Sei sulla pagina 1di 5

Trabalho De Historia.

A Segunda Guerra Mundial Causas da Guerra A Segunda Guerra Mundial um prolongamento da Primeira (191418), cuja concluso deixou na Europa uma srie de questes no resolvidas, ou mesmo criou problemas novos: o Tratado de Versalhes, imposto Alemanha pelos vencedores, foi excessivamente pesado e gerou ressentimentos que exacerbaram o revanchismo dos alemes; numerosas minorias tnicas foram colocadas sob domnio estrangeiro, criando focos de tenso interna e tendendo a se unir ptria-me (particularmente no caso dos alemes); finalmente, a disputa das potncias industriais por mercados e matrias-primas no foi solucionada satisfatoriamente, pois Alemanha, Itlia e Japo continuaram carentes de insumos para suas indstrias. Seguindo a lgica imperialista da poca, esses trs pases iriam se associar em uma aliana agressiva e expansionista, denominada Eixo. A ascenso de Mussolini ao poder na Itlia, em 1922, inaugurara um regime poltico totalitrio, militarista e fortemente nacionalista, denominado fascismo e situado ideologicamente na extrema direita. A Crise de 29, agravando os problemas econmicos e sociais dos pases capitalistas, estimulou as camadas populares a apoiar movimentos extremistas, tanto de esquerda (comunismo) como de direita (denominados genericamente fascismos, por serem inspirados no modelo italiano). O apoio da burguesia a estes ltimos foi decisivo para que eles assumissem o controle de vrios Estados, dos quais o mais importante foi a Alemanha, onde Hitler tomou posse na chefia do governo em 1933. O expansionismo nazista seria o fator determinante para a ecloso da Segunda Guerra Mundial.

O avano dos pases do Eixo constitua uma ameaa aos interesses das grandes potncias da poca: Gr-Bretanha, Frana, URSS e EUA. Mas nenhuma delas ops uma resistncia efetiva. Os governos britnicos e franceses adotaram a poltica de apaziguamento, cheia de concesses aos agressores; a URSS, sob a ditadura de Stalin, encontrava-se isolada por parte das potncias capitalistas, e os EUA haviam assumido uma postura isolacionista, como se os problemas exteriores ao continente americano no lhes dissessem respeito. A progresso dos pases do Eixo foi implacvel: O Japo tomou a Manchria (1931), pertencente China, e depois atacou novamente esta ltima (1937); a Itlia conquistou a Etipia (1936) e a Albnia (1939).Mas foi a expanso da Alemanha que levou diretamente guerra: ocupao da regio desmilitarizada da Rennia (1936), anexao da ustria (1938) e dos Sudetos (tambm em 1938), pertencentes Checoslovquia, invaso da prpria Checoslovquia (maro de 1939) e, finalmente, o ataque Polnia (setembro de 1939), que deu Gr-Bretanha e Frana um pretexto para declarar guerra Alemanha. Estava iniciada a Segunda Guerra Mundial.

As partes em conflito A maioria das pessoas acredita que o Eixo era formado apenas pela Alemanha, Itlia e Japo. No obstante, Estados menores lutaram ao lado dessas potncias, a saber: Finlndia, Hungria, Romnia, Bulgria, Eslovquia, Crocia (as duas ltimas

emancipadas respectivamente da Checoslovquia e Iugoslvia) e Tailndia. Alm disso, nos pases conquistados pelas potncias do Eixo, contingentes maiores ou menores das populaes locais apoiaram os invasores (foram os chamados colaboracionistas), enquanto outros os combatiam (ficando conhecidos como Resistncia) Os pases que se opuseram ao Eixo adotaram o nome de Aliados que j fora utilizado na Primeira Guerra Mundial e foi repetido na Guerra do Golfo, em 1991. As principais potncias envolvidas foram a China (desde 1937), Gr-Bretanha e Frana (1939), URSS e EUA (1941). Ao todo, fizeram parte dos Aliados (ou Naes Unidas) 51 Estados, entre os quais o Brasil. Muitos, porm, proporcionaram apenas apoio material, sem entrar propriamente em combate; tal o caso de quase toda a Amrica Latina, onde apenas Brasil e Mxico enviaram tropas ao campo de batalha.

