Sei sulla pagina 1di 110

Formao de Consultores Mdulo SD

Caderno de Conceitos Gerais e Exerccios

Formao de Consultores Mdulo SD

ndice
Viso geral ...................................................................................................................... 4 O que SAP? .................................................................................................................. 4 O que ERP? .................................................................................................................. 4 O que R/3? ................................................................................................................... 5 Modelo de Integrao do R/3 ........................................................................................ 6 O que Mandante (Client)? ........................................................................................... 7 O que SAP IDES? .......................................................................................................... 8 Fases para Implementao de um Projeto..................................................................... 9 O que Business Blueprint? .........................................................................................10 O que so Change Requests? .......................................................................................11 O que so SAP Notes Notas da SAP? .........................................................................14 Localizao Brasil ..........................................................................................................16 O que so Support Package SP? ................................................................................17 SAP Gui e SAP Logon.....................................................................................................19 O Processo de Logon ....................................................................................................21 Navegao no Sistema R/3 ...........................................................................................23 Estrutura da Tela ..........................................................................................................24 Cdigo de Transao ....................................................................................................27 Logons Mltiplos ..........................................................................................................29 Sesses Mltiplas .........................................................................................................30 cones de ajuda.............................................................................................................31 Campo Obrigatrio, Tecla e Boto Ajuda e Matchcode ...............................................33 Elementos Organizacionais, Dados Mestres e Transaes ..........................................35 Guia de Implementao do Sistema ............................................................................36

Formao de Consultores Mdulo SD


Menu Especialistas .......................................................................................................39 Pesquisando Transaes ..............................................................................................40 Transaes SE16 e SE16N Consultar dados de Tabelas .............................................41 Transaes SM30 Atualizao de Viso de Tabelas ..................................................46 Acesso Rpido ao Customizing .....................................................................................50 Caderno de Exerccios Mdulo 1 - Estrutura organizacional............................................................................53 Mdulo 2 - Sntese do processo de vendas..................................................................61 Mdulo 3 - Dados Mestre............................................................................................70 Mdulo 4 - Determinao de dados, processamento coletivo e listas de trabalho.....81 Mdulo 5 - Verificao de disponibilidade..................................................................87 Mdulo 6 - Processamento da ordem de venda..........................................................92 Mdulo 7 - Controle de documentos de vendas..........................................................96 Mdulo 8 - Transaes comerciais especiais..............................................................106

Formao de Consultores Mdulo SD

Viso geral
Aqui voc aprender sobre os componentes e terminologias SAP, bem como o logon, a navegao, a utilizao das funes de ajuda entre outros conceitos gerais.

O que SAP?
Em 1972, cinco engenheiros de sistemas, antigos funcionrios da IBM, fundam uma empresa chamada SAP: Systems Analysis and Program Development - Anlise de sistemas e desenvolvimento de programas. O objetivo deles era a criao de uma soluo nica, totalmente integrada, capaz de automatizar todos os processos inerentes a uma empresa. A SAP, hoje, lder no mercado mundial de solues de software para negcios, com solues especficas para cada indstria. Tem as melhores solues focadas para processos de negcio especficos e solues de ERP(Enterprise Resource Planning).

O que ERP?
ERP uma arquitetura de software que facilita o fluxo de informaes entre todos os departamentos de uma empresa e suas atividades, tais como fabricao, logstica, finanas e recursos humanos. um sistema amplo de solues e informaes. Um banco de dados nico, operando em uma plataforma comum que interage com um conjunto integrado de aplicaes, consolidando todas as operaes do negcio em apenas um ambiente computacional.

Formao de Consultores Mdulo SD


O que R/3?
R = Real Time 3 = conceito de aplicao em 3 camadas O R/3 um sistema on-line onde possvel inserir, visualizar e utilizar os seus recursos de forma praticamente instantnea. As 3 camadas compreendem: 1. Sistema Operacional, que servir de interface do sistema com o usurio. Por exemplo: Windows, Linux, etc... 2. Aplicao, onde esto os programas, estruturas e vises. 3. Banco de Dados, onde so gravados efetivamente os registros Por exemplo: Oracle, Microsoft SQL Server, etc...

Formao de Consultores Mdulo SD


Modelo de Integrao do R/3
O sistema R/3 da estabelece novos padres para software standard com aplicao universal. Com base em tcnicas de desenvolvimento avanadas, o sistema R/3 possibilita uma integrao abrangente de processos empresariais, totalmente integradas.

Formao de Consultores Mdulo SD


O que Mandante (Client)?
No R/3 e possvel definir ambientes de trabalho (mandantes), cada qual com a sua funcionalidade, no sendo necessrio cada ambiente ter seu prprio servidor. comum existir no mnimo trs ambientes, Desenvolvimento, Qualidade e Produo, sendo que pode existir mais ambiente e no necessariamente com estes nomes. Produo: Ambiente ativo da Empresa, em regime produtivo, no deve ser efetuada alteraes diretamente neste ambiente, sendo necessrio o uso de Change Requests para o transporte de alteraes de um ambiente para o outro. Atualizado diariamente pelas movimentaes da empresa. Qualidade: onde so realizados testes e validaes para posteriormente se transportar para a produo, testes realizados neste ambiente so rigorosos para assegurar-se que as modificaes esto corretas. Pode existir tambm um ambiente de Teste onde seriam realizados testes preliminares. Contm na maioria das vezes dados desatualizados ou apenas criados para testes. Desenvolvimento: E o ambiente utilizado para desenvolvimentos (Programao ABAP), Parametrizaes (Funcional), toda e qualquer alterao no sistema deve ser iniciada neste ambiente.

Formao de Consultores Mdulo SD


O que SAP IDES?
IDES = Internet Demonstration and Evaluation System um sistema que contm vrias empresas de amostra tipificando os processos de negcio relevantes. simples de usar e tem uma variedade de dados mestres transacionais. usado para demonstraes e principalmente treinamentos. SAP IDES Internet Demonstration and Evaluation System" no sistema R/3, representa uma empresa modelo. constituda por um grupo internacional com filiais em vrios pases. IDES contm dados de aplicativo para vrios cenrios de negcios que podem ser executados no sistema SAP. Os processos de negcios no sistema IDES so projetados para corresponder s necessidades de negcios na vida real, e ter acesso a muitas caractersticas realistas. IDES no s abrange a rea de logstica, mas tambm de Finanas, e Recursos Humanos. Ele demonstra como o sistema R / 3 capaz de suportar praticamente todos os tipos de indstrias, desde a produo discreta at indstrias de processo, de engenharia sob encomenda para a fabricao repetitiva. No entanto, IDES no uma empresa modelo do setor orientado. Os processos individuais so baseados em dados prtica orientada para setores como a venda a retalho ou a banca. O grupo IDES fabrica produtos to diversos como elevadores, motocicletas e tintas. A figura abaixo demonstra a estrutura organizacional IDES.

Formao de Consultores Mdulo SD


Fases para Implementao de um Projeto
A metodologia utilizada para implementao de projetos segue um roteiro que contm 5 fases, conforme segue: 1 PREPARAO DO PROJETO Esta fase trata do planejamento e preparao inicial para o projeto. 2 BUSINESS BLUEPRINT Documentao dos requerimentos dos processos de negcios da empresa. 3 REALIZAO Implementao do negcio e dos requerimentos dos processos de negcio da empresa. Ou seja, parametrizao do sistema. 4 PREPARAO FINAL Complementa a entrada do sistema em produo. Preparao dos manuais de treinamento para o usurio final, testes integrados das transaes, teste das interfaces e relatrios da empresa. 5 - GO LIVE E SUPORTE / ENTRADA EM PRODUCAO Entrada do sistema em produo/operao e suporte contnuo.

Formao de Consultores Mdulo SD


O que Business Blueprint?
A funo destes documentos descrever os processos de negcios em sua empresa que voc deseja implementar no sistema. Em um Business Blueprint para Projetos, voc cria uma estrutura de projeto em que os cenrios de negcios, processos de negcio e as etapas do processo so organizados em uma estrutura hierrquica. Voc tambm pode criar documentao do projeto e atribu-lo a cenrios individuais, processos ou etapas do processo. Voc, ento, atribuir as transaes a cada etapa do processo, para especificar como os processos de negcio devem ser processados em seu sistema. O Business Blueprint uma descrio detalhada de seus processos de negcio e requisitos do sistema.

10

Formao de Consultores Mdulo SD


O que so Change Requests?
So utilizadas para efetuar o transporte de alteraes, sejam elas de desenvolvimento ou parametrizao, de um ambiente para outro, existem dois tipo de Change Requests. Workbench: so registradas as modificaes efetuadas em objetos do ABAP Workbench. Customizing: sero registradas modificaes nas configuraes do Customizing. Elas so criadas no momento em que se salva a alterao. Change requests tem uma estrutura definida e numerao sequencial. Se houver necessidade de transportar uma change request existem dois modos possveis: 1. Entre clients em diferentes servidores: necessrio efetuar a liberao da request e efetuar o transporte. 2. Entre clients de mesmo servidor: necessrio apenas efetuar o transporte. Vamos descrever um exemplo para um melhor entendimento. Neste exemplo, o usurio est salvando um novo tipo de pedido de compras. Assim que o comando Salvar foi acionado, o sistema enviou a tela de request solicitando a mesma. Verifique que o sistema j trouxe um nmero de request que j foi utilizado para a configurao de grupos de compras. Esta configurao pode ser salva nesta mesma request ou em uma nova. As vezes interessante gerar todas as configuraes em uma nica request, outras vezes, no. Vamos gerar uma nova request atravs do cone Criar ordem .

11

Formao de Consultores Mdulo SD

Para salvar uma nova request, o sistema enviar uma tela para informaes da mesma.

Para consultar, modificar ou liberar a request voc pode utilizar as transaes abaixo: Transao SE09

12

Formao de Consultores Mdulo SD


SAP Easy Access Ferramentas ABAP Workbench Sntese Workbench Organizer Transao SE10 SAP Easy Access Ferramentas Customizing IMG Transport Organizer (viso ampliada)

Uma request somente pode ser transportada somente aps ser liberada, atravs das transaes SE09 ou SE10. O transporte de uma request pode ser feito atravs de algumas transaes, como por exemplo, a SCC1 e STMS, existentes no menu abaixo: Transao SCC1 SAP Easy Access Ferramentas Administrao Administrao Administrao de mandantes Funes especiais Copiar ordem trasnp. Transao STMS SAP Easy Access Ferramentas Administrao Transportes Transport Management System

13

Formao de Consultores Mdulo SD


O que so SAP Notes Notas da SAP?
O R/3 vem como standard com suporte as condies legais de cada pas e com as funcionalidades necessrias, porem quando h alteraes legais ou necessrio implementao de novas funcionalidades se faz necessria a utilizao de SAP Notes. SAP Notes nada mais do que notas de correo. Essas correes so geralmente alteraes em objetos Standards (ABAP), pequenos desenvolvimentos que corrigem falhas no standard (ABAP), explicaes de como um processo tratado no R/3 e parametrizaes. As SAP Notes so as nicas alteraes em objetos standard autorizadas pela SAP, no permitida qualquer tipo de alterao feita sem ser uma SAP Notes. Para verific-las acesse o site https://service.sap.com

Selecione a opo SAP Support Portal. O sistema enviar uma tela solicitando seu usurio e senha.

