Sei sulla pagina 1di 13

1988

2 O valor da taxa base (Tb) de 89, sendo automaticamente actualizada, a partir de 1 de Maro de cada ano, com base na variao do ndice mdio de preos no consumidor no continente relativo ao ano anterior, excluindo a habitao, e publicado pelo Instituto Nacional de Estatstica. 3 A taxa final (Tf) a aplicar calculada pela multiplicao da taxa base (Tb) pelo factor de servio (Fs), de acordo com a seguinte frmula: Tf = Tb Fs 4 A forma de pagamento e de repartio das taxas constam do artigo 47. do presente decreto-lei. 5 Sempre que o requerente apresente o pedido em papel, o factor de servio (Fs) determinado de acordo com o quadro constante do n. 1 acrescido de 1.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 63 31 de Maro de 2009 regimes jurdicos especficos, assumindo designadamente a natureza de restries de utilidade pblica de mbito nacional, quer em diferentes instrumentos de ordenamento do territrio e de poltica sectorial. Face ao carcter no destrutivo, nem irreversvel do uso florestal dos solos e considerando as orientaes da Unio Europeia em torno do conceito de florestao das terras agrcolas, o presente decreto-lei considera a actividade florestal como integrante da actividade agrcola. Considera-se pois necessrio e premente reforar a importncia dos recursos pedolgicos que devem estar afectos s actividades agrcolas e adaptar a realidade existente s actuais condies concretas da procura de solos para outras finalidades, tais como o lazer, a manuteno do ciclo da gua e do carbono e a paisagem, desempenhando a Reserva Agrcola Nacional um papel fundamental na concretizao dos objectivos principais da preservao do recurso do solo e sua afectao agricultura. Gera-se assim uma abertura para uma gesto mais eficaz e consensual dos espaos agrcolas, assente em cartografia digital como ferramenta de rigor e apoio deciso, assegurando um maior controlo na gesto do territrio, compatibilizando-se com os restantes instrumentos de ordenamento e permitindo ainda uma mais fcil harmonizao intermunicipal. A RAN consubstancia-se, espacialmente, nos diversos instrumentos cartogrficos existentes em Portugal, tanto na cartografia tradicional da Carta de Solos e da Carta de Capacidade de Uso dos Solos do ex-CNROA, como nos estudos e cartografias desenvolvidos mais recentemente em trs regies do Pas, Trs-os-Montes e Alto Douro, Entre Douro e Minho e Interior Centro, com classificao de terras internacional (FAO/WRB) assente em parmetros tcnicos completos, mais actuais e dinmicos, prevendo-se a expanso dos trabalhos para assegurar uma cobertura nacional. Considerando que a Reserva Agrcola Nacional uma restrio de utilidade pblica de mbito nacional, inscrita nos instrumentos de gesto territorial, e tendo em conta a situao dinmica desses mesmos planos, atravs da sua reviso, cria-se um regime transitrio a fim de no ocorrer um hiato legal e material, tanto para os planos j revistos, como para os que se encontram em fase de reviso. Ser pois progressiva a introduo de um novo conceito de classificao dos solos. O presente decreto-lei introduz medidas de simplificao e agilizao dos procedimentos administrativos, no quadro SIMPLEX. Foi ouvida a Associao Nacional de Municpios Portugueses. Foram ouvidos os rgos de Governo prprio das Regies Autnomas. Assim: Nos termos da alnea a) do n. 1 do artigo 198. da Constituio, o Governo decreta o seguinte: CAPTULO I Disposies gerais Artigo 1.
Objecto

MINISTRIO DA AGRICULTURA, DO DESENVOLVIMENTO RURAL E DAS PESCAS


Decreto-Lei n. 73/2009
de 31 de Maro

O final do sculo passado acrescentou s concepes clssicas de solo e de terra, uma nova viso mais dinmica e abrangente, apontando para uma multiplicidade de funes sociais e de preservao para alm do desempenho das funes tradicionais que lhes so inerentes produo de bens alimentares, fibras e madeira. Atendendo no s sua escassez como recursos naturais finitos , acrescem ao solo e terra funes nucleares na regulao do ciclo da gua e na manuteno da sua qualidade igualmente o ressurgir de aplicaes na produo de energia, como o caso dos biocombustveis, o papel fundamental na reduo das emisses de carbono, o suporte da biodiversidade, bem como a sua procura para actividades de lazer das populaes. Assim, com o acrscimo da sensibilidade ambiental por parte da sociedade e em especial no sector agrcola e florestal o solo passou a ser assumido como um recurso precioso, escasso e indispensvel sustentabilidade dos nossos ecossistemas e salvaguarda do planeta. assim fundamental e estratgico, pelas profundas alteraes geopolticas que as sociedades actuais tm sofrido, pelo reflexo nas sociedades humanas e nos ecossistemas em geral que as alteraes climticas tm produzido, pela necessidade da manuteno de condies estratgicas bsicas de vida das populaes e da garantia da sustentabilidade dos recursos, que se promovam polticas de defesa e conservao dos terras e solos. O desenvolvimento do mundo rural portugus pauta-se cada vez mais por critrios de utilizao sustentvel dos recursos naturais e pela sua conservao e recuperao quando necessrio, concretizando o desejo profundo de as geraes vindouras poderem usufruir de terras e solos, gua e ar em melhores condies assim como uma paisagem rural consentnea com os sentimentos histricos e culturais das populaes. Com o enquadramento dado por polticas nacionais, por polticas europeias e por compromissos assumidos ao nvel das Naes Unidas, a utilizao do solo obedece a regras, consubstanciadas quer em condicionantes definidas em

O presente decreto-lei aprova o regime jurdico da Reserva Agrcola Nacional, abreviadamente designada RAN.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 63 31 de Maro de 2009 Artigo 2.


Conceito

1989
de terras, que integra, alm das actividades agrcolas, as outras actividades produtivas directamente relacionadas com a actividade agrcola e que utilizem terras ou outros recursos da explorao; i) Manchas de estrutura complexa as reas constitudas por solos de duas ou de trs classes, cuja identificao cartogrfica individual no possvel em virtude do seu modo de ocorrncia; j) Prdio misto o terreno constitudo por parte rstica e parte urbana, sem que qualquer das partes possa separadamente ser classificada como prdio rstico ou prdio urbano; l) Prdio rstico o terreno situado fora de um aglomerado urbano, que no se possa considerar como terreno para construo e desde que tenha como destino normal uma utilizao geradora de rendimentos agrcolas, ou aqueles que no possuindo a afectao indicada, no se encontrem construdos ou disponham apenas de edifcios rurais de carcter acessrio, sem autonomia econmica e de reduzido valor e ainda as guas, as plantaes e os edifcios e construes rurais directamente afectos produo de rendimentos agrcolas, pecurios ou florestais, nele localizados, que inclui os assentos de lavoura; m) Solo a camada superficial da crosta terrestre situada entre a rocha subjacente e a superfcie, sendo composta por partculas minerais, matria orgnica, gua, ar e organismos vivos e eventualmente materiais antropognicos; n) Solos de baixas aluvionares os solos incipientes (aluviossolos), constitudos por depsitos estratificados de aluvies; o) Solos coluviais os solos incipientes (coluviossolos), de origem coluvial localizados em vales, depresses ou na base de encostas; p) Terra a poro do territrio, que resulta da interaco de todos os elementos do meio que afectam o seu potencial de utilizao, incluindo, alm do solo, os factores relevantes do clima, litologia, geomorfologia, hidrologia, coberto vegetal, ocupao agro-florestal, e ainda os resultados da actividade humana; q) Unidades de terra as pores do territrio possuindo elevado grau de homogeneidade no que respeita s suas caractersticas fsicas, nomeadamente nas aspectos agro-climticos, morfolgicos e pedolgicos. Artigo 4.
Objectivos

1 A RAN o conjunto das reas que em termos agro-climticos, geomorfolgicos e pedolgicos apresentam maior aptido para a actividade agrcola. 2 A RAN uma restrio de utilidade pblica, qual se aplica um regime territorial especial, que estabelece um conjunto de condicionamentos utilizao no agrcola do solo, identificando quais as permitidas tendo em conta os objectivos do presente regime nos vrios tipos de terras e solos. Artigo 3.
Definies

