Sei sulla pagina 1di 17

DEPARTAMENTO DE LETRAS A CRNICA EM SALA DE AULA: TRABALHANDO COM UM GNERO menormENORMEnormenor...1 Maria Cristina Cardoso Ribas (UERJ) maricrisribas@uol.com.

br Milena Salles Marques Doms (UERJ) Ketiley da Silva Pessanha (UERJ)2

INTRODUO
Crnica Era uma vez o mundo. (Oswald de Andrade)

Ao lermos o poema-comprimido de Oswald, podemos encontrar um dstico conceitual. Para alm da via etimolgica, sem, no entanto descart-la, a conciso do modernista antropofgico formula uma inteligente explicao. De maneira condensada, encontramos apenas dois pequenos versos, cuja banalidade encanta pela preciso e pela habilidade do poeta que se permite explicar sem enquadrar, que ao mesmo tempo formula e desliza da grade conceitual. Assim Oswald junta, sob o ttulo crnica, a condio hbrida desse gnero textual, considerado por tanto tempo e grande parte da crtica, como gnero menor. E justamente o hibridismo e o teor corriqueiro formulam a sua condio de fertilidade. Qual seria, ento, o valor da crnica na lente oswaldiana?
Poema de Jos Paulo Paes em homenagem a Manuel Bandeira um poeta menormENORMEnor...
1

PAES, Jos Paulo. Calendrio Perplexo. So Paulo: Fices, 1983. A homenagem aludida est citada na Tese de Doutorado de Maria Cristina Ribas: O que eu vejo o beco o entrelugar na potica de Manuel Bandeira. (UFRJ, 1997) Milena Domas e Ketiley Pessanha so bolsistas de Iniciao Docncia, Letras, Faculdade de Formao de Professores da UERJ, no projeto Prticas de ensino em literatura e jornal: quem quer integrar este caso, orientado pela Prof. Dra. Maria Cristina Ribas. (E-mail: maricrisribas@uol.com.br)
2

SOLETRAS, Ano IX, N 18. So Gonalo: UERJ, 2009

FACULDADE DE FORMAO DE PROFESSORES Basta ler o poema. Ler em sua condio polissmica e em sua simplicidade. Tomemos o primeiro verso: Era uma vez; once upon a time; il tait une fois a frmula resgata o enunciado que inaugura as fbulas, as narrativas, o texto ficcional; trata-se de um fragmento que chama os ouvintes para a histria que daqui a pouco vai comear; e d um (pseudo)referencial de tempo e espao, mas que basta para o leitor. Era uma vez no precisa de sculo, ano, hora e uma nova cronologia fundada pelo olhar do cronista e parece satisfazer aos leitores, lhes garantir a suficincia. Leitores que aqui so tambm ouvintes e que, por conta da coloquialidade da crnica, do tom de conversa, do chamado envolvente que ecoa a fala ao p do ouvido ou evoca no imaginrio os contos de fada representa, ao mesmo tempo, um encontro das subjetividades (im)precisas autor e leitor. Vale lembrar que entre estas duas personae o dilogo normalmente difcil, a relao distante o suficiente para at mesmo impedir a leitura. Mas na crnica a proximidade, a vizinhana, a intimidade autorleitor vo sendo produzidas no percurso da leitura. Do segundo verso: Aqui o leitor esbarra ou encontra a solidez de o mundo. Representa o referencial, a matriz, a palpabilidade e por que no? a objetividade; isto se o mundo for lido em sua materialidade, por contraste fluidez ou a liquidez dos contos de fadas, dos causos sugeridos em era uma vez do primeiro verso. Assim, no pequeno jogo do poema, Oswald arquiteta uma ampla construo: da crnica como fuso do era uma vez com o mundo, enfim, formula poeticamente a proposta de entend-la como gnero misto em que dialogam fico, confisso e fato; e j que falamos em hibridismo, podemos fundir tais palavras no esforo de entender de novo a crnica: uma provvel confico. Continuando a leitura do pequeno dstico, versos livres, sem rima, mas to sonoros que persistem em ecoar na nossa memria, percebemos outra possibilidade: a do jogo, da brincadeira. Sem interrupo ou pausa, a leitura direta do poema traz uma farpa oswaldiana: Era uma vez o mundo ou seja, j era, acabou, finito. E esta representa outro ponto de vista sobre a matria tematizada, um novo foco oblquo do cronista sobre o circundante.

