Sei sulla pagina 1di 13

II Colquio da Ps-Graduao em Letras UNESP Campus de Assis ISSN: 2178-3683 www.assis.unesp.br/coloquioletras coloquiletras@yahoo.com.

br

VISES DA NATUREZA CSMICA: ROBERTO PIVA, XAMANISMO E POESIA Jos Juvino da Silva Jnior (Mestrando UFPE/Recife CAPES)
RESUMO: O artigo vises da natureza csmica: Roberto Piva, xamanismo e poesia faz uma anlise das imagens do mundo natural engendradas pelos poemas do autor nos livros Ciclones e Estranhos Sinais de Saturno. O texto investiga ainda os posicionamentos biopoticos do autor em relao ao processo de mecanizao da vida humana e desencantamento do mundo moderno perpetrado pelo sistema do capitalismo global. Este artigo procura deslindar as articulaes que o poeta Roberto Piva faz da mitologia e do xamanismo como plataformas para a gestao de uma poesia que conduza ao xtase (ao sagrado) e que renove as possibilidades de contato com o acervo do imaginrio humano ancestral e seja, ainda, palavra de enfrentamento ao discurso hegemnico do racionalismo do pensamento ocidental. PALAVRAS-CHAVE: poesia; xamanismo; mundo natural; vises.

Vises e vertigens, delrios, transes e xtases: a potica de Roberto Piva, como uma fbula do imaginrio radical, enxerga o mundo natural como uma possibilidade para a realizao de um devir csmico-potico, uma possibilidade de desenvolvimento do sujeito em contato fecundo e frtil com a pulsao da natureza. O poeta busca incorporar em sua dico e palavra o acervo de sabedoria presente nas prticas xamansticas. Assim, a poesia se transmuta num lugar para o exerccio orgnico de aproximao entre o ser humano e o mundo natural, como observamos num trecho final do poema A oitava energia, do livro Estranhos sinais de saturno
[...] Que voc conhea manguezais & realidades no-humanas Que so a essncia da Poesia Que voc conhea o sussurro do Sol Na gua ferruginosa dos seus olhos. (PIVA, 2008, p. 69)

A natureza passa a ser vista como um organismo ativo, permeado de significados que transcendem os limites da razo humana. E o poeta abandona a pretenso de criar um poema que seja um discurso sobre a natureza; antes, a poesia se manifesta como o lugar onde a natureza se materializa, apresenta a si mesma, fala, em suma, torna-se presena, verdadeira presena:

649

Gavio Cabur Eu atravessei manguezais & estrelas sementes espalhadas na voz do olho obscuro rpteis abandonados no p das estradas Esta Serra enforca o horizonte nmade do Absoluto. (PIVA, 2008, p. 67)

A potica de Roberto Piva se constri na articulao do sonho e da intuio e se move nos campos abertos do imaginrio, criando um regime de permanente dilogo com as foras naturais, como podemos observar no poema Jurema Preta:
Sou aluno das rvores alma eltrica nas veredas mais secretas Catimb sonmbulo & seus palcios meu crnio virando brasas desfolhando meu corao mananciais transfigurados na memria. (PIVA, 2008, p. 166)

Roberto

Piva

reelabora

material

das

tradies

do

imaginrio

xamnico/mtico, utilizando-o como magma, como gatilho para sua dico potica. No poema citado, por exemplo, o autor faz referncia jurema sagrada, tradio religiosa remanescente dos ndios que habitavam o litoral do Nordeste brasileiro e dos seus pajs, grandes conhecedores dos mistrios do alm, das plantas e dos animais. O poeta, ao se aproximar intuitivamente do mundo natural transfigurado num xam visionrio , inaugura uma relao dialgica, no-mecanizada com a natureza. Assim, o poeta-xam se move dentro das esferas de um mundo natural prenhe de significados csmicos. A poesia de Roberto Piva se transforma num espao para o encontro vertiginoso entre o poeta e os contedos simblicos/mticos inscritos no mundo natural de maneira cifrada. A potica visionria de Piva busca, ento, realizar/materializar uma leitura orgnica da realidade. A poesia opera uma escritura capaz de colocar em movimento os mananciais simblicos dos lugares de poder da existncia:
A poesia mexe com realidades no-humanas do planeta profecias espritos animais vidncia estrela bailarina