Para efeitos do presente decreto-lei e legislao complementar, entende-se por: a) Actividade agrcola a actividade econmica do sector primrio que tem por fim a produo de bens de origem vegetal, lenhosa ou no lenhosa, ou animal utilizveis como matrias-primas de diversas indstrias ou que chegam ao consumidor sem qualquer transformao; b) Actividade conexa ou complementar actividade agrcola aquela que sendo realizada na explorao agrcola, utiliza os meios e as infra-estruturas disposio da mesma, mas com objectivos distintos da produo de matrias primrias, nomeadamente as actividades relacionadas com a produo de outros bens ou servios, que so parte integrante da economia da explorao, ou servios de preservao do ambiente, do patrimnio e do espao rural; c) Agricultor a entidade singular ou colectiva que exera uma actividade agrcola, com ou sem recurso a trabalho assalariado e utilizando factores de produo prprios ou de terceiros, assumindo a responsabilidade jurdica e econmica, como produtor agrcola, pela gesto de uma ou mais exploraes agrcolas; d) Alterao irreversvel da topografia a aco de aterro ou desaterro que modifique definitivamente a cota dos terrenos e o perfil dos solos, de forma que este deixe de estar apto para suportar determinadas actividades ou usos, nomeadamente os agrcolas; e) reas cujo aproveitamento determinante da viabilidade econmica de exploraes agrcolas as reas que, embora no correspondendo a solos com elevada ou moderada aptido para a agricultura, ou seja, s classes A, B, e Ch da capacidade de uso do solo e A1 e A2 da metodologia da Organizao das Naes Unidas para a Agricultura e Alimentao (FAO), tenham uma ocupao cultural tal que as torne indispensveis economia da explorao; f) reas submetidas a importantes investimentos destinados a aumentar a capacidade produtiva dos solos as que sejam, ou tenham sido, abrangidas por aces tendentes a atenuar ou eliminar as suas limitaes naturais e das quais resultem benefcios evidentes, quer para o empresrio agrcola, quer para a comunidade rural, nomeadamente obras de rega, drenagem, enxugo, defesa e conservao do solo e despedregas; g) Assento de lavoura a rea onde esto implantadas as instalaes necessrias para atingir os objectivos da explorao agrcola; h) Explorao agrcola a unidade tcnico-econmica de produo, submetida a uma gesto nica, com uma localizao determinada, constituda por um ou mais blocos

Constituem objectivos da RAN: a) Proteger o recurso solo, elemento fundamental das terras, como suporte do desenvolvimento da actividade agrcola; b) Contribuir para o desenvolvimento sustentvel da actividade agrcola; c) Promover a competitividade dos territrios rurais e contribuir para o ordenamento do territrio; d) Contribuir para a preservao dos recursos naturais; e) Assegurar que a actual gerao respeite os valores a preservar, permitindo uma diversidade e uma sustentabilidade de recursos s geraes seguintes pelo menos anlogos aos herdados das geraes anteriores; f) Contribuir para a conectividade e a coerncia ecolgica da Rede Fundamental de Conservao da Natureza;

1990
g) Adoptar medidas cautelares de gesto que tenham em devida conta a necessidade de prevenir situaes que se revelem inaceitveis para a perenidade do recurso solo. Artigo 5.
Articulao com outros regimes

Dirio da Repblica, 1. srie N. 63 31 de Maro de 2009 Nacional de Reconhecimento e Ordenamento Agrrio (CNROA). 2 Para efeitos do nmero anterior, os solos classificam-se em: a) ClasseA os que tm uma capacidade de uso muito elevada, com poucas ou nenhumas limitaes, sem riscos de eroso ou com riscos ligeiros, susceptveis de utilizao intensiva ou de outras utilizaes; b) Classe B os que tm uma capacidade de uso elevada, limitaes moderadas, riscos de eroso moderados, susceptveis de utilizao agrcola moderadamente intensiva e de outras utilizaes; c) Classe C os que tm uma capacidade de uso moderada, limitaes acentuadas, riscos de eroso elevados, susceptveis de utilizao agrcola pouco intensiva e de outras utilizaes; d) Subclasse Ch os que, pertencendo classe C, apresentam excesso de gua ou uma drenagem pobre, que constitui o principal factor limitante da sua utilizao ou condicionador dos riscos a que o solo est sujeito em resultado de uma permeabilidade lenta, de um nvel fretico elevado ou da frequncia de inundaes; e) Classe D os que tm uma capacidade de uso baixa, limitaes severas, riscos de eroso elevados a muito elevados, no susceptveis de utilizao agrcola, salvo em casos muito especiais, poucas ou moderadas limitaes para pastagem, explorao de matas e explorao florestal; f) Classe E os que tm uma capacidade de uso muito baixa, limitaes muito severas, riscos de eroso muito elevados, no susceptveis de uso agrcola, severas a muito severas, limitaes para pastagens, explorao de matas e explorao florestal, no sendo em muitos casos susceptveis de qualquer utilizao econmica, podendo destinar-se a vegetao natural ou floresta de proteco ou recuperao. 3 Os solos referidos no nmero anterior so os definidos de acordo com o sistema de classificao publicado pelo ex-CNROA, escala de 1:25 000, sendo as respectivas notas explicativas e a informao cartogrfica disponibilizadas no stio da Internet da DGADR e da DRAP territorialmente competente. 4 A classificao dos solos nos termos dos n.os 1 e 2 faz-se de acordo com os critrios tcnicos constantes do anexo II do presente decreto-lei, que dele faz parte integrante. CAPTULO III reas integradas na RAN Artigo 8.
reas integradas na RAN

1 A RAN articula-se com o quadro estratgico e normativo estabelecido no Programa do Desenvolvimento Rural, no Programa Nacional da Poltica de Ordenamento do Territrio, na Estratgia Nacional para as Florestas, nos planos regionais de ordenamento do territrio e nos planos sectoriais relevantes. 2 A RAN uma das componentes da Rede Fundamental de Conservao da Natureza, favorecendo a conectividade entre as reas nucleares de conservao da natureza e da biodiversidade integradas no Sistema Nacional de reas Classificadas. CAPTULO II Classificao das terras e dos solos Artigo 6.
Classificao das terras

1 A classificao das terras feita pela Direco-Geral da Agricultura e do Desenvolvimento Rural (DGADR), com base na metodologia de classificao da aptido da terra recomendada pela Organizao das Naes Unidas para a Agricultura e Alimentao (FAO), que considera as caractersticas agro-climticas, da topografia e dos solos. 2 De acordo com a classificao referida no nmero anterior, as terras classificam-se em: a) Classe A1 unidades de terra com aptido elevada para o uso agrcola genrico; b) Classe A2 unidades de terra com aptido moderada para o uso agrcola genrico; c) Classe A3 unidades de terra com aptido marginal para o uso agrcola genrico; d) Classe A4 unidades de terra com aptido agrcola condicionada a um uso especfico; e) Classe A0 unidades de terra sem aptido (inaptas) para o uso agrcola. 3 A classificao, as respectivas notas explicativas e a informao cartogrfica escala de 1:25 000 so aprovadas por despacho do director-geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, a publicar no Dirio da Repblica, e so progressivamente disponibilizadas no stio da Internet da DGADR e da DRAP territorialmente competente, em funo da concluso dos respectivos trabalhos. 4 A classificao das terras nos termos dos n.os 1 e 2 faz-se de acordo com os critrios tcnicos constantes do anexo I do presente decreto-lei, que dele faz parte integrante. Artigo 7.
Classificao dos solos

1 Nas reas do Pas em que no tenha sido publicada a informao cartogrfica e as notas explicativas, que materializam a classificao das terras da forma prevista no artigo anterior, e para efeitos de delimitao da RAN, os solos classificam-se segundo a sua capacidade de uso, de acordo com a metodologia definida pelo ex-Centro

1 Integram a RAN as unidades de terra que apresentam elevada ou moderada aptido para a actividade agrcola, correspondendo s classes A1 e A2, previstas no artigo 6. 2 Na ausncia da classificao prevista no artigo 6., integram a RAN: a) As reas com solos das classes de capacidade de uso A, B e Ch, previstas no n. 2 do artigo 7.; b) As reas com unidades de solos classificados como baixas aluvionares e coluviais; c) As reas em que as classes e unidades referidas nas alneas a) e b) estejam maioritariamente representadas,

Dirio da Repblica, 1. srie N. 63 31 de Maro de 2009 quando em complexo com outras classes e unidades de solo. Artigo 9.
Integrao especfica

