Sei sulla pagina 1di 8

1.1.

Fadiga

Segundo ASM HANDBOOK (1996) a fadiga uma progressiva, localizada e permanente alterao estrutural que ocorre em materiais submetidos a repetidos ou flutuantes deformaes ou tenses nominais normalmente inferiores ao limite de escoamento em carregamento esttico do material. Os danos por fadiga so causados pela simultnea ao de tenses cclicas, tenses de trao e deformao plstica. A deformao plstica localizada resultante das tenses cclicas responsvel pela nucleao de trincas e as tenses trativas pelo crescimento destas trincas at que elas atinjam um tamanho que exceda a tenacidade fratura do material e o componente entre em colapso. Se qualquer uma das trs condies no estiverem presentes o componente no ir sofrer degradao por fadiga. BARSOM e ROLFE (1987) concordam com o conceito de fadiga descrito acima afirmando que a degradao de um componente por fadiga acontece quando este componente est submetido uma condio de carregamento flutuante. E consideram tambm que apesar da magnitude do carregamento sofrido pelo componente, em muitos casos, ser inferior ao limite de escoamento do material; tenses em elevadas magnitudes se desenvolvem em regies de concentrao de tenses, principal fator que acelera a degradao por fadiga. Condio que leva deformao plstica localizada com subsequente nucleao e crescimento de trinca por fadiga. Alm dos concentradores de tenses, diversos outros fatores tambm influenciam no comportamento em fadiga de um componente como, caractersticas metalrgicas, histrico de carregamento e condies ambientais em que o componente est submetido. De acordo com GODEFROID et al. 2009, a maior parte dos componentes estruturais esto submetidos carregamentos alternados ao longo do tempo. Sendo que exemplos de aplicaes onde esta condio comum so componentes de avies e veculos, pontes, equipamentos para movimentao de terra, eixos de mquinas, bombas e muitos outros. O nmero de ciclos sob carregamento flutuante necessrios para nuclear uma trinca por fadiga a vida de nucleao de trinca de fadiga. O nmero de ciclos necessrios para propagar esta trinca at um tamanho crtico a vida de propagao de trinca de fadiga. O somatrio dos ciclos das duas etapas anteriores a vida total em fadiga (BARSOM e ROLFE, 1987). Os estgios de nucleao e crescimento de trinca podem ser tecnicamente considerados como etapas distintas do processo de falha de um componente por fadiga. Isto ocorre devido ao fato de que condies que influenciam a nucleao de microtrincas normalmente no possuem nenhuma influncia no mecanismo de crescimento ou propagao de trincas por fadiga (SCHIJVE, 2001).

Quanto ao histrico de carregamento sofrido pelo componente, pode haver variao entre uma condio muito simples como a flutuao de tenso senoidal com amplitude e frequncia constantes (figura 3.10-a) at uma condio totalmente aleatria no que diz respeito flutuao da tenso e a frequncia dos ciclos (figura 3.10-b) (BARSOM e ROLFE, 1987; GODEFROID et al. 2009). A partir da figura 3.10-a, os principais parmetros para caracterizao do carregamento podem ser obtidos, sendo eles: a tenso mdia (m), a faixa ou intervalo de tenses (), a amplitude de tenses (a) e razo (R) entre as tenses mnimas e mximas (GODEFROID et al. 2009; CALLISTER, 2007).

(a) (b) Figura 3.10: Flutuao de tenso senoidal com amplitude e frequncia constantes (a) e flutuao de tenses com amplitude e frequncia aleatrios (b). Adaptao: CALLISTER, 2007.

Segundo ASM HANDBOOK (1996) o processo de falha por fadiga pode ser dividido em cinco estgios distintos: Deformao plstica cclica antes da nucleao de microtrincas. Nucleao de uma ou mais microtrincas. Propagao ou coalescncia das microtrincas para formar uma ou mais macrotrincas. Propagao de uma ou mais macrotrincas. Falha final.

SCHIJVE (2001) considera que estes cinco estgios podem ser agrupados em dois perodos distintos, o perodo de iniciao de trinca e o perodo de crescimento de trinca por fadiga. Conforme foi descrito anteriormente, esta diviso se faz devido aos diferentes

parmetros que influenciam na evoluo de cada um deles. A Figura 3.11 mostra como os estgios do processo de degradao por fadiga apresentados por ASM HANDBOOK (1996) esto distribudos nos dois perodos definidos por SCHIJVE (2001) e quais propriedades dos materiais quanto mecnica de fratura so determinantes em cada um destes perodos.

Figura 3.11: Relaes entre estgios e perodos da vida em fadiga e fatores relevantes. Adaptao: SCHIJVE, 2001.

