Sei sulla pagina 1di 62

AS DORES DE PARTO

1 Viu-se grande sinal no cu, a saber, uma mulher vestida do sol com a lua debaixo dos ps e uma coroa de doze estrelas na cabea. Ap. 12:1.

Orao:

Querido Pai: No nome do Senhor Jesus, obrigado por nos conceder esta nova oportunidade de considerar alguma poro de Sua Palavra. Rogamos que seu Santo Esprito esteja nos dando luz e a vida de Sua Palavra, ele Seja nos afirmando, ele Seja nos estabelecendo, ele Seja nos encaminhando, em Seu nome. Encomendamos a Ti nossa fragilidade humana, Damos graas porque podemos deix-la em Suas mos. Fale-nos Senhor, que possamos todos do corao olhar a Ti e ser ajudados por Ti, ele que fala tambm, em nome do Senhor Jesus. Amm.

UMA MULHER VESTIDA DE SOL

Quando no ano passado pudemos estar com o irmo Celso Machado (do Brasil) e Alexandre Pacheco no Vale, mencionamos algumas coisas que tambm em Remar mencionamos, e queria voltar para elas avanando um pouquinho com a ajuda do Senhor. Ento, para tomar um verso a maneira de epgrafe, um verso que nos permita abranger uma panormica um pouco mais geral, queria ler uma passagem curta inicialmente em Apocalipse 12, nos primeiros dois versos. No a inteno fazer uma exegese desta passagem, a no ser somente me valer de uma das frases dele: 1 Viu-se grande sinal no cu..., outra lhe chama simplesmente

outro sinal, mas a esta a chama grande sinal. Viu-se grande sinal no cu, a saber, uma mulher vestida do sol com a lua debaixo dos ps e uma coroa de doze estrelas na cabea, 2 que, achando-se grvida, grita com as dores de parto, sofrendo tormentos para dar luz. No , como vos disse, a inteno de entrar em todos os detalhes, somente algo mnimo. Queria mencionar aqui que esta mulher que aparece com seu menino frente a esse drago com suas cabeas e cauda, que aparece um pouco mais adiante, apresenta-nos algo que j tinha tido seus incios no livro de Gnesis, onde Deus fala com a mulher e fala com a serpente e fala tambm da descendncia ou semente da mulher, que esmagaria a cabea do drago, da serpente; e fala tambm da descendncia da serpente; e isso que teve seu comeo em Gnesis e teve seu desenvolvimento com o passar do perodo bblico e posterior ao bblico, tem aqui uma viso final. Aparece esta mulher, acredito que representando ao povo do Senhor em geral, incluindo tanto aos Santos do Antigo Testamento como aos do Novo Testamento, porque ela aparece vestida de sol, representando ao Sol de Justia que o Senhor Jesus; portanto o Novo Testamento est includo; mas ela est com os ps sobre a lua, que a que reflete a luz do sol, que quando no est o sol, ela nos fala do sol, e como uma espcie de adiantamento e de tipologia; e por isso nos representa tambm o Antigo Testamento; e a aparecem essas doze estrelas, digamos, as Doze Tribos de Israel como dos doze filhos de Jac, mas logo tambm o Senhor disse que essas tribos seriam julgadas por Doze Apstolos; e j entramos no Novo Testamento. Esta mulher simboliza o povo de Deus em geral, incluindo o perodo anterior ao Israel, o perodo dos patriarcas e o tempo prprio de Israel, e que continua com a Igreja. No quero falar tanto da mulher em geral, mas sim do aspecto que diz o verso dois (recordar isso): que, achando-se grvida, esta mulher tem que dar a luz um menino varo destinado a reinar do Trono de Deus.

Certamente que no Antigo Pacto Israel esteve tendo dores de parto na espera pelo Messias. Mas quando nasceu o Messias, o Senhor Jesus, Ele viveu e morreu por ns, ressuscitou e foi tomado Por Deus glria, e se sentou certamente Destra de Deus Pai.

AS DORES DE PARTO

Mas Ele tambm falou deste mistrio desta mulher. Vamos ler o ali em Joo 16, do versculo 16 em diante. O Senhor Jesus, que o Messias, mas que a Cabea de um Corpo, que certamente foi esperado com angstia e dor por Israel, mas que veio e voltar, ento Ele diz aos seus: Ainda um pouco, e no me vereis; este primeiro pouco nos fala de um perodo, de uma experincia de f incipiente, apenas nascente, onde diz: ainda... no me vereis; ainda um pouco e no me vereis, e de novo um pouco, e me vereis; este um segundo pouco, e me vereis, mas este me vereis o adiciona com um porque, porque eu vou ao Pai. Disse umas palavras que eles no entenderam bem. H um perodo onde lhe vem e um perodo onde no lhe vem porque Ele vai ao Pai; certamente que lhe vero espiritualmente enquanto esteja com o Pai; e lhe vero em Glria quando vier do Pai. Ento (ante essas palavras) disseram alguns de seus discpulos uns aos outros: Que isto que nos diz: Ainda um pouco e no me vereis; e de novo um pouco, e me vereis; e, porque eu vou ao Pai? Diziam, pois O que quer dizer com: Ainda um pouco? No entendemos o que falas; eles tinham recebido ao Messias, pensavam que o reino se manifestaria imediatamente; inclusive depois de que ressuscitou ainda lhe disseram:

Senhor, no restaurar o reino a Israel...? e Ele teve que dizer: No lhes toca a vs saber os tempos e as pocas que o Pai ps em Sua exclusiva autoridade, mas me sereis testemunhas; ou seja que o Senhor Jesus ressuscitou, subiu mo direita do Pai e encomendou Igreja um testemunho; a Igreja foi deixada aqui; no foi com o Messias. J havia uns poucos, mas o Senhor tinha que chamar muitas ovelhas de Israel e tambm as outras ovelhas dentre os gentios para encher as moradas celestiais. Ento no se levou a Igreja ainda; deixou-lhe dois poucos; um primeiro pouco onde no lhe veriam, uma primeira etapa que poderamos dizer: formativa, que poderamos dizer: Externa, que poderamos dizer:

Perifrica; porque no lhe veramos; e depois uma etapa mais profunda onde sim lhe veramos, e ento a respeito desse perodo que lhe perguntam. Eles no pensavam que haveria o perodo de testemunho que a Igreja teria, e que tambm coincidiria com o perodo de formao de Cristo na Igreja; porque esse varo que Cristo e que j est mo direita do Pai, a cabea de um corpo e est destinado a formar-se a plenitude nesse corpo. Essa a parte que corresponde a esta mulher depois de Cristo; ento Ele fala desta mulher agora depois de Cristo; porque o Israel teve seu tempo, mas agora Jesus, quando eles pensavam que o reino de Israel j estava a ponto de manifestar-se, Ele lhes diz: No, ainda h outro pouco e h outro pouco.

Ento diz assim: Jesus conheceu que queriam lhe perguntar, e lhes disse: Perguntam entre vs a respeito disto que disse: Ainda um pouco e no me vereis, e de novo um pouco e me vereis?, ou seja que o que Ele vai explicar aqui isto de pouco, destes dois poucos. Em verdade, Em verdade vos digo, que vs chorareis, e lamentareis; esse o primeiro pouco: ainda um pouco; e o mundo se alegrar; mas embora vs estejais tristes, sua tristeza se converter neste gozo o segundo pouco: e at outro pouco e me vereis. A mulher quando d a luz, tem dor, porque chegou sua hora, (a hora da mulher e a dor vo juntos; inevitvel a dor na hora; a hora de dar a luz a hora da dor) mas depois..., esse o segundo pouco; o primeiro pouco a dor: Ainda um pouco e no me vereis. esta mulher em angstia de parto a Igreja. A angstia precede ao parto; isso o normal, a dor precede ao gozo, a morte precede ressurreio, a tarde precede manh, porque o dia comea com a tarde. A Bblia diz: tarde e manh; no diz manh e tarde, como acostumamos ns dizer; no, o dia comea pela tarde.

Quando ficou o sol se acabou o dia e comeou na escurido o seguinte dia; o dia comea com a escurido, a tarde lhe chama na Bblia a todo o perodo de escurido; a palavra ereb, de onde vem a palavra erebo: Escurido; a tarde e a manh, um dia, o dia no comea pela manh, o

dia na Bblia comea na tarde, comea com a escurido, e ento a saem as estrelas que anunciam o dia, e por fim sai o Sol de Justia. Ento a segunda parte a manh, e a primeira parte a tarde; e a tarde vai desde que fica o sol at que sai o sol; essa a tarde o Erebo; e a segunda parte comea quando sai o sol at quando fica; essa a manh, o dia inteiro a manh, e a noite inteira a tarde; primeiro a noite e depois a manh. Por isso diz: Primeiro o homem natural, depois o homem espiritual, necessita-se que haja um perodo para remoo do homem natural; esse o primeiro pouco.

DE NOVO UM POUCO: O GOZO PERPTUO

Ainda um pouco, e no me vereis, mas de novo um pouco, e me vereis; esse me vereis, esse gozo que ser impossvel de ser tirado dela, porque a tristeza se converter em gozo; h dor e h gozo, h angstia e h parto, mas nessa ordem: primeiro um pouco e logo o outro pouco; claro que isto tem uma primeira parte espiritual da formao de Cristo. Esse me vereis tem um incio na revelao de Cristo. Ele se vai revelando a ns, vamos conhecendo de maneira direta, e clara que depois lhe veremos tal como Ele , quando Ele vier por ns e ns sejamos recolhidos a Ele; e a esse gozo ser pleno, mas certamente que j h gozo a partir de agora. Ento diz, verso 21:

A mulher quando d a luz, tem dor, porque chegou sua hora; mas depois que deu a luz a um menino, j no se lembra da angstia. O Senhor no eximiu a esta mulher da angstia das dores do parto, mas sim est dizendo Igreja como a maneira de parbola, embora aqui a palavra parbola no aparece, est lhe dizendo que isto inevitvel, que ter que passar por aqui. Mas depois que deu a luz a um menino, j no se lembra da angstia pelo gozo de que tenha nascido um homem no mundo. Tambm vs. Aqui a mulher est representando a eles, aos apstolos, a seus discpulos que esto, como dizer, representando toda a Igreja; ento

aqui vemos que esta mulher tambm tem que ver com a Igreja. Por isso aparece vestida de sol. A parte tipolgica de Israel a vemos nas estrelas, vemos com a lua sob seus ps, porque est parada sobre o que era uma promessa e uma tipologia, que nos anunciava o que vinha, mas a lua no a luz real; ela no tem luz prpria, ela somente tem luz refletida; a verdadeira luz a do sol, e esta mulher vestida do sol a Igreja revestida de Cristo. Deus fazendo um povo com todo seu povo anterior e fazendo um s corpo com eles e conosco, e dando aos do final algo que no deu aos anteriores, para que eles no sejam aperfeioados sem ns.

Ento diz: Tambm vs ...; essa a mulher, a Igreja; tambm vs agora tm tristeza. um pouco, e no me vereis, e de novo um pouco, e me vereis; e usa a palavra tristeza, como a palavra angustia, como a palavra dor, como a palavra no v. Mas lhes voltarei a ver, e se gozar seu corao; esta frase eu penso que no a podemos interpretar de uma s maneira, porque certamente que quando Ele se vai revelando a ns estamos comeando a v-lo; e um dia, claro, ver-lhe-emos tal como Ele , e seremos semelhantes a Ele porque lhe veremos tal como Ele ; mas o do parto no uma coisa como o de voltear uma torta de milho de um dia para outro, mas sim um processo; compara a uma mulher grvida, e uma mulher em grvida um processo comprido. E ningum lhes tirar seu gozo. Naquele dia, no me perguntareis nada. Em verdade, Em verdade, que tudo que pedireis ao Pai em meu nome, dar-lhes- isso. at agora nada pedistes em meu nome; pedis, e recebereis; e comea a dizer: at agora.o de pedir no s a partir de que o Senhor venha, no s a partir de que se estabelea um milnio glorioso sobre a terra e logo um cu novo e terra nova e Nova Jerusalm, no; a partir de agora mesmo ter que pedir para que a partir de agora comece a adiantar o gozo; por isso se fala de gozar agora dos poderes do sculo vindouro; tudo isto ter uma plena culminao no sculo vindouro e a eternidade, mas comea a perfilar-se, a anunciar-se a partir de agora; um adiantamento dos poderes do sculo vindouro. Peam, e recebero para que seu gozo seja completo. Nosso gozo se vai cumprindo na medida que vamos recebendo o que pedimos, e ter um pleno cumprimento na eternidade.

Ento, nesta mulher, neste menino formando-se nela, neste processo atravs da angstia, atravs da dor, atravs da tristeza, atravs da espera, atravs dos perigos, das suplica, nos fala de um processo.

PARA ENCHER TUDO

Tambm o apstolo Paulo fala desse processo aos Efsios no capitulo 4; queria que o olhssemos. Vou ler do verso 10: que descendeu, (Agora estou com vs, mas no me vero mais) o mesmo que tambm subiu (no me vero mais, ainda um pouco) por cima de todos os cus para ench-lo todo. Ele veio, morreu, foi aos infernos, ressuscitou, ascendeu, com um objetivo: encher tudo, ench-lo. Ou seja, o que a Igreja faz nesse perodo da ascenso, encher-se. Ele subiu para encher tudo; o objetivo da ascenso encher tudo, encher tudo de Si mesmo. Tudo aquilo que diferente a Ele e que distinto Dele e que carece Dele, visitado por Ele, para Ele ser introduzido, incorporado, recebido, podemos lhe dizer gerado no ventre da Igreja, para encher Igreja de Si, e usar Igreja como veculo para tomar a terra e logo, claro que haver uns que no querem que Ele reine, e haver uma resistncia Igreja, contribuiro com a dor da Igreja e o mundo ir querer fazer seu reino sua maneira, e o Anticristo se sentar, mas o Senhor vir e os que no queriam que Ele reinasse, que quiseram ficar eles como cabea, ficaro sem cabea, porque Deus s tem uma Cabea, que Seu Filho Jesus Cristo; e ento definitivamente estabelecer o Seu. Mas h um processo. Ento diz aqui: para encher. E (ento Ele, para encher Ele tudo, Ele comea enchendo a uns primeiro e lhes enviando para ministrar a Ele, para abrir-se lugar neles e com eles) ele mesmo deu (porque isto um dom, a palavra aqui constituir, uma traduo no to exata, porque a palavra no grego edoken, que quer dizer deu) a uns apstolos, a outros profetas, a outros evangelista, a outros pastores e mestres, a fim de aperfeioar.... Ento o encher est relacionado com o aperfeioar, e o aperfeioar est relacionado com a formao de Cristo, que o varo que nasce no ventre da Igreja. Ele j o varo perfeito a quem Israel esperava, e j esta

sentado mo direita do Pai, mas Ele a cabea de um corpo que a Igreja, na qual Ele tem que formar-se, tem que ench-la, aperfeio-la, configur-la a Sua prpria imagem.

Ento segue dizendo aqui: aperfeioar (sublinho esse verbo) aos Santos, para a obra do ministrio, para a edificao do corpo de Cristo. Aqui usa a palavra aperfeioar, que nos fala desse processo que nos fala dessa iluminao, desse estar em cinta, desse ter dores de parto, de angstias; tudo isso est includo no aperfeioar, e tambm no edificar, aperfeioar aos Santos, para que os Santos faam a obra do ministrio, ou seja, do servio a Deus, que edificar um corpo a Ele.

