Sei sulla pagina 1di 17

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Aline Abade dos Reis Deyse Dallila Luclia Brando Santos Almeida Lucile Mouro Horcel Rbia Helena Marins Rosa Tatiana Tami Iizuka

A OBRA DE PLATO CRTILO - DILOGO SOBRE A JUSTEZA DOS NOMES NA HISTRIA DA LINGSTICA

So Paulo 2008

Aline Abade dos Reis Deyse Dallila Luclia Brando Santos Almeida Lucile Mouro Horcel Rbia Helena Marins Rosa Tatiana Tami Iizuka

A Obra de Plato Crtilo- Dilogo Sobre a Justeza dos Nomes Na Histria da Lingstica

Trabalho apresentado disciplina de Historiografia Lingstica da Faculdade de Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Prof. Dr. Ronaldo de Oliveira Batista

So Paulo 2008

SUMRIO

1. Introduo.................................................................................................................4 2..O clima de opinio.................................................................................................... 5 3. A dimenso interna do material.............................................................................. 9 4.A compreenso historiogrfica do material........................................................... 13 5. Concluso................................................................................................................. 6. Leituras Sugeridas...................................................................................................17 7. Referncias Bibliogrficas.......................................................................................17

1 INTRODUO

Este trabalho consiste em uma anlise da obra Crtilo - dilogo sobre a justeza dos nomes de Plato, e tem como objetivo, alm de contextualizar a obra dentro de uma perspectiva linear da histria da lingstica, analisar as idias que o autor definiu a respeito da palavra que se tornaram representativas para futuros estudos lingsticos.

2 O CLIMA DE OPINIO Em meados do sculo VII a. C., pensadores gregos, no se satisfazendo mais com as explicaes tradicionais dadas para tentar entender a realidade, baseadas em mitos e divindades, se do conta de possuir a mais notvel das capacidades humanas: o raciocnio, e sua ferramenta mais preciosa: a palavra. Somando-se a isso, fatores como as viagens martimas e as invenes da moeda, do calendrio, da escrita alfabtica e da poltica, favoreceram o surgimento de uma importante cincia: a Filosofia, palavra que vem do grego philo (amizade) e sophia (sabedoria) e que significa amor pelo saber. Os primeiros estudos de Filosofia iniciaram-se nas colnias gregas da sia Menor e da Magna Grcia e posteriormente se deslocaram para a Grcia Continental entre os sculos V e IV a. C.. Seu contedo inicial foi a Cosmologia e Tales de Mileto ( 624-556 a.C.), um dos sete sbios da Grcia antiga, foi considerado o primeiro filsofo ocidental. A partir da, a figura do sbio ganhou destaque:
, com efeito, no sculo VII a.C., com Slon e os assim designados Sete Sbios, que a reflexo moral se institui como tradio popular no pensamento grego antigo, tornando-se a a figura do sbio, nas cidades, numa espcie de legislador. o sbio que est permanentemente em alerta para as necessidades da cidade e, implicitamente, dos seus habitantes, sendo freqente uma fuso do papel do sbio-legislador com o do poltico. (VASCONCELOS,2004)

Entre as muitas localidades do continente grego, Atenas foi a cidade em que a filosofia floresceu. Desde seu princpio de organizao como cidade, mesmo sendo controlada ora por oligarquias ora por tiranos, Atenas possuiu a tradio das discusses pblicas (Conselhos), realizadas em Assemblias onde se era possvel debater sobre os problemas daquela sociedade. Privilgio a princpio da Aristocracia, (composta pelos proprietrios das terras e pelo poderio militar) e que se perpetuava por hereditariedade, exigia um modelo de educao onde o homem ideal seria o guerreiro bom e belo e seu paradigma poetas gregos como Pndaro e Homero. No entanto, a partir de reformas efetuadas por Slon (650-570 a.C.) e Clstenes (560508 a.C.) a discusso pblica passou a ser um direito de todo indivduo considerado cidado da polis.