SOLETRAS, Ano IX, N 18. So Gonalo: UERJ, 2009

DEPARTAMENTO DE LETRAS 1. Da pesquisa: a crnica, gnero hbrido, texto anfbio... O presente trabalho vincula-se ao projeto Prticas de Ensino em Literatura e Jornal: quem quer integrar este caso?, pesquisa de Iniciao Docncia, orientada pela Prof. Dra. Maria Cristina Ribas. Em artigos recentes discutimos a questo do jornal enquanto possibilidade acessvel e produtiva para o aprimoramento da leitura crtica. Inserindo-o no conjunto das novas tecnologias e pensando na sua contribuio enriquecedora para o universo de interesses do aluno, apresentamos posteriormente uma nova proposta de trabalho com jornais online. Na presente etapa da nossa pesquisa, o objetivo manter o vis dos temas relacionados ao jornal, ao ensino e leitura ativa. Assim, conscientes da dificuldade em estabelecer precises conceituais do gnero, voltamo-nos para a crnica como um gnero hbrido, um texto anfbio, em sua vida dupla, produto do dilogo entre literatura e jornal, fico, confisso e mundo. E nosso estudo tem proposta pedaggica, ou seja, sempre estamos pensando em como o trabalho com a crnica pode contribuir para o ensino da leitura e produo, enfim, para o desenvolvimento da escrita conjugada reflexo crtica dos alunos, desde as sries do Fundamental. Pretendemos tambm mostrar o trajeto percorrido por este gnero textual na historiografia literria brasileira e, conforme mencionamos, apresentar algumas sugestes para um trabalho especfico com crnicas no contexto escolar. Para atendermos aos objetivos de nosso trabalho, recorremos s reflexes de A. Candido (1993), Jorge de S (1987), Arriguci Jr. (1987) e palavra potica de Oswald de Andrade e Carlos Drummond (1999).

2. Crnica: consideraes em torno da etimologia e trajetria Como todos sabem, etimologicamente a palavra crnica est ligada ao termo chronos, palavra grega que designava o tempo linearmente concebido. Pela via etimolgica a crnica, em sua primeira acepo assume a funo de registrar os fatos do cotidiano, acontecimentos capazes de representar ou at mesmo datar determinada reSOLETRAS, Ano IX, N 18. So Gonalo: UERJ, 2009

FACULDADE DE FORMAO DE PROFESSORES alidade social. Esse papel de registrar os fatos alcana o seu pice nas crnicas medievais em que a organizao dos acontecimentos era realizada atravs de sua sequncia temporal; Walter Benjamin (1994, p. 209), autor que analisa a crnica como forma pica lembra-nos que os cronistas medievais, representantes clssicos do gnero e os historiadores da poca podem ser considerados os precursores da historiografia moderna. O mesmo autor esclarece: O cronista que narra os acontecimentos, sem distinguir entre os grandes e os pequenos, leva em conta a verdade de que nada do que um dia aconteceu pode ser considerado perdido na histria. (1994, p. 223). possvel perceber na afirmao benjaminiana a relevncia do dito irrelevante, do detalhe, do pequeno, para a afirmao da memria social. Tal citao nos faz perceber que, embora a concepo atual de crnica tenha sofrido muitas modificaes com relao crnica medieval como, por exemplo, o fato de ser literatura, arte e no simplesmente uma transcrio histrica -, uma caracterstica conservou-se intacta: a preocupao dos cronistas em fazer com os que os acontecimentos mantenham-se vivos atravs do registro. Na crnica, os fatos no se perdem, sejam recentes ou no, continuam sempre atuais como fonte de reflexo. um resgate da histria, do que no deve ser esquecido, a visibilizao do invisvel. No Brasil, a crnica precisou percorrer um longo caminho para que alcanasse reconhecimento enquanto gnero literrio. Ela teria nascido preferimos dizer, se tornado visvel a partir do momento em que o jornal torna-se cotidiano, acessvel (CANDIDO, 1993), com o triunfo da imprensa no sculo XIX, momento em que ainda vigorava o Romantismo; nesse perodo, a crnica e o romance de folhetim foram responsveis para o jornal tornar-se cultura de massa no Brasil, com nfase no Rio de Janeiro. A difuso do jornal, alis, representou um dos momentos mais importantes do percurso da crnica, pois permitiu a abertura de espao para textos curtos, o que inclui o j citado folhetim e o ensaio, os quais constituram o gnero aqui discutido como heterogneo.
Na crnica brasileira, pode-se cogitar que ocorre uma espcie de fuso de dois tipos de textos: o ensaio, do qual retoma certo desprezo pelo rigor acadmico, levando a um tratamento mais informal dos assuntos abordados, e o folhetim de onde absorve a dimenso ficcional dos even-

10

SOLETRAS, Ano IX, N 18. So Gonalo: UERJ, 2009

DEPARTAMENTO DE LETRAS
tos e temas descritos por esta forma literria. Essa mescla ratifica a identidade da crnica brasileira como espao heterogneo. (FREITAS, 2004).

