Sei sulla pagina 1di 10

Propostas Redacionais

I)

Fuvest 2011 Tema: Altrusmo no mundo contemporneo

Observe esta imagem e leia com ateno os textos abaixo. Texto 1 Um grandioso e raro espetculo da natureza est em cena no Rio de Janeiro. Trata-se da florao de palmeiras Corypha umbraculifera, ou palma talipot, no Aterro do Flamengo. Trazidas do Sri Lanka pelo paisagista Roberto Burle Marx, elasflorescem uma nica vez na vida, cerca de cinquenta anos depois de plantadas. Em seguida, iniciam um longo processo de morte, perodo em que produzem cerca de uma tonelada de sementes. http://veja.abril.com.br, 09/12/2009. Adaptado. Texto 2 Quando Roberto Burle Marx plantou a palma talipot, um visitante teria comentado: Como elas levam tanto tempo para florir, o senhor no estar mais aqui para ver. O paisagista, ento com mais de 50 anos, teria dito: Assim como algum plantou para que eu pudesse ver, estou plantando para que outros tambm possam contemplar. http://www.abap.org.br. Paisagem Escrita. n 131, 10/11/2009. Adaptado. Texto 3 Onde no h pensamento a longo prazo, dificilmente pode haver um senso de destino compartilhado, um sentimento de irmandade, um impulso de cerrar fileiras, ficar ombro a ombro ou marchar no mesmo passo. A solidariedade tem pouca chance de brotar e fincar razes. Os relacionamentos destacam-se sobretudo pela fragilidade e pela superficialidade. Z. Bauman. Vidas desperdiadas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005. Adaptado. Texto 4 A cultura do sacrifcio est morta. Deixamos de nos reconhecer na obrigao de viver em nome de qualquer coisa que no ns mesmos. G. Lipovetsky, cit. por Z. Bauman, em A arte da vida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009. Como mostram os textos 1 e 2, a imagem de abnegao fornecida pela palma talipot, que, de certo modo, sacrifica a prpria vida para criar novas vidas, reforada pelo altrusmo* de Roberto Burle Marx, que a plantou, no para seu prprio proveito, mas para o dos outros. Em contraposio, o mundo atual teria escolhido o caminho oposto. Com base nas ideias e sugestes presentes na imagem e nos textos aqui reunidos, redija uma dissertao argumentativa, em prosa, sobre o seguinte tema: O altrusmo e o pensamento a longo prazo ainda tm lugar no mundo contemporneo? *Altrusmo = s.m. Tendncia ou inclinao de natureza instintiva que incita o ser humano preocupao com o outro. Dicionrio Houaiss da lngua portuguesa, 2009.

Instrues: Lembre-se de que a situao de produo de seu texto requer o uso da norma padro da lngua portuguesa. A redao dever ter entre 20 e 30 linhas. D um ttulo a sua redao.

II) UEMA 2011 Tema: lcool e adolescncia - uma preocupao, um desafio


para uma sociedade responsvel Antes de escrever sua produo textual, faa a leitura dos textos apresentados. Eles constituem um ponto de partida para sua reflexo e desenvolvimento de suas ideias, o que importante para avaliao da prova. Texto 1 Adolescentes comeam a beber cada vez mais cedo No Brasil, 80% dos adolescentes j beberam alguma vez na vida e 22% dos jovens esto sob risco de desenvolver dependncia de lcool. O que os pais podem fazer? Jlio deu o primeiro gole em uma bebida alcolica aos 12 anos. O pai deixou que ele experimentasse um pouco de vinho durante um jantar. Aos 14, ele j conhecia os efeitos de um porre. E, aos 16, o estudante acumulava histrias e vexames por conta do excesso de bebida. Desde uma briga com a namorada - ele foi colocado para fora da festa por um segurana - at um strip-tease no balco de um bar. Mas, para os pais, o garoto um santo. Na frente deles, em festas de famlia, eu s bebo moderadamente. Na vida real, para ser descolado, todo mundo tem que beber, diz. [...] Apesar da legislao, a dificuldade para comprar uma bebida quase inexistente. Ao contrrio, a compra facilitada. [...] No crebro, o lcool age principalmente no hipocampo, pequena estrutura localizada nos lobos temporais, principal sede da memria, segundo explica Clia Roesler, neurologista da Academia Brasileira de Neurologia. Quando um adolescente bebe muito, acaba causando danos nesse hipocampo. Assim, a memria fica ruim e prejudica o aprendizado e a motivao, diz Roesler. A justificativa geral dos adolescentes para o consumo da bebida durante as sadas a coragem. O lcool bloqueia a inibio. Coisas que uma pessoa no faria sbria, ela faz alcoolizada. E isso um grande risco, completa Roesler.[...] Os mdicos so unnimes em afirmar que o corpo de um adolescente no est preparado para ingesto de bebidas alcolicas e que no existem doses seguras para o consumo. Em primeiro lugar, beber em excesso no faz bem para ningum. Pior para os adolescentes, que esto passando pelo perodo de crescimento, em que

