Sei sulla pagina 1di 9

2012

UFC Universidade Federal do Cear CT Centro de Tecnologia DEE Departamento de Engenharia Eltrica Michel Ney de Almeida Barroso Rodrigues Matricula: 0307729

[ANLISE DO RETIFICADOR DE ONDA COM E SEM FILTRO]


No presente artigo realizada uma anlise crtica em termos quantitativos e qualitativos de ambos os casos de retificadores. Detalham-se os modos como funcionam, suas curvas tericas alm das expresses matemticas para as tenses e correntes. Sero apresentadas, concomitantemente, simulaes e suas formas de onda para uma potncia de 50 watts na sada.

Introduo Terica:

obre os retificadores de onda, pode-se afirmar que sua principal utilizao manipular a curva de tenso de modo que no ocorram perodos com valores negativos, ou seja, numa fonte de tenso alternada, do perodo a 2 a onda se torna nula, para casos de retificadores meia onda, ou idntica ao primeiro perodo, caso seja um com caracterstica de onda completa. A figura 1 mostra essa anlise. Para o objetivo do artigo somente considerar-se- somente a segunda curva, referente ao retificador de meia-onda. Inicialmente considerar-se- o retificador sem filtro, por ser mais simples, seguindo para o com filtro. Em ambos os casos, a topologia do retificador detm componentes bsicos, tais como transformadores fontes

alternadas de tenso e diodos convencionais. Desse modo, explicar-se- cada um desses componentes separadamente para ento ter a viso geral da unio deles, que o circuito do retificador. Para cada viso geral ser disposta uma simulao.

Figura 1 - Ondas originais, Meia-onda retificada, Onda completa retificada

2 Retificador de meia onda sem filtro capacitivo


O esquemtico do retificador de meia onda apresentado a seguir, na figura 2. Constitudo de basicamente de um transformador e um diodo, visto que a fonte de alimentao e a resistncia (carga) so padres a todos os circuitos, interessante comentar sobre cada um desses dois componentes separadamente em um primeiro momento, para ento entender como trabalham ao serem unidos.

Figura 2 - Esquemtico do retificador de meia onda sem filtro

2.1 Transformadores
Ao se colocar dois indutores em paralelo, sem compartilharem de qualquer ponto, fora o terra, de fio, tm-se o chamado transformador. Esse componente o responsvel por reduzir a tenso proveniente da fonte de alimentao, a fim de se tornar possvel a utilizao de um equipamento cujo valor mximo aceitvel para sua tenso significantemente menor que a ofertada. Do ponto de vista matemtico, essa reduo de tenso vista pela equao 11.
Equao 1

Desse modo a carga somente funcionar quando o fornecimento estiver em sua amplitude positiva (de 0 a ). interessante comentar que h uma discrepncia entre as ondas. Isso ocorre devido ao sistema, mesmo simulado, tender a se assemelhar o mximo possvel com a realidade, fazendo o diodo ter uma resistncia parasita em srie com a carga original, alm da sua prpria fonte, Vfo, invertida em relao ao fluxo majoritrio de corrente, que o que realmente acontece. Ver figura 5.

Da formulao, tm-se V, que a tenso originada pela fonte de alimentao, Vt que a desejada de sada no transformador e a razo N2/N1,que referente ao numero de espiras no indutor 2 e 1, respectivamente, sendo o segundo do lado do circuito a ser alimentado pela tenso reduzida. A simbologia do transformador pode ser vista na figura 3.

.
Figura 3 - Esquemtico Transformador

2.2 Diodo retificador


O diodo localizado na parte do circuito quem faz o trabalho de mudar o aspecto da onda. Como seu principio de funcionamento permitir, ou no, a passagem de corrente eltrica, quando a tenso aplicada sobre ele se torna negativa, a curva encontrada em sua sada tem apenas dois aspectos, como citado anteriormente: na primeira metade do perodo, idntica a onda de fornecimento de tenso, enquanto na segunda metade, nula. A figura 4 ilustra essa ideia.

Figura 4 - Onda de tenso provinda transformador (Vermelha) e retificada (Azul)

do

Vfo

Rav

O dimensionamento de um transformador tambm pode ser dado utilizando a indutncia de cada um dos rolamentos, invs do nmero de espiras.

