Sei sulla pagina 1di 6

Clinica Shen Tao Medicina Chinesa e Complementar

PLANO DE TIPO SANGUNEO O O caador ____________________________________ Carnvoro, aparelho digestivo forte, sistema imunolgico superativo, intolerncia a adaptaes dietticas e ambientais, reage melhor ao estresse com intensa atividade fsica, requer um metabolismo eficiente para permanecer magro e vigoroso A DIETA PARA O TIPO O: As pessoas de sangue tipo O se do bem com exerccios intensos fsicos e protena animal. A dieta rica em protenas de caador-coletor e as enormes demandas fsicas do sistema dos primitivos seres humanos de tipo O provavelmente manteve a maioria deles em um brando estado de cetose - uma condio em que o metabolismo do corpo fica alterado. As pessoas de tipo O no digerem to facilmente os laticnios e gros quanto s dos outros tipos de sangue porque seu sistema digestivo ainda no est plenamente adaptado a eles. Afinal, no precisa caar e matar uma tigela de trigo ou um copo de leite! Esses alimentos s se tornaram importantes na dieta humana num perodo muito tardio do curso de nossa evoluo. O FATOR DE PERDA DE PESO Voc perde peso inicialmente na Dieta Tipo O pela restrio do consumo de gros, pes, legumes e feijes. O fator principal de aumento de peso para pessoas de tipo O o glten encontrado no grmen de trigo e em todos os produtos derivados do trigo. Ele atua no metabolismo para criar o estado exatamente oposto ao de cetose. Em vez de os manter magros e em estado de alto vigor, as lecitinas do glten inibem o metabolismo da insulina, interferindo no uso eficiente das calorias para produzir energia. Comer glten como por o tipo errado de aditivo em seu carro. Em vez de alimentar a mquina, ele a emperra (em menor extenso, o milho tem o mesmo efeito, embora no exera tanta influncia no aumento de peso dos de tipo O quanto o trigo). Tenho visto pessoas gordas de tipo O, que at ento, no haviam obtido sucesso com outros regimes, perderam rapidamente peso apenas eliminando o trigo de suas dietas. As pessoas de tipo O so mais magras quando seus tecidos musculares permanecem num estado de leve acidez metablica. Nesse estado, as calorias so utilizadas mais rapidamente. Um terceiro fator de ganho de peso no tipo O relaciona-se regulagem da tireide. As pessoas de tipo O tm uma tendncia a apresentar baixos nveis de hormnio tireoidiano. Essa condio chamada de hipotireoidismo ocorre porque os de tipo O tendem a no captar bastante iodo um mineral cuja nica finalidade a produo do hormnio tireoidiano. Os sintomas de hipotireoidismo incluem ganho de peso, reteno de lquidos, perda muscular e fadiga. ALIMENTOS QUE ESTIMULAM O AUMENTO DE PESO GLTEN DO TRIGO FEIJO ROXINHO Interfere na eficincia da insulina; Diminui o ritmo metablico. Reduz a utilizao das calorias.

_______________________________________________________________________ Av.Doze de Outubro, 226 Bairro Assuno SantoAndr So Paulo


Tel. 4436-6025 - www.clinicashentao.com.br

Clinica Shen Tao Medicina Chinesa e Complementar


FEIJO BRANCO LENTILHAS REPOLHO COUVE DE BRUXELAS COUVE FLOR FOLHAS DE MOSTARDA Reduz a utilizao das calorias. Inibe o metabolismo apropriado dos nutrientes. Inibe o hormnio tireoidiano. Inibe o hormnio tireoidiano. Inibe o hormnio tireoidiano. Inibe a produo tireoidea.

ALIMENTOS QUE ESTIMULAM A PERDA DE PESO ALGAS FRUTOS DO MAR *SAL IODADO FGADO CARNE VERMELHA, COUVE, ESPINAFRE, BRCOLIS Contm iodo. Contm iodo; Aumentam a produo do hormnio tireoidiano. Contm iodo; Aumenta a produo do hormnio tireoidiano. Fonte de vitamina B; Aumenta a eficincia do metabolismo. Aumentam a eficincia do metabolismo

* prefervel obter o iodo de fontes como frutos do mar e algas, pois o sdio pode contribuir para aumentar a presso sangunea e a reteno de gua.

Coma carne magra de gado, cordeiro, peru e frango magros ou os peixes recomendados, to freqentemente quando desejar. Os de tipo O podem digerir e metabolizar eficientemente carnes porque tendem a possuir elevada quantidade de cido estomacal. Este foi um componente essencial para a sobrevivncia dos primitivos de tipo O. Contudo, voc deve ter o cuidado de equilibrar o consumo de protenas de carnes com o de verduras e frutas apropriadas para evitar a superacidificao que pode causar lceras e irritao da mucosa estomacal.

