Sei sulla pagina 1di 6

PLANEJAMENTO ESTRATGICO OU GESTO ESTRATGICA?

A nica certeza do planejamento que as coisas nunca saem (exatamente) como planejado. (Lcio Costa, com adaptaes)

Walter Justus Muito se tem discutido atualmente sobre a necessidade das empresas ou organizaes1 adotarem um planejamento estratgico. Alguns especialistas do tema criticam a realizao deste planejamento, argumentando que normalmente so lentos, complexos e de difcil execuo. Justificam que hoje, com a globalizao instantnea, os processos tm que ser geis, flexveis e com rpidas mudanas, quase online. Em resumo, defendem que o planejamento tem que ser praticamente dirio. Entretanto, outros autores acreditam que o planejamento estratgico deve continuar sendo realizado, mantendo suas caractersticas bsicas e que este processo fundamental para o sucesso de qualquer organizao. Qual destas duas correntes a correta? Afinal, um planejamento estratgico importante para o sucesso empresarial? A busca de uma resposta coerente a estes questionamentos exatamente o objetivo principal deste trabalho. O que um planejamento estratgico? Para melhor compreenso, necessrio o entendimento de alguns conceitos, como estratgia e planejamento. O termo estratgia tem sua origem no meio militar, onde significava, de maneira geral, a arte de vencer uma guerra. Tornou-se clebre a obra de Sun Tzu, A Arte da Guerra, idealizada no sculo V a.C., na qual preconizava o emprego de aes estratgicas que foram utilizadas na poca. A importncia desta obra pode ser constatada nos dias de hoje, tanto nas foras armadas, como na sua adaptao para o meio empresarial. Apenas para consolidar estas afirmaes, apresentada a seguir uma frase significativa de Sun Tzu em sua verso original e em uma verso adaptada ao seu emprego nos planejamentos empresariais: Uma verso adaptada ao meio empresarial Quando voc conhece o seu concorrente e a sua empresa, ter grande sucesso. Quando voc se conhece mas no conhece o concorrente e o ambiente, poder ter algum sucesso. Quando voc no conhece nem o ambiente externo nem a sua empresa estar condenado ao fracasso.

Sun Tzu (verso original)

Quando voc conhece o seu inimigo e a si prprio, ganhar todas as batalhas. Quando voc se conhece mas no conhece o inimigo, vencer algumas batalhas. Quando voc no conhece nem ao inimigo nem a si prprio, perder todas as batalhas.

Com a finalidade de simplificar este texto, os termos empresas ou organizaes referem-se tanto s de carter privado como s governamentais.

As empresas comearam a adotar uma postura estratgica, particularmente a partir da segunda metade do Sculo XX, adaptando muitas das estratgias militares ao mundo dos negcios. A idia central do trabalho de Levy2 descreve que o pensamento estratgico nas empresas pautado pela afirmao de que h um conflito muito mais constante que a guerra: o realizado entre as empresas. As foras armadas se preparam para a guerra, mas passam por perodos de paz, enquanto as empresas esto em permanente situao de conflito. O entendimento sobre planejamento pode ser traduzido como um processo ou mtodo que inclui, de modo geral, um estudo da situao - ou anlise da situao, a definio da misso da empresa e a deciso sobre aes a serem realizadas para atingir a misso e as metas da melhor forma possvel, otimizando os resultados. Ele utilizado em praticamente todas as reas ou atividades, inclusive na vida pessoal. Mesmo que mentalmente, no se planeja uma simples viagem de frias? Neste contexto, pode-se afirmar que o planejamento estratgico adota passos semelhantes a qualquer tipo de planejamento, buscando, entretanto, solues estratgicas para atingir os objetivos da empresa. Pode ser considerado o de mais alto nvel dos tipos clssicos de planejamento - estratgico, ttico e operacional. Caractersticas do planejamento estratgico
Se no sabemos onde queremos chegar, qualquer caminho leva a algum lugar! (Annimo)

