Sei sulla pagina 1di 5

Estado designa "conjunto das instituies (governo, foras armadas, funcionalismo pblico etc.

) que controlam e administram uma nao"; "pas soberano, com estrutura prpria e politicamente organizado". Segundo o jurista italiano Norberto Bobbio, a primeira vez que a palavra foi utilizada, com o seu sentido contemporneo, foi no livro O Prncipe, de Nicolau Maquiavel. organizada poltica, social e juridicamente, ocupando um territrio definido, normalmente onde a lei mxima uma Constituio escrita, e dirigida por um governo que possui soberania reconhecida tanto interna como externamente. Um Estado soberano sintetizado pela mxima "Um governo, um povo, um territrio". O Estado responsvel pela organizao e pelo controle social, pois detm, segundo Max Weber, o monoplio da violncia legtima (coero, especialmente a legal). O reconhecimento da independncia de um estado em relao aos outros, permitindo ao primeiro firmar acordos internacionais, uma condio fundamental para estabelecimento da soberania. O Estado pode tambm ser definido em termos de condies internas, especificamente (conforme descreveu Max Weber, entre outros) no que diz respeito instituio do monoplio do uso da violncia. O conceito parece ter origem nas antigas cidades-estados que se desenvolveram na antiguidade, em vrias regies do mundo, como a Sumria, a Amrica Central e no Extremo Oriente. Em muitos casos, estas cidades-estados foram a certa altura da histria colocadas sob a tutela do governo de um reino ou imprio, seja por interesses econmicos mtuos, seja por dominao pela fora. O estado como unidade poltica bsica no mundo tem, em parte, vindo a evoluir no sentido de um supranacionalismo, na forma de organizaes regionais, como o caso da Unio Europeia. Os agrupamentos sucessivos e cada vez maiores de seres humanos procedem de tal forma a chegarem ideia de Estado, cujas bases foram determinadas na histria mundial com a Ordem de Wetsfalia (Paz de Vestflia), em 1648. A instituio estatal, que possui uma base de prescries jurdicas e sociais a serem seguidas, evidencia-se como "casa forte" das leis que devem regimentar e regulamentar a vida em sociedade. Desse modo, o Estado representa a forma mxima de organizao humana, somente transcendendo a ele a concepo de Comunidade Internacional.

O Estado Moderno
A ascenso do "Estado moderno", como um poder pblico que constituem a suprema autoridade poltica dentro de um territrio definido dentro da Europa Ocidental est associado a gradual desenvolvimento institucional que comea no final do sculo XV, culminando com a ascenso do absolutismo e do capitalismo. Em lugar do sistema fragmentado das leis feudais, com muitas vezes reivindicaes territoriais, grandes territrios definitivos emergiram. Este processo deu origem alta centralizao e cada vez mais formas burocrticas de leis absolutistas do sculos XVII e XVIII, quando as principais caractersticas do sistema estatal contempornea tomou

forma, incluindo a introduo de um exrcito permanente, uma sistema de tributao central, relaes diplomticas permanentes com as embaixadas, bem como o desenvolvimento da poltica econmica do Estado mercantilista. Desde o perodo absolutista, os estados tm sido largamente organizadas em um nao como base. O conceito de um Estado nacional, no entanto, no sinnimo de Estadonao. Mesmo na maioria dos etnias aliadas e das sociedades nem sempre tm uma correspondncia entre o Estado e nao, e da o papel ativo que muitas vezes tomadas pelo Estado para promover o nacionalismo atravs da nfase na partilha de smbolos e identidade nacional. Segundo Weber, o Estado moderno monopoliza os meios de legtima violncia fsica, ao longo de um territrio bem definido. Alm disso, a legitimidade deste monoplio em si de um tipo muito especial, a "autoridade racional-legal" com base em regras impessoais que restringe o poder do Estado nas elites. Desde o surgimento do conceito de Weber, uma extensa literatura sobre os processos pelos quais o "Estado moderno" surgiu a partir do estado feudal foi gerada. Acadmicos marxistas, por exemplo, afirmam que a formao dos Estados modernos pode ser explicado, principalmente, em funo dos interesses e lutas de classes sociais.

Supranacionalismo
No final do sculo XX, a globalizao do mundo, a mobilidade de pessoas e de capital, e com o aumento de muitas instituies internacionais, todos combinados para circunscrever a liberdade de ao dos estados. Estas restries sobre o estado da liberdade de ao so acompanhados, em alguns domnios, nomeadamente da Europa Ocidental, com projetos de integrao interestatal como a Unio Europia. No entanto, o Estado continua a ser a base da unidade poltica do mundo, como tem sido desde o sculo XVI. O estado considerado o maior conceito central no estudo da poltica, e sua definio objeto de intenso debate acadmico. Afinal, mesmo com a globalizao, o Estado mantm trs aspectos muito peculiares e importantes:

S um Estado pode estabelecer o arcabouo legal a viger dentro de seu territrio, para os que nele vivem e fazem negcios; O Estado assegura uma identidade nica (especialmente quando suas fronteiras coincidem com as da nao); O Estado mantm o monoplio do poder coercitivo (reprimindo o crime na esfera interna e garantindo a segurana na esfera externa).