650

lugares de poder fogo do cu. (PIVA, 2008, p. 82)

O autor enfatiza tambm em seus poemas os desdobramentos socioambientais perversos da mentalidade mecanicista, como registra no manifesto da selva mais prxima, em que se l um verso como os produtos qumicos, a indstria farmacutica & os miasmas roero teus ossos (PIVA, 2006, p. 148). Piva vai de encontro lgica ocidental de dominao da natureza e seu consequente processo de desencantamento do ambiente selvagem. Como diz Mircea Eliade,
a experincia de uma natureza radicalmente dessacralizada uma descoberta recente, acessvel apenas a uma minoria das sociedades modernas, sobretudo aos homens de cincia. Para o resto das pessoas, a natureza apresenta ainda um encanto, um mistrio, uma majestade, onde se podem decifrar os traos dos antigos valores religiosos. No h homem moderno, seja qual for o grau de sua irreligiosidade, que no seja sensvel aos encantos da natureza. No se trata unicamente dos valores estticos, desportivos ou higinicos concedidos natureza, mas tambm de um sentimento confuso e difcil de definir, no qual ainda se reconhece a recordao de uma experincia religiosa degradada (ELIADE, 2008, p. 126).

Ancorando-se no reconhecimento desta espcie de nostalgia mgicoreligiosa, inconsciente, latente no homem moderno, Piva vai reinventando os ritmos para novas tribos, anunciando rupturas, brechas no discurso ideolgico da modernidade. A poesia, ento, se reveste de uma carga proftica e de um carter transgressor, aventando possibilidades mticas para a existncia do homem moderno. Ainda no manifesto da selva mais prxima, o poeta nos diz:
estrelas penduradas na fuligem / Catecismo da Perseverana Industrial / Os governos existem pra preparar a sopa do General Esfinge / Os governos existem pra voc pensar em poltica e esquecer o Teso / Batuque Nuclear Anjo-Fornalha / poesia urbanoindustrial em novo ritmo / Cidade esgotada na feira pr-Colapso / recriar novas tribos / renunciar aos trilhos / Novos mapas da realidade / roteiro ertico roteiro potico / Horcio & Lester Young / Tribos de garotos nas selvas / tambores chamando pra Orgia / fogueiras & plantas afrodisacas / Abandonar as cidades / rumo s praias salpicadas de esqueletos de Monstros / rumo aos horizontes bbados como anjos fora da rota / Terra minha irm / entraremos na chuva que faz inclinar nossa passagem os Guaimbs / Delinqncia sagrada dos que vivem situaes-limite / do Caos, da Anarquia Social que nasce a luz enlouquecedora da Poesia / Criar novas religies, novas formas fsicas, novos anti-sistemas polticos, novas formas de vida / Ir deriva no rio da Existncia (PIVA, 2008, p. 148-149).

A poesia se situa como um contra-discurso, como um ato de rebeldia, de revolta contra a ideologia cientificista. A poesia se afigura como um elemento provocador, como um chamado para a convergncia dos desertores do projeto

651

moderno de dominao da natureza. A potica de Piva tem em mente o processo moderno de esvaziamento e desencantamento do mundo e consciente de que
a viso do universo como uma grande mquina, enunciada, entre outros, por Francis Bacon (1561-1626), Ren Descartes (1596-1650) e Isaac Newton (1642-1727), representou o golpe decisivo contra o universo orgnico habitado por nossos ancestrais. Se, como afirma Westeling, os povos do Paleoltico veneravam uma figura fecunda de Magna Mater ou Grande Me, esses homens completaram o processo de aniquilao dela, iniciado com o domnio do deus celeste masculino judaico-cristo. Em vez da terra como me nutriz, os filsofos naturais postularam um universo redutvel a uma montagem de peas que funcionam de acordo com leis regulares, as quais os homens, em princpio, poderiam conhecer em profundidade (GARRARD, 2006, p. 91).