So vrias as caractersticas que o difere dos demais tipos. Mas, pelo menos trs so consideradas como fundamentais e so apontadas como consenso entre especialistas do tema: - visualiza objetivos a longo prazo, normalmente mais de cinco anos; - envolve a empresa como um todo; - realizado e decidido pela alta cpula da empresa. Alm destas caractersticas, outra considerao importante que um planejamento estratgico pode e deve ser aplicado em empresas de qualquer dimenso, desde uma de grande porte, como a PETROBRAS, at pequenas ou micro empresas, como o caso de uma banca de revistas ou de uma simples e pequena pizzaria. O mesmo raciocnio vlido para os diversos tipos de organizaes, sendo que este planejamento de grande utilidade tanto numa organizao de carter privado como numa governamental. Etapas de um planejamento estratgico
Quem decide pode errar, quem no decide j errou (Maestro Von Karajan)

Os especialistas no tema apresentam vrias verses para definir uma metodologia ou as etapas do processo. O importante verificar que, de certa forma, todas atendem aos questionamentos bsicos de um planejamento - estratgico ou no, ou seja:
2

Alberto R. Levy, Por que ganan los que ganan? Buenos Aires: Paperback, 2000.

- onde estou atualmente (qual a minha situao); - para onde pretendo ir (onde quero chegar); - como vou fazer (deciso das aes). Como exemplo, a seguir so apresentadas duas metodologias e a correlao de suas fases com os questionamentos bsicos: DJALMA STONER E FREEMAN (*) 3. Anlise ambiental 4. Anlise de recursos 1. Diagnstico estratgico 5. Identificao de oportunidades estratgicas e ameaas 1. Formulao de objetivos 2. Identificao das metas e estratgias atuais 6. Determinao do grau de mudana estratgica necessria 7. Tomada de deciso estratgica 8. Implementao da estratgia 9. Medida e controle do progresso Questionamentos clssicos/bsicos Onde estou? Como estou? Qual a situao atual?

2. Misso da empresa

O que pretendo? onde quero ir? Como fazer? Quais aes estratgicas?

Para

as

3. Instrumentos prescritivos e quantitativos

4. Controle e avaliao

(*) A seqncia das etapas segue a numerao original dos autores e foi alterada neste quadro, apenas para ser possvel a correlao com os questionamentos clssicos.

Pode-se confirmar acima, que as diferentes formas de abordar o processo de planejamento respondem aos trs questionamentos clssicos. Ainda no quadro anterior, verifica-se que a fase de acompanhamento ou controle no apresenta correlao com os questionamentos bsicos. Qual o motivo? Por que no h esta correlao? Este questionamento ser discutido logo a seguir, no item gesto estratgica. O plano estratgico To logo o planejamento estratgico esteja concludo, h a necessidade de formalizar as decises estratgicas, o que feito atravs de um plano estratgico, que normalmente um documento que estabelece o como fazer para atingir os objetivos da empresa. Aqui aparece uma das maiores crticas ao processo em estudo. Tradicionalmente, e infelizmente em alguns casos ainda nos dias atuais, as empresas apresentam planos de difcil compreenso, extensos, com vrios volumes, de carter sigiloso e, em conseqncia, pouco divulgados ou guardados em um cofre, sendo do conhecimento s da alta cpula. importante que estes planos sejam completos e que possam ser at complexos em determinadas empresas. Mas, complexo no significa complicado e de difcil entendimento. Se assim for, a sua implementao tambm ser de difcil execuo. Desta forma, fcil concluir que um bom plano tem que ser adequado

sua gesto, ou seja, deve ser o mais simples possvel, objetivo e do conhecimento de todos os envolvidos na sua execuo. Considerando que um dos princpios do planejamento ser um processo contnuo e no esttico, no basta realizar um excelente plano e considerar que o trabalho ser perfeito se este documento for executado exatamente como o previsto. Hoje, principalmente com as mudanas cada vez mais rpidas no ambiente externo, h necessidade de constantes modificaes no planejamento e no plano estratgico. Uma ferramenta muito til para reduzir este problema , ainda nesta fase inicial do processo, levantar o maior nmero de cenrios possveis e preparar aes alternativas para cada uma destas situaes. Estas aes podem ser reguladas no denominado plano de contingncia ou plano B. O que gesto estratgica?
Gerenciar no apenas pensamento passivo e adaptativo; tomar providncias para que ocorram os resultados desejados. (Peter Drucker)

