Sei sulla pagina 1di 2

assert

ROTEIRO PARA CRIAO DE MISSO e VALORES Misso:


Misso a traduo do comprometimento da empresa junto ao setor que atua. Define o negcio, delimita sua rea de atuao. A misso da Empresa representa a sua razo de ser, o seu papel perante o mercado e a sociedade como um todo. A misso deve responder o que a empresa ou a organizao se prope a fazer, e para quem. O enunciado da misso uma declarao concisa do propsito e das responsabilidades da sua empresa perante os seus clientes: Quem define a misso? O gestor, os colaboradores e os pblicos diretos (clientes, parceiros, fornecedores).

Por que a empresa existe?

O que a empresa faz?

Para quem?

A misso retrata a verdade de que o resultado da empresa maior do que a soma das partes do que feito.

Valores
Valores so princpios, ou crenas, que servem de guia, ou critrio, para os comportamentos, atitudes e decises de todas e quaisquer pessoas, que no exerccio das suas responsabilidades, e na busca dos seus objetivos, estejam executando a Misso, na direo da Viso. Os valores tambm podem ser vistos como um conjunto de crenas, ou princpios, que:
definem e facilitam a participao das pessoas no desenvolvimento da Misso,

Viso e dos prprios Valores; definem e facilitam a articulao da Misso, Viso e Valores; facilitam a colaborao entre os empregados; facilitam o comprometimento dos empregados com o mercado, e facilitam o comprometimento dos empregados com a comunidade e a sociedade.

O enunciado de cada valor deve ser curto. Os valores so inegociveis, e os mais perenes de uma empresa. O conjunto de valores define a regra do jogo, em termos de comportamentos e atitudes, devendo conter um subconjunto das respostas s perguntas abaixo: Como os colaboradores devem se portar, individualmente? Como os colaboradores se relacionam entre si? Como os colaboradores se relacionam com os clientes? Como a empresa trata seus clientes? Como a empresa faz negcios? Como nos relacionamos com a comunidade? Qual a nossa responsabilidade frente sociedade? Que valores, crenas ou princpios so importantes para a empresa fazer o que faz, para quem faz, e para o que ela quer se tornar?

Resumidamente, os valores:
Definem as regras bsicas que norteiam os comportamentos e atitudes de

todos empregados. So as regras do jogo para que, executando a Misso, alcancemos a Viso. So o suporte, o estofo moral e tico da empresa.

E finalmente, mas no finalizando: a construo de um conjunto de Misso, Viso e Valores, s til se a prtica do dia a dia, do presidente ao porteiro, mostra e demonstra ser esse o conjunto de regras que regem a conduta do pessoal da sua empresa. Caso contrrio, pura perda de tempo, pois se o que se diz e o que se prega, diferente do que se faz; a Misso, a Viso e os Valores tornam-se somente um apanhado de letras, caindo no vazio da rotina.

Potrebbero piacerti anche