14

Formao de Consultores Mdulo SD


Aps inform-lo, a tela abaixo ser apresentada.

Selecione a opo Help & Support.

Atravs da tela acima possvel encontrar qualquer nota disponibilizada pela SAP.

15

Formao de Consultores Mdulo SD


Localizao Brasil
Localizao descrita dentro do R/3 como a forma que certos dados e processos so tratados em determinados pases. Existem notas especficas para as caractersticas encontradas no Brasil envolvendo praticamente todos os mdulos do R/3. Atravs desta localizao ser possvel a configurao de todos os processos especficos para o Brasil, como por exemplo, a criao do nvel organizacional Filial, os cdigos de impostos, nota fiscal e livros fiscais.

Nos processos existem impostos de entradas (suportado) e sadas (liquidado) e os mesmos tm a seguinte nomenclatura dependendo do idioma.

Tipo de Imposto V A

Descrio Portugus Espanhol IVA Suportado IVA Soportado IVA Liquidado IVA Repercutido

Ingls Input Tax Output Tax

16

Formao de Consultores Mdulo SD


O que so Support Package SP?
No caso das SAP Notes cada nota contm uma nica alterao. J nos Support Packages (Hot Packages) um conjunto de notas de correo, cada verso do R/3 tem seus prprios Support Packages. Support Packages so definidos por uma numerao sequencial para cada verso, para se instalar, por exemplo, o SP 05 necessrio ter instalado os SP 04,03,02,01, dessa forma evitando diferenas e inconsistncias durantes as atualizaes. Podemos identificar uma instalao do R/3 atravs da sua verso e do SP mais recente instalado, por exemplo, R/3 6.0 C SP 04.

17

Formao de Consultores Mdulo SD

18

Formao de Consultores Mdulo SD


SAP Gui e SAP Logon
Voc pode acessar os sistemas da SAP utilizando diferentes programas front end com diversos designs. Contudo, quase todos os componentes SAP podem ser acessados por meio de um programa front end geral, a SAP User Graphical Interface (SAP GUI). O programa SAP GUI conecta o computador front end com um sistema da SAP especfico. Para iniciar a SAP GUI, a SAP fornece outro programa: o SAP Logon. Quando voc chama o SAP Logon, uma janela exibe uma lista de sistemas da SAP para os quais voc pode iniciar o processo de logon. Esta lista derivada de um arquivo no computador front end. saplogon.ini. Normalmente, este arquivo pr-configurado centralmente e disponibilizado para os usurios finais.

Para realizar uma nova entrada de sistema voc deve clicar no boto abaixo:

Ento ser apresentada uma nova tela para entrada das informaes que, geralmente, so fornecidas pela equipe de Basis da Empresa.

19

Formao de Consultores Mdulo SD

20

Formao de Consultores Mdulo SD


O Processo de Logon
Antes de voc efetuar o logon pela primeira vez, o administrador do seu sistema fornece-lhe um cdigo de usurio e uma senha inicial. Durante o processo do logon, voc deve entrar uma nova senha, que apenas voc conhea. Depois disso, utilize a sua prpria senha sempre que efetuar logon.

21

Formao de Consultores Mdulo SD

O idioma um cdigo que voc pode informar no momento do logon. Geralmente, existe um idioma padro j relacionado com o cdigo do usurio, para que o mesmo no informe o idioma toda vez que efetuar o logon no sistema. Exemplos de idiomas possveis: PT = Portugus EN = Ingls ES = Espanhol

22

Formao de Consultores Mdulo SD


Navegao no Sistema R/3
A tela SAP Easy Access a primeira tela padro nos sistemas da SAP. O lado esquerdo da tela contm uma hierarquia de rvore dos menus disponveis no sistema. Voc pode utilizar o lado direito da tela para exibir o logotipo da sua empresa. Este grfico disponibilizado centralmente pelo administrador do seu sistema e no pode ser personalizado por usurios individuais.

23

Formao de Consultores Mdulo SD


Estrutura da Tela
Uma tela do sistema pode conter vrios elementos, conforme demonstrado na figura abaixo:

Campo de comandos Voc pode iniciar aplicaes diretamente, inserindo o respectivo cdigo de transao no campo de comandos. Barra de menu

A barra de menu a linha superior de qualquer janela principal no sistema. Os menus mostrados dependem da aplicao que voc est utilizando. Esses itens de menu tambm podem conter menus em cascata. Barra de ferramentas

Os botes da barra de ferramentas so visualizados em todas as telas do sistema. Se alguns botes no estiverem disponveis em uma aplicao, esses botes so desativados. Se voc passar o mouse sobre um boto, o sistema exibir o nome ou a funo do boto. E, se for o

24

Formao de Consultores Mdulo SD


caso, a definio de tecla de funo correspondente tambm ser exibida. Barra do ttulo

A barra do ttulo exibe o nome da funo que voc est utilizando. Barra de ferramentas da aplicao

A barra de ferramentas da aplicao exibe os botes disponveis na aplicao que voc est utilizando. Campos de seleo Os campos de seleo permitem a voc selecionar vrias opes de um grupo de campos. Botes de rdio Com botes de rdio, voc somente pode selecionar uma opo. Ficha Uma ficha permite a voc organizar vrias reas de tela para melhorar a clareza e a organizao de dados. Barra de status A barra de status exibe informaes sobre o status atual do sistema, como advertncias e erros. Voc tambm pode modificar a variante de exibio para visualizar, por exemplo, o cdigo da transao que voc est utilizando.

25

Formao de Consultores Mdulo SD

26

Formao de Consultores Mdulo SD


Cdigo de Transao
Todas as transaes ou funes do sistema possuem um cdigo de transao. Voc pode entrar o cdigo de transao no campo de comandos para iniciar a transao. Esta uma das formas mais diretas de iniciar uma transao. Os menus permitem a voc encontrar uma transao especfica quando no se conhece o cdigo de transao. O menu est organizado de acordo com a tarefa que voc est realizando no sistema. Os menus so do tipo drop-down; por isso, quando voc seleciona um item de menu, aparecem mais opes. Voc tem a possibilidade de configurar favoritos ou menus do usurio, que permitem a voc navegar diretamente para transaes, funes e relatrios que voc utiliza freqentemente.

27

Formao de Consultores Mdulo SD

Os comandos da figura abaixo so algumas dicas para poupar tempo com a utilizao dos cdigos de transaes.

28

Formao de Consultores Mdulo SD


Logons Mltiplos
A utilizao de logons mltiplos cria realmente um logon novo para voc. Voc somente deve efetuar um logon em cada sistema e, se quiser ver vrias janelas, deve utilizar sesses mltiplas. A utilizao de sesses mltiplas permite a voc abrir simultaneamente vrias janelas, no mesmo computador. Se o mesmo usurio efetuar logons mais de uma vez, o sistema exibe, em cada logon subseqente, uma mensagem de advertncia que oferece trs opes ao usurio: 1) Continuar este logon e encerrar todos os logons existentes. 2) Continuar com este logon sem encerrar os logons existentes (este monitorado). 3) Cancelar este logon.

29

Formao de Consultores Mdulo SD


Sesses Mltiplas
Voc pode criar uma nova sesso a qualquer momento. Isso especialmente til se voc estiver no meio de uma transao e precisar verificar algumas informaes para a concluso da transao. Voc pode criar vrias sesses (janelas) e cada uma independente das outras. Voc no perder quaisquer dados em sesses que j estejam abertas. Por exemplo, ao fechar a primeira sesso, as outras no se fecham.

30

Formao de Consultores Mdulo SD


cones de ajuda
A barra padro de ferramentas particularmente interessante j que possui alguns botes para aes comuns como Salvar e Enter. As funes existentes na barra de ferramentas padro esto listadas abaixo:

Boto ENTER Pressione este boto para checar seu trabalho quando voc terminar de inserir as informaes na tela. Este boto tem a mesma funo do boto ENTER do teclado. Campo de comando uma linha de comando rpido, no qual voc digita o cdigo da transao que deseja acessar. A linha de comando segue abaixo:

Boto GRAVAR ou CTRL + S Pressione este boto para salvar o seu trabalho. Este boto tem a mesma funo do comando gravar existente no menu. Boto VOLTAR ou F3 Pressione este boto para retornar a tela anterior sem salvar os dados. Boto ENCERRAR ou Shift + F3 Pressione este boto para sair da transao atual. O sistema retornar a transao anterior ou a tela do menu principal. Boto CANCELAR ou F12 Pressione este boto para sair da tarefa atual sem salvar. Boto IMPRIMIR ou Crtl + P Pressione este boto para imprimir dados da tela na qual voc est trabalhando. Boto PROCURAR Pressione este boto para encontrar os dados requeridos na tela que voc est trabalhando atualmente. Boto CONTINUAR PESQUISA Pressione este boto para continuar a pesquisa do dado requerido na tela que voc est trabalhando atualmente. Botes de PGINA

31

Formao de Consultores Mdulo SD


Estes botes so usados para acessar a primeira pgina, a pgina anterior, a prxima pgina ou a ltima pgina.

32

Formao de Consultores Mdulo SD


Campo Obrigatrio, Tecla e Boto Ajuda e Matchcode
Geralmente quando um campo obrigatrio, o mesmo apresentado com uma representao grfica Caso voc deseja uma melhor descrio de um determinado campo, voc tem duas opes: 1) clicar no campo e depois utilizar a tecla F1, ou 2) clicar no campo e depois no boto Ajuda Quando voc no souber o valor correto de um determinado campo, voc poder acessar uma lista de possveis valores atravs do tecla F4, porm antes dever clicar no campo desejado. Esta lista tambm possvel atravs do cone .

33

Formao de Consultores Mdulo SD

34

Formao de Consultores Mdulo SD


Elementos Organizacionais, Dados Mestres e Transaes
Os conceitos dos elementos organizacionais, dados mestre e transaes so os elementos bsicos designados e utilizados para representar a estrutura e os processos de uma empresa no sistema. Elementos organizacionais A estrutura empresarial de uma empresa mapeada para aplicaes do sistema utilizando elementos organizacionais. Por exemplo: empresa, centro, depsito, organizao de compras, organizao de vendas, etc... Dados mestre Os dados mestres so criados centralmente e disponibilizados para todas as aplicaes e usurios autorizados, possuindo tambm um aspecto organizacional porque as suas informaes esto organizadas em vises que so atribudas a elementos organizacionais. Por exemplo: mestre de material, fornecedor e cliente. Transaes As transaes so programas de aplicao que executam processos empresariais no sistema. Os exemplos incluem a criao de ordem do cliente, modificao do mestre de cliente ou exibio de um relatrio de lista de ordens do cliente.