Figura 5 - Esquemtico de um diodo real

2.3 Equacionamento do retificador de meia onda sem filtro


Analisando quantitativamente o circuito da figura 2 e a forma de onda da figura 4, e comparando com as definies da literatura, pode-se encontrar a tenso na carga, em seus valores mdios e eficazes:
Equao 2
2

invertida) e igual ao negativo do valor de pico. A equao 6 ilustra o que foi explicado.
Equao 6

2.4 Simulao de um retificador de meia onda sem filtro e uma carga de 50 W.


Utilizando o software de simulao DroidTesla PRO, a simulao do circuito referente ao retificador ao se colocar uma carga de 50 watts de potencia encontra-se na figura 6. 2.4.1 Metodologia Inicialmente para que se possa obter uma carga de 50 W, necessrio ter conhecimento da equao 7 e supondo a tenso eficaz no secundrio transformador ,Vms = 12 V, tm-se:
Equao 7

Continuando o raciocnio, para o valor eficaz da onda:


Equao 3

Semelhante ao modo como foi equacionado os valores mdio e eficaz para a tenso, pode-se obt-los para a corrente que flui na carga, que a mesma no diodo.
Equao 4

Equao 5

Colocando-se um osciloscpio com um dos canais na sada do diodo e a referencia na sua entrada, a onda formada ser a Onda reversa de tenso. Essa onda, cuja amplitude (valor de pico) idntica, em modulo, ao valor de pico recebe o nome de peak inverse voltage (tenso de pico
2

Esse valor de tenso sobre a carga considerada, pode ser calculado dessa forma devido a onda ser senoidal, o que permite um rpido calculo pois no h necessidade de integrao. Ressalta-se que o calculo realizado engloba a queda de tenso do diodo, fazendo com que a simulao se aproxime da realidade.

A simbologias ef, ms e d, significam valor eficaz , valor mximo do segundo enrolamento do transformador e diodo ,respectivamente.

De posse do valor da resistncia, monta-se o circuito no programa de simulao:

Vale comentar que a fim de simplificar o circuito, o transformador foi substitudo pela fonte alternada equivalente, contudo a prxima simulao, por ser mais completa, ser feita utilizando transformador. Outros valores, tal como a tenso de pico inversa pode ser facilmente obtida, conforme a equao 6.

Figura 6 - Esquemtico do circuito para uma carga de 50W

2.5 Formas de onda do retificador de meia onda sem filtro


A fim de auxiliar o entendimento das equaes, as formas de onda devido ao retificador so ilustradas na figura 7.
Figura 7 - Formas de onda. a) Onda proveniente da fonte de alimentao b) Onda mostrando a tenso de pico reversa no diodo c) Tenso no diodo

3 Retificador de meia onda com filtro capacitivo


Como percebido, para o caso do retificado com ausncia de filtro, a natureza da forma de onda pulsante, faz com que tal circuito no seja o mais ideal para a alimentao de circuito que necessitam de uma tenso continua. Ento a duvida de como alimentar um circuito eletrnico a partir da rede eltrica, por exemplo, poderia surgir, visto que a pulsao constante da tenso no filtrada traria efeitos indesejados, como os rudos e at mesmo danificar o circuito. Teoricamente, aps a tenso ser diminuda pelo transformador de 220 V para 15 V aproximadamente, entra em trabalho o retificador filtrado. Quando se insere o elemento capacitivo no circuito, diversas coisas so alteradas, pois agora o sistema permanecer com uma forma de onda significantemente mais constante, permitindo a alimentao dos circuitos eletrnicos em questo.

Figura 8 - Simbologia capacitor

3.2 Equacionamento do retificador de meia onda com filtro


Antes de fazer a anlise quantitativa do circuito da figura 9, interessante explicar mais profundamente como o capacitor reage nesse sistema. Considere um circuito bsico, formando apenas por uma fonte, um diodo e um capacitor, todos em serie. Como explicado anteriormente, o diodo s permite a passagem de corrente durante meio perodo (intervalo de 0 a ), contudo apenas durante um quarto de perodo que o carregamento do capacitor acontecer, pois a partir de /2 o diodo comea a ficar reversamente polarizado, tendo a tenso de sada um formato constante igual a tenso de pico. Supe-se que o diodo teoricamente, aps o capacitor no fornecer outro elemento, fazendo seja ideal, logo, instante /2, o carga a nenhum com que a forma