A F INICIAL E A F AMADURECIDA

Ele tem que encher esse corpo e expressar-se nele. Diz: At que; essa edificao no objetivo de Deus muito alto; dificilmente os homens fixariam um objetivo como este, mas Deus como o que o faz, Ele sim, pode pr este objetivo: at que todos cheguemos unidade da f. Aqui fala da f como no futuro; claro que h uma f no passado, claro que h uma f no incio, h uma f que se falta no incio, no h incio; esta f a f mnima para que uma pessoa receba ao Senhor e nasa de novo. Aqui mesmo em Efsios acabava de falar dessa f do incio, e logo no verso 13 e 14 fala da f amadurecida. A f do incio aparece aqui no verso 4 quando diz: um Senhor, uma f, um batismo; esta f mnima inclui deus, ao Filho de Deus, a Jesus o Filho de Deus e o Cristo, morto por nossos pecados em uma morte expiatria, ressuscitado e feito Senhor; e acreditando nele somos salvos e comeamos, mas logicamente que esse comeo, esse fundamento em vista de um processo posterior, que o da formao de Cristo. Ou seja, que a edificao da Igreja a formao de Cristo; e fala de uma f amadurecida, da f no s inicial, a no ser a f no sentido completo, como diz Paulo aos Tessalonicenses.

Vamos voltar aqui para Efsios, mas para que os irmos possam ver esse verso especialmente se houver alguns que so mais novos, possivelmente no o recordam, em 1 Tesalonicenses 3 diz no versculo 10, do Paulo e seus companheiros: Orando de noite e de dia, com grande insistncia; est falando com uma igreja nova, s pode estar trs meses em Tessalnica, e por causa da perseguio, ele teve que ir preocupado, mas mandou a Timteo. Timteo chegou com boas notcias, que eles se mantinham na f, no amor, e apreciando-os a eles; ento j estavam na f, nessa primeira parte da f, e lhes diz Paulo que ele seguia orando com Silvano, com Timteo: ...com grande insistncia, para que vejamos seu rosto e completemos o que falte a sua f. A f inicial tem que ser completada, e o ministrio do apstolo Paulo aqui, o ministrio apostlico, tem o encargo, no s a levar as pessoas ao incio da f, mas tambm eles mesmos avanar para a unidade da f.

Quando se fala da unidade da f se coloca no futuro; aqui em Efsios 4:12 diz: aperfeioar aos Santos para a obra do ministrio, para a edificao do corpo de Cristo, at que todos cheguemos unidade da f. A f uma, a f do Filho de Deus, mas ns temos que chegar unidade da f; quando se fala da unidade do Esprito, no usa o verbo chegar a no ser o verbo guardar. Por exemplo aqui no captulo 4:3 diz: Solcitos em guardar a unidade do Esprito. O Esprito um sozinho; ns no temos que fazer nada para ter a unidade do Esprito, porque todos os filhos tm recebido o mesmo Esprito , a todos nos deu a beber do mesmo Esprito , todos os filhos de Deus temos o mesmo Esprito, no importa a nacionalidade,, a raa, a classe social; no importa se for homem, se for mulher, se for rico ou pobre, se for culto ou inculto, a todos nos deu a beber de um mesmo Esprito; portanto, quanto unidade do Esprito, no nos pede chegar a nenhuma parte, a no ser somente guard-la. J foi dada. O Esprito de fato e ser eternamente Um; portanto, onde Ele est, est a unidade do Esprito. Qualquer pessoa que tem o Esprito do Senhor, tem a unidade do Esprito, no lhe pede que a fabrique, no lhe pede que a alcance, s lhe pede que a guarde com solicitude, em troca, quando se fala da unidade da f e do conhecimento do Filho de Deus, da estatura do varo perfeito,

este Varo, o filho varo daquela mulher, este varo perfeito do versculo 13. Diz: at que todos cheguemos; chegar; agora fala de um processo. A partir da unidade do Esprito, chegamos unidade da f; quer dizer, crescemos, somos aperfeioados, somos edificados na unidade da f, a f do Filho de Deus, a f que uma vez foi dada aos Santos. No vamos acrescentar nada f; a plenitude desta f expressa na Palavra de Deus.

Mas uma coisa que ela esteja na Palavra de Deus e outra coisa que ns a tenhamos captado, ou a tenhamos recebido ou tenhamos crescido nela; a f foi dada uma s vez, no aparecer nenhuma outra Bblia. Qualquer outra que pretenda aparecer por a, o Coro, o livro do Mrmon ou qualquer outro, falso. Paulo disse que nem sequer ele, nem os apstolos, nem nenhum anjo do cu, podiam pregar um evangelho diferente que o que j pregou Jesus Cristo. Jesus Cristo o Amm de Deus; j a ltima Palavra. ?Ele o princpio e Ele o fim; portanto na Bblia j est contida a plenitude da f do Filho de Deus; mas isso no quer dizer que ns por ter a Bblia em papel, tenhamo-la no corao, por revelao; isso outra coisa.

PRECISAMOS NOS APROFUNDAR NO CONHECIMENTO E NA F, NA F E O CONHECIMENTO DO FILHO DE DEUS.

Ver-me-o, gozaro, alegrar-se-o, primeiro na f, logo a realidade, na esperana, e logo na plenitude. Diz aqui: ...at que todos cheguemos (o verbo agora futuro, fala-nos de um processo) unidade da f e do conhecimento do Filho de Deus. E agora como se a f e o conhecimento do Filho de Deus se sintetizassem em uma pessoa, e em Cristo. A f e o conhecimento do Filho de Deus um equivalente do seguinte verbo, da seguinte frase: a um varo perfeito. Ele est dizendo duas coisas da mesma maneira: Cheguemos unidade da f e do conhecimento do Filho de Deus, o mesmo que chegar: a um varo perfeito e isso o mesmo que chegar: medida da estatura da plenitude de Cristo; ento aqui fala

de uma plenitude que tem uma medida e que tem uma estatura, e essa plenitude, essa medida, essa estatura, um varo perfeito. Vemos, pois, que a Igreja tem que crescer medida do varo perfeito; e podamos dizer que o varo perfeito tem que crescer a Sua prpria medida na Igreja, porque Ele ascendeu e enviou seu Esprito com o objetivo de encher tudo, do que? De Si mesmo. Ento a unidade do Esprito, a unidade da f, a unidade do conhecimento, esto relacionados com o varo perfeito. Tudo comea com o Esprito; esses so o penhor da herana, a primeira parte. Pelo Esprito nascemos de novo e nascemos para crescer, para ser edificados juntos como um corpo, o corpo Dele, um organismo para Sua prpria vida; ento crescemos no Senhor.

Ento o Senhor disse que Ele o faria, porque isso o que a profecia dizia que faria o Filho de Deus; embora a profecia diz como o filho de Davi. Davi, tu derramaste muito sangue, voc no me edificar casa, mas um filho que nascer de ti, do qual Salmo era to somente uma figura; o templo que edifico Salomo era apenas uma figura; chamou a Salomo, seu filho, e lhe ordenou que edificasse casa ao SENHOR. Por isso Paulo aos Efsios fala da edificao do corpo de Cristo, e diz: ...para morada de Deus no Esprito. Toda a edificao, toda a casa que se levante, para ser cheia. O objetivo do Tabernculo era ser cheio da glria, o objetivo do templo era ser cheio, o objetivo da Igreja ser cheia. Ele subiu para encher tudo, e ao final ser Deus tudo, em todos. Aqui este todos se refere logicamente aos que recebemos ao Senhor, porque outros estaro no Lago de Fogo, conhecendo a justia de Deus, posto que no quiseram conhecer a Graa, conhecero o julgamento de Deus. Como rechaaram a graa, bom, ficaram sem essa metade da moeda de Deus, mas a outra metade a deixaro sempre presente. Deus estar sempre presente com eles em Seu julgamento; Ele quer estar presente na vida de todos em Sua graa, mas se rechaarmos Sua graa, no fica a no ser em Sua presena: Julgamento.

Ento Eu edificarei (diz o Senhor Jesus) Minha Igreja. A formao de Cristo na Igreja. A histria da Igreja, a histria da edificao de uma casa que o Filho do Davi fez a seu Pai; a histria da Igreja tem esse objetivo, de edificar uma casa para a plenitude de Deus. Deus em Cristo e Deus por Cristo, pelo Esprito em ns; Deus o Pai quem colocou Sua plenitude no Filho, e o Pai e o Filho pelo Esprito que aconteceram e esto passando Sua plenitude Igreja. Ento esta Igreja sendo cheia e portanto aperfeioada, e portanto edificada; e todo esse processo tem uma tarde e uma manh, tem uma dor e um gozo, uma angstia e um parto, e toda a histria da Igreja, uma combinao destas duas coisas. A Igreja passando por dores, por tristezas, por angstias, com o rpido objetivo de dar a luz ao Filho Varo; ou seja, que Cristo se forme na Igreja. Sempre a Igreja enfrentar desafios, enfrenta problemas, e esses problemas aqui tm essas palavras que aqui mencionava: angstia, etc.

UM POUCO MAIS DE CRISTO

Mas a resposta, se for ser verdadeira resposta, sempre ser um pouco mais de Cristo; nunca a resposta ser outra que algo mais de Cristo, um pouco de Cristo que no tnhamos conhecido, um aspecto de Cristo que no tnhamos captado; compreenderemos e participaremos espiritualmente de um pouco mais de Cristo; ento o objetivo dessas provas, destas lutas destes conflitos, destes combates, foi que Cristo seja melhor conhecido. Ontem noite conversvamos com o irmo Jorge Ivn Panesso, e outros irmos, ao falar do processo da histria da Igreja, e como o que o Senhor foi revelando de Si, de Seu propsito, de Sua Palavra, de Seus planos, de Suas obras, da riqueza de Sua obra a Sua Igreja, que foi dirigido tudo isso pelo Esprito Santo, porque o Esprito Santo est aqui em nome de Cristo, no fazendo nada por Si mesmo, a no ser atuando no nome de Cristo, no falando a no ser o que ouve, o que recebe de Cristo, e Cristo o que recebe do Pai. A revelao de Jesus Cristo que Deus lhe deu. Deus o Pai a d ao Filho, e o Filho ao Esprito, e o Esprito a veio dando Igreja durante este comprido processo de

edificao. Esta edificao para um final; diz que: melhor o fim do negcio, que seu princpio. Ou seja, que os do fim (no os do fim, embora sejamos os do fim do Senhor) os do fim do negcio, somos os herdeiros do processo da formao de Cristo ao longo da histria da Igreja, a Igreja estava em dores de parto, embora tenha havido coisas que no compreendeu bem.

A Palavra, a revelao que foi proposta Por Deus, que foi chamada assim pelos telogos: A Revelao Preposicional, A Revelao Especial que esta na Bblia; a Palavra completa de Deus j foi dada primeira gerao apostlica; fechou-se o Cnon, j no necessrio que aparea outra Bblia, j tudo o que temos que conhecer esta a; somente que agora nos corresponde beber do Esprito, nos voltar para Esprito, para que o Esprito nos d a resposta, fazendo viva por meio de Cristo Sua palavra a ns. Cada vez a Palavra ser mais real, cada vez a Palavra ser mais rica, cada vez a Palavra ter maior contedo para ns; possivelmente ao princpio ns lemos como s escuras, passamos por muitos versos, at os podemos recitar de cor, mas no somos tocados pela realidade desses versos, no se fazem um rhema, uma palavra viva, iluminada, uma iluminao, um sopro, um toque do Esprito, mas sim o Esprito vai capturando, e quando estamos passando rapidamente, de repente algo nos tocou, fez nos deter, fez-nos voltar e voltamos sobre nossos passos e comeamos a olhar de novo uma palavra que j tnhamos lido muitas vezes, e que no a tnhamos entendido e que no a tnhamos relacionado com outras que esto tambm na mesma Bblia, at que Deus vai trazendo luz. A histria da Igreja, a histria do entendimento espiritual da Igreja, a respeito da Palavra plena de Deus, a respeito de Cristo, Sua pessoa, Sua relao com seu Pai e com Seu Esprito, com a humanidade, Sua obra, Seu viver, Seu morrer, a profundidade de Sua obra na cruz, a ressurreio, o que nos vem da ressurreio, o que nos vem da crucificao, o que nos vem da ascenso, o que nos vem da intercesso, o que nos vem da encarnao, tudo isso a Igreja esteve desfrutando como um saque que o Valente ganhou e agora a Igreja fica com o saque; j a Igreja tem o saque, os

despojos nas mos, j nosso, mas ainda no o desfrutou, apenas esta tirando as coisas. Oh! mas isto estava a? Sim. Mas isto tambm? Sim.

E quem faz isso? O Esprito; o Esprito o que faz realidade a Cristo em ns, o que faz viva e vida a Palavra de Deus em ns, o que verdadeiramente nos edifica. Ento, irmos, a histria da Igreja tem esse sentido; convm olhar o que o Esprito tem feito na histria da Igreja, convm observar atentamente ao Senhor em Sua edificao, convm pr ateno s tnicas, s teclas que o Esprito Santo h tocado nos diferentes sculos; porque foi uma edificao; necessitava-se a luz dos primeiros sculos para que se pudesse edificar algo nos sculos mdios; e se necessitava o que foi gerado nos sculos mdios para que se pudesse chegar ao que se viu na poca da Reforma; necessitava-se o que foi gerado, o que foi formado de Cristo na poca da Reforma para que se pudesse dar o que se deu depois nos sculos XVIII, XIX e XX; e ns no sculo XXI necessitamos tudo o que contribua do Esprito; no digo somente uma contribuio com externo; claro que o do Esprito se pode escrever e se pode ter uma biblioteca, claro que ter uma biblioteca fora o mesmo que ter uma Bblia sem ler. Damos graas a Deus pela Bblia e pelo que o corpo de Cristo tem escrito e que enche bibliotecas, mas Deus est interessado, no em que tenhamos bibliotecas, embora no as probe, e se a gente apreciar as coisas de Deus, pois acredito que apreciar o que Deus deu aos irmos, inclusive aos seres humanos; mas o que Deus nos est dando Igreja durante estes 21 sculos, algo mais do mesmo Cristo, e algo que o Esprito far cada vez mais real; nunca a realidade pode ser independente ao Esprito.

ESPIRITUALIDADE E ORTODOXIA. UNICAMENTE PELO ESPRITO

Eu queria olhar com meus irmos um verso que est aqui na 2 epstola Timteo 1, nos versos 13 e 14 diz Paulo a Timteo assim; ele se refere a dois aspectos aqui, a um externo, digamos ortodoxo, doutrinal, e a um

interno, espiritual, podamos lhe chamar inclusive carismtico se se quiser, no no sentido de carisma, de dons, a no ser vital; e todo este contedo de Cristo que a Igreja esteve recebendo para que nela se forme e Ele encha tudo, tem esses dois aspectos: um aspecto vital, interno, e um aspecto ortodoxo, doutrinal, externo.

s vezes nos inclinamos segundo nossos temperamentos, a um ou outro aspecto; se formos pessoas racionais e se tivermos algum dom de mestre, possivelmente nos inclinemos ao aspecto ortodoxo, doutrinal; se formos umas pessoas um pouco mais msticas, ao aspecto interno, espiritual, ou inclusive bastaria sendo emocionais, porque s vezes o emocional se parece um pouco ao mstico; no o mesmo, claro, mas como se parece, ento s vezes substitumos o mstico, o misterioso, o espiritual, pelo meramente emocional. H pessoas que s procuram saber; outras que procuram sentir, uns se inclinam mais por estar sentindo; que no sinto nada e eu quero sentir, que faz tempo que no sinto, e outro o que quer no tanto sentir, mas bem desconfia desses sentimentos; ele o que quer saber; mas tanto o saber como o sentir pertencem s ao mbito da alma, do homem exterior, ao mbito anmico, no ao mais interno, ao mbito espiritual, Claro que Deus quer que sintamos e que saibamos, mas o que mais quer Deus que creiamos. Ainda no podemos saber nem sentir tudo o que algum dia temos que saber e de sentir, agora necessrio acreditar e viver uma vida de f, para que por essa f, essa dependncia, esse contato, possamos ser tocados e receber realidade espiritual em nosso interior; eis aqui essa realidade.