Algumas idias sobre o tema podem ser retiradas do pensamento de Drucker acima citado: - a gesto estratgia, embora seja um termo considerado moderno, no to recente assim; - o pensamento passivo a que se refere o autor diz respeito fase inicial do planejamento; - a atitude de tomar providncias significa colocar em prtica o plano estratgico, acompanhando e decidindo as mudanas de rumo necessrias. E exatamente nesta ltima frase - colocar em prtica o plano estratgico, que, para a maioria dos autores, se identifica a chamada gesto estratgica. Alm de implementar o plano, a gesto estratgica deve acompanhar a evoluo de seus resultados. A cada mudana no ambiente, novo diagnstico pode ser necessrio e, em conseqncia, novas decises devem ser tomadas. Dependendo do tipo de empresa, do ambiente externo e de outras situaes, estas mudanas podem ser constantes e, conforme descrito anteriormente, muito rpidas, em determinadas situaes quase que instantneas. Esta afirmativa vem a reforar a importncia cada vez mais visvel do processo de tomada da deciso. Podese afirmar que este processo um dos principais pilares para o xito de uma gesto estratgica. interessante lembrar que um plano deve ser modificado, sempre que necessrio. Infelizmente, alguns dirigentes consideram que aps confeccionado o plano estratgico, os trabalhos esto encerrados. Este um grande erro, normalmente apontado como uma das causas do insucesso do processo. Um planejamento estratgico pode ser excelente, muito bem elaborado, com um diagnstico completo e detalhado, mas se no houver o entendimento da necessidade de acompanhar as mutaes em alta velocidade que ocorrem no mundo atual, o plano certamente estar condenado ao fracasso. Verifica-se que, cada vez mais, o processo de tomada das decises quase que instantneo e constante. Sobre esta realidade, h alguma razo aos crticos do processo lento com que alguns administradores conduzem um planejamento estratgico.

A interligao entre o planejamento estratgico e a gesto estratgica S pode haver uma gesto estratgica eficiente e eficaz se houver um adequado planejamento estratgico. Para a maioria dos especialistas, a gesto estratgica a continuidade do planejamento estratgico ou, em outras palavras, faz parte do tradicional ciclo PDCA3, com adaptaes, onde o planejamento se encerra na fase P e a gesto prossegue nas fases subseqentes - D, C e A. Porm, tambm h divergncias sobre o conceito e as etapas de uma gesto estratgica. O quadro a seguir apresenta algumas verses sobre a posio da gesto em relao ao planejamento estratgico: Planejamento e Gesto Ciclo PDCA P (Plan) D (Do) C
(Check) Verso 1 Verso 2 Verso 3 Planejamento Planejamento Estratgico Planejamento Estratgico Gesto Estratgica Estratgico Gesto Estratgica Gesto Estratgica Verso 4 (*)

Planejar Executar (Implementar) Verificar resultados Controlar Agir (Atuar)

A
(Act)

(*) H autores, como TAVARES4, que consideram o planejamento estratgico inserido no processo de gesto estratgica.

Na verso 1, mais tradicional, verifica-se que o planejamento estratgico engloba todo o processo, incluindo a implementao, o controle e as correes de rumo. As verses 2 e 3 so intermedirias, sendo que esta ltima atribui ao planejamento uma parte esttica, cabendo gesto todas as demais fases dinmicas. Na verso 4, Tavares procura reunir o plano estratgico e sua implementao em um nico processo. O importante no discutir qual o melhor mtodo ou a nomenclatura mais apropriada, mas sim se h a compreenso exata e clara de que o processo necessita de um planejamento estratgico - resultando num plano vivel de ser aplicado, e de uma gesto dinmica na sua implantao, no seu acompanhamento e nas decises para mudanas de rumo necessrias.