FRUTOS DO MAR Certos fatores de coagulao do sangue desenvolveram-se quando os seres humanos se adaptaram s mudanas ambientais e no eram inerentes ao sangue dos primitivos de tipo O. Por essa razo, os de tipo O geralmente tem o sangue ralo, resistente coagulao. Os frutos do mar devem ser um dos principais componentes da dieta de tipo O. As pessoas de tipo O deveriam restringir drasticamente o consumo dirio de laticnios. Seu organismo mal adaptado para o metabolismo apropriado desses produtos e no h alimentos altamente benficos para eles nesse grupo.

FRUTAS SECAS E SEMENTES Voc com certeza no precisa delas em sua dieta e deve consumi-las com muita moderao, pois so ricas em gordura.

_______________________________________________________________________ Av.Doze de Outubro, 226 Bairro Assuno SantoAndr So Paulo


Tel. 4436-6025 - www.clinicashentao.com.br

Clinica Shen Tao Medicina Chinesa e Complementar

CEREAIS Os de tipo O no toleram os produtos de trigo integral e devem elimin-los completamente de sua dieta. Esses alimentos contm lecitinas que reagem contra seu tipo sanguneo, dificultam a atividade de seu aparelho digestivo e interferem na absoro apropriada dos alimentos benficos. Os alimentos base de trigo so um dos principais culpados pelo aumento de peso nas pessoas de tipo O.

PES E BOLOS Obviamente pes e bolos so uma fonte de problemas para os de tipo O, uma vez que a maior parte deles a base de trigo.

GROS E MASSAS No h gros ou massas que possam ser classificados como benficos para os de tipo O. Massas feitas de trigo sarraceno, raiz de girassol ou farinha de arroz so melhores toleradas pelos de tipo O.

SUCOS E CALDOS Se for tomar suco de fruta, escolha uma variedade pobre em sacarose. Evite sucos ricos em acar como o de ma ou a cidra.

CONDIMENTOS No h condimentos altamente benficos para os de tipo O. Se voc vai por mostarda, maionese ou outro molho de salada em sua comida, faa-o com moderao e escolha as variedades pobres em gordura e acar.

BEBIDAS H muito poucas bebidas recomendveis para as pessoas de tipo O. Cerveja pode ser tomada, mas com moderao, e no uma boa escolha se voc quer perder peso. Pequenas quantidades de vinho so permitidas, mas no diariamente. Ch verde um aceitvel substituto para outros produtos cafenados. O problema que o caf apresenta para os de tipo O o aumento dos nveis de acidez estomacal que ele provoca. As pessoas de tipo O j tem altos nveis de acidez estomacal; no precisam aument-la. Sintomas de abstinncia como dor de cabea, fadiga e irritabilidade no ocorrero se voc abandonar esse hbito gradualmente. O ch verde uma boa alternativa cafenada.

_______________________________________________________________________ Av.Doze de Outubro, 226 Bairro Assuno SantoAndr So Paulo


Tel. 4436-6025 - www.clinicashentao.com.br

Clinica Shen Tao Medicina Chinesa e Complementar

PERFIL ESTRESSE/EXERCCIO PARA O TIPO O Quando voc enfrenta um estresse, seu corpo toma as providncias. As glndulas supra-renais lanam seus hormnios no sangue e voc se torna tremendamente ativo. As pessoas sadias de tipo O tm capacidade de liberar foras hormonais por meio de vigorosos e intensos exerccios fsicos. Seu organismo est literalmente adaptado para isso. As pessoas de tipo O que desejam perder peso devem praticar exerccios fsicos intensos. Isto porque esse tipo de exerccio torna o tecido muscular mais cido e intensifica a queima de gorduras no organismo. A QUESTO DA PERSONALIDADE Toda pessoa de sangue tipo O possui uma memria gentica de fora, resistncia, autoconfiana, ousadia, intuio e um otimismo inato. Talvez voc tenha tambm herdado o impulso para ter sucesso e as qualidades de liderana prprias do tipo O - fora, certeza e poder - combinados a uma boa sade e otimismo. Al Capone era um tipo O. Esse um exemplo de liderana levada ao extremo. Tambm o o ex-presidente sovitico Mikhail Gorbatchov um dos que mais assumiram riscos nos tempos modernos. A rainha Elizabeth II, da Gr-Bretanha, tem sangue tipo O, assim como seu filho Charles, o prncipe de Gales. TIPO O O Caador _____________________ forte, autoconfiante, lder

VANTAGENS

Aparelho forte.

digestivo Sistema imunolgico Sistema programado forte, defesas naturais para ter metabolismo contra infeces. eficaz e preservar os nutrientes. novas O sistema imunolgico pode ser excessivamente condies ativo e atacar a si mesmo.

FRAQUEZAS

Intolerncia dietas e ambientais.

RISCOS P/A SADE

Distrbios na Doenas inflamatrias, lceras, alergias. coagulao sangunea. artrite, baixa produo de hormnios da tireide. Muita protena, comedor Carne, peixe, verduras e Limitados: cereais, de carnes. frutas. feijes e legumes.