todas as clulas do corpo esto se desenvolvendo. O lcool envenena todas essas clulas e pode acarretar danos a todos os rgos em formao, diz Maurcio Castro de Souza Lima, hebiatra (mdico especialista em adolescncia) do Instituto da Criana. Disponvel em: <www.vejaonline.com.br/sade>. Acesso em 13 ago. 2010. Texto 2 Art. 227. E dever da famlia, da sociedade e do Estado assegurar a criana e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito a vida, a sade, a alimentao, a educao, ao lazer, a profissionalizao, a cultura, a dignidade, ao respeito, a liberdade e a convivncia familiar e comunitria, alem de coloc-los a salvo de toda forma de negligencia, discriminao, explorao, violncia, crueldade e opresso. Constituio Federal Voc deve ter verificado o que pode advir do uso do lcool pelos adolescentes, uma pratica perigosa, conforme explicaes e informaes de especialistas da rea de sade. Com base na leitura desses textos, e em outras informaes que julgue adequadas, desenvolva um texto Argumentativo, em prosa, de acordo com a norma culta da lngua, com, no mnimo, 20 linhas, sobre o tema: lcool e adolescncia - uma preocupao, um desafio para uma sociedade responsvel. Orientaes: Procure apresentar sua argumentao de modo claro e consistente. No escreva em forma de versos nem use linguagem de smbolos ou linguagem no verbal. Escreva o texto definitivo a caneta (preta ou azul). Obedea ao que consta no Edital no. 113/2010 PROG/UEMA a respeito da correo da Produo Textual: Ser atribuda nota zero prova de produo textual (redao) do candidato que: identificar a folha destinada a sua produo textual; desenvolver texto sob forma no articulada verbalmente (apenas com nmeros, desenhos, palavras soltas); fugir temtica proposta ou sugerida na prova de produo textual; escrever de forma ilegvel ou a lpis; escrever menos de vinte linhas na folha de redao; desenvolver o texto em forma de verso.

III) Unicamp 2010 Tema: Conflito de geraes


APRESENTAO DA COLETNEA Em toda sociedade convivem geraes diversas, que se relacionam de formas distintas, exigindo de todos o exerccio contnuo de lidar com a diferena.
1)

http://festerblog.com/wp-content/uploads/2009/05/redatores.jpg 2) Para o socilogo hngaro Karl Mannheim, a gerao consiste em um grupo de pessoas nascidas na mesma poca, que viveram os mesmos acontecimentos sociais durante a sua formao e crescimento e que partilham a mesma experincia histrica, sendo esta significativa para todo o grupo. Estes fatores do origem a uma conscincia comum, que permanece ao longo do respectivo curso de vida. A interao de uma gerao mais nova com as precedentes origina tenses potencializadoras de mudana social. O conceito que aqui est patente atribui gerao uma forte identidade histrica, visvel quando nos referimos, por exemplo, gerao do psguerra. O conceito de gerao impe a considerao da complexidade dos fatores de estratificao social e da convergncia sincrnica de todos eles; a gerao no dilui os efeitos de classe, de gnero ou de raa na caracterizao das posies sociais, mas conjuga-se com eles, numa relao que no meramente aditiva nem complementar, antes se exerce na sua especificidade, ativando ou desativando parcialmente esses efeitos. (Adaptado de Manuel Jacinto Sarmento, Geraes e alteridade: interrogaes a partir da sociologia da infncia. Educao e Sociedade, Campinas, vol. 26, n. 91, p. 361378, Maio/Ago. 2005. Disponvel em http://www.cedes.unicamp.br). 3) A partir do advento do computador, as empresas se reorganizaram rapidamente nos moldes exigidos por essa nova ferramenta de gesto. As organizaes procuraram avidamente os quadros tcnicos e os encontraram na quantidade demandada. Os primeiros quadros bem formados tiveram em geral carreiras fulminantes. Suas trajetrias pessoais foram tomadas como referncia pelos executivos mais jovens. Aqueles grandes executivos foram considerados portadores de uma viso de conjunto dos problemas empresariais, que os colocava no campo superior da administrao estratgica, enquanto o principal atributo da nova gerao passa a ser a contemporaneidade tecnolgica. Os constrangimentos advindos do choque geracional encarregaram-se de fazer esses jovens encarnarem essa caracterstica, dando a esse trunfo a maior rentabilidade possvel. Assim, exacerbaram-se as diferenas entre os recm-chegados e os antigos ocupantes dos cargos. No plano simblico, toda a tica construda nas carreiras autodidatas posta em xeque no conflito que ope a tcnica dos novos executivos contra a lealdade dos antigos funcionrios que, no mais das vezes, perdem at a capacidade de expressar o seu descontentamento, tamanha a violncia simblica posta em marcha no processo, que no se trava simplesmente em cada ambiente organizacional isolado, mas se generaliza. (Adaptado de Roberto Grn, Conflitos de gerao e competio no mundo do trabalho. Cadernos Pagu. Campinas, vol. 13, p. 63-107, 1999.)

