de fundo do campo adversrio. Este batimento serve para nos dar tempo de recuperar a posio base e limitar o adversrio no sucesso de um possvel remate, serve tambm de alternativa ao encosto (ou amortie rede). O lob pode, quando contactamos o volante perto do nvel da rede e atravs de uma diminuio da altura (trajectria) do mesmo, transformar-se numa pancada com algumas caractersticas atacantes em qualquer das variantes do jogo de Badminton, quer nos singulares quando se atra o adversrio para a rede ou nos pares quando se desloca o jogador detrs rapidamente de um canto para o outro.

Fig. 31, Lob

Professor Jorge Cao

Tcnica de Batimentos

Lob de direita Preparao: o Desde a posio base rodar o tronco para a direita dando dois ou trs passos (os necessrios) em direco ao volante, de forma a que o ltimo seja mais amplo fazendo um afundo sobre o p direito. Ao mesmo tempo o membro superior trazido para trs do tronco, cotovelo bem flectido apontando para o cho, mo perto do ombro direito segurando a raquete que se encontra praticamente perpendicular ao cho, brao em rotao externa, antebrao em supinao. Execuo: o O membro superior executa um movimento pendular para baixo e para a frente orientado pela rotao para a frente do tronco e assistimos ento s aces sucessivas de rotao interna do brao, extenso do cotovelo e pronao final do antebrao. O impacto com o volante efectuado bem frente do corpo e para a direita deste mais ou menos altura do joelho. Recuperao: o A continuao do movimento da raquete continua naturalmente para cima e para a esquerda como resultado das aces descritas. Ao mesmo tempo executar uma extenso enrgica (empurrando o cho) da perna direita de forma a recuperar a posio base.

Preparao Fig. 32

Execuo

Recuperao

Lob de esquerda
Preparao: o Desde a posio base rodar o tronco para a esquerda dando dois ou trs passos (os necessrios) em direco ao volante, de forma a que o ltimo seja mais amplo fazendo um afundo sobre o p direito. Ao mesmo tempo o membro superior trazido para o lado esquerdo do nosso tronco, cotovelo flectido junto ao estmago apontando para o cho, mo perto do ombro esquerdo segurando a raquete, que se encontra praticamente perpendicular ao cho, brao em rotao interna, antebrao em pronao. Execuo: o O membro superior executa um movimento pendular para baixo e para a frente orientado pela rotao para a frente do tronco. Verifica-se ento as aces sucessivas de rotao externa do brao, extenso do cotovelo e
Professor Jorge Cao

Tcnica de Batimentos

supinao final do antebrao. O impacto com o volante efectuado bem frente do corpo e do lado esquerdo, mais ou menos altura do joelho. Recuperao: o A continuao do movimento da raquete continua naturalmente para cima e para a direita como resultado das aces descritas. Ao mesmo tempo executar uma extenso enrgica (empurrando o cho) da perna direita de forma a recupera a posio base.

Preparao Fig. 33

Execuo

Recuperao

Treino: Dado o facto do treino do lob requerer amorties bastante precisos, o lanamento mo numa fase inicial aconselhado. 1. Aos pares, sem rede, um lana o volante de um local perto de uma parede o outro bate o volante contra a mesma o mais alto possvel. 2. Em grupos de trs ao longo do ginsio, um lana o volante o outro bate e o terceiro recolhe o volante. 3. Grupo alinhado uns atrs dos outros na linha central, enquanto o treinador, com vrios volantes, se coloca no T formado pela linha central e a linha de servio de curto do outro lado da rede. O treinador lana ento os volantes para o lado direito da rede (lado esquerdo quando o treino for o lob de esquerda), cada atleta por sua vez executa um lob, corre ao lado da rede recolhe o volante e envia-o para a zona do treinador. Depois de se treinar o lob de direita e de esquerda de forma individualizada, o treinador dever lanar volantes alternadamente tanto para a direita como para a esquerda. 4. Dois grupos de trs atletas em cada campo, um lana volantes para o lado direito da rede, outro executa o lob e o terceiro elemento recolhe volantes para o lanador (Fig. 34, 4a). Corrigir os erros observados uma vez verificado que o lanamento est ser efectuado de forma correcta. Repetir a situao para o lado esquerdo (Fig. 34, 4b)

Professor Jorge Cao

Tcnica de Batimentos

Lanador Executante (lob) Apanha volantes

Fig. 34, 4a)

4b)

5. Jogo: o Colocar a classe distribuda como na figura 35. O atleta executa um lob, vai apanhar o volante e junta-se no final da fila do lado oposto, executando o mesmo exerccio e assim sucessivamente at chegar sua fila inicial. A pontuao pode ser atribuda da seguinte forma: volante por cima da rede caindo antes da linha de servio de pares 1 ponto, caindo depois da linha de servio de pares 2 pontos. Permitir que a classe complete o circuito, onde podemos encontrar um vencedor individual ou colectivo, assim que os elementos se encontrem na sua posio inicial (Fig. 35).