A experincia democrtica foi instaurada em 508 a.C. por meio de uma revolta popular iniciada por Clstenes. O povo era quem decidia os destinos da polis. (PLATO, 1999, p. 7). Entre os sculos 460 e 430 a.C. Atenas j possua uma grande preocupao com a vida poltica e cultural, tanto que se tornou a cidade-Estado mais influente da Grcia Antiga. A cada dia teve seu prestgio aumentado devido confederao martima, que ajudava no fortalecimento da expanso imperialista da cidade. Esses fatores, aliados expanso do comrcio e vitria na Guerra contra os Persas, permitiram que Atenas se tornasse o centro financeiro e intelectual de toda a Grcia e, conseqentemente, o bero dos mais notveis pensadores do ocidente. Porm, mesmo sendo considerada uma democracia, nem todos os moradores atenienses tinham permisso de participar das Assemblias, a no ser os que possuam direitos de cidadania (mulheres, escravos e estrangeiros estavam excludos); portanto, esta forma de governo era, realmente, uma oligarquia (governo de poucos). Alm disso, apesar de terem direito participao durante os debates, apenas alguns podiam falar durante as Assemblias, tendo cada qual uma forma de atuao. Os que podiam falar eram os que possuam o dom da oratria, os quais, alm de saber fazer bom uso da voz, deveriam ter conhecimentos de negcios pblicos. Eles utilizavam a persuaso retrica para impor seus pontos de vista. A partir da, portanto, a oratria tornou-se uma das qualidades mais prestigiadas, o que causou a modificao do modelo de educao vigente e favoreceu o surgimento de filsofos conhecidos como os sofistas, mestres na arte de persuadir por meio da palavra (no importando a verdade) e que ensinavam o que sabiam a quem se dispusesse a pag-los. Um dos maiores expoentes dessa poca foi Scrates, que contrariando o modelo dos sofistas, defendia que o homem deveria ser bom antes de tudo, e para que houvesse o verdadeiro conhecimento seria necessrio conhecer-se a si mesmo. Considerado um dos principais filsofos do Ocidente, vivia de maneira simples, percorrendo Atenas com suas perguntas em busca da verdade. Sem cobrar por seus ensinamentos, atraiu, com sua sabedoria, diversos jovens que se tornaram seus discpulos, sendo Plato o mais importante entre eles. Descendente de nobres, Plato nasceu, viveu e morreu em uma Atenas que se modificou em todo esse perodo. No ano de seu nascimento, 427 a. C., a cidade estava em pleno apogeu: poderosa e com uma borbulhante atividade cultural e intelectual, era o centro de referncia de toda a Grcia.

Durante sua juventude, no entanto, Atenas entrou em declnio devido guerra contra Esparta, terminando, na poca de sua morte, prestes ser subjugada por Filipe da Macednia. Como cidado da aristocracia, Plato recebeu educao clssica (freqentou o ginsio, estudou poesia, msica, pintura e matemtica) e teve como mestres os melhores de sua poca; destinado a seguir carreira poltica, estudou retrica com os sofistas. Ao conhecer a Filosofia, no entanto, mudou o rumo de sua vida.
Esta reviravolta de Plato para a filosofia efectuou-se, primeiro, quando conheceu Crtilo e, por meio dele, a doutrina de Herclito acerca do fluxo perptuo e da contnua mudana das coisas. Mas mais profundamente ainda influram sobre ele as doutrinas dos eleatas [...] A conquista, porm, definitiva e total de Plato para a filosofia foi o resultado das suas relaes com Scrates[...] (PALMEIRA,1994, p. XVII - XVIII).

