Sei sulla pagina 1di 13

Aula 10 Circuitos Multivibradores

Introduo
H dois tipos de multivibradores: monoestvel e astvel. O multivibrador monoestvel tem um estado estvel, no qual permanece indefinidamente. Ele possui outro estado quase-instvel para o qual pode ser disparado. O multivibrador monoestvel pode permanecer no estado quase-instvel por um tempo predeterminado T, aps o qual ele volta ao estvel automaticamente. Desse modo, o multivibrador monoestvel gera um pulso na sada de durao T. A durao desse pulso no est relacionada largura do pulso de disparo, conforme indicada na figura A.10.1. O multivibrador monoestvel chamado tambm de monodisparador, ou simplesmente de monoestvel.

Figura A.10.1 O multivibrador monoestvel na forma de bloco funcional, mostrando que pode ser disparado por um pulso positivo.

O multivibrador astvel no tem estado estvel. Ao contrrio, tem dois estados quase-instveis e permanece em cada um por intervalo

de tempos, T1 e T2, predeterminados. Portanto, aps T1 segundos em um dos estados instveis, o astvel comuta para o outro estado e nele permanece por T2 segundos, aps volta ao estado anterior e assim por diante. Desta forma, o multivibrador astvel oscila com um perodo T = T1 + T2 ou na freqncia f = 1/T e pode ser usado para gerar pulsos peridicos, como os necessrios para o relgio. A figura A.10.2 mostra um circuito astvel na forma de bloco funcional. Note que o circuito autnomo, isto , no necessita de nenhum sinal de entrada para funcionar.

Figura A.10.2 O multivibrador astvel na forma de bloco funcional.

Um circuito monoestvel com CMOS


A figura A.10.3 mostra um circuito simples, mas comum, para um multivibrador monoestvel. Esse circuito composto de duas portas NOU CMOS de entradas, P1 e P2, um capacitor C e um resistor R. A fonte de entrada vI fornece os pulsos de disparo para o multivibrador monoestvel.

Figura A.10.3 Circuito monoestvel utilizando portas NOU CMOS.

As portas CMOS tm um arranjo especial de diodo conectados em seus terminais de entrada, conforme indicado na Figura A.10.4. A finalidade desses diodos evitar que a tenso do sinal de entrada seja maior que a tenso da fonte de alimentao VDD (alm do que uma queda de diodo). Esses diodos de grampeamento tm um efeito importante na operao do circuito monoestvel.

Figura A.10.4 a) Diodos de entrada de uma porta CMOS de duas entradas. b) Circuito equivalente quando as duas entradas da porta esto curto-circuitadas.

Enquanto os diodos fornecem um caminho de baixa resistncia fonte de alimentao para tenses que excedem os limites da fonte de alimentao, a corrente de entrada para tenses intermedirias essencialmente zero.

Funcionamento do monoestvel
Considere o circuito monoestvel mostrado na figura A.10.1. Um pulso de disparo de curta durao mostrado na figura A.10.5 a). Considere primeiro o estado estvel do circuito monoestvel isto , o estado do circuito antes do pulso ser aplicado. A sada de Q1 alta (VDD), o capacitor esta descarregado e a tenso de entrada de Q2 alta (VDD). Portanto, a sada de Q2 baixa. Essa tenso baixa realimentada em Q1; visto que vI baixa, a sada de Q1 alta, conforme suposto inicialmente.

Figura A.10.5 Sinais sincronizados no tempo para o circuito monoestvel da figura A.10.1

Considere agora o que ocorre se um pulso de disparo for aplicado. A tenso na sada de Q1 ser baixa. Porm, como Q1 drenar alguma corrente e por causa de sua resistncia de sada finita (RON), sua sada no ser totalmente igual a 0 V. Em vez disso, a sada de Q1 cai por um valor V1, que rapidamente podemos calcular. A queda de V1 est aclopada por meio de C entrada de Q2. Portanto, a tenso de entrada Q2 cai (a partit de VDD) por uma quantidade idntica a V1. Aqui, observamos que durante o transitrio deve haver uma corrente instantnea que circula de VDD atravs de R e C e pelo terminal de sada de Q1 para o terra. Temos, portanto, um divisor de tenso formado por R e RON, do que podemos determinar V1 como

V1 = VDD

R R + RON

(A.10.1)

Como pode ser observado o sinal de sada de Q2 retorna a entrada de Q1 e mantm a sua sada baixa mesmo aps o pulso de disparo ter sido retirado. Na operao do estado quase-estvel a corrente atravs de R, C e RON faz com que o capacitor C carregue e a tenso vI2 aumente exponencialmente em direo a VDD com uma constante de tempo C(R+RON), conforme indicado na figura A.10.5 c). A tenso vI2 continua a aumentar at atingir o valor da tenso de transio Vth do inversor Q2. Nesse instante, Q2 chavear e sua sada vO2 vai para 0 V, que por sua vez, far Q1 chavear. A sada de Q1 tentar aument at VDD, mas, como se tornar obvio, seu aumento ser limitado a uma quantidade V2. Esse aumento em vO1 ser transmitido atravs de C para entrada Q2. Assim, a entrada de Q2 aumentar por uma quantidade igual a V2. Observe aqui que, por causa do diodo D1 entre a entrada de