Diz Paulo a Timteo em 2 Timteo 1 (o verso 13 fala da ortodoxia doutrinal e o verso 14 fala da experincia espiritual, uns podiam dizer do Logos e do Rema): Mantm o padro das ss palavras que de mim ouviste com f; porque no so s palavras, a no ser palavras reais, palavras na f, e no amor; mas esta f e este amor tampouco so reais em si mesmos, s em Cristo. Cristo a realidade da f e do amor, e a f e o amor em Cristo, so a realidade desta forma das ss palavras. Ento

poderamos dizer que a forma das ss palavras so o aspecto doutrinal ortodoxo da verdade, que deve ser retido; no podemos pretender ser to espirituais que nos deixemos da ortodoxia; porque assim qualquer esprito misticoide nos levaria a fantasias pensando que o Esprito Santo. No vou contar casos, acredito que Manolito Urrea, tem a carga de falar sobre isso e pode ser que nos conte uns casos; mas logo ento diz o verso 14: guarda o bom deposito (e diz aqui) pelo Esprito Santo que mora em ns. Fixa que o bom deposito, ou seja, a realidade das palavras ortodoxas, aquilo ao qual se refere a ortodoxia, s o pode guardar o prprio Esprito Santo; do qual devemos depender cada dia; para que o que sabemos, as verdades que aprendemos, as verdades da ortodoxia, sejam vida em nosso ser; s o Esprito Santo nos pode fazer isso vivo. Pode ser que o dia que teve uma revelao, foi muito vivo para ti, mas passado o tempo, comeamos a ficar com a casca, com a formula, com o formalismo, com a inrcia, e se perde a vitalidade; mas dizemos as mesmas coisas, o credo o mesmo, a frmula a mesma, o credo da Nicia, o da Calcednia, a confisso de Ausburgo, podem ser verdadeiras, referem-se a coisas da Bblia; mas Deus est interessado em que por meio do Esprito Santo mantenhamos viva essa verdade; tenho que dizer: Senhor, eu no quero repetir somente coisas que sei, claro que as tenho que dizer, no vou dizer outras, mas necessito de Ti, porque s Voc mesmo a verdade desta coisas, s Voc mesmo a realidade destas palavras; necessito de Ti, volto-me para Ti. Diz que se viermos a Ele pela f, de nosso interior correro rios de gua viva Isto diz So Joo: isto disse do Esprito que receberiam os que acreditassem, ou seja que o Esprito est sempre para que nos voltemos para Ele para acreditar; nem tanto para saber, nem tanto para sentir, a no ser para acreditar. que em mim cr, de seu interior correr o Esprito, ...como rios de gua viva; so vrios rios, porque necessitamos constantemente que a secura da ortodoxia, que pode nos levar a murchar, reverdea; s o Esprito faz reverdecer aquilo ao qual se refere a ortodoxia, e Paulo nos manda a reter as duas coisas, o aspecto externo e o interno. Reserva a forma e guarda o bom deposito.... O Bom Deposito tudo o que Deus o Pai , Sua plenitude que ps em Cristo, e o que o Pai e o Filho, o que eles so e tm feito, o Esprito o faz real em ns, por meio de depender deles na f,

acreditar Sua palavra e depender, vir ao Senhor, dizer ao Senhor: No tenho nada sem ti, no quero ser um papagaio. Um papagaio pode aprender o credo da Calcednia, um papagaio pode aprender a confisso de Ausburgo e a podia repetir, mas sabemos que o Senhor nos deu mais que palavras e que as repetir como um papagaio; necessitamos essa presena do Esprito que esta a, no porque ns o mereamos, no porque tenhamos guardado a lei, mas sim pelo ter ouvido a Palavra com f; acreditar a Palavra o que abre as portas ao funcionamento da obra do Esprito.

Receberam o Esprito pelas obras ou pelo ouvir com f..., aquele que faz maravilhas entre vs...; ento o que faz maravilhas entre ns o que subministra o Esprito e o faz somente pela f; acreditar em Deus. Se Deus te concede sentir algo, saber algo, amm; recebe-o como um dom de Deus; um dom de Deus saber algo. Saber eletricidade tambm um dom de Deus, saber engenharia um dom de Deus, saber agricultura tambm um dom de Deus; tudo isso um dom de Deus; no vamos menosprezar os dons de Deus. Deus junto com seu Filho nos deu todas as coisas, mas todas as coisas sem seu Filho se voltam uma distrao e uma enganao, um engano; mas todas as coisas com seu Filho so nossas. Deus nos deu todas as coisas, at a morte nossa, e a vida e o futuro, tudo nosso em Cristo Jesus; somos herdeiros de tudo, tudo nos pertence e nos til se estivermos em Cristo, se Cristo for o administrador, se Cristo for o que dirige todas as coisas. As coisas nos foram dadas, no vamos menosprezar as coisas porque seria menosprezar ao Doador, mas no vamos idolatrar as coisas de tal maneira que nos afastem do Criador.

Graas a Deus por todas as coisas, por todas as experincias, por todas as posses, por todos os conhecimentos; essa no a letra que mata, a letra que mata a prpria letra da lei de Deus que foi escrita em tbuas de pedra, para condenar ao que no obedea a lei; essa a letra que mata, mas todo o resto que possamos conhecer, de agronomia, de medicina, de engenharia, de astrofsica, etc., um dom de Deus; todas as coisas nos

foram dadas. O que o homem para que dele te lembre? Fez-lhe inferior aos anjos, entretanto o coroou de honra e glria, todas as obras de suas mos, p-las nas mos do homem; de maneira que no precisamos nos desfazer de uma parte dos dons de Deus, o que precisamos receb-los e administr-los em conjuno com Cristo, em comunho com Cristo; nada do que humano nos tem que ser proibido, ou nos tem que ficar grande, no! Tudo o que humano, humano por vontade de Deus, menos o pecado (claro, isso foi que Deus o permitiu, mas no o quer), mas tudo o que nos vem do que humano por criao de Deus, algo que Deus quer que o tenhamos como um presente Dele, e o administremos em unio, em comunho com seu Filho Jesus Cristo. Toda a histria da Igreja isto, tem um contedo interno e um externo; digamos que s vezes temos sozinho a ortodoxia, mas um dia iluminou algo mais de Cristo e a ortodoxia se fez viva e se fez visto; a est o Esprito. Ento essa a formao de Cristo, quando a ortodoxia se faz viva, por causa do Esprito.

O QUE DEUS NOS CONCEDE PARA QUE ISSO FALEMOS

Em 1 aos Corntios capitulo 2, tambm fala destes aspectos. Diz no verso 12 at o 15: e ns no recebemos (eu gosto do verbo receber, assim como o verbo acreditar, porque nada se pode receber, a no ser acreditando) o esprito do mundo. Ai Senhor! Guarda meu corao, guarda nosso corao de receber o esprito do mundo.

Ns estamos fechados, devemos estar, pelo menos fechados ao mundo; na cruz o mundo foi crucificado e ns crucificados ao mundo No recebemos (diz Paulo com essa segurana) o esprito do mundo, a no ser...; isto sim recebemos; isto no um prmio a muito jejum, ou um prmio a algumas oraes bem desmedidas, nos dando cabeadas contra a parede, no!, por f que se recebe; o que sim recebemos o Esprito que provm de Deus (Que maravilha! isso o prprio do Esprito, a

procedncia, o Esprito provm de Deus) para que saibamos (aqui est o conhecimento do Filho de Deus. Saibamos o que?) o que Deus nos concedeu. Isso, o que Deus nos concedeu o Bom Deposito, a realidade, o prprio Deus, o prprio Cristo, o prprio Esprito, a obra efetiva; isso o que Deus nos concedeu, esse o contedo interno, mas diz que temos que sab-lo, quer dizer, tomar conscincia; nisto ter que crescer: Na f e no conhecimento do Filho de Deus; um conhecimento espiritual que claro que deixa suas marcas e seu trabalho no natural, mas o ncleo, a medula espiritual, e diz aqui: o que Deus nos concedeu, o qual tambm falamos; essa a ortodoxia, essa a verdade doutrinal, mas aqui temos as duas coisas, uma: o que Deus nos concedeu, e a outra: o qual tambm o falamos, este contido o expressamos segundo a forma das ss palavras, ou seja, a ortodoxia bblica; mas temos a ortodoxia bblica e o Esprito, que a realidade o que a Bblia fala; temos as duas coisas; para isso a Igreja est aqui, para que Ele encha tudo, e ento Ele enche assim pelo Esprito; mas o Esprito tambm se expressa em palavras: O que Deus nos concedeu e o qual, tambm falamos; esse o testemunho da Igreja, ou seja que a Igreja est aqui, estamos aqui para ser testemunhas do que o Senhor est enchendo; ser testemunhas. Ser testemunha no somente falar; ser testemunha ver o que Deus est fazendo.

Quando Deus disse a seus discpulos: ser-me-o testemunhas, no somente quer dizer: Vo falar de mim, no, vocs me vo ver fazendo as coisas e vocs as vo interpretar; como fazia Pedro: Isto o que disse o profeta Joel: Nos ltimos dias, derramarei meu Esprito sobre toda carne, sobre meus servos, sobre minhas servas, sobre meus filhos sobre minhas filhas...; isto isto, ou seja, est a realidade e est a interpretao. A temos no s ortodoxia, nem s carisma, mas sim temos vida e temos verdade, vida e verdade. O Senhor o caminho, a verdade e a vida. O caminho todo Ele. Todo o processo algo mais de Cristo; o primeiro passo : um pouquinho de Cristo, o segundo passo : outro pouquinho de Cristo, o terceiro passo outro pouquinho de Cristo, o quarto passo, todos os passos, e todo o caminho Cristo.

Ento Cristo tem essas duas coisas: Verdade e Vida; a vida o Esprito, e a verdade tambm Cristo; e a Palavra, poderamos dizer a ortodoxia. Sua Palavra Verdade. Ento aqui vemos isso dois aspectos, verdade? O que Deus nos concedeu, isso tambm falamos; o falar dos apstolos, o falar do Novo Testamento, o falar da Igreja, a ortodoxia; mas essa ortodoxia no uma ortodoxia seca, no uma ortodoxia vazia, uma ortodoxia com seu respectivo contedo espiritual que o prprio Senhor. Ento diz aqui: ...tambm o falamos no com palavras ensinadas com sabedoria humana.... Vocs sabem que h duas classes de sabedoria, uma meramente natural, mas h uma que provm do alto, que primeiro pacfica, cheia de mansido, cheia de bons frutos, essa a verdadeira sabedoria de Deus; no somente uma erudio jactanciosa, mas sim mansa, humilde, ou seja que tem um carter, uma natureza espiritual; e ento diz aqui: no com palavras ensinadas com sabedoria humana, a no ser com as que ensina o Esprito; ou seja que o Esprito ensina palavras, o Esprito ensina a expresso ortodoxa, o Esprito ensina a forma das ss palavras, mas tambm as enche de contedo, como Jesus disse: minhas palavras so Esprito e vida; ento diz aqui: as palavras que ensinam o Esprito comparando o espiritual ao espiritual; e aqui vemos que h duas coisas espirituais que se comparam uma outra, e que se correspondem. Uma coisa espiritual o que Deus nos concedeu. O que ? A prpria vida divina, a natureza divina, nosso prprio Pai em seu Filho Jesus Cristo, em seu Esprito; e o que o obteve em sua vitria sobre a morte, o pecado, o mundo, o diabo, tudo isso nos concedeu isso e isso tambm o falamos; e esse falar apostlico, esse falar neotestamentrio, esse falar da Igreja, a ortodoxia, a f que foi dada aos Santos, a f em que a Igreja tem que crescer. A Igreja tem que crescer na ortodoxia viva, na vida, em sua forma correta, forma da ss palavras, o bom deposito pelo Esprito, e aqui vem o espiritual acomodando-se com o espiritual, um contedo interno, o que Deus nos concedeu, isso algo espiritual, falamos com palavras ensinadas pelo Esprito, acomodando, acomodando as palavras ao que Deus nos concedeu, acomodando as palavras. O Esprito Santo nos d palavras que so as que esto no Novo Testamento; essas so as Palavras que ensinou o Esprito; isso, o Novo Testamento, so as

palavras que se referem ao que Deus nos concedeu. Ento a Igreja que est no ministrio do Novo Pacto, a diferena da sinagoga no Antigo Pacto, e do sacerdcio de Aaro; o sacerdcio de Aaro nos dava s o aspecto exterior, mas no aspecto do Novo Pacto, a Igreja administra as duas coisas, o contedo, o bom depsito, o que Deus nos concedeu, a realidade espiritual, atravs de umas palavras, da forma das ss palavras, de uma ortodoxia bblica, que tambm inspirada pelo Esprito Santo, e que a Igreja como ministrio do Novo Pacto deve administrar as duas coisas; sempre que nos estejamos dando conta que nos estamos ficando s na letra, bom, ns sozinho temos letra, mas o Esprito Santo tem vida e Ele nos d isso, no porque mereamos algo, venhamos mas bem e digamos: Senhor, volto-me para Ti, necessito sua graa, necessito seu Esprito, com Seu sangue venho a Ti, para que Voc faa viva sua Palavra; no vou eu a fazer viva a palavra, no vou eu a dar manivela s emoes para aparentar uma coisa que no . Senhor, necessito Sua graa.

RECEBEMOS TUDO PELA OPERAO DO PODER DE DEUS

A graa a operao de Seu poder, esse o ministrio; diz aqui em Efsios (voltaremos para Corntios) 3:7, 8: A mim que sou menos que o mais pequeno de todos os Santos, foi dada esta graa; no diz este prmio, no porque mereci um prmio, no, no; no um prmio, um presente. O que tem que no tenha recebido? E se o recebeu, por que te glorifica como se no o tivesse recebido?... Quem te distingue? Tudo recebeste, ningum pode se glorificar; ...esta graa, fui feito ministro..., fui feito servidor , ou seja, o ministrio do Novo Pacto, que o ministrio que tem agora o corpo de Cristo, assim se forma. ...ministro pelo dom da graa..., pelo presente do presente, pelo dom da graa; ministro pelo dom da graa; e diz que me foi dado; outras vez dado, tudo um presente. E como dado? Como que Deus d o dom da graa? Segundo a operao de seu poder, ou seja, que quando o poder de Deus opera, que no o nosso, embora seja atravs de ns, quando o poder de Deus, quando a realidade do que Deus nos concedeu, que Deus, quando o

poder de Deus opera, essa a maneira como Deus d o dom da graa. Deus d de presente o presente do presente, o dom da graa; assim Deus te faz servidor. Fui feito ministro pelo dom da graa que foi dado, segundo a operao de seu poder; ou seja, o poder do Senhor o contedo, o Esprito, a realidade das coisas, e esse um dom dado a quem? Igreja, a todo o corpo de Cristo, uns com um ministrio, outros com outro, no sentido externo, mas no fundo todos com o mesmo ministrio da reconciliao, da Palavra, do Esprito, do Novo Pacto, da justificao; esse o ministrio que compartilhamos todo o corpo de Cristo. O corpo de Cristo o administrador da graa de Deus, como se a graa fora um pacote, uma realidade espiritual que est nas mos da Igreja, e que as pessoas que se encontram com a Igreja recebem uma realidade espiritual que graa, que vida, que luz, que poder de Deus, que salvao, que regenera; uma administrao espiritual, uma verdadeira edificao que est o Filho fazendo para seu Pai. O Filho edificando para o Pai. Ento aqui vimos esses dois aspectos.

Voltemos para 1 Corntios 2:14: Mas (mas, mas) o homem natural...; a palavra no grego o homem psquico, ou seja, o homem meramente almtico, que est s em seus pensamentos humanos, em suas emoes humanas, em suas decises humanas, que est tratando de produzir magicamente, enfeitiadamente, por si mesmo alguma coisa. Diz: o homem natural, no percebe...; e aqui se usa o verbo perceber; o espiritual, a realidade espiritual, tem que ser percebida; mas se uma pessoa no nasce de novo, no pode perceber. No que no esteja ali o Senhor, no que no esteja ali a vida, no que no esteja ali a luz, no que no esteja ali o poder, s que esto cegos, e no o vem; mas os que o vem, justificam a sabedoria de Deus.

No disse assim o Senhor Jesus? O mesmo Senhor Jesus que esteve fazendo milagres na Galilia, foi o que esteve em Nazar, mas os de Nazar diziam: Mas quem este? No este o carpinteiro? e no puderam perceber porque estavam no homem natural; e diz o Senhor

Jesus e depois Paulo: que no nasce de novo, da gua e do Esprito, no pode perceber, no pode ver, no pode entrar no reino deste Deus, ver este perceber; o ver do Joo 3 o perceber de 1 Corntios 2; as coisas espirituais se tm que perceber, e o perceber no um fruto do trabalho do homem, mas sim a graa de Deus.

