Sei sulla pagina 1di 4

Primeiro questionrio da Matria de Ministrio

1 Os vocbulos meshareth e leitourgos hebraico e grego, respectivamente, significam: R: meshareth -> A palavra em hebraico que designava os auxiliares que trabalhavam com pessoas da alta categoria, por exemplo, os sacerdotes e levitas. Leitourgos -> est em Romanos 15:16; Fp 2:25. A princpio, indicava o ato de fazer obras pblicas a prprias expensas; fazer servio para o povo. A forma mais antiga do termo composta de laos (povo) e ergon (trabalho). Da que veio esse significado trabalhar juntamente, trabalhar para o povo.

2 Dicono significa: R: A palavra "dicono" vem de uma palavra grega (diakonos) que encontrada algumas no Novo Testamento. e quer dizer "atendente" ou "servente", servo.

3 D a definio de Ministrio: R: Exerccio de um servio religioso especial, como o dos levitas, sacerdotes, profetas e apstolos.

4 Faa uma sntese de um chamado Ministerial segundo a Teoria da Predestinao, abordando os argumentos a favor e contra. R: Deus que escolhe as pessoas para um ministrio em uma atividade, tem como argumentos a favor Deus ser o Senhor de todas as criaturas, o responsvel pelos resultados ministeriais deve-se apenas a Glria do Senhor. E como argumentos contra temos o livre arbtrio do homem seria violado somente pela escolha de Deus, a pessoa vocacionada colocada numa posio de inteira responsabilidade diante de Deus.

5 Faa uma sntese para o chamado Ministerial segundo a Teoria da Chamada Geral, abordando os argumentos a favor e contra. R: A chamada para a salvao e para o ministrio feita por Deus e o Esprito Santo o agente de Deus para efetivar o chamado. A favor temos o respeito que Deus tem pela liberdade e opo de escolha do homem, a pessoa chamada por amor a Deus se dedica fielmente a ELE. E contra temos que o

soberania de Deus fica a merc da vontade do homem que tem a opo de se negar a seguir o chamado de Deus.

6 Preencha as lacunas: A pessoa chamada diante de __Deus__ torna-se propriedade __Desobedincia__ fica objeto de __castigo__ de Deus. exclusiva__ de Deus. Em caso de

7- Fale, em poucas palavras, sobre experincias que marcam o vocacionado: R: um processo por etapas, ele no acontece de uma hora para outra, a pessoa chamada se dedicar a obra do Senhor, porm ela passa por um perodo de preparao de amadurecimento espiritual. E por muitas vezes Deus s revela o verdadeiro propsito que tem com a pessoal quando ela j passou por um processo de amadurecimento espiritual e de preparao e treinamento para seguir as lutas que ir assumir.

8 Explique o que chamada direta e d dois exemplos bblicos. R: o chamado feito diretamente por Deus e designado para uma obra importante, por exemplo ao chamar No ELE tinha como propsito restaurar o homem, separando os puros dos que estavam se deixando viver somente pelo mundo, e ai No chamado por Deus para salvar parte do mundo que ELE como dono do mesmo iria devasta-lo e depois reconstruir. Outro exemplo de chamado direto por Deus Moises pois Deus chega a se mostrar em forma de fogo na sara para falar com Moiss e envi-lo para libertar o povo de Israel.

9 Explique o que chamado indireto, e d um exemplo bblico. R: Esse chamado feito de forma mais natural pois se d principalmente pelo passar do tempo em que uma pessoa fica junto a um servo do Senhor o auxiliando. Com o passar do tempo ele se ver assumindo o ministrio pois j est bem preparado para encarar a obra de Deus, um bom exemplo disso Timteo que cooperava com Paulo em suas obras e atravs do discipulado que teve com ele foi capaz de assumir o ministrio e d continuidade ao discipulado contnuo.

10 Os mtodos mais comuns empregados por Deus no chamamento so quatro: descreva-os: 1 - Profecia -> Atravs do uso de um profeta por Deus, ELE revela o que ELE tem planejado, o chamado que ELE tem para com a pessoa.

2 - Viso -> Deus revela diretamente a prpria pessoa por meio de viso, Deus diz o que tem espera dela. 3 - Iluminao -> A pessoa j tem dentro de si mesma a convico de que quer seguir uma vida ministerial e se dedica a alcanar essa meta a se capacitar. 4 - Sonho -> Atravs de sonho Deus pode nos revelar o nosso dom ministerial, e ai caber a cada um ter o temos a ELE e obedecer ao seu chamado.

11 Descreva duas caractersticas de uma falsa chamada, e uma motivao de uma falsa chamada. R: Ganncia e Egosmo. E tem como principal motivao os desajustes familiar, profissionais e sentimentais.

12 Refiro-me a que Classe de Dons? ...mensagem que pode ser esttica ou dinmica:_profecia____ Visa o crescimento e o desenvolvimento delas(igrejas)_evangelismo_____ Renovao espiritual para os crentes, e evangelismo entre os descentes: __Dons Pastorais Seu trabalho trplice: _Pastor_. Descreva-os: R: Administra os negcios da igreja, ajuda o rebanho em problemas, alimenta o rebanho com a palavra de Deus.

13 Descreva a importncia do Mestre no Ministrio conforme princpios bblicos e aquilo que voc compreende. R: Ele o principal responsvel por instruir a igreja e guia-la pelo caminho do conhecimento da palavra de Deus, bem como preparar a igreja para promover eventos a comunidade e assim promover a evangelizao e ao assim alcanar novas almas para Deus.

14 Qual significado da palavra apstolo? O que levava o apstolo a se caracterizar como tal? R: No original significa aquele que enviado. Como um detentor de um dons ministerial muito importante e de um espiritualidade com Deus bastante definida, ele precisa se apresentar diante das pessoas com o devido respeito que se exige tamanha a importncia do ministrio.

15 Descreva a obra ou ministrio do apstolo: R: Toda a doutrina do apostolado fundamentado no evangelho de Cristo, so aqueles escolhidos e enviados por Jesus Cristo para continuar com a obra de Deus, seguindo os seus ensinamentos.

16 Qual foi a principal classe de obreiros na Igreja Primitiva que se destacou na classe de dons na classe de dons filantrpicos. Por qu ? R: Ministros de socorro. Eram realizado pelas mas diversas categorias ministeriais e tinham como principal funo alcanar as pessoas crentes e descrentes e estarem sempre preparados para auxiliar as pessoas com amparo, aconselhamento e ajuda ao prximo.

17 Qual era a funo especfica do ministrio de socorreo? R: Ajudar e auxiliar os membros de sua igreja.

18 Em outras classe ministeriais fale sobre os Dconos . R: So aqueles que esto servindo na igreja auxiliando os pastores e bispos na conduo dos eventos na igreja.

19 Se voc tivesse que contestar algo que foi discutido at agora sobre a matria, o que contestaria? Por qu? Explique. R: No teria nada a contestar pois todo o ensinamento est muito bem fundamentado na Bblia

Potrebbero piacerti anche