Sei sulla pagina 1di 31

VENDA PROIBIDA EDIO 6 - MARO 2010 WWW.ANAPA.COM.

BR

NOSSO
PRODUTOR A IMPORTNCIA DO COLETIVO NO MEIO RURAL
CDIGO AMBIENTAL eXPECTATIVAS PARA 2010

ALHO

RETROSPECTIVA E AVANOS DA CEBOLICULTURA BRASILEIRA NA DCADA DE 2000

ENTREVISTA ALHO LIVRE DE VRUS

EDITORIAL
Presidente da Anapa Rafael Corsino Vice-presidente da Anapa Olir Schiavenin Presidente de honra da Anapa Marco Antnio Lucini Jurdico da Anapa Jean Gustavo Moiss Clovis Volpe Colaboradores Ana Elisa de Oliveira e Longo Bianca Gomyde Ventura Cannizza Eliane Gomes Fabri Jos Carlos Feltran Jos Hortncio Mota Jos Maria Breda Jr. Paulo Csar Tavares de Melo Roberto de Albuquerque Melo Rovilson Jos de Souza Tesoureiro Darci Martarello Secretrio Executivo Renato Mendes Editora Mariana Leal R. Campos comunicacao@anapa.com.br Arte e diagramao Thiago Honda Jornalista responsvel Mariana Leal Ricardo Campos 8575-DF Secretria Executiva Tatiana Monteiro Reis Escritrio da Anapa SRTVS Quadra 701 Bloco A Sala 813 Centro Empresarial Braslia Braslia-DF Telefone: (61) 3321-0821 Fax: (61) 3321-0822 anapa@anapa.com.br Nosso Alho uma publicao da Associao Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA) com uma tiragem de 5.000 exemplares. As concluses dos artigos tcnicos e as opinies so de responsabilidade de seus autores.

Caros leitores, com muita satisfao que iniciamos uma nova gesto com o amadurecimento ANAPA Pblico. A nova diretoria da ANAPA tomou posse no dia 6 de fevereiro de 2010. Com a sada do senhor Mrcio Braga, por motivos profissionais, o senhor Darci Martarello assumiu a tesouraria da associao. Agradecemos muito ao senhor Mrcio Braga pelo timo trabalho desempenhado na gesto passada e desejamos muito sucesso e felicidades. A nova diretoria da ANAPA formada por: Rafael Jorge Corsino Presidente, Olir Schiavenin Vice-Presidente, Marco Antonio Lucini Presidente de Honra, Renato Mendes Secretrio Executivo, Darci Martarello Tesoureiro. O amadurecimento da ANAPA refere-se ao novo design da revista Nosso Alho. Acreditamos que as mudanas realizadas na revista tornaro a leitura mais agradvel e instrutiva. Leitura recomendada uma nova seo inaugurada, que busca acrescentar formao dos produtores dicas de livros que possam auxiliar tanto no desenvolvimento da produo quanto no desenvolvimento comercial. Quanto matria destaque desta edio, sabemos que promovendo e veiculando a verdadeira posio do produtor diante de algumas questes rurais, propiciaremos uma maior valorizao e entendimento do sujeito rural. Assim, tambm, incentivamos os produtores para que participem da discusso do novo cdigo ambiental brasileiro, cuja elaborao liderada pelo deputado Valdir Colatto, importante documento que reafirma a disposio, sim, dos produtores em alcanarem um acordo com rgos de preservao ambiental. Uma outra proposta que nos deixou muito contentes, embora no se refira propriamente revista, foi a concluso do nosso sistema on-line SIGANAPA. O SIGANAPA promove uma comunicao mais direta entre a ANAPA, associados e parceiros, isso porque a plataforma permite atualizao de dados pelo prprio associado/parceiro, consulta de laboratrios e consulta comercial, onde possuem dados para contato diretamente com os interessados em compra de alho. Com certeza uma tima plataforma de comunicao e servio para os nossos associados e parceiros. Essa a oportunidade para que voc, empresa ou produtor, se filie ANAPA tornando-se uma empresa parceira ou um produtor associado e possa desfrutar de um servio feito especialmente para vocs. Enfim, o novo design da revista e o sistema SIGANAPA, so apostas para incrementar, cada vez mais, a comunicao direta da ANAPA com o seu pblico. Lembramos a todos que a ANAPA continua a sua luta pela cadeia produtiva do alho nacional, participando de reunies governamentais, idealizando projetos, veiculando informaes em variados meios de comunicao; permanecemos ativos em defesa do produtor e do produto nacional. Afinal, essa a nossa premissa, o nosso orgulho.

10 08 20 28 36 44 56

CAPA Produtor A importncia do coletivo no meio rural

TECNOLOGIA Software distribudo gratuitamente para clculo do Balano Hdrico POLTICA Cdigo Ambiental expectativas para 2010

06

ARTIGO ANAPA Custo de produo na cultura do alho ENTREVISTAS

18 24

Renato Lus Vieira Pesquisador da EPAGRI Alho livre de vrus

Marcos Vincius Bohrer Monteiro Siqueira ESALQ Algumas questes sobre Cultivos olvidados o subutilizados en Brasil ARTIGOS Batata-doce, uma cultura verstil, porm subutilizada

Uso de marcador RAPD no estudo da divergncia gentica de cultivares de alho Regenerao In Vitro de alho (Allium sativum L.)

32 40
Crdito: Marco Antnio Lucini

Alho e probitico como promotores do crescimento de sunos

Retrospectiva e avanos da cebolicultura brasileira na dcada de 2000

LEITURA RECOMENDADA RECEITA

54

Carne com molho bernaise e conserva de alho

Rafael Jorge Corsino Presidente da ANAPA

BRASIL: CELEIRO OU QUINTAL DO MUNDO?


Por Rafael Corsino

m 12 de dezembro de 2004, o maior jornal do mundo, The New York Times publicou uma matria afirmando que o Brasil havia se tornado o celeiro do mundo. Ns, brasileiros, sempre soubemos da nossa capacidade de alimentar o mundo, mas a partir daquela publicao esse encargo (ou bnus) passou a ser ecoado pelo mundo globalizado. J se passaram mais de cinco anos desde a publicao da matria, e a pergunta que se faz a seguinte: o Brasil realmente o celeiro do mundo? O Brasil est preparado para assumir esse bnus (ou encargo)? Se depender da fora do agricultor, dos conhecimentos cientficos direcionados ao campo e do potencial para expanso da produo agrcola, a resposta afirmativa para ambas as indagaes. Agora, se ficarmos dependentes de polticas pblicas, de movimentos sociais radicais e, principalmente, do extremismo ambiental, a resposta negativa.

Antes de mais nada preciso ter em mente uma premissa: no inconcilivel a preservao ambiental com o desenvolvimento agrrio. No podemos imaginar que a agricultura continue a gerar riquezas e empregos com uma reduo de rea agricultvel. Tambm no podemos permitir que devaste florestas sem nenhuma preocupao ambiental. No entanto, tentam difundir a idia de que necessrio preservar e recuperar reas, independente do papel econmico e social da agricultura naquela regio. Tais idias extremistas querem fazer com que o Brasil deixe de ser o celeiro do mundo, para ser o quintal do planeta. Os mesmos pases desenvolvidos (EUA e alguns pases da Unio Europia) que devastaram suas florestas e matas, sem nenhuma preocupao com as geraes futuras, tentam impor que o Brasil retroceda, abra mo do franco desenvolvimento para compensar os erros por eles cometidos no passado. Obviamente que o Brasil no vai cometer o mesmo equvoco de dilacerar suas florestas. Mas no se pode permitir que haja exigncias para que se recuperem matas sem nenhum efeito prtico, indo contra ao desenvolvimento nacional.

No se trata de uma luta entre agricultura e meio ambiente, mas sim entre o bom senso e o extremismo. O homem precisa do meio ambiente preservado; mas tambm precisa de uma agricultura desenvolvida. A exigncia imposta para que todos os produtores rurais preservem ou restabeleam a rea de reserva legal um exemplo claro da falta de bom senso; ausncia de bom senso que advm de um grupo que se diz ambientalista, o qual no analisa a situao de forma objetiva, pontual, mas sim ampla e descontextualizada. A reserva legal imposta pela lei no tem efeito prtico, alm de causar prejuzo de grande monta a economia e a sociedade brasileira. A falta de efeito prtico se deve ao fato de que no adianta exigir, por exemplo, que mdios e pequenos produtores rurais reservem 20% de sua rea intacta, pois isso no restabelecer (nem preservar) o ecossistema da regio. A no ser que se preservem grandes reas, com formao contnua de biomas. Do contrrio, ser inutilizar reas produtivas para a manuteno de pequenos jardins. Se ambientalista quem cuida do meio ambiente, no podemos considerar ambientalista aquele que quer prejudicar um ambiente de pujana econmica e social em benefcio de pequenas e isoladas matas, que no traro resultados prticos.

Para se ter uma idia dos danos que a reserva legal pode acarretar, basta citar o exemplo do estado de So Paulo. Segundo dados da CNA, o produtor paulista ter que recompor o plantio de 3,7 milhes de hectares. Isto porque, So Paulo possui 0,7% de reserva legal em mdia, quando a lei estabelece o patamar mnimo de 20%. Assim, o custo total do replantio nas propriedades rurais paulistas poder chegar no patamar dos R$ 37 bilhes, isso sem falar na perda com a produtividade. necessrio colocar a agricultura em seu devido lugar, valorizando os produtores rurais, e no os tratando como criminosos ambientais. Ns, agricultores, no vamos aceitar deixar a posio de gerentes do celeiro do mundo, para sermos capineiros de um quintal abandonado.

Crdito: Marco Antnio Lucini

04

Nosso Alho | maro de 2010

Nosso Alho | maro de 2010

05

TECNOLOGIA

Por Mariana Leal

Gustavo DAngiolella Eng. Agrnomo MSc. Irrigao e Agroambiente Doutorando UFV/DEA Meteorologia Agrcola

a agricultura, ao se determinar a produo de uma cultura adequada regio ou ainda estao do ano apropriada ao plantio, ao se assegurar a viabilidade de um sistema de irrigao e drenagem, ao se planejar o monitoramento e manejo de culturas, necessrio estimar o teor de gua disponvel no solo. Este procedimento fundamental para que uma planta cresa, respire e absorva nutrientes. Ou seja, vrios clculos matemticos devem ser realizados para o levantamento do balano hdrico, alm de tantas outras providncias. Dentro de uma metodologia j conhecida, visando otimizar e automatizar todo esse processo e diminuir a exigncia de informaes, o engenheiro agrnomo Gustavo D'angiolella desenvolveu uma planilha eletrnica para clculo do balano hdrico climatolgico denominada BHdrico GD 4.0 2004. Trata-se de um programa computacional que, com o preenchimento de dados bsicos, oferece uma ferramenta em ambiente Excel que estima as condies hdricas de uma regio de maneira prtica e instantnea. O sistema operacional adotado para o desenvolvimento da planilha o Windows, sendo que o programa utiliza seis diferentes mtodos para o clculo do balano hdrico climatolgico. O usurio pode definir, a partir de sua necessidade ou disponibilidade de dados, a melhor forma de obter o resultado requerido, aps o preenchimento de informaes climatolgicas. Buscando atender aos mais variados e abrangentes grupos, Gustavo D'angiolella, distribui o arquivo de forma gratuita a quem possa se interessar. Alm disso, ao usurio, disponibilizado um arquivo com quatro planilhas, sendo que, na primeira, denominada Instrues, h uma abordagem de quais dados meteorolgicos so necessrios para cada um dos mtodos a serem utilizados para a estimativa da evapotranspirao. A segunda planilha, Balano Hdrico, o espao destinado ao preenchimento de dados, realizao dos clculos e gerao dos grficos. J na planilha ETP, fornecido o resultado da estimativa da evapotranspirao, de forma tabular e grfica. E, por fim, na Bibliografia & Tabela, so apresentadas algumas das referncias de publicao da planilha BHdrico GD 4.0 2004, alm de uma tabela para obteno da percentagem diria de luz solar necessria para o mtodo de Blaney & Criddle. Alm de atender s necessidades da prtica agrcola, a planilha eletrnica pode ser utilizada para o monitoramento de mananciais, bacias hidrogrficas, represas e lagos. SERVIO Para solicitar a planilha eletrnica BHdrico GD 4.0 2004, envie e-mail para gdangiolella@yahoo.com.br ou bhidrico@yahoo.com.br.

BHdrico GD 4.0 - 2004 Mtodo de Estimatica da ETP: Penman-Monteith-FAO Localidade: Braslia, DF CAD (mm): 75 Perodo: 1961-1990

Fonte BH GD 4.0 - 2004

06

Nosso Alho | maro de 2010

Nosso Alho | maro de 2010

07

POLTICA

CDIGO AMBIENTAL
presidente da Frente Parlamentar da Agropecuria FPA, no Congresso Nacional, Deputado Federal Valdir Colatto (PMDB/SC), autor do projeto de lei 5.367 /2009 que institui o Cdigo Ambiental Brasileiro, iniciou suas atividades na Cmara dos Deputados, com vistas aprovao de uma nova legislao ambiental para o Brasil. Dando continuidade s aes iniciadas no ano anterior, o deputado ressalta, entre as expectativas para este ano, a importncia da iniciativa: Nossa prioridade a aprovao do Cdigo Ambiental Brasileiro. Precisamos aprovar logo uma nova legislao.

