Sei sulla pagina 1di 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PS-GRADUAO LATO SENSU EM GESTO E PERICIA AMBIENTAL AVALIAO DE IMPACTOS AMBIENTAIS

Cronologia da Educao Ambiental (2000 a 2011)

KAREN R. D. SOBREIRA

CUIAB-MT/2011

Cronologia da Educao Ambiental (2000 a 2011)

Em 2000 Seminrio de Educao COEA/MEC, em Braslia,DF.

Ambiental

organizado

pela

Em 2000 aconteceu Curso Bsico de Educao Ambiental a Distncia DEA/MMA/UFSC/LED/LEA.

Em 2002 foi Lanado o Sistema Brasileiro de Informao sobre Educao Ambiental e Prticas Sustentveis (SIBEA). Em dezembro de 2002, a Assemblia Geral das Naes Unidas, durante sua 57 sesso, estabeleceu a resoluo n 254, declarando 2005 como o incio da Dcada da Educao para o Desenvolvimento Sustentvel, depositando na Unesco a responsabilidade pela implementao da iniciativa.

Em junho de 2002 Publicado o Decreto N 4.281, de 25 de junho de 2002, que Regulamenta a Lei que institui a Poltica Nacional de Educao Ambiental e d outras providncias. Em junho de 2002, a Lei n 9.795/99 foi regulamentada pelo Decreto n 4.281, que define, entre outras coisas, a composio e as competncias do rgo Gestor da PNEA lanando, assim, as bases para a sua execuo. 2003 Durante a XIV Reunio do Foro de Ministros de Meio Ambiente da Amrica Latina e Caribe, em novembro no Panam, oficializado o PLACEA, o Programa Latino-americano e Caribenho de Educao Ambiental, que teve como principal protagonista a Venezuela, e como foro de discusses, a srie dos congressos ibero-americanos de educao ambiental. Em 21 de julho de 2003, o MMA e o MEC promoveram a reunio de instalao do rgo Gestor da PNEA, um passo decisivo para a execuo das aes em educao ambiental no governo federal, tendo como primeira tarefa a assinatura de um Termo de Cooperao Tcnica para a realizao conjunta da Conferncia Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente. Em novembro de 2003, foi realizada a Conferncia Nacional do Meio Ambiente, em suas verses adulto e infanto-juvenil. Em abril de 2004, foi realizado o primeiro Encontro Governamental Nacional sobre Polticas Pblicas da Educao Ambiental, com a

participao de dirigentes das diversas reas de meio ambiente e de educao das trs esferas de governo, ampliando a integrao entre o setor educacional e ambiental em torno da gesto pblica da EA no Brasil. Esse encontro teve por objetivo, a elaborao de propostas para articular, fortalecer e enraizar a EA, sendo considerado um marco histrico da Educao Ambiental no Pas.

Em setembro de 2004, realizada a Consulta Pblica do ProNEA, o Programa Nacional de Educao Ambiental, que reuniu contribuies de mais de 800 educadores ambientais do pas.

Em novembro de 2004 foi realizado o V Frum Brasileiro de Educao Ambiental, aps sete anos de intervalo ocorrido entre o IV Frum, com o lanamento da Revista Brasileira de Educao Ambiental e com a criao da Rede Brasileira de Educomunicao Ambiental - REBECA. Ainda em novembro de 2004, aps dois anos de existncia enquanto Grupo de Estudos, oficializado o Grupo de Trabalho em Educao Ambiental da ANPEd, Associao Nacional de Ps-Graduao e Pesquisa em Educao. Em dezembro criado o Grupo de Trabalho de Educao Ambiental no FBOMS, o Frum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais. Em 2005 reconhecendo a necessidade da articulao e do fortalecimento mtuo das Comisses Interinstitucionais Estaduais e das Redes de Educao Ambiental, foi elaborado o documento Compromisso de Goinia, que consiste no estabelecimento de um importante e pioneiro pacto entre as esferas de governo para a criao de polticas e programas estaduais e municipais de EA, sintonizados com o ProNEA. Em abril de 2006 em Joinville (SC) aconteceu o 5 Encontro Iberoamericano de Educao Ambiental ocorreu pela primeira vez no Brasil. Recebeu cerca de 5 mil pessoas de 25 pases. O encontro foi fundamental. Em novembro de 2008 foi realizado, em Foz do Iguau, no Paran, o 1 Encontro Mercosul de Educao Ambiental. O evento que contou com a participao dos seis pases do Mercosul e de 14 pases de lngua espanhola da Amrica Latina. Os representantes discutiram a educao ambiental e trocaram experincias sobre estudos e pesquisas climticas. Em 2009 uma importante condicionante para a atuao do DEA (Departamento de Educao Ambiental) foi o encerramento do perodo de vigncia do Projeto de Cooperao Tcnica (PCT) com a UNESCO, que era facilitador na viabilizao de iniciativas do DEA.

Em setembro de 2009 foram concludas as negociaes e assinado o Projeto de Cooperao Tcnica com o IICA Instituto Interamericano de Cooperao para a Agricultura, que, semelhana do PCT anterior, apoiou tecnicamente e facilitou a concretizao das atividades planejadas pelo DEA em 2010 (e continuar dessa forma nos prximos anos). Conferncia Internacional Infanto Juvenil/Vamos Cuidar do Planeta ocorreu em junho de 2010, envolvendo cerca de 50 pases e milhares de estudantes e professores. O DEA/MMA e a CGEA/MEC foram parceiros nessa empreitada. O desenvolvimento de uma pesquisa de percepo junto aos diferentes pblicos da Conferncia e de um estudo da pegada ecolgica de cada delegao e do evento, para aes de compensao, no foi viabilizado por limitaes de recursos e de tempo hbil para sua realizao. Em 2011 aconteceu o 3 Encontro e Dilogos com a Educao Ambiental e 3 Semana do Meio Ambiente do PPGEA FURG.

Potrebbero piacerti anche