Conforme pode ser observado na Figura 3.11, alm da diviso dos estgios relacionados degradao por fadiga em perodos distintos, a Figura 3.11 ilustra que o fator de concentrao de tenses (Kt) possui papel importante nos mecanismos de deformao plstica localizada, nucleao e crescimento de microtrincas enquanto que, o fator de intensidade de tenses (K), que se desenvolve agora na ponta da microtrinca, ser determinante no crescimento de macrotrincas. A falha completa do componente ir ocorrer quanto a trinca atingir tamanho tal que ultrapasse a tenacidade fratura (KC) do material (SCHIJVE, 2001; ASM HANDBOOK, 1996). 1.1.1. Deformao plstica cclica antes da nucleao de microtrincas Mesmo em componentes livres de concentradores de tenses, entalhes ou incluses como corpos de prova lisos para ensaios em laboratrios, microtrincas podem nuclear devido suficiente amplitude de deformao plstica cclica. Esta deformao plstica microscpica limitada um pequeno nmero de gros do material e ocorre preferencialmente na superfcie exatamente por possuir um dos lados livres ou em contato com o meio (SCHIJVE, 2001). Quando uma discordncia emerge na superfcie, um degrau de deslizamento com dimenso de um vetor de Burgers se forma. Se houver um carregamento inverso perfeito, este degrau ser anulado, mas devido ao fato de muitos planos de deslizamento estar ativos, isto praticamente

no acontece. SCHIJVE (2001), ainda completa que este degrau na superfcie ir interagir rapidamente com o meio, oxidando, por exemplo. Isto impede que o deslizamento na direo contrria acontea neste mesmo plano, normalmente sendo forado ocorrer num plano adjacente. O acumulo destes degraus de deslizamento em uma regio localizada leva severa alterao da rugosidade e a formao das chamadas intruses e extruses (ASM HANDBOOK, 1996). Um mecanismo simples apresentado na Figura 3.12, descrito por COTTRELL e HULL apud ASM HANDBOOK (1996) ilustra a formao de uma intruso e uma extruso a partir de dois planos de deslizamento que se interceptam.

Figura 3.12: Modelo Cottrell-Hull para formao de intruses e extruses a partir de dois planos de deslizamento ativos que se interceptam. Adaptao: ASM HANDBOOK, 1996.

Conforme a Figura 3.12 ilustra, inicialmente o componente possui superfcie plana (Figura 3.12-a). Mas ao ser carregado, inicialmente o plano um desliza e em seguida o plano dois, formando degraus na superfcie do corpo (Figura 3.12-b e 3.12-c). Quando o carregamento tem seu sentido invertido, os planos um e dois deslizam no sentido contrrio, formando uma intruso e uma extruso, respectivamente (Figura 3.12-d e 3.12-e) (ASM HANDBOOK, 1996). De acordo com ASM HANDBOOK, o termo banda de deslizamento persistente foi introduzido inicialmente por THOMPSON et al. Que, ao analisarem a superfcie de corpos de

prova lisos de uma liga Cu-Ni aps ser carregado ciclicamente, identificaram bandas de deslizamento. Estes corpos de prova foram polidos novamente para remover as bandas de deslizamento identificadas em suas superfcies e submetidos a carregamentos cclicos mais uma vez. Uma segunda anlise da superfcie mostrou que as bandas de deslizamento surgiram novamente no mesmo lugar, da o emprego do termo persistente. A deformao plstica em bandas de deslizamento produz intensa rugosidade superficial e isto geral para todos os metais. Rugosidade superficial em regies localizadas ocorre devido ao fato de certas regies serem ou se tornarem mais macias do que outras. Durante a deformao plstica cclica, um ciclo de endurecimento ou amolecimento pode ocorrer. Ligas monofsicas recozidas normalmente endurecem enquanto que ligas trabalhadas a frio amolecem.
1.1.2. Nucleao de microtrincas

De acordo com ASM HANDBOOK (1996), tem sido observado que a nucleao de trincas por fadiga se d em bandas de deslizamento, em contornos de gros, em partculas de segunda fase, em incluses ou nas interfaces de partculas de segunda fase com a matriz. O mecanismo que levar nucleao da trinca ser aquele que tiver condies mais fceis de ocorrer. ASM HANDBOOK (1996) ainda sugere que durante a deformao plstica cclica, discordncias tanto emergem na superfcie quanto se acumulam empilhando-se em obstculos. Se as discordncias emergem continuamente na superfcie mais rapidamente que empilham em obstculos ento microtrincas iro surgir na regio central de gros devido bandas de deslizamento que se formaram nestes pontos e eventualmente se tornaram trincas. Muitos tipos de obstculos podem causar o empilhamento de discordncias durante carregamento cclico, incluindo contornos de gros, incluses, filmes xidos e fronteiras entre domnios. O empilhamento de discordncias resulta no aumento da energia de deformao plstica. Quando a densidade de energia de deformao excede a duas vezes a energia livre de superfcie, uma condio de instabilidade ocorre que favorece energeticamente a nucleao de microtrincas (ASM HANDBOOK, 1996). Segundo ASM HANDBOOK (1996), o modo em que incluses influenciam na nucleao de trincas pode ser pelo trincamento inicial da incluso e seu prolongamento para a fase matriz. O tamanho das incluses possui papel determinante no mecanismo de nucleao de trincas por fadiga. A deformao plstica crtica para iniciar uma microtrinca est relacionada com a sensibilidade ao entalhe do material. Se o material altamente sensvel ao entalhe, ento

