Sei sulla pagina 1di 20

TPIE/UFCD 3293

Curso EFA de Tcnicas de Aco Educativa Ano lectivo 2010/2011

Ano lectivo 2010/2011

ndice
Metodologias especficas de ensino-aprendizagem ...................................... 3 Promoo do desenvolvimento Motor ............................................................. 6 Exemplos de ajudas tcnicas para o desenvolvimento motor ............... 12 Promoo do Desenvolvimento da linguagem ............................................ 13 Estratgias de promoo da comunicao ................................................... 16

Trabalho realizado por: ...................................................................................... 20

Ano lectivo 2010/2011

1.

Metodologias especficas de ensino-aprendizagem

Ano lectivo 2010/2011

As metodologias especficas de ensino de aprendizagem baseiam-se nos seguintes princpios: A aprendizagem deve ser sempre de forma progressiva e gradual, ou seja, do mais fcil para o mais difcil; Deve ser sempre repetitivo; As consequncias decorrem dos comportamentos, ou seja, sempre que os este comportamentos aumentam em forem seguidos de uma e

recompensa, frequncia; A

durao,

intensidade

aprendizagem

ocorre

por

Modelagem,

ou

seja,

por

observao e imitao de modelos.

Anlise de tarefas A anlise de tarefas deve ser desenvolvida em sequncias:

Listar os passos

Dividir em aces individuais simples

Ensinar em sequencia (de forma gradual)

Ano lectivo 2010/2011

Ensino directo
um processo de ensino individualizado que consiste na repetio, por perodos curtos e que se baseia numa determinada tarefa.

Para desenvolver estes modelos de ensino devemos:


Ensinar um processo lento que preciso muita persistncia, muita pacincia e acima de tudo um bom optimismo e realismo de quem esta a ensinar.

1 Preparar para ensinar

2 Determinar uma actividade

3 Estabelecer os passos em separado

4 Escolher recompensas

5 Preparar cenrio

6 Ensinar

7 Observar progressos e resolver problemas 5

Ano lectivo 2010/2011

2.

Promoo do desenvolvimento Motor

Ano lectivo 2010/2011

O que ?
O desenvolvimento motor o controlo sobre os movimentos

corporais. Estes desenvolvem-se a partir de uma sequncia, isto , existem determinados tempos para cada etapa do desenvolvimento da criana, como por exemplo, antes da criana andar primeiro tem que ficar em p, antes de ficar em p tem que gatinhar, antes de gatinhar tem que se sentar e antes de se sentar tem que segurar a cabea.

Esta sequncia depende em grande parte da maturao e das experincias proporcionadas criana.

Cada criana tem o seu ritmo de desenvolvimento marcos/etapas motor, no porm, os ser

podero

descuidados (ex: se aos 6 meses suposto a criana sentar-se e se ela ainda no segura a cabea, isso motivo para se ficar alerta). 7

Ano lectivo 2010/2011

Alguns sinais de alerta

Motricidade grossa Motricidade fina

No rebola No segura

No puxa

No fica em No anda em p linha faz Tem dificuldades de preenso

No junta No as mos

construo

Autonomia
A auto-locomoo um factor importantssimo para o desenvolvimento motor, pois, se este se fizer correctamente a criana vai tornar-se mais autnoma (ex. vai buscar os brinquedos dela, desloca-se para onde quer). Numa criana com deficincia motora a sua autonomia pode ficar condicionada e essa falta de autonomia pode interferir noutras reas, (ex: na sua auto-estima, na sua postura social e emocional).

Se o trabalho que realizado nas sesses de terapia no for continuado em casa este pode regredir ou no evoluir. E desta forma, aumenta-se o tempo de terapia, ou seja, o que poderia ser feito em 1 ano, passa a ser feito em 2.

Ano lectivo 2010/2011

Qual a importncia da interveno precoce na deficincia motora?

Esta

ideia da precoce:

fundamental interveno permitir plasticidade A fase mais rpida do desenvolvimento motor nas crianas dos 0 aos 18 meses. Por este motivo, ser o perodo em que o beb ainda ter maiores possibilidades problemtica. de normalizar esta sensaes que

normalizar o tnus e pela estas normais

sejam absorvidas e que sejam mantidas pelo

maior tempo possvel, para que as sensaes anormais sejam

colocadas em segundo plano, fazendo com que o crebro s integre as sensaes depois sempre. as normais use e

para

Ano lectivo 2010/2011

Tcnicas de interveno
Existem pelo menos 3 tcnicas de interveno, que so, hipoterapia, hidroterapia e fisioterapia.

Hipoterapia
Destina-se a crianas com algum tipo de deficincia e este tratamento efectuado com a ajuda de cavalos. Os movimentos efectuados pelo cavalo so semelhantes aos movimentos humanos, ou seja, so movimentos tridimensionais, para cima para baixo, para a esquerda para a direita, para a frente para trs estes movimentos no so encontrados em crianas com deficincia motora.

10

Ano lectivo 2010/2011

Hidroterapia
Este tratamento efectuado como o nome indica dentro de gua. A hidroterapia ajuda a desenvolver a marcha e o equilbrio nas crianas com problemas motores. Ajuda tambm na concentrao da criana, na auto-estima e socializao. O tacto, as sensaes de movimentos do corpo e a audio tambm so

estimulados pela hidroterapia.

