Sei sulla pagina 1di 6

reservas

Petrleo pesado e ultrapesado


Reservas e produo mundial
No decorrer do ltimo sculo, o petrleo foi o grande propulsor da economia mundial, chegando a representar, no incio da dcada de 1970, 50% do consumo de energia primria no mundo. De acordo com a Agncia Internacional de Energia, com dados referentes ao ano de 2005, houve uma diminuio da utilizao do petrleo ao longo do tempo, porm sua participao no consumo energtico do planeta ainda representa cerca 43%, e ainda dever manter-se expressiva por vrias dcadas. Alm de predominante no setor de transportes, o petrleo ainda o principal responsvel pela gerao de energia eltrica em diversos pases do mundo, devido a instalaes de usinas termeltricas.

Cheila Gonalves Moth diplomada em Engenharia Qumica, mestre em Cincias e Tecnologia de Polmeros, doutora em cincias na rea de Anlise Trmica de Polmeros (USP/University of the AirJapo, 1992), ps-doutorado em Reologia e Anlise Trmica (Cornell University, 1998 e Cleveland State University, 2003 EUA). Recebeu o prmio Retorta de Ouro/ Qumico do Ano pelo CRQ-RJ e professora titular da Escola de Qumica na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Clenilson da Silva S. Junior bacharel em Qumica Industrial pela UFF (2005), mestrando no Programa de Processos Qumicos e Bioqumicos da Escola de Qumica, na rea de Processos Orgnicos.

s diversos tipos de leos existentes na natureza apresentam uma diversidade de valores de densidade e viscosidade. A densidade uma das caractersticas mais importantes para se determinar como o fluido vai se comportar durante no processo de produo, ou seja, durante o escoamento dentro do reservatrio e em tubulaes, j a viscosidade um dado de grande importncia para o refino. Entretanto, mesmo no havendo nenhuma relao clara entre os dois, a classificao do leo feita a partir de sua densidade, j que a viscosidade altamente influenciada pela temperatura. De acordo com essas propriedades, os petrleos crus podem ser classificados como: leve, mdio, pesado e ultrapesado. A densidade relativa de um produto definida como a relao entre sua massa especfica a uma dada temperatura e a massa especfica de um padro, mesma ou diferente temperatura. A densidade do petrleo importante porque ela reflete, por si s, os contedos de fraes leves e pesadas dos leos crus, pois se trata de uma propriedade aditiva em base volumtrica. Uma vez que a densidade uma propriedade dos lquidos, a indstria do petrleo utiliza a expresso API (grau API), do American Petroleum Institute, como referncia para a densidade do leo medida em relao gua, com o intuito de identificar rapidamente se o leo leve, mdio, pesado ou ultrapesado. Quanto maior o grau API, mais leve ser o petrleo e maior mercado ele ter. O grau API determinado utilizando-se a seguinte correlao:
o

API =

141,5

medido nas chamadas condies standard - std, nas condies padro de 25C (68F) e 1 atm. De acordo com diversas instituies ligadas indstria de petrleo, listadas na Tabela 1, existem diferentes classificaes de leos crus em relao ao grau API.

131,5 dade do leo/densidade da gua). O grau API

na qual a densidade especfica do leo (densi-

76

TN Petrleo n 57

A ocorrncia de leos pesados e ultrapesados vem aumentando sensivelmente e aponta para a necessidade de maiores investimentos na explorao das jazidas e, conseqentemente, para o desenvolvimento de novas tecnologias. Por mais que se ensejem esforos para a produo de petrleo a mais de 2.000 m de profundidade, as empresas tambm precisam encontrar formas de aproveitar o leo no convencional encontrado. Para pases pobres e em desenvolvimento muito importante manter uma grande produo de leo capaz de sustentar sua demanda interna, evitando a importao que em geral impe preos mais elevados. Analisando a situao deste ponto de vista, importante no apenas explorar e encontrar mais reservatrios de leos, mas tambm explorar aqueles que j foram descobertos e no foram desenvolvidos, devido falta de tecnologias para produzir-los economicamente. Existem previses econmicas de que, para o ano 2025, o leo pesado seja a principal fonte de energia fssil no mundo. As reservas de leos pesados so significativamente grandes. No Brasil, o local com maior incidncia de leos pesados est em guas profundas da Bacia de Campos, offshore, estado do Rio de Janeiro, que produz cerca de 90% de todo o petrleo nacional. Na regio Nordeste h poos de sua produo onshore de leo pesado localizado no estado do Rio Grande do Norte. A busca da sonhada autonomia no setor petrolfero no Brasil passa por encontrar mtodos para explorar, produzir, transportar e refinar esses leos. Para isso, essencial entender que a maior dificuldade de manuseio e processamento dos leos pesados leva necessidade de se estabelecer uma integrao de aes e tecnologias, que vo desde a movimentao desses leos no reservatrio, transporte rumo refinaria, e por fim seu tratamento e refino.