Retomando A. Candido (1993), a crnica que conhecemos hoje, antes de ser crnica propriamente dita, foi folhetim, um artigo localizado no rodap das pginas sobre questes do dia a dia. Com o tempo, o chamado folhetim diminuiu, ganhou um tom ligeiro, at que fossem formadas as atuais configuraes do gnero crnica. possvel ainda trazer algumas consideraes de Jorge de S (1987, p. 5, 6) sobre o histrico da crnica. O autor identifica Pero Vaz de Caminha como nosso primeiro cronista porque, em sua carta, recria com engenho e arte tudo o que ele registra no contato direto com os ndios e seus costumes, ou seja, cumpre com o princpio bsico da crnica: registrar o circunstancial. Jorge de S (1987) chega a dizer que, por esse motivo, a literatura brasileira teria nascido da crnica, desse gnero to ao gosto da cultura brasileira. Outro fator de destaque o esforo empenhado por escritores como Alencar, Machado, Bilac, Joo do Rio o Paulo Barreto e Drummond para promover o citado gnero arte literria. Esses autores escreveram crnicas, na busca de unir ao registro jornalstico dos fatos uma dimenso potica. (FREITAS, 2004). J no sculo XX, aps ganhar dimenso autoral, a crnica alcanou o status de gnero capaz de permanecer no tempo, conjugando sincronia e diacronia. Como afirma Drummond (1999)3, Crnicas escritas h mais de cem anos (...) esto hoje vivas como naquele tempo. Os acontecimentos perderam a atualidade, mas a crnica no perdeu (...).. Nesse mesmo sculo, encontramos outra etapa essencial para a trajetria do gnero em nosso pas: o Modernismo, que ao primar pela linguagem coloquial, influenciou a escrita de crnicas; alm disso, ocorre um alargamento ainda maior da produo jornalstica, somada publicao de revistas literrias. A modernizao da imprensa no sculo XX modifica o sentido da crnica de forma que esta passa a ser o prprio fato moderno, submetendo-se aos choques da novidade ao consumo imediato e s inquietaes de um desejo sem-

Uma prosa (indita) com Carlos Drummond de Andrade. Caros Amigos.


SOLETRAS, Ano IX, N 18. So Gonalo: UERJ, 2009

11

FACULDADE DE FORMAO DE PROFESSORES pre insatisfeito, rpida transformao e fugacidade da vida moderna. (ARRIGUCI JR., 1987, p. 59). A partir da segunda metade do sculo XX, a configurao da crnica muda no apenas no aspecto da produo, mas tambm no da recepo. Nesse momento, autores como Rubem Braga e Paulo Mendes Campos passam a escrever exclusivamente crnicas, os textos do gnero comeam a ser publicados em livros com maior regularidade e os leitores a apresentar uma atitude diferenciada diante da crnica. Nesse contexto, a crnica no precisa dividir espao com as notcias do jornal, seu meio de divulgao ampliado com o aumento de publicaes recorrentes.
(...) a mudana de suporte provoca um novo direcionamento: o pblico do jornal mais apressado e mais envolvido com as vrias matrias focalizadas pelo peridico; o pblico do livro mais seletivo, mais reflexivo at pela possibilidade de escolher (...) o autor de sua preferncia. (JORGE DE S, 1987, p. 85).

Ao longo do caminho percorrido e construdo pela crnica, a inteno de informar (carter jornalstico) foi substituda pela inteno de divertir (funo de entretenimento), na busca de penetrar poesia adentro (CANDIDO, 1993, p. 24 e 25). Dessa forma, a unio entre a miudeza do cotidiano, um toque de humor e poesia representa o amadurecimento da crnica posio que hoje ela ocupa no olhar dos crticos e leitores no especializados. Outro ponto a ser observado com relao crnica atual so as questes de suporte e veculo; a crnica do sculo XXI ultrapassa o espao dos jornais, das revistas e dos livros e ganha cada vez mais lugar no contexto da internet atravs de colunas online ou blogs de autores como Lus Fernando Verssimo e Arnaldo Jabor que tambm produzem outros gneros textuais.

3. A crnica e suas marcas (im)precisas Poderamos pensar a crnica como um texto curto, em prosa, texto que, a partir de um fato cotidiano, desenvolve reflexes do cronista com humor, poesia, ironia e crtica; contudo, conscientes da impossibilidade de apontar elementos como imanentes a determinado gnero textual hbrido mescla literrio/jornalstico -, apresentaremos, aqui, algumas tendncias, observadas na nossa leitura de cr12
SOLETRAS, Ano IX, N 18. So Gonalo: UERJ, 2009