4) Ao longo da dcada de 1990, a renda das famlias brasileiras com filhos pequenos deteriorou-se com relao das famlias de idosos. Ao mesmo tempo, h crescentes evidncias de que os idosos aumentaram sua responsabilidade pela proviso econmica de seus filhos adultos e netos. (Ana Maria Goldani, Relaes intergeracionais e reconstruo do estado de bemestar. Por que se deve repensar essa relao para o Brasil, pp. 211. Disponvel em http://www.abep.nepo.unicamp.br/docs/PopPobreza/GoldaniAnaMariaCapitulo7.pdf). 5) As relaes intergeracionais permitem a transformao e a reconstruo da tradio no espao dos grupos sociais. A transmisso dos saberes no linear; ambas as geraes possuem sabedorias que podem ser desconhecidas para a outra gerao, e a troca de saberes possibilita vivenciar diversos modos de pensar, de agir e de sentir, e assim, renovar as opinies e vises acerca do mundo e das pessoas. As geraes se renovam e se transformam reciprocamente, em um movimento constante de construo e desconstruo. (Adaptado de Maria Clotilde B. N. M. de Carvalho, Dilogo intergeracional entre idosos e crianas. Rio de Janeiro. PUC-RJ, 2007, p 52.)

6)

PROPOSTA A Leia a coletnea e elabore sua dissertao a partir do seguinte recorte temtico: A relao entre geraes freqentemente caracterizada pelo conflito. Entretanto, h outras formas de relacionamento que podem ganhar novos contornos em decorrncia de mudanas sociais, tecnolgicas, polticas e culturais. Instrues: 1. Discuta formas pelas quais se estabelecem as relaes entre as geraes. 2. Argumente no sentido de mostrar que essas diferentes formas coexistem. 3. Trabalhe seus argumentos de modo a sustentar seu ponto de vista. PROPOSTA B Leia a coletnea e elabore sua narrativa a partir do seguinte recorte temtico: O convvio entre geraes tem lugar privilegiado no ambiente familiar. Instrues: 1. Imagine uma personagem jovem que vai estudar em outra cidade e passa a morar com os avs. 2. Narre o(s) conflito(s) da personagem, dividida entre os sentimentos em relao aos avs e as dificuldades de convvio com essa outra gerao. 3. Sua histria pode ser narrada em primeira ou terceira pessoa. PROPOSTA C Leia a coletnea e elabore sua carta a partir do seguinte recorte temtico: As diferenas entre geraes so percebidas tambm no plano institucional como, por exemplo, no ambiente de trabalho.

