Sei sulla pagina 1di 2

ARMADURAS Execuo de Ferragens: A armao composta por barras de ferro que esto dentro das peas de concreto.

. Estas barras de ao esto dispostas em posies especficas e devero resistir a esforos de trao e/ou compresso. Sendo assim, ter nome especifico de acordo com a posio dentro do elemento estrutural. - Estribos: so peas transversais ao sentido da pea e tem a funo de resistir esforos de cisalhamento. Tambm apresentam a funo construtiva, de manter os outros ferros em sua posio, sendo soldados ou amarrados com arame recozido numero 18. O projeto estrutural ir definir o diametro deste ferro, forma de dobr-lo e espaamento (distancia entre os estribos). - Armaes longitudinais: Em posio superior e inferior, tem a funo de resistir esforos no interior da pea de concreto, podendo ser de flexo, trao e compresso. As costelas so utilizadas em vigas de grande altura ( acima de 60 cm). importante saber os nomes dos ferros e sua funo dentro da pea, porm cabe ao Engenheiro calculista o correto dimensionamento e posicionamento nos elementos de concreto armado. Nada poder ser alterado sem o conhecimento de um profissional devidamente habilitado. Projeto Estrutural: O projeto estrutural conter a planta de Formas (que so os moldes para o concreto ) e o detalhamento das armaes. O tipo do ferro a ser utilizado dever ser especificado no projeto estrutural, por exemplo CA5O , CA6O, CA25. Cada um deles tem uma resistncia diferente. O projeto conter detalhadamente cada ferro da estrutura com informaes de dimetro, comprimento e dobras, alm de especificar o seu posicionamento no interior da pea de concreto. O projeto apresentar uma tabela resumo por folha de desenho com as quantidades de ferro necessrio para realizar a armao projetada. Por esta tabela voc poder comprar o ao para a obra. O Armador: O profissional que ir montar as armaes de ferro o armador ou ferreiro. O seu trabalho consiste em: - Interpretar corretamente o desenho do projeto estrutural, sabendo montar as armaes conforme projetado; - Saber identificar os diferentes tipo de ferros e seus dimetros; - Cortar as barras de ferro de acordo com as dimenses indicadas; - Dobr-las de acordo ao solicitado, respeitando os raios de curvatura dos dobramentos; - Montar os diversos ferros que compe o vigamento amarrando-os com arame. Dobramento das barras: Em algumas obras encontramos casos de quebra de barras de ao. Este fato observado quando do seu dobramento atravs de ferramentas manuais na maioria das vezes em obras onde existe grande variabilidade de bitolas. Operrios menos experientes no atentam para a necessidade de substituir o dimetro do pino de dobramento, pois para algumas bitolas eles so finos levando a barra a sofrer um ensaio extremamente rigoroso de dobramento, chegando a romper por trao. A recomendao para estes casos que os dimetros dos pinos sejam os mais prximos possiveis aos especificados. Caso as barras continuem quebrando, recomendamos que sejam feitos ensaios de caracterizao do lote.

________________________________________________________________________________
Prof. Marco Pdua ----------------------------- CONTEDO EXTRITAMENTE DIDTICO------------------------------------------------------1

Cuidados com o ao: No devemos apoiar o ao diretamente no solo pois, a umidade ir gerar oxidao e conseqentemente a perda do material. Lembrando que ao oxidado perde a resistncia. Guardar longe do cho. Barras de espera de pilares: Ocasionalmente as barras de espera no coincidem com sua localizao em planta. Isto ocorre por causas diversas tais como: - Falta de amarrao adequada; - Movimentao das barras durante a concretagem; - Descuidos na locao dos pilares. Para evitar o problema, recomendamos um controle das ferragens para melhor rigidez da armadura, impedindo o seu deslocamento.A execuo de um quadro de madeira para servir de apoio s barras de espera, tem resultado positivo. No deve ser permitido que as mesmas sejam dobrados para alcanar sua posio (engarrafamento das armaduras), devendo-se nesses casos consultar o projetista. Armao da Fundao:

As fundaes das estruturas podem ser expostas a agentes agressivos presentes nas guas e/ou solos de contato. Merecem ateno devido ao ataque de agentes agressivos. Freqentemente presentes em solos e guas subterrneas a ao dos sulfatos podem reagir, levando a expanso e desagregao do concreto. Todas as vigas baldrames, e principalmente os blocos de estacas e sapatas, no devem ter suas armaduras apoiadas diretamente sobre o solo. Ficando descobertas pelo concreto ocorrer a corroso. Para que isso no ocorra recomenda-se que seja colocado no fundo das valas uma camada de concreto magro (lastro de concreto no estrutural). A pedra britada, utilizada como lastro, pode gerar espaos vazios (bicheiras), devido sua elevada granulometria, expondo as armaduras. Emendas:
As emendas devem ser feitas de acordo com o previsto no projeto estrutural podendo ser executadas por transpasse sendo: - Por luva com preenchimento metlico prensadas ou rosqueadas; - Por solda (especial); - As emendas de barras devem estar de acordo com o que estabelece a NBR61 18-2003. OBS: As emendas no previstas no projeto s podem ser localizadas e executadas mediante consulta ao projetista. Afastamento mnimo das barras: O concreto deve envolver toda a armadura para que no apresente falhas de concretagem. Ento, faz-se necessrio um minimo de afastamento entre as barras. Admite-se que tanto na vertical como na horizontal, haja pelo menos 2cm e no menos do que o prprio dimetro da barra. Ateno para evitar congestionamento entre as armaduras de vigas com pilares a fim de facilitar o lanamento do concreto.

________________________________________________________________________________
Prof. Marco Pdua ----------------------------- CONTEDO EXTRITAMENTE DIDTICO------------------------------------------------------2

Potrebbero piacerti anche