Quadro Comparativo da Legislao Ambiental Atual e Projeto do Cdigo Ambiental Brasileiro


LEGISLAO ATUAL Legislao com forte carga ideolgica que no respeita o direito adquirido, a propriedade, a histria de ocupao ou as peculiaridades de cada regio, tornandoambiental e altamente restritiva do desenvolvimento. Unio legisla amplamente sobre meio ambiente, estabelecendo metragens e porcentagens de reas protegidas indiscriminadamente para todos os estados independentemente de suas peculiaridades desrespeitando a Constituio Federal. CDIGO AMBIENTAL BRASILEIRO Baseia a poltica ambiental no tornando obrigatria a elaborao do zoneamento econmico ecolgico que balizar as decises de proteo e uso dos recursos ambientais na cincia. Indica os bens ambientais a serem protegidos e os estados atravs de seus zoneamentos determinaro o melhor local e forma de proteo de suas reas observando o direito adquirido e 24 da Constituio Federal. Traz uma linha auto explicativa de a proteger, instrumentos de proteo e sanes. Considera a sociedade humana como bem ambiental e a integra nas polticas de proteo. Planeja a ocupao do territrio de acordo com o potencial e fragilidade zoneamentos realizados pelos estados. A unidade de planejamento da estado ou bioma, conforme orientao tcnica. os estados determinaro a alocao das reservas ambientais que assim podero ser maiores e interligadas sendo, portanto, ambientalmente mais adequadas. A porcentagem necessria para proteo de um bioma ou rea frgil considera todas as reas vegetadas (APPs, reservas legais existentes, unidades de conservao, etc). APPs so divididas em vegetao ciliar de proteo do solo, recursos hdricos e biodiversidade. Os usos no impactantes nas declividades e topos de morro so orientados e no proibidos. Estabelece prazo de um ano para incio das indenizaes, caso contrrio

Contedo cedido pelo Gabinete do Deputado Federal Valdir Colatto

Com a proposta, caber Unio estabelecer normas gerais e aos estados fazer suas prprias legislaes, respeitando as caractersticas regionais. Alm disso, ser uma nova legislao para o Brasil, um Cdigo Ambiental Brasileiro, onde vamos ver ruralistas e urbanistas trabalhando para resolver a questo ambiental e tambm a produo, afirma Colatto. A Comisso Especial do Cdigo Ambiental, instalada no ano passado para discutir projetos especficos da rea ambiental da qual o deputado membro, realizou em 2009, 12 audincias pblicas nos estados e oito audincias nos plenrios da Cmara. J neste ano, foram realizadas audincias nos estados de So Paulo, Minas Gerais, Roraima e Amazonas. A previso de que o relatrio final da Comisso seja apresentado ainda no primeiro semestre de 2010. Colatto destaca a importncia dessas audincias pblicas realizadas nos estados, por exercerem um papel fundamental na elaborao do relatrio final. Precisamos ouvir a populao, saber das necessidades e caractersticas de cada regio, estados. isso que essa Comisso Especial est fazendo para elaborar uma legislao mais justa que seja compatvel com as peculiaridades de cada regio do pas. Com o parecer final da Comisso Especial apresentado e aprovado pelos membros da Comisso, o texto ficar sujeito a votao nos plenrios da Cmara e do Senado Federal. Espero que toda a Cmara e o Congresso se envolvam, para que ns possamos neste ano criar uma legislao que seja de interesse da populao brasileira, que a sociedade discutiu e participou da criao de um cdigo melhor para Brasil, conclui o deputado. A comisso composta por 50 membros, tendo como presidente o deputado Moacir Micheletto (PMDB/PR), como relator, Aldo Rebelo (PCdoB/SP) e como vice-presidentes os deputados Anselmo de Jesus (PT/RO), Homero Pereira (PR/MT) e Nilson Pinto (PSDB/PA).
Nosso Alho | maro de 2010

Imenso nmero de diplomas legais que estabelecem regras diversas gerando incerteza e insegurana. Tem procurado a proteo ambiental atravs do afastamento do homem da natureza. Restringe a ocupao do territrio brasileiro sem atingir objetivos concretos de proteo penalizando grande parte da populao. A unidade de planejamento da poltica ambiental a propriedade com a exigncia da reserva legal. Exigncia de reserva legal dentro da propriedade ou na mesma microbacia mesmo sem qualquer caracterstica especial da regio ou ligao com outra rea vegetada. A porcentagem necessria de reserva legal dentro da propriedade desconsidera APPs ou qualquer outra forma de vegetao preservada. Declividades, topos de morro e margem de rios recebem o mesmo tratamento de APP sem qualquer critrio ou observao do histrico de impactantes. Unidades de conservao criadas h anos e sem pagamento de qualquer indenizao deixam os proprietrios em total desamparo e insegurana. UCs raramente tem o apoio da sociedade e so cuidadas por poucos.

Criadas em conjunto com a populao as UCs podero ter a participao.

08

Nosso Alho | maro de 2010

09

PRODUTOR
SUJEITO RURAL
Por Mariana Leal

m alimento, antes de chegar mesa do consumidor e ser apreciado em termos de valor nutricional, sabor, apelo atrativo ou mercadoria, foi fruto do trabalho perseverante de um produtor rural. Na urgncia de nossas vidas dirias, apressados pelo imediatismo de atitudes exigidas em nossos afazeres profissionais, domsticos e sociais, raras vezes nos detemos a pensar sobre o percurso que um ou outro alimento segue at chegar a alimentar essas mesmas vidas. Nesta edio vamos voltar ao incio da cadeia produtiva e discutir algumas questes que permeiam o universo rural. Melhor dizendo, vamos retomar o universo do homem rural a fim de que supostas distncias possam ser redimensionadas. Esse parece ser o espao principiador e, portanto, o local mais propcio para levantarmos questes e mantermos a sincronia entre produo e consumo, entre necessidade e satisfao. Afinal, essas so algumas das questes complementares que esto, a todo o momento, conformando as aes humanas ligadas direta ou indiretamente produo agrcola. Reconhecer a importncia do produtor rural para o desenvolvimento socioeconmico do Brasil torna-se uma tarefa imprescindvel. Para que algumas aes se sustentem e tenham credibilidade, antes mesmo de somente publicar manuais de boas prticas ou estabelecer ao produtor critrios de sustentabilidade, qualidade, gerao de renda, uso de tecnologia, manejo, mo de obra, comercializao e distribuio de produtos, preciso dar lugar ao sujeito. Sujeitos rurais: os produtores, suas famlias, suas vidas pessoais e profissionais, seus laos, seus trabalhos, suas rendas. Uma organizao social que deve se unir, se identificar e estabelecer o fortalecimento de vnculos que permitam a mais pessoas, juntas, proverem maior qualidade, mais fora, melhor desenvolvimento social e econmico. O trabalho desenvolvido pela professora Maria Jlia Pantoja, coordenadora do projeto de pesquisa e extenso

denominado Aprendizagem e mudana organi- cadeamento de idias, a articulao planejada de zacional na perspectiva das redes sociais, pela aes, a organizao e delineamento de condutas, Universidade de Braslia - UnB, campus Planaltina, os rearranjos administrativos necessrios, enfim, curso Gesto do Agronegcio, refora a idia de que uma srie de encaminhamentos que podem provo necessrio investir no arranjo social subjacente car srias e positivas alteraes econmicas e sociais. produo de alimentos. H dois anos, a professora Como na realidade da agricultura familiar, o trabae sua equipe trabalham diretamente com produtores lho e o pessoal, a vida privada e a vida pblica esto rurais de Braslia, oriundos do muito misturadas, ns temos Novos que trabalhar essa noo. Alguns Ncleo Rural Taquara. Tratase de um esforo integrado da conhecimentos conceitos, para que possam ser Cooperativa agrcola da regio internalizados, tem que estar so teis tanto aderentes vida dos produtores. de Planaltina COOTAQUApara a vida no trabalho, Por exemplo, a questo da qualiRA, UnB, Emater escritrio dade, ns temos que construir Regional de Taquara, Embrapa como na vida pessoal, a noo sistmica de que qualiHortalias CNPH e SEBRAE familiar, amorosa e social. dade no s no trabalho. na DF, ncleo de agronegcios. vida pessoal, na vida familiar, a Empreender aes no sentiO desenvolvimento est em tudo. precido de fortalecer a rede social econmico est a reboque qualidade compreenda isso. Pois so que se constitutiva da produo agrcola a fim de que ela possa do desenvolvimento social. assim traremos uma abordagem maior. Eles estaro mais atuar com maior eficincia o Quanto mais forte esse felizes, trabalhando de maneira eixo de sustentao do projeto grupo estiver, mais vo mais confortvel. uma viso coordenado por Maria Jlia. maior do que a pontual. No Ela sustenta a importncia de se conseguir gerar renda. s porque se est exigindo trabalhar com a idia de que o Voc aprende uma coisa qualidade e produtividade, mas plano coletivo possui um objetie cria um trabalhar o pessoal, eu como vo muito maior que o ambienagente importante, minha sade te individual, pois permite o desempenho como algo importante, meu desenvolvimento de um grande novo em outro corpo como objeto importante elo social. Nas palavras da de trabalho. Com isso voc vai prpria professora: Primeiro contexto. abordando o todo., complepartimos do princpio de rede menta Maria Jlia. social. A gente define rede, Maria Jlia em funo da troca. Uma rede social um arranjo social, em que as trocas deveriam ser recprocas. Quanto maior o grau de reciprocidade existente entre os produtores, mais forte a possibilidade que esse arranjo social possa atuar de maneira eficiente. um processo estrutural que envolve, principalmente, questes acerca da participao dos sujeitos envolvidos no processo. desse envolvimento coletivo que se supe o desenNosso Alho | maro de 2010

10

Nosso Alho | maro de 2010

11

Deste modo se problematiza a realidade e situao enda a vinculao intrnseca entre o trabalho e as real de forma crtica, para que o processo de trans- prticas sociais nas quais ele se insere. Entre essas formao e mudana tambm seja realizado critica- prticas esto as relaes emocionais e afetivas, os mente. De uma forma recproca deve haver a troca vnculos sociais e familiares, a insero comunitria de conhecimentos, saberes, tradies e culturas. e o reconhecimento do valor do trabalho pelo outro. Assim, os conhecimentos tcnicos e sociais se entre- o que se percebe claramente na fala de Maria Jlia, laaro numa rede articulada de contatos, implican- abaixo: do em alteraes qualitativas. Novos conhecimentos so Quando Outra pesquisadora que atua teis tanto para a vida no um produtor nas aes junto cooperatitrabalho, como na vida pessova, Milza Moreira Lana, do al, familiar, amorosa e social. rural tem alta Laboratrio de Ps-Colheita, desenvolvimento produtividade e rendimento O est a reboque do econmiEmbrapa Hortalias, corroboco desenvolem sua lavoura devido ao vimento social. Quanto mais ra com esse desenvolvimento: Concordo com a importnforte esse grupo estiver, mais emprego de tecnologia cia da valorizao do sujeitovo conseguir gerar renda. Voc adequada, ele sente produtor rural. Mais do que aprende uma coisa e cria um aumentada sua isso, a valorizao do sujeidesempenho novo em outro to rural. Esta valorizao e o contexto. auto estima e sua fortalecimento da organizao Em busca de atender as renda. rural incluem sua capacitao demandas de um ambienem assuntos de ordem tcnica te coletivo, o SEBRAE DF, Milza Lana e scio-econmica. Somente unidade do Agronegcio, assim, ele se tornar senhor do seu prprio destino. tambm parceiro da cooperativa, integra os esforos Pois tudo acontece ao mesmo tempo: quando um empreendidos para atendimento ao produtor. Carlos produtor rural tem alta produtividade e rendimen- Moreira, Agronegcio, ressalta as polticas adotato em sua lavoura devido ao emprego de tecnologia das pela instituio: Nosso objetivo despertar o adequada, ele sente aumentada sua auto-estima e sua sentimento de que unidos vo atingir os objetivos de renda. Conclui Milza. forma mais eficaz. A partir dessa poltica de estmulo, Ambas destacam a importncia de que se compre- buscamos atender as necessidades locais envolvendo

diversos pilares. Para a gente atender a uma demanda, temos que visualizar sua viabilidade, a organizao, a parte ecolgica, que abrange diversos fatores e a partir da desenvolvemos as aes, viabilizando dentro da realidade local, o que possvel. Carlos complementa sua fala desenvolvendo a ideia de que o produtor, alm de ser o dono, tambm trabalhador e, ainda, comercializa produtos, neste sentido que ele precisa saber produzir, entender toda parte de colheita, ps-colheita, manejo, doenas, e ainda viabilizar a venda e se relacionar com clientes. A cooperativa um bom exemplo, pois faz o intermdio com o produtor, que leva os alimentos at ela e a partir da feita a comercializao. Com isso, o produtor fica mais livre para se dedicar e desenvolver melhor sua produo. Pensando assim, vrias unidades de atendimento, com suas especificidades, se integram Nosso objetivo despertar o ao envolvimento de um mesmo projeto para sentimento de que unidos vo a obteno do sucesso. O desenvolvimento de aes conjuntas, a exemplo, os setores de inovaatingir os objetivos de o tecnolgica, capacitao, administrao, educao e o jurdico tornam-se garantia de forma mais eficaz. xito. Afinal, nas palavras de Paulo Freire: Se, antes, cortar uma rvore, faz-la em pedaos, Carlos Cardoso transform-la em tbuas e construir com elas mesas e cadeiras podia significar algo pouco mais alm do que o trabalho fsico mesmo, agora, estes atos ganham a significao verdadeira que devem ter: a da prxis. A mesa e as cadeiras j no sero nunca mais simplesmente mesa e cadeiras. So algo mais: so produtos de seu trabalho. (Freire,2006) Cada rede estar, deste modo, continuamente constituindo-se. Se conseguirmos perceber a trama constitutiva das diferentes redes de vida, nos perceberemos parte integrante das mudanas que tm ocorrido desde os primrdios da humanidade. Melhor para cada um de ns. Melhor ainda para o ambiente coletivo.

12

Nosso Alho | maro de 2010

Nosso Alho | maro de 2010

13

FRUTO DE MUITO TRABALHO...


COOTAQUARA
Cooperativa agrcola da regio de Planaltina - Braslia
Ao iniciar as atividades em 2001, enquanto cooperativa, as pessoas envolvidas no podiam imaginar que hoje, 9 anos depois, a produo de hortalias chegaria ao nmero de 400 toneladas por ms. No comeo, uma Kombi emprestada era o nico meio de se fazer chegar os alimentos produzidos na regio comercializao. Agora, com 6 caminhes, 2 veculos, 42 funcionrios e 145 cooperados, a Cooperativa Agrcola da Regio de Planaltina COOTAQUARA, um exemplo de sucesso. Os alimentos ali produzidos abastecem o mercado de Braslia, Goinia, Anpolis e Manaus, tendo em seu cadastro de clientes, grandes redes de supermercados, como o Grupo Po de Acar, a rede Carrefour, WallMart, Super Maia, Supercei entre outros. Deste modo a cooperativa torna-se uma opo a mais de comercializao. O presidente da cooperativa, Maurcio Severino de Rezende, destaca o aspecto diferencial da produo: Garantimos o frescor dos alimentos. Os produtos chegam aqui e depois de selecionados j colocamos no mercado. Esse o resultado do nosso sucesso. Mas isso se deve tambm adoo de mais conhecimento e tecnologia, pois vrias parcerias foram feitas a fim de melhorar a qualidade do produto, dos produtores e empregados da cooperativa. Contamos com a ajuda da EMATER, EMBRAPA, SENAR, SEBRAE e UnB. Com uma lista de fazer inveja, o pimento o carro chefe dos produtos da cooperativa. Entretanto, ao todo feita a comercializao de 40 produtos, entre eles abbora, batata, berinjela, beterraba, brcolis, car, cenoura, chuchu, inhame, jil, mandioca, pepino, quiabo, repolho, tomate e vagem. Do volume total produzido, 10% dos alimentos ofertados so embalados e o restante vendido a granel. Para garantir a qualidade, mais um quesito: os alimentos distribudos so selecionados, possuem cdigo para rastreamento e os produtores so cadastrados e identificados, a cada venda. A COOTAQUARA serve de exemplo de sucesso. Afinal, alm de ofertar um produto com frescor e qualidade, j recebeu em torno de vinte visitas de misses internacionais e o convite do governo de Tocantins para transpor barreiras locais e levar o modelo para o estado, promovendo o desenvolvimento da cultura de hortalias na regio. Alm da comercializao, gerida pelo departamento comercial, outros servios esto disposio do produtor. No departamento agropecurio, alm de um agrnomo para auxiliar as atividades
Nosso Alho | maro de 2010

VISO: ser uma cooperativa de excelncia, onde as pessoas tenham satisfao e orgulho de pertencer e trabalhar.