DEPARTAMENTO DE LETRAS nicas, leitura essa voltada para o ensino. Em primeiro lugar, importante enfatizar o carter hbrido com que podemos identificar esse gnero textual; como comentamos anteriormente, a crnica uma mescla de jornalismo e literatura, ou seja, produto do discurso jornalstico e consequentemente do miditico e, ao mesmo tempo, inclui-se entre os gneros literrios: oscila, pois, entre a reportagem e a Literatura, entre o relato impessoal, frio e desconhecido de um acontecimento trivial, e a recriao do cotidiano por meio da fantasia. (MOISS, 1982, p. 247). Ressalvamos aqui que oscila, no nosso entendimento, no remonta hesitao, no tem carter pejorativo de qualquer espcie; ao contrrio, justamente seu fator de enriquecimento. Aqui entendemos o pendular como opo pela duplicidade da a insistncia no hibridismo como qualidade e a correspondente imagem, por ns aqui assumida, da crnica como texto anfbio. Esse hibridismo tambm se estende ao carter da crnica de registrar subjetivamente o circunstancial, em que, mais uma vez, encontramos a unio de literatura e jornal: de um lado o registro, que identificado no discurso literrio, transcende o presente e eterniza-se, do outro, o circunstancial, fugaz, fruto do aqui e agora, o qual o jornal encarrega-se da misso de inscrever. Dizemos, pois, que tal carter ratifica o hibridismo do gnero, porque registro e circunstancial so aspectos provenientes de categorias opostas, aparentemente inconciliveis e que, na crnica, encontram-se aliadas. As relaes entre crnica e jornal apresentam-se como um dos traos fundamentais do gnero estudado. Drummond (1999, p. 13) esclarece que nessa relao, a crnica coloca-se perto do dia a dia, seja nos temas ligados vida cotidiana, seja na linguagem despojada e coloquial do jornalismo. O autor tambm aponta outras marcas da insero da crnica no contexto jornalstico:
[A crnica] surge inesperadamente como um instante de pausa para o leitor fatigado com a frieza da objetividade jornalstica. De extenso limitada, essa pausa se caracteriza exatamente por ir contra as tendncias fundamentais do meio em que aparece (...). Se a notcia deve ser sempre objetiva e impessoal, a crnica subjetiva e pessoal. Se a linguagem jornalstica deve ser precisa e enxuta, a crnica impressionista e lrica. (DRUMMOND, 1999, p. 13).

Essa vinculao da crnica ao jornal leva-nos, ainda, a pensar em outras questes relacionadas ao gnero. Segundo Jorge de S
SOLETRAS, Ano IX, N 18. So Gonalo: UERJ, 2009

13

FACULDADE DE FORMAO DE PROFESSORES (1987, p. 7 e 8), a crnica relata um fato a um pblico especfico, nesse caso, o pblico ao qual o jornal se destina. Ele afirma que a vinculao ao jornal e ao seu pblico significa limitao de ideologia, a qual dever concordar com a do veculo e de seus consumidores, e ainda limitao de espao, visto que a crnica divide a pgina com outras matrias, o que obriga o redator a explorar da maneira mais econmica possvel o pequeno espao de que dispe. Porm, para o autor, esses fatores no fazem com que a insero da crnica no discurso jornalstico seja algo negativo, pois dessa economia que surge sua riqueza estrutural. A. Candido (1993, p. 24) tambm nos apresenta pontos positivos que nascem desse vnculo. De acordo com o autor, por ser filha do jornal e da era da mquina, a crnica no tem pretenses a durar; uma de suas marcas a efemeridade que a auxilia a transformar a literatura em algo ntimo com relao vida de cada um de ns. A crnica herda no s o carter efmero, mas tambm a precariedade e a transitoriedade do jornal, o que no a impede de ser insinuante e reveladora; ela atua no contexto jornalstico, mas no possibilita que a essncia da palavra se dissolva de todo ou depressa demais [nesse] contexto, mas ganhe relevo, permitindo que o leitor a sinta na fora de seus valores prprios e a que o seu carter jornalstico une-se ao literrio. Uma singularidade est no fato de a crnica ser tida como um gnero menor. Conforme afirma A. Candido (1993, p. 23), ela (...) no um gnero maior. No se imagina uma literatura feita de grandes cronistas (...). Como vimos, a crnica assume a efemeridade do jornal; esse pode ser um dos motivos para que a considerem como um gnero menor, pois de acordo com o j esclarecido, ela no tem a pretenso de se eternizar, de permanecer na lembrana e na admirao da posteridade, de forma que os crticos no lhe atribuem o status literrio do romance e dos demais gneros consagrados. Alm disso, de acordo com Jorge de S (1987, p. 9), a crnica pode transmitir a aparncia de superficialidade ao desenvolver o tema por ela tratado. Entendida como um descanso em meio s notcias do jornal, a crnica deixa de ser comentrio mais ou menos argumentativo e expositivo para virar conversa fiada, (...) como se (...) pusesse de lado qualquer seriedade nos problemas (...) (CANDIDO,
14
SOLETRAS, Ano IX, N 18. So Gonalo: UERJ, 2009

DEPARTAMENTO DE LETRAS 1993, p. 26). Na verdade, a crnica leva reflexo e crtica social, mas ao faz-lo atravs de uma linguagem simples, leve, aparentemente superficial, pode parecer indigna do ttulo de gnero maior. Ao divinizar o gnero, A. Candido (1993) nos mostra o que subjaz simplicidade e efemeridade da crnica. Em sua afirmao, entendemos que ser um gnero menor no algo negativo:
(...) parece mesmo que a crnica um gnero menor. Graas a Deus, seria o caso de dizer, porque sendo assim ela fica perto de ns. E para muitos pode servir de caminho no apenas para a vida, que ela serve de perto, mas para a literatura. (CANDIDO, 1993, p. 23).