35

Formao de Consultores Mdulo SD


Guia de Implementao do Sistema
O Guia de implementao a ferramenta que personaliza o Sistema R/3 para satisfazer s necessidades individuais de cada cliente. Ele explica todas as etapas necessrias implementao de cada aplicao e todas as operaes para a configurao do sistema R/3. O Guia de implementao est organizado por rea de aplicao. Essa hierarquia mapeia a hierarquia dos componentes da aplicao do sistema R/3. O Guia de implementao pode ser usado para: Administrar, processar e analisar projetos de implementao ou ampliao Configurar as funes no sistema R/3 para a sua sociedade de maneira rpida, segura e eficientemente Adaptar funes standard a exigncias especficas de sua sociedade Documentar e monitorizar as fases da implementao usando uma ferramenta de administrao de projetos Transferir informaes de configurao do sistema de garantia de qualidade para o sistema produtivo automaticamente e assegurar a consistncia dessas informaes Para minimizar a complexidade das etapas de configurao do IMG de referncia SAP, normalmente criam-se projetos individuais de implementao. Nos projetos de implementao, somente as funes necessrias aos processos comerciais de seu projeto so escolhidas. Para tal, voc gera vrios IMGs do projeto para seus projetos de implementao ou para a atualizao de um release.

36

Formao de Consultores Mdulo SD

37

Formao de Consultores Mdulo SD

38

Formao de Consultores Mdulo SD


Menu Especialistas
Atravs deste menu possvel configurar o sistema para que em todas as transaes onde as informaes contm um cdigo e descrio, ambos possam ser apresentados. aconselhvel efetuar esta configurao.

39

Formao de Consultores Mdulo SD


Pesquisando Transaes
Para que voc possa encontrar onde est uma determinada transao no menu SAP Easy Access, voc pode executar a transao SEARCH_SAP_MENU. Exemplo: Onde est a transao ME21N que cria pedidos de compras?

40

Formao de Consultores Mdulo SD


Transaes SE16 e SE16N Consultar dados de Tabelas
Voc usa estas transaes para acessar as entradas da tabela sem o uso de um programa ABAP. Atravs destas transaes, voc pode: Exibir dados da tabela Exibir todos os valores dos campos da tabela relacionados com os textos dos campos Se a tabela possui permisso para manuteno, isto um atributo de definio da tabela, ento voc tambm poder criar, modificar ou eliminar dados da mesma. A transao SE16 est no menu SAP Easy Access Ferramentas ABAP Workbench Sntese. A transao SE16N a verso mais atual da SE16. As funcionalidades so as mesmas, porm as telas so diferentes. No existe menu de acesso para a transao SE16N. A primeira tela apresentada para voc poder selecionar os dados que deseja trabalhar. Aps informar estes dados, executar a transao para que os dados possam ser apresentados em outra tela. As telas abaixo demonstram como trabalhar com estas transaes.

41

Formao de Consultores Mdulo SD

42

Formao de Consultores Mdulo SD

43

Formao de Consultores Mdulo SD

44

Formao de Consultores Mdulo SD

45

Formao de Consultores Mdulo SD


Transaes SM30 Atualizao de Viso de Tabelas
Voc usa esta transao para atualizar e consultar dados das tabelas e tambm para poder encontrar o caminho no Customizing da referida tabela, caso a mesma realmente possua esta entrada. comum utilizarmos as transaes SE16 ou SE16N para consultar tabelas de dados funcionais e a transao SM30 para as tabelas de Customizing. Exemplo 1: A tabela T024 contm informaes de Customizing dos grupos de compradores. Este exemplo ir demonstrar como chegar no Customizing do grupo de compradores atravs da transao SM30.

46

Formao de Consultores Mdulo SD

47

Formao de Consultores Mdulo SD


Exemplo 2: A viso V_024 contm informaes de Customizing dos grupos de compradores. Este exemplo ir demonstrar como atualizar os dados dos grupos de compradores sem entrar no Customizing, ou seja, atravs da transao SM30.

48

Formao de Consultores Mdulo SD


Exemplo 3: Neste exemplo iremos verificar como gerar uma request para um transporte posterior dos grupos de compradores atravs da transao SM30.

49

Formao de Consultores Mdulo SD


Acesso Rpido ao Customizing
Vamos verificar neste tpico como possvel acessar o Customizing de maneira rpida, atravs do prprio campo a ser configurado. O primeiro passo acessar a transao que contm a informao a ser configurada. Clique no campo e depois F1 Ajuda. O sistema ir apresentar a tela de ajuda do campo.

Caso esteja disponvel o cone do Customizing

voc conseguir acess-lo atravs do mesmo.

Muitas informaes contm este cone disponvel, porm no so todas. As telas abaixo demonstram este acesso rpido atravs do grupo de mercadorias contido no registro mestre de materiais. A transao utilizada para consultar o material a MM03.

50

Formao de Consultores Mdulo SD

51

Formao de Consultores Mdulo SD

52

Formao de Consultores Mdulo SD

Mdulo 1 - Estrutura organizacional


Exerccio 1: Definir estrutura organizacional de vendas
1. Crie Organizao de Vendas utilizando o seguinte caminho: IMG Estrutura do empreendimento Definio Vendas e Distribuio Definir, copiar, eliminar, verificar organizao de vendas Copiar, eliminar, verificar organizao de vendas Posicione o cursor na linha com a organizao de vendas 1000-> clicar no boto copiar como Clique no boto <Copiar como>, altere os dados selecionados conforme abaixo. Copiar de Organizao de Vendas 1000 para a sua, no caso, ZA## - descrio (Organizao de vendas ZA##), obs os smbolos ## significam o numero do seu aluno em sala. Clique no boto confirmar no flag em verde no rodap da tela aparecera uma mensagem de aviso clique na opo No . Assim, todas as tabelas que contem informaes da Organizaes de Vendas 1000 tero suas entradas copiadas para a Nova Organizao de Vendas. Basta gravar clicando no boto salvar. Caso uma request seja solicitada favor informar os dados de request solicitados, clicando no boto cone da folha em branco como novo no campo, descrio breve coloque seu numero de aluno e de enter, na sequencia aparecera o numero da request, basta finalizar clicando no cone verde de confirmao. Caso no seja solicitada informao de request basta observar os dados de informaes gravadas no rodap da tela. Para visualizar a nova Organizao de Vendas criadas, clique no boto Voltar e escolha a opo Definir Organizao de Vendas. Clique no boto Posicionar e coloque a chave da Organizao de Vendas que voc acabou de criar. Selecionando a linha e clicando no boto Detalhe, poder ver maiores informaes da mesma e, por exemplo, clicando no boto Endereo, poder mudar os dados. Observao Importante: uma vez que esse curso no contempla aspectos de Localizao Brasil, o endereo a ser utilizado precisa permanecer sendo da Alemanha. Organizao de Vendas criada: _________________________

53

Formao de Consultores Mdulo SD


2. Crie canal de distribuio utilizando o seguinte caminho: IMG Estrutura do empreendimento Definio Vendas e Distribuio Definir, copiar, eliminar, verificar canal de distribuio Copiar, eliminar, verificar o canal de distribuio-> Definir o canal de distribuio * * Crie seu canal de distribuio com referncia (com cpia) ao Canal de Distribuio 10 Posicione o cursor na linha com o canal de distribuio informado-> clicar no boto copiar como, alterar os dados para as informaes sugeridas, dar enter e salvar,caso solicite request favor proceder como no exerccio anterior. Obs: poder ser utilizada a mesma request criada anteriormente. Copiar do Canal de Distribuio 10 para o seu, no caso, Z# - Canal de Distribuio Z# Assim, todas as tabelas que contem informaes do Canal de Distribuio 10 tero suas entradas copiadas para o novo Canal de Distribuio.

Para visualizar o novo Canal de Distribuio criado, clique no boto Voltar e escolha a opo Definir o Canal de Distribuio. Clique no boto Posicionar e coloque a chave do Canal de Distribuio que voc acabou de criar. Canal de Distribuio criado: _________________________

3. Crie Setor de Atividade utilizando o seguinte caminho: IMG Estrutura do empreendimento Definio Logstica Geral Definir, copiar, eliminar, verificar setor de atividades--> Definir setor de atividade. * * Crie seu Setor de Atividade com referncia (com cpia) ao Setor de Atividade 10 Copiar do Setor de Atividade 10 para o seu, no caso, Z# - Setor de Atividade Z#

Posicione o cursor na linha com o setor de atividade informado-> clicar no boto copiar como, alterar os dados para as informaes sugeridas, dar enter e salvar,caso solicite request favor proceder como no exerccio anterior. Obs poder ser utilizada a mesma request criada anteriormente. Assim, todas as tabelas que contem informaes do Setor de Atividade 10 tero suas entradas copiadas para o novo Setor de Atividade.

54

Formao de Consultores Mdulo SD


Para visualizar o novo Setor de Atividade criado, clique no boto Voltar e escolha a opo Definir o Setor de Atividade. Clique no boto Posicionar e coloque a chave do Setor de Atividade que voc acabou de criar. Setor de Atividade criado: _________________________

4. Crie Escritrio de Vendas utilizando o seguinte caminho: IMG Estrutura do empreendimento Definio Vendas e Distribuio --> Atualizar Escritrio de Vendas * * Crie seu escritrio de vendas com referncia ao escritrio de vendas 1000 Selecione o escritrio de vendas 1000 Informe o novo escritrio de vendas: ZA## - Escritrio de vendas ZA## Posicione o cursor na linha com o escritrio de vendas informado-> clicar no boto copiar como, alterar os dados para as informaes sugeridas, dar enter Clique no boto confirmar no flag em verde no rodap da tela aparecera uma mensagem de aviso clique na opo No . Ao salvar,caso solicite request favor proceder como no exerccio anterior. Obs: poder ser utilizada a mesma request criada anteriormente.

Observao Importante: uma vez que esse curso no contempla aspectos de Localizao Brasil, o endereo a ser utilizado pode ser alterado porm precisa permanecer sendo da Alemanha. Clicando no boto Continuar uma mensagem ser emitida dizendo: Nmero de entradas copiadas: 1 Voc ento notar que na coluna <Criado por> o seu usurio passa a constar ao lado do seu novo escritrio criado. Clique no boto <Salvar> Escritrio de Vendas criado: _________________________

55

Formao de Consultores Mdulo SD


5. Crie um Grupo de Vendedores seguindo o caminho: IMG Estrutura do empreendimento Definio Vendas e Distribuio Atualizar Grupo de Vendedores Clique no boto <entradas novas> Grupo de Vendedores Z## : Grupo de Vendedores Z## Clique no boto <Salvar> Ao salvar,caso solicite request favor proceder como no exerccio anterior. Obs poder ser utilizada a mesma request criada anteriormente.