Q2 e VDD, a tenso vI2 pode aumentar apenas VDD + VD1 (~0,7 V). Portanto,

V2 = VDD + VD1 Vth

(A.10.2)

Pelo fato de que agora vI2 maior do que VDD, a corrente circular da sada de Q1 atravs de C e ento da combinao de R e D1 em paralelo. Essa corrente descarrega C at que vI2 caia para VDD e vO1 aumente para VDD. A figura A.10.6 mostra o circuito de descarga, da qual observamos que a existncia do diodo faz a descarga ocorrer por um processo no linear. Este circuito no deve ser disparado at o capacitor ter sido descarregado; caso contrrio, a sada pode apresentar um pulso no pradronizado, como deve ser em um monoestvel. Diz, que este circuito no triggered (no retrigvel).

O intervalo de tempo T pode ser facilmente encontrado e dado pela expresso:

R VDD T = C ( R + RON ) ln R + R V +V ON DD th

(A.10.3)

Figura A.10.6 Circuito equivalente para a descarga de C.

Um circuito astvel com CMOS


A figura A.10.7 mostra um circuito astvel comum composto de dois inversores com portas NOU, um resistor e um capacitor. Os efeitos das resistncias de sada finita portas e a idealizao dos diodos de grampeamento podem ser desprezados para fim de anlise. Isso, na prtica leva a erro pequeno na determinao da freqncia de oscilao do multivibrador astvel. fcil mostrar que o perodo de T do multivibrador astvel dado por

VDD VDD T = RC ln V V V DD th th

(A.10.4)

Figura A.10.7 a) Um circuito multivibrador astvel com portas CMOS. b) Formas de ondas.

Exerccio:
Faa uma anlise do circuito multivibrador astvel mostrada na figura A.10.7 e verifique que as formas mostradas realmente se aplicam.

O oscilador em anel com CMOS


Um tipo muito utilizado para determinao dos tempos de atraso na propagao de porta o chamado Oscilador em anel. Ele consiste de um conjunto impar de inversores conectados em cascata em uma malha fechada. A figura A.10.8 mostra esse oscilador juntamente com as formas de onda. A figura mostra um oscilador em anel utilizando apenas trs inversores, mas, normalmente um nmero mnimo de cinco inversores necessrio ser utilizado para operao correta destes. Observe que a borda de subida no n 1 propaga-se atravs das portas 1, 2 e 3 para retornar invertida depois de um atraso de 3tp. Essa borda de descida ento propaga-se e retorna com a polaridade original depois de um intervalo de 3tp. Segue que o circuito oscila com perodo de 6tp ou, correspondentemente, com freqncia de 1/6 tp. Em geral, um anel com N inversores oscilar com um perodo de 2Ntp e freqncia e 1/2N tp. Assim, o tempo de atraso na propagao do inversor (cada um dos inversores tem tp praticamente idnticos) determinado facilmente determinando a freqncia de oscilao do oscilador em anel.

Figura A.10.8 a) um oscilador em anel com porta CMOS. b) Formas de ondas resultantes.

O Timer 555
Existe disponvel comercialmente um timer ou temporizador de uso geral sob a forma de CI (circuito integrado) em uma tecnologia TTL que estudaremos mais adiante. Este CI, o timer 555, pode ser conectado de modo a funcionar como multivibrador aestvel ou monoestvel ou para desempenhar muitas outras funes. O circuito bsico desse CI mostrado na figura A.10.9. O temporizador composto de dois comparadores (C1 e C2), um flif-flop RS e um transistor bipolar.
Limiar Amplificador R C1 Flip-Flop R Descarga R Sada

VCC

T1

C2

Disparo

Terra

Figura A.10.9 Temporizador 555

A figura A.10.10 mostra o temporizador 555 conectado como multivibrador monoestvel. Inicialmente o capacitor Cd est descarregado. A operao de inicia quando aplicado um pulso negativo de disparo. A sada do comparador C2, ento, muda para o estado alto, ativando o flip-flop RS. A sada Q do flip-flop muda para o estado baixo, cortando o transistor T1. O capacitor Cd comea, ento, a se carregar, atravs do resistor Rd, na direo de VDD. Quando a sua tenso atinge 2/3 de VDD, a sada do comparador C1 torna-se alta, zerando o flip-flop, de modo que Q se torna alta, saturando o transistor T1; em conseqncia, Cd descarrega-se. O resultado da operao acima um pulso de sada negativo, cuja durao determinada pelo tempo necessrio para Cd se carregar de 0 V a 2/3 de VDD. fcil verificar que esse pulso T dado por:

T = RC ln(3) = 1,1RC

(A.10.5)

VCC Rd

T Limiar Amplificado r R C1 Flip-Flop R Sada

R1

R Cd

R C2

T1

Disparo Cc R2

Terra

Figura A.10.10 Timer 555 conectado com multivibrador monoestvel.

Potrebbero piacerti anche