Plato conheceu Scrates quando tinha vinte anos e foi seu aluno fiel por oito anos. Testemunhou o governo dos trinta tiranos e a condenao injusta de seu mestre, que foi obrigado a envenenar-se com cicuta. Desiludido com a vida poltica iniciou uma srie de viagens (390-388 a.C.). Em Cirene e no Egito adquiriu as idias matemticas e astronmicas dos sacerdotes; em Siracusa, as de Pitgoras (571-487 a.C.). Na Siclia conheceu o jovem Don, sobrinho do tirano Dionsio e aproximou-se dele para tentar colocar em prtica suas idias de que um bom governante deveria ser sbio. Falhou em seu intuito devido s intrigas polticas e retornou Atenas, onde fundou a Academia (387 a.C.), considerada a primeira escola de filosofia. Fez uma segunda viagem Sicilia, a convite de Don, e tentou educar o jovem Dionsio segundo seus princpios, mas novamente foi considerado suspeito. Retornou ainda uma ltima vez, convidado pelo prprio Dionsio, que se mostrou interessado por suas idias, mas Don foi assassinado e Plato preso. Conseguiu retornar Atenas, onde permaneceu em sua Academia at sua morte (348 a.C.) tratando, alm de filosofia, de conhecimentos como astronomia, matemtica e cincias. Entre seus discpulos podemos destacar Aristteles, que permaneceu na escola at a morte de seu mestre. Plato foi autor de uma obra extensa escrita em forma de dilogos, que informalmente dividida em trs fases: a socrtica, a dialtica e a construtiva, que por sua vez se dividem (segundo a concepo gentica) em quatro dilogos: da juventude, de transio, da maturidade e da velhice.

Seus dilogos, naturalmente, se modificaram ao acompanhar o amadurecimento de suas idias e dessa maneira refletem seu percurso como sbio e como homem pblico. Crtilo, o dilogo objeto de nossa pesquisa, foi escrito numa fase de transio. Um perodo em que percebemos Plato, plenamente, envolvido na vida poltica da cidade. A Atitude socrtica lgico-tica dos dilogos do primeiro grupo alarga-se, nos do segundo, numa nsia de interferir na vida contempornea e nos destinos de Atenas (PALMEIRA, 1994, p. XXXIX). Apesar de no possuirmos dados concretos sobre a produo e circulao da obra na poca, devemos considerar a caracterstica ateniense das discusses pblicas e tambm o fato de Plato ter sido um cidado da aristocracia, o que nos leva a crer que o material deveria ser acessvel pelo menos a camada culta e abastada da cidade e o assunto, tema de debates na poca. Nesta obra, Plato tratou sobre a linguagem, ou mais especificamente, sobre a relao entre a palavra e o pensamento; mas no foi o primeiro a faz-lo. Apesar de tratada sempre a partir da perspectiva filosfica, esta foi uma questo bastante discutida entre os gregos. Segundo Cassirer A pergunta filosfica pela origem e pela natureza da linguagem no fundo to antiga quanto pergunta pela Natureza e pela origem do ser (MORA, 2001, p. 1748). Parmnides, Herclito, Demcrito e os sofistas esto entre os vrios pensadores que se ocuparam da questo, sempre confrontando a razo, o ser e a realidade. Plato, no entanto, foi o primeiro a tratar de uma filosofia da lingstica, da a importncia de sua obra.

3 A DIMENSO INTERNA DO MATERIAL A questo da linguagem, mais precisamente sobre a origem dos nomes e das coisas foi um dos questionamentos mais importante na Grcia Antiga, ou seja, os gregos alm de pensarem sobre os problemas do lugar do qual habitavam e de outras civilizaes da poca, se preocuparam tambm sobre a questo da linguagem e a justeza dos nomes. Eles realizaram interessantes estudos sobre a retrica e das categorias gramaticais, as quais naquela poca estavam dentro dos estudos filosficos. Os filsofos gregos tiveram no apenas interesse, mas discutiam elementos relacionados linguagem, pois eles a utilizavam como fonte de conhecimento para compreender a realidade. Eles se perguntavam se uma instituio era determinada pela natureza ou pela conveno. Essa questo tomou em geral o nome da controvrsia physis-nomos ou physis-thesis. A propsito lembra Brbara Weedwood (2002:24):
A atmosfera na cidade-Estado de Atenas perto do final do sculo V a.C. era de questionamento. Explorando as causas que subjazem ao ambiente fsico e cosmolgico do homem, os filsofos pr-socrticos identificaram duas foras vitais: phsis, a natureza, o poder inexorvel que governa o mundo visvel ; e nmos, a crena, costume ou lei instituda por ao divina ou humana. Os papis relativos de phsis e nmos( ou thsis, conveno) em vrias esferas da vida humana levantavam para os filsofos vrios problemas difceis: os Estados surgiam da necessidade ou do costume humano? As leis morais eram necessidade natural ou simples convenes?

