Sei sulla pagina 1di 4

Correio da Cidadania

Por que se lembrar de Roma?


Enviado por Cassiano Terra Rodrigues 22-Abr-2009

Fellini escolheu filmar como um contador de histrias annimo, que conta o que no tem lugar nos livros da escola, mas que a memria dos povos teima em no esquecer.

A histria de Roma no cinema principalmente nos Estados Unidos mais do que uma representao do passado, ela tambm uma glorificao do Ocidente frente barbrie. Poucas vezes no foi assim.

Uma delas foi com Spartacus (Spartacus, dir. Stanley Kubrick, EUA, 1960), filme que acabou dirigido por Stanley Kubrick aps vrios problemas de produo. O primeiro diretor cogitado foi David Lean, que recusou o projeto; depois, Anthony Mann no durou mais do que duas semanas no set. E no devemos esquecer que o roteirista, Dalton Trumbo, teve de se esconder atrs do pseudnimo Sam Jackson, por estar na "lista negra" do macarthismo. No admira, ento, o resultado da combinao Trumbo-Kubrick: menos a biografia de Spartacus, o que vemos na tela uma alegoria da luta de classes pela figurao de uma revolta de escravos contra a dominao de Roma. A sublevao do escravo Spartacus (Kirk Douglas, de quem j se disse que era "baixinho" para o papel...) marca um rompimento com a tradio do filme histrico dos EUA, quase sempre conservador e apresentando uma linhagem direta do Imprio Romano ao Imprio dos Estados Unidos, cujas instituies cada vez mais raras vezes so contestadas pela sua indstria cinematogrfica.

Tudo isso torna a observao seguinte curiosssima: "O dever do historiador dar um relato exato dos fatos conhecidos e provados. O dever de todo dramaturgo de preencher as lacunas entre esses fatos". Por ter sido feita por Ccil B. De Mille! Ora, justamente De Mille, o cineasta das superprodues de filmes religiosos, das cenas cheias de gigantismo e de megalomania de Roma, do Egito, de Moiss abrindo as guas para libertar seu povo? A Antiguidade de De Mille opulenta, magnificente; mas tambm possvel ver nos seus filmes particularmente nas suas duas verses de Os Dez Mandamentos (EUA, 1923; 1956) "a alegoria da luta da liberdade contra a opresso" (Marc Ferro Cinma, une vision de lhistoire, p. 18).

http://www.correiocidadania.com.br

Fornecido por Joomla!

Produzido em: 31 May, 2009, 11:05

Correio da Cidadania

Assim, mesmo a adaptao histrica mais tradicional abre aos cineastas a possibilidade de denunciar os no-ditos de uma sociedade em dado momento histrico no caso de De Mille, os interditos das relaes entre democracia e totalitarismo. Ainda que nada mude, o avesso da histria se revela.

Mas, seria possvel mostrar a Roma antiga nas telas sem Csar, sem Nero, sem Capitlio, nem monte Palatino, sem as evocaes de Tcito ou de Tito Lvio? Como mostrar os avessos e desenterrar os esquecidos?

A ruptura mais radical com a tradio das grandiosas representaes cinematogrficas da Antiguidade sem sombra de dvida o Satricon de Fellini (Fellini Satyricon, dir. Federico Fellini, Itlia, 1969). Nada de suntuosidade tudo no filme fragmentrio e imaginativo; o enigma e a imoralidade do as mos em cenas de crueldade e obscenidade quase sem par. A adaptao de Petrnio livre e esse ponto importante: ao reler o Satyricon de Petrnio, Fellini ficou fascinado com as lacunas do romance, os episdios sem conexo e as partes faltantes; da mesma maneira, em seu filme, a trajetria de Encolpio e Eumolpo errtica e abundam lugares annimos a beira de um rio, um bordel, uma praia. Somos jogados num mundo que nos estranho, mas que poderia ser qualquer lugar. Fellini conseguiu, assim, fazer um filme que inverte a lgica das costumeiras filmagens histricas ele consegue descrever no passado os fantasmas que nos assombram hoje, sem cair em lies moralizantes sobre um mundo pago. Seu painel da vida em Roma o contrrio de uma reconstituio histrica tradicional porque ali no h "grande histria". E, no entanto, a reconstituio da vida cotidiana d ao filme uma autenticidade que poucas obras tm.

Lembremos, por exemplo, da morte de Csar: no filme, ela acontece numa pea de teatro presenciada pelos personagens representao dentro da representao, estranhamento, verossimilhana. Nada lembra sequer de longe as imagens de um Ccil B. De Mille, e livramo-nos completamente tambm das imagens da Antiguidade que nos foram transmitidas pela tradio crist, pelo Renascimento ou pelo Iluminismo. Mais uma vez, Marc Ferro:

"Dessa maneira, em lugar de reencontrar no Satricon aquilo que a nossa cultura nos predispe a assistir, somos jogados num outro mundo, misterioso, perdido, estrangeiro. Na observao de que certos afrescos romanos evocam na lembrana as obras de Chagall ou de Picasso, Fellini d a chave da sua adaptao ao transcrever o mundo antigo: a contaminao dos estilos permite de um s golpe a estrangeiridade e a inteligibilidade. Trocando em midos, a esttica da crueldade contamina o filme, j que sem crueldade um espetculo sobre Roma seria impossvel...".

http://www.correiocidadania.com.br

Fornecido por Joomla!

Produzido em: 31 May, 2009, 11:05

Correio da Cidadania

"O principal esforo que tive de enfrentar foi propriamente visual: fazer nascer uma srie de personagens que no tivessem sido plastificados pela cultura ou pela erudio, por tudo aquilo que aprendemos na escola e que nos paralisa", explica Fellini. No desejando "ajuntar uma nova prola ao colar dos filmes que o cinema consagrou romanidade", Fellini escolheu filmar como um contador de histrias annimo, que conta o que no tem lugar nos livros de histria da escola, mas que a memria dos povos teima em no esquecer.

Cordiais saudaes.

***

PETRNIO: H algumas tradues do Satricon para a lngua portuguesa; este autor prefere a de Paulo Leminski, grafada Satyricon, e que bem poderia ser reeditada, com o posfcio.

Cassiano Terra Rodrigues professor de filosofia da PUC-SP e contador de histrias, nem sempre verdadeiras, nem todas inverossmeis.

Contato: cassianoterra@uol.com.br

http://www.correiocidadania.com.br

Fornecido por Joomla!

Produzido em: 31 May, 2009, 11:05

Correio da Cidadania

{moscomment}

http://www.correiocidadania.com.br

Fornecido por Joomla!

Produzido em: 31 May, 2009, 11:05

Potrebbero piacerti anche