Figura 1 Estimativas dos recursos petrolferos mundiais

leo Convencional

Foto: Juarez Cavalcante, Petrobras

Betume

30%

30%

Petrleo pesado e ultrapesado


Considera-se que os leos pesados tm menos de 19API (entre 10-20), uma densidade maior que 0,90 g/ mL e uma viscosidade maior que 10 cP , entre 10 cP-100 cP no fundo e, viscosidade de 100 cP a 10.000 cP na superfcie. Essas caractersticas aumentam as dificuldades e

leo Ultrapesado

25%

15%

leo Pesado

Fonte: Adaptado de Schlumberger, 2007.

Tabela 1 oAPI sugerido por alguns instituies/setores da indstria petrolfera


o

rgo Alberta Government/Canad(1) U.S. Department of Energy(2) OPEP(3) Petrobras offshore(4) Petrobras onshore(4) ANP/Brasil(5)

API (Grau API) leo pesado 10 25 10 25 10,5 26 14 19 13 18 12 22,3 leo ultrapesado 10 10 10,5 14 13 12

leo leve 34 35,1 32 32 32 31,1

leo mdio 25 34 25 35,1 26 32 19 32 18 32 22,3 31,1

Fonte: (1) Governo do estado de Alberta, Canad. www.gov.ab.ca; (2) Departamento de Energia dos Estados Unidos. www.energy.gov; (3) Organizao dos Pases Exportadores de Petrleo. www.opec.org; (4) Petrleo Brasileiro S.A. www.petrobras.com.br; (5) Agncia Nacional do Petrleo. www.anp.gov.br.

TN Petrleo n 57

77

reservas

Tabela 2 Quantidade de leo pesado em bilhes de barris, em diferentes continentes/regies Continente/Regio Quantidade (bilhes de barris) Oriente Mdio 98,56 Europa/Eursia 23,07 sia-Pacfico 37,35 Amrica do Sul, Central e Caribe 334,94 frica 9,04 Amrica do Norte 44,54 Total 547,50
Fonte: Adaptado de Schlumberger, 2007

Figura 2 Distribuio das reservas de leo pesado, por continente

Amrica do Sul e Central

61%

es naturais de afloramento na superfcie, a temperatura ambiente e sob presso atmosfrica (Trevisan, 2003). Alm das maiores dificuldades para produo, o leo pesado tem menor valor de mercado, se comparado a um leo leve, porque gera menos derivados nobres. Outro fator de desvalorizao dos leos pesados o elevado teor de cidos naftnicos, os quais, se no forem eliminados, podem causar graves problemas de corroso nas refinarias. A extrao do leo pesado e ultrapesado extremamente complexa e mais cara que a do leo leve, por isso em muitos casos o reservatrio considerado comercialmente invivel. Esse o grande desafio das companhias no momento, garantirem a viabilidade comercial desses reservatrios. Atualmente, o nico campo de petrleo offshore que produz leos crus por meio de um sistema permanente o Captain, no Mar do Norte, a 107 m de profundidade. Quanto mais funda for a explorao, maiores os riscos, os custos e as dificuldades de operao. Se o leo encontrado for pesado, os desafios so ainda maiores e o valor do produto no mercado atual no compensa (De Queiroz, 2006).

Reservas e produo de petrleo no convencional

siaPacfico EuropaEursia

7% 4%

2% 8% 18%

frica

Amrica do Norte

Oriente Mdio
Fonte: Adaptado de Schlumberger, 2007.

tornam sua explorao onerosa, dificultando sua movimentao desde o reservatrio at a superfcie. Os leos pesados so muito viscosos e tm elevada quantidade de carbono em relao ao hidrognio, em geral com mais de 15 tomos de carbono por molcula. Tambm tm como caracterstica ndices elevados de aromticos, parafina, asfalteno, enxofre, nitrognio e metais pesados. Alm disso, os leos pesados tm um ponto de ebulio bem maior que os leos leves (Obregn, 2001). O termo leo ultrapesado ou extrapesado usado junto com o leo pesado, embora seu uso no seja to significativo hoje. O leo ultrapesado definido como tendo uma viscosidade maior de 10.000 cP e grau API abaixo de 10 (em mdia), ou seja, mais pesado que a gua. Outra definio para leo ultrapesado a de uma mistura viscosa que ocorre naturalmente, rica em hidrocarbonetos de cadeia mais longa que o pentano, que pode conter compostos de enxofre e que, no estado natural, no recupervel em uma taxa econmica atravs do poo produtor. Este tipo de petrleo flui nas condi78 TN Petrleo n 57