Os filsofos gregos ao se questionarem sobre a linguagem desejavam saber se as palavras eram designadas por sua natureza, ou seja, se existia alguma relao natural entre a palavra e a coisa, ou era apenas uma designao rgida para aquele objeto, uma conveno social dos falantes de determinado idioma. Desse confronto de idias, surgiram duas correntes filosficas envolvendo o estudo da linguagem: a dos naturalistas e a dos convencionalistas. Estas duas vises opostas foram apresentadas pelos filsofos gregos, os quais j discutiam naquela poca sobre a problemtica da linguagem. Plato tendo conhecimento dessas diferentes idias sobre a linguagem elaborou o Crtilo, a qual ter como os principais personagens reais Hermgenes e Crtilo, que sero os interlocutores de Scrates. Essa obra tem a tradicional estrutura de dilogo, comum filosofia grega, e apresenta trs personagens: Crtilo (filsofo que tem uma viso naturalista em relao linguagem),

Hermgenes (que tem uma viso convencionalista em relao linguagem) e Scrates (mediador de Plato e voz da racionalidade e da sabedoria filosfica no dilogo). A concepo filosfica da linguagem, que conduz ao uso dialtico do discurso em contra posio ao uso dos sofistas, foi desenvolvida por Plato. Dessa forma, ele abre caminhos para as investigaes filosficas sobre a linguagem e a origem dos nomes. O Crtilo, tambm sub-intitulado como Dilogo acerca da justeza dos nomes, considerada como a principal obra de Plato que trata sobre a linguagem e origem dos nomes, um dos dilogos mais importante, pois representa o escrito bsico do pensamento grego acerca da linguagem, tornou um momento fundamental para as reflexes sobre a origem das coisas, dos nomes, da relao nome-conhecimento (e/ou pensamento)-coisa. O dilogo inicia com Hermgenes, que pede orientaes a Scrates acerca da questo da designao dos nomes na lngua; o discpulo convencionalista, todavia deseja que o mestre o ajude a explicar e compreender melhor suas idias, j que Crtilo procurava convenc-lo a respeito das idias naturalistas. Nesta obra so colocadas em questionamento duas teorias distintas, a primeira referese teoria convencionalista defendida por Hermgenes, a segunda teoria trata-se da naturalista que tem como defensor Crtilo. Na teoria convencionalista, a linguagem apresenta um carter instrumental, como simples sistema convencional de sinais para designar objetos j conhecidos da realidade ou contedos j pensados, isto , a linguagem vista como mera ferramenta que pertence ao homem, apenas com a funo de comunicar, podendo limitar arbitrariamente a compreeno do que as palavras representam. J a teoria naturalista, defende de que as coisas possuem o seu nome da natureza, uma coincidncia natural de palavra e coisa (o objeto nomeado). A teoria convencionalista defendida por Hermgenes mostra que as coisas foram batizadas, receberam tal nome porque um falante de um determinado idioma o colocou, ou seja, v a linguagem apenas como simples sistema de signos e recursos que o homem usa para interagir no mundo e entender a realidade. Entretanto, a tese naturalista, mostra que h uma relao de semelhana entre o nome e a coisa. Durante os dilogos, Scrates o personagem que os conduz reflexo, no se coloca como um ser superior, mas como um filsofo que se v em condies semelhantes, procurando descobrir juntamente com seus interlocutores, a verdade que est oculta. Para isso, ele utiliza em sua fala o discurso dialtico, o problema da linguagem tratado de forma dialogada.

