Sei sulla pagina 1di 19

Freios

Um freio funciona graas ao atrito resultante do contato entre um elemento no rotativo do veculo e um disco ou tambor (polia) que gira com a roda. O atrito produz a fora necessria para reduzir a velocidade do automvel ao converter em calor que se dissipa no ar a energia mecnica do veculo. Durante muitos anos, a parte rotativa do freio constituiu num tambor ao qual podiam ser aplicados dois tipos de mecanismo de atrito: uma cinta exterior que se contraa volta do tambor ou sapatas interiores que se expandiam contra a superfcie interior do tambor. Um revestimento (lona) resistente ao calor, contendo amianto, estava fixo cinta ou as sapatas.

Os freios de tambor com expanso interior so ainda utilizados em grande quantidade de automveis; por vezes, apenas nas rodas traseiras, caso em que se recorre aos freios de discos nas rodas dianteiras. Nos sistemas mais atuais, o pedal do freio est ligado a quatro rodas, enquanto o freio de mo bloqueia apenas as rodas traseiras, a alavanca do freio de mo esta equipada com um sistema de serrilha que permite manter o automvel travado, mesmo quando se encontra estacionado. Os freios de tambor so desenhados e fabricados de modo que a chuva, a neve, o gelo ou as impurezas de estradas de terra, j que a umidade reduz, substancialmente, o atrito entre o revestimentos das sapatas e o tambor. Contudo, a blindagem que protege o tambor no estanque em caso de imerso na gua, pelo que, aps a passagem atravs de um pavimento inundado, o motorista dever aplicar o uso dos freios para que o atrito e o calor os sequem. O sobre aquecimento diminui, contudo, a eficcia dos freios de tambor e, quando excessivo, inutilizar para sempre as suas lonas. Pode tambm se suceder uma perda temporria de eficcia durante uma frenagem prolongada, tal como acontece numa longa descida. Os freios a disco esto mais expostos ao ar e dissipam o calor mais rapidamente do que os freios de tambor, sendo por conseguintes, mais eficazes em caso de sobre aquecimento ou utilizao prolongada. Na maioria dos automveis de elevada potncia, os freios de disco so utilizados, usualmente, somente nas rodas dianteiras.

Um freio a disco funciona como um freio de bicicleta, que constitudo por um bloco de frenagem de cada lado da roda, os quais as apertam. O freio a disco de um automvel tambm apresenta um par de placas de atrito, as pastilhas; estas, contudo, em vez de atuarem diretamente sobre a roda, atuam sobre duas faces de um disco metlico que gira solidrio com ela. O tempo que o motorista demora para parar o seu automvel depende da rapidez dos seus reflexos e do tempo necessrio para que os freios imobilizem o veculo. Durante o perodo de tempo em que o motorista reage ao estmulo cerca de dois teros de segundo na maioria dos casos -, o automvel percorre uma determinada distncia, a distncia de reao. O quadro mostra as distncias percorridas, durante os tempos de reao e de frenagem, por automveis de dimenses mdias, equipados com freios de 60% e 80% de eficcia e a uma velocidade de deslocamento de 50 km/h, 80 km/h e 110 km/h.

A eficincia dos freios devidamente regulados e em boas condies dever ser, pelo menos, de 80%; contudo, para obter as distncias de frenagem indicadas, os pneus devem aderir devidamente estrada. Normalmente difcil avaliar a possibilidade de aderncia ao pavimento apenas pelo aspecto deste e, por isso, sempre aconselhvel utilizar cuidadosamente os freios em condies de chuva ou gelo.

