Sei sulla pagina 1di 8

3. O QUE UM GRUPO?

? Madalena Freire (25-0-05) Segundo Pichon-Rivire pode-se falar em grupo, quando um conjunto de pessoas movidas por necessidades semelhantes, se renem em torno de uma tarefa especfica. Num cumprimento de desenvolvimento das tarefas, deixam de ser um amontoado de indivduos, para cada um assumir-se enquanto participante de um grupo com objetivo mtuo. Isto significa tambm que cada participante exercitou sua fala, sua opinio, seu silncio, defendendo seus pontos de vista.Portanto, descobrindo que, mesmo tendo um objetivo mtuo, cada participante diferente.Tem sua identidade - cada indivduo vai introjetando o outro dentro de si.Isto significa que cada pessoa, quando longe da presena do outro, pode cham-lo em pensamento, a cada um deles e a todos em conjunto. Este fato assinala o incio da construo em grupo enquanto comportamento de indivduos diferenciados.O que Pichon-Rivire denomina de grupo interno. Eu no sou voc Voc no e Eu no sou voc. Voc no eu. Mas sei muito de mim Vivendo com voc. E voc, sabe muito de voc vivendo comigo? Eu no sou voc Voc no eu Mas encontrei comigo e me vi Enquanto olhava pr voc Na sua, minha, insegurana Na sua, minha, desconfiana Na sua, minha, competio Na sua, minha, birra infantil Na sua, minha, omisso Na sua, minha, firmeza Na sua, minha, impacincia Na sua, minha, prepotncia Na sua, minha, fragilidade doce Na sua, minha, mudez aterrorizada E voc se encontrou e se viu, enquanto Olhava pra mim? Eu no sou voc Voc no eu. Mas foi vivendo a solido Que conversei com voc E voc, conversou comigo na sua solido Ou fugiu dela, de mim e de voc?

Eu no sou voc Voc no eu. Mas sou mais eu, quando consigo Lhe ver, porque voc me reflete No que ainda sou No que j sou e No que quero vir a ser... Eu no sou voc Voc no eu. Mas somos um grupo, enquanto Somos capazes de, diferenciadamente, Eu ser eu, vivendo com voc e Voc ser mais voc, vivendo comigo O indivduo um ser geneticamente social Wallon A identidade do sujeito um produto das relaes com os outros. Neste sentido, todo indivduo est povoado de outros grupos internos da sua histria. Assim como tambm povoado que o acompanham na sua solido, em momentos de dvidas e conflito, dor e prazer.Desta forma estamos sempre acompanhados por um grupo de pessoas que vivem conosco permanentemente. Em termos gerais, a influncia deste grupo interno permanece inconsciente.Algumas vezes s no esquecimento (pr-consciente) e no damos conta que estamos repetindo, reproduzindo estilos, papis, que tm que vir com vnculos arcaicos, onde outros personagens jogam por ns. Todos esses integrantes do nosso mundo interno esto presentes na hora De qualquer ao, na realizao de uma tarefa.Por isso, nosso individual nada mais que um reflexo; onde a imagem de um espelho que nos devolvem a de um eu que aparenta unicidade, mas que est composto por inumerveis marcas das falas, presenas de modelo dos outros. Tipos de grupos H dois tipos de grupos: primrio e secundrio. A famlia um grupo primrio.Secundrios so os grupos de trabalho, estudo, instituies, etc. Em todos eles encontramos um lugar, um papel, uma forma de estar, que por sua vez, constitui nossa maneira de ser.Nesse espao desempenhamos nosso papel, segundo nossa histria e as marcas que trazemos conosco. Durante nossa infncia, em nosso grupo primrio tivemos um espao que ocupamos como o nico papel possvel. Se examinarmos nosso grupo familiar, observaremos como cada irmo tem seu papel dentro do grupo, e como ns tambm desempenhamos o nosso.H o que sempre agenta as situaes difceis, outro que deixa levar pelas situaes emocionais, outro que ajuda a conter o dio, outro que faz a mediao, outro que est sempre em divergncia, outro que prefere fazer que est ausente, que no lhe