Garantimos o frescor dos alimentos. Os produtos chegam aqui e depois de selecionados j colocamos no mercado. Esse o resultado do nosso sucesso.
Maurcio Rezende Maurcio Severino de Rezende presidente da Cootaquara

tcnicas, mais de mil itens so ofertados aos associados com um valor 30 a 40 por cento mais barato. J as atividades do setor contbil e recursos humanos podem oferecer os servios de folha de pagamento aos seus empregados. Mas ao percorrer o galpo do produtor, defrontamos-nos com aes empreendidas pela associao que atingem tambm aqueles que, em outras condies, no podem escolher no mercado a hortalia mais apetitosa. Pois em meio a tanta produo, nada se perde. Mais uma poltica social adotada: os alimentos ao chegarem cooperativa, so selecionados. Os que apresentam melhor qualidade e aparncia, resultado dos cuidados com produo, colheita e ps-colheita, considerados classe A, so comercializados para os clientes j cadastrados. Mas os alimentos que no perdem em qualidade, mas sim em aparncia, so destinados doao para sete entidades. Por exemplo, a Legio da Boa Vontade LBV em Braslia,
Nosso Alho | maro de 2010

14

15

que toda quarta-feira, conta com o auxlio de Francisco dos Lodos, funcionrio da instituio, que em seus dias de folga se dedica ao recolhimento dos alimentos na cooperativa: Estou aqui como voluntrio, hoje no trabalho na LBV. Saio daqui com vinte e uma caixas cheias de alimentos. Estamos levando abobrinha, quiabo, limo, pepino, pimento e berinjela, que vo alimentar as crianas da creche e as pessoas que pedem comida. Toda vez fico grato e agradeo muito cooperativa por oferecer isso. Mesmo com todo o exemplo de persistncia, vontade e unio, o presidente da cooperativa nos lembra, muita coisa ainda precisa e pode ser melhorada. Mas caminhamos bastante at aqui e no podemos desconsiderar o que j conseguimos, conclui Maurcio.

MISSO: fornecer alimentos com qualidade, respeitando e satisfazendo consumidores, assegurando o desenvolvimento social e econmico da regio.

UMA TAREFA CUMPRIDA.


16
Nosso Alho | maro de 2010

CUSTO DE PRODUO NA CULTURA DO ALHO


Por Renato Mendes Secretrio ANAPA

Como j sabido, o alho est entre as hortalias de maior custo de produo no Brasil. Essa condio vem nos deixando, h muito anos, em desvantagem diante dos nossos concorrentes argentinos e chineses que sempre conseguiram um custo de produo menor que o nosso. Os argentinos cultivam o alho em solos muito frteis. Com altos nveis de fsforo devido ao solo, que durante milhes de anos, veem acumulando matria orgnica. Alm disso, utilizam a gua proveniente do degelo que chegam MG aos campos de alho sem 60% custo de bombeamento. A gua distribuda nos 50% campos pela irrigao em sulco que no exige tu- 40% bos, nem mesmo energia 30% 30% eltrica. 20% Quando comparamos 20% nosso custo de produo 10% 9% ao chins, a briga fica 0% 0% bem mais desigual. Na Vendem no "Rapa" Somente Toaletam China a mo de obra em sua maioria familiar e sabemos que as condies de vida dessas famlias so muitas vezes precrias. No Brasil, os insumos (adubos e defensivos) e a mo de obra so os maiores gastos na cultura do alho. Por isso o produtor vem h muitos anos buscando alternativas para minimizar esses custos. H mais de dois anos, o Sr. Lineu Tomazi vem fazendo uma pesquisa, por meio de entrevistas, no intuito de identificar as diferentes formas de se produzir o alho no Sudeste e Centro-Oeste do pas. Ano passado, eu tive a oportunidade de percorrer com ele alguns produtores do Centro-Oeste, onde conseguimos ver que existe uma grande tendncia do produ-

tor oferecer o alho mais barato ao mercado. Os dados coletados em sua pesquisa feita em 2009 mostram que na safra de 2008, 50% dos produtores de Gois e 13% dos produtores de Minas Gerais somente escovam o alho. Isso significa que o alho aps classificado passa por um processo de limpeza mais simples. Diferentemente do toalete, esse processo exige uma quantidade menor de mo de obra. Outra alternativa para se reduzir o custo preparar o alho no campo. Nesse caso, a cura e o corte ocorrem no campo e o alho GO transportado ao barraco sem as folhas e razes, reduzindo-se o custo 50% 48% de transporte. Quando o produtor opta por transportar o alho em rama 30% acaba transportando um produto bastante mi13% do com muitas razes e folhas o que encarece o produto final. Toaletam e Escovam Somente Escovam Quando se pensa em reduo de custos o produtor pode encontrar alternativas em algumas etapas do cultivo, mas com relao aos insumos as opes so poucas. Mesmo porque nos ltimos anos temos visto o aumento na incidncia de algumas doenas, o que nos leva a usar mais defensivos e uma adubao mais equilibrada no intuito de se obter plantas bem protegidas. Diante desse cenrio podemos dizer que no fcil abaixar o custo de produo, mas o produtor pode se organizar por meio de cooperativas/associaes que o ajudam na compra de insumos mais baratos, permitem a troca de tecnologias entre os produtores e tcnicos, alm de ajudar na hora da venda.

18

Nosso Alho | maro de 2010

ENTREVISTA

ALHO LIVRE DE VRUS


Por Mariana Leal

contaminao da semente do alho por vrus pode prejudicar em at 30% o potencial de produo da lavoura, dificultando aos produtores a manuteno da atividade e acirrando a grande competitividade frente a outros produtos. Com vistas a mudar esse cenrio e permitir uma produo de alta qualidade, uma pesquisa iniciada em 2005, coordenada por pesquisadores da Estao Experimental da Epagri em Caador/SC, com o apoio de extensionistas da Epagri de Curitibanos e parceria da ANAPA, visa a produo de sementes livres de vrus. A revista Nosso Alho entrevistou o engenheiro agrnomo Renato Luis Vieira, um dos responsveis pela pesquisa, j em estgio final.

NOSSO ALHO. A partir de quais necessidades se observou a importncia de uma pesquisa desse nvel? Este projeto de pesquisa foi motivado pela necessidade de colocar disposio dos produtores de alho, uma semente de alta qualidade para melhorar a competitividade dos mesmos frente aos alhos importados, principalmente da China e Argentina.

mente comum e que produz 10 toneladas de bulbos de alho por hectare, quando passar a utilizar a semente livre de vrus poder produzir at 13 toneladas por hectare, 3 toneladas a mais e sem aumento do custo. Inicialmente, ser dado prioridade aos produtores da Regio Sul. Na medida em que forem atendidas as demandas nessa regio, os produtores de outras regies sero atendidos. NOSSO ALHO. Como est sendo desenvolvida a pesquisa? um trabalho de pesquisa que compreende 4 etapas: a primeira delas consiste de ensaios a campo para selecionar os melhores clones (cultivares) que posteriormente sero submetidos limpeza de vrus. Esta primeira etapa fundamental para iniciar o trabalho j com o melhor material possvel.

na multiplicao massal das sementes em lavouras isoladas.

Quando a semente do alho infectado por vrus passa por processo de limpeza em laboratrio, nosso objetivo maior obter plantas sadias, livres de doenas, e com maior capacidade para produo de bulbos com melhor qualidade comercial. NOSSO ALHO. Quais so os principais objetivos a serem atingidos com a realizao da pesquisa? O objetivo principal do projeto da EPAGRI disponibilizar semente com melhor qualidade para o produtor e, dessa forma, tornlo mais competitivo no mercado de alho. Os produtores passaro a ser mais competitivos porque vo ter um aumento na produtividade das suas lavouras e, consequentemente, tero uma reduo no percentual de custos. Para exemplificar, podemos dizer que uma lavoura, onde usado se-

NOSSO ALHO. Em que estgio se encontra a pesquisa e como esto se apresentando os resultados? O projeto encontra-se na ltima fase. A Epagri selecionou um produtor, e atravs de um contrato de parceria este ir produzir anualmente 10 hectares de lavoura de semente livre de vrus. Os resultados obtidos at o momento esto dentro do esperado. Nossa meta produzir anualmente, a partir desta safra, 80 a 100 toneladas de semente de alho nobre livres de vrus. Mas bom salientar que o trabalho de limpeza em laboratrio constante, pois necessrio renovar a semente periodicamente. NOSSO ALHO. Em termos de produo e qualidade, o que produzido hoje e quais so as expectativas com a concluso da pesquisa? Nunca demais lembrar que o alho nobre produzido no Brasil no deve absolutamente nada, em termos de qualidade, ao produto importado de outros pases. Acredito que o principal problema do setor de produo de alho no Brasil ainda seja a baixa produtividade alcanada nas lavouras de algumas regies. No estado de Santa Catarina, por exemplo, a

Na segunda etapa, j no laboratrio, realizado uma sequncia de procedimentos: termoterapia das sementes das cultivares selecionadas (realizado em estufa 38C, durante 25 dias); retirada dos meristemas das sementes e cultivo desses meristemas em tubos de ensaio para produo das primeiras plantas matrizes. Numa terceira etapa, as plantas matrizes so mantidas por dois ciclos seguidos em telados, protegidas de insetos transmissores de vrus. Finalmente, a quarta e ltima etapa consiste
Nosso Alho | maro de 2010

20

Nosso Alho | maro de 2010

21

produtividade mdia das lavouras de 8 toneladas por hectare, no entanto, existem lavouras no Centro-Oeste do pas produzindo mais de 15 toneladas por hectare. Com a utilizao de sementes livres de vrus associada adoo de tecnologias adequadas de produo, acreditamos que o produtor catarinense poder alcanar, em mdio prazo, produtividade mdia em torno de 12 toneladas por hectare. NOSSO ALHO. Para o desenvolvimento da pesquisa, como a parceria com a ANAPA e qual a sua importncia? No a primeira vez que a ANAPA apia um projeto de pesquisa da Epagri envolvendo a cultura do alho. Alm do apoio na divulgao deste trabalho, a ANAPA contribui financeiramente para custear a pesquisa, e este apoio tem sido fundamental para atingirmos nossos objetivos. Imagens cedidas pelo pesquisador

Renato Lus Vieira Engenheiro agrnomo, Mestre em Recursos Genticos Vegetais Pesquisador da EPAGRI/Estao Experimental de Caador/SC revieira@epagri.sc.gov.br

Produtos Agropecurios Ltda.


Fertilizantes especiais - Defensivos agrcolas. Sementes de Milho, Sorgo e Hortalias. Linha completa para horticultura com assistncia tcnica personalizada. CEASA - DF (61) 3234-8485 www.vegetalweb.com.br Nosso Alho | maro de 2010

22

Nosso Alho | maro de 2010

23

ENTREVISTA
Por Mariana Leal

endo em vista a importncia de se divulgar trabalhos e aes que proponham mudanas e perspectivas no cenrio da agricultura brasileira, trouxemos uma entrevista realizada com o pesquisador Marcos Vincius Bohrer Monteiro Siqueira, que desenvolve seu projeto de doutorado no Laboratrio de Ecologia Evolutiva e Gentica Aplicada na ESALQ/USP sob a orientao da Profa. Elizabeth Ann Veasey. Sua pesquisa consiste na caracterizao, atravs de marcadores moleculares do tipo microssatlites, de acessos de razes e tuberosas. A partir do artigo intitulado Cultivos olvidados o subutilizados en Brasil publicado no III Congresso Colombiano de Horticultura, em setembro de 2009, realizado na cidade de Boyac, Colmbia, o pesquisador visa elucidar, sobre vrios aspectos, trs culturas importantes no Brasil: a mandioca, a batata-doce e o inhame. Considerando a afirmao de Marcos Siqueira, essas culturas constituem a base alimentar de muitas comunidades de baixa renda em inmeros pases tropicais e ainda assim so consideradas culturas rfs ou negligenciadas. No entanto, como muitos estudos apontam, a obteno de maiores dados genticos e polticas pblicas efetivas fazem-se necessrias para a conservao e melhor explorao das mesmas. NOSSO ALHO. Sabe-se que para a manuteno da agricultura tradicional no Brasil de extrema importncia que os produtores possuam um conhecimento aprofundado da atividade que realizam. Quanto mais dominarem terica e praticamente o campo de ao em que se situam suas culturas, tanto mais garantias tero da manuteno das mesmas e das possibilidades de ampliao e variedade de espcies cultivadas. Porm, essas atividades so preservadas sem o uso de tecnologias, apoio logstico e aes administrativas que visem promoes do setor Considerando que existem instituies que se dedicam pesquisa e melhoramento dessas culturas e, ainda assim, suas aes no integram as prticas agrcolas dos produtores e tampouco conseguem alterar o panorama da agricultura, de modo geral, seria possvel afirmar que estamos diante de um problema de gesto do conhecimento na rea? Certamente. Poderei ser atacado por isso, mas acredito que existe uma demagogia muito grande quando se fala em cultivos tradicionais, ou subutilizados, ou inexplorados. Em um pas com tamanha diversidade, infelizmente encontramos poucas instituies que investigam os cultivos usados na agricultura tradicional, sobretudo os ditos subutilizados. So culturas que no rendem dinheiro de forma imediata,
Nosso Alho | maro de 2010

muitas delas esto localizadas em regies de agricultura de subsistncia, e normalmente tem apenas a finalidade de alimentar as populaes locais. Porm, to grande a falta de conhecimento sobre as mesmas que naturalmente podemos acreditar que uma alta riqueza nessa agrobiodiversidade se encontra escondida. E no podemos pensar s na questo alimentar. Princpios ativos podem ser obtidos e novos tratamentos podem advir dessa explorao ainda pouco bem sucedida no nosso pas. O Brasil esteve sempre na cauda do cometa no que toca a iniciativas cientificas, porm o cenrio mudou muito. Novos doutores esto sendo formados e uma nova mentalidade que visa a conservao do patrimnio agro-

ecolgico est sendo gerada. A maioria das pessoas j consegue perceber a gravidade da perda de um animal que se encontra ameaado de extino, no entanto preciso chamar a ateno da sociedade que plantas cultivadas, quando abandonadas, podem entrar em risco de eroso gentica e desaparecer para sempre. Pessoalmente, tento ver isso de um ponto de vista microscpico, a perda desses alelos raros, e do ponto de vista macroscpico, o desequilbrio de um agroecossistema que se mantinha h anos. E os agricultores tradicionais sabem a importncia desses sistemas, e sabem como essas interaes acontecem. Esse conhecimento local tem sido enfatizado em inmeros estudos pelo mundo e, no Brasil, alguns sublinham a importncia de serem mantidos e preservados. Pela experincia do nosso laboratrio, vimos na regio de Ubatuba, por exemplo, que muitas variedades de inhame no tem sido mais plantadas, e nem substitudas. Outras culturas que tinham expresso em geraes passadas, hoje so apenas recordaes. Os motivos so muitos. A nova gerao no quer seguir os caminhos da roa e os que as mantm so proibidos de abrirem clareiras para novos plantios. Os agricultores mais velhos vo abandonando os espaos cultivados e os materiais vo sendo perdidos. dentro desse contexto que acredito que os centros de pesquisa no pas deviam se debruar, mapear essa eroso gentica, criar polticas concretas de preservao tanto desse conhecimento local como desses materiais, e explorar de

forma mais ampla esses cultivos marginalizados. NOSSO ALHO. Assim sendo, quais so as contribuies de sua pesquisa ou atividades em realizao para uma possvel alterao nesse cenrio? Ou, no seu entender, as dificuldades estariam situadas em outro ou outros pontos? A Prof Elizabeth Ann Veasey, coordenadora dos projetos em curso, desde 2003 vem estudando o inhame na regio do Vale do Ribeira, litoral de So Paulo e, mais recentemente, em outras regies brasileiras. O trabalho de dissertao de Eduardo Bressan configurou-se como indito em 2005 visto que abrangeu vrios acessos de inhame cultivados numa importante regio de agricultura tradicional. Deste trabalho, uma primeira imagem sobre a realidade gentica desta cultura com marcadores izoenzimticos possibilitou que em 2008 o laboratrio desse incio a um estudo mais aprofundado e abrangente. No momento usamos marcadores microssatlites e dentre diversas coletas realizadas por vrios
Nosso Alho | maro de 2010

estados do Brasil, queremos entender a amplitude da diversidade gentica desses materiais, onde esta se encontra localizada e de que forma. Sabe-se que existem mais de 600 espcies de inhame no mundo, mas so poucas, em torno de 10 a 12, as espcies comestveis. No Brasil quatro se apresentam como importantes na agricultura de subsistncia: o car de espinho ou car da costa (D. cayenensis), o car do ar ou car moela (D. bulbifera), o car roxo (D. trifida) e o car de So Tom (D. alata). Dentro deste projeto temos sublinhado a importncia dessas culturas. No momento, o inhame e a mandioca so o nosso enfoque, sendo que esses estudos vm sendo realizados em colaborao com outras instituies de pesquisa no Brasil. NOSSO ALHO. Quais foram as impresses geradas pela exposio do seu artigo no evento na Colmbia? A recepo no poderia ser melhor e o artigo escrito por mim e pela Profa. Elizabeth foi lanado no ltimo dia do evento, na terceira