somente uma pequena intruso ou extruso suficiente para nuclear uma microtrinca por fadiga (ASM HANDBOOK, 1996). 1.1.3. Propagao e Coalescimento de microtrincas Saber exatamente a partir de que momento uma trinca que nucleou comea a crescer algo relativamente difcil de determinar devido ao fato de que uma microtrinca eventualmente j iniciou o processo de crescimento ou de coalescimento antes de alcanar um tamanho tal que possa ser detectvel (ASM HANDBOOK, 1996). De acordo com ASM HANDBOOK (1996), o nmero de microtrincas que se formam durante o processo de fadiga depende da amplitude de tenses ou deformaes cclicas na qual o componente est sujeito. Se a amplitude for elevada muitas microtrincas iro surgir e o mecanismo de crescimento delas ser por coalescncia atravs de contornos de gros. Quando a amplitude relativamente baixa o crescimento de microtrincas individuais dominante. SCHIJVE (2001) argumenta que uma microtrinca contribui para uma distribuio heterognea de tenses a nvel microscpico com um concentrador de tenses em sua ponta. O resultado disto que mais de um sistema de deslizamento poder ser ativado. Alm disso, se a trinca est crescendo para dentro do material na direo dos gros adjacentes, ocorrer uma crescente restrio ao deslocamento dos sistemas de deslizamento devido presena de contornos de gros. Simultaneamente a este fenmeno uma dificuldade crescente em acomodar o deslocamento dos sistemas de deslizamento em somente um nico sistema de deslizamento, ou seja, em planos cristalogrficos paralelos ir ocorrer. Isto deve ocorrer em planos de deslizamento em diferentes direes. A direo do crescimento da microtrinca ir ento ser alterada em relao orientao da banda de deslizamento inicial. Geralmente o crescimento da microtrinca nestas condies possui tendncia a ser perpendicular direo de carregamento (Figura 3.13).

Figura 3.13: Desvio da direo do crescimento de uma microtrinca. Adaptao: SCHIJVE, 2001.

1.1.4. Propagao de macrotrincas De acordo com ASM HANDBOOK (1996), a partir do momento em que uma trinca atinge um comprimento de alguns milmetros, o parmetro que ir governar a sua propagao ser o fator de intensidade de tenses (K) da mecnica de fratura linear elstica. K este que se desenvolve na ponta da referida trinca e pode ser descrito matematicamente pela equao 3.5.

(3.5)

Onde a diferena entre a tenso mxima e a tenso mnima, o comprimento da trinca e f(g) uma funo da geometria, das condies de carregamento e da taxa de crescimento de trinca do corpo de prova. Ainda conforme ASM HANDBOOK (1996), a taxa de propagao de trinca por fadiga (d/dN) tipicamente apresentada em um grfico com escalas logaritmas tanto na ordenada quanto na abscissa versus K conforme ilustra a figura 3.14.

Figura 3.14: Taxa de propagao de trinca por fadiga em funo do fator de intensidade de tenses. Adaptao: ASM HANDBOOK, 1996.

Conforme pode ser observado na figura 3.14 o crescimento de trinca por fadiga possui comportamentos que podem ser caracterizados em trs regimes distintos. A regio um caracterstica por conter o fator de intensidade de tenses limiar (K0) que representa um valor de K na qual abaixo dele a trinca no propaga. Alm disso, nesta regio a d/dN aumenta acentuadamente com o aumento do K a partir do valor do K0 at estabelecer um regime que obedece a relao de Paris. Outro parmetro que influncia no valor do K0 o fechamento da trinca. Conceito apresentado inicialmente por ELBER que estabelece que, para valores de K relativamente grandes, deformaes plsticas do material na ponta da trinca impem tenses compressivas na inverso do ciclo de carregamento, causando o fechamento da trinca antes das tenses trativas atingirem o valor zero (ASM HANDBOOK, 1996). Segundo ASM HANDBOOK (1996), a regio dois uma regio intermediria em que a d/dN obedece a relao de Paris descrita pela equao 3.6

(3.6)

Onde C e N so constantes. Por ltimo, a regio trs que caracterstica por apresentar altos valores de d/dN onde um fator de intensidade de tenses mximo (Kmax) aproxima-se de um valor crtico (Kc) para a falha esttica (ASM HANDBOOK, 1996).

Potrebbero piacerti anche