Principais operaes militares A Segunda Guerra Mundial, por sua amplitude e durao, contou com inmeras campanhas e batalhas importantes. Neste texto, iremos nos reportar apenas quelas que tiveram influncia decisiva na evoluo do conflito. Empregando de forma combinada todos os elementos militares de que dispunham (aviao de assalto, aviao de bombardeio, blindados, artilharia e infantaria), os alemes criaram uma ttica de combate denominada Blitzkrieg (GuerraRelmpago), de efeito esmagador. Ela lhes permitiu dominar rapidamente a Polnia e, em 1940, praticamente toda a Europa Ocidental inclusive a Frana, que foi obrigada a se render. Mas a falta de recursos navais impediu Hitler de invadir a Gr-Bretanha e o levou a atacar a URSS. Os alemes avanaram profundamente no territrio sovitico, at serem finalmente detidos na Batalha de Stalingrado (nov. 42/fev. 43). O Japo, envolvido contra a China desde 1937, atacou os EUA em

dezembro de 1941, bombardeando a base naval de Pearl Harbor, no Hava. Os japoneses conquistaram todo o Sudeste Asitico e o Pacfico Central, chegando s fronteiras da ndia e prximo da Austrlia. Todavia, derrotados pelos norteamericanos na batalha naval de Midway (jun. 42), passaram a lutar defensivamente, de forma obstinada e at mesmo desesperada, tendo em vista que se tornou habitual lutarem at morte, inclusive atravs de ataques suicidas. A Itlia foi invadida pelos Aliados em 1943. Mussolini, refugiado no norte do pas sob a proteo dos alemes, foi capturado por guerrilheiros comunistas italianos e assassinado em abril de 1945. Hitler suicidou-se trs dias mais tarde, quando os soviticos se encontravam a trs quarteires de seu abrigo subterrneo, em Berlim. A Alemanha capitulou pouco depois, em 8 de maio. Antes, em junho de 1944, ocorrera o clebre Dia D, quando tropas anglo-americano-canadenses desembarcaram na Normandia regio da Frana, ento ocupado pelos alemes. O Japo somente se rendeu em 15 de agosto de 1945, quando o imperador Hirohito anunciou pessoalmente, pelo rdio, a capitulao do pas. Essa deciso foi consequncia dos devastadores efeitos produzidos pelo bombardeio atmico das cidades de Hiroshima e Nagasaki, ocorridos respectivamente em 6 e 9 daquele ms. O emprego de bombas atmicas contra o Japo, a fim de for-lo a cessar a luta, foi ordenado pelo novo presidente dos EUA, Truman (o presidente Franklin Roosevelt falecera em abril de 1945). Atualmente, os historiadores tendem a considerar que a ao norte-americana foi desnecessria, j que a capacidade de resistncia dos japoneses estava em seu limite. Assim sendo, os bombardeios atmicos (com cerca de 200 mil vtimas fatais, sem considerar as sequelas da radioatividade) teriam sido, fundamentalmente, um meio de intimidar a URSS j no contexto da futura Guerra Fria.

Consequncias da Segunda Guerra Mundial O mundo que emergiu do terrvel conflito era bastante diferente daquele que existia em 1939. As potncias do Eixo estavam esmagadas, mas tambm a Gr-Bretanha e a Frana saram debilitadas da guerra. Para definir a nova relao de foras internacionais, cunharam-se duas expresses: superpotncias e bipolarizao mostrando que o planeta se encontrava dividido em duas zonas de influncia econmica, poltica e ideolgica, controladas respectivamente pelos EUA e URSS. Do confronto entre ambos (Guerra Fria) resultaram a Guerra da Coria (195053), a Guerra do Vietn (196175) e a Guerra do Afeganisto (197989). Somente em 1985, com o incio da Perestroika (reestruturao econmica) e da Glasnost (transparncia poltica), implantadas por Gorbachev na URSS, esse cenrio instvel comeou a se desfazer. O socialismo marxista ganhou considervel impulso com o crescimento do poder sovitico, aps a Segunda Guerra Mundial. Alm dos pases da Cortina de Ferro

(Europa Central e Oriental), passaram a ter governos comunistas Estados do Extremo Oriente (China, Coria do Norte, Vietn, Laos, Camboja), do Oriente Mdio (Imen do Sul), da frica (Angola, Moambique, Etipia) e at mesmo da Amrica Latina (Cuba, onde Fidel Castro se transformou no mais antigo ditador do mundo est no poder desde 1959). Finalmente, os avanos tecnolgicos provocados pela guerra resultaram em numerosas aplicaes pacficas, que vo desde a penicilina at o radar ou a propulso a jato para os avies.

Potrebbero piacerti anche