diz respeito, outro que assume o denunciar permanentemente. Estes papis se mantm ao longo da vida. Quando no suficientemente pensados, elaborados conscientemente, educados, cristalizam-se, assumindo uma forma estereotipada, onde a repetio mecnica do mesmo papel acontece. Como se forma a estrutura? Segundo Pichon-Rivire, a estrutura dos grupos se compem pela dinmica dos 3D. O depositado, o depositrio e o depositante. O depositado algo que o grupo, ou o indivduo, no pode assumir no seu conjunto e o coloca em algum, que por suas caractersticas permite e aceita. Estes, que recebem nossos depsitos, so nossos depositrios, ns que nos desembaraamos destes contedos, colocando-os para fora de ns, somos os depositantes. Podemos observar em qualquer grupo (secundrio) de adultos como distribuem-se esses papis e tarefas implcitas.H os que se encarregam sempre de romper esses silncios embaraosos, os que com uma piada ou uma sada criativa desfazem uma tenso, os que sempre esto contra ou se f azem de advogado do diabo, os que se encarregam de carregar a culpa e, mesmo reclamando, aceitam o depsito de bode expiatrio, os que chegam sistematicamente atrasados, os que interrompem para sair, os que sempre discordam de algo, nunca esto de acordo, ou aqueles a quem tudo lhes parece timo e encarregam-se das tarefas de que os demais se omitem. Este movimento de depsito comea na famlia, com o projeto inconsciente dos pais. Estes marcam um lugar para cada um de seus filhos, segundo as necessidades que imaginariamente o grupo primrio pretende preencher com aquele que chega. Deste modo, o filho ou filha j ocupar um lugar pr-estabelecido e adquirir um papel determinado. Entre os diversos papis, so divididos aspectos ansiognicos e dos quais a famlia no pode assumir em conjunto. Depositando-os, assim, num de seus membros, o controle da situao facilitado. A debilidade familiar (os medos, as doenas, a agressividade) projetada (depositada) num de seus membros, que assume o doente, o frgil a quem se cuida, se vigia de perto. Desta maneira, a famlia controla sua ansiedade. Diante desse membro doente os demais se sentiro forosamente fortes e sadios. Um exemplo bem caracterstico no que se refere agressividade. Um membro do grupo familiar torna-se agressivo, ou seja, dando-lhe (e ele tambm aceitando), esse lugar da violncia, daquele que sempre irrita primeiro, daquele que se incomoda com tudo. Deste modo, o grupo vai depositando nele sua agressividade. A partir da, identifica-se inconscientemente com ele nessa emoo de raiva e passa-a crer-se livre dela, colocando-se, ao contrrio na posio de no-violento. Aquele que recebeu tal depsito, passa a ser o brigo, o reclamo da famlia, e os outros assumem o status de quem, generosamente, o suporta.

Atravs do mecanismo de projeo nos livramos De aspectos nossos que nos desagradam, pois no admitimos que tambm fazem parte de ns. Se estou com medo, em lugar de admitir, reconhecer MEU medo, digo: Tu ests com medo ou Tua proposta aterrorizante. Caso esta afirmao coincida (encontre) um sujeito a quem sempre lhe dado esse papel (atemorizante), nosso mecanismo projetivo se ver inteiramente satisfeito. O depositrio recebeu e se encarregar de viver meu medo. Meu medo no estar mais no meu interior, e ser produto, culpa daquele que me atemoriza. Poderei distanciar-me do meu medo, na medida em que me separe dessa pessoa que se encarregou deste papel atemorizante. Os componentes do grupo So cinco os papis que constituem um grupo, segundo a denominao de PichonRivire: Lder de mudana Bode expiatrio Porta-voz Lder de resistncia Representantes do silncio O lder de mudana aquele que se encarrega de levar adiante as tarefas, enfrentando conflitos, buscando solues, arriscando-se sempre diante do novo. O contrrio dele o lder de resistncia, no podem existir um sem o outro.Os dois so necessrios para o equilbrio do grupo. Esta a viso de uma relao democrtica, pois na relao autoritria e na espontanesta os encaminhamentos podero ser outros. Para cada maior acelerada do lder de mudana, maior freio, brecada, do lder de resistncia. Isto porque, muitas vezes, o lder de mudana radicaliza suas percepes, encaminhamentos, na direo dos ideais do grupo, descuidando do princpio de realidade. Neste momento o lder de resistncia traz para o grupo uma excessiva crtica (princpio de realidade exacerbado), provocando uma desidealizao (desilusionamento), produzido assim um contrapeso s propostas do outro. O bode expiatrio quem assume as culpas do grupo. Serve-se de depositrio a esses contedos, livrando o grupo do que lhe provoca mal-estar, medo, ansiedade, etc. Os silenciosos so aqueles que assumem as dificuldades dos demais para estabelecer comunicao, fazendo com que o resto do grupo se sinta obrigado a falar. Num grupo falante, se queima quem menos pode sobreviver ao silncio. Aqueles que calam representam essa parte nossa que desejaria calar, mas no pode. Em algumas situaes, os silenciosos suscitam crticas por partes de elementos do grupo porque estes se permitem o ocultamento. Ocultamento que poder ser aparente, pois o uso da palavra pode, tambm, ocultar um enorme silncio... Em outras situaes, este ocultamento real, onde o produto a omisso. No trabalho da coordenao, sua facilidade ou dificuldade em coordenar os silenciosos depender do seu grau de escuta do silncio do outro e do seu prprio... necessrio um exerccio apurado de observao e leitura sobre o que os silenciosos falam... para poder possibilitar, assim, a ruptura do papel de ocultamento de omisso.