O ciclo PDCA foi desenvolvido por Walter A. Shewart na dcada de 20, sendo posteriormente difundido por Deming. uma ferramenta que auxilia o controle do processo, podendo ser usado de forma contnua para o gerenciamento das atividades de uma organizao. O ciclo compe-se de quatro fases: Planejar, Executar, Verificar e Atuar corretivamente. Embora antigo, ainda bastante atual e extremamente til, desde que adaptado a nova realidade. 4 TAVARES, Mauro Calixta. Gesto Estratgica. So Paulo: Atlas, 2007

Planejamento estratgico ou gesto estratgica?


To importante quanto uma boa estratgia uma estratgia bem executada! ( 3GEN Gesto Estratgica5)

Voltando ao questionamento inicial deste trabalho, Qual das duas correntes a correta?, pode-se concluir que ambas esto certas, ou seja, tanto o planejamento estratgico como a gesto estratgica devem ser executados e tm papel fundamental em qualquer empresa. Ao final deste texto, pode-se afirmar que ambos os processos, alm de necessrios, so interligados. Independentemente dos mtodos preconizados pelos diversos especialistas no assunto e das discusses sobre a importncia ou no do planejamento e da gesto, o processo deve incluir as duas atividades, de forma contnua e sem conflitos. No mais possvel admitir um encarregado pelo planejamento estratgico e outro pela gesto estratgica. Este grave erro ocorre quando a alta cpula de uma empresa delega totalmente a uma consultoria externa o trabalho de um planejamento, que aps concludo, passa a ser gerenciado por esta cpula que no participou ativamente do processo inicial. Infelizmente, esta dissociao ainda constatada em muitas empresas do nosso pas. Falhas semelhantes podem ser verificadas em outras gestes, como por exemplo a gesto pela qualidade ou qualidade total. Para evitar esta dissociao, fundamental que o processo de planejamento e o plano estratgico sejam desenvolvidos "pela" empresa e no "para" a empresa. Mesmo que conte com o apoio de uma consultoria, a direo que detm o poder decisrio da empresa deve participar ativamente de todas as fases do processo. A ruptura entre a teoria (planejamento) e a prtica (implementao, ao) uma das principais falhas criticadas pelos que defendem o fim do planejamento estratgico. Verifica-se, porm, que estes autores no defendem simplesmente o fim do planejamento. So, na verdade, partidrios de que o mesmo deve ser um processo contnuo, que permita, aps um planejamento inicial, a sua aplicao na prtica, por meio de um sistema organizacional eficiente, eficaz e flexvel, capaz de atender s rpidas e constantes mudanas no mundo contemporneo. Finalmente, importante citar que este trabalho no tem como finalidade esgotar os questionamentos sobre o assunto. Ao contrrio, visa principalmente motivar o estudante universitrio para a necessidade de realizar pesquisas e debates com maior profundidade sobre tema to relevante, reafirmando que, sem dvida, o planejamento estratgico e a gesto estratgica so imprescindveis em qualquer rea ou atividade de atuao profissional.
Referncias bibliogrficas ANSOFF, Igor e McDONNELL, Edward. Implantando a administrao estratgica. So Paulo: Atlas, 1993. LEVY, Alberto R. Por que ganan los que ganan? Buenos Aires: Paperback, 2000. MINTZBERG, Henry, AHLSTRAND, Bruce e LAMPEL, Joseph. Safri de estratgia. Porto Alegre: Bookman, 2000. OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouas. Planejamento estratgico. So Paulo: Atlas, 2002. TAVARES, Mauro Calixta. Gesto Estratgica. So Paulo: Atlas, 2007 TZU, Sun. A arte da Guerra. So Paulo: Martin Claret, 2001. 3GEN Gesto Estratgica: http://www.3gen.com.br/site.asp
5

Site da 3GEN Gesto Estratgica: http://www.3gen.com.br/site.asp

Potrebbero piacerti anche