Bem-aventurado s, Simo filho de Jonas, porque no lhe revelou isso..., ou seja, que Pedro percebeu algo, e no foi porque Pedro fora melhor; no, no, era bem-aventurado, porque o Pai o revelou, o Pai revelou ao Filho, e sobre a rocha, que este Cristo sendo revelado e confessado pela Igreja, que a Igreja edificada. Ento a Igreja se edifica em uma revelao que o contedo interno, que a luz, que a presena do Esprito Santo dizendo: Isto assim. Mas agora voc o confessa; ento, a confisso de Pedro, e que tem que ser a da Igreja, a ortodoxia, a doutrina; mas a revelao que recebeu Pedro o que Deus nos concedeu. Isso o espiritual, o interno. Quem o Filho? e Para que veio? O que nos fez? e o que nos deu? e o que somos nele? Isso nos revelado e tambm confessado pela Igreja. A Igreja tem um testemunho duplo, um testemunho que o ministrio do Novo Pacto, que administrar a graa de Deus atravs de umas palavras tambm espirituais, ensinadas tambm pelo Esprito, uma forma das ss palavras, um testemunho ortodoxo e vivo. Eu queria chamar a ateno aos irmos, de que somos herdeiros desse testemunho que tem essas duas caras, uma cara para dentro e uma cara para fora, uma cara que o que Deus nos concedeu, a realidade do Esprito, o poder, a revelao, e uma cara que a confisso, a forma das ss palavras, a doutrina. Guarda a doutrina, diz Paulo. Paulo no tinha reparos em falar de doutrina, a doutrina dos apstolos; fui entregue a esta forma de doutrina; claro, tambm foi entregue ao Senhor, s duas coisas, ao Senhor e a esta forma de doutrina; e esta forma de doutrina uma expresso apostlica. No devemos j pretender ser to carismticos, que nos vamos desfazer de toda doutrina.

OBEDECENDO EM ESPRITO A FORMA S DA DOUTRINA

Vamos ler essa expresso em Romanos 6:17; aqui aparece como uma doutrina pode produzir um efeito na pessoa; mas por que? Porque essa doutrina somente um pacote que contm um contedo; por isso produz o efeito do verso 18; o verso 17 diz: graas a Deus, que embora foram escravos; e Paulo o diz com essa segurana: foram escravos, no necessariamente agora, agora vocs tm algo que mais poderoso que o pecado que h na carne; vocs tm o Dom do Esprito, como se o Senhor dissesse: Nunca vocs vo vencer a vocs mesmos com seu prprio poder; recebam meu presente, queiram-no, contem comigo. Ento diz: graas a Deus que embora foram escravos do pecado...; Paulo pode dizer aqui: obedecestes a Cristo, o qual estaria e pareceria muito espiritual, mas isto tambm espiritual, isto o inspirou o Esprito Santo: obedecestes que corao a aquela forma de doutrina; note que a fala: Forma de doutrina; essa a ortodoxia; mas claro que Paulo no era s um professor de confisses, no; ele era um ministro do Novo Pacto, ou seja, ele dependia da ajuda do Esprito Santo, e o Esprito Santo operava poderosamente nele; esse o atuar de Deus no ministrio. O ministrio de novo Pacto um atuar de Deus. que atuou em Pedro, atuou tambm em mim para com os gentios; ou seja, que Paulo tinha conscincia que ele sozinho no tinha atuado; claro que ele tambm disse: Eu percorri tudo at o Ilrico, e enchi tudo, ...no eu, a no ser a graa de Deus comigo; no eu sozinho, se claro, eu fui, eu fiz, mas no eu sozinho, a graa de Deus comigo. Ento ele diz aqui de outro aspecto Amm? Competentes por ns mesmos? No!, mas sim um presente de Deus. Ento diz:obedecestes de corao a aquela forma de doutrina, isso, a doutrina dos apstolos, tem uma forma espiritual; o que recebemos tambm o falamos com palavras ensinadas pelo Esprito; essa a forma da doutrina, as palavras espirituais que se acomodam ao contedo espiritual; essas duas coisas Deus nos deu isso , a Igreja, para dar um testemunho, e esse testemunho um testemunho crescente; embora a f foi dada uma s vez, cada vez melhor entendida, cada vez melhor vivida, cada vez melhor representada, cada vez melhor exemplificada; isso, enquanto o diabo est mandando seu rio de guas sujas, o Senhor diz: O inimigo no levantar bandeira, quando o inimigo vier como um rio, o

Senhor levantar bandeira, contra ele. Ou seja, que na medida que aumenta a maldade, que aumenta a configurao da globalizao do mundo para o reino do anticristo e do drago, a Igreja tambm vai maturando, nesse Varo vai crescendo, a Igreja vai recebendo o que necessita de Cristo para enfrentar qualquer situao.

SEMPRE SER ALGO MAIS DE CRISTO

Quando vemos as sete eras da Igreja, vemos nas sete eras da Igreja, que a Igreja passa por diferente situaes; s vezes cai, s vezes falha, e o Senhor em Seu amor, aos que ama corrige e inclusive castiga, porque a palavra castigo tambm existe de parte do amor do Senhor. O nosso Sumo Sacerdote com seus espevitadeiras diz: ...mas tenho contra ti... tenho contra ti....

O que vemos ali nessas eras da Igreja? Vemos que o Senhor, a resposta para todos os desafios da Igreja; a Igreja passa por perodos para enfrentar diferentes desafios para que Cristo seja a resposta aos novos desafios, os desafios do Imprio Romano, os desafios do Judasmo, os desafios da filosofia grega, os desafios do gnosticismo, a resposta para todos eles foi um pouco mais de Cristo formando-se na Igreja; logo vieram os desafios da poca do Sacro Imprio Romano, a mescla da poltica com a religio, mas a resposta foi: um pouco mais de Cristo, da santidade, da separao de Cristo; e havia irmos que deram lugar a Cristo e venceram esse novo desafio; veio uma nova era da Igreja, novas circunstncias, novas mesclas, se no havia perseguies por fora, havia armadilhas por dentro. Qual era a resposta sempre a tudo? Um pouco mais de Cristo. Ainda um pouco e no me vero... a mulher quando vai dar a luz tem dor, tristeza, angstia. Mas o que tudo isto? Para que tudo isso? Para que a resposta seja um pouco mais de Cristo; sempre a Igreja receber um pouco mais de Cristo, para enfrentar qualquer desafio, a soma dos desafios, as sete Igrejas, a soma dos problemas que o diabo enfrentar

contra Deus, est sintetizado nos problemas das sete eras da Igreja, Apocalipse 2 e 3, e a resposta sempre Cristo. ...assim diz o que esta no meio dos sete castiais... que tem a espada... assim diz o que tem os sete Espritos... assim diz o Amm... assim diz o Santo..., assim diz, assim diz. Sempre nos distintos aspectos de Cristo; um mesmo Cristo que no captulo um tem todas as coisa nele, mas a feso aplica este lado de Sua pessoa, a Esmirna aplica este lado, a este Prgamo, a Tiatira, a Esmirna, a Filadlfia e a Laodicia, a cada um responde com algo de Si mesmo; a nica resposta e a suficiente para todo desafio havido e por haver algo mais de Cristo e toda vivificao do Senhor. A edificao isso, edificar : um pouco mais de Cristo. Nunca ser outra coisa a verdadeira edificao a no ser um pouco mais de Cristo. Cristo nos dando sada para este novo desafio, e por isso o Pai nos permite diferentes desafios, s vezes complicados; para que? Para dar lugar a Cristo, para que Cristo seja visto; de repente onde no havia sada, houve uma sada e qual era a sada? Algo mais de Cristo. Sempre a sada ser um pouco mais de Cristo.

Isto, tendo sido falado a nvel geral, a nvel panormico, sem entrar nos detalhes da mo do Senhor, providente da histria da Igreja, isso se poderia ver tambm, se o Esprito o dirigir, se o quer usar de uma maneira viva, para nos capacitar para hoje, porque a Igreja tem todo um deposito, tem um deposito de munies, mas que s o prprio Esprito as vivifica. Ter que ir ao Senhor, s vezes s vamos ortodoxia; isso foi o que aconteceu a Israel, e Jesus lhes disse: Vs esquadrinhais as Escrituras, pensando ter nelas (ou seja, no aspecto externo da ortodoxia) a vida eterna, mas (o que fazem as escrituras?) elas do testemunho de mim. Como se dissesse: Elas so um caminho para mim, mas vs no quereis vir para mim, para ter vida; vs recorreis s escrituras, pensando ter vida, mas das Escrituras no vm para mim, mas venham para mim; quem crer em mim, de seu interior correr o Esprito; mas no ter que ir s Escritura, ter que ir a Ele com a Escritura. Quando lemos a Escritura, lemo-la em orao, no cumprindo um dever, a no ser conversando com o Senhor, dependendo, querendo encontr-lo em cada frase da Escritura. Que Ele seja quem nos ilumine cada versculo, que Ele seja quem nos

conecte este com aquele, e ento assim algo mais Dele se forma em ns, e somos edificados, mas a nica verdadeira edificao sempre : Algo mais de Cristo; cada desafio que temos por diante, uma ocasio a Cristo, e ns poderemos honrar a Cristo. Se em nosso desafio pessoal e coletivo vamos a Cristo, cada desafio que fazia a Igreja: Senhor, olhe: levantaramse estes: Herodes e Pilatos... E: Senhor, concede a Sua Igreja denodo. J tinha vindo o Esprito Santo no dia de Pentecostes, e voltou a tremer e voltaram a sentir o Esprito Santo porque o aspecto econmico da uno do Esprito para muitas vezes. Ele veio morar uma vez para sempre vitalmente em ns; ao nascer de novo, temos o Esprito; esse o espiritual, habitando em ns; mas muitas vezes necessitamos tambm que venha sobre ns: para esta vez, para esta vez, para cada vez necessitamos algo mais Dele formado em ns, e algo mais Dele sobre ns.

Ento, irmos, no entrei em detalhes, a no ser somente na parte panormica, mas confio que o Esprito Santo nos ajudar a tratar de entender a carga da Palavra, e a aplic-la em um mbito at maior do que pudemos conversar.

ORAO FINAL

Pai, Deus: No nome do Senhor Jesus, como precisamos te honrar e ser vitoriosos em ti, Senhor nos ajude porque s vezes somos provados em pequenas coisas, e muitas vezes te entristecemos ao ter sido derrotados, tendo a nossa mo tanta riqueza, e essa derrota se deve porque amamos mais o pecado e a ns mesmos que a Ti. Nos perdoe, Pai, no te canse de nos perdoar; nos ajude a nos levantar de novo. Tenha compaixo de cada um de ns. Voc nos fez irmos, famlia; glorifica Seu nome em nossa vida, que no lhe envergonhemos e entristeamos, mas sim lhe alegremos; no nome do Senhor Jesus. Amm. POSTADO POR IRMOS EM CRISTO S 05:08 1 COMENTRIOS

46. A Mulher e o Drago Aproximao ao Apocalipse ( 46)

MULHER E O DRAGO

INCIO DO TOMO II

1 Viu-se grande sinal no cu, a saber, uma mulher vestida do sol com a lua debaixo dos ps e uma coroa de doze estrelas na cabea. Viu-se, tambm, outro sinal no cu, e eis um drago, grande, vermelho, com sete cabeas, dez chifres e, nas cabeas, sete diademas. Apocalipse 12:1,3.

SEGUNDA PARTE DA PROFECIA

Vamos abrir o captulo 12 do livro do Apocalipse. A partir deste captulo proveniente da stima trombeta, poderamos dizer que chegamos segunda parte da profecia do Apocalipse. A primeira parte vai do captulo 1 ao 11, mas como o Anjo do Pacto, no captulo 10, com o livrinho aberto, que fez ao apstolo Joo comer, disse-lhe que era necessrio que profetizasse outra vez; ento essa segunda profecia, essa outra parte da profecia corresponde segunda metade do livro do Apocalipse. Significa que a partir deste captulo 12 estamos voltando a ver a profecia. A primeira profecia foi dos captulos 1 ao 11; e agora, quando volta a profetizar, retoma de novo assuntos que j foram tratados na primeira parte, e como lgico em Apocalipse, tambm assuntos que foram tomados em toda a Bblia, e os desenvolve com mais detalhe; coisas que na primeira parte foram introduzidas, mencionadas, tm que ter um

desenvolvimento mais detido na segunda parte. Era necessrio profetizar outra vez. Agora comeamos, como vo se dar conta, na outra profecia. Agora comea a falar de sinais: um sinal nos cus; j nesta segunda parte sim fala de sinais; na primeira parte falou das sete estrelas, dos sete candeeiros, dos sete selos e das sete trombetas; e agora comea aqui a segunda parte falando de sinais. Ento vou ler primeiro todo o captulo 12 com o objetivo de fazer uma reviso da traduo Reina-Valera de 60 que estamos lendo luz dos manuscritos mais antigos; ou seja, no idioma original, para que possamos fazer depois a exegese com apio nos textos mais exatos.

CONSIDERAES DE CRTICA TEXTUAL

Ento, por favor, os que puderem seguir em suas Bblias, vamos ler Apocalipse 12:1-18. Vai lhes Parecer estranho que diga 18, mas realmente 18, pois a primeira parte do 13:1 realmente o 18, onde termina a profecia do captulo 12. Quando chegarmos a vou lhes explicar. 1 Viu-se grande sinal no cu, a saber, uma mulher vestida do sol com a lua debaixo dos ps e uma coroa de doze estrelas na cabea. Realmente diz: Viu-se grande sinal no cu, a saber, uma mulher vestida do sol com a lua debaixo dos ps e uma coroa de doze estrelas na cabea. Comea como normalmente comea Joo muitos versculos, com a palavra: kai, E. 2 E que, achando-se grvida, grita com as dores de parto, sofrendo tormentos para dar luz. 3 Viu-se, tambm, outro sinal no cu, e eis um drago, grande, vermelho, com sete cabeas, dez chifres e, nas cabeas, sete diademas. 4 A sua cauda arrastava a tera parte das estrelas do cu, as quais lanou para a terra; e o drago se deteve em frente da mulher que estava para dar luz, a fim de lhe devorar o filho quando nascesse. 5 Nasceu-lhe, pois, um filho varo, que h de reger (o verbo : poimenoi, pastorear, no reger, a no ser pastorear) todas as naes com cetro de ferro. E o seu filho foi arrebatado para Deus at ao seu trono. 6 A mulher, porm, fugiu para o deserto, onde lhe havia Deus preparado lugar para que nele a sustentem durante mil duzentos e sessenta dias.7 E (a

palavra que aqui se traduz depois, a mesma palavra kai, a palavra e ou ento; muito importante traduzi-la mais exato para que o cronolgico no se distora; no diz: depois, a no ser E) Houve peleja no cu. Miguel e os seus anjos pelejaram contra o drago. Tambm pelejaram o drago e seus anjos; 8 todavia, no prevaleceram; nem mais se achou no cu o lugar deles. 9 E foi expulso o grande drago, a antiga serpente, que se chama diabo e Satans, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos.