1991
a) A delimitao das reas includas na RAN, indicando a respectiva classificao nos termos dos artigos 6. e 7. ou motivos de integrao, nos termos do artigo 9.; b) As excluses de reas que, em princpio, deveriam ser integradas na RAN, incluindo a sua fundamentao e indicao do fim a que se destinam. 2 Na elaborao da proposta de delimitao da RAN deve ser ponderada a incluso de reas que assumam relevncia em termos de economia local ou regional, de acordo com o previsto no artigo 9. 3 Na elaborao da proposta de delimitao da RAN deve ser ponderada a necessidade de excluso de reas com edificaes legalmente licenciadas ou autorizadas, bem como das destinadas satisfao das carncias existentes em termos de habitao, actividades econmicas, equipamentos e de infra-estruturas. Artigo 13.
Elaborao

1 Quando assumam relevncia em termos de economia local ou regional, podem ainda ser integradas na RAN, aps a audio dos titulares dos prdios e suas organizaes especficas, as terras e os solos de outras classes quando: a) Tenham sido submetidas a importantes investimentos destinados a aumentar com carcter duradouro a capacidade produtiva dos solos ou a promover a sua sustentabilidade; b) O aproveitamento seja determinante para a viabilidade econmica de exploraes agrcolas existentes; c) Assumam interesse estratgico, pedogentico ou patrimonial. 2 A integrao especfica referida no nmero anterior pode ser efectuada no mbito da elaborao, alterao ou reviso de plano municipal ou especial de ordenamento do territrio. 3 No caso referido no nmero anterior, o procedimento aplicvel o previsto nos artigos 13. e seguintes. 4 A integrao especfica tambm pode ser determinada por despacho do membro do Governo responsvel pela rea da agricultura, depois de ouvidas as entidades administrativas representativas de interesses a ponderar e aps parecer favorvel da entidade regional da RAN e da cmara municipal em causa. 5 Nos casos previstos no nmero anterior, aplica-se o disposto no artigo 97. do Decreto-Lei n. 380/99, de 22 de Setembro. Artigo 10.
Solos no integrados na RAN

1 No integram a RAN as terras ou solos que integrem o permetro urbano identificado em plano municipal de ordenamento do territrio como solo urbanizado, solos cuja urbanizao seja possvel programar ou solo afecto a estrutura ecolgica necessria ao equilbrio do sistema urbano. 2 Quando exista reclassificao de reas integradas na RAN como solo urbano, aplica-se o procedimento previsto no artigo 14. CAPTULO IV Delimitao da RAN Artigo 11.
Identificao das reas da RAN

1 A delimitao da RAN ocorre no mbito da elaborao, alterao ou reviso de plano municipal ou especial de ordenamento do territrio. 2 Em sede de elaborao da proposta de delimitao da RAN, a entidade responsvel pela elaborao do plano solicita DRAP competente em razo do territrio a disponibilizao de uma proposta de reas classificadas nos termos do disposto nos artigos 6. e 7., bem como as orientaes indispensveis ao ordenamento agrcola do territrio, de forma a garantir a preservao do recurso solo e a sua gesto eficaz. 3 A proposta de reas classificadas a que se refere o nmero anterior est sujeita a parecer prvio da entidade regional da RAN. 4 Compete DRAP territorialmente competente assegurar o acompanhamento assduo e continuado da elaborao tcnica da proposta de delimitao pelo municpio. 5 Em momento prvio elaborao da proposta, a entidade responsvel pela elaborao do plano pode estabelecer um protocolo de execuo com a DRAP na qual se definem, designadamente, os prazos e as formas de colaborao tcnica a prestar pela DRAP. Artigo 14.
Acompanhamento e aprovao da proposta de delimitao da RAN no mbito da formao de planos municipais de ordenamento do territrio

As reas da RAN so obrigatoriamente identificadas a nvel municipal nas plantas de condicionantes dos planos especiais e dos planos municipais de ordenamento do territrio. Artigo 12.
Contedo da proposta de delimitao

1 A cmara municipal elabora uma proposta de delimitao da RAN no mbito do processo de elaborao, alterao ou reviso de plano municipal de ordenamento do territrio. 2 A proposta de delimitao da RAN apreciada no mbito da comisso de acompanhamento ou da conferncia de servios que se realizam nos termos previstos nos artigos 75.-A e 75.-C do Decreto-Lei n. 380/99, de 22 de Setembro, no mbito da qual cabe DRAP pronunciar-se, designadamente sobre a sua compatibilidade com: a) Os critrios constantes do presente decreto-lei, nomeadamente no que diz respeito s propostas de excluso ou integrao especfica de reas RAN;

1 A proposta de delimitao da RAN a nvel municipal deve conter:

1992
b) Os critrios que presidiram elaborao da proposta disponibilizada de reas classificadas, nos termos do disposto nos artigos 6. e 7.; c) As orientaes indispensveis ao ordenamento agrcola do territrio. 3 O parecer da comisso de acompanhamento ou a acta da conferncia de servios, previstos nos artigos 75.-A e 75.-C do Decreto-Lei n. 380/99, de 22 de Setembro, incluem a posio final da DRAP sobre a proposta de delimitao da RAN. 4 Caso o representante de um servio ou entidade no manifeste a sua concordncia com a proposta de delimitao ou, apesar de regularmente convocado, no comparea comisso de acompanhamento ou conferncia de servios, considera-se que a entidade por si representada nada tem a opor proposta de delimitao, desde que no manifeste a sua discordncia no prazo de cinco dias aps a emisso da posio final da DRAP. 5 Quando a posio final da DRAP for favorvel proposta de delimitao da cmara municipal, sem que nenhuma das entidades consultadas nos termos do n. 2 a ela se oponha, a posio final referida no n. 3 convertida em aprovao da proposta de delimitao da RAN. 6 Quando a posio final da DRAP for desfavorvel proposta da cmara municipal, esta pode solicitar, no prazo de 15 dias, a consulta da entidade nacional da RAN para efeitos de emisso de parecer, dando conhecimento DRAP. 7 Em casos excepcionais e quando haja divergncia entre as posies das entidades representadas na comisso de acompanhamento ou na conferncia de servios e a posio final da DRAP favorvel delimitao proposta, essas entidades podem promover, no prazo de 15 dias, a consulta entidade nacional da RAN, para efeitos de emisso de parecer, dando conhecimento DRAP. 8 O prazo de 15 dias referido no n. 6 e no nmero anterior conta-se a partir da emisso da posio final da DRAP. 9 O parecer da entidade nacional da RAN referido nos n.os 6 e 7 emitido no prazo improrrogvel de 22 dias, contado da data da recepo do pedido de consulta. 10 Aps a emisso de parecer pela entidade nacional da RAN, nos termos do nmero anterior, a DRAP pode alterar ou manter a sua posio final. 11 A cmara municipal procede reformulao da proposta de delimitao, quando: a) O prazo previsto no n. 6 tenha decorrido sem que esta tenha solicitado o parecer a previsto; ou b) A DRAP mantiver a sua discordncia com a proposta de delimitao aps a emisso do parecer previsto no n. 9. 12 Aps a reformulao da proposta de delimitao a cmara municipal envia a proposta de delimitao reformulada para aprovao da DRAP. 13 A DRAP pode aprovar definitivamente a delimitao da RAN no prazo de 30 dias aps: a) A recepo da proposta de delimitao devidamente reformulada; b) O decurso do prazo previsto no n. 7; ou c) A emisso do parecer da entidade nacional da RAN nos termos do n. 9.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 63 31 de Maro de 2009 14 Nos casos em que a cmara municipal no reformule a proposta de delimitao no prazo de 44 dias, aps ter sido notificada para o fazer, cabe DRAP reformular a proposta e aprovar definitivamente a delimitao da RAN. 15 A aprovao da delimitao da RAN nos termos do nmero anterior produz efeitos aps homologao do membro do Governo responsvel pela rea do desenvolvimento rural. 16 Aps aprovao da proposta de delimitao da RAN, nos termos dos n.os 5 e 13 e da homologao prevista no nmero anterior, a DRAP comunica ao municpio respectivo a aprovao da delimitao para efeitos de integrao na planta de condicionantes. Artigo 15.
Acompanhamento e aprovao da proposta de delimitao da RAN no mbito da formao de planos especiais de ordenamento do territrio