O autor explica que atravs da sua simplicidade, a crnica ajusta-se sensibilidade diria; despretensiosa, mas trabalha com a humanizao, de forma a aprofundar o significado dos temas e aproximar-se mais do leitor. Destaca-se tambm, como fator favorvel crnica enquanto gnero menor, a quebra do monumental: a crnica faz parte do dia a dia e nela no h espao para rebuscamento, ela parte do momento e retira dele o que h de mais profundo; mais uma vez, o beneficiado o leitor que pode ter contato e intimidade com um texto leve, prximo ao que h de mais natural no modo de ser do nosso tempo. (CANDIDO, 1993, p. 24 e 25) Falando ainda sobre as tendncias que podem ser observadas na leitura de crnicas, ressaltamos o humor, o qual quase sempre utilizado na configurao desse gnero textual (CANDIDO, 1993, p. 26). Atravs do humor, do ar de quem est falando coisas sem maior consequncia a crnica capaz de no apenas entrar fundo no significado dos atos e sentimentos do homem, mas (...) levar longe crtica social. Jorge de S (1987, p. 23) afirma que a busca pelo pitoresco permite ao cronista captar o lado engraado das coisas, de forma que o riso torna-se o meio para reflexes mais profundas. O humor , pois, um recurso que assume a funo de recuperar a poesia, confirmando que a crnica e seu contexto jornalstico so uma realizao literria sempre. A segunda tendncia que nos dispomos a comentar o dialogismo presente nas crnicas. De acordo com Jorge de S (1987, p. 11), a partir do coloquialismo com o qual se constri o gnero, criase um dilogo entre o cronista e o leitor, de maneira a equilibrar o

SOLETRAS, Ano IX, N 18. So Gonalo: UERJ, 2009

15

FACULDADE DE FORMAO DE PROFESSORES carter informal e o literrio e possibilitar diferentes interpretaes acerca do tema tratado em uma crnica. O terceiro e ltimo trao a atualidade. Apesar de escrita para o jornal, que nas palavras de Drummond (1999) to vivo num dia e um sepulcro no dia seguinte, a crnica possui a capacidade de manter-se atual, pois em meio objetividade do discurso jornalstico, consegue manter algo de subjetivo. Conforme observa o mesmo autor, embora possua certa fugacidade, a crnica no assim to passageira, ela permanece atravs da sua subjetividade e de seu interesse em levar reflexo sobre os fatos.
Crnicas escritas h mais de cem anos (...) esto hoje vivas como naquele tempo. Os acontecimentos perderam a atualidade, mas a crnica no perdeu, porque ela traduz uma viso to sutil, to maliciosa, to viva da realidade, que o acontecimento fica valendo pela interpretao (...). (DRUMMOND, 1999, p. 13).

Assim, a partir da anlise das principais marcas apresentadas pela crnica, j possvel encontrar um caminho para a proposta de utilizar esse gnero textual como estmulo leitura, afinal, com seu poder de humanizar, com sua graa e beleza a crnica est perto do leitor, criando vnculos e permitindo-lhe aprofundar-se nos temas por ela abordados.

4. A crnica e suas tendncias: algumas contribuies do gnero ao ensino Depois de observarmos alguns pontos da trajetria percorrida pela crnica, bem como um resumo dos traos do gnero, podemos passar para a discusso principal proposta nesse trabalho: a crnica enquanto estmulo leitura e suas contribuies ao ensino de lngua portuguesa. consenso que, para o professor de lngua portuguesa e literatura, fazer com que a leitura desperte o interesse dos alunos, disputando com os meios de comunicao, um desafio. Todavia, como j visto em trabalhos anteriores, no se trata de meramente competir com a mdia, mas de aproveitar o que dela h de melhor para o ensino. nesse contexto que a crnica est inserida, pois ao mesclar literatura e jornal, pertence a esse universo miditico, cabendo-nos des16
SOLETRAS, Ano IX, N 18. So Gonalo: UERJ, 2009

DEPARTAMENTO DE LETRAS cobrir de que maneira pode ser trabalhada como incentivo leitura ativa e promoo crtica social. Alguns dos elementos ligados crnica, anteriormente discutidos, podero nos ajudar a compreender essa funo do gnero na sua relao com o ensino. A primeira marca a ser destacada a capacidade da crnica de aproximar-se do leitor; como vimos, a crnica quebra o monumental e a nfase, de forma a trazer ao leitor leveza, simplicidade. A. Candido esclarece que a magnitude do assunto e a pompa da linguagem podem atuar como disfarce da realidade e mesmo da verdade (1993, p. 24), cuja consequncia impedir uma leitura mais profunda sobre o tema abordado; a crnica no apresenta esse problema, pois seus assuntos so trabalhados a partir de uma linguagem simples, mas capaz de ajudar a estabelecer ou restabelecer a dimenso das coisas e das pessoas. Dessa forma, a crnica contribui no sentido de levar o aluno a um contato mais direto com a verdade.
curioso como elas mantm o ar despreocupado, de quem est falando coisas sem maior consequncia; e, no entanto, no apenas entram fundo no significado dos atos e sentimentos do homem, mas podem levar longe a crtica social (CANDIDO, 1993, p. 26).