10E (ou ento, pode-se traduzir igual: kai) Ento, ouvi grande voz do cu, proclamando: Agora, veio a salvao, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus. 11 Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, no amaram a prpria vida.. Fixem-se na variao no verso 12: 12 Por isso, festejai, cus, e vs, os que neles habitais. Ai da terra e do mar Essa palavra os habitantes, uma frase adicionada por algum que escreveu em alguns poucos manuscritos tardios; no aparece nos manuscritos mais antigos, nem em muitos manuscritos; tardio, agregado: os que nele habitais; realmente o texto diz: 12 Por isso, festejai, cus, e vs, os que neles habitais. Ai da terra e do mar, pois o diabo desceu at vs, cheio de grande clera, sabendo que pouco tempo lhe resta. 13 Quando, pois, o drago se viu atirado para a terra, perseguiu a mulher que dera luz o filho varo; 14 e foram dadas mulher as duas asas da grande guia, para que voasse at ao deserto, ao seu lugar, a onde sustentada durante um tempo, tempos e metade de um tempo, fora da vista da serpente. 15 Ento, a serpente arrojou da sua boca, atrs da mulher, gua como um rio, a fim de fazer com que ela fosse arrebatada pelo rio. 16 A terra, porm, socorreu a mulher; e a terra abriu a boca e engoliu o rio que o drago tinha arrojado de sua boca. 17 Irou-se o drago contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendncia, os que guardam os mandamentos de Deus e tm o testemunho de Jesus. (Alguns poucos e

tardios manuscritos lhe acrescentam Jesus Cristo, mas o manuscritos mais antigos dizem simplesmente o testemunho do Jesus.

Verso 18: e se ps em p sobre a areia do mar. O verso 18 se refere ao drago: e se ps em p sobre a areia do mar. Os manuscritos maiores e mais antigos, dizem: E se parou, referindo-se ao drago, E se parou sobre a areia do mar; ou seja, ele est a ponto de fazer o movimento que vai aparecer no captulo 13. o drago o que d poder besta, como aparece no captulo13; ele o que se para sobre a areia do mar, e a termina o captulo 12, no verso 18. Assim o revisei no grego. Vocs podem comprovar por vocs mesmos.

O PRIMEIRO SINAL: A MULHER GRVIDA

Voltemos ento, irmos, para trs. Vamos deter-nos por agora primeiro no primeiro sinal; aqui aparece o sinal de uma mulher, e imediatamente junto com ela o sinal de um drago, e essa mulher em angstia da iluminao para dar a luz um filho varo, e essa guerra que depois continua at sua culminao.

Quando vimos hermenutica do Apocalipse no incio desta srie, dizamos que no Apocalipse esto os terminais de toda a Bblia, que a Bblia sem o Apocalipse seria um livro sem concluso; a concluso de toda a Bblia est no Apocalipse; e se voc tomar algo do Apocalipse, imediatamente isso est relacionado com toda a Bblia no anterior; de maneira que para poder entender Apocalipse, precisamos entender a Bblia, porque as figuras que aparecem em Apocalipse foram introduzidas ao longo de toda a Bblia; de maneira que no podemos fazer a interpretao de um verso sem ir prpria Bblia, que a que se interpreta por si mesmo. Como diz um dito: A Bblia se interpreta sozinha. Se aqui disser: mulher, se ali disser: drago, se disser: filho varo, etc.,

em outra parte j deu o sentido original; assim no podemos interpretar Apocalipse a no ser com o resto da Bblia.

O que aparece aqui no captulo 12, esse conflito entre a mulher e sua semente, e o drago e seus anjos, j tinha sido profetizado Por Deus no livro da Gnesis. A Gnesis o livro onde esto as origens; e h uma primeira profecia bblica que profetizou uma constante inimizade entre a mulher e sua semente, e a serpente. Isso que se iniciou em Gnesis, tem sua culminao em Apocalipse, mas a culminao em Apocalipse segundo o que se profetizou em Gnese; de maneira que para poder interpretar bem Apocalipse 12, temos que ver os termos claros da profecia em Gnesis 3:15.

ENLACE ENTRE GNESIS E APOCALIPSE

Para entender melhor estas figuras, vamos ento a Gnese 3:15. Esta palavra do Senhor uma profecia. Deus falou com o Ado, falou com a mulher e lhe falou com a serpente; e olhem o que Deus falou com a serpente; a serpente sabe desde o comeo; e por isso quando Satans cai em Apocalipse 12, ele sabe que tem pouco tempo.

Leiamo-lo do 14, para poder, com a ajuda de Gnesis, interpretar Apocalipse 12: E *Yahveh Elohim] Ento, o SENHOR Deus disse serpente: Visto que isso fizeste, (porque enganou a Eva) maldita s entre todos os animais domsticos e o s entre todos os animais selvticos; rastejars sobre o teu ventre e comers p todos os dias da tua vida.

Como se engordou esta serpente comendo p! Alimentando-se de nossa carne; e chegou a engordar-se tanto que chegou a parecer como um drago com sete cabeas e dez chifres; engordou-se bastante comendo

p. O verso 15 um verso muito chave: 15 E porei ( Deus o que diz isto) inimizade entre ti...; essa a serpente que aparece no captulo 12 de Apocalipse, chamada a serpente antiga; porque a de Gnesis que se chama diabo e Satans, o acusador dos irmos, o grande drago; o mesmo personagem. Aqui em Gnesis se diz simplesmente a serpente; Apocalipse diz que essa mesma serpente, mas lhe acrescenta os outros nomes. Diz Deus:

15E inimizade entre ti (a serpente, que o diabo, que Satans, que o drago) e a mulher, entre a tua descendncia (a descendncia da serpente; por isso Jesus lhes disse: filhos do diabo, que querem fazer a vontade de seu pai o diabo) e o seu descendente; (a semente da mulher, que equivale ao filho varo que nasce da mulher de Apocalipse 12) Este (a semente da mulher, ou seja o filho varo) te ferir a cabea, e tu lhe ferirs o calcanhar.

AS DUAS SEMENTES ENFRENTADAS

Vemos que desde o comeo da Bblia Deus mostrou que havia duas correntes sobre a terra; a linha de Deus, que aqui se chama a mulher, e a linha da serpente ou do drago. A semente da mulher vencendo ao drago, esmagando sua cabea, e inimizade entre o drago e a mulher e entre a semente da mulher e a semente da serpente. Toda a histria da humanidade consistiu que esta inimizade. Deus est levando adiante seu propsito atravs da mulher; e Satans, o diabo, est levando seu propsito atravs de sua prpria descendncia, ou seja dos que esto com ele e os que seguem a ele. Isso o que aparece outra vez em Apocalipse 12; no podemos ter Apocalipse 12 sem Gnesis 3. Aqui em Apocalipse 12 volta a aparecer essa mulher e volta a aparecer essa serpente. E um grande sinal h ou houve no cu, uma mulher; aqui est a mulher, a de Gnesis 3; logo d alguns detalhes, vestida do sol, com a lua debaixo de seus ps, e sobre sua cabea uma coroa de doze estrelas.

2 E que, achando-se grvida, (aqui est a semente da mulher) grita com as dores de parto, sofrendo tormentos para dar luz. um sinal.

O SEGUNDO SINAL: O DRAGO

3 Viu-se, tambm, outro sinal no cu: (agora esta a serpente) e eis um drago, grande, vermelho, com sete cabeas, dez chifres e, nas cabeas, sete diademas. 4 A sua cauda arrastava a tera parte das estrelas do cu, as quais lanou para a terra. Vemos aqui a este drago com todas essas descries to tremendas; a mesma serpente, como vocs vem que a chama no verso 9: E foi expulso o grande drago, a antiga serpente, que se chama diabo e Satans. Logo quando diz no verso 14: e foram dadas mulher as duas asas da grande guia, para que voasse at ao deserto... fora da vista da serpente, vocs se do conta de que esta serpente o mesmo drago com cabeas, diademas e cauda; e quando no verso 15 diz: Ento, a serpente arrojou da sua boca, atrs da mulher, vocs vem que o conflito, a inimizade, da mulher e a serpente. Todo este captulo apresenta essa inimizade.

A ESPOSA DO SENHOR

Vamos nos deter primeiro um pouquinho na mulher. Estes dois versculo 1 e 2, so somente dois versculos; mas como diz o dito que uma imagem fala mais que muitas palavras, aqui o Senhor com este sinal que mostrou ao Joo, est falando muitssimo. Um sinal um smbolo com uma mensagem; Deus d uma mensagem atravs deste primeiro sinal no cu: Uma mulher. Detenhamos-nos primeiro na expresso: Uma mulher; toda a Bblia mostra o princpio do matrimnio de Deus com seu povo, de Cristo

com sua Igreja, de Gnesis, desde Ado e Eva. Romanos nos diz claramente, vocs sabem, que Ado figura de que tinha que vir; e 2 Corntios 11 nos diz que Eva figura da Igreja. Diz: 3 Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astcia, assim (de vs, da igreja) tambm seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo. Aqui est comparando Eva com a Igreja, est comparando a Cristo com Ado; Ado figura de Cristo e Eva figura da Igreja. Sempre Deus falou com Seu povo, tanto no Antigo Testamento como no Novo Testamento, como a uma mulher. H muitos versculos, que poderamos olhar alguns deles, possivelmente no alcancemos a vlos todos, mas olhemos alguns importantes; referidos tanto ao povo de Deus no Antigo Testamento como a sua continuao no Novo Testamento. Vamos ver alguns versos.

Comecemos olhando Isaas. Olhemos como fala Deus ali. Isaas 54:5. Primeiro diz do 1: 1 Canta alegremente, estril, que no deste luz; exulta com alegre canto e exclama, tu que no tiveste dores de parto; porque mais so os filhos da mulher solitria do que os filhos da casada, diz o SENHOR. Notem que est falando em termos matrimoniais, de varo e fmea, de marido e esposa; e Deus falando com Seu povo. Ento diz no verso 5: 5 Porque o teu Criador o teu marido; o SENHOR dos Exrcitos o seu nome; e o Santo de Israel o teu Redentor; ele chamado o Deus de toda a terra. 6 Porque o SENHOR te chamou como a mulher desamparada e de esprito abatido; como a mulher da mocidade, que fora repudiada, diz o teu Deus. Aqui em todo este captulo, o Senhor como o marido, e fala a seu povo como a uma esposa, como a uma mulher. Est claro ali?

Passemos agora a Jeremias. Olhem como fala Deus em Jeremias 3:14: 14 Convertei-vos, filhos rebeldes, diz o SENHOR; porque eu sou o vosso esposo. Vemos que a mulher est formada pelos filhos; todos os filhos formam a mulher; Seu povo so os filhos rebeldes, mas lhes diz: Convertei-vos, filhos rebeldes, diz o SENHOR; porque eu sou o vosso

esposo. Aqui Deus se apresenta outra vez como o marido. Jeremias 31:31-32: 31 Eis a vm dias, diz o SENHOR, em que firmarei nova aliana com a casa de Israel e com a casa de Jud. 32 No conforme a aliana que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mo, para os tirar da terra do Egito; porquanto eles anularam a minha aliana, no obstante eu os haver desposado, diz o SENHOR. Deus fala como um marido, amm?

Passemos tambm a Osias. Vocs recordam como tocou ao profeta Osias casar-se com uma prostituta, porque Deus tinha que nos ensinar uma lio. Diz Deus em Osias 2:19: 19 Desposar-te-ei comigo para sempre; desposar-te-ei comigo em justia, e em juzo, e em benignidade, e em misericrdias; 20 desposar-te-ei comigo em fidelidade, e conhecers ao SENHOR. Ento aqui o Senhor o que est falando claramente em termos de casamento.

O MARIDO NO NOVO TESTAMENTO

Olhemos tambm no Novo Testamento. Vamos a Mateus 9:15; j o Novo Testamento, e Deus segue falando nesses termos; diz da seguinte maneira o Senhor: 15 Respondeu-lhes Jesus: (aos fariseus) Podem, acaso, estar tristes os convidados para o casamento (Ele era o marido e seus discpulos eram sua esposa, a noiva) enquanto o noivo est com eles? Dias viro, contudo, em que lhes ser tirado o noivo, e nesses dias ho de jejuar. Agora no Novo Testamento o marido Deus o Filho; no Antigo Testamento Senhor, Yahveh, mas j no Novo Testamento aparece o Verbo de Deus encarnado, Deus feito homem.

Vejamos tambm em Joo 3:29; esses so, digamos, alguns entre os principais versos. Neste versculo aparece esta figura to preciosa; diz Joo o Batista a respeito de Cristo e a Igreja: 29 O que tem a noiva o noivo; o

amigo do noivo que est presente e o ouve muito se regozija por causa da voz do noivo. Pois esta alegria j se cumpriu em mim. 30 Convm que ele cresa e que eu diminua. Aqui Joo o Batista est apresentando o Senhor Jesus como o marido; a Igreja, os discpulos de Jesus, como a esposa; e ele como o amigo do marido. Ento a figura da mulher uma figura mstica que representa o complemento de Deus.

Deus disse de si mesmo falando em figura porque Ado figura de Cristo, quando Deus disse: No bom que o homem esteja sozinho; ento no bom que um criador fique sem criao, verdade? Que um marido fique sem esposa; far-lhe-ei ajudadora idnea; como Deus nos revelando Seu corao, que Ele quer dar Seu amor a uma Igreja; ento o povo do Senhor, j seja do Antigo Testamento, comeando da propria Eva, os patriarcas, Moiss, o povo de Israel e logo a Igreja do Senhor Jesus no Novo Testamento, todo o povo do Senhor em geral comparado na Bblia com uma mulher; assim que aqui nesta viso o Senhor est apresentando a esta mulher; a mulher vestida do sol, isso tem haver com a Igreja; mas parada sobre a lua, que tem haver com o Antigo Testamento, que era figura, porque a lua a que reflete a luz do sol; ou seja que a mulher est parada sobre a lua; quer dizer que ns descansamos no Antigo Testamento, mas estamos no Novo Testamento; e coroada com doze estrelas.

UM POEMA MATRIMONIAL

Vamos ento a nos deter nestes detalhes desta mulher. Primeiro Vamos aos cantares 6:10; vocs sabem que Cantares um poema matrimonial; o amor do marido pela esposa e da esposa pelo marido; entretanto, foi entendido por Israel como o amor de Deus com Seu povo, e pela Igreja como o amor de Cristo por Sua Igreja; de maneira que esse dilogo matrimonial entre o homem, figura de Cristo, e a mulher, figura da Igreja ou do povo de Deus, aparece neste poema mstico de Cantares. Mas

fixem-se em como se fala da esposa em Cantares 6:10. 10 Quem esta que aparece como a alva do dia, formosa como a lua, pura como o sol, formidvel como um exrcito com bandeiras? Essa a descrio da esposa, da mulher mstica, que a criao de Deus, que tem que lhe acompanhar e lhe assistir.

QUEM A MULHER?

No Antigo Testamento era Israel; no Novo Testamento tambm Israel espiritual, o corpo de Cristo, a Igreja, o corpo de Cristo que inclui judeus e os gentios; esse o corpo de Cristo. Ento esta mulher se refere ao povo de Deus, ou seja, o corpo da semente da mulher que brigaria contra o drago e sua semente. Duas coisas esto acontecendo na terra: os imprios so o desenvolvimento do drago com suas cabeas, e a mulher est tendo dores de parto; teve-os Israel para que viesse o Messias, temnos que ter a Igreja para que se forme Cristo nela.

Ento olhemos o que diz aqui Apocalipse 12:1: Viu-se grande sinal no cu, a saber, uma mulher vestida do sol com a lua debaixo dos ps e uma coroa de doze estrelas na cabea.

NO ANTIGO TESTAMENTO A MULHER ERA ISRAEL

Isto se refere inicialmente ou primeiro a Israel. Vamos ver isso em Gnesis 37:9. H um sonho que teve Jos, mas vocs sabem que Jos uma figura de Cristo. Jos foi descartado por seus irmos, e ele foi ao Egito e se casou com uma mulher gentia, com o Asenate, verdade? E chegou a reinar; o mesmo que Cristo. Jos uma figura de Cristo. Jos foi vendido por seus irmos, foi posto em uma cisterna como o Senhor Jesus, foi vendido por quase 30 moedas de prata; Jos por 20, Jesus por 30; entretanto, da

cisterna saiu mo direita do poder, como o Senhor Jesus, e ali se casou com uma mulher gentia. Bom, Jos uma figura de Cristo; por isso temos que ter isto nos dois sentidos: no sentido do Antigo Testamento, mas isso figura do sentido do Novo Testamento; ento o 37:9 nos mostra um sonho de Jos, e esse sonho de Jos revela o propsito de Deus para com Cristo.