PERFIL DIETTICO

_______________________________________________________________________ Av.Doze de Outubro, 226 Bairro Assuno SantoAndr So Paulo


Tel. 4436-6025 - www.clinicashentao.com.br

Clinica Shen Tao Medicina Chinesa e Complementar

FATORES DE PERDA DE PESO

Evite: trigo, milho, Benficos: algas marinhas, frutos do mar, sal, feijes comuns, feijes fgado, carne vermelha, couve, espinafre, brcolis. brancos, lentilhas, repolho, couve de bruxelas, couve-flor, folhas de mostarda. Vitamina B, vitamina K. Clcio e iodo. Alcauz, algas marinhas.

SUPLEMENTOS EXERCCIOS

Exerccios fsicos intensos, como aerbicos, artes marciais, esportes em que haja contato com os adversrios, corrida.

ALIMENTAO IDEAL PARA TIPO SANGUNEO O ALIMENTO CARNES PEIXES FRUTOS DO MAR LATICNIOS OVOS ALTAMENTE BENFICOS carne de boi, carneiro, vitela. Bacalhau, badejo, sardinha, linguado, salmo NEUTROS frango, peru NOCIVOS

LEOS GORDURAS FRUTAS SECAS SEMENTES FEIJES LEGUMES CEREAIS PES BOLOS

azeite de oliva. Nozes, semente de abbora ervilha, feijo rajado. creme de arroz, farelo de arroz, trigo sarraceno. po de ezequiel, po de esseno.

GROS MASSAS VERDURAS abbora, brcolis, espinafre, alface romana, acelga, salsa.

bacon, presunto, porco. atum, camaro, arenque (conserva) lagosta. polvo, salmo defumado, caviar. feta (queijo de leite de todas as variedades de cabra), mozzarella, iogurte, queijo parmemanteiga, queijo so, queijo cremoso, minas. leite desnatado ou com at 2% de gordura, queijo provolone. leo de canola. leo de milho, leo de amendoim. nozes pec, castanhas, amendoim, castanha avels, pinha. do par, pistache, castanha de caj feijo preto, ervilha ver- feijo branco, de, vagem, gro de bico. lentilhas (vrios tipos) fub, farinha, flocos de aveia, flocos de milho, creme de trigo. bolo de arroz, bagels de trigo, po de centeio, matzo (po zimo), po sem glten. bolo de milho, bolo ingls, po de trigo integral. po preto de centeio peneirado. arroz branco, farinha branca, arroz integral. farinha de trigo, farinha de trigo integral. abobrinha, agrio, batata inglesa de casca inhame. vermelha, beringela.

_______________________________________________________________________ Av.Doze de Outubro, 226 Bairro Assuno SantoAndr So Paulo


Tel. 4436-6025 - www.clinicashentao.com.br

Clinica Shen Tao Medicina Chinesa e Complementar


FRUTAS ameixa preta, figo. abacaxi, banana, caqui, pra, ma, mamo, limo, pssego, manga. aipo, cenoura, suco de verdura (com as que foram recomendadas), pepino, tomate, uva, mamo. acar branco, acar mascavo, bergamota, mel de abelha, alecrim, alho, manjerona, chocolate. mostarda, gelatina (das frutas), molho ingls, maionese. ginseng, valeriana, camomila. abacate, amora preta, melo, laranja, coco, morango, tangerina. couve, ma, laranja.

SUCOS CALDOS

abacaxi, ameixa seca, cereja preta.

ESPECIARIAS

curry, salsa, algas rodimeniceas.

vinagre de ma, mel de milho, canela, baunilha, pimenta branca. Ketchup, picles de endro. alo, bardana.

CONDIMENTOS

CHS DE ERVAS

BEBIDAS

pimenta de caiena, salsa, lpulo, gengibre, salsaparrilha, hortel pimenta. gua de seltz (gua cerveja, ch verde, vigasosa natural) nho branco, vinho tinto.

caf, ch preto, licor destilado, soda.

MINERAIS, VITAMINAS E ERVAS FITOQUMICAS RECOMENDADAS PARA O TIPO O: Certos minerais e vitaminas comuns so to abundantes nos alimentos das pessoas de tipo O que normalmente no h necessidade de complementao. Isso inclui a vitamina C e o ferro - embora no faa mal tomar um suplemento de 500mg de vitamina C por dia. No preciso tomar suplemento de vitamina D. Muitos alimentos so ricos nessa vitamina e sua melhor fonte de todas a luz do sol. Todas essas recomendaes so indicadas para quem aderiu dieta Tipo O. Minerais: Iodo, Clcio, Mangans, Enxofre. Vitaminas: Vitamina C (500mg/dia) e todas do tipo B, de acordo com seus sintomas de carncias. Ervas: Alcauz, para problemas estomacais. Fucus, para emagrecer. No devem ser usadas : As vitaminas A e E.

_______________________________________________________________________ Av.Doze de Outubro, 226 Bairro Assuno SantoAndr So Paulo


Tel. 4436-6025 - www.clinicashentao.com.br

Potrebbero piacerti anche