Sei sulla pagina 1di 6

Psicologia Hospitalar

O psiclogo na instituio hospitalar necessrio quando: (s.4, p.11 a 14) - Apenas os fatores anatmicos, fsicos e qumicos no so suficientes para justificar e tratar determinadas patologias. - O paciente no quer s ser visto e examinado como tambm escutado. - Os familiares precisam entender participar e compreender o processo que esta ocorrendo com seu familiar e qual a importncia de sua participao. - A equipe profissional sente necessidade de troca de informaes, tanto referente a doena quanto o doente. Manifestavam dificuldades de lidar com alguns pacientes e nem sempre podiam dar o melhor de s, no atendimento, devido a barreiras pessoais ou envolvimentos emocionais que podiam impedir na aproximao satisfatria com o paciente. - O sujeito doente sofre desequilbrio em uma das instancias bio-psicosocial e atravs da psicoterapia possvel restabelecer se equilbrio anterior existente. A hospitalizao e a atuao do psiclogo (s.9 e 10) - Minimizar o sofrimento provocado pela hospitalizao (objetivo principal s.14) - Amenizar a despersonalizao sofrida pelo paciente onde ele perde temporariamente sua identidade e passa a ser parte de uma organizao. Ex.quando o paciente identificado pelo leito ou doena e no pelo seu nome. - O individuo torna-se paciente e no agente. - No hospital no h privacidade entre o paciente e o medico (podendo haver interrupo a qualquer momento) - O adoecer interrompe a vida cotidiana (provisria/ temporria/ permanente) - Toda vez que o ser humano fica doente ele empresta aspectos psquicos a doena.

Recursos utilizados para o enfrentamento com relao ao adoecimento (s.11, Xerox separada) - Negao: nega a doena e a gravidade do seu problema - Isolamento: recusa-se a falar sobre a doena - Raiva: Por que eu? Por que comigo? Durante esse estagio faz exigncias reclamam e querem ateno integral dos profissionais e da famlia - Barganha: tenta negociar, geralmente com Deus, tenta encontrar uma soluo. - Depresso: impotncia, poucos recursos, desnimo - Aceitao: o momento que encontra PAZ e aceita o que esta acontecendo. Nesse momento a famlia que precisa de ajuda. Ganhos secundrios com a doena (s.12) Lado positivo da doena - Ateno - Carinho - Presena dos familiares - Ganhos materiais - Mimos - Outros. Objetivo da atuao do psiclogo ( s.12) - Avaliar o grau de comprometimento emocional do paciente, causado pela doena, tratamento e internao. - Contribuir para a diminuio dos medos bsicos, da ansiedade e da angustia. - Priorizar ou relativizar as dificuldades do paciente. - Fornecer suporte emocional ao doente para agilizar sua recuperao. - Facilitar a expresso de sentimentos e expectativas (angustia, insegurana, medos e fantasias)

- Fornecer apoio e orientao psicolgica, suporte afetivo e teraputico, a pacientes e familiares - Promover adaptao as novas condies geradas pela doena (fsica, afetivas, sociais ou ocupacionais)

Atuao do psiclogo hospitalar (s.18 p.59 a 62) -

A assistncia psicolgica numa organizao hospitalar direcionada ao paciente, a famlia e a equipe de profissionais. O psiclogo hospitalar tem um papel clinico social, organizacional e educacional. A rea de atuao abrange a psicologia preventiva e de tratamento. necessrio que o profissional crie condies, para que o paciente consiga refletir sobre o significado do seu adoecer. s vezes um dilogo ajuda o paciente a tomar conscincia dos seus problemas, buscando mais tarde um auxilio psicoteraputico. O profissional deve estar preparado para entender as dificuldades que o paciente pode apresentar quando, aps um perodo de hospitalizao prolongado, tiver receio de alta, ou sentir-se inseguro frente ao seu retorno ao meio social.