9 Teve ainda outro sonho e o referiu a seus irmos, dizendo: Sonhei tambm que o sol, a lua e onze estrelas se inclinavam perante mim. Onze, porque ele era a doze; esses eram os irmos de Jos e eram essas estrelas; seu pai e sua me se representavam no sol e a lua; ou seja, que o povo de Israel estava representado no Jac com sua esposa, que realmente aqui Raquel, porque a me de Jos, e seus onze irmos; esto representados como o sol, a lua e as estrelas; assim em primeira instncia esta mulher, no tempo do Antigo Testamento era Israel; Israel estava em dores de parto.

O MESSIAS A SEMENTE DA MULHER

Diz Apocalipse 12:2: 2 que, achando-se grvida, grita com as dores de parto, sofrendo tormentos para dar luz. Quem o que vai nascer dessa mulher? Vai a nascer um varo que est destinado a reinar do trono de Deus no cu, sobre todas as naes; esse varo o Messias, o Senhor Jesus; Ele a semente da mulher; essa semente da mulher depois foi a semente de Abrao, foi da tribo de Jud, foi da famlia de Davi, e ao fim de contas foi o Messias. Ento quando diz o versculo 5: Nasceu-lhe, pois, um filho varo, que h de reger todas as naes com cetro de ferro isso se refere ao Senhor Jesus.

Olhem o que diz o Salmo 2:9; um Salmo precisamente messinico; este filho varo em primeiro lugar e principalmente como principal

significado, o prprio Jesus Cristo, o prprio Messias. Embora todo esse Salmo seja precioso, mas se diz do Messias do 7: 7 Proclamarei o decreto do SENHOR: Ele me disse: Tu s meu Filho, eu, hoje, te gerei. (Esse o Messias) 8 Pede-me, e eu te darei as naes por herana, (a fala de pastorear as naes com vara de ferro) e as extremidades da terra por tua possesso. 9 Com vara de ferro as regers e as despedaars como um vaso de oleiro. Isso se profetizou do Messias, do Filho de Deus, de Jesus Cristo. Jesus Cristo em primeiro lugar esse filho varo, e s Jesus Cristo, j seja, sendo esperado por Israel; esses so os sofrimentos que teve Israel em sua histria at a chegada de Cristo. Isso em primeira instncia; claro que agora o Messias se forma em ns, e continua, mas esse filho Cristo; nenhum outro esse filho. Cristo esperado pelo Antigo Testamento, e Cristo formado na Igreja.

Ento vejamos outra passagem em Apocalipse 19:15, falando do Verbo de Deus que Cristo: Sai da sua boca uma espada afiada, para com ela ferir as naes; e ele mesmo as reger com cetro de ferro. Essa mesma linguagem do filho varo da mulher o vemos aplicado no Antigo Testamento no Salmo messinico 2 a Cristo, e no Novo Testamento em Apocalipse 19, a Cristo: Ele as pastorear; essa palavra que se traduziu reger, poimenoia, pastorear, com vara de ferro; e, pessoalmente, pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus Todo-Poderoso. Ento isso no se pode falar a no ser exclusivamente do Senhor Jesus Cristo; claro que Ele se forma em Seu corpo, mas o filho varo o Senhor Jesus Cristo; esse o filho varo. Isso dissemos para poder enriquecer o versculo 2 de Apocalipse 12, a respeito desta mulher: que, achando-se grvida, grita com as dores de parto, sofrendo tormentos para dar luz.

O FILHO PRIMOGNITO O MESSIAS

Vamos ver como tambm da Igreja se fala de estar grvida, o mesmo que de Israel se fala de estar grvida. Vamos ao Isaas 66:7-8: 7 Antes que

estivesse de parto, deu luz; antes que lhe viessem as dores, nasceu-lhe um menino. 8 Quem jamais ouviu tal coisa? Quem viu coisa semelhante? Pode, acaso, nascer uma terra num s dia? Ou nasce uma nao de uma s vez? Pois Sio, antes que lhe viessem as dores, deu luz seus filhos. Mas qual o filho primognito e principal de Sio? o Messias. Em Isaas 9:6, nos fala deste menino, deste filho; uma profecia muito importante. Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; a quem? a ns, a Israel, mulher no Antigo Testamento, que continua depois no Novo, porque vemos que no Novo a descendncia da mulher tem o testemunho de Jesus. 6 Porque um menino nos nasceu, (este o menino, este o filho varo) um filho se nos deu, (este o filho varo) o governo est sobre os seus ombros; e o seu nome ser: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Prncipe da Paz; 7 para que se aumente o seu governo, e venha paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o estabelecer e o firmar mediante o juzo e a justia, desde agora e para sempre. O zelo (aleluia!) do SENHOR dos Exrcitos far isto. Far o que? far que Israel tenha este Messias e que este Messias tenha este primeiro reino pela Igreja, logo no Milnio, logo no cu novo e na terra nova pela eternidade, sem fim, sem limite.

Esta mulher de Apocalipse 12 o povo de Deus em geral, includos os patriarcas, includas as doze tribos de Israel, includa a Igreja; porque fixem-se no que se fala dela: Vestida do sol; o que representa o sol? O sol na Bblia representa ao Senhor Jesus Cristo.

A MULHER NO ANTIGO TESTAMENTO E NO NOVO TESTAMENTO

Diz em Malaquias que Ele o sol de justia. Se esta mulher aparece vestida do sol, esse um smbolo plenamente messinico; quer dizer, que no pode ser excluda a Igreja, porque a Igreja est revestida de Cristo; ou seja que ali est includa essa mulher na parte do Novo Testamento. Outro detalhe : Com a lua debaixo de seus ps; significa que ela estava

parada na lua; a lua a que reflete a sombra do sol; o Antigo Testamento era a sombra do Novo Testamento; portanto, que a mulher vestida do sol esteja parada sobre a lua quer dizer que a Igreja no Novo Testamento o cumprimento das profecias e da tipologia do Antigo Testamento. O Novo Testamento se explica com o Antigo, e o Antigo se explica com o Novo; a profecia est no Antigo, a tipologia est no Antigo, e sobre ela se para a Igreja; ou seja que esta mulher inclui tanto ao Antigo como ao Novo Testamento, e mostrando a base, a tipologia e a profecia no Antigo Testamento, mas o cumprimento e a realidade, a vestimenta do sol, no Novo Testamento.

O sol tem luz prpria, a realidade; a lua tem a luz refletida, a tipologia; mas agora diz aqui: e sobre sua cabea uma coroa de doze estrelas. J vimos que nessas tipologias doze estrelas eram os filhos de Israel; mas vemos que os doze nomes dos filhos de Israel esto na Nova Jerusalm, que a esposa final; a que comeou sendo tipificada ao princpio da Bblia e seguiu sendo tipificada e logo edificada, tem uma concluso na Nova Jerusalm; e na Nova Jerusalm no s esto as doze portas com as tribos do Israel, mas tambm cada tribo ser julgada por um dos doze apstolos; e os doze alicerces do muro da Nova Jerusalm tm os nomes dos doze apstolos do Cordeiro; ou seja que o nmero doze um nmero mstico, o nmero de completao final do reino, 3 x 4. Trs mais quatro sete; ao princpio Deus termina com sete, mas logo 3 x 4 d doze. Quando se refere ao Milnio trs mais quatro, sete; mas quando se refere Nova Jerusalm 3 x 4, doze. Por isso 144 12 x 12, verdade?

O nmero 12 nmero de completao; significa que nesta mulher coroada de doze estrelas, essas doze estrelas esto revelando a identidade tanto de Israel com seus patriarcas e as doze tribos, como da Igreja fundamentada em Cristo, com os doze apstolos do Cordeiro. Vemos, pois, que todos os smbolos apontam mulher: a Igreja e Israel, Israel e a Igreja, os dois; o povo de Deus, aos que Deus chama esposa. Claro, h uma prostituta que no foi fiel ao Senhor, que se meteu com

outros; ento lhe chama prostituta; tambm uma mulher que diz ser, sem ser; ou seja que a divorciada, ou a viva, embora o Senhor no morre; em sentido espiritual. A viva, assim se chamam a si mesmos os maons, digitados por israelitas apstatas.

A IGREJA COM DORES DE PARTO

Continua dizendo em Apocalipse 12:2: que, achando-se grvida, grita com as dores de parto, (em relao a Israel, trata-se deles esperando a vinda do Messias) sofrendo tormentos para dar luz. Mas quando j veio o Messias, agora o Messias tem que formar-se na Igreja e voltar outra vez. O Senhor se manifesta aos discpulos l em Joo 16:21: 21 A mulher, quando est para dar luz, tem tristeza, porque a sua hora chegada; mas, depois de nascido o menino, j no se lembra da aflio, pelo prazer que tem de ter nascido ao mundo um homem. 22 Assim tambm agora vs tendes tristeza; mas outra vez vos verei; o vosso corao se alegrar, e a vossa alegria ningum poder tirar. Cristo o menino que nasceu em Israel, o Messias; Ele tambm decide formar-se na Igreja; por isso dizia So Paulo em Glatas 4:19: meus filhos, por quem, de novo, sofro as dores de parto, at ser Cristo formado em vs; e logo em Efsios 4:13, diz Paulo: At que todos cheguemos unidade da f e do pleno conhecimento do Filho de Deus, perfeita varonilidade, medida da estatura da plenitude de Cristo. De maneira que vemos que o filho varo que nasceu a Israel, o Messias, que o Senhor Jesus; Ele foi destinado a reinar, mas Ele veio e se sentou mo direita do Pai; foi arrebatado para o trono de Deus e de seu Pai, e da Deus comeou a lhe pr todas as coisas sob as plantas dos ps; e os quais somos os que nos submetemos primeiro? Ns a Igreja. Quando? Quando ns recebemos a Cristo como Maria que disse: Faa-se em mim segundo sua palavra; ns recebemos a Deus como Maria, porque Maria uma figura de Israel, uma figura da Igreja; este filho filho da Maria, mas Maria assim que parte de Israel; Maria assim que figura da Igreja; no a virgem Maria somente. Maria somente uma parte de Israel e um tipo da Igreja.

Os catlicos dizem que esta mulher de Apocalipse 12 s Maria, no; Maria est includa em Israel, e tipologia da Igreja, mas no s Maria; todo o povo de Deus que tem a Maria e que tipifica Maria, mas no sozinho Maria.

O FILHO VARO CRISTO

Ento agora diz: At que Cristo seja formado em vs, e diz: perfeita varonilidade, medida da estatura da plenitude de Cristo; ou seja que o Cristo destinado a reinar, reina atravs de formar-se na Igreja; ocorre, pois, que tambm na Igreja estamos em dores de parto at que Cristo seja formado em ns; mas este filho varo Cristo. Agora, os vencedores so os que tm a Cristo formado; ento o que disse Cristo? Ao que vencer, dar-lhe-ei que se sente comigo em meu trono, assim como eu venci, e me sentei com meu Pai em seu trono. Claro, Jesus Cristo destinado ao trono, mas aos vencedores lhes promete sentar-se com Ele no trono; mas quando que esse galardo ser dado? Quando o Senhor vier.

E eis que venho sem demora, e comigo est o galardo que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras. As promessas aos vencedores se cumprem na vinda gloriosa de Cristo, na stima trombeta, que estudamos na vez passada, porque a stima e final trombeta o tempo de dar os galardes. Este filho varo, que Cristo formado na Igreja, e Cristo j tem a recompensa, j est direita do Pai, j est coroado de honra e glria, mas agora Ele se est formando na Igreja, e a Igreja, se formos vencedores, tambm nos sentaremos com Ele, mas a partir de quando Ele vier; Ele primeiro tem que vir e nos dar o galardo, e o galardo se d na stima trombeta, que a final.

UM GRANDE DRAGO ESCARLATE

Sigamos para c e nos detenhamos no versculo 3: Tambm apareceu outro sinal no cu. Porque que o problema no somente na terra; tambm no cu. Satans podia apresentar-se no cu, acusar a J, acusar a Josu, filho do Josadaque, como em Zacarias 3; ele o acusador e nos acusa tambm constantemente; seu trabalho consiste em acusar aos irmos, esse seu trabalho; isso o que quer dizer diabo: acusador, enlodado, atirando lodo, sujando; pe-nos a rasteira para que caiamos e depois diz: olhe, este cado; mas ele quem fez a rasteira. iu-se, tambm, outro sinal no cu, e eis um drago, grande, vermelho, (escarlate, cor de sangue, cor de assassinato; o diabo chamado pai da mentira, homicida desde o comeo) com sete cabeas, dez chifres e, nas cabeas, sete diademas. Fixem-se em que este pretende fazer-se mais que Cristo. Cristo aparecia com sete chifres, mostrando a plenitude do poder, porque Ele o Todo-poderoso; agora aqui aparece o drago tendo sete cabeas.

Olhem que h uma correspondncia, embora no exata, a no ser quase exata entre o drago e a besta; as cabeas do drago e as cabeas da besta; onde no est a correspondncia nas diademas; as cabeas do drago so sete e tem sete diademas, em troca as diademas da besta esto nos dez chifres. Vamos comparar para fazer a correspondncia e a diferena entre o drago e suas cabeas e a besta e suas cabeas. O drago e suas cabeas se refere a Satans e os principados que esto com ele; em troca a besta se refere aos imprios, s civilizaes governadas pelas potestades deste sculo; por isso se correspondem.

CORRESPONDNCIA ENTRE O DRAGO E A BESTA

Lemos em Apocalipse 13:1: 1 Vi emergir do mar uma besta que tinha dez chifres e sete cabeas e, sobre os chifres, dez diademas; em troca no drago diz: e em suas cabeas sete diademas; ou seja, quem tinha a autoridade no mundo espiritual; o que em Efsios 6:12 se chama as potestades, governadores das trevas deste sculo, os principados

malignos, como por exemplo, o prncipe da Prsia que aparece em Daniel 10, que se corresponde com o imprio persa. O imprio persa uma das cabeas da besta, e o prncipe da Prsia uma das cabeas do drago; a cabea do prncipe da Grcia de Daniel 10:20, o espiritual; essa uma cabea do drago; o imprio grego uma das cabeas da besta, ou seja, uma civilizao dirigida por essa classe de espritos; ento as cabeas do drago, correspondem-se com as cabeas da besta, s que o poder, as diademas, no mundo espiritual esto nos principados, em troca no mundo poltico est nos dez chifres finais que lhe do sua autoridade besta ou anticristo.

Por isso na parte poltica da besta, a besta a que tem os dez chifres e so os dez chifres os que tm as diademas, porque o poder poltico est nessa confederao que d sua autoridade ao anticristo; em troca, no mundo espiritual quem tem o poder so esses prncipes: o prncipe da Prsia, o prncipe da Grcia; mas antes de ter havido o prncipe da Prsia, estava o prncipe da Babilnia, e antes do de Babilnia estava o de Assria, e antes do de Assria, estava o do Egito, porque o Egito foi um prncipe; a est, o prncipe espiritual uma cabea do drago, e o imprio Egpcio uma cabea da besta. Logo o imprio espiritual assrio a segunda cabea do drago, o prncipe de Assria, o espiritual; e logo a civilizao assria a segunda cabea da besta. Logo Babilnia, o prncipe de Babilnia, que tambm de Satans.

Vocs recordam que o rei da Babilnia profetizado em Isaas 14 como sendo o diabo, porque o diabo o que est detrs desses prncipes. Ento esse prncipe da Babilnia uma cabea do drago, e o imprio babilnico uma cabea da besta; a besta o imprio poltico. Logo aparece, como diz Daniel 10, o prncipe da Prsia e o imprio persa, a besta. Logo aparece o prncipe da Grcia e logo o imprio grego. Logo aparece o prncipe de Roma e o imprio romano. Depois de Roma vem o reino dividido, ou seja, o mundo atual, a Europa Ocidental, verdade? E aparece ento com seu respectivo prncipe, que a stima cabea; mas entre as sete h um

oitavo, e esse oitavo de entre os sete; esse Satans no espiritual, e o anticristo no poltico.