Fila 1 e 2

Lanadores

Fig. 35

Correco de erros: o Volante sem altura e profundidade Acentuar o balano atrs da raquete. Certificar-se de que o volante batido frente e ao lado do corpo. o Ausncia de afundo Lanar o volante para um local afastado do corpo. Flectir o joelho da perna que vai frente, encorajar o atleta a alongar-se.

Professor Jorge Cao

Tcnica de Batimentos

o Trajectria do volante sempre cruzada Verificar o afundo e se a face da raquete no roda no momento do impacto no volante. Continuao do movimento na direco desejada.

Remate
O remate o batimento mais importante do nosso jogo, pois este vai ao encontro do objectivo do jogo que o de colocar o volante no cho do campo adversrio. Este batimento executado por cima da cabea sendo o volante batido energicamente impondo-lhe uma trajectria descendente o mais rpida e picada possvel, com o objectivo de acabar a jogada ou pelo menos forar uma resposta fraca que seja finalizada por ns ou pelo(a) nosso(a) companheiro(a). O remate pode ser executado em qualquer parte do campo, embora geralmente e com mais sucesso seja executado entre a linha de servio curto e linha de servio dos pares (para trs da linha de servio de pares tem poucas possibilidades de xito). Os factores mais importantes desta pancada so a potncia, ou seja a velocidade imposta ao volante, o ngulo da sua trajectria (quanto mais picado mais difcil se torna a sua devoluo). Portanto deve-se bater o volante o mais acima possvel e ter em considerao a sua colocao. O remate a direito percorre uma distncia consideravelmente menor, portanto alcanando mais rapidamente o campo adversrio, dando a este menos tempo para reagir.

Fig. 36, Remate

Preparao: o Idntica ao clear. Execuo: o Idntica ao clear, mas o ponto de impacto situa-se nitidamente frente do corpo (mais ou menos 30 cm) a raquete inclinada frente de forma a picar correctamente o volante. Recuperao: o Idntica ao clear, no entanto a continuao do movimento um pouco mais acentuada devido maior velocidade imprimida ao movimento na sua globalidade.

Professor Jorge Cao

Tcnica de Batimentos

Recuperao Fig. 37

Execuo

Preparao

Treino: 1. Grupos de trs elementos ao longo do ginsio, um lana o volante mo, o outro executa o remate e o terceiro elemento recolhe os volantes. O lanamento ser mais seguro se executado de lado em relao ao batedor. 2. Aos pares, um lanando mo o outro executando o remate ao encontro da rede. O lanamento ser mais seguro se executado de lado em relao ao batedor. 3. Grupos de seis atletas por campo. a) Dois grupos de trs atletas, um lana o volante com a raquete para um pouco antes da linha de servio de pares, outro executa o remate do lado direito do campo e o terceiro elemento recolhe os volantes para o lanador (Fig. 38, 3a). b) Se o lanamento do volante com a raquete no estiver a ser correcto, colocar a mesma formao mas com os volantes a serem lanados mo, o lanador colocado de lado do batedor nunca sua frente (Fig. 38, 3b).

Lanador Executante (remate) Apanha volantes

Fig. 38, 3.a)

3.b)

Professor Jorge Cao

Tcnica de Batimentos

4. Jogo: o Dividir a classe em duas equipas. Faz-se um sorteio para se saber qual a primeira equipa a executar o remate. A equipa 1 inicia o jogo, com o seu atleta executando o remate e posteriormente vai tocar com a raquete no poste da rede retornando para o fim da sua fila, at um elemento da sua equipa falhar, passando a outra equipa a executar agora o remate at que um elemento falhe ou atinja a pontuao final. Um ponto marcado se o volante passa por cima da rede cai dentro do campo oposto, a equipa que primeiro atingir os 21 pontos vence a competio (Fig. 39).

Equipa/fila 1 e 2

Treinador/lanador

Fig. 39

Dificuldades: O grupo no deve tentar executar remates enquanto a maioria no conseguir dominar a tcnica do clear e do amortie por cima da cabea. Se alguns elementos do grupo ainda falham o volante, devem voltar um pouco atrs e praticarem o clear e o amortie de forma a corrigirem a sua produo de batimento, enquanto o resto do grupo treina o remate. Correco de erros: o Bater paralelo rede Apontar o brao esquerdo para cima na direco do volante. Demonstrar o batimento acentuando a posio perpendicular do jogador, ombros e tronco, em relao rede. o Volante sem trajectria descendente Lanar o volante mais perto do executante. Verificar o ponto de impacto. Verificar se o atleta no se desequilibra para trs. Encorajar o jogador a rematar para a rede ou mesmo para debaixo dela.

