Sei sulla pagina 1di 5

FAZENDO O PRPRIO JORNAL Ao produzir um jornal em sala de aula, procure no valorizar demais o produto final, pois dificilmente ele

ser parecido com os modelos conhecidos. D mais importncia ao processo de produo, estimulando o uso de: - Diferentes gneros textuais de imprensa (artigo, reportagem, fotojornalismo). - Diferentes funes e nveis de linguagem presentes nos jornais. - Noes gramaticais diversas. - Recursos de pesquisa, do trabalho coletivo e interdisciplinar. - Estratgias que ajudem a firmar a identidade dos alunos. O passo-a-passo - Defina com a turma como ser o jornal: impresso (e distribudo) ou mural (afixado). - Forme grupos de trabalho com professores, alunos, funcionrios e distribua responsabilidades. - Marque reunies regulares para tomar decises e avaliar resultados. - Defina o pblico para o qual se dirige a publicao. - Escolha o nome e o logotipo. - Avalie a necessidade e a disponibilidade de recursos materiais, como papel, mquinas fotogrficas, gravadores para entrevista, computadores, despesas em geral (filmes, revelao, grfica etc.), alm de patrocinadores e publicidade.

Contedos e sees O perfil temtico pode ser definido pela turma, sob a sua coordenao. Opes: - Ser porta-voz da direo da escola. - Ser porta-voz dos alunos. - Abordar temas gerais, atualidades, temticas locais ou gerais, assuntos da escola. - Relacionar a escola comunidade. - Debater temas "quentes". - Promover entretenimento. Projeto grfico o que vai definir a cara do jornal. Para isso, a turma deve: - Analisar o projeto grfico de outros jornais e elaborar um especfico para o jornal da escola. - Criar uma identidade visual, ou seja, escolher o tipo das letras para os ttulos, textos e legendas, o uso ou no de cores quais; o uso ou no de ilustraes etc. e - Estabelecer as sees que aparecero sempre no mesmo espao. - Indicar em um quadro a relao dos responsveis pela produo e pela realizao do jornal (o expediente). Evite - Transformar o jornal em apostila de aula ou em pginas grampeadas. Jornais devem ter visual e linguagem prprios.

- Utilizar linguagens especficas dos gneros jornalsticos. - Usar lugares-comuns, como o excesso de piadas, de textos pessoais de alunos, poesias, em vez de trazer coisas novas. Quadro preparado por Maria Alice Faria e Juvenal Zanchetta Jr O jargo jornalstico Para entender a linguagem jornalstica, bom conhecer alguns termos usados no dia-a-dia das redaes. Artigo - Texto que traz a opinio e a interpretao do autor sobre um fato. Geralmente assinado e no reflete necessariamente a opinio da publicao. Editorial - a opinio da empresa que publica o peridico sobre temas relevantes. No assinado. Entrevista - Contato pessoal entre o reprter e uma ou mais pessoas (fontes) para coleta de informaes. Tambm designa um tipo de matria jornalstica redigida sob a forma de perguntas e respostas (tambm conhecida como pingue-pongue). Legenda - Texto breve colocado ao lado, abaixo ou dentro de foto ou ilustrao, que acrescenta informaes imagem. Lide - Abertura de um texto jornalstico. Pode apresentar sucintamente o assunto, destacar o fato principal ou criar um clima para atrair o leitor para o texto. O tradicional responde a seis questes bsicas: o qu, quem, quando, onde, como e por qu. Manchete - Pode ser tanto o ttulo principal, em letras grandes, no alto da primeira pgina de um jornal, indicando o fato jornalstico de maior importncia entre as notcias contidas na edio, ou o ttulo de maior destaque no alto de cada pgina.

Nota - Pequena notcia. Notcia - Relato de fatos atuais, de interesse e de importncia para a comunidade e para o pblico leitor. Pauta - Agenda ou roteiro dos principais assuntos a ser noticiados numa publicao jornalstica. Reportagem - Conjunto de providncias necessrias confeco de uma notcia jornalstica: pesquisa, cobertura de eventos, apurao, seleo dos dados, interpretao e tratamento. Verbetes adaptados do Dicionrio de Comunicao, de Carlos Alberto Rabaa e Gustavo Barbosa, Ed. tica Para uma leitura eficiente Ao levar jornais para a sala de aula, preciso envolver seus alunos com a linguagem utilizada por esse meio. Veja como: - Respeite a integridade do texto publicado, no cortando partes dele para no mudar a informao original. - Caso no consiga levar o jornal inteiro para a sala, indique sempre o ttulo da publicao, a data, a pgina e o nome do autor da matria. - Preserve as fotos com as legendas originais e o nome do fotgrafo. - Escolha vrios gneros textuais para leitura e anlise. - Ressalte que a notcia relatada no texto jornalstico no exatamente o fato, mas a verso do jornal sobre esse fato. - Promova a leitura comparativa entre dois veculos para desenvolver o olhar crtico.

- Estimule a identificao das caractersticas dos possveis leitores de cada jornal, facilitando a percepo do aluno com relao constituio de um texto informativo.

Potrebbero piacerti anche