24

25

apresentao no faziam parte das culturas alvo entre os palestrantes e auditrio. Essa situao foi bem diferente no Peru, onde participamos no maior evento de razes e tubrculos que se tem conhecimento. Nesse ltimo evento que reuniu 45 pases, consegui perceber que as ditas culturas marginalizadas tem um papel de destaque em centros de pesquisa de excelncia l fora, e que anualmente novas informaes so obtidas a partir delas, no s do ponto de vista alimentar, mas como j frisei, com fins tambm medicinais e at energticos. NOSSO ALHO. Que desdobramentos o seu trabalho de pesquisa tem tido e como voc o avalia projetivamente?

Apesar da dificuldade de se trabalhar com cultivos marginalizados, acredito que a equipe na qual me insiro tem feito um excelente trabalho. Temos obtidos auxlios financeiros aos projetos e bolsas de estudos, publicado artigos cientficos e participado em captulos de livros. A Prof Elizabeth Veasey como coordenadora da equipe, tem gerado um conhecimento importante no sentido de dinamizar os estudos de espcies cultivadas que fazem parte do rol das culturas ditas rfs. Temos tido fortes parcerias com o Instituto Agronmico de Campinas (IAC) e com a UNESP, o que nos permite agregar mais conhecimento sobre as espcies em questo. Acho que o prximo passo a meu ver criarmos

parcerias internacionais. No Centro Internacional da Batata (CIP), em Lima, tivemos a possibilidade de conhecer a equipe de geneticistas do CIRAD (Frana) que j tem uma longa tradio em estudos moleculares com inhame. Esperamos futuramente trocar informaes com esses pesquisadores. Na Universidade de Hohenheim, Alemanha, comeamos a estabelecer alguns contatos no sentido de projetarmos nossos estudos alm fronteiras. Se parcerias como essas se concretizarem, todos ganham, e mais completo ser o panorama gentico destas culturas com uma projeo at ento no desenvolvida. mvbms@esalq.usp.br Imagens cedidas pelo pesquisador

edio da Revista Colombiana de Horticultura. Apesar de o evento ter apenas trs anos, o empenho da organizao foi excelente e o ambiente era muito agradvel. A aceitao por parte do pblico foi to boa que acredito que a misso foi cumprida. Alm de ter apresentado vrias informaes sobre a mandioca, batata-doce e inhame (cultivos estudados no nosso laboratrio) apresentei os resultados obtidos de monografias, dissertaes e teses defendidas pela nossa equipe. Como referi comunicao social do evento, acho que alm do cunho cientfico que estas palestras se prestam, entendo que necessrio tambm alertar que essas espcies, que outrora eram to mais comuns, esto desapare-

cendo dos nossos hbitos alimentares e das nossas mesas. NOSSO ALHO. A partir da apresentao do atual cenrio da agricultura brasileira em relao s questes levantadas por voc, houve algum tipo de reao por parte dos setores envolvidos no assunto? A primeira questo colocada pela assistncia do Evento na Colmbia foi no contexto das doenas causadas ao inhame. Soube mais tarde que no norte desse pas existem plantios dessas tuberosas, no entanto, como de praxe, se o inhame marginalizado imagine a informao associada a ele. Mal chegando a USP tratei de estudar um pouco sobre as doenas em questo e por
Nosso Alho | maro de 2010

email enviei alguns trabalhos ao agrnomo colombiano que me questionou. A necessidade de uma multidisciplinaridade de conhecimento faz-se dever nesses casos e nem sempre temos respostas tcnicas mo. E sabemos por experincia de campo que h uma carncia muito grande de como tratar muitas doenas nessas plantas marginalizadas, e a que as universidades podem e devem gerar mais conhecimento, sobretudo dentro dos grupos que do assistncia tcnica aos pequenos agricultores. A verdade que os melhoristas de inhame esto se aposentando e h muito poucos jovens trabalhando com a cultura. Por outro lado senti que essas trs culturas da minha

DuPont Linha HF.


TM

Solues inovadoras para melhorar o dia-a-dia do agricultor.


DuPont Linha HF.
TM

Ajudando o agricultor a colher sucesso.


A Linha HF da DuPont Tomate, Batata, Uva e Cebola foi criada e desenvolvida para assegurar ao agricultor proteo para as suas culturas. Uma linha especializada de fungicidas e inseticidas com caractersticas e atributos diferenciados, que permitem o crescimento e o desenvolvimento da cultura, livre de pragas e doenas.

DuPont e voc. Ps no cho e olhos no futuro.

26

Faa o Manejo Integrado de Pragas. Descarte corretamente as embalagens e restos de produto.

Copyright 2009, DuPont do Brasil S.A. - Todos os direitos reservados. DuPontTM, Curzate BR, Midas BR, Equation, Manzate WG, Manzate 800, Kocide WDG, Rumo WG e Lannate BR so marcas registradas da DuPont. ViperTM 700: Marca registrada Iharabras S.A. Ind. Qumicas e distribudo pela DuPont do Brasil S.A. Grimectin: Produto registrado Rotam do Brasil Agroqumica e Produtos Agrcolas Ltda. e distribudo pela DuPont do Brasil S.A. Gallaxy 100 CE: Marca registrada Makhteshim Chemical Works Ltda. e distribudo pela DuPont do Brasil S.A. Ateno: Imagens meramente ilustrativas. Antes da utilizao, conra no rtulo e na bula quais produtos so especcos para cada cultura.

BATATA-DOCE
UMA CULTURA VERSTIL, PORM SUB-UTILIZADA
Jos Carlos Feltran Eliane Gomes Fabri

batata-doce produzida nas mais variadas regies do mundo, apreciada por milhes de pessoas em todos os tipos de clima: temperado, mediterrneo, tropical e subtropical. De acordo com dados da FAO (Organizao das Naes Unidas para Agricultura e Alimentao, 2007), a batata-doce cultivada em 114 pases. Cerca de 80% da produo est na sia, 1,5% na frica e 4% no restante do mundo. Apenas 1,5% da produo esto em pases industrializados como os Estados Unidos e Japo. A China destaca-se como o maior produtor mundial atingindo 85 milhes de toneladas/ano. No continente latino-americano, o Brasil o principal produtor, correspondendo a uma produo anual de 548.438 toneladas, obtidas em uma rea plantada de 45.597 hectares (IBGE, 2009). A batata-doce uma planta de grande importncia socioeconmica no Brasil, participa no suprimento de calorias e minerais na alimentao humana. Por ser uma fonte de alimento energtico e auxiliar na gerao de emprego e renda contribui para a fixao do homem no campo. Em nosso pas, a cultura da batata-doce tem sido cultivada, ao longo do tempo, de maneira emprica pelas famlias rurais de todas as localidades. cultivada em conjunto com diversas culturas. No Nordeste brasileiro visa alimentao das famlias, principalmente na primeira refeio diria, sendo utilizada na forma de razes cozidas, assadas ou fritas. Porm, nas outras regies do pas o hbito de consumo do brasileiro no inclui a batata-doce, diariamente ou semanalmente no seu cardpio. Isto se deve s caractersticas culturais de cada regio. Com o crescente xodo rural, grande parte do consumo de batata-doce foi e ainda vem sendo substituda por produtos de preparo facilitado e maior atratividade. H grande variabilidade fenotpica e genotpica na cultura, que se encontra disseminada em todo o

Brasil. Praticamente quase todos os estados brasileiros possuem seus prprios cultivares, que, em muitos casos, so meras duplicatas. Somente nos estados de Rondnia, Roraima, Amap, Tocantins e Mato Grosso do Sul, no houve registro de cultivo de lavouras comerciais, de acordo com dados do IBGE (2009). A regio Sul do Brasil a principal produtora com uma rea de 18.284 hectares, produo de 247.713 toneladas e um rendimento de 13,5 t/ha, representando 40,1% da rea colhida e 45,2% da produo nacional. O estado do Rio Grande do Sul, com uma rea colhida de 12.813 hectares, produo de 161.145 toneladas e rendimento de 12,6 t/ha o maior produtor do Sul e o primeiro produtor nacional. Seguida pela regio Nordeste, com uma rea de 21.044 hectares, produo de 184.093 toneladas e um rendimento de 8,7 t/ha, representando 46,2% da rea colhida e 33,6% da produo nacional. O estado da Paraba, com uma rea colhida de 6.257 hectares, produo de 56.214 toneladas e rendimento de 8,9 t/ha o maior produtor do Nordeste e o segundo produtor nacional. Percebe-se que a regio Nordeste possui a maior rea colhida com a cultura da batata-doce, seguida pela regio Sul. Porm, a regio Sul tem melhor produo o que faz com que ocupe o primeiro lugar no ranking nacional. A regio Sudeste segue em terceiro lugar no Brasil tanto para rea colhida, com 5.871 hectares, como para produo que de 94.861 toneladas. Apenas para rendimento por rea, que a regio Sudeste se destaca com rendimento de 16,2 t/ha, ficando a frente da regio Sul e Nordeste com rendimento 13,5 t/ha e 8,7 t/ ha respectivamente, de acordo com dados do IBGE (2009), a este fato podemos atribuir a melhor utilizao de tecnologia de produo pelos produtores, principalmente no estado de So Paulo. Na regio Sudeste o principal produtor o estado de So Paulo, com uma rea colhida de 3.433 hectares, produo de 55.335 toneladas e rendimento de 16,1 t/ha e o terceiro produtor brasileiro de batata-

doce, de acordo com dados do IBGE (2009). A regio da Alta Sorocabana a maior produtora no estado de So Paulo. Os principais municpios produtores so: Presidente Prudente com rea colhida de aproximadamente 1587 hectares, seguido pelos municpios de Pirapozinho, Duartina e Indiana, cada um com rea colhida de aproximadamente 256; 205 e 193 hectares respectivamente, de acordo com dados do LUPA/CATI/SAA (2009). Nesta regio a cultura da batata-doce tem sido muito utilizada como alternativa em reforma de pastagens, constituindo-se numa atividade agrcola de expresso junto a pequenos e mdios produtores rurais, justamente por tratar-se de uma explorao vegetal que apresenta fcil cultivo, baixo custo de produo, resistncia seca, pragas e doenas, possibilidade de mecanizao e por permitir a proteo do solo. Apesar do seu valor na estratgia de abastecimento alimentar no pas, a produtividade de batata-doce continua baixa. O que est associado a diversos fatores do sistema produtivo, entre os quais, sistema de plantio inadequado, cultivo com cultivares de baixo potencial produtivo, uso inadequado de ramas no plantio, plantio em solos de baixa fertilidade natural e baixo nvel tcnico dos agricultores familiares. Esta atividade possui grande importncia econmica e social para o pas, embora venha sendo utilizada quase que inteiramente para a alimentao, em sua forma natural. O investimento na cultura de batata-doce pequeno, e o principal argumento contrrio ao incremento de tecnologia a esta cultura que sua lucratividade baixa, fato este decorrente

do pequeno volume individual de produo, ou seja, a partir da implantao de culturas marginais. Desta forma, obtido um produto de baixa qualidade e que sofre restries na comercializao, tanto por parte dos atacadistas, com reduo de preos, quanto por parte dos consumidores ao refugar parte do produto exposto venda. Apesar de ser perene, cultivada como cultura anual e apresenta caracterstica de armazenar reservas nutritivas em suas razes, possuindo imenso potencial alimentcio e industrial. Em nosso pas, a cultura da batata-doce tem sido cultivada, ao longo do tempo, de maneira emprica pelas famlias rurais da Regio Nordeste do Pas, e tambm em outras localidades. Alm de rstica, de fcil manuteno, boa resistncia contra a seca e ampla adaptao, tambm uma das hortalias com maior capacidade de produzir energia por rea e tempo (kcal/ha/dia). Pode apresentar grande produo de matria-prima por unidade de rea, destaca-se ainda por possuir alto teor de vitamina C, vitaminas do complexo B, potssio, ferro, clcio e potencial de vitamina A, principalmente nas variedades com cor da polpa variando do amarelo ao alaranjado com altos teores de carotenoides - precursores de vitamina A, como o beta caroteno. Alimento energtico, ao ser colhida a batata-doce apresenta 85% de carboidratos, em mdia, e seu principal componente o amido. As razes apresentam teor de carboidratos variando entre 25% a 30%, dos quais 98% so facilmente digestveis. Suas razes so tuberosas e variam de formato, tamanho e colorao, conforme a cultivar e o ambiente em que so produzidas.