Grupo de Vendedores criado: _________________________

Exerccio 2: Atribuir estrutura organizacional de vendas


1. Atribua a Organizao de Vendas a Empresa utilizando o seguinte caminho: IMG Estrutura do empreendimento Atribuio Vendas e Distribuio Atribuir Organizao de Vendas a Empresa Clique no boto <Posicionar> e localize a sua Organizao de Vendas Criada, Verifique se a ela j existe uma Empresa associada. Associe a empresa standard do ambiente de nr 1000. Outras organizaes podero estar sem associaes apresentando mensagem de erro, comunique ao instrutor para que o mesmo atribua as faltantes. Observao: Caso voc tenha dvida sobre a qual Empresa a sua Organizao de Vendas deveria estar associada, cheque a qual a Organizao de Vendas 1000 est associada. Salve a atribuio caso solicite request favor proceder como no exerccio anterior. Obs: poder ser utilizada a mesma request criada anteriormente.

2. Atribua o Canal de Distribuio Organizao de Vendas utilizando o seguinte caminho: IMG Estrutura do empreendimento Atribuio Vendas e Distribuio Atribuir Canal de Distribuio Organizao de Vendas Clique no boto <Posicionar> e localize a sua Organizao de Vendas Criada. Caso a organizao no seja localizada clicar no boto entradas novas. Entre com o cdigo da organizao e canal de distribuio, de um enter Salve a atribuio caso solicite request favor proceder como no exerccio anterior. Obs: poder ser utilizada a mesma request criada anteriormente.

56

Formao de Consultores Mdulo SD


Observao: Caso voc tenha dvida sobre a qual/quais Canais de Distribuio a sua Organizao de Vendas deveria estar associada, cheque a qual a Canais de Distribuio a Organizao de Vendas 1000 est associada.

Anote a atribuio _____________________

3. Atribua o Setor de Atividade Organizao de Vendas utilizando o seguinte caminho: IMG Estrutura do empreendimento Atribuio Vendas e Distribuio Atribuir Setor de Atividade Organizao de Vendas Clique no boto <Posicionar> e localize a sua Organizao de Vendas Criada. Caso a organizao no seja localizada clicar no boto entradas novas. Entre com o cdigo da organizao e setor de atividade, de um enter Salve a atribuio caso solicite request favor proceder como no exerccio anterior. Obs poder ser utilizada a mesma request criada anteriormente.

Observao: Caso voc tenha dvida sobre a qual/quais Setores de Atividade a sua Organizao de Vendas deveria estar associada, cheque a qual a Setores de Atividade a Organizao de Vendas 1000 est associada.

Anote a atribuio _____________________

Exerccio 3: Formar rea de Vendas


1. Forme a rea de vendas associando a organizao de vendas com o canal de distribuio e com o setor de atividade utilizando o seguinte caminho: IMG Estrutura do empreendimento Atribuio Vendas e Distribuio Formar rea de Vendas Clique no boto <Posicionar> e localize a sua Organizao de Vendas Criada.

Selecione todas as estruturas organizacionais associadas a sua Organizao de Vendas, exceto o seu Canal de Distribuio e o seu Setor de Atividade Criados e clique no boto <Eliminar>. Caso no exista uma chave formada com a rea de Vendas criada a partir das estruturas organizacionais que vc acabou de criar, clique no boto <Entradas Novas> e forme essa nova rea de Vendas que ser a base de trabalho no nosso curso. Ao clicar em entradas novas informe sua Organizacao de vendas, canal de distribuio e setor de atividade. Formando assim a sua rea de vendas

57

Formao de Consultores Mdulo SD

Salve a atribuio caso solicite request favor proceder como no exerccio anterior. Obs poder ser utilizada a mesma request criada anteriormente.

Anote a atribuio _____________________

Exerccio 4: Atribuir escritrio de vendas rea de vendas


1. Depois de formada a rea de vendas, possvel agora atribuir o escritrio de vendas rea de vendas utilizando o seguinte caminho: IMG Estrutura do empreendimento Atribuio Vendas e Distribuio Atribuir escritrio de vendas - rea de vendas Clique no boto <Posicionar> e localize a sua rea de Vendas Criada. Caso exista mais de uma rea de Vendas criadas com a sua Organizao de Vendas, selecione todas as estruturas organizacionais associadas a sua Organizao de Vendas, exceto o seu Canal de Distribuio e o seu Setor de Atividade Criados e clique no boto <Eliminar>. Caso no exista uma chave formada com a rea de Vendas criada a partir das estruturas organizacionais que voc acabou de criar, clique no boto <Entradas Novas> e associe essa nova rea de Vendas ao Escritrio de Vendas por voc criado. Entre com a rea de vendas informada no exerccio anterior e associe ao escritrio de vendas criado no exerccio nr 4.

Salve a atribuio caso solicite request favor proceder como no exerccio anterior. Obs poder ser utilizada a mesma request criada anteriormente.

Anote a atribuio _____________________

58

Formao de Consultores Mdulo SD

2. Atribua o grupo de vendedores ao escritrio de vendas utilizando o seguinte caminho: IMG Estrutura do empreendimento Atribuio Vendas e Distribuio Atribuir grupo de vendedores - escritrio de vendas Clique no boto <entradas novas> Escritrio de Vendas Equipe de Vendas : KA## - Escritrio de Vendas KA## : K## - Equipe de Vendas K##

Salve a atribuio caso solicite request favor proceder como no exerccio anterior. Obs poder ser utilizada a mesma request criada anteriormente.

Anote a atribuio _____________________

Exerccio 5: Atribuir organizao de vendas e canal ao Centro 1000


1. A sua Organizao de Vendas e o seu Canal de Distribuio precisam ser associado ao Centro de Distribuio para poder movimentar mercadorias que estejam armazenadas nele. Para fazer isso, siga o seguinte caminho: IMG Estrutura do empreendimento Atribuio Vendas e Distribuio Atribuir organizao de vendas canal de distribuio - centro Clique no boto <Posicionar> e localize a sua Organizao de Vendas Criada. Caso exista mais de uma Organizao de Vendas associada a diferentes Canais de Distribuio do que o seu novo, selecione todas as estruturas organizacionais associadas a sua Organizao de Vendas, exceto o seu Canal de Distribuio e clique no boto <Eliminar>. Caso no existam atribuies clicar em entradas novas informar Organizacao de vendas, canal de distribuio e centro de distribuio informado. Mantenha apenas a Sua Organizao de Vendas e o Seu Canal de Distribuio associados ao Centro 1000 e ao Centro 1200.

Salve a atribuio caso solicite request favor proceder como no exerccio anterior. Obs poder ser utilizada a mesma request criada anteriormente.

Anote a atribuio _____________________

59

Formao de Consultores Mdulo SD

Exerccio 6: Atribuir classificao contbil da diviso


1. Antes de seguirmos para o mdulo 2 atribua a unidade organizacional de FI diviso respectivamente uma das unidades organizacionais logsticas conforme abaixo : 1.1. Definir a regra a ser utilizada no seguinte caminho : IMG Estrutura do empreendimento Atribuio Vendas e distribuio Classificao contbil da diviso Definir regras por rea de vendas. Defina a regra 002 - Determinao Diviso c/base na rea de vendas (TVTA) para a sua rea de vendas. Para tanto, clique no boto <Posicionar>, procure a sua rea de Vendas, e coloque 02 como regra a ser utilizada.

Salve a atribuio caso solicite request favor proceder como no exerccio anterior. Obs poder ser utilizada a mesma request criada anteriormente.

1.2. Atribuir a diviso por rea de vendas no seguinte caminho: : IMG Estrutura do empreendimento Atribuio Vendas e distribuio Classificao contbil da diviso Atribuir diviso por rea de vendas. Atribua a diviso 8000 para a sua rea de vendas. Para tanto, clique no boto <Posicionar>, procure a sua rea de Vendas, e coloque 8000 como Diviso a ser determinada. Salve a atribuio caso solicite request favor proceder como no exerccio anterior. Obs poder ser utilizada a mesma request criada anteriormente.

60

Formao de Consultores Mdulo SD

Mdulo 2 - Sntese do processo de vendas


Exerccio 1: Sntese do processo de vendas e distribuio
Tarefa 1: Criar Ordem Standard
1. Crie uma Ordem Standard para o seguinte pedido do cliente: Tipo de Ordem de Vendas: TT Organizao de Vendas: 1000 Canal de Distribuio: 12 Setor de Atividade: 00 Emissor da ordem N Pedido cliente Material Quantidade : 2300 : teste 01010101 : 1400-100 : 10

Confirmar Data desejada de remessa dando enter ate que a data seja confirmada. Ao final salvar a ordem de vendas clicando no boto salvar (disquete) Para tanto, voc precisar seguir o seguinte caminho: SAP Easy Access Menu SAP Logstica Vendas e Distribuio Venda Ordem Criar Transao: ____________________ Coloque os dados acima informados. Clique no boto <Salvar> Ordem de vendas gerada: ___________________________

61

Formao de Consultores Mdulo SD


Tarefa 2: Exibir Ordem do cliente
1. Exiba a ordem criada anteriormente e anote as seguintes informaes: Condies de pagamento do cabealho da ordem Centro fornecedor do item Preo lquido Data de remessa Status global do processamento Para tanto, voc dever seguir o seguinte caminho: SAP Easy Access Menu SAP Logstica Vendas e Distribuio Venda Ordem Exibir Transao: ____________________ Coloque o nmero da sua Ordem de Vendas criada na Tarefa 1. Aperte Enter Vamos agora procurar cada uma das informaes acima: a) Condies de pagamento do cabealho da ordem: Clique no boto <Exibir Dados do Cabealho> Na aba Documento de Faturamento, voc poder encontrar essa informao: Condio de pagamento: ________________ b) Centro fornecedor do item A partir da tela de Sntese, selecione o item. V para a aba Expedio e anote o Centro Fornecedor. Centro Fornecedor: _____________________ c) Preo lquido No nvel do item, na aba Condies, voc poder encontrar o Preo Lquido desse item. Preo Lquido do tem: _____________________

62

Formao de Consultores Mdulo SD


No nvel do Cabealho, na aba Condies, voc poder encontrar o Preo Lquido dessa Ordem. Preo Lquido da Ordem: _____________________ Nesse caso, os dois valores so iguais ou diferentes? Por que? _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ d) Data de remessa: No nvel do tem, na aba Diviso de Remessa, a data da Remessa encontrada. Qual a data? ______________________________ Essa data poder ser atendida? Como o sistema indica isso? _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________

e) Status global do processamento No nvel do Cabealho, na aba Status, podemos ver todos os Status pertinentes a essa Ordem de Vendas. Da mesma maneira, no nvel do tem, podemos ver todos os Status pertinentes ao tem em questo. Anote ambos: Status Global da Ordem: ____________________________ Status Global do Item: ____________________________ Por que o status esse? _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________

63

Formao de Consultores Mdulo SD


Tarefa 3: Criar entrega para Ordem
1. Qual o Local de Expedio a ser utilizado? Para descobrir o local de expedio a ser utilizado, voc dever seguir o seguinte caminho: SAP Easy Access Menu SAP Logstica Vendas e Distribuio Venda Ordem Exibir Selecione o item e v em Detalhes do Item. Na aba Expedio, anote o Local de Expedio. Local de Expedio: _________________________

2.