A coordenao dever estar atenta para no permitir uma relao hostil que obriga os silenciosos a falarem, pois deste modo, no estar respeitando sua fala; mas tambm no cair na armadilha da marginalizao: eles nunca falam mesmo... o que favorece a omisso. O porta-voz quem se responsabiliza em ser a chamin por onde emergem as ansiedades do grupo. Atravs da sensibilidade apurada do porta-voz, ele consegue expressar, verbalizar, dar forma aos sentimentos, conflitos que muitas vezes esto latentes no discurso do grupo. O porta-voz como uma antena que capta de longe o que est por vir. Em muitas situaes, o porta-voz pode coincidir com uma das expresses de lideranas. Para detectar se realmente est desenvolvendo o papel de porta-voz do grupo, necessrio observar como o contedo expressado chega, que ressonncias provoca no grupo. Caso no provoque nenhuma sintonia com o grupo, no ser uma interveno emergente do grupo (movimento de horizontalidade) mas sim, um produto de sua histria pessoal (movimento de verticalidade). No trabalho da coordenao, perceber, diagnosticar essa situao, faz parte de um longo aprendizado. Para isso, a coordenao ter, num primeiro movimento da construo do grupo, um trabalho de observao minuciosa para diagnosticar: (1) Os papis, e (2) os contedos das projees que esto sendo transferidas para (A) grupo, (B) seus participantes e (C) a coordenao. Esta projeo macia do primeiro movimento, s ser superada caso a coordenao possibilite: a limpeza dessas projees; a mobilidade transferencial (a) com a coordenao e (b) entre iguais; evitar a estereotipia dos papis, romper os papis, cristalizados; rodar os papis. Grupo ... Esta trama grupal onde se joga com papis precisos, s vezes esteretipos, outras inabalveis, no um amontoado de indivduos. Mais complexo que isso. Grupo um resultado da dialtica entre a histria do grupo (movimento horizontal) ea histria dos indivduos com seus mundos intenros, suas projees e transferncias (movimento vertical) no suceder da histria da sociedade em que esto inseridos. Grupo ... grupo A cada encontro: imprevisvel. A cada interrupo da rotina: algo inusitado. A cada elemento novo: surpresas. A cada elemento j parecidamente conhecido: aspectos desconhecidos. A cada encontro: um novo desafio, mesmo que supostamente j vivido. A cada tempo: novo parto novo, compromisso fazendo histria. A cada conflito: rompimento do estabelecido para a construo da mudana.

A cada emoo: faceta insuspeitvel. A cada encontro: descobrimentos de terras ainda no desbravadas. Grupo grupo. A construo do grupo Um grupo se constri atravs da constncia da presena de seus elementos, na constncia da rotina e de suas atividades. Um grupo se constri na organizao sistematizada de encaminhamentos, intervenes por parte do educador, para a sistematizao do contedo em estudo. Um grupo se constri no espao heterogneo das diferenas entre cada participante: da timidez de um, do afobamento do outro; da serenidade de um, da exploso do outro; da seriedade desconfiada de um, da ousadia do risco do outro; da mudez de um , da tagarelice de outro; do riso fechado de um, gargalhada debochada do outro; dos olhos midos de um, dos olhos esbugalhados do outro; de lividez de um, do encarnado do rosto do outro. Um grupo se constri enfrentando o medo que o diferente, o novo provoca, educando o risco de ousar. Um grupo se constri no na gua estagnada do abafamento das exploses, dos conflitos, no medo em causar rupturas. Um grupo se constri, construindo o vnculo com a autoridade entre iguais. Um grupo se constri na cumplicidade do riso, da raiva, do choro, do medo, do dio, da felicidade e do prazer. A vida de um grupo tem vrios sabores... No processo de construo de um grupo, o educador conta com vrios instrumentos que favorecem a interao entre seus elementos e a construo do crculo com ele. A comida um deles. comendo junto que os afetos so simbolizados, expressos, representados, socializados. Pois comer junto, tambm uma forma de conhecer o outro e a si prprio. A comida uma atividade altamente socializadora num grupo, porque permite a vivncia de um ritual de ofertas. Exerccio de generosidade. Espao onde cada um recebe e oferece ao outro o seu gosto, seu cheiro, sua textura, seu sabor. Momentos de cuidados, ateno. O embelezamento da travessa em que vai o ao, a forma de corao do bolo, a renda bordada no prato... Frio ou quente? Que perfume falar de minhas emoes? Doce ou salgado?

