Sei sulla pagina 1di 5

Universidade de So Paulo

Escola de Engenharia de So Carlos Departamento de Engenharia Eltrica EESC-USP

LABORATRIO DE CONVERSO ELETROMECNICA DE ENERGIA Professores: Eduardo Nobuhiro Asada Lus Fernando Costa Alberto Colaborador: Elmer Pablo Tito Cari TRANSFORMADOR ELTRICO (Segunda Parte) 1 OBJETIVOS: a) Obter os parmetros eltricos do transformador monofsico atravs de testes; b) Montar transformadores trifsicos a partir de um banco de transformadores monofsicos; 1.1 MODELO DO TRANSFORMADOR (EXATO)

Figura 1: Representao do transformador monofsico.

Este modelo procura representar o transformador por um transformador ideal com elementos externos que representam todos os efeitos indesejveis, tais como perdas, de um transformador real: r1, r2 resistncia dos enrolamentos; x1, x2 reatncias devido ao fluxo de disperso; rc modela perdas no ncleo ferromagntico (Focault e Histerese); Xm reatncia de magnetizao. Produz a f.m.m. necessria ao estabelecimento do fluxo no ferro.

1.2 MODELO SIMPLIFICADO DO TRANSFORMADOR Infelizmente no possvel medir x1 e x2 separadamente atravs de um experimento. Utilizam-se ento modelos simplificados.

Universidade de So Paulo
Escola de Engenharia de So Carlos Departamento de Engenharia Eltrica EESC-USP

Figura 2: Modelo simplificado do transformador monofsico.

Os parmetros deste modelo simplificado podem ser obtidos a partir de dois ensaios: o teste em circuito aberto e o teste em curto-circuito. 2. PARTE EXPERIMENTAL 2.1 ENSAIO 1: TESTE EM CIRCUITO ABERTO Consiste em aplicar tenso nominal a um dos enrolamentos com o outro em aberto. Por motivos de convenincia e segurana aplica-se tenso nominal no enrolamento de baixa tenso (Figura 2).

Figura2: Esquema para o teste em circuito aberto.

a) Aplique tenso nominal Voc = VN no primrio (com o secundrio aberto) e obtenha as medidas Pe e I conforme mostra a Figura 2. b) Desprezando as quedas de tenso em R1eq e X1eq calcule a impedncia shunt equivalente, ou seja rc e Xm. 2.2 ENSAIO 2: TESTE EM CURTO CIRCUITO Consiste em aplicar corrente nominal em um dos enrolamentos com o outro em curto circuito. Por motivos de convenincia e segurana, aplica-se corrente nominal no enrolamento de alta tenso (Figura 3).

Universidade de So Paulo
Escola de Engenharia de So Carlos Departamento de Engenharia Eltrica EESC-USP

Figura 3: Esquema para o teste em corto circuito

a) Aplica-se corrente nominal Icc = IN e obtenha as medidas de Pe e I. b) Desprezando a corrente no ramo shunt (pois a tenso baixa durante este teste) determine a impedncia srie equivalente. 2.3 ENSAIO 3: MEDIO DAS RESISTNCIAS EM CORRENTE CONTNUA a) Mea as resistncias em corrente contnua (Observar os limites de corrente de cada enrolamento). Compare com a resistncia equivalente no lado de alta tenso determinada no ensaio 2, comente?.

3 TRANSFORMADORES TRIFSICOS Transformadores trifsicos podem ser construdos com um nico ncleo ou atravs da associao de trs transformadores monofsicos conforme mostrado na figura 4.

(a)

(b)

Figura 4: Transformador trifsico: (a) de ncleo nico, (b) obtido de 3 transformadores monofsicos.

Universidade de So Paulo
Escola de Engenharia de So Carlos Departamento de Engenharia Eltrica EESC-USP

Dependendo da ligao do enrolamento primrio e secundrio pode-se obter duas configuraes: A conexo e a conexo Y. 3.1 CONFIGURAO -Y a) Complete as ligaes na Figura 6 para obter um banco trifsico na configurao -Y.

Y
Figura 6. Esquema de conexo para a configurao -Y.

b) Com os transformadores trifsicos na configurao 220V 110 V. Monte o aparato e verifique a relao de transformao e as defasagens entre o primrio (220 Vac) e o secundrio. 3.2 CONFIGURAO - a) Complete as ligaes na Figura 7 para obter um banco trifsico na configurao -. (OBS.: Neste caso deve-se observar a polaridade dos enrolamentos, pois uma ligao incorreta acarretaria uma corrente elevada que pode queimar o transformador).

Figura 7. Esquema de conexo para a configurao -.

Universidade de So Paulo
Escola de Engenharia de So Carlos Departamento de Engenharia Eltrica EESC-USP

b) Com os transformadores trifsicos na configurao 220V 110V, monte o aparato e verifique a relao de transformao e a defasagem angular entre as tenses de linha. III PARTE ANALTICA a) Dos ensaios um e dois obtenha o modelo completo do transformador referido ao lado de baixa tenso. b) A partir do modelo completo do transformador, calcule o rendimento, fator de potncia e regulao para tenso nominal e compare com os valores obtidos do teste em carga da experincia de laboratrio N 2. c) Por que a resistncia equivalente calculada atravs do teste em corrente contnua menor do que os valores determinados pelos ensaios 1 e 2?

Potrebbero piacerti anche