1 A delimitao da RAN pode ocorrer no mbito da elaborao, alterao ou reviso do plano especial de ordenamento do territrio. 2 No caso previsto no nmero anterior, a proposta de delimitao da RAN, na rea de interveno do plano especial de ordenamento do territrio, elaborada pela entidade responsvel pela elaborao do mesmo. 3 A proposta de delimitao da RAN apreciada no mbito da comisso de acompanhamento prevista no artigo 47. do Decreto-Lei n. 380/99, de 22 de Setembro, pronunciando-se a DRAP nos termos previstos no n. 2 do artigo anterior. 4 O parecer da comisso de acompanhamento do plano, prevista no n. 3 do artigo 47. do Decreto-Lei n. 380/99, de 22 de Setembro, inclui a posio final da DRAP sobre a proposta de delimitao da RAN. 5 Aplica-se ao procedimento de delimitao previsto no presente artigo o disposto nos n.os 4 a 16 do artigo anterior, com as devidas adaptaes. Artigo 16.
Depsito e consulta

1 A delimitao das reas da RAN aprovada em definitivo depositada junto da DGADR. 2 Para efeitos do disposto no nmero anterior, a DRAP envia DGADR a cartografia da RAN por si aprovada e respectivas notas explicativas, em formato digital. 3 Os elementos referidos no nmero anterior so disponibilizados na Internet atravs do stio da DGADR e do Sistema Nacional de Informao Territorial. Artigo 17.
Relevante interesse geral

Em casos excepcionais de relevante interesse geral, o Governo pode, ouvida a cmara municipal do municpio abrangido, alterar a delimitao da RAN a nvel municipal atravs de resoluo do Conselho de Ministros. Artigo 18.
Reintegrao

1 As reas que tenham sido excludas da RAN so reintegradas, no todo ou em parte, quando as mesmas no

Dirio da Repblica, 1. srie N. 63 31 de Maro de 2009 tenham sido destinadas aos fins que fundamentaram a sua excluso: a) No prazo de cinco anos, quando a excluso tenha ocorrido no mbito do artigo 17. para a execuo de projectos especficos e a obra ainda no se tenha iniciado; b) No prazo para a execuo de plano municipal de ordenamento do territrio, quando a excluso tenha ocorrido no mbito da elaborao desse plano e a obra ainda no se tenha iniciado. 2 Nos casos de projectos com ttulo vlido para a sua execuo, a reintegrao s ocorre com a caducidade do ttulo. 3 Decorridos os prazos previstos nos nmeros anteriores e para efeitos de reintegrao, a cmara municipal promove obrigatoriamente a alterao do plano municipal que contenha a delimitao nos termos do artigo 97. do Decreto-Lei n. 380/99, de 22 de Setembro. Artigo 19.
Direito informao e participao

1993
desprendimento de terras, encharcamento, inundaes, excesso de salinidade, poluio e outros efeitos perniciosos; e) Utilizao indevida de tcnicas ou produtos fertilizantes e fitofarmacuticos; f) Deposio, abandono ou depsito de entulhos, sucatas ou quaisquer outros resduos. Artigo 22.
Utilizao de reas da RAN para outros fins

1 As utilizaes no agrcolas de reas integradas na RAN s podem verificar-se quando no exista alternativa vivel fora das terras ou solos da RAN, no que respeita s componentes tcnica, econmica, ambiental e cultural, devendo localizar-se nas terras e solos classificadas como de menor aptido, e quando estejam em causa: a) Obras com finalidade agrcola, quando integradas na gesto das exploraes ligadas actividade agrcola, nomeadamente, obras de edificao, obras hidrulicas, vias de acesso, aterros e escavaes, e edificaes para armazenamento ou comercializao; b) Construo ou ampliao de habitao para residncia prpria e permanente de agricultores em explorao agrcola; c) Construo ou ampliao de habitao para residncia prpria e permanente dos proprietrios e respectivos agregados familiares, com os limites de rea e tipologia estabelecidos no regime da habitao a custos controlados em funo da dimenso do agregado, quando se encontrem em situao de comprovada insuficincia econmica e no sejam proprietrios de qualquer outro edifcio ou fraco para fins habitacionais, desde que da no resultem inconvenientes para os interesses tutelados pelo presente decreto-lei; d) Instalaes ou equipamentos para produo de energia a partir de fontes de energia renovveis; e) Prospeco geolgica e hidrogeolgica e explorao de recursos geolgicos, e respectivos anexos de apoio explorao, respeitada a legislao especfica, nomeadamente no tocante aos planos de recuperao exigveis; f) Estabelecimentos industriais ou comerciais complementares actividade agrcola, tal como identificados no regime de exerccio da actividade industrial, aprovado pelo Decreto-Lei n. 209/2008, de 29 de Outubro; g) Estabelecimentos de turismo em espao rural, turismo de habitao e turismo de natureza, complementares actividade agrcola; h) Instalaes de recreio e lazer complementares actividade agrcola e ao espao rural; i) Instalaes desportivas especializadas destinadas prtica de golfe declarados de interesse para o turismo pelo Turismo de Portugal, I. P., desde que no impliquem alteraes irreversveis na topografia do solo e no inviabilizem a sua eventual reutilizao pela actividade agrcola; j) Obras e intervenes indispensveis salvaguarda do patrimnio cultural, designadamente de natureza arqueolgica, recuperao paisagstica ou medidas de minimizao determinados pelas autoridades competentes na rea do ambiente; l) Obras de construo, requalificao ou beneficiao de infra-estruturas pblicas rodovirias, ferrovirias, aeroporturias, de logstica, de saneamento, de transporte e distribuio de energia elctrica, de abastecimento de gs

Ao longo dos trabalhos de delimitao da RAN, as entidades pblicas competentes devem facultar aos interessados, nos respectivos stios da Internet, todos os elementos relevantes para que estes possam conhecer a evoluo dos trabalhos e da respectiva tramitao procedimental, bem como formular observaes, sugestes e pedidos de esclarecimento. CAPTULO V Regime da RAN Artigo 20.
Afectao das reas da RAN

1 As reas da RAN devem ser afectas actividade agrcola e so reas non aedificandi, numa ptica de uso sustentado e de gesto eficaz do espao rural. 2 Aos assentos da lavoura de exploraes ligadas actividade agrcola ou a actividades conexas ou complementares actividade agrcola, situados nas reas da RAN, aplicvel o presente decreto-lei. Artigo 21.
Aces interditas

So interditas todas as aces que diminuam ou destruam as potencialidades para o exerccio da actividade agrcola das terras e solos da RAN, tais como: a) Operaes de loteamento e obras de urbanizao, construo ou ampliao, com excepo das utilizaes previstas no artigo seguinte; b) Lanamento ou depsito de resduos radioactivos, resduos slidos urbanos, resduos industriais ou outros produtos que contenham substncias ou microrganismos que possam alterar e deteriorar as caractersticas do solo; c) Aplicao de volumes excessivos de lamas nos termos da legislao aplicvel, designadamente resultantes da utilizao indiscriminada de processos de tratamento de efluentes; d) Intervenes ou utilizaes que provoquem a degradao do solo, nomeadamente eroso, compactao,

1994
e de telecomunicaes, bem como outras construes ou empreendimentos pblicos ou de servio pblico; m) Obras indispensveis para a proteco civil; n) Obras de reconstruo e ampliao de construes j existentes, desde que estas j se destinassem e continuem a destinar-se a habitao prpria; o) Obras de captao de guas ou de implantao de infra-estruturas hidrulicas. 2 Apenas pode ser permitida uma nica utilizao no agrcola das reas integradas na RAN, no que se refere s alneas b) e c) do nmero anterior. 3 Compete aos membros do Governo responsveis pelas reas do ambiente, do ordenamento do territrio, da economia, da agricultura, do desenvolvimento rural, das obras pblicas e transportes aprovar, por portaria, os limites e as condies a observar para a viabilizao das utilizaes referidas no n. 1, nomeadamente assentes em factores demogrficos ou de ordenamento do territrio, aps audio das entidades regionais da RAN. Artigo 23.
Parecer prvio

Dirio da Repblica, 1. srie N. 63 31 de Maro de 2009 mento de avaliao de impacte ambiental ou de anlise de incidncias ambientais, o requerimento para a emisso do parecer prvio referido no n. 1 deve ser instrudo com os elementos seguintes: a) Breve descrio do projecto; b) Identificao da respectiva localizao nas plantas de ordenamento e de condicionantes do plano especial ou municipal de ordenamento do territrio aplicvel. 10 Sem prejuzo da possibilidade de impugnao contenciosa, nos termos do Cdigo de Processo nos Tribunais Administrativos, os interessados podem interpor recurso para a entidade nacional da RAN dos pareceres vinculativos desfavorveis emitidos pelas entidades regionais da RAN, a emitir no prazo de 20 dias. Artigo 24.
Comunicao prvia

