Sei sulla pagina 1di 3

Quando a verificao do POST completada (com ou sem sucesso), um sinal sonoro emido pelo speaker do computador.

r. Apesar do speaker ser um alto-falante rudimentar, ele essencial para a deteco de problemas bsicos, pois de acordo com os sinais sonoros produzidos pelo speaker podemos descobrir defeitos fsicos do computador (ele atua como uma espcie de cdigo morse). Abaixo vocs podem observar, uma tabela que fiz sobre como traduzir estes bips. Vale anotar que esta tabela com a listagem dos bips no lei, ento, alguns fabricantes podem seguir outros modelos, mas o padro, que pude encontrar em praticamente todo site que pesquisei este que liste:

RESOLUES
Resoluo 01 Problema com placas removveis. Muitas vezes o problema apenas um mal contato, remova o componente, limpe com um lquido limpa-contato seus conectores e seu slot na placa me, caso no tenha limpacontatos, pode-se usar uma borracha escolar branca para limpar os contatos, desde que se tome o cuidado de no deixar cair farelos da borracha na placa me e no deixar resduos nos contatos da placa. Se o problema ainda no foi resolvido, o problema pode ser no slot ou no barramento,

tente trocar a placa de slot. Caso o problema persista, verifique se o hardware que est com defeito tem compatibilidade com a placa me, tente usar outra marca deste componente em sua placa me e tente testar este hardware em outra placa me. Resoluo 02 Problema com o fornecimento de energia. Este problema pode ser causado por algum cabo mal conectado, retire todos os cabos e reconecte-os Talvez haja algum problema em sua rede eltrica podendo estar saindo uma baixa corrente da sua tomada, ou a fonte est configurada para uma tenso diferente ao da sua rede. Se seuu processador necessita de um conector P4 verifique se ele est devidamente conectado? Sua fonte consegue suprir toda a demanda de energia do seu computador? Verifique isto com um multmetro. Caso a fonte no tenha potncia suficiente para manter o PC funcionando corretamente, desconecte alguns componentes, como leitores de CDs, HDs e placas de vdeo extras. Teste esta fonte em outros computadores, e teste outras fontes em seu computador. Resoluo 03 Problema com o processador. Confira no site do fabricante de sua placa me se h compatibilidade entre ela e seu processador. Verifique se no h pinos tortos em seu processador. Considere diminuir a frequencia de operao do processador atravs do SETUP. Teste o processador em outra placa me, tambm teste outro processador em sua placa me. Resoluo 04 Problema com peas irrecuperveis. Confirmando-se que os encaixes esto todos corretos, que no h nenhum pino torto no componente e que existe compatibilidade entre os componentes que apresentam problemas, s nos resta a opo de termos que trocar o componente defeituoso. Resoluo 05 Problema com algum componente no identificado. Ocorreu uma falha com algum problema de vital importncia para o funcionamento do computador, mas o post no conseguiu identific-lo. Normalmente este componente no indentificado se trata da Memria RAM (Resoluo 01) ou Placa Me (Resoluo 04). Resoluo 06 Problema com a memria cache. No livro Hardware, O Guia Definitivo, Carlos E. Morimoto descreve este erro como: Problemas com a memria cache (cache memory bad): Foi detectado um erro na memria cache. Geralmente quando isso acontece, o BIOS consegue inicializar o sistema normalmente, desabilitando a memria cache. Mas, claro, isso no desejvel, pois deteriora muito o desempenho do sistema. Uma coisa a ser tentada entrar no Setup e aumentar os tempos de espera da memria cache. Muitas vezes com esse refresco conseguimos que ela volte a funcionar normalmente.

Estes so os erros que uma placa pode apresentar, e para finalizar o tpico, tenho que fazer alguns comentrios:

A sequencia de bips pode variar de fabricante para fabricante. Estas solues para os problemas so apenas genricas, cada caso nico, e deve ser tratado com o mximo de ateno. Antes de descartar uma placa temos que fazer o mximo de testes possveis para verificar se ela est mesmo com um defeito irrecupervel. Mesmo se todos (inclusive eu) lhe disser que a placa est queimada, nunca demais fazer alguns testes para poder dar sua opinio, lembre-se que sua imagem diante do cliente que est em jogo, sua palavra tem de ser valiosa e o cliente tem que se sentir seguro quando voc disser a placa X que est com problemas. Em setembro estria meu novo blog, onde vocs podero acompanhar posts sobre tecnologia (no somente sobre manuteno de micros).

Potrebbero piacerti anche