Bloqueio (devoluo do remate para a zona da rede)


O bloquei um batimento executado abaixo do brao tanto do lado direito como esquerdo do nosso corpo. O objectivo deste batimento de devolver o volante para a zona da rede (evitando assim o opositor de continuar o seu ataque) aps um remate adversrio.
Professor Jorge Cao

Tcnica de Batimentos

Este batimento em geral tem mais sucesso quando executado do lado esquerdo do corpo, pois consegue-se interceptar o volante mais frente do corpo, dando menos tempo de reaco ao adversrio.

Fig. 40, Bloqueio

Preparao: o Na posio base, corpo paralelo rede, joelhos ligeiramente flectidos, raquete altura dos ombros frente do corpo, se necessrio executar 1 ou 2 passos laterais. Execuo: o Da posio referida, executar um balano do brao para baixo frente do corpo, brao semi-flectido de encontro ao volante frente do corpo com a cabea da raquete perpendicular trajectria do volante, a partir da extenso para a frente do membro superior bloquear (amortecer) o volante servindo-se da velocidade com este vem para o devolver para a zona da rede. A raquete dever estar sempre frente do corpo, antebrao em supinao (bloqueio lado direito) e em pronao (bloqueio lado esquerdo) consoante o lado onde se bate o volante. Recuperao: o Aps o impacto no volante continuar um pouco a extenso do membro superior e de seguida atravs da flexo deste trazer novamente a raquete para a frente do corpo.

Preparao Fig. 41

Execuo

Recuperao

Professor Jorge Cao

Tcnica de Batimentos

Treino: 1. Dois grupos de dois atletas, um lana o volante mo de forma enrgica (simulando o remate) o outro executa o bloqueio (Fig. 42, 1). 2. Dois grupos de trs atletas. Um lana mo outro remata e o terceiro elemento executa o bloqueio para a zona da rede. 3. Se o remate com a raquete no est a ser suficientemente preciso, retornar ao exerccio anterior (Fig. 42, 2).

Lanador Executante (bloqueio) Rematador

Fig. 42, 1.

2.

4. Jogo: o Divide-se a classe em grupos, onde um dos grupos somente lana volantes ( mo e outro remata), os outros (as equipas) devolvem os volantes em bloqueio com o objectivo de colocar o volante nos alvos (caixa). O volante que caia para l da linha de servio curto zero pontos, se cair antes da linha de servio curto 1 ponto, se cair dentro da caixa/alvo 2 pontos. Permitir que a classe complete o circuito, onde podemos encontrar um vencedor individual ou colectivo, quando os elementos estiverem novamente na sua posio inicial (Fig. 43).

Elementos das equipas Lanador Rematador Caixa/alvo

Fig. 43
Professor Jorge Cao

Tcnica de Batimentos

Correco de erros: o Atleta falha o volante Acentuar a necessidade um movimento curto, sem balano atrs. Focalizar-se no volante. Lanar o volante mo da rede. o Falta de controle da direco do volante Verificar se o atleta bate o volante frente do corpo. Assegurar um posicionamento correcto e verificar se a cabea da raquete est paralela rede no momento do impacto ou na perpendicular trajectria do volante. o Volante devolvido alto demais por cima da rede Acentuar a necessidade de empurrar o volante. Verificar se o pulso est bloqueado.

Batimentos rede
Basicamente temos dois tipos de batimentos, o encosto e o dab, que so executados na zona da rede. Podemos distinguir os dois batimentos consoante a altura da rede a que o volante se encontra.

Encosto
O encosto ou amortie rede, um batimento executado ao lado do brao, quando o volante se encontra abaixo do nvel da rede. O objectivo deste batimento devolver o volante para o mais junto possvel da rede (devolver da rede para a rede) de forma a forar o adversrio a levantar o volante.

Fig. 44, Encosto

Preparao: o Desde a posio base avanar para a rede dando dois ou trs passos (os necessrios) em direco ao volante, de forma a que o ltimo seja mais amplo fazendo um afundo sobre o p direito. A raquete sempre frente do corpo, antebrao em supinao (encosto lado direito) ou pronao (encosto lado esquerdo) consoante o lado onde vamos bater o volante. Execuo: o Atravs da extenso do cotovelo e com uma pega relaxada empurrar o volante contactando-o o mais alto possvel. Recuperao: o A continuao do movimento da raquete diminuto (pois tocando na rede falta) e a recuperao da base inicia-se ao executarmos uma extenso enrgica (empurrando o cho) da perna direita de forma a recuperar a posio base.
Professor Jorge Cao

Tcnica de Batimentos

O encosto rede de direita deve ser introduzido primeiramente em relao ao encosto esquerda.

Preparao Fig. 45

Execuo

Recuperao

Treino: 1. O treinador ou o lanador de um dos lados da rede, lana o volante para junto da rede, a classe em fila partindo da posio base avana em direco rede e executam o encosto retornando para o final da fila. Aps o treino do lado direito e esquerdo, o treinador lana volantes alternadamente para a direita ou esquerda (Fig. 46, 1). 2. Grupos de seis atletas por campo. Aos pares, ao longo da rede, um lana o volante mo para junto da rede enquanto o outro partindo da sua posio base avana e encosta o volante rede. Assegurar que o executante tem tempo suficiente para retornar sua base aps o encosto (Fig. 46, 2).