Crie uma entrega para a ordem do cliente. Utilize o local de expedio obtido no exerccio anterior. SAP Easy Access Menu SAP Logstica Vendas e Distribuio Expedio e Transporte Entrega Criar Documento Individual Com Referncia a Ordem de Vendas Transao: __________________ Preencha o local de expedio, Nmero da Ordem de Vendas e, no campo Data, avence 1 ms no futuro Clique no boto <Gravar> Anote o nmero do Fornecimento gerado. Fornecimento: _________________________

64

Formao de Consultores Mdulo SD

Tarefa 4: Exibir fluxo de documentos

1.

Exiba o fluxo de documentos da remessa. O Fluxo de Documentos uma ferramenta muito importante que temos no mdulo de Vendas e Distribuio que nos permite que de qualquer ponto do processo possamos ver os documentos relacionados. Para tanto, esse boto existe tanto fora das transaes quanto dentro, no nvel do cabealho, do item e na tela de Sntese. No exerccio atual, vamos exibir a remessa criada para vermos os documentos a ela relacionados e seus status: SAP Easy Access Menu SAP Logstica Vendas e Distribuio Expedio e Transporte Entrega Exibir Transao: __________________ Clique no boto <Fluxo de Documentos> Qual o Status da Ordem de Vendas? Por que? _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ Qual o Status da Remessa? Por que? _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________

Tarefa 5: Exibir estoque de materiais

1.

Efetue a consulta do estoque para o material 1400-100 e centro 1000. SAP Easy Access Menu SAP Logstica Administrao de Materiais Administrao de Estoques Ambiente Estoque Viso Geral de estoques Transao: __________________

Coloque o material e o Centro que deseja consultar e clique em <Executar>. Quanto de estoque est disponvel para uso no Centro 1000? ______________________________________________________________

65

Formao de Consultores Mdulo SD

Em qual depsito esse material se encontra disponvel? ______________________________________________________________ O que significa Estoque em Livre Utilizao?
_________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _______________________________________________________________

Tarefa 6: Criar picking de entrega


1. Checagem de informaes para a criao do picking: Para tanto, precisamos ir dentro da Remessa para inclusive pegarmos algumas informaes. SAP Easy Access Menu SAP Logstica Vendas e Distribuio Expedio e Transporte Entrega Modificar Documento Individual Transao: __________________ Na aba Picking, anote as seguintes informaes: a) Status Global de Picking: qual e o que significa? _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ b) Status Global de WM: qual e o que significa? _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ c) Nmero do Depsito: qual e o que significa? _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________

66

Formao de Consultores Mdulo SD

2.

Efetue o picking de entrega. SAP Easy Access Menu SAP Logstica Vendas e Distribuio Expedio e Transporte Entrega Modificar Documento Individual Transao: __________________ Siga o seguinte caminho: Funes Subsequentes Criar Ordem de Transporte Aparecera uma mensagem de mudana para funo seguinte, confirme clicando no bota confirmar em verde. Aparecera a tela para confirmar a ordem de transferncia com o numero da remessa. Aperte Enter as posies para WM sero confirmadas, clique no boto <Salvar>. Anote o nmero da Ordem de Transporte criada que ser exibida no rodap da tela. Ordem de Transporte: _________________________

67

Formao de Consultores Mdulo SD

Tarefa 7: Registrar sada de mercadoria

1.

Efetue a sada de mercadoria, baixa do estoque. SAP Easy Access Menu SAP Logstica Vendas e Distribuio Expedio e Transporte Entrega Modificar Documento Individual Transao: __________________

Clique no boto <Registrar SM> que esta localizado prximo ao topo da tela abaixo do numero do fornecimento.

Observar o status do documento de fornecimento clicando no menu Ir para-> cabealho -> processamento.

Observar os status de Picking, WM, Saida de mercadoria e faturamento.

Tarefa 8: Criar documento de faturamento

1.

Crie o documento de faturamento. 2.SAP Easy Access Menu SAP Logstica Vendas e Distribuio Faturamento Documento de Faturamento Criar Transao: __________________

Coloque o nmero do seu documento de remessa criado no exercicio tarefa 3 criar entrega. Aperte <Enter> Clique no boto <Salvar>. O seu documento de faturamento foi gerado Documento de faturamento: _______________________________

68

Formao de Consultores Mdulo SD

Tarefa 9: Exibir documento de faturamento


1. Exiba o documento de faturamento. SAP Easy Access Menu SAP Logstica Vendas e Distribuio Faturamento Documento de Faturamento Exibir Transao: __________________

Aperte Enter. Agora voc est dentro do documento de faturamento criado. Para ver os dados de cabealho clique em <Exibir detalhes p/cabe. Doc> . Para ver os dados do item, selecione o item desejado e clique em <Exibir Detalhes para Item>.

69

Formao de Consultores Mdulo SD

Mdulo 3 Dados Mestre


Exerccio 1: Criar Grupo de Contas para clientes
1. Configure o grupo de contas para clientes utilizando o seguinte caminho: IMG Contabilidade Financeira Contabilidade de clientes e fornecedores Contas de cliente Dados mestre Preparativos para criao de dados mestre de clientes Definir grupo de contas com estrutura de telas Grupo de conta a ser criado: ZA## - (descrio) Grupo de Contas ZA## Observao: Crie seu grupo de conta com referncia ao grupo de conta 0001 (Emissor da Ordem) Selecione o grupo de contas 0001 Emissor da ordem Clique no boto <Copiar como> Informe o novo grupo de contas e sua descrio: ZA## - Grupo de Contas ZA## Campo grupo de contas : informe ZA## Campo Significado: informe a descrio, ou seja, Grupo de Contas ZA## Mais abaixo clique sobre a descrio de Dados Gerais para abrir as opcoes de inibir os campos solicitados e Dados comerciais qdo for solicitado. Oculte os campos (significa que os campos no sero mais exibidos do cadastro de clientes) : i. Telex (Dados gerais Pasta Comunicao) ii. Grupo de preo (Dados comerciais Pasta Vendas) Torne obrigatrio os campos: i. Nome2 (Dados gerais Pasta Endereo) ii. Rua (Dados gerais Pasta Endereo) Salvar o grupo de contas caso seja solicitada request proceder como nos demais exerccios, criando uma nova ou informando a request utilizada em exercicios anteriores. Anotar cdigo do grupo de contas __________________

70

Formao de Consultores Mdulo SD

2. Atribua o intervalo de numerao 06 ao grupo de contas ZA## no seguinte caminho do menu: IMG Contabilidade Financeira Contabilidade de clientes e fornecedores Conta Clientes Dados Mestre Preparativos para criao de dados mestres de clientes Atribuir intervalo de numerao a grupo de contas para clientes. Faa uma busca pelo seu grupo de contas, usando o boto <Posicionar>: KA## Intervalo de numerao :06 Salvar o conteudo caso seja solicitada request proceder como nos demais exerccios, criando uma nova ou informando a request utilizada em exercicios anteriores.

Exerccio 2: Configurar canal de distribuio comum


1. Configure o canal de distribuio comum de forma que o respectivo canal utilize seu prprio dado mestre tanto para condies quanto para cliente e material utilizando o seguinte caminho: IMG Vendas e distribuio Dados mestre Definir canais de distribuio comuns Faa uma busca de sua organizao e canal de distribuio utilizando o boto <posicionar> e preencha as informaes conforme abaixo. Organizao de vendas: criada por voc no exerccio do Mdulo 1 Canal de distribuio: criado por voc no exerccio do Mdulo 1 Entrar com o Canal de distribuio comum para condies: criado por voc no exerccio do Mdulo 1. Voce poder utilizar o mesmo canal comum 00 utilizado para organizao de vendas 1000. Entrar com Canal de distribuio comum para cliente/ material: criado por voc no exerccio do Mdulo 1. Voce poder utilizar o mesmo canal comum 00 utilizado para organizao de vendas 1000. Clique no boto <Salvar> e observe os detalhes de solicitao de request.

71

Formao de Consultores Mdulo SD


Exerccio 3: Configurar setor de atividade comum
1. Configure o setor de atividade comum de forma que o respectivo setor utilize seu prprio dado mestre tanto para condies quanto para cliente utilizando o seguinte caminho: IMG Vendas e distribuio Dados mestre Definir setores de atividade comuns Faa uma busca de sua organizao e setor de atividade utilizando o boto <posicionar> e preencha as informaes conforme abaixo. Organizao de vendas: criada por voc no exerccio do Mdulo 1 Setor de atividade: criado por voc no exerccio do Mdulo 1 Setor de atividade comum para condies: criado por voc no exerccio do Mdulo 1. Voce poder utilizar o mesmo setor de atividade comum 00 utilizado para organizao de vendas 1000 Setor de atividade comum para cliente: criado por voc no exerccio do Mdulo 1 Voce poder utilizar o mesmo setor de atividade comum 00 utilizado para organizao de vendas 1000 Clique no boto <Salvar> e observe os detalhes de solicitao de request

Exerccio 4 : Criar registro mestre de cliente


1. Crie um registro mestre de cliente, empresa 1000, rea de vendas 1000 /12/ 00 utilizando o seguinte caminho no Menu de Usurio: Logstica Vendas e distribuio Dados mestre Parceiro de negcios Cliente Criar Total Transao : _______________________ Observao: Crie seu cliente utilizando com referncia ao cliente # 2300. Os dados organizacionais do cliente referncia so empresa 1000, organizao de vendas 1000, canal de distribuio 12 e setor de atividade 00. Coloque essas informaes em <Modelo> estas informaes esto mais abaixo da tela de criao de cliente. Alm dessas informaes, no campo Grupo de Contas, selecione o seu grupo de Contas criados no Exerccio 1 Tarefa 1 desse Mdulo.