1 As utilizaes no agrcolas de reas integradas na RAN para as quais seja necessria concesso, aprovao, licena, autorizao administrativa ou comunicao prvia esto sujeitas a parecer prvio vinculativo das respectivas entidades regionais da RAN, a emitir no prazo de 25 dias. 2 O parecer a que se refere o nmero anterior requerido directamente junto das entidades regionais da RAN, ou atravs da entidade competente para a concesso, autorizao, licena, aprovao ou comunicao prvia. 3 A entidade regional da RAN pode solicitar ao requerente ou entidade competente, consoante o caso, no prazo mximo de 10 dias a contar da data da recepo do processo, sempre que tal se mostre necessrio e por uma nica vez, elementos adicionais relevantes para a deciso, suspendendo-se o prazo para a emisso do parecer referido no n. 1. 4 Nos casos em que o municpio a entidade competente para a concesso, autorizao, licena, aprovao ou comunicao prvia, este deve ser ouvido nos termos do nmero anterior. 5 Se o parecer no for emitido no prazo previsto no n. 1, considera se o mesmo favorvel. 6 Os interessados dispem de um prazo de um ano para apresentar o pedido de concesso, aprovao, licena, autorizao administrativa ou a comunicao prvia relativos utilizao a que o parecer respeita, findo o qual o mesmo caduca. 7 Quando a utilizao em causa esteja sujeita a procedimento de avaliao de impacte ambiental, a pronncia favorvel da entidade regional da RAN prevista nos n.os 9 e 10 do artigo 13. do regime jurdico da avaliao de impacte ambiental, aprovado pelo Decreto-Lei n. 69/2000, de 3 de Maio, compreende a emisso do parecer prvio vinculativo referido no n. 1. 8 Quando a utilizao em causa esteja sujeita a procedimento de anlise de incidncias ambientais, aplica-se o disposto no nmero anterior nos casos em que a entidade regional da RAN seja chamada a pronunciar-se. 9 Nos casos de utilizaes mencionadas no n. 1 do artigo anterior dispensadas ou no sujeitas a procedi-

1 As utilizaes que no estejam sujeitas ao parecer prvio previsto no artigo anterior e as obras de construo de escassa relevncia urbanstica, nos termos do regime jurdico da urbanizao e edificao, aprovado pelo Decreto-Lei n. 555/99, de 16 de Dezembro, esto sujeitas obrigao de comunicao prvia. 2 As utilizaes previstas nas alneas a) a c), f) e o) do n. 1 do artigo 22. esto sujeitas obrigao de comunicao prvia quando as respectivas operaes urbansticas no ultrapassem os 100 m2. 3 A comunicao efectuada entidade regional da RAN territorialmente competente a qual dispe do prazo de 25 dias para rejeitar a comunicao, com fundamento na violao do presente regime. 4 A rejeio da comunicao prvia implica a impossibilidade de realizao da utilizao pretendida. Artigo 25.
Aces de relevante interesse pblico

1 Nas reas da RAN podem ser realizadas as aces de relevante interesse pblico que sejam reconhecidas como tal por despacho conjunto do membro do Governo competente pela rea do desenvolvimento rural e do membro do Governo competente em razo da matria, desde que no se possam realizar de forma adequada em reas no integradas na RAN. 2 Os efeitos do reconhecimento referido no nmero anterior prevalecem sobre eventual parecer prvio desfavorvel emitido ao abrigo do n. 1 do artigo 23. Artigo 26.
Direito de preferncia

1 Sem prejuzo dos direitos de preferncia estabelecidos no Cdigo Civil e em legislao complementar, os proprietrios de prdios rsticos ou mistos includos numa rea da RAN gozam do direito de preferncia na alienao ou dao em cumprimento de prdios rsticos ou mistos confinantes. 2 Os proprietrios dos prdios rsticos ou mistos inseridos na RAN que os pretendam vender, comunicam por escrito a sua inteno aos confinantes que podem exercer o seu direito nos termos dos artigos 416. a 418. do Cdigo Civil.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 63 31 de Maro de 2009 3 No caso de violao do prescrito nos nmeros anteriores aplicvel o disposto no artigo 1410. do Cdigo Civil, excepto se a alienao ou dao em cumprimento tiver sido efectuada a favor de um dos preferentes. Artigo 27.
Fraccionamento

1995
d) Um representante do membro do Governo responsvel pela rea das obras pblicas; e) Um representante do membro do Governo responsvel pela rea da economia; f) Um representante do membro do Governo responsvel pela administrao local; g) Um representante da Associao Nacional dos Municpios Portugueses (ANMP). Artigo 32.
Competncias

Para efeitos de fraccionamento, nas reas RAN, a unidade de cultura corresponde ao triplo da rea fixada pela lei geral para os respectivos terrenos e regio. Artigo 28.
Comunicao administrao fiscal

1 Compete entidade nacional da RAN: a) Promover medidas de defesa da RAN; b) Assegurar o cumprimento das normas estabelecidas no presente decreto-lei e a realizao das aces com elas relacionadas; c) Propor as medidas legislativas ou regulamentares consideradas necessrias; d) Emitir os pareceres que lhe sejam solicitados pelo membro do Governo responsvel pela rea do desenvolvimento rural; e) Assegurar, sem prejuzo das especificidades regionais, a uniformidade de critrios de actuao das entidades regionais da RAN, podendo, para o efeito, emitir as orientaes genricas que se mostrem necessrias; f) Emitir os pareceres previstos nos n.os 6 e 7 do artigo 14.; g) Conhecer dos recursos previstos no n. 10 do artigo 23. 2 As orientaes genricas previstas na alnea e) do nmero anterior so homologadas pelo membro do Governo responsvel pela rea do desenvolvimento rural. Artigo 33.
Entidades regionais da RAN

Nos casos em que se destine a construes e edificaes, a inutilizao de terras e solos para o exerccio da actividade agrcola comunicada oficiosamente pela entidade regional da RAN ao servio de finanas do respectivo concelho. Artigo 29.
Inalienabilidade

1 No caso das situaes previstas nas alneas b) e c) do n. 1 do artigo 22., os prdios que constituem a explorao agrcola so inalienveis por um prazo de 15 anos subsequentes construo, salvo por dvidas relacionadas com a aquisio dos bens imveis da explorao e de que estes sejam garantia ou por dvidas fiscais. 2 O nus de inalienabilidade no se aplica quando a transmisso de quaisquer direitos reais sobre os prdios que constituem a explorao agrcola e sobre a edificao ocorrer entre agricultores e desde que se mantenha a afectao da edificao ao uso exclusivo da habitao para residncia prpria e habitual do adquirente. 3 O nus de inalienabilidade est sujeito a registo na Conservatria do Registo Predial e cessa ocorrendo a morte ou invalidez permanente e absoluta do proprietrio ou quando decorrido o prazo de 15 anos referido no n. 1. 4 Compete ao interessado comunicar a efectivao do registo, preferencialmente por via electrnica, DGADR, no prazo de 60 dias aps o registo do referido nus. CAPTULO VI Estrutura e entidades da RAN Artigo 30.
Estrutura

1 As entidades regionais da RAN tm a seguinte composio: a) O director regional de Agricultura e Pescas territorialmente competente, que presidir; b) Um representante da CCDR, cuja rea de actuao coincida maioritariamente com a regio da RAN em causa; c) Um representante da ANMP. 2 O representante referido na alnea b) do nmero anterior designado por despacho de dirigente mximo do respectivo servio. 3 Participa nas reunies, sem direito a voto, o tcnico da DRAP respectiva, responsvel pelo acompanhamento dos pedidos de utilizao previstos nos artigos 22. a 24. 4 Sempre que necessrio, convocado para participar, sem direito a voto, um representante do servio, organismo ou autarquia em que corre o respectivo processo administrativo relativo ao pedido de parecer prvio vinculativo a elaborar nos termos do artigo 23. 5 Podem ser convocados para participar em reunies, especialistas dos organismos envolvidos, ou de outros organismos ou entidades, no tocante a matrias cuja especificidade o exija.