A conscincia deste processo de mecanizao das relaes do homem com o mundo natural se traduz na potica de Roberto Piva numa produo de escritos que procuram desconstruir a lgica cartesiana, ocidental, secular de domnio e dessacralizao da natureza ao postular um contato dinmico, afetuoso e delirante com as estruturas mticas, simblicas do mundo selvagem. Este dualismo de vises (viso mecanicista VS xamnica/vitalista) pode ser expresso pelo esquema conceitual do filsofo Peter Sloterdijk: a mobilizao copernicana (processo de racionalizao operado pela modernidade) e o desarmamento ptolomaico (processos contemporneos de reencantamento do mundo, restabelecimento de uma viso orgnica). De acordo com Sloterdijk,
quem sentir vertigem total face representao moderna do mundo poderia, talvez, perceber que no sujeito copernicano contemporneo sobrevive um Ptolomeu eterno; para este o mundo da iluso antiga nunca deixou de ser uma ptria uma morada sensorial. Continua representando para ele a ordem vagarosa de sincronias entre o corpo e a terra, de propores entre gestos e realidades. O Ptolomeu movimenta-se na iluso autntica dos esquemas antigos que nos orientaram em relao natureza do mundo antes da revoluo copernicana. Se os habitantes de sistemas explosivos sentem falta de algum tipo de orientao esttica concreta, precisam de uma conscientizao ptolomaica. Chamo de desarmamento ptolomaico esta volta consciente da vertigem copernicana de representao para a nova conscincia antiga (SLOTERDIJK, 1992, p. 62-63).

Ao processo de desencantamento do mundo natural engendrado pela modernidade, Piva contrape um projeto calcado na apreenso mgica do ambiente/realidade, operando uma espcie de desarmamento ptolomaico, uma sabotagem potica contra a ideologia dominante, contra a lgica hegemnica do projeto moderno. O poeta adentra a sua Floresta Sacrlega como quem reinaugura uma ritualizao orgnica da relao/aproximao entre o homem e a natureza.

652

I neste dia o sol transparente cu ertico aberto com olhos de borra de vinho o brilho solar canta o deserto atravessa o cu ptalas selvagens do horizonte sem fim II Pelos direitos nohumanos do planeta a Ilha comprida nada nas pradarias do Cu gavio pandemnio talhado na parte mais dura do vento III mscara ertica louca do vero o chefe dos roedores quizumbeia sua fome de sombra grande & o Invisvel aparece (PIVA, 2008, p. 56-57).

Para alm de um antropocentrismo estreito, o poeta experimenta o mergulho num conhecimento proveniente de uma relao csmica e mtica com o mundo natural, procurando captar as informaes/mensagens de maneira no-racional, integrando-as numa dimenso mgica. Assim, o poeta, semelhana de um xam, se pe em contato com ventos, montanhas, espritos, animais, etc. procurando compreend-los e relacion-los ao ordenamento do cosmos - visto como um organismo vivo, real e sagrado. O poeta, em sua vertigem visionria, xamnica, pe a nu as estruturas latentes do universo numa criao textual delirante. E o poema manifesta, materializa, condensa os contedos simblicos dispersos/inscritos na natureza. Em sua dana de xtase, o poeta vai devorando os signos mticos do mundo natural, acolhendo em sua escritura as manifestaes do maravilhoso e do fantstico, recolhendo o encantamento do universo numa linguagem transfigurada, vertiginosa. O poeta