72

Formao de Consultores Mdulo SD

Veja tela abaixo :

Clique no boto <Enter>

Altere somente os dados gerais conforme abaixo : DADOS GERAIS Dados de endereo Nome Termo e pesquisa Rua Cdigo postal Cidade Pais Zona de transporte Idioma

: CLIENTE XX ZA## : XXZA## : LUNES STREET ## : 20222 : Hamburgo : Alemanha : Regio norte : DE

73

Formao de Consultores Mdulo SD

Clique no boto <Salvar>. Cdigo de cliente gerado com a rea de vendas 1000/12/00: ________________ Repita o exerccio criando um cliente para o Grupo de Contas 0001 e a sua rea de Vendas. Cdigo de Cliente gerado com a sua rea de vendas: ______________________ Repita o exerccio tentando criar um cliente para o Grupo de Contas que voc criou e a sua rea de Vendas. Qual a mensagem de erro que voc recebe ao tentar criar os dados Comerciais? _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ ________________________________________________________________ Por conta disso, crie um cadastro de cliente com o seu Grupo de Contas e a sua rea de vendas, porm crie apenas os Dados Gerais e Dados da Empresa. No futuro, aps a aula sobre Parametrizao de Funes de Parceiro, voc ir complementar e criar os Dados Comerciais. Anote o cdigo de cliente gerado: ___________________________

74

Formao de Consultores Mdulo SD


Exerccio 5: Criar registro mestre de materiais
Crie um registro mestre de material no centro 1000, organizao de vendas 1000, canal de distribuio 12 e setor de atividade 00, utilizando o seguinte caminho no Menu de Usurio : Logstica Vendas e distribuio Dados mestre Produtos Material Outros Materiais Criar Transao: _____________________ Observaes: Crie seu material utilizando com referncia o material # 1400-100.

Setor Industrial: M Engenharia Mecnica Tipo de Material: HAWA Produtos Comercializveis Modelo: Material 1400-100 Selecione as seguintes vises, conforme figura abaixo e pressione <Enter> : Dados Bsicos 1 Dados Bsicos 2 SD: dados org. vendas 1 SD: dados org. vendas 2 SD: dados gerais/centro Dados Gerais Centro / armazenagem 1 Dados Gerais Centro / armazenagem 2 Contabilidade 1 Contabilidade 2 Em Nveis Organizacionais, preencha os do seu material novo e o do Modelo tambm para que o sistema tenha de onde puxar a referncia para a criao dessas abas. Centro: 1000 Organizao de Vendas: 1000 Canal de Distribuio: 12 Aperte <Enter>.

75

Formao de Consultores Mdulo SD

Altere os dados conforme abaixo: a) Dados Gerais 1: Peso Bruto : 3kg Peso Lquido: 2,7 b) Dados Adicionais: Na aba Textos Breves, no Idioma DE, coloque a descrio do material: Material ZAXX c) SD: Organizao de Vendas 1: Dados Classificao fiscal: 1 - imposto 100% Dica: Para ir de uma aba a outra pressione Enter. Note que no topo de cada aba aparecer um smbolo em verde indicando que a aba foi criada. Caso voc salve o material antes de passar por todas as abas selecionadas, as abas que voc no tiver entrado no sero criadas. Caso isso ocorra, volte a transao MM01 para Criar as abas no geradas. Cdigo do material gerado: ______________________ Refaa o exerccio porm agora utilize a sua Organizao de Vendas e o seu Canal de Distribuio para criar um material. No se esquea que na aba SD: Organizao de Vendas 1 e Dados Bsicos 1, o setor de atividade deve ser o criado por voc tambm. Cdigo de material gerado com os seus dados: ________________

Exerccio 6: Criar registro mestre de condies de preo 1. Crie um registro mestre de preo utilizando o seguinte caminho no Menu de Usurio:
Logstica Vendas e distribuio Dados mestre Condies Seleo via tipo de condio Criar Transao: __________________ Crie um registro mestre de condio para preos. Tipo de condio: PR00 Escolha a primeira tabela: Cliente/material com status de liberao Cliente : que voc criou para a rea de vendas 1000/12/00 Organizao de Vendas: 1000 Canal de Distribuio: 12 Material: que voc criou para a organizao de vendas 1000 e canal de distribuio 12

76

Formao de Consultores Mdulo SD


Clique no boto <Escalas> A partir de 1 unidade A partir de 10 unidades A partir de 100 unidades Vlido Desde: hoje Vlido at: 31/12/9999 Clique no boto <Salvar> Refaa o exerccio criando um Dado Mestre de Condio para o seu cliente e material que voc criou utilizando a sua rea de Vendas criada nos exerccios do Mdulo 1 dessa apostila. : 29 EUR por cada unidade : 28 EUR por cada unidade : 27 EUR por cada unidade

Exerccio 7: Criar registro mestre de condies para desconto 1. Crie um registro mestre de desconto utilizando o seguinte caminho no Menu de Usurio:
Logstica Vendas e distribuio Dados mestre Condies Seleo via tipo de condio Criar Transao: __________________ Crie um registro mestre de condio para desconto. Tipo de condio: K007 Escolha a primeira tabela: Cliente/material com status de liberao Cliente : que voc criou para a rea de vendas 1000/12/00 Organizao de Vendas: 1000 Canal de Distribuio: 12 Material: que voc criou para a organizao de vendas 1000 e canal de distribuio 12 Clique no boto <Escalas> A partir de 100 EUR : -1% A partir de 500 EUR : -2% A partir de 1000 EUR : -3% Vlido Desde: hoje Vlido at: 31/12/9999 Clique no boto <Salvar>

77

Formao de Consultores Mdulo SD


Refaa o exerccio criando um Dado Mestre de Condio para o seu cliente e material que voc criou utilizando a sua rea de Vendas criada nos exerccios do Mdulo 1 dessa apostila.

Exerccio 8: Criar ordem de venda


1. Utilizando os Dados Mestres criados nos exerccios anteriores para cliente e material, crie uma Ordem de Vendas. Utilize o seguinte caminho no Menu de Usurio para tanto: Logstica Vendas e distribuio Venda Ordem Criar Transao: ___________________ Entre com os dados abaixo para criar o pedido de venda: Tipo de Ordem : TT Organizao de Vendas: 1000 Canal de Distribuio: 12 Setor de Atividade: 00 Pressione Enter. Informar os dados abaixo Cliente : criado para rea de vendas acima especificada, no exerccio anterior. No. Do Pedido : 141414 Material: criado para rea de vendas acima especificada, no exerccio anterior Quantidade: 5 Selecione o item e clique no boto <Divises para o tem>. Anote o valor encontrato nos campos abaixo: - Data de remessa: _____________________ - Quantidade da Ordem: _________________ - Quantidade Confirmada: ________________

Qual a justificativa que voc imagina que possa explicar a quantidade encontrada no campo Quantidade Confirmada?

______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________

78

Formao de Consultores Mdulo SD


Na aba Condies, veja o valor encontrado na Condio PR00 e na K007. De onde esses valores vieram?

______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________


Salve a Ordem de Vendas.

Ordem de vendas gerada: ____________________

Exerccio 9: Criar info cliente-material e testar


1. Crie um info cliente-material utilizando o seguinte caminho no Menu de Usurio : Logstica Vendas e distribuio Dados mestre Estipulaes Info cliente-material Criar Transao: ____________________ Cliente: seu cliente criado Organizao de vendas: 1000 Canal de distribuio: 12 Pressionar Enter. Material: seu material criado Selecionar a linha e clicar no boto <Detalhe info>. Colocar as informaes abaixo: - Material do cliente: 999897## - Denom. matl. cliente: Material do cliente novo Clique no boto <Salvar>

79

Formao de Consultores Mdulo SD


2. Crie uma ordem de venda utilizando o nmero de material do cliente utilizando o seguinte Menu de Usurio :

Logstica Vendas e distribuio Venda Ordem Criar


Tipo de ordem : TT Organizao de Vendas: 1000 Canal de Distribuio: 12 Setor de Atividade: 00 Pressione Enter Cliente: cliente por voc criado Material: no preencher No. material do cliente: 999897## Quantidade: 10

Clique no boto <Salvar>.


Ordem de Vendas Gerada: _____________________

80

Formao de Consultores Mdulo SD

Mdulo 4 Determinao de dados, processamento coletivo e listas de trabalho


Exerccio 1: Determinao do Centro
1. Crie uma ordem de venda utilizando o seguinte caminho de usurio: Logstica Vendas e distribuio Venda Ordem Criar Tipo de ordem : TT Organizao de Vendas: 1000 Canal de Distribuio: 12 Setor de Atividade: 00 Pressione Enter Cliente: cliente por voc criado Material: material por voc criado Quantidade: 3 Verifique e anote qual foi o centro fornecedor que o sistema determinou na ordem de venda. Para tanto, selecione o item e v na aba Expedio. Centro: ____________

Clique no boto <Salvar>.


Ordem de Vendas Gerada: _____________________

2. Qual a seqncia que o sistema utiliza para determinar o centro fornecedor na ordem de venda? _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________

81

Formao de Consultores Mdulo SD


Exerccio 2: Criar local de expedio
1. Crie local de expedio utilizando o seguinte caminho:

IMG Estrutura do empreendimento Definio Logistics Execution Definir, copiar, eliminar, verificar local de expedio Copiar, eliminar, verificar Local de Expedio

* Crie seu local de expedio com referncia ao local de expedio 1000.

Para tanto, clique no boto <Copiar como>

Copiar do Local de Expedio 1000 para o ZA## Uma mensagem ir informar que o Local de Expedio 1000 foi copiado para o seu.

Local de expedio criado: ________________________

Clique no boto <Voltar> e para ver/alterar os dados do seu Local de Expedio, clique em Definir Local de Expedio.

Clique em <Posicionar> e selecione o seu novo local de expedio: ZA##.

Coloque uma descrio, algo como: Local de Expedio ZA##

Selecione-o e clique em <Detalhes>

Defina tempo de picking/ packing

: 02 dias

Clique no boto <Salvar>

Anote o numero do documento ________________

82

Formao de Consultores Mdulo SD

2. Crie uma nova Condio de Expedio. Para tanto, siga o caminho abaixo: SPRO Logistics Execution Expedio Bases Determinao de local de expedio/dpto entrada mercadorias Definir Condies de Expedio

Clique no boto <Entradas Novas>

Condio de Expedio: Z#

Descrio: Condio de Expedio Z#

Clique no boto <Salvar>

Condio de Expedio criada: ________________

83

Formao de Consultores Mdulo SD


Exerccio 3: Atribuir local de expedio parametrizao
1. Defina o local de expedio previamente criado como alternativo para o Centro 1000 e a sua Condio de Expedio criada no exerccio acima:

SPRO Logistics Execution Expedio Bases Determinao de local de expedio/dpto entrada mercadorias Atribuir Locais de Expedio

Clique no boto <Entradas Novas> e coloque as informaes abaixo:

Condio de Expedio: criada no exerccio acima Grupo de Carregamento: 0001 Centro 1000 Local de Expedio Proposto: 1000

Local de Expedio alternativo: criado no exerccio acima

Clique no boto <Salvar>

Exerccio 4: Atribuir Condio de Expedio cadastro de cliente


1. Modifique o seu registro mestre de cliente previamente criado para a rea de vendas 1000 /12/ 00, associando a ele a sua condio de expedio criada no exerccio acima. Para tanto, siga o caminho no Menu de Usurio:

Logstica Vendas e distribuio Dados mestre Parceiro de negcios Cliente Modificar

Transao : _______________________

84

Formao de Consultores Mdulo SD


Coloque o seu cdigo de cliente e a rea de vendas 1000/12/00 Na aba Expedio, substitua a Condio de Expedio encontrada pela sua criada no exerccio acima.