Teoricamente, o esforo de frenagem deveria ser distribudo entre as rodas dianteiras e as traseiras, de acordo com o peso que elas suportam. Esta distribuio varia de acordo com o modelo do automvel (de motor na frente ou na parte traseira do veculo, por exemplo), com o nmero de seus ocupantes e com a quantidade de bagagem. Contudo, em conseqncia da frenagem, uma parte do peso transferida para frente e acrescentada carga que esto sujeitas s rodas da frente, reduzindo-se assim a carga sobre as de trs. Quando se aplicam os freios a fundo, a transferncia de peso maior, tendendo as rodas de trs a bloquear-se, o que, freqentemente, provoca derrapagem lateral da parte de trs do automvel. Se as rodas da frente ficarem imobilizadas primeiro, o automvel deslocar-se- em linha reta, perdendo-se, contudo, o domnio da direo. Em pavimentos escorregadios, mais provvel que as rodas fiquem bloqueadas em conseqncia de uma travagem a fundo e, nessas condies, o motorista dever sempre utilizar cautelosamente os freios. Ao projetar o automvel, os engenheiros equilibram o efeito da frenagem entre as rodas da frente e as de trs, tendo em conta a distribuio de peso nas condies mdias de utilizao. Perda de rendimento O aquecimento excessivo dos freios, em conseqncia de frenagens repetidas ou prolongadas, pode provocar a perda da eficcia destes. O calor origina alteraes temporrias nas propriedades de frico do material utilizado nas pastilhas e nas lonas de freios, tornando estes menos eficazes medida que aquecem. Se um freio for sujeito a maiores esforos que os restantes poder perder mais rapidamente a sua eficincia, do que resulta uma frenagem desigual, capaz de provocar uma derrapagem. Os sistemas hidrulicos baseiam-se no fato de os lquidos serem praticamente incompressveis. Uma presso aplicada em qualquer ponto de um fludo transmitese uniformemente atravs deste. Um dispositivo de pisto e cilindro acionado por um pedal pode ser utilizado para gerar presso numa extremidade de um circuito hidrulico, num sistema de freios de um automvel. Esta presso do fludo pode assim mover outro pisto situado na extremidade oposta do sistema e acionar o freio. Em geral, a maior parte do esforo de frenagem atua sobre as rodas da frente, j que o peso do veculo deslocado para a frente quando os freios so acionados. Por conseguinte, so utilizados nos freios da frente os pistes de dimetro maior.

Em todos os automveis atuais, o pedal do freio aciona hidraulicamente os freios. A ligao mecnica por meio de tirantes ou cabos ou por meio de ambos est reservada para o sistema de freio de mo, normalmente utilizado apenas aps a parada do automvel. Um sistema hidrulico de freio apresenta vrias vantagens sobre um sistema acionado mecanicamente. silencioso, flexvel e auto lubrificado e assegura a aplicao de foras de frenagem automaticamente igualadas em ambos os lados do automvel. O pedal de freio est ligado, por meio de uma haste curta ao cilindro mestre. Quando o motorista pressiona o pedal, a haste faz mover o pisto no interior do cilindro mestre, empurrando o fluido hidrulico e forando-o, atravs dos tubos, passar para os cilindros do freio das rodas, que aciona os freios. Uma vlvula de reteno existente na extremidade de sada cilindro mestre mantm-se sempre uma ligeira presso no circuito dos freios, a fim de impedir a entrada do ar.

Quando se deixa de exercer presso sobre o pedal, o cilindro mestre entra em ligao com um depsito de onde o fludo flui pela ao da gravidade, o que no s compensa qualquer perda de fludo, mas tambm permite a sua expanso e

contrao devido s variaes de temperatura. importante verificar, de vez em quando, o nvel do fludo no reservatrio. Alguns automveis possuem circuitos hidrulicos independentes para as rodas da frente e para as de trs, tendo cada um dos circuitos o seu cilindro mestre. Assim, se ocorrer alguma falha de presso num dos circuitos, o outro continuar funcionando.

