Sei sulla pagina 1di 19

A VIA SACRA COM A VIRGEM MARIA

Textos: Javier Leoz

1 Estao: Jesus entregue

O anjo anunciou-me em Nazar, e eu dei luz em Belm; mas um dos seus, representando o amigo ingrato entregou-o morte. Hoje, ainda me lembro daquela noite angelical do seu nascimento: que grande e humilde sinal enviou Deus terra! Deus amor! Mais uma vez, o meu Filho, como no dia da sua vinda, posto diante do mundo sem defesa, sem aplausos, sem grandes reconhecimentos, sem anunciar quem realmente : o Filho de Deus!

2 Estao : O Senhor com a Cruz s costas

No h vida sem cruz. O velho Simeo, no meio da minha alegria advertiu-me : "uma espada trespassar a tua alma. Assim . Hoje, eu verifico a certeza daquela premonio: o meu filho, a quem embalei e se aninhou em meus braos, avana com uma cruz, a caminho do Calvrio. Nunca pensei que, eu iria sentir em minhas entranhas de Me, o peso destes dois madeiros!

3 Estao : o Senhor cai pela primeira vez

Com o idntico silncio, o mesmo com que o "Homem de Deus" veio terra, Jesus vai a caminho do Monte do Calvrio. Quantas vezes me lembro das suas quedas nas pequenas colinas e ruas de Nazar! Aquelas eram as de uma criana. Estas so as de um jovem que d tudo pelos homens; aquelas foram quedas inconscientes. Estas so as quedas que produzem um milagre: a ascenso do homem que busca e acredita em Deus.

4 Estao: Jesus encontra sua Me


Nunca me esquecerei do primeiro encontro com o meu Filho. Era ao cair da noite. Jos estava inquieto, queria tantas coisas para o Deus Emanuel! A coincidncia de hoje, com meu Filho, mais cruel e, ao mesmo tempo, semelhante da noite do seu nascimento: contemplo-o com amor de Me e hoje quero-o com um duplo amor maternal, que tem amadurecido na rvore da dor. Agarrando-me a essa cruz, Jesus bem o sabe e vs tambm! Podereis encontrar-me como co-redentora, como companheira e intercessora.

5 Estao : O Cireneu ajuda Jesus a levar a cruz

Poucas ajudas, para no dizer nenhumas, tivemos Jos e eu, indo para a gruta de Belm. Agora! Apenas uma! A de um cireneu, que se atreve a aparecer, ainda que seja por obrigao, entre a multido. Ajuda! Ajuda, quere o Senhor para que a Sua Palavra jamais se apague! Para que o seu amor se espalhe! Ajuda, deseja o Senhor! Ser que tu a queres prestar? Eu te asseguro que Ele ta devolver com acrscimo.

6 Estao: Vernica enxuga o rosto de Jesus


Aquele que tantas vezes acariciei como uma criana; Aquele que muitas vezes, a fonte de Nazar, lhe acalmou a sede; Aquele que a gua lmpida e cristalina o limpou uma e outra vez; Aquele hoje aliviado em seu rosto por uma Vernica. Obrigada, boa mulher! Tu sim, sabes compreender o que descobrir, no que sofre, no que chora e nos rostos desfigurados, o mesmo rosto de Deus. Em meu pensamento de Me ficaram muitas imagens de Jesus, mas hoje, no leno de tuas mos ficar para sempre gravada a imagem do rosto de Cristo.

7 Estao: O Senhor cai pela segunda vez

Numa interminvel subida pela va dolorosa, contemplo como Me, o que tantas vezes curei e levantei. E, hoje, o sangue do meu sangue, corre em ros pelas ruas de Jerusalm. E, hoje, a carne da minha carne, se dilacera pelos pecados dos homens, sob o peso mortfero da cruz. Para a frente, meu filho! Por Deus e pelos homens; no existe cruz pesada seno os fortes ombros! Espera-Te uma manh, uma madrugada em que o teu corpo h-de renascer, para que os homens no caiam para sempre e definitivamente, no esquecimento.

8 Estao: Jesus fala com as filhas de Jerusalm


Jesus sempre tinha uma palavra para cada homem; um alento para cada alma; uma resposta diferente para quem se aproximava dele com dramas profundos. Aquele que teve compaixo, com o seu olhar, disse-nos para que no tivessemos compaixo dEle. Que olhemos para ns mesmos. Como no se sentir pena dAquele, que, sendo admirado at poucos dias atrs, est agora sob o peso de uma cruz, sem amigos para o defender? Como Me eu te admiro. Sei que, no fim, a voz de Deus vai prevalecer sobre esta tortura que agora te humilha.

9 Estao: O Senhor cai pela terceira vez

Muitas vezes me interroguei: ser que era necessria tanta dor? Por qu tantas quedas? Serve esta transfuso de sangue para algum? Mover os coraes frios, este corpo dolorido? Nenhuma resposta obtive. Somente nos dias da Pscoa, eu percebi que a loucura de Deus era de tal magnitude que, o nosso Filho, se tornou em preo de resgate para o homem. Obrigada! como Me, eu vos convido, a nos acompanhares neste momento!