Instrues: 1. Coloque-se na posio de um gerente, recm-contratado por uma empresa tradicional no mercado, que precisa convencer os acionistas da necessidade de moderniz-la. 2. Explicite as mudanas necessrias e suas implicaes. 3. Dirija-se aos acionistas por meio de uma carta em que defenda seu ponto de vista. Obs.: Ao assinar a carta, use apenas suas iniciais, de modo a no se identificar. IV) Unicamp 2009 Tema: O homem e os animais. ORIENTAO GERAL: LEIA ATENTAMENTE. O tema geral da prova da primeira fase O homem e os animais. A redao prope trs recortes desse tema. Propostas: Cada proposta apresenta um recorte temtico a ser trabalhado de acordo com as instrues especficas. Escolha uma das trs propostas para a redao (dissertao, narrao ou carta) e assinale sua escolha no alto da pgina de resposta. Coletnea: A coletnea nica e vlida para as trs propostas. Leia toda a coletnea e selecione o que julgar pertinente para a realizao da proposta escolhida. Articule os elementos selecionados com sua experincia de leitura e reflexo. O uso da coletnea obrigatrio. ATENO sua redao ser anulada se voc desconsiderar a coletnea ou fugir ao recorte temtico ou no atender ao tipo de texto da proposta escolhida. APRESENTAO DA COLETNEA De acordo com a poca e a cultura, o homem se relaciona de diferentes formas com os animais. Essa relao tem sido motivo de intenso debate, principalmente no que diz respeito responsabilidade do homem sobre a vida e o bem-estar das demais espcies do planeta. COLETNEA 1) O fundamento jurdico para a proteo dos animais, no Brasil, est no artigo 225 da Constituio Federal, que incumbe o Poder Pblico de proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as prticas que coloquem em risco sua funo ecolgica, provoquem a extino das espcies ou submetam os animais crueldade. Apoiada na Constituio, a Lei 9605, de 1998, conhecida como Lei de Crimes Ambientais, criminaliza a conduta de quem praticar ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domsticos ou domesticados, nativos ou exticos. Contudo, perguntas inevitveis surgem: como o Brasil ainda compactua, em meio vigncia de leis ambientais avanadas, com tantas situaes de crueldade com os animais, por vezes aceitas e legitimadas pelo prprio Estado? Rinhas, farra do boi, carrocinha, rodeios, vaquejadas, circos, veculos de trao, gaiolas, vivisseco (operaes feitas em animais vivos para fins de ensino e pesquisa), abate, etc. por que se mostra to difcil coibir a ao de pessoas que agridem, exploram e matam os animais? (Adaptado de Fernando Laerte Levai, Promotoria de Defesa Animal. www.sentiens.net, 04/2008.) 2) A Cmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou, no incio de 2008, uma lei que, se levada prtica, obstruiria uma parte significativa da pesquisa cientfica realizada na cidade por instituies como a Fundao Oswaldo Cruz (Fiocruz), as universidades federal e estadual do Rio de Janeiro e o Instituto Nacional do Cncer (Inca). De autoria do vereador e ator Cludio Cavalcanti, um destacado militante na defesa dos direitos dos animais, a lei tornou ilegal o uso de animais em experincias cientficas na cidade. A comunidade acadmica reagiu e mobilizou a bancada de deputados federais do Estado para ajudar a aprovar o projeto de lei conhecido como Lei Arouca.