Executante (encosto) Lanador/treinador

Fig. 46, 1.

2.

Jogo: o Divide-se a classe em grupos, dois elementos lanam volantes, os outros (as equipas/filas) devolvem os volantes rede com o objectivo de colocar o volante nos alvos (caixa). O volante que caia para l da linha de servio curto zero pontos, se cair antes da linha de servio curto 1 ponto, se cair dentro da caixa/alvo 2 pontos. Permitir que a classe
Professor Jorge Cao

Tcnica de Batimentos

complete o circuito, onde podemos encontrar um vencedor individual ou colectivo, assim que se retornar posio inicial (Fig. 47).

Lanador/treinador Equipas (encosto)

Fig. 47

Correco de erros: o O volante passa a rede muito alto Relaxar a pega (menos tenso). Verificar se o atleta no utiliza o pulso em excesso. o O volante vai muito frouxo Empurrar o volante para cima ou uma maior extenso do cotovelo na fase ascendente do movimento. o O volante batido muito perto do corpo Encorajar o atleta a alongar-se para alcanar o volante (utilizando o comprimento dos seus membros). Certificar-se que o atleta no se antecipa em relao ao lanamento do volante. o O volante batido muito abaixo do nvel da rede Encorajar o atleta a interceptar o volante ao nvel da tela da rede. Verificar se a raquete mantida elevada quando o atleta se desloca para o volante.

Dab (finalizao rede)


O dab um batimento executado por cima da cabea quando o volante est na zona da rede acima da tela da rede. O objectivo desta pancada bater o volante para o cho rapidamente, com uma trajectria descendente o mais picada possvel de forma determinada caindo o volante perto da rede finalizando deste modo imediatamente a jogada. Pode ser executado de direita ou de esquerda (Fig. 48).

Fig. 48, Dab


Professor Jorge Cao

Tcnica de Batimentos

Preparao: o Idntica do encosto (eventualmente uma movimentao mais rpida). Execuo: o O membro superior estende-se em direco ao volante com a raquete na vertical executar uma pancada seca ou chicotada, atravs da aco enrgica de rotao do antebrao (de direita pronao de esquerda supinao) e aco do pulso. Recuperao: o A continuao do movimento da raquete ainda mais restrita que no encosto, a recuperao da base idntica do encosto.

Preparao Fig. 49

Execuo

Recuperao

Treino: O treino deste batimento semelhante ao do encosto rede. A maior diferena reside no facto do volante ser lanado de forma a permitir ao executante interceptar o volante acima do nvel da rede. 1. O treinador ou o lanador de um dos lados da rede, lana o volante para junto da rede, a classe em fila partindo da posio base avana em direco rede e executam o dab, recolhem o volante colocando-o junto do treinador e retornando para o final da fila. Aps o treino do lado direito e esquerdo, o treinador lana volantes alternadamente para a direita ou esquerda (Fig. 50, 1). 2. Grupos de quatro atletas por campo. Aos pares, ao longo da rede, um lana o volante mo para junto da rede enquanto o outro partindo da sua posio base avana e ataca o volante rede. Assegurar que o executante tem tempo suficiente para retornar sua base aps o dab (Fig. 50, 2).

Professor Jorge Cao

Tcnica de Batimentos

Lanador/treinador Executante (dab)

Fig. 50, 1.

2.

Jogo: o Divide-se a classe em grupos, dois elementos lanam volantes, os outros (em equipa/fila) atacam os volantes rede com o objectivo de colocar o volante nos alvos (caixa). O volante que seja atacado e passe a rede 1 ponto, se cair dentro da caixa/alvo 2 pontos. Permitir que a classe complete o circuito, onde podemos encontrar um vencedor individual ou colectivo, assim que retornarem posio inicial (Fig. 51).

Lanador/treinador Equipas/filas (dab)

Fig. 51

Correco de erros: o O volante batido muito perto do corpo Encorajar o atleta a alongar-se para alcanar o volante (utilizando o comprimento dos seus membros). Certificar-se que o atleta no se antecipa em relao ao lanamento do volante. o A continuao do movimento acentuada (significa tocar com a raquete na rede) Acentuar e demonstrar que a potncia do batimento pode ser gerada sem continuao do movimento da raquete.
Professor Jorge Cao

Tcnica de Batimentos

o Balano da raquete atrs muito pronunciado Acentuar e demonstrar que a potncia do batimento pode ser gerada pela simples rotao do antebrao e aco do pulso, no necessitando portanto de balano atrs da raquete.