28

Nosso Alho | maro de 2010

Nosso Alho | maro de 2010

29

Possui diversas variedades cultivveis, para a mesa ou processamento industrial e ainda pode ser utilizada para a alimentao animal (variedades forrageiras). Apesar do encolhimento da rea plantada com a cultura, a batata-doce ainda detm o sexto lugar entre as hortalias mais plantadas no Brasil, ficando atrs somente em ordem crescente de importncia das seguintes culturas: cenoura, cebola, melancia, batata e tomate. Embora o consumo do produto parea dar saltos nos perodos de temperatura mais baixa, e principalmente por ocasio das festas juninas, as vendas quase sempre tm apenas pequenas alteraes do incio da safra, em abril, at o fim do ano. A batata-doce uma matria prima muito verstil, o elevado nmero de cultivares com caractersticas diferentes um fator que aumenta a potencialidade de uso industrial. As indstrias brasileiras utilizam as batatas de polpa amarela, creme ou salmo no preparo do doce Marrom-glac. O ideal seria utilizar cultivares de polpa alaranjada, pois evitaria a adio de corantes artificiais. Como matria prima industrial, as razes da batata-doce so utilizadas para extrao de amido, que empregado na indstria de tecidos, papel e cola. Alm destes, a batata-doce pode ser usada como matria-prima para obteno de produtos industrializados de maior valor agregado como farinhas pr-gelatinizadas, cereais pr-cozidos e snacks. As alternativas tecnolgicas permitem a industrializao da batata-doce obtendo-se produtos diferenciados que podem ser consumidos diretamente ou usados para compor formulaes alimentares que ne-

cessitem de reconstituio, oferecendo produtos de maior valor agregado e de melhor valor nutricional, um campo ainda a ser explorado pela indstria de alimentos brasileira. So exemplos de seu uso os que ocorrem em outros locais. No Peru, a farinha de batata-doce misturada farinha de trigo para o preparado do chamado Po-de-batata-doce. Em Manaus, produz a farinha de batata-doce semelhante farinha de mandioca e tem boa aceitao pelos consumidores. Uma alternativa de uso para a batata-doce a produo de biocombustvel, como o etanol. O rendimento da ordem de 130 a 160 litros de etanol por tonelada de razes, esta variao depende do teor de matria seca e principalmente de amido das variedades. A questo do uso de matrias-primas amilceas, com nfase para a batata-doce, na produo de biocombustveis no nova. Por volta de 1909 foi publicado estudo nos Estados Unidos, onde foram avaliadas variedades para produo de etanol. No Japo, a batata-doce foi utilizada como matria-prima para a produo de etanol durante a segunda guerra mundial, sendo utilizado como combustvel de avies e outros veculos. Na dcada de 1970, ainda o principal emprego da batata-doce era na produo de etanol, havendo os melhoristas japoneses desenvolvidos cultivares prprias para esta finalidade. No Brasil, em fins da dcada de 1970, a batata-doce foi utilizada como matria prima para a produo de etanol, porm a baixa produtividade de razes foi o fator restritivo para a recomendao desta como fonte alternativa para a produo deste biocombustvel.

A busca por novas variedades atendendo a diversas finalidades de uso (mesa e indstria) constante, neste contexto diversos pases mantm programas de melhoramento de batata-doce visando esta finalidade, inclusive o Brasil, por meio de diversas instituies de ensino e/ou pesquisa, pblicas ou privadas. Porm, gentipos interessantes para a produo de etanol provavelmente foram descartados nos programas de melhoramento, j que entre os critrios de seleo a aparncia visual e fatores ligados qualidade (formato, cor da pelcula, presena de veias, exudao de leite e gosto) tiveram grande importncia quando as variedades visavam atender o consumo de mesa e a indstria de doces. Por fim, ressalta-se que o plantio de batata-doce est ligado diretamente finalidade da produo, preferncia do mercado e do consumidor. Atualmente predomina o comrcio de razes de polpa branca ou creme e pelcula externa rosa, roxa ou branca nos grandes centros consumidores do pas. Porm, razes com pelcula externa amarela ou creme, com polpa amarela clara, salmo ou mesmo roxa como beterraba, tambm so encontradas nos diferentes mercados e regies. Alm de fundamental para a segurana alimentar a batata-doce pode fixar o homem no campo, e contribuir para gerao de emprego e renda.

Dr. Jos Carlos Feltran Pesquisador Cientfico Centro de Horticultura Instituto Agronmico de Campinas IAC/APTA

Dra. Eliane Gomes Fabri Pesquisadora Cientfica Centro de Horticultura Instituto Agronmico de Campinas IAC/APTA
Imagens cedidas pelos pesquisadores

30

Nosso Alho | maro de 2010

USO DE MARCADOR RAPD NO ESTUDO DA DIVERGENCIA GENTICA DE CULTIVARES DE ALHO


Jos Hortncio Mota Rovilson Jos de Souza

alho (Allium sativum L.) uma das hortalias mais importantes no Brasil, sendo cultivado na maioria das regies brasileiras e amplamente utilizado no preparo de refeies, nas quais seu aroma e sabor so muito apreciados. A importncia econmica da cultura do alho tem aumentado sensivelmente nos ltimos anos, no s pelo seu uso generalizado como condimento, mas tambm por algumas qualidades teraputicas que a ele so atribudas. No perodo de 1990 a 2008 houve um crescimento de 106% na produtividade brasileira de alho (FAO, 2009); porm, apesar desta situao, a produo brasileira ainda insuficiente para atender demanda interna. O Brasil possui uma grande quantidade de

Alho Cateto Roxo

Alho Amarante

cultivares de alho sendo que a maioria das cultivares de alho existentes no pas surgiu por mutaes somticas e por selees de caractersticas desejveis pelos agricultores. No mercado brasileiro h uma grande quantidade de clones, os quais apresentam diferentes denominaes regionais, acarretando dificuldades e, muitas vezes, caracterizaes dbias do mesmo material. Tal fato faz com que, na maioria das vezes, os alicultores adquiram material para plantio de baixa produtividade e baixa conservao ps-colheita. As pesquisas tm proporcionado resultados positivos para o incremento da produo, como por exemplo, na escolha adequada das cultivares para o plantio, limpeza clonal, aquisio e vernalizao dos alhos nobres, irrigao, ponto de colheita ideal, e o correto armazenamento, entre outros. No pas so utilizados comercialmente dois grandes grupos, sendo o primeiro denominado de alhos nobres e o segundo grupo, conhecido como de alhos seminobres. A separao entre e dentro dos grupos ocorre na maioria das vezes, com base em caractersticas morfolgicas; essas caractersticas levam certo tempo para se manifestarem, alm de sofrerem variabilidade das condies ambientais. Um outro grave problema da cultura do alho no Brasil a falta de produtores especficos de sementes de alho; tal caracterstica mais acentuada na peque-

na propriedade de cultivo de alho seminobre. Em contraposio, alguns produtores do Cerrado mineiro, como, por exemplo, os dos municpios de Santa Juliana e So Gotardo, possuem sementes de qualidade, uma vez que estes compram sementes de alho nobre obtidas por limpeza clonal, conseguindo um significativo aumento na produtividade. Portanto, a separao ou o agrupamento das cultivares de alho por meio de caractersticas morfolgicas, anatmicas ou moleculares apresenta grande importncia na indicao das cultivares mais adaptadas s diferentes regies. Lima (2001) relata que uma das maiores dificuldades para a conservao e o manejo racional das espcies vegetais consiste na carncia de informaes sobre os nveis e a organizao da variabilidade gentica em populaes naturais e bancos de germoplasma, j que a estrutura gentica de uma populao determina sua capacidade de resposta seleo natural e, ou artificial. Assim, a caracterizao da variabilidade gentica uma das primeiras etapas para que se possa organizar um programa de conservao ou melhoramento de qualquer espcie vegetal. Deste modo, marcadores moleculares tm sido utilizados com grande frequncia devido sua importncia e versatilidade na identificao e agrupamento de cultivares e, principalmente, na reavaliao dos bancos de germoplasma.

Alho Gigante Curitibanos

Alho Gravata

Os marcadores moleculares so considerados altamente eficientes quando usados como ferramentas auxiliares na separao de materiais muito semelhantes, em que os marcadores morfolgicos ficam dependentes das variaes ambientais, principalmente para a cultura do alho, devido similaridade encontrada entre cultivares de um mesmo grupo. No estudo da diversidade gentica entre e dentro de espcies vegetais, em especial as hortalias, a utilizao de marcadores moleculares tem sido crescente nas ltimas dcadas (SAKIYAMA, 1993). Entre os marcadores moleculares, a tcnica de RAPD (Random Amplification of Polymorphic DNA) apresenta vantagem sobre os demais marcadores por ser de fcil utilizao, requerer menor quantidade de DNA, gerar grande nmero de polimorfismo, ser de baixo custo e no ser influenciado por condies ambientais (FERREIRA & GRATTAPAGLIA, 1998). Em termos aplicados, as distncias genticas entre e dentro de populaes podem ser utilizadas para direcionar estratgias de cruzamentos especficos, otimizar procedimentos para a conservao de recursos genticos, detectar doenas genticas importantes e investigar paternidade, dentre outras aplicaes (TELLES et al., 2001). Com o objetivo de obter um maior conhecimento da distribuio da variabilidade gentica, Mota (2003), analisou, com o auxlio da tcnica de RAPD,

32

Nosso Alho | maro de 2010

Nosso Alho | maro de 2010

33

Alho Gigante Roxo

a divergncia gentica entre cultivares de alho dos grupos seminobre e nobre. No estudo, foram utilizadas doze cultivares, sendo seis do grupo seminobre e seis do grupo nobre. As cultivares nobres utilizadas foram: Chonan, Roxo Prola de Caador, Caador 30, Quitria 595, Contestado 12 e Caador 40, todas provenientes do estado de Santa Catarina, localizado na regio Sul do Brasil. No grupo das seminobres utilizaram-se as cultivares Gigante Roxo, Gigante Roxo, Amarante, Cateto Roxo e Gravat oriundas do banco de germoplasma da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Outra cultivar seminobre utilizada foi a cultivar catarinense Gigante Curitibanos, que pelas caractersticas morfolgicas apresenta exigncia climtica semelhante s cultivares tradicionalmente plantadas em Minas Gerais, no necessitando de vernalizao para plantio na regio Sudeste. A anlise de agrupamento das similaridades genticas foi realizada pelo mtodo UPGMA (Unweighted Pair Group Method with Arithmatic Mean). Houve a formao de dois grandes grupos pelo dendrograma. O primeiro grupo foi formado pelas cultivares nobres (Chonan, Roxo Prola de Caador, Caador 30, Quitria 595, Contestado 12, Caador 40). Essas cultivares tm em comum a necessidade de serem vernalizadas antes do plantio nas regies Sudeste, Centro-Oeste e em microclimas de baixas tempera-

turas na regio Nordeste. Outra caracterstica dessas cultivares que frequentemente apresentam o fenmeno do pseudoperfilhamento (que uma caracterstica indesejvel). O segundo grupo foi formado pelas cultivares seminobres (Gigante Roxo, Gigante Roxo, Amarante, Cateto Roxo, Gravat e Gigante Curitibanos) ou que no precisam de vernalizao para a formao do bulbo. Foram obtidas 66 estimativas de similaridade gentica entre as 12 cultivares de alho, com estimativa mdia de 47% e amplitude de 24% a 86%. As cultivares nobres formaram um grupo com 57,1% de similaridade e as cultivares seminobres, um grupo com 54,2% de similaridade. As cultivares nobres que so muito semelhantes em termos de parte vegetativa apresentam bulbos com timas caractersticas comerciais, sendo, porm, mais exigentes quanto aos fatores climticos fotoperodo e temperatura. Caractersticas comuns s cultivares nobres so uniformidade do bulbo, bulbos com tnica branca, bulbilhos com tnica arroxeada e ocorrncia de pseudoperfilhamento. Verificou-se que as cultivares so geneticamente distintas entre si, apesar das semelhanas fenotpicas. Confirma-se, portanto, que a tcnica de RAPD til para caracterizar geneticamente cultivares de alho, considerando a qualidade da amplificao e o nvel do polimorfismo entre as cultivares, servindo como auxlio para os programas de melhoramento.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS FAO. Food and Agriculture Organization. Statistical. Database FAOSTAT/ Agriculture, 2009. Disponvel em: <http://www.fao.org.br>. Acesso em: 03 fev 2010. FERREIRA, M.E.; GRATTAPAGLIA, D. Introduo ao uso de marcadores moleculares em anlise gentica. 3. ed. Braslia: EMBRAPA/CENARGEN, 1998. 220 p. LIMA, P.S.G. Divergncia gentica e efeito do nitrognio total no crescimento in vitro de ipeca [Pyschotria ipecacuanha (Brot.) Stokes]. 2001. 83 p. Dissertao (Mestrado Gentica e Melhoramento de Plantas) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, MG. MOTA, J.H. Diversidade gentica e caractersticas morfolgicas, fsicosqumicas e produtivas de cultivares de Allium sativum L. 2003. 66 p. 2003. 66 p. Tese (Doutorado em Fitotecnia) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, MG SAKIYAMA, N.S. Marcadores moleculares e as hortalias. Horticultura Brasileira, Braslia, v. 11, n. 2, p. 204-205, nov. 1993. TELLES, M.P.C.; MONTEIRO, M.S.R.; RODRIGUES, F.M.; SOARES, T.N.; RESENDE, L.V.; AMARAL, A.G.; MARRA, P.R. Marcadores RAPD na anlise da divergncia gentica entre raas de bovinos e nmero de locos necessrios para a estabilidade da divergncia estimada. Cincia Animal Brasileira, Goinia, v. 2, n. 2, p. 87-95, jul./dez. 2001. ROVILSON JOS DE SOUZA engenheiro agrnomo formado pela Universidade Federal de Lavras. Possui mestrado e doutorado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal de Viosa. Atualmente professor titular da Universidade Federal de Lavras. JOS HORTNCIO MOTA engenheiro agrnomo formado pela Universidade Federal de Uberlndia. Possui mestrado e doutorado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal de Lavras. Atualmente Professor do Ensino Bsico, Tcnico e Tecnolgico do Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia de Mato Grosso - Campus So Vicente.

Alho Gigante Roxo

34

Nosso Alho | maro de 2010

REGENERAO IN VITRO DE ALHO (Allium sativum L.)