Todos esses aspectos compe o ritual do comer junto, que um dos ingredientes facilitadores da construo do grupo. Um grupo se constri com ao exigente, rigorosa do educador. Jamais com a cumplicidade autocomplacente, com o descompromisso do educando. Um grupo se constri no trabalho rduo de reflexo de cada participante e do educador. No exerccio disciplinado de instrumentos metodolgicos, educa-se o prazer de se estar vivendo, conhecendo, sonhando, brigando, gostando, comendo, bebendo, imaginando, criando; e aprendendo juntos, num grupo. Que diabo tem esse grupo? -Que diabo tem esse grupo que d tanto medo e ansiedade? -Que diabo tem esse grupo que o risco de ser eu mesmo me amedronta tanto? -Que diabo tem esse grupo onde o no sei o incio para o aprender? -Que diabo tem esse grupo que me deixa desvairada procura do significado de tudo? -Que diabo tem esse grupo, onde minhas hipteses corretas so desestabilizadas, me fazendo duvidar de tudo? -Mas que diabo tem esse grupo esse, onde me criticam? -Mas que diabo de grupo esse que me faz sentir s vezes to incompetente? -Que diabo tem esse grupo que no me d colo quando choramingo, na minha indisciplina... -Mas que diabo de grupo esse? Esse, o diabo do grupo que pergunta que dvida que diz no sei onde: errar aprender. que ri, que briga, que teve medo, limites, fraquezas, que tem coragem que chora, que come e vive junto. onde muitas vezes construindo sua competncia invadido por forte sentimento de incompetncia. que corre riscos para conhecer o outro e a si mesmo. que corre riscos NEGANDO A OMISSO autoritria e aprende a assumir o que pensa, o que diz, o que faz. que busca a construo permanente da disciplina intelectual educando a imaginao, o sonho, no dia-a-dia junto com os outros, a paixo de conhecer, aprende, ensinar e educar. Vida de grupo 1. Vida de grupo tem: -Alegria, riso aberto, contentamento, folia, concentrao. -Medo, dor, choro, conflito, perdio,desequilbrio, hiptese falsa, pnico. -Entendimento, diferenas, desentendimento, briga, busca, conforto. -Silncios, fala escondida, berro, fala oca, fria, fala mansa.

-Generosidade, escuta, olhar atento, pedido de colo. -dio, decepo, raiva, recusa, desiluso. -Amor, bem querer, gratido, afago, gesto amigo de oferta. 2. Vida de grupo tem vrios sabores -Quente, frio, no ponto. -Doce? melado? cheiro de hortel? -Castanha, chocolate, perfume de canela. -Salgado? Gelado, cheiro de ma? -Palmito, frango, damasco. -Perfumes vindo da janela, lembrando o cheiro da vida vivida, gosto de hortel. 3. Vida de grupo d muita ansiedade, quando no recebo o produto do conhecimento mastigado, pronto, pelo educador. Ele faz mediaes com o objeto a conhecer, e se eu,saindo com meu rebolio, meu furaco interno (uterino?), minhas frustraes, ansiedades, POSSO CONSTRUIR, no meu silncio-fala interna, minha sistematizao. Depois, novamente voltando ao grupo, posso chec-lo, provocando um aprofundamento da mesma, ou no... 4. Vida em grupo d muita frustrao Porque, enquanto educando, tenho de romper com meu acomodamento quieto, autoritrio... esperando as ordens do educador... e quando elas no vm, descubro que S EU posso LUTAR CONQUISTAR, CONSTRUIR, meu ESPAO... O educador pode possibilitar o rompimento da quietude, mas NO A AO DO CONSTRUIR, do conhecer. Essa, s o educando pode. 5. Vida de grupo d muito medo Porque atravs do outro constato que sou dono do meu saber (e do meu no saber). Sou dono de minha incompetncia, e portanto, RESPONSVEL pela minha BUSCAPROCURA de conhecer, de construir minha competncia. 6. Vida de grupo d desnimo Porque em muitas situaes nos confrontamos com o caos: acmulo de temas, processos de adaptao, hipteses heterogneas. Caos criador que nos demanda nova re-estruturao organizao. Procura da forma original prpria e nica adequada ao novo momento. Vida de grupo (ah!... vida de grupo...) 7. Vida de grupo d muito trabalho e muito prazer Porque eu no construo nada sozinho; tropeo a cada instante com os limites do outro e os meus prprios, na construo da vida, do conhecimento, da nossa histria.

Potrebbero piacerti anche