Batimentos volta da cabea


So os batimentos por cima da cabea de direita mas que executamos do lado esquerdo do corpo, ou seja com a palma da mo na direco da trajectria do volante. volta da cabea podemos executar os trs batimentos j referidos anteriormente, clear, amortie e remate. A principal razo da execuo destes batimentos a de no virar as costas ao adversrio ficando desta forma fragilizados, sem ter noo da movimentao/localizao do opositor. No entanto, estes batimentos so menos econmicos que os batimentos esquerda por cima da cabea (voltando as costas ao adversrio) pois na sua execuo global teremos de nos deslocar mais e tambm pelo facto da sua recuperao se tornar mais difcil, devido ao grande desequilbrio que esta movimentao provoca. Em comparao com os batimentos direita por cima da cabea, verificamos um menor aproveitamento da rotao do tronco, existe sim, uma flexo lateral do tronco que juntamente com a flexo mais pronunciada do cotovelo no balano do brao no momento do impacto que permite bater o volante do lado esquerdo do corpo. Para manter o equilbrio, o p esquerdo agora mais recuado encontrando-se bastante afastado para o lado e o brao esquerdo encontra-se cruzado frente do corpo. 1

Fig. 52, Clear (1), Amortie (2) e Remate (3)

Treino: O treino idntico s situaes j referidas para os trs batimentos por cima da cabea (clear, remate e amortie), desta feita lana-se o volante para o lado esquerdo do campo.

Servio curto
O servio curto o servio bsico de pares. O seu objecto enviar o volante numa trajectria baixa e o mais plana possvel, roando o topo da rede para a rea de servio contrrio, fazendo o volante cair o mais perto possvel da linha de servio curto, anulando assim as possibilidades de ataque a este batimento.
Professor Jorge Cao

Tcnica de Batimentos

Este servio tambm utilizado por vezes nos singulares como variante ao servio comprido. Existem duas variantes do servio curto, o servio curto direita e o servio curto esquerda. O servio curto esquerda apresenta algumas vantagens em relao ao servio curto direita, na medida em que batido mais frente do corpo, dando menos tempo ao recebedor para reagir pois a sua trajectria mais curta. O servio curto direita executado ao lado do corpo e tem uma aprendizagem mais facilitada pois ele j dominado pelos atletas graas aos singulares. Muitos atletas por esta razo consideram este servio mais preciso. Ao colocarmo-nos mais atrs no campo a distncia a percorrer pelo volante maior em relao ao servio esquerda, a trajectria no entanto mais facilmente controlvel. Ela pode atingir o seu ponto mais alto no campo do servidor, antes de comear a descer no do adversrio, o que torna o seu ataque difcil. Portanto face ao exposto cabe a cada um escolher aps bastante treino qual o servio mais conveniente.

Servio curto direita

Fig.53

Preparao: o Esta fase do batimento idntica do servio comprido, excepto na nossa colocao que um pouco mais adiantada, ou seja devemo-nos colocar o mais perto possvel da linha de servio curto. A pega da raquete pode ser um pouco encurtada de forma a obtermos maior preciso e controlo do volante. Execuo: o Idntica tambm fase correspondente do servio comprido, no entanto o movimento do membro superior mais lento e no se verifica a aco final de pronao do antebrao, sendo o volante mais empurrado que batido. Ainda em relao ao membro superior, este no balano frente trazido junto ao corpo. Recuperao: o A continuao do movimento do brao menos pronunciada logo tambm mais curta. A recuperao da base varia segundo as variantes do jogo (singulares, pares homens/senhoras ou pares mistos).

Professor Jorge Cao

Tcnica de Batimentos

Preparao Fig. 54

Execuo

Recuperao

Servio curto esquerda

Fig.55 Preparao: o Para executar este servio colocamo-nos perto da linha central junto linha de servio curto, com o peso do corpo no p mais adiantado que tanto pode ser o direito como o esquerdo, ou at com os ps paralelos. A raquete encontra-se no lado esquerdo do corpo, com o membro superior flectido e cruzado frente corpo, cotovelo apontado para a rede brao em rotao interna, antebrao em pronao. Execuo: o Da referida posio atravs da extenso do cotovelo e da rotao externa do brao, mantendo o antebrao em pronao, bater o volante para a rea de servio oposta. Recuperao: o A continuao do movimento do membro superior continua suavemente e no sentido da extenso do mesmo. De seguida por meio da flexo do cotovelo trazer novamente a raquete para a frente dos ombros.

