Sei sulla pagina 1di 7

herbert bayer (1900 1985)

Artista grfico, ilustrador, director de arte, fotgrafo, infografista, docente na Bauhaus, pioneiro do Modernismo no design europeu e norteamericano.
Herbert Bayer nasceu na ustria. Foi estudante da Bauhaus de 1921 at 1923, onde estudou sob a direco de Kandinsky e Moh oly-Nagy .

Em 1925, Walter Gropius , na sua funo de director da Bauhaus, convidou-o a dirigir a Oficina de Tipografia e Publicidade ; assim, Bayer passou a integrar o corpo docente da Bauhaus. Bayer pensou poder superar os limites impostos pelo vai-vem das modas; para tal, subordinou o seu desenho de letras a leis supostamente intemporais e objectivas. Um dos seus lemas era: Os problemas de estilo e da expresso individual deviam retroceder face pureza da geometria e s exigncias da funcionalidade.
Capa do Catlogo de produtos da Bauhaus, desenhada por Herbert Bayer.

A fonte experimental sturm blond


Assim orientado, Herbert Bayer apresentou em 1925 o prottipo de uma letra reduzida s formas geomtricas mais elementares linha, circumferncia. Bayer justificou a sua proposta: a tipizao dos elementos da letra, tendo por base o quadrado, a circunferncia e o tringulo reduz o consumo de material tipogrfico. Este mtodo culminou numa tipografia cujas formas fossem to elementares, que pudessem atingir uma validade universal.

No tipo universal, que Bayer apresentou em 1925 com o nome sturm blond, a reduo foi extre

A orientao que adoptara uso exclusivo de letras minusclas, formas da geometria elementar, reduo ao mais simples, universalidade foi em breve seguido por outros artistas grficos.

Jan Tschichold desenvolveu entre 1926 e 1929 outro alfabeto com o nome universal; tambm ele optou por eliminar as maisculas. Na uso o Em poca da Bauhaus Herbert Bayer era um radical de salo, como era dizer-se. Era da opinio que a cultura era artificial, enquanto a cincia e raciocnio seriam puros. consequncia, deduzia que as formas de letras simples e geomtricasiriam ter um efeito benfico na sociedade porque assim, a sociedade no teria que se induzir em iluses e no teria que usar estilizaes aristocrticas e elitistas. Os protagonistas da universal typographie pensavam que os novos sistemas de glifos deviam ser nus nus como uma mquina, livre de embelezamentos, livre de qualquer ideologia da cultura. Apesar de Herbert Bayer advogar essa linguagem visual nua, tambm se mostrou apto a trabalhar de forma mais refinada.

Estudo para uma fonte, 1932.

Nua e crua: Digitalizao da sturmblond de Bayer, de Paulo Heitlinger . Em 1928, Bayer deixou a Bauhaus para seguir uma carreira de designer freelance. Desmobilizou o seu rigor e purismo, para poder vender o seu trabalho. Em 1933, a Fundio Berthold encomendou-lhe uma tipografia para uso comercial. Para esta encomenda, Bayer apresentou a sua sturm blond, mas numa variante j vestida, ou seja: com serifas, e bastante condensada. Houve poucos clientes do exterior interessados no design moderno e na tipografia feitos na escola Bauhaus. O sucesso comercial das ideias e dos prottipos da Bauhaus se que houve um tal sucesso s comeou a esboar-se no fim dos anos 20.

die neue linie


Esta aceitao aumentou nos primeiros anos da dcada de 30 para ser brutalmente interrompida pela barbrie nazi. Uma excepo foi a revista die neue linie .

as outras revistas
Herbert Bayer foi director artstico da revista feminina Harper's Bazaar no final da dcada de 1920Trabalhou tambm para a revista Fortune , nos EUA, realizando excelentes ilustraes e infografias. Bayer trabalhou com Walter Gropius em Berlin, onde tinha o atelier aps ter sado de Dessau. Josef Albers , outro docente da Bauhaus, emigrou para os em 1933; Herbert Bayer chegou a Nova Iorque em 1938, para os preparativos da exposio Bauhaus 1919-1928. Bayer desenhou a exposio no MOMA a e realizou o Este evento lanou as bases da energia vanguardista que impulsionou o design norte-americano a partir dos anos 40. catlogo. E.U.A. j finalizar seu 1930.

Nos EUA foi consultor da empresa J. Walter Thompson e da Dorland International. A partir de 1946 esteve activo como professor no Aspen Institute Colorado. Herbert Bayer, depois de trabalhar ainda longos 30 anos como artista plstico e grfico nos EUA, fez o legado da sua obra ao Denver Art Museum.

Herbert Bayer, 50 jahre Bauhaus, Austellung, 1968

http://tipografos.net/bauhaus/bayer.html

Potrebbero piacerti anche