653

apresenta, via linguagem, as vises dos frutos simblicos da rvore csmica, reencenando um rito xamnico, pois
o xam opera sempre atento aos sinais que possam ser lidos sua volta; ele ouve as pulsaes da terra, compreende o carter dos ventos e tempestades, entende o que lhe dizem os animais, extrai conhecimento de plantas sagradas, vale-se das propriedades medicinais dos reinos mineral, vegetal e animal que o cerca, e prev em razo de eventos observados a tendncia das coisas vindouras. 1

A criao potica de Roberto Piva se abre ao encontro das foras naturais. Este encontro instaura uma escritura atravessada por irrupes de uma energia do mundo natural situada para alm do entendimento do racionalismo redutor e mecanicista. A natureza se transmuta numa fonte de poder csmico, um ambiente mtico, um texto sagrado:
O poder do xam decorre do entendimento que se estabelece entre ele e as hostes espirituais que o rodeiam, visto que no se discute que o xam possa perceber a realidade sutil disfarada por detrs dos eventos corriqueiros da vida, como por exemplo, o vo rasante de um pssaro, a passagem de um morcego em hora de sagrao ritualstica, o rugir de uma fera, a queda de uma rvore, etc. A percepo intuitiva no se limita, obviamente, esfera animal; toda natureza pode servi-lhe de texto sagrado, e o xam interage com o esprito da lagoa, com a fora da montanha, com as entidades do fogo e assim por diante. 2

O poeta, num devir alucinatrio, se joga ao dilogo com os elementos do mundo natural, numa aproximao cheia de energia e delrio. A escrita potica de Piva condensa os traos csmicos do universo que permeiam os aspectos sutis da vida, transfigurando-os num magma criativo e inovador para a sua poesia. O poeta reverbera as atitudes do xam em comunicao com a ordem natural/csmica e o poema se configura como uma aproximao do mundo natural, uma relao de aprendizagem:
Espinheira Santa planta de cabeceira da Deusa substncia do tempo & suas cores ritos lunares epifanias da seiva ensinou meu corao a ficar em estado de Raio s sabemos quem somos depois de voc se mover (PIVA, 2008, p. 168).

654

Na escrita potica de Piva, o homem se pe em permanente e vital contato com a natureza, que passa a ser vista numa configurao renovada de proximidade como numa re-atualizao da figura da terra como Terra Mater (Terra Me). O ser humano, no lugar de uma relao conflituosa e blica com o ambiente natural, dispese numa abertura dialgica e existencial para com a natureza. O homem se aproxima para um dilogo afetuoso, um dilogo entre duas verdadeiras presenas, um dilogo numa dimenso csmica. Assim entendida, a poesia se converte na possibilidade renovada para o homem moderno de uma relao imersiva, prxima com o mundo natural, eliminando a viso mecanicista que aventa a suposta separao do homem (conceitualmente definido como apartado em seu mundo cultural) do meio natural. Essa potica se fia numa viso do mundo natural como organismo, como ser que se desdobra numa espcie de companheirismo, de co-presena. O homem deixa de praticar o credo de sua excluso existencial/conceitual do ambiente natural. Assim, torna-se consciente de sua imerso na rede orgnica que atravessa e rene os seres vivos e o ambiente. O prprio planeta passar a ser visto como um organismo, um ente, um ser. O dilogo entre ser humano e outras espcies se reafirma como uma realidade possvel. Segundo John Berger,
seguidamente se encontra a convico de que foi o homem quem no teve capacidade de falar com os animais da histrias e lendas de seres excepcionais, como Orfeu, que podiam falar com animais na linguagem deles (BERGER, 2003, p. 14).