Clique no boto <Salvar>.

Exerccio 5: Criar ordem de venda 1. Crie uma ordem de venda no seguinte caminho de usurio: 2. Logstica Vendas e distribuio Venda Ordem Criar

Transao: ___________________

Tipo de Ordem : TT

Organizao de Vendas: 1000

Canal de Distribuio: 12

Setor de Atividade: 00

Pressione Enter.

Cliente : criado para rea de vendas acima especificada No. Do Pedido : 14141488 Material: criado para rea de vendas acima especificada

Quantidade: 3

85

Formao de Consultores Mdulo SD


Verifique qual foi o local de expedio determinado na pasta Expedio, em dados do item.

Local de Expedio Determinado:

Entenda que o sistema propos o local de expedio que est definido como proposto. Como definimos como local de expedio alternativo, necessrio clicar no matchcode e escolher manualmente o seu local de expedio.

Clique no boto <Salvar>

Nmero da ordem de venda

______________________

86

Formao de Consultores Mdulo SD

Mdulo 5 - Verificao de disponibilidade


Exerccio 1: Verificao de disponibilidade de estoque na criao da Ordem
1. Consulte o Material 1400-100 para verificar se est parametrizado para verificar disponibilidade na entrada da ordem de venda.

Para tanto, siga o caminho abaixo, no menu de Usurio:

Logstica Vendas e Distribuio Dados Mestre Produtos Material Outros Materiais Exibir

Transao: ________________

Coloque o cdigo do material, no caso 1400-100

Pressione Enter

Selecione a aba SD: Dados Gerais/Centro

Centro 1000

Organizao de Vendas: 1000

Canal de Distribuio:12

Pressione Enter

Campo Verificao Disponibilidade: _________________

87

Formao de Consultores Mdulo SD


2. Crie a Ordem de venda Standard. Utilize o seguinte caminho no Menu de Usurio para tanto:

Logstica Vendas e distribuio Venda Ordem Criar

Transao: ___________________

Tipo de Ordem : TT

Organizao de Vendas: 1000

Canal de Distribuio: 12

Setor de Atividade: 00

Pressione Enter.

Cliente : criado para rea de vendas acima especificada

No. Do Pedido : 141455

Material: criado para rea de vendas acima especificada

Quantidade: 7

Selecione o item e clique no boto <Exibir Situao da Disponibilidade>

88

Formao de Consultores Mdulo SD


Nessa tela, voc poder ver dados como Estoque livre e todas as entradas que o esto consumindo, no passado, presente e futuro.

Clique no boto <Abrangncia da Verificao> e voc encontrar a regra pela qual essa verificao da disponibilidade feita.

Note que o tipo da Verificao da Disponibilidade veio do parmetro encontrado no cadastro do material.

Anote as seguintes informaes:

a)

Qual o tipo(s) de estoque que est sendo levado em considerao?

_________________________________________________________________ _________________________________________________________________ ________________________________________________________________

b) Est levando em considerao o tempo de reposio? O que significa esse parmetro?

c)

Que tipos de entradas consomem o estoque?

_________________________________________________________________ _________________________________________________________________ ________________________________________________________________

89

Formao de Consultores Mdulo SD


d) Que tipos de entradas repem o estoque?

_________________________________________________________________ _________________________________________________________________ ________________________________________________________________

Salve a ordem de vendas criada.

Ordem de vendas gerada: __________________

Exerccio 1: Carga inicial de estoque para os materiais previamente criados

1. No Mdulo 2, tratamos a criao dos Dados Mestres. Para tanto, 2 novos cadastros de Material foram criados. Nesse momento, iremos lanar estoque sem pedido de compra para podermos movimentar os mesmos no futuro.

Transao: MB1C

Tipo de Movimento: 561 (Registro Inicial de Estoque) Centro 1000

Depsito 0001 Pressione Enter

Coloque todos o cdigo de todos os materiais criados e uma quantidade grande, como 10.000 unidades Pressione Enter Clique no boto Salvar.

90

Formao de Consultores Mdulo SD


2. Para consultar o estoque dos materiais abastecidos no exerccio acima, siga o caminho: Logstica Administrao de Materiais Administrao de Estoques Ambiente Estoque Viso Geral de Estoques Transao: _____________________ Coloque o cdigo do material a ser consultado, Centro 1000 e clique no boto <Executar> Nessa transao, voc pode analisar o estoque nos seguintes nveis: Empresa, Centro, Depsito, Lote, alm de ver o tipo de Estoque ao qual determinada quantidade corresponde. Para tanto, d 2 cliques em qualquer uma das linhas e analise em que tipo de estoque se encontra a quantidade que est apresentada naquele nvel especificado.

91

Formao de Consultores Mdulo SD

Mdulo 6 - Processamento da ordem de venda


Exerccio 1: Entendendo os valores propostos na ordem de venda I
1. Limpe o centro fornecedor dos respectivos dados mestre utilizando os seguintes caminhos:

Lembrete: nesse caso estamos tratando dos dados mestres que existem para o seu cliente e o seu material, na rea de vendas 1000/12/00 utilizando o Centro 1000.

Logstica Vendas e distribuio Dados mestre Estipulaes Info cliente-material Modificar

Clique no boto <Salvar> Logstica Vendas e distribuio Dados mestre Parceiro de negcios Cliente Modificar

Clique no boto <Salvar> Logstica Vendas e distribuio Dados mestre Produtos Material Outros Materiais Modificar

Clique no boto <Salvar>

92

Formao de Consultores Mdulo SD


2. Crie uma ordem de venda utilizando o seguinte caminho :

Logstica Vendas e distribuio Venda Ordem Criar

Transao: ___________________

Tipo de Ordem : TT Organizao de Vendas: 1000 Canal de Distribuio: 12 Setor de Atividade: 00

Pressione Enter.

Cliente : criado para rea de vendas acima especificada No. Do Pedido : 141433 Material: criado para rea de vendas acima especificada Quantidade: 7

Vamos agora verificar o Local de Expedio. Para tanto, selecione o tem e v na aba de Expedio. O sistema determinou o local de expedio? Por que ?

_________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________

Saia da ordem de venda sem <Salvar>

93

Formao de Consultores Mdulo SD


Exerccio 2: Entendendo os valores propostos na ordem de venda II

1. Inclua o centro fornecedor nos respectivos dados mestre utilizando os seguintes caminhos :

Logstica Vendas e distribuio Dados mestre Parceiro de negcios Cliente Modificar

Cliente: seu cliente previamente criado Organizao de Vendas: 1000 Canal de Distribuio: 12 Setor de Atividade: 00 Nos Dados Comerciais, aba de Expedio, coloque a informao abaixo: Centro fornecedor: 1000 Salve.

2. Crie uma ordem de venda utilizando o seguinte caminho :

Logstica Vendas e distribuio Venda Ordem Criar

Transao: ___________________

Tipo de Ordem: TT Organizao de Vendas: 1000 Canal de Distribuio: 12 Setor de Atividade: 00 Pressione Enter.

94

Formao de Consultores Mdulo SD


Cliente : criado para rea de vendas acima especificada No. Do Pedido : 141499 Material: criado para rea de vendas acima especificada

Quantidade: 7

Vamos agora verificar o Local de Expedio. Para tanto, selecione o tem e v na aba de Expedio. O sistema agora determinou o local de expedio? Por que ? _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________

Salve a ordem de venda. Ordem de Vendas gerada: ____________________

95

Formao de Consultores Mdulo SD

Mdulo 7- Controle de documentos de vendas

Exerccio 1: Controle de documentos de vendas - Tipos de documento de venda

1. Crie um novo tipo de documento de vendas, na qual deve seguir as seguintes regras utilizando o seguinte caminho do menu:

IMG Vendas e distribuio Venda Documentos de vendas Cabealho do documento de vendas Definir tipos de doc.vendas

Transao: _______________

Observao: Crie seu tipo de documento com referncia ao tipo de documento TT.

Tipo de ordem de venda a ser criado : ZK## - Ordem de venda ZK##

Selecione o tipo de ordem TT pelo boto <Posicionar> Clique no boto <Copiar como>

- Tipo de documento (novo nome): ZK## - Descrio: Venda normal ZK## - Atribuio de nmeros: Interna - Incremento de item: 100

96

Formao de Consultores Mdulo SD


- Entrada de ordem: Incio com a tela de sntese (UER2) - Mensagens de cotao: Em branco - Mensagens sobre acordos bsicos: Em branco - Tipo de faturam. relativo a remessa: F1 - Tipo de faturam. relativo a ordem: F1 - Propor data de remessa: Ativado - Tempo de avano em dias: 4 - Data da fixao do preo proposta: Em branco - Propor data do pedido: Desativado

O sistema exibir uma pop up perguntando se o seu tipo de ordem de vendas tambm relevante para controle de impresso. Quando isso acontecer, diga que sim pois isso far com que nas transaes de parametrizao do controle de cpia a sua nova ordem de vendas tenha uma entrada criada com os mesmos parmetros da TT, que est sendo utilizada como referncia.
Clique no boto <Salvar> Tipo de Ordem de Vendas criado: ________________

Permita que somente o tipo de ordem de venda TT possa ser utilizado nova rea de vendas. Para isso, faa o Exerccio 2,

97

Formao de Consultores Mdulo SD


Exerccio 2: Agrupar organizao de vendas
1. Agrupe a organizao de vendas utilizando o seguinte caminho:

IMG Vendas e distribuio Vendas Documento de vendas Cabealho do documento de vendas Atribuir rea de vendas a tipos de documento de vendas Agrupar organizaes de venda

Agrupar a organizao de vendas respectiva, no caso a sua criada no exerccio do Mdulo 1 dessa apostila. Neste caso encontre sua organizao de vendas pelo boto <Posicionar> e preencha o campo organizao de venda referncia conforme abaixo:

Organizao de venda referncia = sua organizao de vendas

Clique no boto <Salvar>

Exerccio 3: Agrupar canais de distribuio


1. Agora agrupe o canal de distribuio utilizando o seguinte caminho: IMG Vendas e distribuio Vendas Documento de vendas Cabealho do documento de vendas Atribuir rea de vendas a tipos de documento de vendas Agrupar canal de distribuio

Agrupar o canal de distribuio respectivo, no caso o seu criado no exerccio do Mdulo 1 dessa apostila. Neste caso encontre a sua organizao de vendas e o seu canal de distribuio pelo boto <Posicionar> e preencha o campo Canal de Distribuio Referncia conforme abaixo:

Canal de Distribuio Referncia = seu Canal de Distribuio

Clique no boto <Salvar>

98

Formao de Consultores Mdulo SD


Exerccio 4: Agrupar setores de atividade
1. Agora agrupe o setores de atividade utilizando o seguinte caminho: IMG Vendas e distribuio Vendas Documento de vendas Cabealho do documento de vendas Atribuir rea de vendas a tipos de documento de vendas Agrupar setor de atividade

Agrupar o setor de atividade respectivo, no caso o seu criado no exerccio do Mdulo 1 dessa apostila. Neste caso encontre a sua organizao de vendas e o seu setor de atividade pelo boto <Posicionar> e preencha o campo Setor de Atividade Referncia conforme abaixo:

Setor de Atividade Referncia = seu Setor de Atividade

Clique no boto <Salvar>

Exerccio 5 : Atribuir rea de vendas ao tipo de documento de vendas

1. Por fim defina quais tipos de documentos podem ser utilizados em quais reas de vendas utilizando o seguinte caminho:

IMG Vendas e distribuio Vendas Documento de vendas Cabealho do documento de vendas Atribuir rea de vendas a tipos de documento de vendas Atribuir os tipos de ordem permitidos s reas de vendas

Clique no boto <Entradas Novas>

Atribua o tipo de documento que voc acabou de criar sua rea de vendas.