A fora exercida pelo motorista no pedal do freio aplicada ao pisto do cilindro mestre depois de multiplicada por efeito de alavanca e, em seguida, transmitida pelo fludo at aos pistes dos cilindros do freio, onde novamente multiplicada, em virtude de o dimetro destes ser superior ao dimetro do cilindro mestre. Neste diafragma, onde as dimenses aparecem aumentadas para melhor compreenso, o curso do pedal 3,5 vezes superior ao pisto do cilindro mestre que, por seu turno, 1,25 e 2,5 vezes maior do que os cursos dos pistes dos cilindros do freio. Assim, estes pistes aplicam uma fora maior percorrendo, contudo, um curso menor. Funcionamento conjunto dos cilindros A presso necessria para acionar os freios hidrulicos gerada no cilindro mestre. Uma haste, movida pelo pedal dos freios, obriga o pisto a avanar. O fludo passa ento atravs da vlvula de reteno e dos tubos para os cilindros do freio, onde os pistes, acionados pela presso, atuam sobre os freios. A presso de frenagem igual e simultnea em todas as rodas.

Fluido
O fludo utilizado nos freios um lquido sinttico que no ataca a borracha e, portanto, no danifica os vedadores dos freios. Como a borracha natural se deforma em contato com o leo, a graxa lubrificante, a gasolina ou outros produtos derivados do petrleo, no devem ser colocadas em contato com os vedadores de borracha natural dos sistemas hidrulicos. O leo dos freios tambm deve estar isento de gua. A maioria dos fabricantes utiliza um fludo que est de acordo com as normas ditadas pela sociedade americana S. A. E. (Society of Automotive Engineers). Estas exigem que o leo permanea quimicamente estvel a altas temperaturas, tenha um ponto de ebulio elevado e no ataque nenhuma pea de borracha ou metlica do sistema. Os manuais de instrues dos veculos indicam o fludo que deve ser utilizado. As classificaes dot diferenciam o ponto de ebulio do fludo, podendo este eboluir dependendo da umidade: Dot 3 284 a 401o. C Dot 4 324 a 414o. C Dot 5 324 a 468o. C Outro cuidado que deve ser tomado em relao ao fludo, quanto troca que dever ser feita uma vez por ano, j que este absorve a umidade do ar espontaneamente, contaminando o fludo. Alguns veculos tambm tm uma bia no reservatrio de fludo de freio que faz acender uma luz no painel quando o nvel est muito baixo.

Tambor
Um freio de tambor consiste num tambor de ferro fundido contendo um par de sapatas semi circulares. O tambor est ligado roda e gira solidrio com esta de tal modo que, quando o tambor diminui de velocidade ou pra, o mesmo acontece roda. O atrito necessrio para reduzir a velocidade do tambor provm da aplicao, pelo lado de dentro, de sapatas, que no rodam mas esto montadas num prato metlico fixo. Cada sapata constituda por uma pea curva de ao ou liga metlica leve coberta por um revestimento ou guarnio resistente ao desgaste (lona). Na maioria dos freios de tambor, as sapatas so pressionadas de encontro ao tambor de rotao, graas a um dispositivo articulado. Uma das extremidades de cada sapata est articulada num eixo, enquanto a outra pode ser movida por um excntrico ou pelo fludo de freios impelido sob presso para o interior dos cilindros do freio da roda e proveniente do cilindro mestre. Num dos sistemas hidrulicos, o cilindro da roda est fixo ao prato do freio e contm dois pistes que acionam as sapatas. Como alternativa, utiliza-se um s pisto no cilindro que pode mover-se no prato do freio. Quando os freios so aplicados, a presso do fludo atua uniformemente sobre o pisto e a extremidade fechada do cilindro, obrigando estes a separarem-se. Por sua vez, estas peas afastam as sapatas, de modo que as lonas se encostem no tambor. Molas de retorno, de chamada ou de recuperao, que se distendem quando as sapatas esto separadas, obrigam estas a retornar sua posio original, afastando-se do tambor ao cessar a presso exercida pelo motorista sobre o pedal dos freios. Quando duas sapatas tm o mesmo eixo de articulao, uma recebe a designao