A lei municipal perderia efeito se o projeto federal sasse do papel. Paralelamente, os pesquisadores tambm decidiram partir para a desobedincia e ignorar a lei municipal. Continuaremos trabalhando com animais em pesquisas cujos protocolos foram aprovados pelos comits de tica, diz Marcelo Morales, presidente da Sociedade Brasileira de Biofsica (SBBF) e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), um dos lderes da reao dos cientistas. A interrupo do uso de animais geraria prejuzos imediatos com repercusso nacional, como a falta de vacinas (hepatite B, raiva, meningite, BCG e febre amarela), fabricadas, no Rio, pela Fiocruz, pois a inoculao em camundongos atesta a qualidade dos antgenos antes que eles sejam aplicados nas pessoas. Tambm fundamental esclarecer populao que, se essas experincias forem proibidas, todos os nossos esforos recentes para descobrir vacinas contra dengue, Aids, malria e leishmaniose seriam jogados literalmente no lixo, diz Renato Cordeiro, pesquisador do Departamento de Fisiologia e Farmacodinmica da Fiocruz. Marcelo Morales enumera outros prejuzos: pesquisas sobre clulastronco no campo da cardiologia, da neurologia e de molstias pulmonares e renais, lideradas por pesquisadores da UFRJ, e de terapias contra o cncer, realizadas pelo Inca, teriam de ser interrompidas. (Adaptado de Fabrcio Marques, Sem eles no h avano. Revista Pesquisa Fapesp, no.144, 02/2008, pp. 2-6.) 3) O Senado aprovou, em 9 de setembro de 2008, o projeto da Lei Arouca, que estabelece procedimentos para o uso cientfico de animais. A matria vai agora sano presidencial. A lei cria o Conselho Nacional de Controle de Experimentao Animal (CONCEA), que ser responsvel por credenciar instituies para criao e utilizao de animais destinados a fins cientficos e estabelecer normas para o uso e cuidado dos animais. Alm de credenciar as instituies, o CONCEA ter a atribuio de monitorar e avaliar a introduo de tcnicas alternativas que substituam o uso de animais tanto no ensino quanto nas pesquisas cientficas. O CONCEA ser presidido pelo Ministro da Cincia e Tecnologia e ter representantes dos Ministrios da Educao, do Meio Ambiente, da Sade e da Agricultura. Dentre outros membros, integram o CONCEA a Sociedade Brasileira para o Progresso da Cincia (SBPC), a Academia Brasileira de Cincias, a Federao de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE), a Federao Nacional da Indstria Farmacutica e dois representantes de sociedades protetoras dos animais legalmente estabelecidas no pas. (Adaptado de Daniela Oliveira e Carla Ferenshitz, Aps 13 anos de tramitao Lei Arouca aprovada. Jornal da Cincia (SBPC), www.jornaldaciencia.org.br, 09/2008.) 4) Grande parte de nossa sociedade acredita na necessidade incondicional das experincias com animais. Essa crena baseia-se em mitos, no em fatos, e esses mitos precisam ser divulgados a fim de evitar a consolidao de um sistema pseudocientfico. As experincias com animais pertencem assim como a tecnologia gentica ou o uso da energia atmica a um sistema de pesquisas e explorao que despreza a vida. Um desses mitos o de que tais experincias possibilitaram o combate s doenas e assim permitiram aumentar a mdia de vida. Esse aumento, entretanto, deve-se, principalmente, ao declnio das doenas infecciosas e conseqente diminuio da mortalidade infantil, cujas causas foram as melhorias das condies de saneamento, a tomada de conscincia em questes de higiene e uma alimentao mais saudvel, e no a introduo constante de novos medicamentos e vacinas. Da mesma maneira, os elevados coeficientes de mortalidade infantil no Terceiro Mundo podem ser atribudos aos problemas sociais, como a pobreza, a desnutrio, e no falta de medicamentos ou vacinas. Outro mito o de que as experincias com animais no prejudicam a humanidade. Na realidade, elas que tornam as atuais doenas da civilizao ainda mais estveis. A esperana da descoberta de um medicamento por meio de pesquisas com animais destri a motivao das pessoas para tomarem uma iniciativa prpria e mudarem significativamente seu estilo de vida. Enquanto nos agarramos esperana de um novo remdio contra o cncer ou contra as doenas cardiovasculares, ns mesmos e todo o sistema de sade no estamos suficientemente motivados para abolir as causas dessas enfermidades, ou seja, o fumo, as bebidas alcolicas, a alimentao

inadequada, o stress, etc. Um ltimo mito a ser destacado o de que leigos, por falta de conhecimento especializado, no podem opinar sobre experincias com animais. Esse mito proporcionou, durante dezenas de anos, um campo livre para os vivisseccionistas. Deixar que os prprios pesquisadores julguem a necessidade e a importncia das experincias com animais semelhante a deixar que uma associao de aougueiros emita parecer sobre alimentao vegetariana. No sero justamente aqueles que esto engajados no sistema de experincias com animais que iro questionar a vivisseco! (Adaptado de Bernhard Rambeck, Mito das experincias em animais. Unio Internacional Protetora dos animais, www.uipa.com.br, 04/2007.) 5) A violncia exercida contra os animais suscita uma reprovao crescente por parte das opinies pblicas ocidentais, que, freqentemente, se torna ainda mais vivaz medida que diminui a familiaridade com as vtimas. Nascida da indignao com os maus-tratos infligidos aos animais domsticos e de estimao, em uma poca na qual burros e cavalos de fiacre faziam parte do ambiente cotidiano, atualmente a compaixo nutre-se da crueldade a que estariam expostos seres com os quais os amigos dos animais, urbanos em sua maioria, no tm nenhuma proximidade fsica: o gado de corte, pequenos e grandes animais de caa, os touros das touradas, as cobaias de laboratrio, os animais fornecedores de pele, as baleias e as focas, as espcies selvagens ameaadas pela caa predatria ou pela deteriorao de seu habitat, etc. As atitudes de simpatia para com os animais tambm variam, claro, segundo as tradies culturais nacionais. Todavia, na prtica, as manifestaes de simpatia pelos animais so ordenadas em uma escala de valor cujo pice ocupado pelas espcies percebidas como as mais prximas do homem em funo de seu comportamento, fisiologia, faculdades cognitivas, ou da capacidade que lhes atribuda de sentir emoes, como os mamferos. Ningum, assim, parece se preocupar com a sorte dos arenques ou dos bacalhaus, mas os golfinhos, que com eles so por vezes arrastados pelas redes de pesca, so estritamente protegidos pelas convenes internacionais. Com relao s medusas ou s tnias, nem mesmo os membros mais militantes dos movimentos de liberao animal parecem conceder-lhes uma dignidade to elevada quanto outorgada aos mamferos e aos pssaros. O antropocentrismo, ou seja, a capacidade de se identificar com no-humanos em funo de seu suposto grau de proximidade com a espcie humana, parece assim constituir a tendncia espontnea das diversas sensibilidades ecolgicas contemporneas. (Adaptado de Philippe Descola, Estrutura ou sentimento: a relao com o animal na Amaznia. Mana, vol.4, n.1, Rio de Janeiro, 04/1998.) 6)