No queremos dizer com isso, que os demais gneros textuais sejam incapazes de produzir reflexo, ou que devam ser desprezados, apenas propomos mostrar as vantagens de um trabalho especfico com a crnica, o qual poder unir o jornal e a literatura, parceria estudada em nosso projeto. Outra tendncia apontada por A. Candido (1993, p. 25) a humanizao, a qual pode ser identificada na quebra do monumental e no coloquialismo presente nas crnicas. possvel perceber na crnica, traos da oralidade em meio escrita, de maneira que os alunos podero descobrir no lugar de um rebuscamento excessivo, um tom menor de coisa familiar. Assim, entendemos que a crnica contribui no s pela aproximao entre texto e leitor, mas tambm para a construo de um trabalho com a oralidade em equilbrio com a escrita, orientao explcita nos PCNLP4.

Parmetros Curriculares Nacionais de Lngua Portuguesa. MEC.


SOLETRAS, Ano IX, N 18. So Gonalo: UERJ, 2009

17

FACULDADE DE FORMAO DE PROFESSORES Referindo-se ainda a essa aproximao entre a crnica e seus leitores, enfatizamos o dialogismo mencionado por Jorge de S (1987, p. 11) esse dilogo entre cronista e leitor se d a partir de um coloquialismo, na verdade, ocorre um equilbrio entre o coloquial e o literrio, permitindo que o lado espontneo e sensvel da crnica se mantenha como elemento provocador de outras vises do tema tratado no texto, ou seja, a crnica permite a construo de diferentes sentidos na leitura dos alunos (ORLANDI, 2000). H ainda nessa relao o que o Jorge de S (1987) chama de lirismo reflexivo: a crnica revela pensamentos profundos a partir de um fato, sem abandonar a magia da literatura. Tambm por estar perto do dia a dia, a crnica pode auxiliar at mesmo na construo da identidade do aluno, uma vez que conhecer e refletir sobre fatos do seu cotidiano. Da a importncia do instante, porque o flash do momento presente que nos projeta em diferentes direes, todas elas basicamente voltadas para a elaborao da nossa identidade. (S, 1987, p. 15). Outro fator o tambm j comentado humor, recurso quase sempre utilizado pelos cronistas para dar ao texto mais leveza, um tom de simplicidade e para enfim, divertir. De acordo com A. Candido, muitas vezes, os professores procuram incutir nos alunos uma ideia falsa de seriedade (1993, p. 27), como se os assuntos srios s pudessem ser tratados de forma grave, como se leveza fosse algo superficial, ou seja, no se leva em conta o princpio da crnica de produzir reflexo atravs de um ar de conversa fiada. Entendemos que a crnica capaz de ensinar e de, atravs da diverso, inspirar, atrair e fazer amadurecer a viso das coisas. O prprio Candido reconhece o quo significativa a leitura de crnicas com os alunos:
Quando vejo que os professores de agora fazem os alunos lerem cada vez mais as crnicas, fico pensando nas leituras de meu tempo de secundrio. Fico comparando e vendo a importncia deste agente de uma viso mais moderna na sua simplicidade reveladora e penetrante. (CANDIDO, 1993, p. 25).

O trabalho com a crnica, portanto, tanto no contexto do jornal como no do livro capaz de cumprir um dos principais objetivos do ensino: produzir leitura crtica, madura, consciente e numa atmosfera prazerosa, leve.

18

SOLETRAS, Ano IX, N 18. So Gonalo: UERJ, 2009

DEPARTAMENTO DE LETRAS Alm das contribuies descritas, podemos apontar ainda outra que, de maneira geral, efetiva-se a partir desse tipo de proposta pedaggica: os gneros textuais. Organizar atividades que envolvam crnicas significa inserir mais um gnero textual ao currculo, gnero este que se diferencia dos gneros maiores, geralmente os nicos explorados; tal atitude cumpre, mais uma vez com a orientao dos PCN:
Um leitor competente s pode construir-se mediante uma prtica constante de leitura de textos de fato, a partir de um trabalho que deve se organizar em torno da diversidade de textos que circulam socialmente. [...] Eis a primeira e talvez a mais importante estratgia didtica para a prtica de leitura: o trabalho com a diversidade textual. Sem ela pode-se at ensinar a ler, mas certamente no se formaro leitores competentes. (PCN, 1998, p. 94-95).