Com a poesia como configurao de um lcus xamnico, Roberto Piva apresenta a ideia de uma reverso da excepcionalidade em relao capacidade de falar com animais, demonstrando que este dilogo no s possvel, como se instaura, se fundamenta no terreno criativo/criador da linguagem potica:
o amor grita na minha garganta a serpente o gavio o jaguar me vem como seu Duplo. (PIVA, 2008, p. 29)

A ideologia moderna efetuou a marginalizao dos animais, retirando-os do nosso cotidiano e impossibilitando uma relao afetiva/efetiva entre humanos e animais. No seu lugar, criou zoolgicos, bichos de pelcia, documentrios da vida selvagem e animais domsticos que so a face exposta do processo de afastamento e mecanizao da vida animal. Como nos diz John Berger,

655

zoolgicos, brinquedos animais realistas e a difuso comercial ampla da imagstica animal, tudo isso iniciou quando os animais comearam a ser afastados da vida cotidiana. Poderamos supor que tais inovaes foram compensatrias. Mas na realidade as prprias inovaes pertenciam ao mesmo movimento cruel de disperso dos animais (BERGER, 2003, p. 31).

Ao contrrio da disperso dos animais, a potica de Piva procura conduzir a um reencontro, em que os animais tm presena, olhar. A relao entre eles e o poeta no se estabelece a partir de uma hierarquia, de uma lgica de dominao. Antes, o poeta visto pelos animais, reconhecido como um duplo. Esta considerao repercute numa dimenso mais ampla se considerarmos que no mundo moderno os
animais so sempre observados. O fato de que podem nos observar perdeu todo o significado. Eles so os objetos de nosso conhecimento sempre crescente. O que sabemos sobre eles um ndice de nosso poder; e assim um ndice do que nos separa deles. Quanto mais sabemos, mais distantes eles ficam (BERGER, 2003, p. 22)

Roberto Piva, atravs de sua ritualizao potica, da construo de uma linguagem visionria, inventa o poema como um lugar, como uma dimenso em que o reencontro entre humanos e outras espcies (bem como paisagens, rios, frutas, vegetais, etc.) escapa s prticas reducionistas e mecnicas inscritas na vida moderna. Mircea Eliade afirma que a
imitao xamnica dos gestos e das vozes dos animais pode passar por possesso, mas talvez fosse mais exato dizer que o xam toma posse de seus espritos auxiliares; ele que se transforma em animal, do mesmo modo como obtm resultado semelhante usando uma mscara de animal; ou ento se poderia falar ainda de uma nova identidade do xam, que se torna animal-esprito e fala, canta ou voa como os animais e os pssaros (ELIADE, 2002, p. 112).

Operando num texto dialgico, Roberto Piva encena uma poesia xamnica, uma mitologia da relao entre os diversos seres e o ambiente, bem como vai tecendo uma poltica que se encaminha para alm dos muros estreitos do antropocentrismo, reverberando os direitos no-humanos do planeta. Como afirma o poeta Claudio Willer,
a identificao entre xamanismo e poesia corresponde radicalizao da defesa do meio ambiente, dos direitos no-humanos do planeta, j declarada nos manifestos que encerravam sua Antologia Potica de 1985. A vida, em suas manifestaes naturais, impregnada pelo sagrado; a natureza, habitada por deuses 3.

Em seu manifesto utpico-ecolgico em defesa da Poesia & e do Delrio, Roberto Piva diz que,

656

[...]estamos sendo destrudos em nosso ncleo biolgico, nosso espao vital & dos animais est reduzido a propores nfimas quero dizer que o torniquete da civilizao est provocando dor no corpo & baba histrica [...] (PIVA, 2006, p. 143).

A escritura transgressora e rebelde de Roberto Piva constri seu discurso como foco de resistncia ontolgica contra a viso cartesiana da vida. Ao invs de conceber o homem como um ser alienado dos processos naturais, isolado, a poesia xamnica do autor engendra uma senda de permanente conexo entre o homem e as diversas manifestaes da rede da vida. O poeta, em sua intuio visionria, vitalista, reconhece que
no existe nenhum organismo individual que viva em isolamento. Os animais dependem da fotossntese das plantas para ter atendidas as suas necessidades energticas; as plantas dependem do dixido de carbono produzido pelos animais, bem como do nitrognio fixado pelas bactrias em suas razes; e todos juntos, vegetais, animais e microorganismos, regulam toda a biosfera e mantm as condies propcias preservao da vida (CAPRA, 2002, p. 23).