Preparao Fig. 56

Execuo
Professor Jorge Cao

Recuperao

Tcnica de Batimentos

Treino: 1. Em grupos de seis atletas por campo, coloca-los aos pares, servindo de um lado para o outro por cima da rede. De inicio corrigir somente os erros ao nvel da execuo do servio. medida que o servio melhora, introduzir zonas alvo de forma a motivar o grupo. A forma simples de colocar alvos, ser deixar uma raquete no cho no local desejado, contando o nmero de vezes que consegue tocar com o volante na cabea da raquete aps o servio. Como neste batimento a preciso se torna muito importante, estas situaes de treino para alvos determinados devem ser frequentemente abordadas (Fig. 57, a) e b). servidores 1, 2 e 3

apanha volantes

zona alvo Fig.57, a) b)

Jogo: o Jogo. Dividir a classe em trs equipas. Os elementos da equipa 1 servem para o alvo 1, apanham o volante e juntam-se ao fim da fila da equipa 2. Os elementos da equipa 2 servem para o alvo 2, passam por baixo da rede, apanham o seu volante e juntam-se ao fim da fila da equipa 3. Os elementos da equipa 3 servem para o alvo 3, recolhem o seu volante e juntam-se fila da equipa 1. Com atletas iniciados, definir zonas maiores, reduzindo as reas alvo medida que os atletas vo progredindo. Marcar 1 ponto por cada servio correcto, cado no respectivo alvo. Como exemplo, completar o circuito trs vezes e eleger um vencedor individual, a equipa vencedora ou at ambos. Equipas 1, 2 e 3 Equipa 2 Equipa 3

zona alvo Equipa 1 Fig. 58


Professor Jorge Cao

Tcnica de Batimentos

Correco de erros: o Volante no passa junto rede No utilizar o pulso. Empurrar o volante com a raquete em vez de o bater no caso do servio de direita. Assegurar que a aco no seja rpida demais. o Falta de controlo da direco Continuao do movimento ao longo da trajectria desejada. Segurar o volante afastado do corpo.

Servio em flick
O servio em flick uma variao natural do servio curto e um indispensvel complemento do mesmo. O seu objectivo fazer passar subitamente o volante por cima do recebedor, colocando o volante no fundo da rea de servio, atravs de uma trajectria ascendente e tensa. Se o recebedor no receasse este servio poderia praticamente atacar todos os servios curtos. Somente a ameaa constante apresentada pelo servio em flick pode conter o recebedor e de certa forma dar uma certa imunidade ao servio curto. O servio em flick pode ser executado tanto direita como esquerda.

Fig. 59 Preparao: o Idntica do servio curto em ambas as variantes (tanto direita como esquerda). Execuo: o De forma a preservar o elemento vital de surpresa, ela deve ser virtualmente idntica do servio curto justamente at fraco de segundo que antecede o impacto. Aqui pela aco repentina do antebrao, pronao do mesmo no servio direita e supinao no servio esquerda, bater no volante em vez de o empurrar. Sendo o elemento surpresa a essncia deste batimento, o volante no deve ser batido muito alto de forma ao recebedor no ter tempo de reagir e colocar-se atrs do volante para executar a sua devoluo. Recuperao: o A continuao do movimento neste servio um pouco mais rpida e pronunciada. O atleta recupera a sua base conforme o efeito do servio e a variante do jogo (singulares, pares homens/senhoras ou pares mistos).

Treino: 1. Em grupos de seis atletas por campo, coloc-los aos pares, um elemento serve e o outro recolhe os volantes. De inicio corrigir somente os erros ao
Professor Jorge Cao

Tcnica de Batimentos

nvel da execuo do servio. medida que o servio melhora, introduzir zonas alvo de forma a motivar o grupo. A forma simples de colocar alvos, ser deixar uma raquete no cho no local desejado, contando o nmero de vezes que consegue tocar com o volante na cabea da raquete aps o servio. Como neste batimento a preciso se torna muito importante, estas situaes de treino para alvos determinados devem ser frequentemente abordadas (Fig. 60).

servidores

apanha volantes

zona alvo Fig. 60

2. Jogo: Dividir a classe em trs equipas. Os elementos da equipa 1 servem para o alvo 1, apanham o volante e juntam-se ao fim da fila da equipa 2. Os elementos da equipa 2 servem para o alvo 2, apanham o seu volante e juntam-se ao fim da fila da equipa 3. Os elementos da equipa 3 servem para o alvo 3, recolhem o seu volante e juntam-se fila da equipa 1. Com atletas iniciados, definir zonas maiores, reduzindo as reas alvo medida que os atletas vo progredindo. Marcar 1 ponto por cada servio correcto, cado no respectivo alvo marca 2 pontos. Como exemplo, completar o circuito trs vezes e eleger um vencedor individual, a equipa vencedora ou at ambos (Fig. 61). Equipas 1, 2 e 3 Equipa/fila 2 Equipa/fila 3

Equipa/fila 1 zona alvo Fig. 61


Professor Jorge Cao

Tcnica de Batimentos

Correco de erros: o Falta de controlo da direco do volante Assegurar a continuao do movimento na direco desejada. Verificar se o ponto de impacto consistente. Verificar se o jogador deixa cair o volante em vez de o atirar. o Servio denunciado Dar a entender ao servidor que a nica diferena entre o servio curto e o flick est na rotao repentina do antebrao. o Volante com a trajectria muito baixa Verificar o ponto de impacto e se a rotao do antebrao executada.