10 estao: Jesus despojado de suas vestes


Abracei-o nu na noite de Natal, despojado de tudo, volto-o a contemplar na tarde de sexta-feira santa. Que momentos to dspares e to parecidos! Jesus humilhado, Deus desprendido de toda a riqueza, Jesus na solido. Em Belm, na escurido de uma gruta; hoje na vertigem produzida pelo esforo para atingir o monte do calvrio. Nu, Deus veio terra! Nu, sobe o meu Filho, Cristo, cruz! - Por que no te envolves no manto da verdade e da f, da esperana e do amor de Deus?

11 estao: Jesus pregado na cruz


O que nasceu rei da glria, sobe no meio de gritos e exclamaes burlescas de "rei" para o cadafalso de uma cruz. Olhava para todos os lados, buscava o meu Filho na cruz. E lembrava-me, daqueles momentos, quando, j no bero, o via desde ento carregando a cruz. Rei dos Judeus! Para mim sei que o foi desde o primeiro momento! Foi o rei do mundo; o meu rei foi ofertado pelos pastores, o meu rei foi adorado pelos reis. Quantas vezes, sendo pequeno, lhe disse: meu menino pequenino, meu grande rei! E quando ao p da cruz, leio o cartaz, eu penso comigo mesma: agora, filho, MAIS DO QUE NUNCA S REI! DS TUDO PELO TEU POVO!

12 estao: Jesus morre na cruz


Um Deus que desceu silenciosamente terra, guarda silncio por meu Filho Jesus. Eu no o entendia, no compreendia o por qu, da crueldade e do radicalismo destes gestos. No foi suficiente, meu Deus, a sobriedade, a indiferena, perante a tua chegada, ou a calma de Belm? Quantas vezes o perguntava! Em Ti, Jesus, se pregam as nossas dores e os nossos sacrifcios, em Ti, meu Filho, desaparecem as discrdias e as inimizades. Em Ti, em Tua mudez e morte, os homens so mais irmos. A cruz permanece como um passaporte para alcanar a eternidade. Dorme, meu filho, dorme, que c debaixo, como Me, Te continuo a embalar e a amar.

13 Estao: Jesus nos braos de sua Me


Descei-o! Descei-o! No o retenhais mais tempo. "Est consumado" Tive-o nos meus braos quando era pequeno, e quero agora segura-lo de novo, para que ningum mo tire nestes momentos Dorme meu Senhor! Descansa! Tua Palavra ser fecunda. Teu reino se estender por anos sem fim. Dorme, meu Senhor! Sente o peito de tua Me! A que, em Nazar, te levantou quando caas, e a que neste Calvrio, te acolhe com mais emoo e com o amor mais provado, maternal e mais puro que nunca! Dorme, meu Filho! Tua colheita ser fecunda. A Tua Pscoa, para o homem, ser frutfera e definitiva.

14 Estao: Jesus colocado no sepulcro

Chega o momento em que uma me no quisera viver para presenciar: desprender-se do tesouro que germinou em suas entranhas durante nove meses. Tu vais, Jesus. Vais como vieste para o fundo de uma gruta tambm hoje, alm do mais, selada por uma lpide. .

Outrora, os campos de Belm foram iluminados por uma estrela; hoje o horizonte tornou-se sombrio. J no se ouvem cantos; alguns daqueles pastores j morreram e os reis levaram tempo a tomarem conhecimento de que, o rei dos reis, deixou este mundo com a mesma comitiva que o recebeu: sua Me e poucos mais Desce Filho meu, para o sepulcro! Desce para que Deus cumpra o que somos chamados a viver. Que a morte no seja imposta. Que a vida eterna. Que uma manh feliz espera o homem. Desce Filho meu, para o tmulo! Para que Jos, teu pai, te possa ver de novo. Desce Filho meu, para o tmulo! E quando, ao terceiro dia, ouvirmos hinos de glria e de triunfo, que nunca esqueamos que Deus cumpre o que promete e que, apesar da cruz, nos espera uma imensa cidade cheia de luz e de felicidade: o cu. Desce, e volta depressa, meu Senhor!

DIRIO DE MARIA
Olho os teus olhos e, entretanto, chorando, no posso acreditar que te pregaram, que sejas o pequeno que eu embalava e que logo adormecia em meus braos; ele que ria, olhando para o cu e quando rezava se punha srio.

Sobre esse madeiro vejo aquele pequeno, que entre os doutores falava no Templo; que quando o interroguei calmamente respondeu: que as coisas de Deus estavam acima de tudo. Essa mesma criana a que est na cruz, O Rei dos homens, chama-se Jesus.

Esse mesmo homem j no era uma criana quando nessa boda lhe pedi mais vinho. Que alimentou milhares de pessoas e olhou de frente os pobres e doentes. Ria com aqueles que mais queria e chorou em silncio a morte de seu amigo.
O sol j se pe, encobrem-se os cus voltars em breve ao teu Pai Eterno ... Adormece pequeno, dorme meu filho, que eu te entreguei com todo o meu carinho. Como em Nazar, naquela manh, eis aqui a tua serva, eis aqui a tua escrava.

Quando perguntaram a Michelangelo porque tinha esculpido o rosto da Me to jovem como o do Filho, respondeu: "As pessoas enamoradas de Deus nunca envelhecem "

Potrebbero piacerti anche