A maior parte dos recursos de petrleo do mundo corresponde a hidrocarbonetos viscosos e pesados. Segundo Alboudwarej (2007), as estimativas do total de reservas de petrleo no mundo oscilam entre 9 a 13 trilhes de barris, incluindo leos pesados, ultrapesados e o betume que, somados apresentam cerca de 70% dos recursos petrolferos, como apresentado na Figura 1. As reservas mundiais de petrleo convencional comprovadas, que representam 30% de todos os recursos petrolferos, se mantiveram na marca de cerca de um 1,2 trilho de barris no ano de 2005, tendo uma produo mundial equivalente de quase 81,088 bilhes de barris em 2005. As reservas provadas so quantidades comercialmente recuperveis de petrleo, estimadas a partir de dados geolgicos e/ou de engenharia com elevado grau de certeza. Consideram-se petrleos no convencionais aqueles recursos que foram identificados, mas que, por suas caractersticas geolgicas, requerem tecnologias alternativas de explorao e transporte, com custos de produo, em geral, superiores aos custos do petrleo convencional. De acordo com Kooper et al. (2007), as estimativas de reservas dos leos no convencionais no planeta oscilam entre 6 a 9 trilhes de barris. Os leos pesados representam cerca de 15% das reservas estimadas. J a sua quantidade em relao s reservas comprovadas gira em torno dos 550 bilhes de barris, sendo o continente americano a regio com as maiores jazidas, em torno de 61% do montante, conforme apresentam a Tabela 2 e a Figura 2.

petrleo pesado e ultrapesado reservas e produo mundial

Figura 3 Reservas de leos pesados, em diferentes pases

Bilhes de barris
Acima de 350 Acima de 50 Acima de 10 Abaixo de 10

Fonte: Adaptado de Schlumberger, 2007.

Nas Figuras 3 e 4, so mostradas, respectivamente, a distribuio das reservas de leos pesados em diferentes pases e a produo de leo pesado e ultrapesado em bilhes de barris por dia, de acordo com o grau API. A regio onde ocorre a maior produo desses tipos de leos na Amrica do Norte, seguida pelas Amricas do Sul e Central (Tavares, 2005). As estimativas quanto aos recursos disponveis de petrleo ultrapesado no mundo variam bastante segundo a fonte. De acordo com a Sociedade dos Engenheiros de Petrleo (2006), esses recursos poderiam atingir um valor equivalente ao dos recursos atuais de petrleo convencional (6 trilhes de barris). Hoje, 66% dos recursos conhecidos encontram-se na chamada Faixa do Orinoco, na Venezuela. Ali j foram identificadas acumulaes de petrleo ultrapesado que somam cerca de 2 trilhes de barris. Os recursos recuperveis de leo ultrapesado no planeta, atualmente, representam cerca de 35% das reservas provadas de petrleo. O valor das reservas recuperveis determinado pela tecnologia disponvel de recuperao. Nos dias atuais, essa tecnologia disponvel permite uma recuperao mxima por volta de 15%. Entretanto, os projetos existentes na Venezuela vm empregando tecnologias que permitem uma taxa de recuperao que se situa entre 5 e 10%, por razes de custo. No momento, existem quatro projetos de produo de petrleo ultrapesado na Venezuela, somando uma

produo total de cerca de 550 mil barris/dia. Esses projetos produzem petrleo ultrapesado (8 a 9 API) que diludo ao condensado e a lquidos de gs natural, viabilizando seu transporte por oleoduto para centrais de converso, para produo de um leo sinttico com grau de API situando-se entre 16 a 32. Segundo a PDVSA (Petroleo de Venezuela S/A), a estimativa que a produo de leo ultrapesado atinja cerca de 1,7 miTN Petrleo n 57 79

Foto: Stferson Faria, Petrobras

reservas

Figura 4 Produo de leo pesado e ultrapesado, em bilhes de barris por dia, por pas, segundo seu grau API

Reino Unido
200

Canad
Insitu Betume 400 Oil Sands 1000
o o

EUA
320 API 9-19

API 9-19

Egito
55
o

API 8-18

Trinidad
55
o

Venezuela
629

API 12-20

65 API 16

Iraque

China
180
o

Mxico
HO 340 Cantarrel 2080
o

API 15-20
o

API 12-20

Colmbia
80
o

API 7-20

Oman Imen
o

API 12-20

API 12-20

35 API 19-20

Equador
o

25 API 14-20

Brasil
250
o

15 API 19-20
o

ndia
30 API 15-17

Indonsia
HO 35
o

API 11-20

Duri 210 API 15-20

Fonte: Adaptado de Schlumberger, 2007.