O Estado e o Direito Internacional


At a declarao da teoria do Estado de relaes internacionais, uma soberania do Estado est condicionada reconhecimento diplomtico do estado da reivindicao de

independncia. Graus de reconhecimento e de soberania podem variar. No entanto, qualquer grau de reconhecimento, at mesmo o reconhecimento, por uma maioria dos Estados no sistema internacional, no vinculativa para os Estados de terceiros. Os critrios legais para a independncia no so bvias. Freqentemente, as leis so ultrapassadas pelas circunstncias polticas. No entanto, um dos documentos frequentemente citado na matria a Conveno de Montevidu a partir de 1933, o primeiro artigo de que dispe:
O estado como uma pessoa de direito internacional, devem possuir as seguintes qualificaes: (1) uma populao permanente, (b) um territrio definido, (c) governo, e (d) a capacidade de entrar em relaes com os outros estados.

Estados de fato e de jure


A maioria dos estados so estados soberanos de jure e de facto(ou seja, existem tanto na lei e na realidade). No entanto, por vezes, existem apenas como Estados de jure em que uma organizao reconhecida como tendo soberania e ser o governo legtimo de um territrio sobre o qual eles no tm controle real. Muitos pases da Europa continental tem mantido governo no exlio durante a Segunda Guerra Mundial, que continuou a gozar de relaes diplomticas com os Aliados, apesar de sua pases estavam sob ocupao nazista. Outros estados podem ter soberania sobre um territrio, mas como falta de reconhecimento internacional, so de facto apenas os Estados.

Teorias de legitimao do Estado


Somando a coero, os Estados geralmente reivindicam alguma forma de legitimar seu poder poltico de forma a manter domnio sobre os indviduos.

Direito divino dos reis


A ascenso do sistema do Estado moderno estava relacionado a mudanas nos pensamentos polticos, especialmente no que concerne a forma de compreender as mudanas de legitimar a mudana estatal. Defensores do Estado tradicionais como Thomas Hobbes e Jean Bodin seguiram as linhas do direito divino dos reis para explicar as mudanas. Esta doutrina, com antecedentes no cesaropapismo bizantino, que foi desenvolvida no ancien rgime francs e no protestantismo ingls, baseou-se na crena de que o monarca tem o direito de reinar por vontade de Deus, e no devido vontade de seus sditos, parlamento, aristocracia ou qualquer outra autoridade. Esta doutrina dizia que qualquer tentativa de depor o monarca ou restringir seus poderes seria contrria vontade de Deus.

Estado Natural

Antecessor constituio da sociedade civil. Todos os autores contratualistas admitem, de certa forma, um "estado de natureza". Alguns dos autores contratualistas, apesar de descreverem um "estado de natureza", admitem que ele possa nunca ter vindo a existir, mas que era preciso fazer essa construo para entender a formao da sociedade civil. a ausncia de sociedade. O que difere a sociedade humana das sociedades formadas por outras criaturas a necessidade de regras para que haja organizao dos interesses. A cultura faz com que o homem se emancipe dos outros animais. O ser humano, sendo dotado de razo torna-se livre. Para Thomas Hobbes, por exemplo, o "estado de natureza" qualquer situao onde no h um governo que estabelea a ordem.

Contrato Social
No mbito do Estado, seria um acordo entre os membros da sociedade, pelo qual reconhecem a autoridade, igualmente sobre todos, de um conjunto de regras, de um regime poltico ou de um governante. O ponto inicial da maior parte dessas teorias o exame da condio humana na ausncia de qualquer ordem social estruturada, normalmente chamada de "estado de natureza". Nesse estado, as aes dos indivduos estariam limitadas apenas por seu poder e sua conscincia. Desse ponto em comum, os proponentes das teorias do contrato social tentam explicar, cada um a seu modo, como foi do interesse racional do indivduo abdicar da liberdade que possuiria no estado de natureza para obter os benefcios da ordem poltica. Difundiram-se entre os sculos XVI e XVIII[29] como forma de explicar ou postular a origem legtima dos governos e, portanto, das obrigaes polticas dos governados ou sditos. Thomas Hobbes (1651), John Locke (1689) e Jean-Jacques Rousseau (1762) so os mais famosos filsofos do contratualismo.

Autoridade legal-racional
Max Weber identificou trs principais fontes de legitimidade poltica em suas obras. A legitimidade, em primeiro lugar com base em motivos tradicionais derivado de uma crena de que as coisas deveriam ser como foram no passado, e que aqueles que defendem essas tradies tm um direito legtimo ao poder. A legitimidade, por outro baseado em liderana carismtica a devoo a um lder ou grupo que visto como excepcional herico ou virtuoso. O terceiro a autoridade racional-legal, no qual a legitimidade derivada da crena de que um determinado grupo tenha sido colocado no poder de forma legal, e que seus atos so justificveis de acordo com um cdigo especfico de leis escritas. Weber acreditava que o Estado moderno se caracteriza, principalmente, apelando para a autoridade racional-legal.[30][31][32]

Potrebbero piacerti anche