Para efeitos da sua gesto ordenada, a RAN divide-se em regies que coincidem com o territrio de cada unidade de nvel II da Nomenclatura de Unidades Territoriais (NUTS). Artigo 31.
Entidade nacional da RAN

A entidade nacional da RAN tem a seguinte composio: a) O director-geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, que presidir; b) Um representante do membro do Governo responsvel pela rea da agricultura e do desenvolvimento rural; c) Um representante do membro do Governo responsvel pela rea do ambiente e do ordenamento do territrio;

1996
6 As entidades regionais da RAN tm o apoio tcnico e logstico das DRAP. Artigo 34.
Competncias

Dirio da Repblica, 1. srie N. 63 31 de Maro de 2009 4 O fornecimento de informao por parte das diferentes entidades com competncia no mbito do presente decreto-lei e legislao complementar ser concretizado de forma desmaterializada, por meio de disponibilizao de acesso aos respectivos sistemas de informao. Artigo 37.
Videoconferncia

Compete s entidades regionais da RAN: a) Emitir o parecer previsto no n. 4 do artigo 9.; b) Deliberar sobre os pedidos de parecer prvio vinculativo a elaborar nos termos do artigo 23.; c) Quando seja o caso, rejeitar as comunicaes prvias previstas no artigo 24.; d) Comunicar administrao fiscal a inutilizao de terras e solos para a actividade agrcola, nos termos do artigo 28.; e) Desenvolver aces de sensibilizao da opinio pblica relativamente necessidade de defesa dos solos e das terras integrados na RAN; f) Promover, a nvel regional, a cooperao e a colaborao entre todas as entidades pblicas, com vista plena realizao dos fins visados com o presente decreto-lei; g) Colaborar com a entidade nacional da RAN nas aces de promoo e defesa da RAN. Artigo 35.
Funcionamento da entidade nacional e das entidades regionais da RAN

1 As reunies da entidade nacional e das entidades regionais da RAN, bem como as conferncias de servios a que houver lugar podem realizar-se atravs do sistema de videoconferncia. 2 A gravao da videoconferncia tem o valor de acta da respectiva reunio ou conferncia de servios, desde que obtida a anuncia dos diferentes intervenientes. CAPTULO VIII Garantias do regime da RAN Artigo 38.
Nulidades

So nulos todos os actos administrativos praticados em violao do disposto nos artigos 22. a 24. Artigo 39.
Contra-ordenaes

1 A entidade nacional e as entidades regionais da RAN aprovam o respectivo regulamento interno, no qual constam as suas normas de funcionamento. 2 Os regulamentos internos referidos no nmero anterior so submetidos a homologao do membro do Governo responsvel pela rea do desenvolvimento rural. CAPTULO VII Sistema e tecnologias de informao Artigo 36.
Sistema de informao

1 Sem prejuzo da responsabilidade civil, criminal ou disciplinar, constitui contra-ordenao: a) A utilizao no agrcola de solos integrados na RAN sem parecer prvio favorvel, em infraco ao disposto no artigo 23.; b) A utilizao no agrcola de solos integrados na RAN em infraco ao disposto no artigo 24. 2 A contra-ordenao prevista na alnea a) do nmero anterior punvel com a coima graduada de 1000 at ao mximo de 3500, no caso de pessoa singular, ou at 35 000, no caso de pessoa colectiva. 3 A contra-ordenao prevista na alnea b) do n. 1 punvel com a coima graduada de 500 at ao mximo de 1750 no caso de pessoa singular, ou at 17 500, no caso de pessoa colectiva. 4 A tentativa e a negligncia so punveis, sendo os limites referidos nos nmeros anteriores reduzidos para metade. Artigo 40.
Fiscalizao

1 A tramitao dos procedimentos previstos no presente decreto-lei realizada informaticamente, com recurso a sistema informtico prprio, o qual, entre outras funcionalidades, permite: a) A entrega de requerimentos, comunicaes prvias e documentos; b) A consulta pelos interessados do estado dos procedimentos; c) O envio de pareceres; d) O registo da cartografia da RAN; e) A comunicao do registo do nus de inalienabilidade previsto no n. 4 do artigo 29. 2 O sistema informtico previsto neste artigo objecto de portaria do membro do Governo responsvel pelo desenvolvimento rural. 3 As comunicaes so realizadas por via electrnica, nas quais deve ser, preferencialmente, aposta assinatura electrnica, que, pelo menos, satisfaa as exigncias de segurana e fiabilidade mnimas definidas para a assinatura electrnica avanada.

1 A fiscalizao do disposto no presente decreto-lei compete s DRAP e aos municpios. 2 As DRAP devem comunicar Inspeco-Geral de Administrao Local todas as situaes em que verifiquem haver violao do disposto no presente decreto-lei, por parte das autarquias locais. Artigo 41.
Instruo e deciso dos processos contra-ordenacionais

1 A instruo dos processos de contra-ordenaes previstas no presente decreto-lei da competncia das DRAP e dos municpios.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 63 31 de Maro de 2009 2 Os processos so decididos pelo respectivo director regional da agricultura e pescas. Artigo 42.
Destino do produto das coimas

1997
a taxas cujo valor fixado por portaria dos membros do Governo responsveis pelas reas das finanas e do desenvolvimento rural. 2 As taxas correspondem ao custo efectivo dos servios prestados. 3 A taxa referida no n. 1 actualizada anualmente com base no ndice de preos ao consumidor, excluda a habitao. Artigo 46.
Posse dos membros e entrada em funes da entidade nacional e das entidades regionais da RAN

O produto das coimas repartido da seguinte forma: a) 10 % para a entidade fiscalizadora; b) 20 % para a entidade instrutora; c) 10 % para a DGADR; d) 60 % para o Estado. Artigo 43.
Cessao das aces violadoras do regime da RAN

1 Independentemente do processamento das contra-ordenaes e da aplicao das coimas, o director regional de agricultura e pescas competente pode ordenar a cessao imediata das aces desenvolvidas em violao ao disposto no presente decreto-lei. 2 O incumprimento da ordem de cessao constitui crime de desobedincia, punido nos termos do artigo 348. do Cdigo Penal. 3 Verificada a situao referida no nmero anterior, ser levantado auto de notcia nos termos previstos no Cdigo de Processo Penal e remetido ao servio do Ministrio Pblico da rea onde tenha sido praticada a infraco. Artigo 44.
Reposio da situao anterior infraco

1 Os membros da entidade nacional e das entidades regionais da RAN so designados no prazo de 30 dias aps a publicao do presente decreto-lei, iniciando imediatamente funes. 2 At constituio das entidades regionais da RAN ao abrigo do presente decreto-lei mantm-se em funes as comisses regionais existentes. Artigo 47.
Regime transitrio

1 Aps audio dos interessados e independentemente de aplicao das coimas, compete ao director regional de agricultura e pescas competente determinar que os responsveis pelas aces violadoras do regime da RAN procedam reposio da situao anterior infraco, fixando o prazo e os termos que devem ser observados. 2 Para efeitos do disposto no nmero anterior, as DRAP comunicam aos municpios as situaes de infraco para que, em caso de no reposio voluntria, procedam s operaes materiais necessrias reposio da situao anterior infraco. 3 No caso previsto no nmero anterior, os municpios remetem ao infractor, para pagamento, a respectiva nota de despesas. 4 Na falta de pagamento no prazo de 60 dias, a cobrana efectuada nos termos do processo de execues fiscais, constituindo a nota de despesas ttulo executivo bastante, devendo dela constar o nome e o domiclio do devedor, a provenincia da dvida e a indicao, por extenso, do seu montante, bem como a data a partir da qual so devidos juros de mora. 5 No caso de a utilizao em causa estar ilegalmente licenciada pela entidade pblica competente, incumbe a esta a responsabilidade pelas despesas a que se referem os nmeros anteriores. CAPTULO IX Disposies transitrias e finais Artigo 45.
Taxas

1 A emisso de pareceres, bem como outros servios prestados no mbito do presente decreto-lei, esto sujeitos

1 At 31 de Dezembro de 2009, o regime previsto no artigo 36. aplicvel em simultneo com a prtica dos actos em suporte papel. 2 No prazo de trs anos, contados da data da publicao no Dirio da Repblica de despacho do director-geral de Agricultura e do Desenvolvimento Rural referido no n. 3 do artigo 6., os planos municipais e especiais de ordenamento do territrio devem ser adaptados referida classificao. 3 A adaptao referida no nmero anterior pode ser feita no mbito dos procedimentos de elaborao, alterao ou reviso daqueles planos ou mediante recurso ao procedimento previsto no artigo 97. do Decreto-Lei n. 380/99, de 22 de Setembro. 4 Enquanto no se proceder alterao da delimitao nos termos do nmero anterior, continuam a vigorar as delimitaes efectuadas ao abrigo do Decreto-Lei n. 196/89, de 14 de Junho. 5 As alteraes s delimitaes vigentes previstas no nmero anterior obedecem ao regime previsto no presente decreto-lei. 6 Nos municpios sem plano director municipal em vigor, as reas da RAN so as constantes da respectiva portaria. 7 No caso da inexistncia de cartografia em ambas as classificaes referidas nos artigos 6. e 7., aplica-se a constante dos planos especiais e municipais de ordenamento do territrio em vigor. 8 Aos processos pendentes, que ainda no foram objecto de parecer prvio das comisses regionais da RAN, aplicvel o disposto no presente decreto-lei. 9 Nos procedimentos de avaliao de impacte ambiental ou de anlise das incidncias ambientais relativos a projectos de utilizaes previstas na alnea l) do n. 1 do artigo 22. que tenham sido iniciados antes da entrada em vigor do presente decreto-lei, o parecer prvio referido no n. 1 do artigo 23. solicitado pela entidade licenciadora, devendo este ser-lhe notificado no prazo de 25 dias, findo o qual se considera o mesmo favorvel. 10 Para efeitos do nmero anterior, a entidade licenciadora envia entidade regional da RAN competente todos os elementos relevantes do processo.