Figura 5 Evoluo das reservas provadas de petrleo (1996-2005)


Bilhes bpd

Terra Mar

Figura 6 Evoluo da produo de petrleo(1996-2005)


Milhes bpd

Terra Mar

Fonte: ANP/SDP, 2006.

lho de barris/dia em 2030. No Brasil, as reservas comprovadas de petrleo (convencionais e no convencionais) no ano de 2006 corresponderam a 11,8 bilhes de barris. Com isso, o Brasil encontra-se na 17 posio mundial quanto s reservas comprovadas. Das reservas nacionais, 89,3% localizam-se no mar, sobretudo em guas profundas, com destaque para o estado do Rio de Janeiro, que possui 97,4% das reservas localizadas no mar (ANP 2007). , As Figuras 5 e 6 representam, respectivamente, a evoluo das reservas de petrleo e a evoluo da produo de petrleo no Brasil por localizao (terra e mar) no perodo de 1996 a 2005 (Correia, 2006). Em linhas gerais, os maiores desafios da indstria do

80

TN Petrleo n 57

petrleo pesado e ultrapesado reservas e produo mundial

petrleo no Brasil so tornar tcnica e economicamente possvel a produo de um leo fixado em profundidades cada vez maiores (Pinto et al., 2003), at 3.000 m, e com baixssimo grau API. Outro desafio encontrar as melhores estratgias que viabilizem a produo de leo pesado. Em relao aos leos no convencionais, as previses de reservas brasileiras so de 3 a 4 bilhes de barris de leo pesado. H uma

reserva provada de 2 bilhes de barris de leo ultrapesado, na Bacia de Campos, no campo de MembroSiri. A Petrobras vem desenvolvendo pesquisas relacionadas ao mtodo do core-flow para levar o leo pesado at a superfcie. Agradecimentos Os autores agradecem ao CNPq e Petrobras pelo apoio financeiro.

Referncias
ALBOUDWAREJ, H.; FELIX, J.; TAYLOR, S. Highlighting Heavy Oil, Oilfield Review. p.34-53, Jun. 2006. Disponvel em: http://www.slb.com. Acesso em agosto de 2007. AMYX, J. W., BASS, D. M., WHITING, R. L. Petroleum reservoir engineering, Physical Properties. New York: Mc Graw-Hill Book Company, p.4, 1960. CORREIA, D.Z. Estudo de misturas polimricas para recuperao de petrleo Tese de doutorado, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2006. DE QUEIROZ, G.O. Otimizao da injeo cclica de vapor em reservatrios de leo pesado. Dissertao de Mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006. KOOPER, R.; CURTIS, C.; DECOSTER, E.; GARCIA, A.G.; HUGGINS, C. Heavy-oil reservoirs, Oilfield review, n.30, p.30-52, 2002. OBREGN VARA, R. M. Hidrodinmica do escoamento bifsico leo pesado-gua em tubo horizontal Dissertao de Mestrado. Universidade Estadual de Campinas, 2001. PINTO, A. C. C., BRANCO, C. C. M., MATOS, J. S., VIEIRA, P. M., GUEDES, S. S., JUNIOR, C. P., COELHO, A. C. D., CECILIANO, M. M., Offshore heavy oil in Campos Basin: The Petrobras experience OTC 15283, 2003. TAVARES, M.E.E. Anlise do refino no Brasil: estado e perspectivas - uma anlise cross-section, Tese de doutorado. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2005. TAYLOR, K.C.; NASR-EL-DIN, H.A. Water soluble hydrophobically associating polymers for improved oil recovery: A literature review. Journal of Petroleum Science and Engineering, n.19, p. 265-280, 1998. TREVISAN, F. E. Padres de fluxo e perda de carga em escoamento trifsico horizontal de leo pesado, gua e ar, Dissertao de mestrado. Universidade Estadual de Campinas, 2003. Sites da Internet Agncia Nacional do Petrleo. http://www.anp.gov.br. Departamento de Energia dos Estados Unidos. http:// www.energy.gov. Governo do estado de Alberta. http://www.gov.ab.ca. Organizao dos Pases Exportadores de Petrleo. http://www.opec.org. Petrleo Brasileiro S.A. http://www.petrobras.com.br. Schlumberger. http://www.slb.com.

Navegue no melhor do setor naval e offshore


Notcias do Brasil e do mundo, matrias especiais, informaes tcnicas e de negcios, ou seja, uma infinidade de dados para auxiliar voc no dia-a-dia a tomar decises precisas sobre novos projetos. Um espao para a troca de idias e experincias que ajudem a desenvolver ainda mais este importante setor. Eis a principal meta do Portal Naval.

www.portalnaval.com.br
TN Petrleo n 57 81

Acesse.

Potrebbero piacerti anche