Manifestao de militantes da ONG Vegan Staff na 60. Reunio Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Cincia (SBPC), www.veganstaff.org, 07/2008.

PROPOSTA A Leia a coletnea e elabore sua dissertao a partir do seguinte recorte temtico: O uso de animais em experimentao cientfica tem sido muito debatido porque envolve reivindicaes dos cientistas e dos movimentos organizados em defesa dos animais, assim como mudanas na legislao vigente. Instrues: 1- Discuta o uso de animais em experimentao cientfica. 2- Trabalhe seus argumentos no sentido de apontar as controvrsias a respeito desse uso. 3- Explore os argumentos de modo a justificar seu ponto de vista sobre essas controvrsias. PROPOSTA B Leia a coletnea e elabore sua narrativa a partir do seguinte recorte temtico: Os movimentos organizados em defesa dos animais tm sensibilizado uma parcela da sociedade, que busca adotar novas condutas, coerentes com princpios de responsabilidade em relao s diversas espcies. Instrues: 1- Imagine uma personagem que decide mudar de hbitos para ser coerente com sua militncia em defesa dos animais. 2- Narre os conflitos gerados por essa deciso. 3- Sua histria pode ser narrada em primeira ou terceira pessoa. PROPOSTA C Leia a coletnea e elabore sua carta a partir do seguinte recorte temtico: As controvrsias sobre o uso de animais em experimentao cientfica no se encerraram com a recente aprovao, pelo Senado, da Lei Arouca, que cria o CONCEA. Instrues: 1- Escolha um ponto de vista em relao ao uso de animais em experimentao cientfica. 2- Argumente no sentido de solicitar que seu ponto de vista prevalea na atuao do CONCEA. 3- Dirija sua carta a um membro do CONCEA que possa apoiar sua solicitao.

V) UFMG 2008 Tema: Questes ambientais no mundo contemporneo


QUESTO 01 Observe estas duas figuras:

II ZLIO. Sem sahida. So Paulo: Vertente, 1974. s.p.

REDIJA um texto, contrastando as atitudes dos dois personagens representados nessas figuras e relacionando-as questo ambiental no mundo contemporneo. Ateno: O texto elaborado deve conter, no mnimo, 20 (vinte) linhas. No d ttulo sua redao. QUESTO 02 Leia esta fbula: A Coruja mestra de canto A Majestade Dona guia Quis aprender a cantar, E mandou por seus arautos Os bons mestres convocar. Piam logo as andorinhas Que o canrio vencer, Pondo as honras outras aves No canoro sabi. Foi preferida a coruja Dando-se como razo: Que tinha um ar mais sisudo, Na vista certa expresso. _____ Mire-se bem neste espelho Quem lugares pretender, Agrade, nisto vai tudo, Largue aos tolos o saber. (TEIXEIRA, Joaquim Jos. Fbulas. Rio de Janeiro: Tip. Episcopal de Antnio Gonalves Guimares & Ca, 1864. p.12.)

REDIJA um texto, demonstrando a afinidade entre essa fbula e as idias expostas no dilogo Teoria do medalho, de Papis avulsos, de Machado de Assis. Ateno: O texto elaborado deve conter, no mnimo, 20 (vinte) linhas. No d ttulo sua redao.

http://noticias.universia.com.br/vidauniversitaria/noticia/2011/04/01/807081/conheca-os-temas-mais-pedidos-naredaco-do-vestibular.html

Potrebbero piacerti anche