O autor encara a viso da sacralidade csmica da natureza como alternativa ao mundo moderno, cujo projeto de consumo reduziu o mundo natural s noes de mercadoria e recursos. A potica xamnica de Roberto Piva transforma-se num elemento que concorre para a recuperao do sagrado e do mgico enquanto foras naturais, caminhando para aproximar-se de vises no-mecanicistas do mundo natural, recolocando questes a respeito do dilogo no-hierrquico entre o homem e os outros seres. Segundo Capra,
a viso unificada, ps-cartesiana, da mente, da matria e da vida tambm implica uma reavaliao radical da relao entre os seres humanos e os animais. A filosofia ocidental, na grande maioria das suas manifestaes, sempre concebeu a capacidade de raciocinar como uma caracterstica exclusivamente humana, que nos distinguiria de todos os animais. Os estudos de comunicao com chimpanzs demonstraram de maneira dramtica a falcia dessa crena. Deixam claro que entre a vida cognitiva e emocional dos seres humanos e a dos animais s h uma diferena de grau; que a vida um todo sem soluo de continuidade, no qual as diferenas entre as espcies so gradativas e evolucionrias. A lingstica cognitiva confirmou plenamente essa concepo evolutiva da natureza humana. Nas palavras de Lakoff e Johnson, a razo, mesmo em suas formas mais abstratas, no transcende a nossa natureza animal, mas faz uso dela [...] Assim, a razo no uma essncia que nos separa dos outros animais; antes, coloca-nos no mesmo nvel deles (CAPRA, 2002, p. 79).

Neste quadro ps-cartesiano, repleto de brechas para a irrupo de um novo imaginrio e uma nova viso de mundo, contraposta moderna, Piva passou a

657

estudar e praticar o xamanismo, recorrendo a tericos como Mircea Eliade e o acervo das prticas culturais indgenas e afro-brasileiras. O poeta, a partir de sua poesia xamnica, acessa uma dimenso mgica do mundo natural, como nos rituais de invocao de seu animal totmico/xamnico, o gavio:
Ritual dos 4 ventos & 4 gavies Ali onde o gavio do Norte resplandece sua sombra Ali onde a aventura conserva os cascos do vodu da aurora Ali onde o arco-ris da linguagem est carregado de vinho subterrneo Ali onde os orixs danam na velocidade de puros vegetais Revoada das pedras do rio Olhos no circuito da Ursa Maior na investida louca Olhos de metabolismo floral Almofadas de floresta Focinho silencioso da suuarana com passos de sabotagem Carne rica de Exu nas couraas da noite Gavio-preto do oeste na tempestade sagrada Incendiando seu crnio no frenesi das aucenas. (PIVA, 2008, p. 72)

Para o poeta, a natureza um mundo csmico que o projeto moderno tem atacado e reduzido a movimentos e leis mecnicas, numa voragem destrutiva. E as cidades passam a constituir o cenrio/espao efetivo para a destruio do mundo natural. O projeto potico de Roberto Piva, ento, aponta para a contradio entre o natural, como campo do potico, e o urbano, encarnao do projeto moderno mecanicista. Esta contradio se acentua em versos como eu caminho seguindo/ o sol/ sonhando sadas/ definitivas da/ cidade-sucata, (PIVA, 2008, p. 58) ou a rua muito estreita/ para o exrcito/ de folhas/ & seu AX (PIVA, 2008, p. 65). O projeto potico de Piva atenta para as redues, para as domesticaes do homem efetuadas pela modernidade. A sua poesia, como criao de um ambiente, rito e linguagem xamnica, encarna a imagem do confronto, da recusa da ideologia moderna e seu projeto diminuidor do ser humano. Um processo que pode ser exemplificado na relao do homem com animais de estimao:
A pequena unidade onde vive a famlia carece de espao, terra, outros animais, estaes do ano, temperaturas naturais, e assim por diante. O animal de estimao esterilizado ou sexualmente isolado, extremamente limitado em seus exerccios, privado de quase todo outro contato animal, e alimentado com comida artificial. Esse o processo material que est por trs do trusmo de que animais de estimao passam a se assemelhar a seus donos ou donas. Eles so

658

resultados do modo de vida do seu proprietrio (BERGER, 2003, p. 20).

