Sei sulla pagina 1di 2

Aula 01 Conceito de Logstica Empresarial

Objetivos da aula:
Definir Logstica e sua importncia no ambiente empresarial. Alm disso, prepar-lo para o ritmo de estudo caracterstico do ensino, no tocante a essa disciplina.

Introduo
Existente h mais de 40 anos, o conceito de Logstica relacionava-se ao ambiente militar durante a Segunda Guerra Mundial. Tinha, como objetivos, atender s necessidades das batalhas. Podem ser citadas as atividades abaixo, como exemplos dessas demandas: Produo, aquisio, transporte, distribuio de armamentos e equipamentos militares; Alimentao das tropas militares; Evacuao de mortos e feridos; Transporte e distribuio de munio; Entrega de correspondncias aos familiares; Entrega de correspondncia entre os militares; Fornecimento de peas de reposio de veculos e carros de combate; Prestao de servio de manuteno especializada por equipes de motomecanizao e engenharia; Entre outros.

Com o decorrer dos anos, esses conceitos migraram para o ambiente empresarial, ganharam vulto e sua importncia vem crescendo e fazendo parte da rotina das empresas de sucesso do mundo globalizado. Voc ainda aprofundar esse tema durante nosso curso.

1. Definio de Logstica Empresarial


A Logstica a rea da Administrao que cuida do transporte e armazenamento das mercadorias. o conjunto de: Planejamento, Operao e Controle do Fluxo de Materiais, Mercadorias, Servios e Informaes da Empresa, integrando e racionalizando as funes sistmicas, desde a Produo at a Entrega, assegurando vantagens competitivas na Cadeia de Distribuio e, conseqentemente, a satisfao dos clientes.

2. Importncia da Logstica Empresarial


Ronald H. Ballou evidencia a importncia da Logstica Empresarial da seguinte maneira: A logstica empresarial estuda como a administrao pode prover melhor nvel de rentabilidade nos servios de distribuio aos clientes e consumidores, atravs do planejamento, organizao e controle efetivos para as atividades de movimentao e armazenagem que visam facilitar o fluxo de produtos. A logstica um assunto vital. um fato econmico que tanto os recursos quanto os seus consumidores esto espalhados numa ampla rea geogrfica. Alm disso, os consumidores no residem prximos donde os bens ou produtos esto localizados. Este o problema enfrentado pela logstica: diminuir o hiato entre a produo e a demanda, de modo que os consumidores tenham bens e servios quando e onde quiserem, e na condio fsica que desejarem.

Sntese
Compreendemos que Logstica a arte de comprar, receber, armazenar, separar, expedir, transportar e entregar o produto/servio certo, na hora certa, no lugar certo, ao menor custo possvel. Parabns! Nesta aula, voc aprendeu o que logstica e sua importncia para o ambiente empresarial. Em nossa prxima aula, estudaremos as atividades primrias da Logstica Empresarial!

Referncias
BALLOU, Ronald H. Logstica Empresarial. So Paulo: Atlas, 1993. VALENTE, M. G. Gerenciamento de transportes e frotas. So Paulo: Pioneira, 1997. NOVAES, Antonio Galvo N. ; ALVARENGA, Antonio Carlos. Logstica Aplicada: suprimento e distribuio fsica. So Paulo: Pioneira, 1994.

Referncias Complementares
DIAS, Marco Aurlio P. Transportes e distribuio fsica. So Paulo: Atlas, 1987. CHING, Hong Yuh. Gesto de estoques na cadeia de logstica integrada. So Paulo: Atlas, 2001.

Potrebbero piacerti anche