Sei sulla pagina 1di 5

FADAF Faculdade de Direito de Alta Floresta Raissa Carolina de Oliveira Teles

DEFINIO DE DIREITO

Alta Floresta MT 2011

Raissa Carolina de Oliveira Teles

DEFINIO DE DIREITO

Trabalho apresentado no curso de direito como exigncia parcial para obteno de nota na disciplina de I.E.D. na Faculdade de Direito de Alta Floresta sob orientao do Professor: Erli Henrique Garcia.

Alta Floresta MT 2011

A palavra Direito Ao lado da palavra do latim clssico ius e significando tambm direito, apareceu a palavra directum para significar o que est conforme a regra. Segundo Levaggi, a palavra Direito, propriamente dita, foi trazida pela igreja que a tomou da cultura judia-crist, visto que tanto a lei de Moiss quanto a lei de Cristo eram conduzidas pelo reto caminho, conhecido por directum. Para outros autores como Trcio Sampaio, Vicente Ro, a palavra faz referncia deusa romana da justia, Iustitia, que segurava em suas mos uma balana com fiel. Dizia-se que havia justia quando o fiel estava absolutamente perpendicular em relao ao solo: de rectum. A palavra ius desapareceu ao se formarem as lnguas latinas, contudo mantiveram vigentes seus derivados. Iudicare a ao de julgar, iudex originou o termo juiz para quem o fazia, iurisdictio para jurisdio. Da palavra rectum derivou recht na lngua alem e algumas equivalncias em outras lnguas como right (ingls), regt (holands), diritto (italiano), derecho (espanhol), droit (francs). Em latim, rectum tem um sentido mais moral que jurdico e o direito , propriamente designado pela ius. Segundo Correia e Sciascia o direito como complexo de normas reguladoras da conduta humana, como fora coativa chama-se ius. justum o conforme ao direito dos romanos; legitimun, o derivado de uma lex, comumente a lex XII tabularam , ou tambm o que deriva dos mores, isto , do costume mais antigo. Herbert Hart escreveu um livro com o ttulo O Conceito de Direito no qual expe que a definio, como a palavra sugere, primariamente uma questo de traado de linhas ou de distino entre uma espcie de coisa e outra, as quais a linguagem delimita por palavras distintas. Vicente Ro defende uma essncia social do direito que teria como objetivo proteger a personalidade do homem e disciplinar sua atividade, procurando estabelecer entre os homens uma proporo tendente a criar e a manter a harmonia na sociedade. O homem, para Ro, parte de uma comunho, que a sociedade, fora da qual, civilmente, no poderia viver. Por este modo, o limite do direito de cada um o direito dos outros e todos estes direitos so respeitados, por fora dos deveres, que lhes correspondem.

Definio Direito lei e ordem, um conjunto de regras obrigatrias que garantem a convivncia social pois estabelece um limite ao dos membros da sociedade. Quem age de acordo com essas regras comporta-se direito; quem no o faz, age torto. O Direito corresponde exigncia essencial e indeclinvel de uma convivncia ordenada, pois nenhuma sociedade poderia subsistir sem um mnimo de ordem, de direo e solidariedade. O Direito um fato ou fenmeno social; no existe seno na sociedade e no pode ser concebido fora dela.

Bibliografia HART, Herbert. O conceito de direito. 3.ed. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 2001. LEVAGGI, Abelardo. Manual de historia del derecho argentino. Parte General. Tomo I. 2.ed. Buenos Aires:Ediciones Depalma, 1998. RO, Vicente. O direito e a vida dos direitos. 5. ed. So Paulo:1999. REALE, Miguel. Lies Preliminares de Direito.27 ed. So Paulo:Saraiva,2002

Potrebbero piacerti anche