Ana Elisa de Oliveira e Longo

m todo o mundo o alho (Allium sativum L.) se destaca como condimento de consumo in natura por suas caractersticas acentuadas de aroma e sabor. No Brasil o alho tambm ocupa posio de destaque, sendo cultivado principalmente por pequenos agricultores. A produo pequena e insuficiente para o consumo interno que vem crescendo a cada ano. Segundo o IBGE 2010, em 2009 a produo de alho foi de 88205 toneladas, em 2008 de 91649 toneladas com queda de 3800 toneladas. O pas importou em 2009, 68% do alho que consumiu. A propagao das cultivares feita atravs dos bulbilhos ou dentes e este tipo de multiplicao limita a variabilidade gentica e favorece a multiplicao, perpetuao e transmisso de pragas e doenas. Ferramentas biotecnolgicas so importantes no desenvolvimento de novas cultivares, adaptadas s condies brasileiras de solo e clima, com alta produo, qualidade de bulbos e bulbilhos (dentes) e resistentes a pragas e doenas. O Instituto Agronmico de Campinas (IAC) possui um banco de germoplasma que rene mais de 50 clones ou acessos avaliados ano aps ano e pertencentes aos trs grupos de alho (nobre, semi-nobre e comum). Como o alho uma espcie de propagao vegetativa, o programa de melhoramento gentico em vrios centros de pesquisas, visa aumentar a variabilidade gentica, induzindo mutaes, variao somaclonal por cultura de tecidos e engenharia gentica. O IAC desenvolve pesquisas principalmente no melhoramento clssico e na cultura de tecidos. A cultura de tecidos uma tcnica de manipulao in vitro de clulas, protoplastos, rgos e tecidos somticos vegetais. Consiste na criao de condies especficas quanto a meios de cultura contendo basicamente sais minerais, vitaminas, reguladores de cres-

cimento e acares alm do controle de ambiente. De forma que, a partir de pequenas partes ou segmentos da planta como: folhas, razes, ptalas, frutos e at mesmo clulas isoladas que so colocados no sistema in vitro, se restabelea a diviso, crescimento e diferenciao celulares, produzindo novamente uma planta completa. Para se desenvolver uma metodologia utilizando cultura de tecidos de forma a contribuir para o melhoramento gentico de alho h necessidade, em primeiro lugar, de se identificar os gentipos ou acessos que possuem essa capacidade de regenerar plantas in vitro. A literatura mostra que os fatores que mais influenciam a regenerao de plantas so o tipo de tecido ou explante, o gentipo e a combinao de reguladores de crescimento presentes no meio de cultura (FEREOL et al. 2002). Para encontrar as melhores combinaes de explantes, gentipos e meios de cultura, na presente pesquisa, foram avaliados os gentipos regenerativos dentre os clones de alho do germoplasma, do Instituto Agronmico de Campinas (IAC), testandose trs protocolos (procedimentos) a partir de pontas de razes e folhas (MARTN-URIDOZ et al., 2004; ILLG et al., 1983). Para explante de raiz foram utilizadas os clones: Assa 3702, Gigante de Curitibanos, Chins 4653 e Jonas. Para explante de folhas que foram divididas conforme a distncia da base do dente em: interna (mais prxima a base), intermediria e externa (mais distal a base) foram utilizados os clones anteriores, e Santa Catarina Roxo, So Jos, Do Reino de Araras, Santa Catarina Branco e Roxo Mineiro. Os clones Santa Catarina Branco e Do Reino de Araras no apresentaram regenerao in vitro em nenhuma combinao de meios de cultura e tipo de explante. Em nosso trabalho destacamos o melhor desempenho do clone Assa (semi-nobre), seguida pela Jonas (nobre vernalizado). Os clones Do Reino de Araras

e Santa Catarina Roxo no apresentaram resultados satisfatrios para regenerao in vitro (FIGURA 1). Quanto ao tipo de explante, observamos desempenho estatisticamente superior para folha interna do dente (sem pigmentao de clorofila), ao se considerar os trs tratamentos e todos os clones testados (FIGURA 2). Em comparao folha interna, o explante de raiz apresentou baixa taxa de regenerao e nenhuma diferena estatstica entre os clones, tratamentos e explantes avaliados, mostrando-se pouco responsivo s condies experimentais adotadas na presente pesquisa. Houve diferenas significativas entre os meios de cultura e clones quando o explante foi de folha interna (FIGURA 3). O clone Jonas apresentou melhor desempenho, seguido de Assa, Chins, Gigante de Curitibanos e Roxo Mineiro. Os clones Roxo Mineiro, Santa Catarina Roxo, Do Reino de Araras, So Jos e Santa Catarina Branca no apresentaram bom desempenho, sendo estatisticamente inferiores s anteriores. O clone Assa mostrou alta porcentagem de regenerao in vitro, quando foram adicionados ao meio de cultura os reguladores de crescimento 2,4-D, picloram e cinetina. Este mesmo clone no regenerou no meio com 2,4-D, NAA e 6-BA (FIGURA 4), evidenciando especificidade de resposta. Quando o meio foi constitudo 2,4-D, NAA e 6-BA, a melhor resposta foi da cultivar Jonas, seguida de Gigante de Curitibanos, Roxo Mineiro e Santa Catarina Roxo. Por outro lado, os clones Do Reino de Araras, Chins, Assa, So Jos e Santa Catarina Branco apresentaram baixo desempenho. O clone Jonas apresentou desempenho igual tanto no meio com 2,4-D, cinetina e IAA como no meio com 2,4-D, NAA e 6-BA, estatisticamente superior ao meio com 2,4-D, picloram e cinetina, que no regenerou in vitro (FIGURA 5 a). Quanto ao explante de folha, folha interna foi superior a intermediria, e folha externa no regenerou in vitro nos meios com 2,4-D, cinetina e IAA e com 2,4-D, NAA e 6-BA (FIGURA 5 b).

Figura 1. Porcentagem de regenerao para cada clone testado reunindo todos os tipos de explantes de folhas e tratamentos.

Figura 2. Porcentagem de regenerao para cada tipo de explante de folha reunindo todos os tipos de clones e demais tratamentos.

Figura 3. Porcentagem de regenerao para cada tratamento, especificamente para explante de folha interna, em cada clone testado.

36

Nosso Alho | maro de 2010

Nosso Alho | maro de 2010

37

Figura 4. Porcentagem de regenerao de alho para o clone assa. (A) para cada tratamento no explante de folha interna. (B) para os tratamentos a e b, para todos os tipos de explante de folha. Tratamento a: ms acrescido de 2,4-d 1 mg.L-1 + kin 2 mg.L-1 + iaa 2 mg.L-1. Tratamento b: ms acrescido de 2,4-d 1 mg. L-1 + picloran 1 mg.L-1 + kin 1 mg.L-1.

Tabela 1. Resumo da regenerao para tratamentos, explantes, e cultivares testados.

CONCLUSES: H respostas diferenciadas dos clones segundo o tipo de cultivar, meio de induo e explante utilizado para regenerao. O melhor explante regenerativo foi, sem dvida, o de folhas internas. Os tratamentos que mais obtiveram regenerao foram os meios com 2,4-D, cinetina e IAA e com 2,4-D, NAA e 6-BA, evidenciando a influncia de diferentes combinaes de reguladores de crescimento sobre cada tipo de explante e cultivar. As cultivares Do Reino de Araras e Santa Catarina Branco (ambos de ciclo precoces) no regeneraram in vitro, e pertencem ao grupo de alhos comuns. O clone Jonas obteve alta porcentagem de regenerao in vitro, e coincidentemente era o nico que pertencia ao grupo de alhos nobres que necessitam de vernalizao em plantios nas menores latitudes. Os demais clones testados, destacando-se a cultivar Assa que apresentou alta porcentagem de regenerao in vitro, eram do grupo de alhos semi-nobre, e todas regeneraram in vitro. Faz-se necessrio um estudo mais amplo, com mais acessos dentre os trs grupos de alhos para se poder identificar os clones com maior potencial de regenerao em diferentes meios de cultura e com diferentes tipos de explantes para assim ampliar as pesquisas de limpeza clonal e de seleo clonal a partir de mutaes somticas originadas no processo in vitro.
Imagens cedidas pela pesquisadora Ana Elisa de Oliveira e Longo Biloga Doutoranda especialista em cultura de tecidos de hortalias.

Figura 5. Porcentagem de regenerao para o clone jonas. (A) para cada tratamento, no explante de folha interna. (B) para os tratamentos a e c, para todos os tipos de explante de folha. Tratamento a: ms acrescido de 2,4-d 1 mg. L-1 + kin 2 mg.L-1 + iaa 2 mg.L-1. Tratamento c: ms acrescido de 0,03mg. L-1 de 2,4-d; 2,0 mg.L-1 de naa e 3,0mg.L-1 de 6-ba

Figura 6. (A) regenerao de planta a partir de folha interna do clone Assa 3702. (B) produo de calos (sem regenerao de plantas) em folhas intermedirias do cultivar jonas.

38

Nosso Alho | maro de 2010

Nosso Alho | maro de 2010

39

ALHO E PROBITICO COMO PROMOTORES DO CRESCIMENTO DE SUNOS


INTRODUO
Bianca Gomyde Ventura Cannizza

RESULTADOS E DISCUSSO

s tecnologias implantadas na suinocultura, como o melhoramento gentico, os novos tipos de instalaes, manejo, nutrio e mtodos de criao proporcionaram um grande desenvolvimento da produo, o que levou ao surgimento de doenas. Para que ocorra um melhor desempenho, os sunos devem estar sadios, principalmente no que diz respeito ao trato gastrintestinal, para que, dessa maneira, o animal aproveite todo o nutriente possvel ingerido na dieta. Devido aos riscos implcitos no uso de antibiticos como aditivos de raes, relatados por vrios autores, h interesse em se identificarem novos ingredientes que possam substituir os aditivos sem os riscos apontados e sem a perda da eficincia na produo de animais (FREITAS, 1992). Neste contexto, a presente pesquisa tem como objetivo estudar o potencial do alho e, ou, probitico como promotor de crescimento em raes para sunos, verificando o efeito do seu uso sobre o desempenho dos animais. O trabalho foi conduzido no setor de Suinocultura do Laboratrio de Zootecnia e Nutrio Animal do CCTA/UENF, localizado no Colgio Agrcola Antnio Sarlo", em Campos dos Goytacazes - RJ. Objetivouse avaliar o efeito do alho e probitico (Bacillus subtilis) utilizados em associao ou isoladamente como estimulantes do crescimento de sunos mestios na fase de crescimento visando substituio da utilizao de antibitico na rao como promotor de crescimento, para obteno de um produto crneo livre de resduos medicamentosos. Utilizaramse 48 sunos mestios (Landrace x Large White), sendo 24 fmeas e 24 machos castrados, com oito tratamentos e trs repeties. Os tratamentos utilizados foram: rao sem promotor de crescimento (rao basal); rao basal + 0,02% de antibitico; rao basal + 0,20% de alho; rao basal + 0,30% de alho; rao basal + 0,20% alho + 0,01% antibitico; rao basal + 15 ppm probitico; rao basal + 30 ppm de probitico; rao basal + 0,20% de alho + 30 ppm de probitico. O antibitico utilizado foi Furamizol N250 (nitrovin), o probitico foi Calsporin 10 (Bacillus subtilis), e o alho utilizado foi o comercial de consumo humano. O desempenho dos animais no foi influenciado pelos tratamentos. No foram encontradas diferenas significativas para nenhuma das variveis estudadas, indicando a ausncia de desafio sanitrio no manejo dos animais.

Na Tabela 1, so apresentados as mdias referentes ao CDR, GDP e CA de sunos na fase de crescimento. No houve efeito significativo dos tratamentos (P>0,05) em nenhuma das variveis estudadas VIEIRA (1993), considerando apenas os tratamentos com dietas que continham alho, observou um efeito quadrtico do nvel do alho na dieta sobre o ganho de peso, que permitiu estimar que o nvel de 0,15% de alho na dieta promoveria maior ganho de peso nos sunos. Em relao ao consumo de rao e ganho de peso, os dados observados esto de acordo com as observaes de SOHAIL et al. (2000), onde no foi encontrada diferena significativa para a avaliao de desempenho. Os resultados encontrados esto de acordo com FREITAS et al. (2001) que, estudando o alho como promotor de crescimento para frangos de corte, no obteve resultados significativos para o desempenho dos animais. No presente trabalho, o maior ganho de peso observado foi dos animais alimentados com a dieta basal, ou seja, sem promotor de crescimento, o que indica que pode no ter havido desafio sanitrio no

experimento e o nmero de sunos alojados pode ter sido insuficiente, quando comparado s populaes de sunos nas granjas comerciais, onde os desafios sanitrios so maiores e seria possvel observar respostas em relao ao uso de promotores de crescimento. Em relao converso alimentar, mesmo no sendo os resultados significativos para os tratamentos (P>0,05), observou-se uma melhor converso alimentar para os animais alimentados com os menores nveis de alho e probitico associados, do que quando utilizados isoladamente. Na Tabela 2, so apresentados os microrganismos encontrados nas amostras fecais no incio e no final da fase de crescimento de sunos alimentados com raes contendo diferentes promotores de crescimento. Observa-se que o tipo de contaminao do trato gastrintestinal por microrganismos no foi suficiente para reduzir o ganho de peso dos sunos que no receberam alho, ou probitico, ou antibitico. PAGANINI (2000), estudando sobre inibio competitiva em camas de aves, concluiu que houve reduo significativa na contagem bacteriana em camas de frango de corte tratadas com Bacillus subtilis, em relao ao grupo controle, proprocionando uma reduo na mortalidade, melhora na converso alimentar, reduo das condenaes no abatedouro, e melhora no ganho de peso.

Tratamentos CDR (kg) Controle Antibitico (0,02%) Alho (0,20%) 1 Alho (0,30%) 1 Alho (0,20%) + Antibitico (0,01%) Probitico (0,015 %) Probitico (0,03 %) 1 Alho (0,02%) + Probitico (0,015 %) CV (%) 1 1,915 1,872 ,818 0 ,569 0 1,746 1,993 ,894 0 2,109 1,05 1

Variveis GDP (kg) C 0,940 0,939 ,780 2 ,762 2 0,796 0,910 ,931 2 0,890 2,04 A 2,08 2,00 ,33 ,06 2,20 2,19 ,04 2,37 8,48

Tabela 1. Consumo dirio de rao (CDR), ganho dirio de peso (GDP) e converso alimentar (CA) de sunos em fase de crescimento, alimentados com dietas contendo alho, probitico e antibitico, adicionados, associados ou isoladamente, como promotores de crescimento

40

Nosso Alho | maro de 2010

Nosso Alho | maro de 2010

41

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ALMEIDA, R.F. (2000) O fim de uma era. Suinocultura Industrial, So Paulo, Fev-Mar. DESTRO, M.T., BACCHI, E.M., TAKANO, Y., RAIMUNDO, M.G.M. (2001) Os poderes do alho so incontestveis. Comunicao por internet, Departamento de Qumica, USP, So Paulo SP, Julho/2001. DONZELE, J.L.; COSTA, P.M.A.; SILVA, M.A.; MELLO, H.V. (1978) Utilizao do alho (Allium sativum L.) como estimulante do crescimento de sunos. Rev. Bras. Zootec., v.7, n.2, p. 196-207. FREITAS, R.; FONSECA, J.B.; SOARES, R. da T.R.N.; ROSTAGNO, H.S.; SOARES, P.R. (2001) Utilizao do alho (Allium sativum L.) como promotor de crescimento de frangos de corte. Rev. Bras. Zootec., 30(3): 761-765. HU, J.J.; YOO, J.S.H.; LIN, M.; WANG, E.J.; YANG, C.S. (1996) Protective effects of diallyl sulfyde on acetaminopheninduced toxicities. Food and chemical toxicology, v.34, p. 963-969. QUADROS, A.R.B.; KIEFER, C.; HENN, J.D.; SCARIOT, G.; BENDER, P. (2001a) Efeito do uso de probiticos sobre caractersticas quantitativas da carcaa de sunos. In: REUNIO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA,38, Anais...Piracicaba: Soc. Bras. de Zootec. p. 791-2. SOHAIL, S.S.; BRYANT, M.M.; VOITLE, R.A.; ROLAND, D.A. (2002) Influence of Calsporin on commercial leghorns. Journal of Applied Poultry Research, v.11,n.4,2002. p. 379-387, Win. VIEIRA, A.A. (1993) Alho como estimulante do crescimento e da eficincia reprodutiva de sunos. Tese (Doutorado em Zootecnia) Viosa MG, Universidade Federal de Viosa - UFV, 137 p.

Tabela 2. Isolamento e identificao dos microrganismos das fezes de sunos na fase de crescimento, alimentados com dietas contendo alho, probitico e antibitico adicionados, associados ou isoladamente, como promotores de crescimento
Dietas experimentais

Bloco

Controle

Antibitico (0,02%)

Alho (0,20%)

Alho (0,30%)

Microrganismo 1 2 3 Proteus 1 2 3 Enterobacter sp 1 2 3 Escherichia coli

Alho (0,02%) + Antibitico (0,01%)

Probitico (0,015 %)

Probitico (0,03 %)

Alho (0,02%) + Probitico (0,015 %)

IE FC IE FC IE FC IE FC IE FC IE FC IE FC IE FC + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + -

Salmonella sp

1 2 3

+ presente; - ausente; IE incio do experimento; FC final da fase de crescimento

CONCLUSES
Devido s boas condies de criao, manejo e sanidade da vara, o alho, o antibitico ou o probitico no promoveram efeito benfico no desempenho dos sunos. Recomenda-se um desafio sanitrio maior para outros estudos dessa natureza.