A maneira como Scrates investiga e analisa com os seus interlocutores a origem dos nomes diferente do pensamento pedaggico atual, no se limita a um mesmo assunto finito e definido, com comeo, meio e fim, mas d vazo investigao criativa, inicia de um ponto e apresenta uma explicao para o tpico em questo. Primeiramente, Scrates assume que a relao entre significante e significado possa ser naturalista como colocara Crtilo a Hermgenes. Dentro dessa concepo, ele se apia na etimologia (do grego etymo, verdadeiro, e logos, estudo ou cincia) para buscar a verdade dos nomes na anlise de seus elementos. Por meio de comparaes fonticas e hipteses semnticas, so estabelecidas relaes entre o signo e objeto, ou seja, por hipteses apresentada uma relao entre as letras/sons (elemento material) e o significado/objeto (aquilo que representado pelo signo). Assim, ele faz uma busca dos nomes de diversos deuses e heris da Grcia Antiga justificando cada um deles a partir de concluses meramente especulativas e a partir de explicaes de nomes de deuses e heris gregos, Scrates vai mostrando a relao do nome a cada personagem, coisa. Por exemplo, Orestes, que tem seu nome derivado de oros (montanha) indicando seu carter selvagem e/ou montanhs; ou Agamnon uma juno de agasts (admirvel) e epimon (perseverana) admirvel por sua perseverana diante de Tria. Os nomes, ainda de acordo com as explicaes e exames realizados por Scrates sobre a justeza dos nomes, seriam estabelecidos por uma espcie de legislador (nomoteta) de nomes, algum que conhecesse e trabalhasse com a linguagem. Da mesma forma que o tecelo utiliza a lanadeira para tecer, assim tambm o homem se serve dos nomes para nomear, as palavras so comparadas a um instrumento artstico. Aps a anlise realizada sobre a origem dos nomes ligados aos deuses e heris da mitologia grega, Scrates, indagado sobre os nomes referentes aos conceitos abstratos, como sabedoria, beleza, coragem e inteligncia, justia e outras noes morais. Ele apresenta suas explicaes, argumentando por meio da viso naturalista e, mostra a origem e formao das palavras. Todavia, nesse ponto, Scrates percebe que esses nomes foram originados das palavras primitivas, mas como surgiram estas palavras primitivas? Scrates para tentar responder e explicar o surgimento dessas palavras, buscando apoio nos sons da lngua, explica que os sons transmitem a idia. Primeiramente, analisa determinado nmero de letras, apontando as suas propriedades expressivas, ou seja, a sua ligao com esta ou aquela forma de ser.

Dessa maneira, mostra o fonema [r], por exemplo, parece-lhe prprio porque exprime uma idia de movimento por causadas suas vibraes, como se observa, por exemplo, no verbo rehein (fluir) e o [l] idia de escorregamento, e assim por diante. Portanto, foi dessa maneira que o legislador, observando as propriedades das letras, elaborou para cada ser um sinal e um nome. Scrates ao fim desse exame da origem das palavras primitivas, diz a Hermgenes essa era a viso que ele tinha acerca da justeza dos nomes. Todavia, insatisfeito com a exposio feita, pergunta Crtilo se concordava com o que havia dito sobre a origem dos nomes, Crtilo, por sua vez, responde dizendo que tudo que tinha ouvido se conformava com suas idias.

4 A COMPREENSO HISTORIOGRFICA DO MATERIAL A Lingstica normalmente vista como um campo novo de estudos sobre a linguagem, pois esta [...] se estabeleceu em sua forma atual h algumas dcadas. (WEEDWOOD, 2008, p. 17). Porm os estudos sobre linguagem no iniciaram apenas algumas dcadas. A linguagem e sua origem vem sendo estudada desde tempos antigos pelos filsofos. Nesse captulo busca-se entender como que o pensamento filosfico de Plato tratou a palavra em seu tempo. A primeira vez que surge o pensamento sobre a linguagem no Ocidente foi com Plato em sua obra Crtilo. Como observamos, o dilogo Crtilo, nos apresenta duas formas de pensamento a respeito da origem da palavra, questionando entre natural e convencional. As reflexes a respeito da linguagem demonstram que o interesse no compreender a linguagem pela linguagem, como algo fechado ou centrado em si mesmo, mas como um caminho para chegar ao conhecimento de coisas superiores, como a verdade e a realidade, que so mediadas pela linguagem. Esta busca pela essncia j havia no pensamento grego, pois o pensamento filosfico j havia se interessado pela linguagem e sobre sua origem. Com o surgimento da polis, ficou muito mais acentuado a importncia e a influncia que a palavra detinha sobre a sociedade, por isso a procura por defini-la e conhec-la mais profundamente foi enfatizado. Segundo Vernant (1987, p. 56 e 57)
O que o sistema da polis implica , antes de mais, uma extraordinria valorizao da palavra em relao a todos os outros instrumentos de poder. Ela transforma-se no instrumento poltico por excelncia, a chave de toda a autoridade no Estado, o meio de comando e de domnio sobre os outros.