Santos e Souza (2007), em seu artigo A crnica literria na sala de aula: um incentivo leitura, explica que no ensino tradicional so apresentados aos alunos fragmentos de obras incapazes de motiv-los a refletir a respeito do que leem, so textos descontextualizados, que vistos apenas dentro de aspectos gramaticais, no contribuem de maneira satisfatria para o desenvolvimento crtico e intelectual dos alunos. Em outras palavras, ressalvamos aqui o dado de que trabalhar com textos literrios e, no caso, o gnero crnica representa um risco na medida em que pode ser reduzido a mero instrumento de tpicos de gramtica ou sintaxe. Trata-se, portanto, de uma questo de ordem metodolgica que no pode ser descartada. Reduzir literatura a ferramenta atrella nica e exclusivamente a um didatismo eventual. A crnica um gnero riqussimo que trata de temticas atuais, envolve personagens comuns, traz tona o annimo e promove, pela coloquialidade da linguagem e teor projetivo e atual do seu foco, a identificao quase imediata do leitor com o texto. Quantos benefcios podem ser trazidos para o desenvolvimento da observao, a crtica, do acervo cultural do leitor e aluno?! Ademais, um trabalho com a crnica pode ser um caminho para o estmulo produo textual, ensinar os alunos o que uma crnica, quais so os traos desse gnero textual e instig-los leitura do mesmo apenas o primeiro passo para lev-los a escrever sobre os fatos de seu cotidiano e a refletir sobre eles.
SOLETRAS, Ano IX, N 18. So Gonalo: UERJ, 2009

19

FACULDADE DE FORMAO DE PROFESSORES

5. Algumas sugestes para o trabalho com a crnica Diante do observado com relao ao trabalho insatisfatrio com crnicas nos livros didticos, apresentamos a seguir algumas sugestes de atividades com o gnero nos contextos do Ensino Fundamental e Mdio. Tais atividades podem partir da leitura de crnicas em jornais ou revistas e no necessariamente, das apresentadas pelos manuais didticos. A primeira sugesto o foco da crnica em uma faceta pica, atravs da qual o professor poderia propor aos alunos uma produo textual em que criariam, com base em um fato cotidiano, uma crnica com caractersticas de narrativa ficcional. Outra atividade semelhante, que permitiria inclusive, uma interdisciplinaridade com Histria, a exposio de uma crnica medieval, a qual se diferencia das crnicas atuais, por narrar os fatos em sua sequncia temporal, sendo considerada precursora da historiografia moderna. (BENJAMIN, 1994, p. 209). Leituras coletivas e interpretativas seriam mais uma opo para um trabalho especfico com crnicas; nesse tipo de atividade o professor daria aos estudantes liberdade para escolher os cronistas de sua preferncia, com a finalidade de realizar uma leitura que unisse o prazer do contato com um texto simples, muitas vezes engraado, sem deixar de lado a reflexo e a crtica social. Ademais, a partir da escolha de crnicas por parte dos alunos e da possvel produo de textos do gnero, o professor poderia criar com o grupo discente, blogs, nos quais as crnicas seriam expostas. Tal proposta despertaria o interesse dos alunos, pois veriam a valorizao da sua criatividade e funo social em suas produes. Outra proposta a realizao de encenaes baseadas na leitura de crnicas. Nessa atividade, os prprios alunos criariam o texto para a representao teatral, transformando a crnica em texto dramtico, os dilogos da encenao poderiam ainda ser a simples reproduo de dilogos presentes em muitas crnicas. Cabe aqui ressaltar a experincia vivida pelas alunas Amanda Monteiro, Sabrina