Bianca Gomyde Ventura Cannizza Zootecnista Mestre em produo animal biaventura@yahoo.com.br

Introduo e disperso do cultivo

Retrospectiva e avanos da cebolicultura brasileira na dcada de 2000


Paulo Csar Tavares de Melo Jos Maria Breda Jr. Roberto de Albuquerque Melo

riginria das regies montanhosas da sia Central, a cebola (Allium cepa L.) a hortalia condimentar mais difundida no mundo sendo consumida in natura, na forma de saladas, minimamente processada e industrializada em uma ampla gama de produtos. Em 2008, a cebola foi a terceira hortalia mais produzida em escala mundial, com 66,8 milhes de toneladas em rea de 3,7 milhes de hectares. China e ndia concentraram cerca de 43 % da oferta mundial. Esses pases tm elevadas produes devido grande rea plantada, porm, a produtividade mdia de 15,5 t/ha muito baixa. De outro lado, Coria do Sul, Estados Unidos, Espanha, Japo, Chile, Alemanha, Austrlia e Blgica integram o grupo de pases com produtividades mdias superiores a 45 t/ha, enquanto que a mdia mundial ao redor de 18 t/ha. O Brasil o 8 produtor de cebola, participando com cerca de 2 % da oferta mundial e responde por 36 % da produo sul-americana. No agregado, Brasil, Argentina e Peru produzem 73 % da cebola da Amrica do Sul. O trio batata, tomate e cebola representa as hortalias de maior importncia socioeconmica do Brasil. As estimativas de produo para a safra 2009 de cebola indicam 1.373.275 t em uma rea de 64.011 ha e rendimento de 20,4 t/ha. O valor bruto da safra foi estimado de US$ 576 milhes/ano. A cebolicultura do Brasil atende majoritariamente o mercado interno, sendo que uma pequena parte da produo exportada. Sob o ponto de vista social, a cebolicultura se caracteriza como tpica atividade de pequenas e mdias propriedades de natureza familiar, principalmente no Sul e no Nordeste brasileiro. O consumo de cebola em torno de 6 kg/habitante/ano considerado baixo se comparado com o da Turquia (17,8 kg), Argentina (11,7 kg), China (11,7 kg) e Estados Unidos (10,0 kg). A rigor, o consumo de cebola no pas mantm-se inalterado h vrios anos e tudo indica que isso seja devido, em grande parte, predominncia de cultivares nacionais de alta pungncia.

Os imigrantes aorianos que se estabeleceram na zona litornea do Rio Grande do Sul a partir de meados do sculo XVIII, foram os responsveis pela introduo da cultura da cebola no Brasil. Das cultivares introduzidas a partir dessa poca, originou-se por seleo emprica o complexo varietal constitudo pelas populaes Baia Periforme e Pera Norte. A partir de 1938, no Rio Grande do Sul, foram iniciados os trabalhos pioneiros de melhoramento gentico de cebola utilizando populaes dos tipos Baia Periforme e Pera Norte mantidas pelos produtores, as quais exibiam elevada variabilidade para diversos caracteres. A diversidade gentica desse germoplasma permitiu a obteno de inmeras cultivares adaptadas s diferentes latitudes das regies de cultivo de cebola do pas, que se sobressaem pelo maior nvel de resistncia a doenas e melhor conservao dos bulbos ps-colheita. Vale ainda ressaltar que as cebolas do tipo Crioula, tpicas da zona ceboleira catarinense, so resultantes do cruzamento entre populaes dos tipos Baia Periforme e Pera Norte. O processo de desenvolvimento de novas cultivares essencialmente nacionais contribuiu sobremaneira para a disperso da cultura da cebola no pas. As zonas de produo de cebola esto distribudas nas regies Sul, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. A oferta estimada para a safra 2008 indica produo de 455.877 t (42,9 %) para o Sul (RS, SC e PR), 272.400 (25,8 %) para o Nordeste (PE e BA), 269.007 t (25,3 %) para o Sudeste (SP e MG) e 64.025 t (6,0 %) para o Centro-Oeste (GO). A oferta conjunta de Pernambuco e Bahia a maior do pas, totalizando 272.400 t que corresponde a cerca de 26,0 % da produo nacional. Os Estados de Santa Catarina, So Paulo e Rio Grande do Sul, com 243.500 t, 194.913 e 111.877 t, respectivamente, no conjunto, concentram 51,9 % da oferta nacional.

Em a Histria do Rio Grande do Sul (2003), M. Flores relata que: Os aorianos desde 1752 plantavam trigo, tabaco, algodo, centeio, cevada, milho, arroz, alpiste, legumes, melancia, cebola, mandioca, cana-de-acar, conforme informaes de Aires de Cazal, de Manoel Antnio Magalhes e do general Bhm, dando capitania a fama de celeiro farto. Estimativas da Associao Nacional dos Produtores de Cebola (ANACE) Dados da oferta nacional de cebola para a safra 2008/2009, Ituporanga, SC. 3 CAMARGO FILHO, W. P.; ALVES, H. S. Produo de cebola no MERCOSUL: aspectos tecnolgicos e integrao de mercado no Brasil e Argentina. Informaes Econmicas, SP, v. 32, n. 5, p. 7-17, 2005. VILELA, N. J.; MAKISHIMA, N.; OLIVEIRA, V. R.; COSTA, N. D.; MADAIL, J. C. M.; CAMARGO FILHO, W. P.; BOEING, G.; MELO, P. C. T. Desafios e oportunidades para o agronegcio da cebola no Brasil. Horticultura Brasileira, v. 23, n. 4, p. 1029-1033, 2005. 4 SANTOS, J. R. Anlise do processo de especializao produtiva e da crise do sistema de produo de cebola em So Jos do Norte RS. Sinergia, v. 11, n. 2, p. 53-65, 2007.

O MERCOSUL e as novas fronteiras de produo As consequncias da integrao do Brasil ao MERCOSUL sobre a produo e o abastecimento de cebola no Brasil j foram analisados em artigos de especialistas na rea de economia agrcola3. O fato que esse perodo acarretou o rearranjamento da produo de cebola no pas e estabeleceu maior competitividade entre as diferentes regies produtoras4. At a dcada de 1980, o mercado brasileiro era abastecido por cebola produzida no pas. As importaes ocorriam esporadicamente quando havia frustrao de safras que poderia comprometer o abastecimento interno. No entanto, a partir de meados da dcada seguinte, quando a alquota de produtos importados do MERCOSUL foi zerada, o mercado interno passou a ser abastecido pela produo nacional e pelo produto importado, majoritariamente da Argentina. A rigor, aps a integrao do Brasil ao MERCOSUL, verificou-se uma ntida dicotomia entre as zonas tradicionais e as novas fronteiras de produo de cebola. Estas comearam a ser estabelecidas a partir dos anos 1980 em So Gotardo (MG), Chapada Diamantina (BA) e Cristalina

44

Nosso Alho | maro de 2010

Nosso Alho | maro de 2010

45

60

60

Transio tecnolgica do cultivo em So Jos do Rio Pardo Uma das zonas ceboleiras mais tradicionais do Brasil est situada na regio de So Joo da Boa Vista, maior plo produtor de cebola do Estado de So Paulo com rea estimada, em 2009, em 5.894 ha. Entre os municpios que integram essa regio, So Jos do Rio Pardo o que concentra a maior parte das lavouras (44 %). A produo baseada em quatro sistemas
23

50 Produtividade mdia (t/ha)

40

36,6 27,8

30

de cultivo: a) convencional, com formao de mudas e transplantio; b) semeadura direta com mquinas de preciso; c) plantio direto na palhada e, d) cultivo de bulbinho. A semeadura se inicia em fins de fevereiro e se estende at abril; a colheita ocorre de fins de julho a outubro. Uma pequena parte da produo feita no vero com semeadura realizada entre dezembro e janeiro. O sistema convencional o predominante na regio sendo empregado em 50,6 % da rea total cultivada em 2009 (Tabela 3; Figura 2).

20

Tabela 1. Brasil: produo (t), rea (ha) e produtividade (t/ha) da cultura da cebola nas dcadas de 1990 e 2000.
18,5 11,2 17

Ano 1990 1991 1992

Produo 869.067 887.728 895.951 928.704 1.020.035 940.537 897.643 881.134 838.232 988.658 914.718

rea 74.646 76.666 76.289 71.910 81.638 74.676 69.838 67.763 67.745 66.169 72.734

Produt. (t/ha) 11,6 11,5 11,7 12,9 12,4 12,5 12,8 13,0 12,3 14,9 12,6

Ano 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 Mdia

Produo (t) 1.156.332 1.050.348 1.222.124 1.194.352 1.157.237 1.098.790 1.174.746 1.312.020 1.299.815 1.373.275 1.204.502

rea (t/ha) 66.505 63.929 68.869 68.220 58.611 56.891 57.209 62.885 63.639 64.011 63.076

Produt. (t/ha) 17,3 16,4 17,7 17,5 19,6 19,4 20,5 20,8 20,4 21,4 17,4

10

GO

MG

SP

BA

SC

RS

BRASIL

1993 1994 1995 1996 1997

Figura 1. Mdias de produtividade verificadas nos anos 2000 nos principais Estados produtores de cebola do Brasil.

(GO) e se consolidaram nas dcadas de 1990 e 2000. Tais reas esto situadas em altitude acima de 1000 m e possuem condies agroecolgicas altamente favorveis ao cultivo da cebola e o relevo plano facilita a mecanizao das operaes de manejo cultural. Alm disso, os produtores encaram a atividade com mentalidade empresarial com produo em larga escala e investem em tecnologia visando obteno de alta produtividade a baixo custo. Nessas regies onde predomina o uso de hbridos de alto potencial produtivo e de outros insumos modernos, os cultivos so irrigados com piv central, plantados pelo sistema de semeadura direta usando mquinas de preciso com alta densidade de semeadura. A produtividade mdia nessas reas de 60 t/ha enquanto a mdia nacional, no quinqunio 2005-2009, foi de 20 t/ha. A Figura 1 mostra, de forma ntida, as diferenas entre as mdias de produtividade dessas reas e as das zonas tradicionais na dcada de 2000. Da mesma forma, observando os dados da Tabela 1, verifica-se que

houve, no contraste entre as dcadas de 1990 e 2000, uma reduo de 13,3 % na rea cultivada, enquanto a produo aumentou em 31,7 % e produtividade foi 37,8 % maior. A rigor, esse expressivo ganho de rendimento no perodo considerado no pode ser creditado exclusivamente s novas fronteiras. Analisando por outro ngulo, o MERCOSUL representou, na verdade, um estmulo para o setor produtivo das zonas ceboleiras tradicionais introduzir mudanas tecnolgicas nos seus sistemas de cultivo e, com isso, melhorar a sua competitividade. Por conseguinte, os avanos conquistados podem tambm ser atribudos aos investimentos na melhoria da tecnologia de cultivo realizados pelos pequenos e mdios produtores das zonas tradicionais visando elevao do rendimento. Merecem destaque os avanos ocorridos em Santa Catarina, Bahia e So Paulo e isso fica muito evidente quando se compara a produtividade mdia desses Estados entre as dcadas de 1990 e 2000 (Tabela 2).

Fonte: IBGE

1998 1999 Mdia

Tabela 2. Evoluo da produtividade mdia de cebola nos principais Estados em cinco diferentes quinqunios das dcadas de 1990 e 2000.

Estado* SP SC RS BA
Fonte: IBGE

1990 17,6 10,8 7,6 13,4 12,5 8,0 7,8

1995 22,2 10,3 7,8 13,6 14,0 8,9 12,7

Safra (t/ha) 2000 25,7 18,8 10,9 16,5 15,9 11,5 26,8

2005 28,2 20,4 14,0 21,3 17,6 13,6 30,0

2009 28,6 21,6 15,9 23,6 20,9 17,8 48,5

PE PR MG

*No IBGE no consta dados estatsticos sobre a produo de cebola no estado de Gois, cujo rendimento superior a 60 t/ha.

46

Nosso Alho | maro de 2010

Nosso Alho | maro de 2010

47

Figura 2. Mudas de cebola em formao (esquerda) e operao de transplantio de mudas em uma lavoura em So Jos do Rio Pardo, SP. Tabela 3. Sistemas de produo de cebola adotados em So Jos do Rio Pardo e regio, SP, 2009.

Sistema Convencional Bulbinho Semeadura direta Plantio direto Total

rea 1.570 700 680 150 3.100

Produo (t) 55.000 14.000 34.000 9.000 112.000

Produtividade (t/ha) 35 20 50 60 Mdia: 41

% Total da rea 50,6 22,6 21,9 4,8

Fonte: Cooxup Ncleo de So Jos do Rio Pardo, SP. 5 Em So Jos do Rio Pardo localiza-se um dos Ncleos mais abrangentes da COOXUP, cuja rea de ao engloba os municpios de Divinolndia, So Sebastio da Grama, ltobi, Casa Branca, So Joo da Boa Vista, Vargem Grande do Sul, Mococa, Tamba, Agua, guas da Prata, Esprito Santo do Pinhal, Santo Antnio do Jardim, Santa Cruz das Palmeiras, Santa Rita do Passa Quatro, Porto Ferreira e Descalvado. O Ncleo da COOXUP de So Jos do Rio Pardo atua basicamente no fornecimento de insumos para caf, hortifrutigranjeiros, cereais e pecuria. Atua ainda no recebimento e comercializao de caf e milho de seus cooperados. 6 O sistema de cultivo mnimo vem sendo implementado pelos mtodos de semeadura direta e transplante de mudas.

catarinense tem propiciado incremento de produtividade de 11,9 a 23,0 %. Esses resultados serviram de incentivo para que os tcnicos da COOXUP realizassem, em 2003, as primeiras experincias com esse sistema em So Jos do Rio Pardo7. O primeiro passo foi a aquisio, em Santa Catarina, de um rotocultivador chamado Rotocaster, que uma enxada rotativa modificada que realiza a abertura dos sulcos sobre a palhada de milho formada na entressafra da cultura da cebola. As mudas eram ento transplantadas nos sulcos espaados 45 cm entre si. De outro lado, o mtodo de semeadura direta na palhada foi empregado na mesma poca utilizando uma semeadora a vcuo de sete linhas (figura 3). O estande final dessa lavoura pioneira, estabelecida na Fazenda So Paulo, municpio de So Jos do Rio Pardo, foi de cerca de 800 mil plantas/ha e os resultados foram altamente satisfatrios em termos de produtividade e qualidade dos bulbos colhidos. Alm disso, foram observadas, como vantagens mais visveis do sistema, melhoria da estrutura do solo, aumento da infiltrao e reteno de gua no solo, reduo do escoamento superficial de gua, desenvolvimento vigoroso do sistema radicular das plantas e maior eficincia no manejo das plantas invasoras. As dificuldades, no entanto, logo surgiram entre os produtores, seja pelo tradicionalismo ou pela necessidade de investimento. Com efeito, por se tratar de tecnologia dinmica e inovadora, exige mudana de comportamento por parte do setor produtivo onde o imediatismo costuma prevalecer. O fato que, esse sistema, j consagrado em culturas de cereais, alm de planejamento antecipado, exige acompanhamento constante e adaptaes locais para que sua adoo seja bem sucedida e atenda s expectativas dos produtores.

