Sei sulla pagina 1di 4

SEMINRIO DE INVESTIGAO EM DISFAGIA

Biofeedback Foundation of Europe Introduo Electromiografia de Superfcie para a Reabilitao na Disfagia

19 & 20 de Fevereiro, 2009 ~ Aveiro & Setubal, Portugal

F o t o g r af i a - C o r t e s i a d e J a m e s A t k i n s o n , M e d i m e d i a g r o u p

Quem deve Participar?


Terapeutas da Fala, Otorrinolaringologistas, Neurologistas, Radiologistas, Gastroenterologistas e, outros profissionais de sade interessados em expandir seus conhecimentos no tratamento de pacientes com disfagia, atravs da aplicao de tcnicas de reabilitao de Electromiografia de Superfcie.

Lder do Seminrio
Catriona M. Steele, Ph.D., CCC-SLP, S-LP(C), Reg. CASLPO, A Professora Doutora Catriona Steele Directora do Laboratrio de Investigao da Reabilitao na Deglutio, do Instituto de Reabilitao de Toronto. A Dr. Catriona lecciona no Departamento de Ps Graduao de Terapia da Fala, da Universidade de Toronto. Durante os ltimos 6 anos, tem recebido especial reconhecimento pela sua investigao sobre os movimentos da lngua na deglutio, tendo conquistado uma reputao de perita no uso de alterao de texturas como mtodo de interveno na disfagia. A Dr. Steele conhecida no s no Canad mas, tambm internacionalmente, como uma defensora da prtica baseada em evidncia. A Dr. Steele ocupa actualmente o lugar de membro do Comit da Sociedade de Investigao da Disfagia "Dysphagia Research Society".

Descrio do Seminrio
Este seminrio de 4 horas fornece principal interesse profissional na aprendizagem sobre as mais recentes tcnicas da Electromiografia de Superfcie (SEMG), usadas na reabilitao da disfagia. Este seminrio d a conhecer as estratgias de treino de Electromiografia de Superfcie mais usadas para o tratamento da disfagia, com a instrumentao de Biofeedback Electromiogrfico. Os convidados presentes, fornecero uma viso sobre a maneira como a disfagia tratada em Portugal.

Objectivos do Seminrio
Os objectivos incluem a compreenso da avaliao da deglutio atravs da Electromiografia de Superfcie (SEMG).

Localizao dos Seminrios


Escola Superior de Sade Universidade de Aveiro Campo Universitrio de Santiago 3810-193 Aveiro

Escola Superior de Sade Instituto Politcnico de Setbal Campus do IPS, Estefanilha Edifcio da ESCE 2914-503 Setbal

Biofeedback Foundation of Europe

Horrio do Seminrio:
08h30 Inscrio 09h00 Abordagem dos terapeutas da fala em Portugal no tratamento da disfagia Apresentador convidado da Associao Portuguesa de Terapeutas da Fala (APTF). Maria de Luz Rocha (Aveiro)/ Dalia Nogueira (Setubal 09h15 Boas Vindas e Pequena Apresentao pelo Anfitrio - Isabel Maria Monteiro da Costa e Maria da Assuno Coelho de Matos ESSUA Universidade de Aveiro - Isabel Amaral & Sonia Lima (Setubal) Escola Superior de Saude - Instituto Polit ecnico de Setubal 09:30 Palestrante convidado Dr. Catriona Steele Biofeedback Electromiogrfico como mtodo de reabilitao na Disfagia - Parte 1 10h15 Intervalo

10h45 Palestrante convidado Dr. Catriona Steele Biofeedback Electromiogrfico como mtodo de reabilitao na Disfagia - Parte 2 11:45 Questes Finais e respectivas Respostas 12h00 Avaliao dos Formulrios e Certificados 12h15 Observaes Finais e Encerramento do Seminrio

Inscrio, Pagamento & Informaes de Certificao


A Biosigns uma empresa recm formada ,com sede no Porto, que desenvolve, entre outras, a actividade de monitorizao de sinais fisiolgicos associada ao Biofeedback. Esta empresa est responsvel pela traduo de todos os documentos e, organizao do seminrio. tambm da sua responsabilidade as inscries e, respectivos pagamentos dos participantes no seminrio. Para se inscrever no seminrio, por favor envie para a BioSigns a ficha de inscrio em anexo, para analuisarocha@biosigns.pt ou geral@biosigns.pt.. Caso necessite de mais informaes, no hesite em nos contactar.

Tabela de Preos do Seminrio:

Profissionais inscritos antes do dia 6 de Fevereiro: 75 Profissionais inscritos depois do dia 6 de Fevereiro: 95 Estudantes antes do dia 6 de Fevereiro: 15 Estudantes depois do dia 6 de Fevereiro: 18

Desistncias
As Desistncias devem ser recebidas por escrito. Se o seu pedido de desistncia for efectuado, pelo menos, duas semanas antes da data do seminrio, receber um crdito para usar num futuro curso, com uma taxa de administrao de 25 . As desistncias posteriores a esta data perdero o valor da inscrio. A BFE reserva o direito de cancelar o curso com total reembolso.

Biofeedback Foundation of Europe

Patrocinadores Oficiais

Joo Olias, MD, PhD ir representar a Sociedade Portuguesa de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cervico Facial SPORL. O Professor Olias encontra-se no quadro da SPORL, sendo, tambm, o Director do Departamento de Otorrinolaringologia do Instituto Portugus de Oncologia de Lisboa.

IALP organizao internacional mais antiga, que representa pessoas envolvidas em assuntos cientficos, educacionais e, profissionais, relacionados com a comunicao, linguagem, voz, fala e, disfunes na deglutio. Esta organizao tem membros em mais de 55 pases em todo o mundo. Para mais informaes, por favor, contacte mbehlau@uol.com.br ou Natascha Looy, office manager, atoffice@ialp.info.

P.O. Box 555 3800 AN Amersfoort The Netherlands BFE-IREP Carol Meyers, Education Manager education@bfe.org Fax: +1 514 489 8251 Tel: +1 518 632-1018

Biofeedback Foundation of Europe

Potrebbero piacerti anche