Sei sulla pagina 1di 1

Revista Nordestina de Ecoturismo, Aracaju, v.1, n.1, setembro, 2008.

ISSN: 1983-8344 - SEO: ANAIS DO FRUM NORDESTINO DE ECOTURISMO JESUS, J. S.; RIBEIRO, E. M. S.; FERRAZ, E. M. N. Interpretao ambiental no bioma da caatinga: potencialidades para o ecoturismo no Parque Nacional do Catimbau, Buque, Pernambuco. Revista Nordestina de Ecoturismo, Aracaju, v.1, n.1, p.61, 2008.

INTERPRETAO AMBIENTAL NO BIOMA DA CAATINGA: POTENCIALIDADES PARA O ECOTURISMO NO PARQUE NACIONAL DO CATIMBAU, BUQUE, PERNAMBUCO

Josngela da Silva Jesus Eline Maria dos Santos Ribeiro Elba Maria Nogueira Ferraz

O ecoturismo em unidades de conservao tem se mostrado uma alternativa interessante para manejo do meio ambiente, principalmente aliado educao ambiental, atravs da sensibilizao dos visitantes e interpretao ambiental dos atrativos. O Parque Nacional do Catimbau, criado em 2002, encontra-se localizado no bioma da caatinga, entre o agreste e o serto pernambucano, abrangendo os municpios de Buque, Ibimirim e Tupanatinga. O parque apresenta um grande potencial para o desenvolvimento do ecoturismo atravs de suas trilhas e stios arqueolgicos, porm ainda no possui um plano de manejo, tampouco um programa de uso pblico. O Catimbau j recebe um bom nmero de visitaes, que so realizadas com o acompanhamento de condutores que atuam atravs da Associao de Guias do Parque. Objetivando contribuir para o enriquecimento da experincia do visitante e para sua sensibilizao quanto importncia do bioma da caatinga, este trabalho traz uma anlise das potencialidades do Catimbau para a interpretao ambiental em trilhas e sugestes de como aproveitar adequadamente as oportunidades diagnosticadas. A pesquisa foi desenvolvida a partir do levantamento bibliogrfico e documental de temas correlacionados e da rea de estudo, o Parque, possibilitando o entendimento do seu funcionamento e sua relao com a atividade ecoturstica. Foram realizadas visitas de campo, no perodo de 09 a 12 de fevereiro de 2006, onde foi possvel levantar aspectos de interesse para a pesquisa e realizar registros fotogrficos. Verificamos que os trabalhos desenvolvidos pelos condutores das trilhas do parque se limitam simples exposio do espao para os visitantes, sendo pouco aproveitada a riqueza vegetacional da caatinga, os stios arqueolgicos, dentre outros aspectos interessantes, para a sensibilizao do turista. Com isso, prope-se que seja estruturado um programa de interpretao e educao ambiental envolvendo gestores do parque e condutores locais a partir da sensibilizao e capacitao dos mesmos, bem como a estruturao fsica das trilhas, atravs da implementao de placas indicativas e interpretativas. Desta forma, espera-se que alm dos aspectos recreativos e de lazer fornecidos pela visitao, a interpretao ambiental seja verdadeiramente o objetivo de existncia das atividades desenvolvidas no Parque, atravs do comprometimento dos condutores em relao apresentao do ambiente de caatinga, demonstrao de suas fragilidades e potenciais, atitudes adequadas a serem adotadas durante a visitao, como tambm promoo da satisfao do visitante.

Palavras Chaves: Unidades de conservao; Ecoturismo; Interpretao ambiental; Caatinga.

61

Potrebbero piacerti anche