Sei sulla pagina 1di 2

(*) Nelson Valente Inmeros autores atribuem a Skinner o incio dos estudos mais profundos sobre a aprendizagem humana

que nos levariam a uma tecnologia comportamental. Burrus Frederick Skinner nasceu em 1904, num povoado rural do nordeste da Pensilvnia, Estados Unidos. Doutorou-se em psicologia em 1931, pela Universidade de Harvard. De linha behaviorista, Skinner realizou inmeras experincias sobre comportamento animal, em laboratrio, transferindo posteriormente suas pesquisas para a rea da aprendizagem humana. Em sua teoria, Skinner sugere algumas formas de controle para o processo de aprendizagem atravs de arranjos das contingncias do reforamento (situaes arranjadas com o intuito de possibilitar ou aumentar a ocorrncia de uma resposta a ser aprendidacondicionada). o prprio Skinner quem esclarece: Tanto quanto aqui nos ocupa, ensinar simplesmente arranjar contingncias de reforo. Entregue a si mesmo, em dado ambiente, um estudante aprender, mas nem por isso ter sido ensinado. A escola da vida no bem uma escola, no porque ningum nela aprende, mas porque ningum nela aprende, mas porque ningum ensina. Ensinar o ato de facilitar a aprendizagem: quem ensinado aprende mais rapidamente do que quem no . O ensino , naturalmente, muito importante, porque do contrrio o comportamento no apareceria.

A funo mestra do professor, no processo da instruo, arranjar as contingncias de reforo. Skinner enfatiza que o importante para o professor no procurar ou encontrar reforos outros do que aqueles que j existem na situao do dia-adia, mas sim armar e arranjar as contingncias desses reforos em relao s respostas desejadas. As idias bsicas sobre a apresentao de estmulos para a aprendizagem, em Skinner, esto condensadas em dois instrumentos: as mquinas de ensinar (criadas por volta de 1920 por Sidney Pressey e posteriormente desenvolvidas por Skinner) e a instruo programada. Tanto a mquina de ensinar quanto a instruo programada buscam levar o aluno a estudar individualmente, sem interveno direta do professor, por meio de material previamente elaborado, base de fracionamento mnimo da matria, adaptado s possibilidades do educando, segundo seu ritmo prprio, maturidade e conhecimentos anteriores. O propsito da instruo programada aumentar ao mximo a frequncia de reforamento e reduzir ao mnimo as conseqncias aversivas que acompanham o erro. Ela se baseia nos seguintes princpios: pequenos passos; resposta ativa; avaliao

imediata; ritmo prprio; progresso lgica e graduada; reforo constante; verificao da aprendizagem.

B. F. Skinner

Psiclogo norte-americano, Burrhus Frederic Skinner, nascido em 1904, doutorou-se em Psicologia pela Universidade de Harvard, em 1931, tendo, desde cedo, no seu percurso acadmico e cientfico, abraado uma perspetiva behaviorista.Considerando-se um discpulo do fundador do behaviourismo, John Broadus Watson, e do cientista russo Pavlov, Skinner defende na sua primeira obra fundamental, The Behavior of Organisms(1938), os principais pontos definidores deste paradigma da Psicologia, acrescentando-lhe a sua prpria contribuio. Assim, Skinner questiona parcialmente a teoria de Pavlov, que explicava o comportamento como sendo o resultado de um condicionamento de "primeiro tipo", de um estmulo mecnico. Skinner prope, em alternativa, a hiptese de o comportamento se explicar pela ao de um condicionamento de "segundo tipo", ou seja: no processo de adaptao ao meio, o sujeito alcana uma satisfao que provoca a repetio desse comportamento. Foi para provar esta teoria que Skinner efetuou a famosa experincia batizada de "caixa de Skinner", em que ratos tm o seu comportamento condicionado por um conjunto de recompensas. O conceito de recompensa ("reward") desempenha, alis, um papel fundamental na teoria behaviorista de Skinner e um dos seus principais legados acadmicos. Skinner foi um cientista e professor brilhante, constituindo-se como um dos mais importantes nomes da histria do behaviourismo, influenciando fortemente o rumo desta rea do conhecimento. Defensor acrrimo das pesquisas controladas sobre as respostas comportamentais dos animais aos estmulos do meio, como forma privilegiada de conhecer mais sobre o ser humano, Skinner alcanou reconhecimento pblico atravs de diversas experincias cientficas pouco comuns, como por exemplo aquela em que pombas aprendiam a jogar tnis de mesa. Mas a atividade de Skinner no se limitou cincia, destacando-se igualmente pela sua produo literria, com realce para a obra Walden Two(1948), um romance acerca de uma sociedade utpica fundada em princpios de engenharia social, e para a sua autobiografia, publicada em trs partes, Particulars of My Life (1976), The Shaping of a Behaviorist (1979) e A Matter of Consequences (1983). Skinner desenvolveu o seu trabalho de investigador e docente principalmente na Universidade de Harvard, a partir de 1932, com passagens pela Universidade do Minnesota (1937-1945) e pela Universidade do Indiana, em Bloomington (1945-1948), tendo sido agraciado com o ttulo de Professor de Mrito da Universidade de Harvard, em 1974. B. F. Skinner morreu em 1990, em Cambridge (Massachusetts).Obras importantes de Skinner:

Potrebbero piacerti anche