de primria e a outra de secundria. Outra disposio consiste em articular sapatas separadamente em pontos opostos do prato do freio. Neste caso, atuam ambas como sapatas primrias quando o automvel se desloca para frente. A presso de contato entre a sapata primria e o tambor tende a ser aumentada, em virtude do atrito exercido pelo tambor em rotao, o que aumenta a fora de frenagem na roda. Uma sapata secundria, como tende a ser afastada do tambor, exerce uma presso consideravelmente menor do que a exercida pela sapata primria.

Uma disposio com duas sapatas primrias proporciona uma resposta aumentada presso exercida sobre o pedal devido ao efeito de reforo. Este sistema normalmente utilizado nas rodas dianteiras, devido ao excesso de peso exercido sobre a parte anterior durante a frenagem e ao fato de ser menos provvel a blocagem e conseqente derrapagem das rodas O sistema de duas sapatas primrias no conveniente para os freios das rodas traseiras s quais se aplica o freio de mo -, pois seria insuficiente para evitar o deslize do automvel quando estacionado numa subida; em marcha r as sapatas primrias atuariam com secundrias. Um sistema com uma sapata primria e uma secundria oferece uma soluo melhor e mais econmica para as rodas traseiras, j que a sua eficcia a mesma em marcha frente ou na r. Num outro sistema, denominado freio duo-servo, a sapata primria articula-se na secundria. Quando a sapata primria forada de encontro ao tambor pela

presso hidrulica, o arrastamento resultante da rotao deste transferido para a sapata secundria, que apertada contra o tambor. Revestimentos (guarnies, ou lonas) Os revestimentos do freio so fixados por meio de rebites ou colados s sapatas, aps o que a sua superfcie de trabalho retificada at aos limites adequados. So fabricados dois tipos de revestimento; tecidos e moldados. Ambos contm materiais semelhantes, entre os quais se inclui o amianto, sendo contudo diferente o seu processo de fabricao. Os moldados so mais utilizados.

Os automveis cujas rodas da frente esto equipadas com freios de disco que dispensam regulagem apresentam com frequncia atrs freios de tambor auto regulveis, que permitem s lonas manter-se a mesma distncia do tambor quando os freios no so aplicados. Num dos sistemas, uma roda de cremalheira constitui um dispositivo de regulagem: um linguete, ligado alavanca do freio de mo, engata na roda de cremalheira. Quando se aplica o freio de mo, as sapatas afastam-se e o linguete desliza sobre um dos dentes da cremalheira. Se as lonas estiverem gastas, o linguete engatar no dente seguinte. Quando se solta o freio de mo, o linguete volta posio original fazendo girar a roda cremalheira, que realiza a regulagem.

Disco
Um freio de disco consiste num disco macio de ferro fundido que roda solidrio com a roda do automvel. Uma parte do disco envolvida por uma caixa em forma de U a pina que contm cilindros e pistes, ligaes por tubos ao circuito hidrulico e pastilhas de frico que apertam o disco para abrandar a velocidade do automvel ou det-lo. Anis vedadores de borracha evitam a entrada de poeira e umidade nos cilindros onde se alojam os pistes. Como apenas uma parte do disco coberta pela pina, o disco mais facilmente arrefecido pelo ar do que o tambor de um freio, sendo a gua tambm mais rapidamente expelida. Uma chapa protege a lama a face interior do disco no coberta pela pina chamada de espelho. Quando se pisa no pedal do freio, a presso hidrulica obriga os pistes a deslocarem-se para fora dos cilindros e a comprimir as pastilhas de encontro s faces lisas do disco.