1998
11 Enquanto no estiver em funcionamento o sistema de informao a que se refere o artigo 36., os pedidos de parecer prvio entidades regionais da RAN so requeridos junto da respectiva DRAP. Artigo 48.
Regies Autnomas

Dirio da Repblica, 1. srie N. 63 31 de Maro de 2009 es nulas ou pouco significativas de regime de temperaturas, espessura efectiva do solo, fertilidade, disponibilidade de gua no solo, drenagem, riscos de eroso, terraceamento ou declive.
Classe A3 Aptido marginal

O disposto no presente decreto-lei aplica-se s Regies Autnomas dos Aores e da Madeira, sem prejuzo da sua adequao especificidade regional a introduzir por decreto legislativo regional. Artigo 49.
Norma revogatria

Terras com produtividade marginal ou custos severos para aplicao sustentada do uso em questo, devido a limitaes severas de regime de temperaturas, espessura efectiva do solo, fertilidade, disponibilidade de gua no solo, riscos de eroso, presena de afloramentos rochosos, pedregosidade, terraceamento ou declive.
Classe A4 Aptido condicionada

So revogados: a) O Decreto-Lei n. 196/89, de 14 de Junho; b) As alneas b) e d) do artigo 1. da Portaria n. 528/89, de 11 de Julho. Artigo 50.
Entrada em vigor

1 O presente decreto-lei entra em vigor 10 dias aps a data da sua publicao. 2 Para efeitos de emisso de regulamentao, exceptuam-se do disposto no nmero anterior o n. 2 do artigo 36. e o n. 1 do artigo 45. Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 29 de Janeiro de 2009. Jos Scrates Carvalho Pinto de Sousa Fernando Teixeira dos Santos Rui Carlos Pereira Alberto Bernardes Costa Francisco Carlos da Graa Nunes Correia Manuel Antnio Gomes de Almeida de Pinho Jaime de Jesus Lopes Silva Mrio Lino Soares Correia Jos Antnio de Melo Pinto Ribeiro. Promulgado em 18 de Maro de 2009. Publique-se. O Presidente da Repblica, ANBAL CAVACO SILVA. Referendado em 20 de Maro de 2009. O Primeiro-Ministro, Jos Scrates Carvalho Pinto de Sousa.
ANEXO I (a que se refere o n. 4 do artigo 6.) Aptido para uso agrcola genrico Classe A1 Aptido elevada

Terras com aptido condicionada ao uso sustentado (com vinha do Douro), por restries quanto s prticas de gesto e na escolha de culturas, devido a limitaes severas de riscos de eroso, terraceamento ou declive.
Classe A0 Sem aptido

Terras sem quaisquer possibilidades edafo-climticas, tcnicas ou econmicas de aplicao sustentada do uso em questo, devido a limitaes excessivas de regime de temperaturas, espessura efectiva do solo, toxicidade, riscos de eroso, presena de afloramentos rochosos, pedregosidade, terraceamento ou declive.
ANEXO II (a que se refere o n. 4 do artigo 7.) Classe A

Solos com capacidade de uso muito elevada, com poucas ou nenhumas limitaes, sem riscos de eroso ou com riscos ligeiros, susceptveis de utilizao agrcola intensiva e de outras utilizaes. Inclui solos: a) Com elevada ou moderada capacidade produtiva; b) De espessura efectiva mediana ou grande (mais de 45 cm); c) Com fraca ou moderada erodibilidade; d) Planos ou com declives suaves ou moderados (0 %-8 %); e) Bem ou moderadamente supridos de elementos nutritivos ou reagindo favoravelmente ao uso de fertilizantes; f) Bem providos de gua durante todo o ano, mas podendo ser deficientes durante a maior parte da estao seca (a capacidade de gua utilizvel , em geral, elevada, as culturas durante o perodo Outono-Primavera no so afectadas por deficincias de gua no solo ou apenas o so ocasionalmente); g) Bem drenados e no sujeitos a inundaes ou sujeitos a inundaes ocasionais, de modo que as culturas s raramente so afectadas por um excesso de gua no solo; h) Sem elementos grosseiros e afloramentos rochosos ou com percentagem de tais elementos que no afecte a sua utilizao nem o uso de maquinaria;

Terras com produtividade elevada e custos relativamente baixos para aplicao sustentada do uso em questo, devido a limitaes nulas ou pouco significativas de regime de temperaturas, espessura efectiva do solo, fertilidade, toxicidade, disponibilidade de gua no solo, drenagem, riscos de eroso, presena de afloramentos rochosos, pedregosidade, terraceamento ou declive.
Classe A2 Aptido moderada

Terras com produtividade ou custos moderados para aplicao sustentada do uso em questo, devido a limita-

Dirio da Repblica, 1. srie N. 63 31 de Maro de 2009 i) No salinos ou alcalinos; j) Podem apresentar algumas limitaes ligeiras. As principais so as seguintes: l) Espessura efectiva no muito grande (nunca inferior a 45 cm); m) Riscos de eroso ligeiros, podendo o solo ser defendido com prticas muito simples; n) Declives moderados (at 8 %); o) Menor abundncia de elementos nutritivos ou reagindo menos favoravelmente ao uso de fertilizantes; p) Deficincia de gua na maior parte da estao seca; q) Ligeiro excesso de gua durante perodos curtos (correspondentes a perodos excepcionalmente chuvosos ou a inundaes ocasionais); r) Estrutura um pouco desfavorvel ou certa dificuldade de serem trabalhados (grande esforo de traco e ou perodos de sazo curtos).
Classe B

1999
As principais limitaes podem resultar de qualquer dos seguintes factores: a) Reduzida espessura efectiva (nunca inferior a 25 cm); b) Severos riscos de eroso; c) Severos efeitos de eroso; d) Declives acentuados (at 25 %); e) Baixa fertilidade de difcil correco ou reaco muito pouco favorvel ao uso de fertilizantes; f) Deficincia de gua durante o perodo seco estival; durante o perodo Outono-Primavera as culturas so mais frequentemente afectadas por deficincias de gua utilizvel muito baixa; g) Excesso de gua no solo resultante de uma drenagem imperfeita ou de inundaes frequentes (embora s em determinada poca do ano), afectando muito frequentemente as culturas; h) Quantidade varivel de elementos grosseiros ou de afloramentos rochosos limitando a sua utilizao por impedirem o uso da maquinaria mais sensvel; i) Moderada salinidade e ou alcalinidade; as culturas sensveis so muito afectadas; praticamente s as culturas resistentes so susceptveis de serem cultivadas.
Classe D