Satans o que dirige a todos os outros e o que aparece depois no anticristo final; ou seja, dentre os sete, o oitavo, mas dentre os sete; ento por isso que ele tem essas cabeas, mas o drago mesmo; o drago mesmo o diabo, mas ele tem principados; ou seja, ele governa atravs desses principados, que so esses anjos cados, potestades, governadores das trevas deste sculo.

Por isso em Apocalipse 12:3 fala de outro sinal: um drago, grande, vermelho, com sete cabeas (j vimos quais so) e dez chifres; os dez chifres so os finais, porque o governo final do drago ser o acordo da confederao destes dez que daro sua autoridade ao anticristo; por isso aparece tambm com dez chifres, s que no caso do mundo espiritual no so esses dez os que tm a diademas, mas no mundo natural sim so os dez que tm o poder poltico, ou seja, a besta com os dez chifres.

O DRAGO ARRASTA A TERA PARTE DOS ANJOS

Segue dizendo o verso 3 do captulo 12: e em suas cabeas sete diademas. Essas diademas so das potestades malignas, desses prncipes que esto descritos na Bblia. 4 A sua cauda arrastava a tera parte das estrelas do cu, as quais lanou para a terra Estes so os anjos que seguiram a Satans. As estrelas representam anjos; por exemplo, os sete anjos das sete Igrejas de Apocalipse, eram as sete estrelas na mo direita do Filho do Homem; mas logo Satans tem anjos, e por isso diz em Apocalipse 12:7: Houve peleja no cu. Miguel e os seus anjos pelejaram contra o drago. Tambm pelejaram o drago e seus anjos. Esses anjos cados a tera parte dos anjos de Deus que seguiram a Satans; so estas estrelas que Satans joga na terra; porque ele mesmo cai e seus anjos

caem com ele; mas vo caindo pouco a pouco. Primeiro saem da presena de Deus, l do monte santo; logo caem para a terra, logo caem para o abismo e ao final caem no lago de fogo; ou seja que os tombos da queda de Satans so quatro principais; isso o vamos ver mais adiante e com mais detalhe.

Diz: e o drago se deteve em frente da mulher; notem que esta uma deciso do drago; o drago tem um negcio principal; ele sempre quer estar a incomodando no que Deus quer fazer; sempre est a frente para destruir o que o Senhor quer fazer; est frente mulher. A mulher est gemendo para dar a luz para que Cristo se forme nela, e o diabo est a para atacar. Ah! No Novo Testamento Maria estava para dar a luz, e Herodes, que era um dos prncipes dirigidos por Roma, imediatamente d a ordem para matar ao Messias; e o anjo tem que despertar a Jos e lhe dizer: te levante, te apresse; e teve que fugir a mulher, ou seja, teve que fugir Maria para guardar ao Filho de Deus; fugir ao Egito e logo voltar para outra cidade, antes de passar de novo a Nazar, verdade? Ento nos damos conta de como o drago quis matar a esse Filho, ou seja, matar a Cristo. Agora no podem matar a Cristo, ento querem destruir o que Cristo tem na terra; algo que o Senhor quer edificar, o diabo est a perto.

Josu estava na presena de Deus e a estava Satans para lhe acusar, a ao lado. Satans sempre quer destruir o de Deus; ele sempre quer meterse perto, ele no est longe; onde Deus est fazendo algo, ele quer destru-lo e ter que estar alerta. Por isso diz: se deteve em frente da mulher que estava para dar luz, (assim como fez com Cristo, assim faz tambm com a Igreja, para que Cristo no se forme na Igreja) a fim de lhe devorar o filho quando nascesse. Isso o que quer Satans. 5 Nasceulhe, pois, um filho varo, (Israel recebeu ao Messias) que h de reger todas as naes com cetro de ferro. E o seu filho (este que nasceu da mulher, que viveu 33 anos, que morreu e que ressuscitou) foi arrebatado para Deus at ao seu trono. No h arrebatamento para a Igreja a no ser apoiado no arrebatamento de Cristo, porque Ele ascendeu, e em

virtude dessa ascenso a Igreja se senta com Ele em lugares celestiais e pode ser arrebatada; isto no pode separar-se de Cristo. Seu filho (o Senhor Jesus) foi arrebatado para Deus at ao seu trono. Claro, e aqueles em quem Cristo se formou, que so vencedores, tambm se sentaro com Ele em Seu trono quando Ele vier, estabelea e d os galardes, a ltima trombeta.

A MULHER FOGE AO DESERTO

Agora nos diz algo aqui no verso 6: E a mulher fugiu ao deserto Este um princpio que sempre se repetiu. Notem no caso de Israel; acabava de sair do Egito, mas no podia ir pelo caminho direto Cana, porque em Cana estavam os principados cananeus, aqueles gigantes; e os egpcios estavam por persegui-los; ento eles tiveram que meter-se pelo deserto, ir ao deserto e ser preparados no deserto. antes de poder entrar na terra prometida tiveram que estar no deserto. Agora, Jos e Maria fugiram com Jesus ao Egito, e o Senhor Jesus teve que sair tambm ao deserto e ser tentado. Quando o Senhor disse igreja primitiva que quando visse Jerusalm rodeada de exrcito, fugissem, eles tiveram que sair ao deserto e foram a Pella, cidade incrustada nas rochas montanhosas que fica na Transjordnia, ao outro lado do Jordo, o que era Amon e Moabe, o que hoje a Jordnia; e tambm diz a Bblia em Daniel 11:41 que essas provncias de Amon e Moabe escaparo da mo da besta, ou seja, Jordnia. Assim, a igreja primitiva fugiu; o Senhor ensinou Igreja. Vocs recordam isso em Mateus 24 e Lucas 21: Quando virem a abominao desoladora, fujam aos Montes. Como aconteceu antes, assim ser ao final, porque Deus restaura o que aconteceu.

Aqui diz: E a mulher fugiu; ou seja que o Senhor sempre a Seu povo, em todas as partes o faz fugir; s que alguns no fogem, alguns ficam no seu, e a esses os ataca Satans; porque como no pode atacar aos que fogem, ento ataca ao resto. Do-se conta? O inimigo terrvel; se no puder

contra o prprio Cristo, vai contra os vencedores; se no puder com os vencedores, vo com os que ficam por a; esse o diabo. Ento diz: A mulher, porm, fugiu para o deserto, onde lhe havia Deus preparado lugar para que nele a sustentem durante mil duzentos e sessenta dias. Aqui aparece essa meno: mil duzentos e sessenta dias; aparece vrias vezes; esses so os trs anos e meio da grande tribulao, a segunda metade da semana setenta de Daniel. Aparece em Daniel 7, aparece em Daniel 9, aparece em Daniel 12, aparece em Apocalipse 11 duas vezes, aparece duas vezes aqui em Apocalipse 12, e uma vez no 13. Oito vezes aparece esse perodo da tribulao. Ento diz aqui: para que ali a sustentem por mil duzentos e sessenta dias. Significa que o Senhor vai proteger a Seu povo para que fuja; o Senhor deu uma instruo de fugir quando h perseguio; o Senhor no disse que vamos pr a cabea assim gratuitamente.

A IGREJA PRIMITIVA FUGIU PELLA

O Senhor deu uma ordem: Quando lhes perseguirem nessa cidade, fujam outra; porque de certo lhes digo, que no acabaro de percorrer as cidades de Israel, antes que venha o Filho do Homem. O Senhor deu a ordem de fugir; e aqui diz que a mulher fugiu ao deserto; j a igreja primitiva, quando viu Jerusalm rodeada de exrcitos, fugiu Pella, fugiu para a Jordnia, verdade? E vamos ver uns versculos onde aparece essa fuga.

Vamos ao Daniel 11:41, que j o citei de cor mas quero que os irmos o leiam, tenham-no: Entrar tambm na terra gloriosa, e muitos sucumbiro, mas do seu poder escaparo estes: (aqui esto as provncias que escaparo do anticristo) Edom (que o sul do Israel, ou seja o Neguebe, onde est preparado para os sefarditas; diz ao final de Abdias que Sefarade voltar para o Neguebe e o Neguebe ser para o Sefarade; h um judeu antioquenho l vendendo bandeja paisa (comida), no

Neguebe, isso ao sul do Israel) e Moabe, e a maioria dos filhos de Amon. Quer dizer, o que hoje o Jordnia e o sul de Israel; esses escaparo do anticristo. Pra onde fugiram os cristos primitivos? Justamente a Pella, que ficava l na Transjordnia; nessa regio ao leste do Jordo.

Lemos Isaas 16:3-4. Os captulos 15 e 16 uma profecia sobre Moabe. A profecia sobre Moabe abrange os captulos 15 e 16; o captulo 17 profecia sobre Damasco, Sria. Olhem como Deus diz de Moabe no 15:1: Profecia sobre Moabe. No contexto vemos Deus falando com Moabe, que hoje a Jordnia; diz o Senhor assim em 16:3: 3 D conselhos, executa o juzo e faze a tua sombra (olhem como chama Moabe: sombra) no pino do meio-dia como a noite; esconde os desterrados e no descubras os fugitivos. 4 Habitem entre ti os desterrados de Moabe, serve-lhes de esconderijo contra o destruidor. Quando o homem violento tiver fim, a destruio for desfeita e o opressor deixar a terra. Vemos que o anticristo perseguir mas no alcanar esse lugar da Transjordnia, de Moabe; e aqui diz o Senhor que ser refgio para Seu povo; e j foi quando Tito, o general romano, atacou a Jerusalm no ano 70 D.C.; os cristos fugiram a esse lugar e ali foram protegidos; mas isso acontecer de novo para o final porque o anticristo no alcanar essas provncias.

O ARCANJO MIGUEL E A LUTA CONTRA O DRAGO

Ento voltemos para Apocalipse 12:6: A mulher, porm, fugiu para o deserto, onde lhe havia Deus preparado lugar para que nele a sustentem durante mil duzentos e sessenta dias. E nesse contexto, ou seja no contexto da grande tribulao, dos trs anos e meio, dos mil duzentos e sessenta dias, a quando se levanta Miguel; porque Miguel o prncipe que est por Israel, assim como Cristo est pela Igreja; Miguel est por Israel, assim como o prncipe da Prsia estava por seu imprio; o prncipe que est por Israel Miguel. J em Daniel 12 nos tinha falado desse

levantamento de Miguel na grande tribulao. Daniel 12:1: 1 Nesse tempo (no tempo do anticristo; porque isso o que diz no captulo 11 do 31) se levantar Miguel, ( o arcanjo) o grande prncipe, o defensor dos filhos do teu povo (do Israel); e haver tempo de angstia (essa a grande tribulao), qual nunca houve, desde que houve nao at quele tempo; mas, naquele tempo, ser salvo o teu povo, (a quando eles recebem ao Messias, reconhecem-no, no momento mais difcil se preparam para receber a Cristo) todo aquele que for achado inscrito no livro. 2 Muitos dos que dormem no p da terra ressuscitaro. Esse o momento da ressurreio, mas antes da ressurreio est a batalha de Miguel; porque h o Armagedom das naes na terra, mas a luta do Miguel e seus anjos contra o drago e seus anjos um Armagedom que rene todas as foras: as visveis e as invisveis que esto contra Deus, e as visveis e invisveis que esto Por Deus. Irmos, no h maneira de escapar a esta guerra; estamos aqui para entender a guerra e nos preparar para a guerra.

Ento diz Apocalipse 12:7: 7 Houve peleja no cu. Miguel e os seus anjos pelejaram contra o drago. Tambm pelejaram o drago e seus anjos; 8 todavia, no prevaleceram. Notem que essa guerra ocorre durante a grande tribulao. H primeiro um incio da tribulao, h primeiro uns trs anos e meio, h primeiro uns princpios de dores, h uma introduo de julgamento atravs das trombetas; mas h uma consumao do julgamento com as taas na grande tribulao; os princpios de dores comeam antes da grande tribulao, vo acentuando na primeira parte da tribulao com as trombetas; mas a partir do primeiro ai, que a quinta trombeta, aquela estrela cai terra e abre o poo do abismo; essa estrela a queda de Satans, j em plena tribulao. Ento olhem o que diz a; h uma luta; damo-nos conta de que a luta quando todas as naes se esto juntando contra Israel, verdade? Ento a o Senhor comea a preparar uma salvao para o Israel. O incio do Armagedom tambm tem uma batalha nos cus; nossa luta no contra carne e sangue, a no ser contra principados; o que ajuda a Israel Miguel.

OS TOMBOS OU QUEDAS DO DRAGO

Diz: Houve peleja no cu. Miguel e os seus anjos pelejaram contra o drago. Tambm pelejaram o drago e seus anjos; 8 todavia, no prevaleceram; nem mais se achou no cu o lugar deles. 9 E foi expulso o grande drago, a antiga serpente, que se chama diabo e Satans, (diz-o por todos os nomes para que no o identifiquem com outro) o sedutor de todo o mundo; (todo mundo est enganado pelo diabo, menos os escolhidos; se for possvel, inclusive trataria de enganar aos escolhidos, mas o Senhor, porque so escolhidos, os guarda) sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos. Notem que esta a segunda queda do drago, o segundo tombo; o primeiro tombo da queda de Lcifer est em Ezequiel 28; ali ele jogado de entre o monte santo e as pedras de fogo, mas ainda segue nos ares. Ezequiel 28 nos diz a profecia. Leiamo-lo do versculo 14: 14 Tu eras querubim da guarda ungido, (esse o diabo) e te estabeleci; permanecias no monte santo de Deus, no brilho das pedras andavas. 15 Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado at que se achou iniqidade em ti. 16 Na multiplicao do teu comrcio, se encheu o teu interior de violncia, e pecaste, (foi o primeiro inquo nos cus) pelo que te lanarei, profanado (este o primeiro tombo) fora do monte de Deus e te farei perecer, querubim da guarda, em meio ao brilho das pedras.

Ento o primeiro arremesso de Lcifer foi do monte de Deus e de entre as pedras brilhantes; ento ele ficou convertido no prncipe da potestade do ar. Por isso no segundo dia da criao, quando Deus faz a expanso, no diz que era bom; por qu? Porque esse era o espao onde estava o prncipe da potestade do ar. Foi jogado do monte santo, de entre as pedras brilhantes, e tem acesso a acusar mas no para morar; ento ele est nos ares e percorre a terra, mas ele tem acesso aos cus; inclusive os espritos dele do suas opinies diante de Deus; s vezes Deus lhes permite fazer suas barbaridades, porque no o fariam sem permisso de Deus; mas vejamos o que segue dizendo aqui Ezequiel. Notem que

quando fala deste primeiro tombo da queda de Satans, que so quatro tombos, diz: portanto te lancei (j algo passado) profanado, do monte de Deus, e te exterminei, querubim cobridor, do meio das pedras de fogo. 17 Elevou-se o teu corao por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; lanar-te-ei (agora futuro, o segundo tombo) por terra; (primeiro foi jogado do monte santo e das pedras de fogo aos ares, e agora ser jogado terra) lanar-te-ei por terra, diante dos reis te pus, para que te contemplem. E logo, depois da terra, jogado, como diz Apocalipse 20, ao abismo.

Vamos a Apocalipse 20 a ver o terceiro tombo. Apocalipse 20:1, diz assim: 1 Ento, vi descer do cu um anjo; tinha na mo a chave do abismo e uma grande corrente.2 Ele segurou o drago, a antiga serpente, que o diabo, Satans, e o prendeu por mil anos; 3 lanou-o no abismo, fechou-o e ps selo sobre ele, para que no mais enganasse as naes. Enquanto est nos ares, engana s naes, mas no Milnio o terceiro tombo de sua queda, ao abismo; agora ao abismo por mil anos; mas logo depois dos mil anos, ele sai do abismo outra vez, e a rene s naes sobreviventes contra Cristo, e a sim diz Apocalipse 20:10: O diabo, o sedutor deles, foi lanado para dentro do lago de fogo e enxofre, onde j se encontram no s a besta como tambm o falso profeta; e sero atormentados de dia e de noite, pelos sculos dos sculos. J o tombo final de Satans: o lago de fogo e enxofre. Primeiro, em sua queda, foi jogado, arrojado do cu; mas primeiro de onde? Do terceiro cu, digamos do monte santo e das pedras brilhantes, aos ares; logo depois dos ares jogado terra; ento durante a grande tribulao, a partir da quinta trombeta, que o primeiro ai, essa estrela cai terra; sabe ento que tem pouco tempo, s fica o resto da tribulao, porque depois da tribulao vem o Senhor, e ele jogado ao abismo; no Milnio ele baixar ao abismo, e ao final ir ao lago de fogo, preparado precisamente para o diabo e seus anjos.