Drive
O drive um batimento executado ao lado do brao, batido geralmente numa zona compreendida entre o meio-campo e o fundo do campo junto s linhas laterais tanto do lado direito como esquerdo. O objectivo deste batimento enviar o volante que se encontra mais ou menos ao nvel da tela da rede, numa trajectria tensa e plana, ligeiramente descendente roando o topo da rede para o fundo do campo adversrio. Este batimento essencialmente utilizado pelo homem nos pares mistos e por ambos os parceiros nas outras variantes de pares homens/senhoras com a finalidade de manter o ataque ou finalizar uma jogada.

Fig. 62

Drive de direita
Preparao: o Partindo da posio base rodar o tronco para a direita, cruzar a perna esquerda frente do corpo (lado direito) e afundar com a perna direita, ficando ambos os ps apontados para a linha lateral com o peso do corpo no p mais adiantado (o direito). Ao mesmo tempo armar na horizontal o membro superior, ou seja, trazemo-lo para o lado e para trs do corpo flectindo pelo cotovelo (apontado para o cho), brao em rotao externa e o antebrao em supinao. Execuo: o Desde a posio referida rodar ligeiramente o tronco para a esquerda trazendo o membro superior para a frente e para o lado verificando-se ento as aces sucessivas de rotao interna do brao, extenso do cotovelo e finalmente a pronao do antebrao. O ponto de impacto situa-se um pouco frente do p direito altura do ombro para o drive em frente e para o drive cruzado a zona de impacto um pouco mais frente.
Professor Jorge Cao

Tcnica de Batimentos

Recuperao: o A continuao do movimento do membro superior continua naturalmente para a frente e para o lado esquerdo enquanto que atravs da extenso da perna direita iniciar a recuperao para a base.

Preparao Fig. 63

Execuo

Recuperao

Drive de esquerda
Preparao: o Partindo da posio base rodar o tronco para a esquerda dando um pequeno passo com a perna esquerda em direco linha lateral, seguido de um passo mais largo com a perna direita, ficando ambos os ps apontados para a linha lateral com o peso do corpo no p mais adiantado, o direito. Ao mesmo tempo armar o membro superior na horizontal, cruzando-o frente do tronco, cotovelo flectido (apontando para o cho), brao em rotao interna e o antebrao em pronao. Execuo: o Desde a posio referida rodar ligeiramente o tronco para a direita trazendo o membro superior para a frente e para o lado, verificando-se ento as aces sucessivas de rotao externa do brao extenso do cotovelo e finalmente a supinao do antebrao. O ponto de impacto situa-se um pouco frente do p direito altura do ombro para o drive em frente e para o drive cruzado a zona de impacto um pouco mais frente. Recuperao: o A continuao do movimento do membro superior continua naturalmente para a frente e para o lado direito enquanto que atravs da extenso da perna direita iniciamos a nossa recuperao para a base.

Professor Jorge Cao

Tcnica de Batimentos

Preparao Fig. 64

Execuo

Recuperao

Treino: 1. Em grupos de seis atletas por campo, coloca-los em trios, um lana volantes, outro executa o drive e o terceiro elemento recolhe os volantes. De inicio corrigir somente os erros ao nvel da execuo do drive, uma vez verificado que o lanador est a lanar correctamente os volantes. medida que o batimento melhora, introduzir zonas alvo de forma a motivar o grupo. A forma simples de colocar alvos, ser deixar uma raquete no cho no local desejado, contando o nmero de vezes que consegue tocar com o volante na cabea da raquete aps o drive (Fig. 65).

executantes

lanadores

apanha volantes

zona alvo Fig. 65

2. Jogo: Dividir a classe em duas equipas. Os elementos da equipa 1 executam o drive para o alvo, recolhem o seu volante deixando-o junto do lanador e juntam-se ao fim da fila da equipa 2. Os elementos da equipa 2 fazem exactamente o mesmo. Com atletas iniciados, definir zonas maiores, reduzindo as reas alvo medida que os atletas vo progredindo. Marcar 1 ponto por cada drive correcto, 2 pontos no respectivo alvo. Como exemplo, completar o circuito trs vezes e eleger um vencedor individual, a equipa vencedora ou at ambos (Fig. 66).
Professor Jorge Cao

Tcnica de Batimentos

Equipa 1 e 2

lanadores

zona alvo Fig. 66 Correco de erros: o Volante com trajectria ascendente Verificar se o volante est a ser batido ao nvel do ombro ou um pouco acima deste. Verificar se a cabea da raquete est na vertical no momento do impacto. o Falta de controlo na direco do volante Assegurar um ponto de impacto bem afastado do corpo. o Batimento com pouca potncia Verificar a pega. Assegurar uma boa rotao do ombro, um impacto bem afastado do corpo e uma boa rotao do antebrao. Verificar se a cabea da raquete est paralela ao cho no balano atrs.