20

SOLETRAS, Ano IX, N 18. So Gonalo: UERJ, 2009

DEPARTAMENTO DE LETRAS Souza e Ana Carla Gonalves5 no Estgio Supervisionado de Lngua Portuguesa e Literatura I, ministrado na Faculdade de Formao de Professores da UERJ, no primeiro semestre de 2009 e realizado na Escola Estadual Tarcsio Bueno, em So Gonalo; a experincia foi compartilhada com os demais alunos da disciplina, em uma mesaredonda organizada pelo evento FFP para todos (2009). Na execuo do estgio, as graduandas priorizaram a crnica como gnero textual, propondo como atividade aos estudantes do Ensino Fundamental, justamente a encenao de crnicas a ser apresentada no auditrio da escola; de acordo com o relato das estagirias, a atividade foi muito bem aceita pelos alunos, os quais foram estimulados no apenas leitura de crnicas, mas tambm expresso de sua criatividade. As sugestes at aqui expostas, se aplicadas no contexto do Ensino Fundamental, poderiam abrir espao mais amplo para outros textos literrios em sala de aula. Como a Literatura s trabalhada enquanto disciplina no Ensino Mdio, o que percebemos na prtica a excluso de textos literrios, os quais so trabalhados apenas como meio para o ensino gramatical. Sendo a crnica um texto curto, de fcil entendimento, provocador de diferentes vises sobre o dia a dia, apresenta-se como um timo recurso para o trabalho da literatura por si s, nessa etapa do ensino. Tratando diretamente da Literatura enquanto disciplina, propomos acrescentar lista de autores estudados, os cronistas. A maioria dos livros didticos s apresenta os poemas, contos e romances de autores como Machado, Alencar e Bilac, de maneira que os alunos desconhecem a produo de crnicas dos nossos clssicos. Nomes como Rubem Braga e Stanislaw Ponte Preta (Srgio Porto), exclusivamente cronistas, no so nem mesmo mencionados. Outra vantagem da crnica na disciplina relaciona-se leitura dos principais autores; e como no h tempo disponvel para que os alunos tenham contato com todos os romances, por exemplo, atravs da leitura de crnicas, os estudantes conheceriam um pouco sobre a escrita de autores que acabam deixados de lado pela referida indisponibilidade de tempo durante o ano letivo e pelo habitual (pr)conceito da crnica como gnero menor.
5

As alunas citadas autorizaram a publicao de seus nomes.


SOLETRAS, Ano IX, N 18. So Gonalo: UERJ, 2009

21

FACULDADE DE FORMAO DE PROFESSORES

6. Consideraes finais A partir do exposto, possvel concluir que a crnica um gnero peculiar, que humaniza e dialoga com o leitor atravs de coloquialismo, leveza e subjetividade. Justamente por esses traos especficos que a aproximam do nosso cotidiano, entendemos que um trabalho com a crnica em sala de aula pode contribuir de maneira significativa para o ensino de lngua portuguesa e literatura, funcionando como um timo recurso para o estmulo leitura e reflexo. Sabemos que os PCN voltados para a disciplina lngua portuguesa apresentam a crnica como gnero textual privilegiado; contudo, na prtica, a crnica muitas vezes deixada de lado, substituda quase sempre pelo romance ou pelo poema, considerados gneros maiores. Diante das dificuldades encontradas pelos professores para despertar nos alunos o interesse pela leitura, encontrar um gnero textual com caractersticas capazes de incentivar e promover estratgias adequadas ao alcance desse objetivo, no algo que possa ser desprezado. Nossa inteno nesse trabalho foi apontar para algumas possibilidades de um trabalho mais especfico com a crnica, de forma a reverter positivamente para o aprendizado da lngua portuguesa e da literatura. Cabe a todos ns descobrir a grandeza desse gnero menor na busca de outros caminhos para o desenvolvimento da leitura e produo. Para que cada aluno possa escrever a sua histria... nesse mundo.

22

SOLETRAS, Ano IX, N 18. So Gonalo: UERJ, 2009

DEPARTAMENTO DE LETRAS REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ANDRADE, Carlos Drummond de. Uma prosa (indita) com Carlos Drummond de Andrade. Caros Amigos. So Paulo, n 29, p. 12-15, agosto, 1999. ARRIGUCI JR., David. Enigma e comentrio: Ensaios sobre literatura e experincia. So Paulo: Cia. das Letras, 1987. BENJAMIM, Walter. O narrador. In: ___. Magia e tcnica, arte e poltica: ensaios sobre literatura e histria da cultura. So Paulo: Brasiliense, 1994. ______. Sobre o conceito de histria. In: ___. Magia e tcnica, arte e poltica: ensaios sobre literatura e histria da cultura. So Paulo: Brasiliense, 1994. CANDIDO. Antonio. A vida ao rs do cho. In: CANDIDO, Antonio. Recortes: So Paulo: Cia. das Letras, 1993. FREITAS, Paulo Eduardo de. A crnica: sua trajetria; suas marcas. Disponvel em: <http://bibliotecadigital.unec.edu.br>. 2004. MOISS, Massaud. A criao literria Prosa. 11. ed. So Paulo: Cultrix, 1983. ORLANDI, Eni. Discurso e leitura. So Paulo: Cortez, 2001. PAES, Jos Paulo. Calendrio perplexo. So Paulo: Fices, 1983. PARMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE LNGUA PORTUGUESA. Braslia: Ministrio da Educao, 1998. RIBAS, Maria Cristina. Literatura e jornal: quem quer integrar este caso? Graphos: Revista da ps-graduao em Letras UFPB. Vol. 6 N 2/1, jul.-dez. 2004. SANTOS, I. A.; SOUZA, J. S. A crnica literria na sala de aula: um incentivo leitura. In: ZAIDAN, Junia; LINS, Penha; SALGUEIRO, Wilbert. (Org.). Lnguas, fices: fronteiras em rasura. 5 ed. Vitria: DLL, 2008.

SOLETRAS, Ano IX, N 18. So Gonalo: UERJ, 2009

23

Potrebbero piacerti anche