3.1 Capacitores
Numa breve explicao sobre capacitores, pode-se afirmar que esses elementos, juntamente com os indutores, so feitos para armazenar energia. O parmetro referente aos capacitores a capacitncia, medida em farads (F)3 e sua simbologia so duas placas curtas e paralelas. O fenmeno da capacitncia ocorre sempre que condutores eltricos estiverem separados por um material dieltrico ou isolante4.
3

Farad uma quantidade de capacitncia extremamente grande e na prtica costuma-se utilizar capacitores da faixa de pico a microfarad.
4

Essa condio implica que a carga eltrica no seja transportada pelo capacitor. Embora a aplicao de uma tenso aos terminais do capacitor no possa

movimentar uma carga pelo dieltrico, ela pode deslocar uma carga dentro dele, assim medida que a tenso varia com o tempo, o deslocamento de carga tambm vai.

de onda inicial se assemelhe a figura 10.

Figura 10 - Em azul, canal B, mostrando a onda continua proveniente do capacito. Em vermelho, canal A, a onda da fonte. Referente a figura 9.

Figura 9 - Esquemtico circuito Diodo-Capacitor

Mas um modelo nessas condies no seria to til, visto que o capacitor fica praticamente inerte. Ento, inserindo uma carga em paralelo ao capacitor possvel ver a real utilizao do circuito com essas configuraes. Durante o perodo de descarregamento do capacitor (da tenso de pico at a intercesso com a curva positiva da fonte de alimentao) a carga, invs de receber um sinal senoidal, passa ser alimentado por um cuja caracterstica o torna praticamente constante. Ver figura 11.

tenso mnima e o pico justamente o tempo de conduo do diodo. 3.2.1 Esforos de tenso e corrente no diodo retificador Iniciando a analise matemtica desse circuito, considera-se que a ondulao da tenso sobre o capacitor menor a 30% do valor de pico, possvel adotar o valor mdio e eficaz como os mesmos. A equao 8 define essa citao.
Equao 8

Figura 11 - Grfico da forma de onda do circuito com carga. Vp, tenso de pico; Vond,tenso de ondulao ; Vmin, menor valor da tenso no capacitor.

Normalmente a conduo definida pelo projetista do diodo. O ngulo de conduo do diodo, c , definido por:

Contemplando o grfico da figura 11, notase que o tempo de carregamento, entre a

3.2.2
Equao 9

Esforos de tenso e corrente no capacitor

Equao 16

Logo,
Equao 17 Equao 10

(
Equao 11

( *( )

A corrente mdia do diodo definida pela seguinte equao:

A tenso de operao no capacitor deve ser maior que o valor pico da fonte de alimentao AC:
Equao 18

Equao 12

A capacitncia dada pela equao diferencial conhecida dos circuitos:


Equao 19

Equao 13

No intervalo de 1 a 2, acorrente no capacitor igual ao da carga, ento a capacitncia pode ser reescrita como:
Equao 20

Por sua vez, a corrente eficaz no diodo :


Equao 14

E como j mostrado anteriormente, a potencia da carga pode ser calculada por:


Equao 21

E o valor de tenso de pico reverso:


Equao 15

3.3 Simulao de um retificador de meia onda com filtro capacitivo


Utilizando o software de simulao DroidTesla, a simulao do circuito referente ao retificador com filtro ao se colocar uma carga de 50 watts de potencia encontra-se na figura 12.

Equao 22

(
Equao 23

) ( )

Equao 24

Equao 25 - Forma de onda do retificador de meia onda com capacitor. Em vermelho, tenso do secundrio do transformador. Em azul, tenso no capacitor

3.3.1 Metodologia Inicialmente foram realizados os clculos de dimensionamento para o resistor e o capacitor, atravs das equaes 21 e 20 respectivamente. Como os valores de tenso eficaz da fonte AC (220 V) e da sada do transformador (Vs ef =15 V) foram fornecidas, alm da taxa de variao ( Vc=10% de Vmx s) de ondulao tm-se todos os parmetros necessrios para os clculos.

4 Bibliografia
Bascop,R. P. T., Oliveira Jr.,D. S., & Shiguemoto, G. H. B. (2012). Prticas de laboratrio - Eletrnica Analgica. Fortaleza: Universidade Federal do Cear - Departamento de Engenharia Eltrica. Bascop, R. P. (s.d.). Anotaes de sala. Boylestad, R. L. (3ed). Dispositivos eletrnicos e Teoria de circuitos. Prentice/Hall. Smith, S. (4ed). Microeletronica.

Potrebbero piacerti anche