Push
O push um batimento variao do drive, ou seja, um drive a meia fora enviando o volante numa trajectria semelhante a este, no entanto bem mais curta dirigida para as linhas laterais caindo a meio campo. Este batimento essencialmente utilizado nas variantes de pares, quando o par adversrio se encontra numa posio atacante (1 na frente e outro atrs). O push deve ser uma pancada em que se empurra o volante muito mais do que bater, com uma velocidade suficiente para ultrapassar o jogador da rede sem no entanto alcanar o jogador mais recuado, atraindo desta forma ambos. A sua execuo global idntica s componentes do drive j descritas, excepto no balano frente do membro superior que desacelerado justamente antes do impacto. Em termos de treino utilizam-se os mesmos exerccios que no drive adaptando na colocao das zonas alvo.

Fig. 67
Professor Jorge Cao

Tcnica de Batimentos

Batimento de esquerda por cima da cabea


Em relao ao batimento de esquerda por cima da cabea, poderemos executar os mesmos batimentos referidos direita, clear, amortie e remate. Todos eles tm uma preparao idntica variando na fase de execuo no ponto de impacto, tal como nos batimentos de direita e na desacelerao do movimento do membro superior no caso do amortie. A fase de recuperao tambm idntica em todos os batimentos.

Fig. 68

Preparao: o A partir da posio base rodar o tronco para a esquerda deslocando-se para o local onde vai ser executado o batimento. Ao mesmo tempo o membro superior segue a rotao do tronco e o cotovelo agora aproximado do tronco com a raquete frente da cabea praticamente perpendicular ao cho. Execuo: o Praticamente ao mesmo tempo que se apoia o p direito no cho que se encontra mais adiantado em relao linha de fundo e que suportar o peso do corpo, elevasse o cotovelo na direco do volante simultaneamente rodar o brao internamente, colocar o antebrao em pronao impondo desta forma cabea da raquete a fase descendente do seu loop. De seguida e sem pausa rodar externamente o brao estendendo o cotovelo e por fim fazer a supinao enrgica do antebrao, provocando desta maneira a fase ascendente do loop. Os pontos de impacto nas diversos batimentos (clear, amortie e remate) so semelhantes aos dos batimentos direita, tanto na sua colocao como nos respectivos ngulos de impacto. Recuperao: o A continuao do movimento mais restrita e composta pela extenso e supinao completa do cotovelo e antebrao respectivamente. A recuperao da base inicia-se pela extenso da perna direita.

Em termos de treino utilizam-se os mesmos exerccios que nos respectivos batimentos do lado direito adaptando na colocao das zonas alvo.

Professor Jorge Cao

Tcnica de Batimentos

Bibliografia
Tcnica de Batimentos:
Lars Sologub et Kluas Fuchs, Badminton, ditions Robert Laffont, S.A. (1992) Osthassel, T.D./Sologub, L. Le Badminton thechniques, Tactiques, ditions Vigot (1992) The Scottish Badminton Union Instructors Manual (1986) The Scottish Badminton Union Club Coach Manual (1986) The Scottish Badminton Union Advance Coach Manual (1989) The Badminton association of England Notes for Badminton Coachs (1984) Niesner,H.W./Ranzmayer,J.H. Basic Theory of Stroke Production, Osterreichischer Badminton Verband (1982) Johnson,M.L. Badminton, W.B. Saunders Company (1974) Peterson,N.F. Preleo sobre tcnica de batimentos, III Summer school of European Badminton Union (1984) Davis,P. The Badminton Coach, Kaye & Ward Limited (1976) Davies,P. Badminton the complete practical guide, David & Charles (1982) Whetnal,P. Badminton, Pelham Books Ltd. (1975) Wright,L. Successful Badminton, Charles Letts & Co Ltd. (1982) Downey,J.C. Badminton for Schools, Pelham Books Ltd. (1978) Meerbeek,R.V. Badminton Sport Total, D.E.P.S. Talbot,D. Badminton To the Top, EP Publishing Ltd. (1981) Crossley,K. Progressive Badminton, G Bell and Sons Ltd. (1970) Crespo,A. Apontamentos dos Cursos de Monitores (1982) Davis,P. Badminton is Fun, Kaye & Ward Ltd. (1972) Downey,J.C. Better Badminton for All, Pelham Books Ltd. (1975)

Professor Jorge Cao

Tcnica de Batimentos

Pearson,P. Teaching and Coaching Junior Badminton, Cheshire Press Ltd. (1985) Roper, P. The Skills of the game, The Crowood Press Ltd. (1995) Metodologia do treino desportivo Edies FMH o J.Castelo/H.Barreto/F.Alves/P.Santos/J.Carvalho/J.Vieira

Trabalho realizado pelo Professor Antnio Crespo e adaptado pelo Professor Jorge Cao

Professor Jorge Cao

Potrebbero piacerti anche