7 O sistema de cultivo mnimo teve incio nos anos 1980 no Alto Vale do Itaja e na regio Serrana Catarinense, como alternativa ao sistema convencional de produo de cebola que contribui para o agravamento contnuo dos processos erosivos. Esse sistema usa uma prtica conservacionista e no agressiva ao meio ambiente fundamentada por trs princpios bsicos: cobertura do solo, rotao de culturas e revolvimento mnimo do solo.

Deve ser ressaltado que a iniciativa de melhorar os padres tecnolgicos da cebolicultura de So Jos do Rio Pardo, e com isso, alavancar os nveis de rendimento da cultura se deveu, em grande parte, ao corpo tcnico da COOXUP (Cooperativa Regional de Cafeicultores de Guaxup Ltda.)5. Em 1993 a COOXUP instituiu o Programa de Incentivo Produtividade e Qualidade da Cebola. Essa iniciativa no visava apenas premiar os melhores produtores de cebola, mas, principalmente, incentivar os cooperados a melhorar a qualidade e uniformidade do plantio, gerando ganhos de produtividade. De outro lado, foi disseminada, entre os participantes do programa, a ideia de que no adianta atingir altos rendimentos sem que exista preocupao com a preservao do meio ambiente. Nesse sentido, a busca por novos sistemas de cultivo como a semeadura direta e o cultivo mnimo ou plantio direto na palhada passaram a ser vistos como alternativas para ajudar no combate eroso, problema grave que vem degradando os solos dessa regio de relevo acidentado h vrias dcadas6. A escassez de mo-de-obra foi outro fator que contribuiu para alavancar as mudanas nos sistemas de plantio de cebola na regio. O emprego do sistema de cultivo mnimo em cebola no planalto
Nosso Alho | maro de 2010

Figura 3. Cultivo mnimo de cebola com semeadura direta na palhada em So Jos do Rio Pardo, SP.

48

Nosso Alho | maro de 2010

49

Os custos de produo dos sistemas de plantio direto na palhada e de semeadura direta so mais elevados do que o do sistema de cultivo tradicional. No entanto, a grande aceitao por parte dos produtores, sobretudo pelo sistema de semeadura direta, se deve economia de mode-obra, maior agilidade operacional, alm de representar uma real oportunidade para a elevao da produtividade. Desse modo, conseguese uma significativa reduo do custo por tonelada de bulbo produzido (Tabela 4).

Figura 4. Lavoura de cebola da cultivar hbrida Optima, estabelecida com semeadura direta em alta densidade na Fazenda So Paulo, municpio de So Jos do Rio Pardo, SP (esquerda); detalhe da capacidade de arranjo espacial dos bulbos na linha de semeio sobre os canteiros mostrando bulbificao altamente uniforme (direita).

Tabela 4. Custo de produo de acordo com o sistema de cultivo de cebola no municpio de So Jos do Rio Pardo, SP, 2009.

Operao Preparo do solo

Custo de produo (R$/ha) por sistema de cultivo Plantio Direto Semeadura direta Convencional 1.802,50 6.476,52 235,00 520,00 2.323,60 11.357,62 324,44 14,60 725,50 8.929,88 1.496,48 2.323,60 13.502,46 269,73 12,15 592,50 7.840,92 1.263,93 2.323,60 12.020,95 199,80 9,00

Para consolidar o emprego do plantio direto na palhada entre os cebolicultores da regio de So Jos do Rio Pardo necessrio desenvolver semeadoras que cortem a palhada eficientemente e que posicionem a semente na profundidade certa, distante do adubo, para permitir uma germinao uniforme; como a cebola uma cultura que no deixa, usualmente, quantidade de resduos para a manuteno do cultivo mnimo, torna-se crucial definir a sucesso de cultura mais adequada. Alm disso, essencial conhecer melhor a dinmica de nutrientes e da matria orgnica e estabelecer a densidade ideal de plantio. No obstante, tais dificuldades, tm crescido nos ltimos anos, o interesse dos produtores pelo sistema devido, principalmente, ao menor uso de mo-deobra e produtividade (60 t/ha) ser significativamente superior obtida no sistema de plantio tradicional (35 t/ha) (Tabela 3). Outro sistema que vem sendo adotado o de semeadura direta no local definitivo que j empregado em quase 100 % das lavouras de cebola nas novas fronteiras de produo. Na verdade, o sistema de semeadura direta foi introduzido em So Jos do Rio Pardo em 1982 por iniciativa de alguns produtores. Todavia, em virtude de uma srie de dificuldades, sobretudo, o controle de plantas invasoras e a falta de mquinas semeadoras de preciso, o sistema foi descontinuado. Somente em 2001 que os produtores da regio voltaram a se interessar por esse mtodo de plantio. Para o sucesso desse sistema, essencial um esmerado preparo do solo para a realizao da prtica de

encanteiramento e posterior semeadura com mquinas a vcuo de alta preciso. Com isso, ocorre a distribuio uniforme das sementes nas linhas e com alta densidade. O consumo de sementes de 3 a 4 kg/ha e a densidade de plantio ideal em torno de 900.000 sementes/ha. Em vista da boa capacidade de arranjo espacial que os bulbos possuem eliminase a onerosa operao de desbaste, ficando o estande final com 600.000 a 650.000 plantas/ha. O emprego de densidade de plantio de 900 mil a mais de um milho de plantas/ha tem propiciado resultados altamente promissores, com rendimentos acima de 80 t/ ha e bulbos com excelente padro de qualidade para o mercado (Figuras 4 e 5).

Insumos Formao de mudas Tratos culturais Colheita Total Custo por t Custo por saco (45 kg)
Fonte: COOXUP.

Perspectivas para a dcada de 2010 O balano da cadeia brasileira produtiva de cebola na primeira dcada do novo sculo mostrou que ocorreram avanos tecnolgicos importantes tanto nas zonas tradicionais como nas novas fronteiras. Em contrapartida, ficou patente que a integrao do Brasil ao MERCOSUL gerou uma efetiva integrao do mercado de cebola entre Brasil e Argentina, levando a um rearranjamento nos setores de produo e de abastecimento de ambos os pases. O cenrio que se projeta para cebolicultura brasileira na nova dcada que est iniciando enseja maiores avanos, destacando-se os seguintes aspectos pontuais: a) Ajuste dos sistemas de cultivo de modo a assegurar a sustentabilidade ambiental e a competitividade do agronegcio de cebola, especialmente para os pequenos e mdios produtores que so responsveis pela maior parte da produo no pas; b) Implementao de estratgias inovadoras de marketing focadas em novas formas de apresentao do produto ao consumidor final;
Nosso Alho | maro de 2010

Figura 5. Bulbos recm colhidos da cv. Optima de lavoura estabelecida com semeadura direta na Fazenda So Paulo, municpio de So Jos do Rio Pardo, SP, exibindo excelente padro de qualidade para o mercado quanto a formato, tamanho e uniformidade.

50

Nosso Alho | maro de 2010

51

Paulo Csar Tavares de Melo Presidente da Associao Brasileira de Horticultura (ABH) e professor do Dept de Produo Vegetal da USP/ESALQ, Piracicaba, SP. Email: pctmelo@esalq.usp.br.

Jos Maria Breda Jr. Engenheiro agrnomo do Ncleo da COOXUP, So Jos do Rio Pardo, SP.

c) Promoo de iniciativas visando segmentao varietal por meio do incentivo produo de cultivares de cebola de bulbos roxos, brancos e de cultivares de pungncia suave para atender os mercados interno e externo; d) Desenvolvimento de campanhas que visem ao aumento do consumo de cebola, enaltecendo suas qualidades como uma das hortalias com maior contedo de substncias funcionais capazes de prevenir doenas; e) Apoio a medidas voltadas expanso da produo de processados de cebola para abastecimento dos mercados interno e externo, constituindo-se em mais uma opo de gerao de emprego e renda para a cadeia agroindustrial da cebola; f ) Atuao mais efetiva dos rgos de assistncia tcnica, essencial, principalmente para os produtores das zonas tradicionais; g) Fortalecimento dos programas de pesquisa das instituies pblicas, que tm contribudo com o lanamento de muitas cultivares de polinizao aberta. Essas cultivares permitiram ganhos expressivos de produtividade especialmente, nas regies Sul e Nordeste, alm do aperfeioamento de sistemas de produo, manejo de adubao e de irrigao entre outros temas; h) Faz-se necessria uma organizao mais eficiente por parte do setor produtivo da cebola em mbito nacional, visando aumentar a competitividade do setor por meio da modernizao dos sistemas produtivos e de comercializao.

Agradecimento Roberto de Albuquerque Melo Engenheiro agrnomo, MSc e doutorando em fitotecnia no Dept de Produo Vegetal da USP/ESALQ, Piracicaba, SP. Ao engenheiro agrnomo Jos Maria Breda Jr. pelos subsdios e informaes que permitiram a elaborao desse artigo. Com entusiasmo, abnegao e competncia, ele tem contribudo para as transformaes que vem ocorrendo na cebolicultura de So Jos do Rio Pardo, SP.

52

Nosso Alho | maro de 2010

LEITURA R E CO M E N D A D A

Hortalias e Plantas Medicinais: Manual Prtico


Este manual tem por objetivo orientar o cultivo de hortalias, plantas medicinais, aromticas e condimentares, em pequenas reas. So apresentadas informaes prticas, como valor nutricional, valor medicinal, principais variedades, poca de plantio, semeadura e espaamento, calagem e adubao, irrigao, controle de pragas e doenas, entre outros aspectos. As recomendaes so direcionadas explorao de hortas em pequenas reas, de 1 a 10.000 m, onde possvel o manejo convencional, sustentvel e orgnico, destacando-se ainda as instrues sobre rotao de hortalias e controle alternativo de algumas pragas e doenas. Uma publicao do Instituto Agronmico de Campinas, por Paulo Espndola Trani, Francisco Antonio Passos, Arlete Marchi Tavares de Melo, Sebastio Wilson Tivelli, Odair Alves Bovi e Elosa Cavassani Pimentel. 72 pginas. Para adquiri-lo enviar cheque nominal FUNDAG, no valor de R$10,00 (dez reais), para o endereo: IAC - Setor de Publicaes, caixa postal 28, CEP 13012-970, Campinas, SP. Outras informaes: (19) 3231-5422 ramal 190 ou pelo e-mail: vendas@iac.sp.gov.br

As Virtudes do Alho
O alho uma das mais antigas plantas cultivadas e conservou at aos nossos dias as suas qualidades gastronmicas e virtudes teraputicas. O poder do milagroso e enigmtico alho ainda, sob certos aspectos, oculto e misterioso. Porm, desde sempre, esta planta assombrosa fez prodgios em infuses, xaropes, caldos, unguentos ou cataplasmas. Fique a conhecer a histria e a forma de cultivar e degustar o alho. Saiba como pode ser utilizado eficazmente em tratamentos e conhea os seus efeitos no organismo. E surpreenda-se com as receitas deliciosas base do alho porque a melhor forma de comprovar as suas virtudes experimentar. Uma publicao da Wook, por Genevive Pelletier. 120 pginas. Obtenha um desconto de 10% para a compra do livro, utilizando o Cdigo de vale compras: 2V4CFSQZ (vlido at 30-04-2010) Para usar este vale acesse www.wook.pt e aps ter adicionado ao cesto o livro As Virtudes do Alho, efetue o checkout, digitando o cdigo do vale no espao designado por "vale de compras" confirmando em seguida a sua encomenda. De imediato o ttulo mencionado assumir um desconto de 10%.

54

Nosso Alho | maro de 2010

Carne com molho bernaise e conserva de alho


Modo de preparo: Igredientes: 200g de contra fil 1 cebola 2 dentes de alho sal e pimenta 1 colher de manteiga ramos de alecrim fresco Molho: 1 tablete de manteiga 3 gemas 1 colher de vinho tinto seco 1 colher de vinagre Conserva: 1 cabea de alho com casca 6 colheres de sopa de acar 8 colheres de sopa de vinagre Carne: Corte o fil com uma espessura mais alta. Em uma panela, derreta um pouco de manteiga e coloque a carne. Tempere com alecrim e depois jogue o sal. Deixe grelhar. Molho: Em uma panela, derreta a manteiga. Em outra panela, em banho maria, coloque as gemas, sempre mexendo bastante para que ela no cozinhe, misture o vinho e o vinagre e continue a mexer. Adicione aos poucos a manteiga e bata at virar uma pasta. Adicione uma pitada de estrago. Conserva de alho: Em uma panela, derreta o acar. Adicione o vinagre e os dentes de alho com casca e deixe cozinhar por aproximadamente 15 minutos. Em um prato, sirva um fil, adicione o molho por cima e por fim, coloque um dente de alho. Est pronto.

Gostinho ( e cheirinho ) de alho...


O Chef Gabriel Aleixo, frente do programa Band Gourmet, promoveu uma semana inteira destinada a receitas feitas com alho. Um apetitoso programa de gastronomia, veiculado pelo Canal Bandeirantes, de segunda a sexta-feira, para 300 municpios no interior paulista e disponvel tambm na internet, que de 25 a 29 de janeiro, apresentou, a cada dia, uma receita especial com informaes adicionais e curiosidades sobre esse ingrediente essencial no cardpio. E, para fechar a Semana do Alho, Tatiana Monteiro, secretria executiva da ANAPA, participou do programa divulgando as principais informaes relativas produo nacional, s aes da associao e, claro, destacando todos os valores e benefcios que um bom alho brasileiro tem. Afinal, quem nunca antecipou um saboroso prato a partir do cheiro exalado pelo alho? Ento, aceite o convite e sirva- se vontade.

Crdito: Thyane Brito

O alho um ingrediente que, alm de muito saudvel e saboroso, tem a cara do tempero brasileiro. Ele a chave de receitas das donas de casa e, na alta gastronomia, o alho tem tomado diferentes formas de preparo para, principalmente, surpreender os comensais.
Gabriel Aleixo Nosso Alho | maro de 2010

Assista a entrevista no site da ANAPA

www.anapa.com.br
Assista a outras receitas
www.gabrielaleixo.com.br http://mais.uol.com.br/bandgourmet

56

Nosso Alho | maro de 2010

57

Responsabilidade Ambiental: uma ideia pode mudar o mundo

Parceiros

Rua Carlos Gomes, 690 - Santo Amaro - 04743-050 - So Paulo - SP Fone: (11) 2142-7373 | Fax: (11) 5687-1486 www.bandeirantesrefrigeracao.com.br

Produtos Agropecurios Ltda.


Fertilizantes especiais - Defensivos agrcolas. Sementes de Milho, Sorgo e Hortalias. Linha completa para horticultura com assistncia tcnica personalizada. CEASA - DF (61) 3234-8485 www.vegetalweb.com.br

Colaboradores

Universidade Federal de Uberlndia

Universidade de Braslia

Potrebbero piacerti anche