Houve uma preocupao dos oradores com o uso das palavras. Como j observado, sendo a oratria uma das qualidades mais prestigiadas, uma vez, que a palavra permitia persuadir os outros oradores, para que se melhor governasse o local, surgiu o modelo de educao dos sofistas, que ensinavam a arte de persuadir.

S tinha o poder da palavra aquele que sabia us-la com persuaso, o sofista, (...) que se julga detentor de um saber e no o discute com os outros, mas o transmite persuasivamente. (CHAU, 2002, p. 228). Nessa demonstrao, Plato sugere o questionamento da obra por meio de uma forma dialtica, ou seja, personagens que se dialogam, assim expressando as suas correntes filosficas. Chau ainda coloca que uma das maneiras que Plato escolhe para escrever em forma de dilogo fazer com que os participantes exponham suas opinies de forma livre, debatendo, chegando ao conhecimento, indo ento em oposio ao que trazem os sofistas sobre o uso da palavra. Nos dilogos de Plato, expresso o pensamento dos filsofos que participam do dilogo. Ele
coloca sua obra no ambiente e no mundo de seus contemporneos, deixa-nos saber o que pensavam, o que discutiam e o que queriam os atenienses, o que estava acontecendo com a antiga paidia dos poetas e legisladores e de que modo a nova paidia se elaborava com os sofistas e Scrates [...] (CHAU, 2005, p. 228)

Segundo Dubois (2001, p. 390): Paralelamente, nas grandes pocas da filosofia, a linguagem aprendida como instituio humana e seu estudo integra-se filosofia. Portanto, compreender a origem da palavra no tinha, diretamente, um vnculo doutrinrio. Ou seja, a inteno ao se discutir determinado assunto no era impor um conceito acabado e delimitado sobre o tema, mas trazer luz sobre o fato que poderia estar sendo desconsiderado no ambito social e cotidiano. A filosofia atentava e buscava, ento, para uma ao consciente do cidado. Como essa ao se consistia, muitas vezes, por meio do discurso ou da utilizao da palavra, houve necessidade de investigar sobre essa atividade humana, que embora parea to eminente e prpria do ser humano, est totalmente vinculada a formao do homem como indivduo e participante da sociedade. Partindo desse pressuposto, que a obra de Plato procurava descobrir a existncia das coisas e suas razes. Assim, que se chegou ao pensamento sobre a linguagem. Em Atenas no sculo V a. C., os gregos questionam a origem das coisas. Segundo Robins:

O tema do Crtilo um debate sobre a origem da linguagem e sobre as relaes entre as palavras e o que significam: estaro ambas as coisas fundadas numa afinidade entre forma e significado da palavra ou sero resultado de mera conveno ou acordo?

Logo, o questionamento tambm props que Plato se preocupasse com a justeza dos nomes. Assim, sugerem-se duas vertentes para a origem dos nomes: um pela phsei (natureza) e outro pelo nmos (ou thsei) pela conveno. Na primeira parte de Crtilo, h uma busca da justeza dos nomes pelo convencionalismo de Hermgenes, ou seja, a palavra denominada por uma simples conveno. Scrates, o intermediador, questiona a idia do sofista e contrape-se com uma busca semntica dos nomes de figuras mitolgicas da Grcia antiga. Numa passagem, Scrates questiona a atribuio de Homero para o nome de uma das suas figuras hericas:
Scrates. que, segundo o meu parecer, ele tem semelhanas com Astynax; e tais nomes aparentam ser gregos. Com efeito, anax e hektor significam, mais ou menos, a mesma coisa: [ambos eles indicam ser nomes de reis], porquanto daquilo, de quem dono (nax), tambm , sem dvida, o detentor (hektor); domina, evidentemente, sobre isso, possui-o e detm-no. Ou parece-te que falo desacertadamente e que, enganando-me a mim prprio, julgo ir, por assim dizer, na peugada do pensamento de Homero, com relao justeza dos nomes?