O disco expande-se com o calor, mas em vez de se afastar das pastilhas (como o tambor se afasta das sapatas), se aproxima. Os calos espaadores delgados chapas de metal cujos rebordos atuam como molas ajudam a manter firmes as pastilhas, tornando o sistema mais silencioso. As pastilhas so visveis, atravs de uma abertura existente na pina e podem ser facilmente substitudas quando gastas. Cada pastilha segura por duas hastes de reteno, ou cavilhas, que passam atravs de furos existentes na pina, nos pratos metlicos e nos calos espaadores. As cavilhas so seguras por freio de mola. As pastilhas do freio a disco fabricadas com um composto de materiais extremamente resistentes - onde esto colocadas a uma chapa de ao, estas chapas recebem a reao ao esforo de travagem. As pastilhas tm, normalmente, a forma de um segmento de coroa circular podendo, contudo, ser quadradas, retangulares ou ovais.

Discos ventilados mantm as pastilhas arrefecidas Os freios de discos so menos susceptveis aos efeitos do calor do que os freios de tambor j que, na maioria dos automveis, so devidamente ventilados pelo ar que os envolve. No entanto, nos veculos de competies e de elevada potncia, em que as temperaturas geradas so muito elevadas, os discos necessitam de uma ventilao adicional a fim de se manterem arrefecidos e para aumentar a sua rea e facilitar o resfriamento, o disco pode ser fundido sob a forma de dois pratos metlicos, em vez de um s prato espesso, ligados em forma a permitir uma eficaz circulao do ar entre os discos e conseqente sfriamento rpido dos pratos.

Hidrovcuo
Um servo mecanismo montado no sistema de freios reduz o esforo fsico exigido ao motorista para carregar no pedal dos freios. Consiste num servo cilindro onde se encontra um pisto ou diafragma. Quando o ar extrado de uma das extremidades do cilindro e a presso atmosfrica admitida na outra, a diferena entre as presses do dois lados do pisto (ou do diafragma) pode ser utilizada para facilitar a aplicao dos freios, como complemento da fora fsica exercida pelo motorista sobre o pedal de freio. Todos os sistemas servo assistidos so acionados pelo motor. O tipo mais comum destes sistemas utiliza o vcuo parcial criado no coletor de admisso, outros utilizam uma bomba de vcuo independente. Num sistema simples, o motor aspira ar de ambos os lados de um diafragma (ou do pisto principal), o qual mantido em estado de equilbrio at ser aplicado o pedal de freio. Em consequncia, a presso atmosfrica admitida de um dos lados, enquanto no outro permanece um vcuo parcial, pelo que o diafragma se move exercendo presso sobre um pisto servo Essa presso refora a fora aplicada pelo motorista.

Freios em repouso O vcuo parcial no coletor de admisso aspira o ar de ambos os lados do pisto principal que ento mantido em posio, graas sua mola de retorno. A vlvula permanece fechada, mantendo a presso baixa. Presso moderada O leo levanta a vlvula de controle de ar, permitindo admisso do ar que vai exercer presso atmosfrica sobre um dos lados do pisto principal, o qual a transmite a um pisto hidrulico suplementar denominado pisto servo. Mxima presso Uma maior quantidade de ar passa pela vlvula de controle de ar, aumentando a presso exercida, sobre um dos lados do pisto principal. Este desloca-se e impele o pisto servo, que aplica a presso mxima aos freios.

