Sei sulla pagina 1di 4

Lei de potncia

Lus Eduardo E. de Araujo O trabalho experimental em cincia freqentemente envolve o estudo da relao entre duas variveis. Um exemplo seria como a distncia s percorrida por uma esfera em queda livre varia com o tempo t de queda. Em um experimento deste tipo, a varivel dependente (distncia) medida para vrios valores da varivel independente (tempo). Os dados de tal experimento podem ser registrados no formato de uma tabela:
Tabela 1 Distncia percorrida durante a queda livre em funo do tempo. Tempo (s) 0,89 1,26 1,55 1,79 2,00 2,19 2,37 2,53 Distncia (m) 4 8 12 16 20 24 28 32

Entretanto, nmeros em uma tabela como a acima no transmitem facilmente a relao entre as variveis. Para facilitar a visualizao dessa relao, lanamos os dados da tabela em um grfico. Vemos na Figura 1 que a relao entre distncia e tempo no linear.

Figura 1 Distncia percorrida por uma esfera em queda livre em funo do tempo de queda em um grfico de escala linear.

Quando uma das grandezas medidas (s) depende da outra (t) elevada a certa potncia (n), dizemos que s segue uma lei de potncia (ou lei de escala): = . (1)

muito difcil olhar para uma curva como a da Figura 1 e dizer com confiana se a dependncia quadrtica, cbica, etc. Entretanto, uma simples transformao de

variveis pode converter a relao entre as grandezas para uma dependncia linear. Tirando o logaritmo da Equao (1) nos dois lados, obtemos: log = log + log . (2)

Podemos identificar a Equao (2) com a equao de uma reta: y = A + B x se fizermos y = log(s) e x = log(t). O coeficiente angular = = (3)

fornece o expoente n da lei de escala: n = B. O coeficiente linear A d a constante de proporcionalidade k da lei de escala: log(k) = A, ou k = 10A. O coeficiente linear corresponde ao valor de y quando x = 0. Tirando o logaritmo dos dados da Tabela 1 encontramos:
Tabela 2 Logaritmo da distncia percorrida s durante a queda livre em funo do logaritmo do tempo t. Tempo (s) -0,05 0,10 0,19 0,25 0,30 0,34 0,37 0,40 Distncia (m) 0,60 0,90 1,08 1,20 1,30 1,38 1,45 1,51

Se fizermos um grfico de log(s) em funo de log(t) em um papel milimetrado (de escala linear) com os dados da Tabela 2, obteremos a reta mostrada na Figura 2. O coeficiente angular B calculado a partir de dois pontos quaisquer da reta que melhor se ajusta aos pontos experimentais; por exemplo, os pontos (0,10;0,90) e (0,40;1,51) indicados pelas setas azuis. Substituindo esses valores na Equao (3): =
, , , ,

= 2,0.

(4)

Para encontrarmos o coeficiente linear A, no grfico, procuramos pelo valor de log(s) para log(t) = 0; nesse caso, = 0,70 = 10 , = 5,0 m/s 2 .

Figura 2 Logaritmo da distncia s percorrida por uma esfera em queda livre em funo do logaritmo do tempo de queda t em um grfico de escala linear. Distncia medida em metros e tempo em segundos. As linhas tracejadas indicam como encontrar o coeficiente linear da reta.

Alternativamente, podemos trabalhar com um papel em escala logartmica. Nesse caso, no necessrio tirar o logaritmo dos valores da Tabela 1. O prprio papel se encarrega de fazer isso. A Figura 3 mostra um grfico log-log dos dados da Tabela 1. Aqui, o coeficiente angular pode ser calculado a partir da Equao (3), novamente escolhendose dois pontos da reta (e no necessariamente dois pontos da tabela); ou com uma rgua medindo-se os catetos do tringulo retngulo. Da Figura 3, =
, cm , cm

= 2,0.

(5)

4,4 cm

2,2 cm

Figura 3 Distncia s percorrida por uma esfera em queda livre em funo do tempo de queda t em grfico de escala logartmica. As linhas tracejadas indicam como encontrar o coeficiente linear da reta.

J a constante de proporcionalidade k encontrada no grfico log-log pelo valor numrico de s para t = 1 (pois log 1 = 0), mas com a unidade apropriada. Da Figura 3, para t = 1,0, temos s = 5,0; logo, k = 5,0 m/s2. Quando j conhecemos o expoente n da lei de escala, a transformao de variveis que lineariza a equao (1) mais simples. Nesse caso, fazemos y = s e x = tn, de modo que a constante k ser agora o coeficiente angular da reta = . Ainda em relao ao experimento de queda livre, para n = 2, se fizermos y = s e x = t2, ento um grfico linear de y vs. x dever mostrar os pontos experimentais dispostos ao longo de uma reta, como mostrado na Figura 4. O coeficiente angular da reta : = =
, ,

= 5,1 m/ .

Resumindo, para encontrar graficamente o expoente n da lei de escala maneiras:

h duas

1. calcular o coeficiente angular da reta de log(s) vs. log(t) em um grfico linear ou 2. calcular o coeficiente angular da reta de s vs. t em um grfico log-log. Para encontrar graficamente a constante de proporcionalidade k h trs maneiras: 1. calcular o coeficiente linear da reta de log(s) vs. log(t) em um grfico linear determinando o valor de log(s) para log(t) = 0, ou 2. determinar na reta em um grfico log-log de s vs. t o valor de s para t = 1, ou 3. calcular o coeficiente angular da reta de s vs. tn em um grfico linear.

Figura 4 Distncia s percorrida por uma esfera em queda livre em funo do quadrado do tempo de queda t.

Potrebbero piacerti anche