Dessa forma, a equipe devera ver o paciente como um todo, como uma unidade integrada, nos seus aspectos fsicos, psquico e scio econmico.

Atuao junto ao paciente (s.19, p.90) - D suporte emocional no momento do diagnostico - Esclarece duvidas sobre as doenas e seus tratamentos - Ajuda o paciente no enfrentamento da doena, incentivando o mesmo a participar de maneira mais ativa e positiva no tratamento. - Promove a adaptao do paciente no ambiente hospitalar - Trabalha com psicoterapia individual e em grupo auxiliando durante perodos de depresso e ansiedade

Atuao junto famlia (s.20, p.94, Xerox separada) - Auxilia desde o momento do diagnostico ate a resoluo. - Conscientizando-a da real situao do doente e da necessidade de tratamento ou hospitalizao. - Prepara a famlia para lidar com todas as mudanas que a doena acarreta, desde a mudana de comportamento at alteraes na rotina familiar. - Facilita a comunicao dos familiares com o paciente e com a equipe profissional.

Atuao junto a equipe profissional (s.21, p.96) - Ajuda a identificar o comportamento dos pacientes, treinando-os para lidar com situaes adversas. - Trabalha questes que geram angustia e estresse nos profissionais. - Auxilia a lidar com a morte e o morrer - Busca a conscientizao de todos os profissionais para o trabalho multiprofissional.

Atuao do psiclogo na preveno (s.22) -

Em campanhas de preveno e esclarecimento sobre a doena Na conscientizao sobre a importncia de hbitos saudveis Ajuda a populao a identificar e lidar com situaes estressoras. Atua junto aos funcionrios, a fim de contribuir para se evitar as doenas profissionais comuns em situaes de trabalho (LER e DORT)

Modalidades diagnosticas e assistncias (s.23) - Pronto atendimento psicolgico: avaliao e interveno em situaes de crise - Psicodiagnstico: modo de enfrentar a doena e o tratamento

- Interconsulta psicolgica: discusses clnicas da rotina com outros profissionais da equipe Avaliao neuropsicolgica: diagnostico de patologias neurolgicas a partir de outro quadro clinico - Psicoterapia breve: acompanhamento psicolgico individual ou grupal - Aconselhamento - Atendimento familiar: suporte psicolgico a familiares emocionalmente fragilizados em funo do quadro clinico de seu paciente

Programas Especiais (s.26) - Psicologia preventiva: amenizar os impactos - Psicoeducativos: voltados a pacientes ambulatoriais e internados, portadores de doenas crnicas. Ex. reeducao no modo de vida, alimentao, sono e hbitos saudveis - Assistncia psicolgica domiciliar: suporte emocional ao paciente crnico e familiar em domicilio.

Sade e Doena
A doena, o doente, o adoecer e a morte (p.41 a 50) - O homem sempre lutou contra a doena, e num sentido mais amplo, lutou contra a morte. - A doena surge como um inimigo que deve ser estudado, localizado e combatido. - A doena impede o individuo de trabalhar, de se divertir, tira-o do convvio familiar e dos amigos, isola-o. - A doena provoca, precipita ou agrava desequilbrio psicolgico, quer no paciente ou na famlia. - A luta contra a doena diferente, de acordo com a poca e a cultura.

- Cultura ocidental: a medicina cuida da doena e no o doentedualidade corpo-mente. - Cultura oriental: integrao entre mente e corpo - preciso entender que o ser nico e seu modo de existir e adoecer atende a caractersticas prprias, de maneira original, individual. - A experincia de estar doente sentida de uma forma sempre nica pela prpria pessoa. - Cada um vive a sua dor ( cada um possui um limear de dor) - Toda doena uma ameaa vida, e com isso, um aceno a morte. - Doena fsica: acompanhada de manifestaes na esfera psquica, ocasionando tambm alteraes sociais. - O homem o nico ser vivo que sabe, com certeza do seu ser mortal e do seu ter que morrer.

Potrebbero piacerti anche