Cubos

O tipo mais comum de fixao da roda consiste em quatro ou cinco parafusos roscados, distribudos a igual distncia entre si num crculo volta do cubo. Estes parafusos passam atravs de furos existentes na roda, a qual fixada por meio de porcas enroscadas nos parafusos. Os furos, atravs dos quais passam os parafusos, foram abertos no disco, de modo a formar uma sede cnica que ajuda o cubo a centrar a roda corretamente. Alguns fabricantes fornecem porcas com ambos os topos cnicos, enquanto outros a fornecem com um s topo cnico. As porcas devem ser colocadas de maneira que os seus topos cnicos se ajustem nas sedes cnicas dos furos pois, caso contrrio, as porcas no centram a roda no cubo esta poder vir a soltar-se. muito perigoso inverter a posio de uma roda, montando-a com a parte de dentro para fora, j que a parte central da roda foi projetada de modo a encaixar no cubo ou no tambor do freio, proporcionando uma ampla zona de contatos entre as duas superfcies. E o atrito entre estas que transmite o movimento. Aps a substituio de uma roda, devem apertar-se convenientemente as porcas para assegurar a correta fixao da roda face da flange do cubo. Segundo um processo recente de fixao da roda, esta centrada pelo prprio cubo, que se ajusta a um furo aberto com preciso no centro da roda. Assim, os parafusos destinam-se mais a fixar a roda do que a centr-la. A fixao central, por meio de uma porca que pode ser desenroscada com uma pancada que pode ser aplicada com um martelo utilizada j h muito tempo nos automveis de competio para facilitar a troca mais rpida das rodas. Para centrar a roda devem ajustar-se as superfcies cnicas do interior da sua parte central e do cubo. As estrias deste ltimo asseguram a transmisso do movimento ou da fora de frenagem.

Abs
Funcionamento Quando aplicado um esforo considervel sobre o pedal do freio, em situaes de emergncia, o sistema antibloqueio assume automaticamente o controle da presso hidrulica no circuito de cada uma das rodas, de maneira a proporcionar a condio ideal de frenagem. O controle da presso feito pelas vlvulas eletromagnticas, por meio de comandos emitidos pelo mdulo eletrnico, atuando de modo a proporcionar trs situaes distintas no funcionamento hidrulico de cada circuito: aumento, reduo ou manuteno da presso.

Aumento da presso Quando o freio aplicado com fora, a partir da posio de repouso ou de uma situao de baixa presso na linha, a presso sobe rapidamente em todo o circuito at iminncia de bloqueio das rodas. Nesse momento, determinado exatamente pelo mdulo eletrnico, a vlvula eletromagntica do respectivo circuito fecha a passagem entre o circuito da roda e o do cilindro mestre, de maneira a manter constante o valor da presso no circuito da roda. Quando o mdulo eletrnico envia um comando para modificar o valor da presso no circuito da roda, a vlvula eletromagntica acionada de maneira a abrir a passagem de retorno ou a de entrada de fludo, conforme a natureza do comando recebido. Se este for no sentido de reduzir a presso, a rotao da roda volta a aumentar e a vlvula eletromagntica recebe um comando no sentido de abrir novamente a passagem para o circuito da roda, repetindo-se o ciclo. Este ciclo pode se repetir de 4 a 6 vezes por segundo, dependendo das condies do piso. Essa rapidez de funcionamento possvel graas ao pronto processamento do sinal eletrnico e aos rpidos intervalos de resposta das vlvulas eletromagnticas.

Manuteno da presso Quando um sensor informa ao mdulo de comando a iminncia de bloqueio da respectiva roda este envia, para a vlvula eletromagntica correspondente, o comando para fechar as passagens de

entrada e sada para o circuito da roda, mantendo estvel a presso do mesmo.

Reduo da presso Se persistir a iminncia de bloqueio da roda na condio de presso constante, a vlvula eletromag ntica recebe o comando no sentido de abrir a passagem de retorno do fludo, ao mesmo tempo em que acionada a bomba hidrulica. Auto monitoram ento A cada vez que se d partida ao motor, acionado um dispositivo de checagem do sistema, o qual simula um processo de frenagem durante o qual todo sistema testado e as funes de cada componente verificada. Quando o veculo entra em utilizao, esse sistema de checagem continua e, em caso de falha, o sistema se desliga e o sistema convencional de freios passa a atuar independentemente, sem auxilio do sistema anti bloqueio; essa condio indicada por uma lmpada no painel de instrumentos que se acende nessa situao.

Potrebbero piacerti anche