Scrates faz esse questionamento para propor ao Hermgenes que a justeza dos nomes pode sim haver relaes por natureza, ou seja, pela essncia que a coisa representa. Entretanto, a questo defendida por Scrates duvidosa, porque nem todas as nomeaes so sugeridas dessa maneira. No caso o nomoteta ou o lesgilador teria que propor tal concepo. No caso de Homero fcil evidenciar tal concepo, pois ao se tratar de um importante escritor, entendese que a escolha dos nomes podem ser intencionalmente simblicos. Contudo, entende-se a busca de Plato expor tais pensamentos de Scrates, j que os textos antigos tinham grande importncia intelectual, ou seja, funcionavam tambm como modelos de lngua e linguagem adequada.

na segunda parte, que h uma importante concepo dialgica entre Crtilo e Scrates sobre a origem da palavra determinada pela sua natureza. Pois, verifica-se um caminho para a compreenso do signo arbitrrio da linguagem, que s depois ser proposta por Saussure acerca da diviso do signo em significado e significante. Na obra, a realizao da idia Socrtica que a origem da palavra tenha dependncia com a natureza por meio de uma sonoridade que essa provoca. Logo, Scrates apresenta dedues fonticas e significados para explicar que a nomeao da coisa ou do objeto devido sua prpria essncia. Entretanto, surgem idias convergentes sobre a idia socrtica e que exposta por alguns tericos. Cavalcanti (2005, p. 68) cita Benfey com a seguinte posio: Benfey observa que aquilo que cremos sentir nos sons das palavras resulta, em grande parte, de nossa familiaridade com as palavras e seu contedo conceitual e no dos sons da natureza. O que o autor props que h mais uma relao de arbitrariedade do signo para que se entenda a lngua ou linguagem, que uma imitao sonora da natureza. Logo, o autor questiona a origem da linguagem com a natureza das coisas. Nessa viso naturalista, percebe-se que Plato sugere uma linguagem antes da linguagem por meio de uma imitao de sons naturais. A inteno ao se discutir sobre a palavra, mais precisamente sobre a justeza dos nomes no era impor um conceito acabado sobre o tema, mas trazer luz. Segundo Weedwood (2002, p. 26) Plato leva o leitor a se dar conta de que h um elemento de verdade em ambas as posies., na obra Crtilo, o que o tornou o primeiro pensador europeu que tratou sobre as questes da linguagem.

REFERNCIAS 2001. CASSIRER, Ernst. A filosofia das formas simblicas. So Paulo: Martins Fontes. 416 p. 2001. MORA, Jos Ferrarer. Dicionrio de Filosofia. Tomo 3 K-P. So Paulo: Loyola. 2420 p. 1995. NEF, Frdric. A Linguagem: uma abordagem filosfica. Traduo: Lucy Magalhes. Rio de Janeiro: J. Zahar. 169 p.

BIBLIOGRAFIA 1999. CHAU, Marilena de Souza .Convite Filosofia.11. ed. So Paulo:tica. 440 p. 2002. CHAU, Marilena de Souza, Introduo histria da filosofia: dos pr-socrticos a aristteles. 2. ed. So Paulo: Companhia das Letras. 539 p. 1994. PLATO. Crtilo: dilogo sobre a justeza dos nomes. Verso do grego, prefcio e notas: Pde.Dias Palmeira. 2 ed.Lisboa, S da Costa. 1999. PLATO. Dilogos. So Paulo: Editora Nova Cultural. 1987. VERNANT. Jean-Pierre. Origens do pensamento grego.Lisboa, Portugal: Editorial Teorema. 157 p. 2002. WEEDWOOD, Barbara. Histria concisa da lingstica. 4. ed. So Paulo: Parbola Editorial. 165 p.

Documento eletrnico: VASCONCELOS, Filomena. Utopia, linguagem e potica no pensamento grego: dos prsocrticos a Plato. E-topia: Revista Electrnica de Estudos sobre a Utopia, n. 1 (2004). ISSN 1645-958X. Disponvel em>http://www.letras.up.pt/upi/utopiasportuguesas/e-topia/revista.htm . acessado em 19 out 2008.

Potrebbero piacerti anche