Solos com capacidade de uso elevada, limitaes moderadas, riscos de eroso, no mximo, moderados, susceptveis de utilizao agrcola moderadamente intensiva e de outras utilizaes. Apresentam maior nmero de limitaes e restries de uso que os solos da classe A e necessitam de uma explorao mais cuidadosa, incluindo prticas de conservao mais intensivas. O nmero de culturas que se podem realizar , em princpio, mais reduzido que na classe A, bem como o nmero de alternativas para a sua utilizao. As principais limitaes podem resultar de qualquer dos seguintes factores: a) Espessura efectiva reduzida (embora nunca inferior a 35 cm); b) Riscos de eroso moderados exigindo prticas de defesa mais intensivas que na classe A; c) Declives moderadamente acentuados (at 15 %); d) Mediana a baixa fertilidade ou reaco menos favorvel ao uso de fertilizantes; e) Deficincia de gua durante o perodo seco estival; durante o perodo Outono-Primavera as culturas so frequentemente afectadas por deficincias de gua no solo, o que resulta de uma capacidade de gua utilizvel mediana ou baixa; f) Excesso de gua no solo resultante de uma drenagem insuficiente ou de provveis inundaes, afectando algumas vezes as culturas; g) Quantidade varivel de elementos grosseiros ou afloramentos rochosos limitando a sua utilizao por afectarem, embora no impedindo, o uso de maquinaria; h) Ligeira salinidade e ou alcalinidade que afecte, mas no impea, as culturas mais sensveis.
Classe C

Solos com capacidade de uso baixa, limitaes severas, riscos de eroso, no mximo, elevados a muito elevados; no susceptveis de utilizao agrcola, salvo casos muito especiais; poucas ou moderadas limitaes para pastagem, exploraes de matos e explorao florestal. As limitaes que apresentam restringem o nmero de culturas, no sendo a cultura agrcola praticamente vivel; admite-se a possibilidade de, em casos excepcionais e em condies especiais, poderem ser cultivados durante perodos no muito longos, mas sempre sujeitos a grandes restries. As principais limitaes podem resultar de qualquer dos seguintes factores: a) Espessura efectiva no muito reduzida (nunca inferior a 15 cm); b) Riscos de eroso elevados a muito elevados; c) Severos a muito severos efeitos de eroso; d) Declives acentuados a muito acentuados; e) Deficincias de gua durante o perodo seco estival, durante o perodo Outono-Primavera s ocasionalmente a gua do solo suficiente para as culturas (os solos apresentam uma capacidade de gua utilizvel muito baixa); f) Excesso de gua durante grande parte ou todo o ano que impede ou limita muito a sua utilizao agrcola, mas no impedindo ou limitando pouco a sua utilizao com pastagem, explorao de matos ou explorao florestal (o excesso de gua pode resultar de uma drenagem pobre ou muito pobre ou de inundaes frequentes e de distribuio irregular); g) Grande quantidade de elementos grosseiros ou afloramentos rochosos que limitam muito a utilizao do solo por impedirem o uso de maquinaria pesada e dificultarem o uso da restante; h) Moderada e elevada salinidade e ou alcalinos; no so possveis as culturas sensveis e as resistentes so muito afectadas, embora no sejam totalmente impedidas.

Solos com capacidade de uso mediana, limitaes acentuadas, riscos de eroso, no mximo, elevados, susceptveis de utilizao agrcola pouco intensiva e de outras utilizaes. O nmero de limitaes e restries de uso maior do que na classe B, necessitando de uma explorao ainda mais cuidadosa ou de prticas de conservao mais complexas. O nmero de culturas e de alternativas de explorao tambm, em princpio, mais reduzido.

2000
Classe E

Dirio da Repblica, 1. srie N. 63 31 de Maro de 2009 Assim: Nos termos da alnea a) do n. 1 do artigo 198. da Constituio, o Governo decreta o seguinte: Artigo 1.
Objecto

Solos com capacidade de uso muito baixa, limitaes muito severas, riscos de eroso muito elevados, no susceptveis de uso agrcola; severas a muito severas limitaes para pastagens, exploraes de matos e explorao florestal; em muitos casos o solo no susceptvel de qualquer utilizao econmica; nestes casos pode destinar-se a vegetao natural ou floresta de proteco ou recuperao. As principais limitaes podem resultar dos seguintes factores: a) Espessura efectiva excepcionalmente reduzida (inferior a 15 cm); b) Riscos de eroso muito elevados; c) Efeitos de eroso severos a muito severos; d) Declives muito acentuados; e) Deficincia de gua durante praticamente todo o ano, exceptuando-se apenas o perodo de chuvas; f) Excesso de gua durante grande parte ou todo o ano, limitando muito severamente ou mesmo impedindo o seu aproveitamento como pastagem e ou explorao florestal; o excesso de gua pode resultar de um nvel fretico superficial (drenagem muito pobre) ou de inundaes muito frequentes e de distribuio irregular; g) Afloramentos rochosos ou elementos grosseiros em tal percentagem que limitam ou impedem mesmo qualquer utilizao do solo; h) Elevada salinidade e ou alcalinidade; s a vegetao natural muito resistente consegue vegetar. Decreto-Lei n. 74/2009
de 31 de Maro

O presente decreto-lei cria uma linha de crdito, com juros bonificados, dirigida s empresas do sector agrcola e pecurio e do sector florestal e s agro-indstrias, que tenham domiclio profissional ou sede social em territrio continental. Artigo 2.
mbito de aplicao

O Governo considera que a estratgia para o desenvolvimento do sector agrcola e pecurio, do sector florestal e das agro-indstrias depende, necessariamente, da sua sustentabilidade a longo prazo e reconhece que a importncia dos mesmos em Portugal ultrapassa, em muito, a sua expresso econmica, nomeadamente quando se consideram as vertentes de salvaguarda do patrimnio natural e cultural, de preservao do meio ambiente, de coeso social das populaes e de segurana alimentar. As empresas dos sectores em questo, no seu conjunto, assumem-se como um empregador de relevo no contexto da economia nacional, contribuindo para a manuteno das comunidades locais que apresentam uma forte dependncia daquelas actividades, pelo que o Governo reconhece que fundamental para a estratgia de desenvolvimento dos sectores implicados a estabilidade social e a qualidade de vida dos profissionais e das suas famlias, em especial daquelas comunidades que mais dependem da vitalidade daqueles sectores. Entende o Governo adoptar, no territrio continental de Portugal, iniciativas de apoio que estimulem o investimento privado das empresas que desenvolvem a sua actividade no sector agrcola e pecurio, no sector florestal e nas agro-indstrias, visando a promoo do reforo da sua competitividade e o fomento das exportaes, incentivando assim a manuteno e criao de emprego, fortalecendo a proteco social, criando, para o efeito, uma linha de crdito, com juros bonificados, que permita disponibilizar a custos reduzidos os meios financeiros necessrios dinamizao da actividade econmica destas empresas.

1 A linha de crdito criada pelo presente decreto-lei permite disponibilizar meios para financiar operaes destinadas realizao de investimento em activos fixos corpreos ou incorpreos e reforar o fundo de maneio necessrio ao desenvolvimento da actividade e liquidar dvidas junto de instituies de crdito, ou de fornecedores de factores de produo, incluindo bens de investimento, que tenham sido contradas no exerccio da actividade. 2 No so elegveis operaes que se destinem reestruturao financeira de empresas em dificuldades, ao financiamento de investimentos apoiados no mbito do Quadro de Referncia Estratgico Nacional para 2007-2013 (QREN) ou outros investimentos em curso, com financiamento nacional ou comunitrio. 3 Excluem-se, tambm, operaes que se destinem a liquidar ou a reestruturar crditos concedidos ao abrigo do Decreto-Lei n. 190/2008, de 25 de Setembro. 4 A linha de crdito criada em conformidade com o regime comunitrio de auxlios de minimis, designadamente com as disposies constantes no Regulamento (CE) n. 1535/2007, da Comisso, de 20 de Dezembro, relativo aplicao dos artigos 87. e 88. do Tratado CE aos auxlios de minimis no sector da produo de produtos agrcolas, e no Regulamento (CE) n. 1998/2006, da Comisso, de 15 de Dezembro, relativo aplicao dos artigos 87. e 88. do Tratado aos auxlios de minimis, que abrange as empresas de transformao e comercializao de produtos agrcolas. Artigo 3.
Objectivos

A presente linha de crdito tem como objectivo dinamizar a actividade econmica das empresas do sector agrcola e pecurio e do sector florestal e das agro-indstrias, visando a promoo do reforo da sua competitividade e da sua capacidade de exportao. Artigo 4.
Beneficirios e condies de acesso

So beneficirios da presente linha de crdito as pequenas e mdias empresas (PME), na acepo da Recomendao da Comisso de 6 de Maio de 2003, independentemente da sua forma jurdica, que operem no sector agrcola e pecurio, no sector florestal e nas agro-indstrias, quando satisfaam as seguintes condies de acesso: a) Tenham domiclio profissional ou sede social em territrio continental; b) Estejam em actividade efectiva, num dos sectores referidos;

Potrebbero piacerti anche