99

Formao de Consultores Mdulo SD


Atribua o tipo de documento que voc acabou de criar tambm a rea de vendas 1000/12/00.

Clique no boto <Salvar>

Exerccio 6: Controle de documentos de vendas categoria de item

1.

Crie uma nova categoria de item de vendas, utilizando o seguinte caminho do menu:

IMG Vendas e distribuio Venda Documentos de vendas Item do documento de vendas Definir categoria de item

Transao: _________________

Observao: Crie sua categoria de item de vendas com referncia categoria TAN.

Categoria de item a ser criada: ZK## - categoria de item ZK##

Selecione a categoria de item TAN pelo boto <Posicionar>

Clique no boto <Copiar como>

100

Formao de Consultores Mdulo SD


Categoria de item (novo nome): ZK##

Descrio:

Ctg item ZK## normal

O sistema exibir uma pop up perguntando se a sua categoria de item criada tambm relevante para controle de impresso. Quando isso acontecer, diga que sim pois isso far com que nas transaes de parametrizao do controle de cpia a sua categoria de item tenha uma entrada criada com os mesmos parmetros da TAN, que est sendo utilizada como referncia.

Clique no boto <Salvar>

Categoria de Item Criada: ____________________

Exerccio 7: Determinao de categoria de item 1. Agora que voc j configurou o tipo de documento de venda e a categoria do item de venda, chegou o momento de voc configurar a determinao da categoria de item de vendas, utilizando o seguinte caminho do menu:

IMG Vendas e distribuio Venda Documentos de vendas Item do documento de vendas Atribuir categoria de item

Clique em <Posicionar>

Procure o seu Tipo de Ordem de Vendas + Grupo de Categoria de Item NORM.

101

Formao de Consultores Mdulo SD


O sistema ir ento te mostrar a chave que j existe com essas informaes. Nela voc ver que o resultado dessa combinao TAN como categoria de item proposta e vrias outras como categoria de item alternativa.

Altere a categoria de item proposta para a sua categoria de item criada.

Para ver maiores informaes, selecione a linha e clique em <Detalhe>.

Apague todos os demais valores possveis.

Clique no boto <Salvar>

Exerccio 8: Controle de documentos de vendas categorias de diviso de remessa

1. Crie uma nova categoria de diviso de remessa, utilizando o seguinte caminho do menu:

IMG Vendas e distribuio Venda Documentos de vendas Divises da remessa Definir categoria de diviso

Transao: __________________

Observao: Crie sua categoria de diviso de remessa com referncia categoria CV

102

Formao de Consultores Mdulo SD


Categoria de diviso de remessa a ser criada: Z# - Categoria de diviso Z#

Selecione a categoria de diviso CV pelo boto <Posicionar>

Clique no boto <Copiar como>

Categoria de diviso: Z# Descrio: Categoria de diviso Z#

O sistema exibir uma pop up perguntando se a sua categoria de diviso de remessa criada tambm relevante para controle de impresso. Quando isso acontecer, diga que sim, pois isso far com que nas transaes de parametrizao do controle de cpia a sua categoria de diviso de remessa tenha uma entrada criada com os mesmos parmetros da CV, que est sendo utilizada como referncia.

Clique no boto <Salvar>

Categoria de diviso de remessa criada: ___________________

Exerccio 9: Controle de documentos de vendas determinao da categoria de diviso de remessa

1.

Agora que voc j configurou o tipo de documento de venda, categoria do item de venda bem como sua determinao e a categoria de diviso de remessa, chegou o momento de voc configurar a determinao da categoria diviso de remessa, utilizando o seguinte caminho do menu:

IMG Vendas e distribuio Venda Documentos de vendas Diviso da remessa Atribuir categoria de diviso de remessa

103

Formao de Consultores Mdulo SD


Clique em <entradas novas>

Preencha as colunas com as seguintes informaes :

1 entrada Tipo de categoria de item: ZK## Tipo de MRP: branco Categoria de diviso de remessa : Z#

2 entrada Tipo de categoria de item: ZK## Tipo de MRP: PD Categoria de diviso de remessa : Z#
Clique no boto <Salvar>

Exerccio 10: Controle de documentos de vendas Criando uma ordem de venda

1. Crie uma ordem de venda utilizando o tipo de documento de venda configurado nos exerccios anteriores e verifique se o sistema determinar corretamente a respectiva categoria de item bem como a categoria de diviso de remessa.

Logstica Vendas e distribuio Venda OrdemCriar

Transao: ___________________

104

Formao de Consultores Mdulo SD


Tipo de Ordem : seu tipo de ordem de vendas criado Organizao de Vendas: sua organizao de vendas criada Canal de Distribuio: seu canal de distribuio Setor de Atividade: seu setor de atividade

Pressione Enter. Cliente : criado para rea de vendas acima especificada

Quando o cliente for colocado, uma mensagem de erro aparecer informando que No foi possvel determinar o esquema de clculo. Esse erro s ser resolvido quando estivermos discutindo Pricing. Nesse momento, aps determinarmos um esquema de clculo para a sua rea de vendas, ento ser possvel verificar se todos os elementos foram determinados corretamente: categoria de item e categoria de diviso de remessa.

Portanto, saia da transao e refaa o exerccio porm dessa vez com a rea de vendas 1000/12/00 e o seu tipo de ordem de vendas. Quando criar a Ordem de Vendas, cheque se a Categoria de Item e a Categoria de Diviso de Remessa determinadas foram as que voc acabou de criar.

Salve a Ordem de Vendas.

Ordem de vendas salva: ________________

105

Formao de Consultores Mdulo SD

Mdulo 8 - Transaes comerciais especiais


Exerccio 1: Remessa Gratuita

1.

Crie uma ordem de venda Remessa Gratuita utilizando o seguinte caminho:

Logstica Vendas e distribuio Venda Ordem Criar

Transao: ___________________

Tipo de Ordem : CL

Organizao de Vendas: 1000

Canal de Distribuio: 12

Setor de Atividade: 00

Pressione Enter.

Cliente : criado para rea de vendas acima especificada No. Do Pedido : 141414

Motivo da Ordem: Amostra Gratuita

Material: criado para rea de vendas acima especificada Quantidade: 5 Clique no boto <Salvar> Nmero da ordem de venda ______________________

106

Formao de Consultores Mdulo SD


Exerccio 2: Remessa Posterior Gratuita 1 passo

1.

Crie uma ordem de venda Remessa Posterior Gratuita, porm antes de crila, como o sistema obriga uma referncia a um documento precedente de devoluo, crie primeiramente o documento de Devoluo.

Logstica Vendas e distribuio Venda Ordem Criar

Transao: ___________________

Tipo de Ordem : EF Organizao de Vendas: 1000 Canal de Distribuio: 12 Setor de Atividade: 00 Pressione Enter.

Cliente : criado para rea de vendas acima especificada No. Do Pedido : 141414 Material: criado para rea de vendas acima especificada Quantidade: 5

Remova o bloqueio de faturamento, colocando um valor vazio no campo.

Na aba Motivo de Recusa, atribua um Motivo de Recusa ao item para justificar o porqu dele ter sido devolvido.

Clique no boto <Salvar>

Nmero da ordem de devoluo

______________________

107

Formao de Consultores Mdulo SD


2. Fature a Ordem de Devoluo criada. Para tanto, siga o caminho abaixo no menu de usurio: Logstica Vendas e Distribuio Faturamento Documento de Faturamento Criar

Coloque o nmero da Ordem de Vendas, pressione Enter. Clique no boto <Salvar>

Documento de faturamento criado: ________________________

Exerccio 3: Remessa Posterior Gratuita 2 passo

1.

Agora sim possvel criar a ordem de venda Remessa Gratuita Posterior. Utilize o mesmo caminho do menu :

Logstica Vendas e distribuio Venda OrdemCriar

Transao: ___________________ Tipo de Ordem : NC Organizao de Vendas: 1000 Canal de Distribuio: 12 Setor de Atividade: 00

Pressione Enter. O sistema pedir o nmero da Ordem de Vendas criada no exerccio anterior. Clique no boto <Transferir> Clique no boto <Salvar> Nmero da ordem de venda ______________________

108

Formao de Consultores Mdulo SD


2. Aps isso, crie a remessa para esse processo. Para tanto, siga o caminho abaixo no Menu de Usurio: SAP Easy Access Menu SAP Logstica Vendas e Distribuio Expedio e Transporte Entrega Criar Documento Individual Com Referncia a Ordem de Vendas

Transao: __________________

Preencha o local de expedio, Nmero da Ordem de Vendas e, no campo Data, avence 1 ms no futuro

Clique no boto <Gravar>

Anote o nmero do Fornecimento gerado.

Fornecimento: _______________________

3.

Efetue o picking de entrega. SAP Easy Access Menu SAP Logstica Vendas e Distribuio Expedio e Transporte Entrega Modificar Documento Individual Transao: __________________ Siga o seguinte caminho: Funes Subsequentes Criar Ordem de Transporte Aperte Enter e clique no boto <Salvar>. Anote o nmero da Ordem de Transporte criada. Ordem de Transporte: _________________________

109

Formao de Consultores Mdulo SD


4. Efetue a sada de mercadoria. SAP Easy Access Menu SAP Logstica Vendas e Distribuio Expedio e Transporte Entrega Modificar Documento Individual Transao: __________________

Clique no boto <Registrar SM>.

110

Potrebbero piacerti anche