Ento a queda de Satans vai piso em piso, do quarto piso, ao terceiro, do terceiro ao segundo, etc. vai baixando os pisos subterrneos.

O DRAGO LANADO DOS ARES TERRA

Voltemos para Apocalipse 12:9: E foi expulso o grande drago, a antiga serpente, que se chama diabo e Satans, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra; (este o segundo tombo de sua queda) e, com ele, os seus anjos. Seus anjos tambm sero selados no abismo e tambm estaro com ele no lago de fogo para sempre. 10 Ento, (este ento o mesmo que E) 10 ouvi grande voz do cu, proclamando: Agora, veio a salvao, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus.

Ento notem, quando o Senhor Jesus ascendeu, Satans foi julgado; agora diz Cristo Igreja, que a Igreja tem que aplicar esse julgamento; quando Ele envia a Igreja, envia aos 70 Lucas captulo 10, saram os 70 e comearam a evangelizar, e ao retornar lhe disseram: 17 Ento, regressaram os setenta, possudos de alegria, dizendo: Senhor, os prprios demnios se nos submetem pelo teu nome!18 Mas ele lhes disse: Eu via Satans caindo do cu como um relmpago. Essa queda de Satans progressiva, e a formao de Cristo na Igreja progressiva, e so interrelacionadas, digamos, inversamente proporcionais: enquanto Cristo se forma na igreja, Satans fica mais esquecido, e ser jogado do cu terra e da terra ao abismo, e logo ao lago de fogo. a autoridade de Cristo; j Cristo tem autoridade mo direita do Pai, mas agora a Igreja tem autoridade e logo no Milnio, verdade?

Diz o verso 11: 11 Eles, pois (os irmos; esses so os que diz aqui: os irmos, nossos irmos; aqui no est falando de outra coisa mas sim dos

irmos) o venceram (como se vence ao drago?) por causa do sangue do Cordeiro (quando reconhecemos nossos pecados, no queremos permanecer neles, nem que eles permaneam em ns, o sangue de Cristo nos limpa de todo pecado, somos limpos, somos desencardidos; mas alm disso) e por causa da palavra do testemunho que deram; o que acreditar com seu corao e confessar com sua boca; temos que proclamar a palavra de Deus, temos que dizer o que o Senhor tem feito contra Satans, o que tem feito a nosso favor; temos que viver e confessar o que o Senhor e o que o Senhor tem feito; o sangue nos limpa, as promessas nos asseguram o que nosso e o confessamos, amm?

A VITRIA DO CRISTO

Confessamos com nossa boca e em nosso corao cremos que Jesus o Senhor, que ressuscitou dos mortos, que sua morte expiatria, que nos perdoou, que nos regenerou, que somos os filhos de Deus; a toda as pessoas atestamos de Cristo; essa a arma contra Satans, o sangue para nos limpar, e a espada do Esprito; a nica arma ofensiva; todas as demais partes da armadura so defensivas; a nica arma ofensiva a espada do Esprito, a palavra; confessar o que Deus diz e no outra palavra.

Irmos, ns no temos que dizer outras palavras; muitos irmos caem da f, se no de tudo, pelo menos em parte, quando mesclam as palavras dos homens com as palavras de Deus; e o humanismo toma o lugar da f, e a gente trata de acomodar-se e contemporizar com o mundo; e a Satans lhes est tirando a espada. Irmos, ns, embora o mundo diga x, ou y, os evolucionistas digam isto, e aquilo filsofos, e aquilo ateus, ns dizemos o que Deus diz; nossa palavra a palavra de Deus, no a palavra dos homens. A palavra de Deus tem que ser nossa palavra, como Deus diz; embora todos no concordem, ns concordamos com Cristo; somos cristos, pensamos como Ele e falamos como Ele, amm, irmos?

E a ltima coisa dos vitoriosos: Primeiro para vencer: o sangue do Cordeiro; segundo, a palavra do testemunho; terceiro: e, mesmo em face da morte, no amaram a prpria vida. Esta palavra vida a vida de sua alma, de seu ego, a vida de suas emoes, a vida de suas opinies, a vida de suas vontades; essa a vida da alma: e, mesmo em face da morte, no amaram a prpria vida, estiveram dispostos a morrer. Senhor, no quero saber de nada, nem mesmo de mim mesmo, mas sim de Ti, e embora me custe a vida, s confio e descanso em ti; digo o que Voc diz, embora me matem. Assim venceram; e logo por isso vemos em Apocalipse 20 aos que foram decapitados por causa do testemunho do Jesus, pela palavra de Deus, porque deram testemunho at a morte, vemo-los reinando mil anos com Cristo, amm?

12 Por isso, festejai, cus, e vs, os que neles habitais; os que moram nos cus so os anjos e os que morreram em Cristo; porque como Paulo disse: Porque para mim o viver Cristo, e o morrer ganho; prefiro morrer e estar com Cristo. Cristo no est debaixo da terra, Cristo est mo direita do Pai, verdade? E Estevo no olhou para debaixo da terra mas sim olhou para Deus, dizendo: Senhor Jesus, recebe meu esprito, e Jesus estava sentado mo direita do Pai. Ento os que esto nos cus so os anjos de Deus e tambm os espritos dos justos feitos perfeitos que esto esperando a ressurreio de seus corpos, que Deus trar com o Jesus no dia da vinda do Senhor, para que tomem seus corpos, unam-se conosco transformados, e o recebamos no ar e devamos reinar aqui no Milnio.

Ento diz assim: 12 Por isso, festejai, cus, e vs, os que neles habitais. Ai da terra e do mar, pois o diabo desceu at vs, cheio de grande clera, sabendo que pouco tempo lhe resta. H duas iras na tribulao: a ira de Deus e a ira do diabo contra o povo de Deus; como diz 2 Tessalonicenses 2:6: Porque justo diante de Deus pagar com tribulao aos que lhes atribulam. Ento est a ira de Deus tambm. O diabo baixa com ira e o

Senhor tambm baixa com ira. O diabo engana s pessoas lhe dizendo que vo vencer, que vo recuperar o paraso perdido; os luciferianos dizem isso; mas mentira, ele mesmo sabe que fica pouco tempo; ento esse pouco tempo o resto da tribulao.

AS DUAS ASAS DA GRANDE GUIA

13 Quando, pois, o drago se viu atirado para a terra, perseguiu a mulher que dera luz o filho varo. Perseguiu Israel e aos cristos. Israel tinha ao Messias, e a Igreja a que recebeu a Cristo para que se forme nela, ou seja, o povo de Deus, a civilizao judaico-crist, odiada pela civilizao draconiana. 14 e foram dadas mulher as duas asas da grande guia, para que voasse at ao deserto, ao seu lugar, a onde sustentada durante um tempo, tempos e metade de um tempo, fora da vista da serpente. O Senhor o advertiu: Quando virem a abominao desoladora no lugar santo, fujam; e h um lugar preparado para ela; e diz aqui que para fugir lhe deram as duas asas da grande guia. Como vamos interpretar essa frase: as duas asas da grande guia? H uma srie de interpretaes. Alguns irmos dizem que os Estados Unidos, outros dizem que o Brasil, outros dizem que o Antigo e o Novo Testamento, mas nada se pode interpretar sem a Bblia; ter que ver o que o que a Bblia diz das duas asas da guia para saber a que se refere, porque a Bblia se interpreta sozinha.

H dois versculos que interpretam esta frase. O primeiro est em xodo 19:4. Por favor fixem-se comigo na linguagem usada aqui pelo Esprito de Deus. Ali fala Deus ao povo: Tendes visto o que fiz aos egpcios, como vos levei sobre asas de guia e vos cheguei a mim. Olhem como fala Deus; para Deus ter livrado providencialmente a Israel do Egito, primeiro lhes abriu o Mar Vermelho, os salvou, sepultou aos inimigos de Israel; antes fazia diviso entre uns e outros; luz para o Israel, escurido para os outros; transtornou-lhes os carros; agora inclusive a terra abrir a boca e tragar o

rio que envia a serpente. Ento Deus chama as asas de guia providncia milagrosa de Deus. Notem-se em xodo 19:4: Tendes visto o que fiz aos egpcios, como vos levei sobre asas de guia e vos cheguei a mim. Alguns dizem que em avies; mas no necessariamente. Claro, podem ser avies; claro que o Senhor pode usar aos Estados Unidos para bem e para mau, mas aqui se refere providncia de Deus.

Outro versculo est no Deuteronmio 32:11-12. Vamos ver como se fala ali: Como a guia desperta a sua ninhada e voeja sobre os seus filhotes, estende as asas e, tomando-os, os leva sobre elas, 12 assim, s o SENHOR o guiou, e no havia com ele deus estranho.. Esta o guiar providente de Deus; estar sob as asas de Deus estar sob seu cuidado; essas so as asas da guia. Esta grande guia o prprio Deus, no os Estados Unidos, o prprio Deus; as asas de guia Seu cuidado, Sua providncia; assim o diz xodo 19, assim o diz Deuteronmio 32:11-12, duas testemunhas; essa a linguagem que usa Deus e o segue usando, e diz aqui em Apocalipse 12:14: 14 e foram dadas mulher as duas asas da grande guia, (quer dizer, o amparo providente de Deus) para que voasse at ao deserto ( de diante do anticristo) ao seu lugar, a onde sustentada durante um tempo, tempos e metade de um tempo, fora da vista da serpente.

EXRCITOS CONTRA A MULHER

15 Ento, a serpente arrojou da sua boca, atrs da mulher, gua como um rio. O que isso? A Bblia usa essa linguagem para referir-se perseguio dos exrcitos; esse um primeiro aspecto.

Vamos ver alguns versos em Isaas. Vamos ao Isaas 8:7-8: 7 eis que o Senhor far vir sobre eles as guas do Eufrates, fortes e impetuosas, isto , o rei da Assria, com toda a sua glria; (refere-se ao Iraque) guas que enchero o leito dos rios e transbordaro por todas as suas ribanceiras. 8

Penetraro em Jud, inundando-o, e, passando por ele, chegaro at ao pescoo; as alas estendidas do seu exrcito cobriro a largura da tua terra, Emanuel. Estes rios so exrcitos, do-se conta? Vamos ver outro verso. Isaas 17:12-13: 12 Ai do bramido dos grandes povos que bramam como bramam os mares, e do rugido das naes que rugem como rugem as impetuosas guas! 13 Rugiro as naes, como rugem as muitas guas, mas Deus as repreender, e fugiro para longe; sero afugentadas como a palha dos montes diante do vento e como p levado pelo tufo. Estas guas, a invaso de povos.

Vejamos o mesmo em Jeremias 46:7-8: 7 Quem este que vem subindo como o Nilo, como rios cujas guas se agitam?8 O Egito vem subindo como o Nilo, como rios cujas guas se agitam; ele disse: Subirei, cobrirei a terra, destruirei a cidade e os que habitam nela. Este rio de guas so exrcitos. Jeremias 47:2-3: 2 Assim diz o SENHOR: Eis que do Norte se levantam as guas, e se tornaro em torrentes transbordantes, e inundaro a terra e a sua plenitude, a cidade e os seus habitantes; clamaro os homens, e todos os moradores da terra se lamentaro, 3 ao rudo estrepitoso das unhas dos seus fortes cavalos, (notem essas guas que tm unhas) ao barulho de seus carros, ao estrondo das suas rodas. Os pais no atendem aos filhos, por se afrouxarem as suas mos; etc. etc.

CORRENTES SATNICAS

Vemos o que so essas guas; ou seja, quando diz aqui em Apocalipse 12:15: E a serpente jogou de sua boca, depois da mulher, gua como um rio, as guas so as naes enviadas para perseguir Israel e aos cristos; isso o que so as guas como um rio; mas ter que abrir una janela para outro aspecto exegtico que o que est em Efsios 2:2, que os rogo que o tenham muito em conta para que no sejamos arrastados por esta corrente. Efsios 2:2 diz: nos quais (pecados) andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o prncipe da potestade do ar. Significa

que o diabo dirige a corrente do mundo, no somente os exrcitos, mas tambm a economia, a indstria, os bancos, a filosofia, o esporte, a esttica, a pornografia, etc., e ns em vez de viver na f, na simplicidade, na simplicidade, somos arrastados pela corrente do mundo.

Se o diabo no nos pode perseguir por meio de exrcitos, nos vai perseguir por meio de supermercados, programas de televiso e outras coisinhas; a corrente do mundo tambm so guas para arrastar mulher, para nos apartar do Senhor; ento ter que ter os dois aspectos, porque Satans, se no poder atacar por fora para matar o corpo, ataca por dentro para matar a alma. Quando igreja primitiva Satans no a pde destruir com perseguies, mas sim como dizia Tertuliano: o sangue dos crentes como semente dos mrtires que se multiplica, ento Constantino ps aos cristos nos poderes do Estado, e assim matou a vida de muitos cristos, mesclando-os com o mundo; ataca com a corrente da perseguio ou com a corrente do mundo. Se no atacar com crticas, ataca com aplausos, com adulaes, com facilidades para trat-los no mundo fcil, e ter que tomar cuidado.

Agora diz aqui em Apocalipse 12:16: A terra, porm, socorreu a mulher, (a terra no o sistema do mundo; a terra; ela fugiu a seu lugar preparado e a ajudou a terra. Olhem o que fez a terra) e a terra abriu a boca e engoliu o rio que o drago tinha arrojado de sua boca. Haver movimentos telricos que destruiro exrcitos, como quando Gogue e Magogue venham contra Israel; haver terremotos, e tambm os imprios comerciais e bancrios se desmoronaro; a terra com seus movimentos, inclusive abrindo sua boca como no tempo de Dat, Cor e Abiro, ajudou mulher. Trata-se de movimentos telricos, assim como o prprio Elias, como falaram estes profetas: que no chova durante o tempo de minha profecia, e no choveu mas sim at que ele quis; e que a gua se converta em sangue, que haja piolhos e que haja escurido, e que haja isto; so pragas ajudando mulher para dificultar a Satans a perseguio contra os judeus e os cristos.

17 Ento (claro, no pde contra a mulher, ah! mas h alguns irmos que ficam por ali; alguns voltaram para Babilnia, ficaram em Babilnia em seus negcios; no pde contra Cristo, vai contra os vencedores; no pde contra estes, ento se vai contra os da periferia) Irou-se o drago contra a mulher; (porque lhe desbaratou todo seu plano pelos movimentos da terra que abriu sua boca) e foi pelejar com os restantes da sua descendncia, (uma parte da descendncia da mulher, porque os filhos de Deus formam a mulher; j no pde com a maioria, digamos com o ncleo principal, ento ficou um resto por a) os que guardam os mandamentos de Deus e tm o testemunho de Jesus. No somente contra os judeus, a no ser contra cristos; tm o testemunho de Jesus; e como vai fazer guerra?

17 e se ps em p sobre a areia do mar. Satans se coloca sobre a areia do mar para dar seu poder besta; o drago deu seu poder besta; no captulo seguinte veremos como sobe a besta do mar, e logo outra besta que persegue os Santos, etc. Vemos, pois, que Satans utiliza o poder poltico, comercial, econmico, bancrio e militar contra os filhos de Deus, contra Israel e contra a Igreja do Senhor. E os descendentes de Abrao seriam como as estrelas dos cus, quer dizer, a Igreja, e como a areia do mar, quer dizer, Israel. Quo israelitas no receberam a Cristo, recebero a outro; essa a estratgia de Satans, que funcionar at que o Senhor obre em Israel. vamos parar por aqui. POSTADO POR IRMOS EM CRISTO S 04:59 1 COMENTRIOS Postagens mais antigas Incio Assinar: Postagens (Atom)

Potrebbero piacerti anche