Fisioterapia
A fisioterapia permite criana que se mova de um modo mais eficaz. Deste modo melhora o seu tnus postural dando-lhe experiencias que doutra forma no o conseguiriam fazer (ex. provocar movimentos normais como, esticar um brao, iro fazer com que essa informao chegue ao crebro e dessa forma ir ser provocada uma reaco no crebro que ir fazer com que esse movimento se torne normal).

11

Ano lectivo 2010/2011

Exemplos de ajudas tcnicas para o desenvolvimento motor

Cadeira de banho

Andarilho

Abdutor

Cadeira adaptada

12

Ano lectivo 2010/2011

3.

Promoo do Desenvolvimento da linguagem

13

Ano lectivo 2010/2011

A linguagem uma forma de comunicao, mais do que palavras faladas. Podemos expressar-nos atravs do nosso corpo atravs de gestos, mmica, olhar, sem usar as palavras. A linguagem uma forma de expressar os nossos sentimentos e desejos, comunicando aos outros aquilo que sentimos ou queremos, sendo a capacidade de comunicar, ser um factor fundamental para o desenvolvimento das relaes humanas.
A linguagem a desenvolve-se linguagem em vrias (at etapas, aos 18 iniciando-se meses) e

primeiro

receptiva

posteriormente a linguagem expressiva (a partir dos 18 meses). Quando a criana comea a imitar sons (balbuciar, arrulhar, imitar sons) j iniciou o seu percurso da linguagem. Quando a criana comea a querer falar pode utilizar gestos, incluindo o apontar, os gestos sociais, entre outros para se exprimir daquilo que ela quer, as primeiras palavras so influenciadas pelo meio social, e pelas caractersticas da lngua materna.

Quando existem atrasos no desenvolvimento da linguagem, a criana pode ter um vocabulrio e um conhecimento menor em relao as outras crianas. Ao mesmo tempo tambm, apresentam um menor conhecimento das regras gramaticais e sintcticas da linguagem. No caso das pessoas que esto impedidas de comunicar atravs da fala (ex: paralisia cerebral) todas as funes da linguagem podem ficar impedidas. Da que, o desenvolvimento da linguagem est intimamente ligado ao desenvolvimento cognitivo.

14

Ano lectivo 2010/2011

Se isto verdade para todas as crianas ento porque no insistir ainda mais com as crianas que tem necessidades educativas?

Sabia que.
As crianas aprendem a partir daquilo que ouvem. Ler em voz alta para uma criana a partir de a ler. tenra idade ajuda-a ganhar competncias para ela mais tarde aprender

Para que se possa promover a linguagem existem dois tipos de estratgias:

Comunicao alternativa e Comunicao aumentativa


Constitui um poderoso conjunto de tcnicas e ajudas, estratgias e habilidades, que uma pessoa sem a comunicao oral usa para comunicar, substituindo a incapacidade da fala por outro meio.

15

Ano lectivo 2010/2011

Estratgias de promoo da comunicao

Teclado de conceitos (intellikeys) um teclado programavl, com sensibilidade ao tacto e pode ser utilizado em qualquer faixa etria.

Digitalizador de fala um equipamento que permite uma gravao de voz ou outro tipo de sons, possibilitando que uma pessoa sem comunicao oral, possa, pressionar uma tecla do aparelho para obter a sua resposta.

Dispositivo de apontador um dispositivo apontador que substitui as funoes do rato, trabalha apartir de infra vermelhos e cujo o sinal controlado por um pequeno reflector (colocado na testa do utilizador)

16

Ano lectivo 2010/2011

Programa de Grid um sistema de teclados no ecr, que possibilita que as pessoas com NEE utilizem, pois este vai substituir as funes do teclado e do rato atravs de um sistema de dispositivo apontador.

Makaton um sistema de comunicao que inclui gestos e smbolos na qual ajuda a melhorar a comunicao das pessoas com NEE, ajuda-a nas suas necessidades dirias.

SPC- Smbolos pictogrficos para a comunicao um sistema de smbolos iconogrficos desenhado, ou com figuras que permite a criana comunicar atravs da tabela ou quadros de comunicao.

17

Ano lectivo 2010/2011

Gesturio uns livros que contem a linguagem gestual portuguesa com ilustraes dos gestos.

Para que todas estas tecnologias tenham efeito importante que os educadores e famlia no percam a noo de que estas estratgias so importantes para o desenvolvimento de cada criana.

18

Ano lectivo 2010/2011

Sugestes para os Educadores e Famlia: Os terapeutas no so s importantes nas sesses de terapia como tambm, ajudar as famlias a identificar o potencial comunicativo de cada criana, e a estar atento a qualquer sinal do seu

desenvolvimento aumentando a sua comunicao. Ajudar a famlia a identificar a capacidade comunicativa da criana, estar atento a todos os seus sinais de comunicao valorizando todas as capacidades que a criana tem (ver mais o lado positivo do que o negativo), estimular a criana a ser mais autnoma, para que ela prpria seja capaz (dentro das suas capacidades) de exercer as funes dirias sem que seja preciso ajuda dos terapeutas ou familiares, ou seja, ser o mais autnoma possvel.

19

Ano lectivo 2010/2011

Trabalho realizado por:


Formandas da turma 1EAE1 Ana Gomes Ana Pinto Ana Raquel Andreia Santos Carla Antunes Catarina Gomes Eliana Rocha Juliana Gama Maria Leonilde Patrcia Vidal Rosa Silva Susana Gonalves

Formadora: Adriana Lima

20

Potrebbero piacerti anche