As crticas de Roberto Piva, ventiladas por suas declaraes e posturas, poemas e manifestos, dirigem-se mecanizao dos gestos, domesticao e alienao inscritas na ordem da vida moderna, normatizao do desejo, etc. O poema, afigurado como um ritual xamnico, vai de encontro ordem imposta do projeto moderno e seus perpetuadores. Piva, por exemplo, num texto recolhido na seo Sindicato da Natureza, chega a identificar o movimento falacioso da cristandade ao tentar associar a figura de So Francisco a um discurso ecolgico, demonstrando como as posturas, ideias e concepes crists so antiecolgicas. O poeta, ainda, recupera a figura do deus Dioniso, situando-o como uma espcie de patrono da ecologia:
importante lembrar Dionysos neste momento em que a igreja Catlica nos impe So Francisco de Assis como patrono da Ecologia. [...] No Brasil, quando chegaram as caravelas de Cabral, o primeiro ato dos padres foi um ato antiecolgico: cortaram a primeira rvore para fazer a cruz da primeira missa. [...] Nos anos 60 quando eu falava de Ecologia, a resposta das pessoas, que se amontoavam em bandos direita & esquerda, era sempre uma profisso de f na prpria mediocridade: com tanta gente passando fome, esse cara vem falar da natureza. Como se a vida do cretino no dependesse exatamente do equilbrio ecolgico. Os trabalhadores tm a CUT, a CGT. A ona pintada no tem sindicato. Os rios no tm sindicato. O mar no tem sindicato (PIVA, 2008, p. 178).

O poeta se erige como um visionrio contra as posturas redutoras da vida material/natural. Para Piva, a viso de mundo crist (e sua forma de relacionar-se com a terra) tolheu o nimo e extraiu a vitalidade dos homens, criando uma mentalidade cujo foco est descolado da imanncia da natureza, situando-se num alm, numa transcendncia fechada:
De fato, a viso do mundo judaico-cristo, com seu Deus situado fora do Tempo & do Espao imobilizado na Eternidade, representa a concepo mais antiecolgica de que temos notcia. Meu reino no deste mundo significa que o mundo poder estar entregue a todo tipo de devastao, quer por bombas, agrotxicos, industrializao etc., pois para este ponto de vista o planeta Terra um lugar de passagem, um vale de lgrimas, um lugar de expiao [...] Com o advento do Cristianismo, ocorreu a dessacralizao do mundo, que para os pagos era povoado de deuses. O que for feito Terra, recair sobre os filhos da Terra diz o ditado dos ndios pelesvermelhas, adoradores do peiote, do Sol, da Lua, do coiote & do falco. Amnsico & anestesiado pela civilizao urbana industrial, robotizado em seus sentimentos, limitado em sua viso pelos edifcios & muros das cidades o homem moderno no sente mais a alegria csmica & pag de participar de um nascer do sol de um crepsculo, do silncio das ilhas perfumadas, do instinto, da

659

imensido dos mares silenciosos, das estrelas. Reprimindo a criana que existe nele, o homem moderno aniquila os deuses do jbilo em seu corao. Deixa de improvisar sua vida, enquadrando-se na marcha uniforme da sociedade organizada & vestida (PIVA, 2008, p. 181-182)

O diagnstico realizado por Piva do mundo urbano-industrial aproxima-se de uma leitura sociolgica efetuada por Max Weber sobre o desenvolvimento do capitalismo levado s suas ltimas consequncias:
Ainda ningum sabe quem habitar essa estrutura vazia no futuro e se, ao cabo desse desenvolvimento brutal, haver novas profecias ou um renascimento vigoroso de antigos pensamentos e ideais. Ou se [...] tudo desembocar numa petrificao mecnica, coroada por uma espcie de auto-afirmao convulsiva. Nesse caso, para os ltimos homens dessa fase da civilizao tornar-se-o verdade as seguintes palavras: especialistas sem espritos, folgazes sem corao estes nadas pensam ter chegado a um estdio da humanidade nunca antes atingido (WEBER, 1990, p. 130-140).

A poesia de Roberto Piva, em sua criao de uma linguagem imanente inscrita nas energias csmicas da natureza, configura-se como uma tomada de partido por uma revoluo nos hbitos, na mentalidade e no modo de vida do homem moderno. A poesia, como linguagem faiscante e encantada, convida a participao num rito de imerso na natureza selvagem. A poesia, como palco/espao de recriao da cena xamnica, recoloca o homem moderno em face da possibilidade de sua conexo com o sagrado e as repercusses do mundo mtico. A poesia xamnica de Roberto Piva atua como geradora de novas profecias e registro de vidncias, pondo em movimento os cometas vivos do xtase. O poeta - trabalhando com os mananciais do imaginrio e dos ritos ancestrais - cria um cenrio simultaneamente sereno e delirante para um convvio fraterno e alucinado entre os diversos seres da rede da vida. A poesia de Roberto Piva abriga no mesmo peito as vises e as vertigens da natureza csmica, povoada por rios, montanhas, pssaros, espritos etc. O poeta-xam mobiliza os sentidos para uma reinveno da existncia do homem moderno. A poesia atua numa operao de guerrilha psquica contra a ordem estabelecida do capitalismo. O poeta retrabalha o imaginrio a favor de uma reeducao das posturas dos sujeitos contemporneos e seus modos de se relacionarem com a Terra. A poesia, criada num regime de vivncia dos devaneios, repercute uma dimenso mgica e alucinada no nosso corpo mamfero. Roberto Piva escreve:
come teu cogumelo

660

no corao do sagrado fazendo sinais arcaicos procura entre praias, montanhas & mangues a mutao das formas sonha o mundo num s tempo o cogumelo mostrar o caminho s o predestinado fala a luz lils do cogumelo levar ao rio das imagens Sombras danam neste incndio. (PIVA, 2008, p. 111)

Referncias bibliogrficas BERGER, J. Sobre o olhar. So Paulo: Editorial Gustavo Gili, 2003 CAPRA, F. As conexes ocultas. So Paulo: Editora Cultrix, 2002 ELIADE, M. O sagrado e o profano. So Paulo: Martins Fontes, 2008 ______. O xamanismo e as tcnicas arcaicas do xtase. So Paulo: Martins Fontes, 2002 GARRARD, G. Ecocrtica. Braslia: Editora Universidade de Braslia, 2006 PIVA, R. Mala na mo & asas pretas. So Paulo: Globo, 2006 ______. Estranhos sinais de saturno. So Paulo: Globo, 2008 SLOTERDIJK, P. Mobilizao copernicana e desarmamento ptolomaico. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1992. URBAN, Paulo. Animais de poder. Disponvel http://www.amigodaalma.com.br/conteudo/artigos/xamanismo_animaispoder.htm Acesso em 27 out. 2009. URBAN, Paulo. Animais de poder. disponvel http://www.amigodaalma.com.br/conteudo/artigos/xamanismo_animaispoder.htm Acesso em 27 out. 2009. WILLER, Claudio. A potica de Roberto Piva. http://adiu.multiply.com/reviews/item/6 Acesso em 1 nov. 2009. disponvel em:

em:

em:

WEBER, Max. A tica protestante e o esprito do capitalismo. Lisboa: Presena, 1990.

661

Potrebbero piacerti anche