Sei sulla pagina 1di 4

INIMIGOS DO CASAMENTO E DA FAMLIA Sl.

127

3.3 Uma mulher adultera e o comentrio diferente: uma vagabunda, uma sem vergonha, uma prostituta. 3.4 A mulher adultera e o conselho que se d ao marido que a expulse de casa, porque ela no presta, no merece seu perdo. 4. O estigma do adultrio sobre a figura da mulher numa sociedade facciosa, apaixonada, parcialista, terrvel. 5. Do ponto de vista de Deus, a infidelidade abominvel tanto para ele como para com ela.

INTRODUO: Mais do que nunca a famlia est em crise. H muitos princpios em nossa sociedade em derrocada que conspiram contra a existncia e sobrevivncia da famlia.

TRANSIO: Para que haja lares bem firmados preciso que os mesmos sejam edificados segundo a Palavra de Deus.

I INFIDELIDADE. 1. Assunto to srio, to delicado, que em Mt. 5.32 o Senhor Jesus abre uma exceo para o divrcio, declarando que o adultrio motivo suficiente para acabar com um casamento. 2. A menos que a parte ofendida seja capaz de oferecer perdo, e a parte infiel se arrependa de verdade, aquilo que Deus abomina, que a separao, torna-se a soluo legal para pr fim a algo ainda mais abominvel a seus olhos, que o adultrio, a infidelidade. 3. A infidelidade detestvel em ambos os sexos. O problema que a sociedade tende a ser extremamente chauvinista, machista. 3.1 Um homem adultera, e as pessoas dizem: Coitado, deixou-se levar pela tentao, caiu numa fraqueza. 3.2 O homem adultera e espera-se que a mulher seja indulgente, misericordiosa, compreensiva.

II MENTIRA. 1. Mesmo aquelas que comeam pequenas: 1.1 Ah, uma mentirinha a toa, s para no ficar aborrecido... 2. Cuidado com as mentiras. Elas sempre vm do diabo, tenham o tamanho que tiverem. 3. A mentira, alm disso, desemboca fatalmente na desconfiana, e o cnjuge que descobre que a outra parte mente torna-se um eterno desconfiado.

III CIMES. 1. Este sentimento, quando exacerbado, levado ao exagero, mina qualquer relacionamento, destri o amor. 2. Que no se confunda cime com zelo. O zelo comedido, espontneo, aquele cuidado protetor para com a pessoa amada, natural e necessrio.

3. Contudo, entre essa preocupao necessria e justificvel e um temor irracional o cime caudaloso, doentio h uma distncia enorme. 4. O cime representa falta de confiana profunda, no apenas no outro, mas acima de tudo, em si prprio. 5. Se me sinto digno do carinho, do amor de algum, porque viver sempre temeroso, sempre duvidando, apreensivo, inquieto?

4. Precisamos tomar cuidado com esse pinga-pinga, esse gotejar contnuo, com os amargos murmurinhos que destroem o relacionamento conjugal.

V FALTA DE TEMPO. 1. Refiro-me quele tempo fundamental, imprescindvel que os cnjuges devem dedicar um ao outro. 2. O comum tem sido o seguinte: 2.1 Maridos ativistas, consumistas. 2.2 Mulheres superocupadas. 2.3 Os recm-casados trabalhando o dia inteiro ou estudando a noite, encontrando-se s tantas para um boa-noite rpido antes de dormir, um bom dia na hora de acordar, com mil coisas atrasadas para fazer no fim de semana. 3. Cuidado! Casais que no gastam tempo juntos so casais que vo se superficializando, se esfriando, se afastando. VI PERDA DO ESPRITO ROMNTICO. 1. Ilustrao: Naqueles tempos de namoro, naquela noite de luar, a moa comentava: Como a noite est linda, a lua brilhante! Olhe meu bem, ela se escondeu atrs daquela nuvem... E o namorado diz: Minha querida, mais que a lua brilham os teus olhos, as tuas faces... Tu a encantas, tu a encandeces! V como ela foge diante de tua beleza... A se casaram. Depois de alguns anos, andando pela rua ela pensa: Faz um ano que ele no me diz nada. Lua cheia, e ela arrisca: Querido, olhe como a lua est linda! E ele reponde: mesmo. E ela: Querido, ela se escondeu atrs daquela nuvem... porque ser? E ele,

IV AMARGURAS. 1. So aquelas mgoas guardadas, aquelas queixas sem fim, aquelas reclamaes que no acabam nunca. 2. Provrbios tem muito a dizer sobre isso: 2.1 Pr. 21.19 melhor numa terra seca e deserta do que numa boa casa com uma mulher briguenta e implicante. 2.2 Pr. 27.15-16 Aquele pinga-pinga constante que acontece quando chove e a mulher briguenta e implicante so muito parecidos. 2.3 Pr. 25.24 melhor morar sozinho num quarto de penso, do que numa bela casa com uma mulher briguenta e implicante. 2.4 Pr. 19.13 Um filho rebelde e tolo a maior tristeza de um pai; para um marido, a esposa que vive discutindo. Isso incomoda como uma torneira pingando o dia inteiro. 3. Parece que Salomo teve experincia suficiente nessa rea.

insensvel e duro responde: Sua burra, no est vendo que vai chover?. 2. lamentvel que o esprito romntico dos primeiros tempos tenha que ceder lugar frieza, indiferena, falta de sensibilidade e de imaginao. 3. Zelem por esse esprito. Cuidado para no perderem o esprito romntico com o cnjuge. VII INDEPENDNCIA DE MAIS OU DE MENOS. 1. Um esprito autnomo, independente pode ser muito benfico na vida do casal e da famlia. 2. O que no pode haver exagero. 2.1 H pessoas superindependentes, que vo derrubando tudo que encontram pelo caminho, desinteressadas dos outros, envolvidas apenas em alcanar suas metas e objetivos. Os outros que se virem. 2.2 Numa famlia isso inadmissvel. Sem dilogos, troca de idias, discusses, impossvel a convivncia. 3. Por outro lado, cair no excesso de dependncia um erro terrvel. 4. O melhor ter independncia com equilbrio, pois vai chegar a hora de viver sem o outro. Vai chegar a hora de carregar seu prprio fardo. Vai chegar a hora de decidir sobre seu destino e inclinaes. Ningum eterno. 5. Entre marido e mulher o ideal a medida certa de autonomia e dependncia. Somente pelo conhecimento

mtuo, respeito e amor que a medida justa desse equilbrio ser alcanada. VIII HBITO DE DISCUTIR. 1. terrvel quando o casal adquire o hbito da discusso. 2. Discutir, queixar-se, reclamar, mumurinhar, como gripe atrastra-se pela vida do casal. 3. como praga, como um vcio. Como um vcio que vai dominando sorrateiramente. 4. No comeo as pessoas envolvidas estranham, tentam reagir, se incomodam. Da a pouco esto respondendo irritadamente, revidando, mando de volta a ofensa. 5. Diz-se que quando um no quer, dois no brigam. Isso tem muito de verdade. importante saber evitar confrontos desnecessrios. necessrio fugir se, e quando necessrio. Nem sempre escapar sorrateiramente significa acovardar-se; muitas vezes sintoma de tato, prudncia, sabedoria. IX FALTA DE PERDO. 1. sugestivo que no captulo 18 de Mateus, o Senhor Jesus trate do assunto do perdo, e logo a seguir venha o ensino sobre o divrcio. 2. Na verdade, Mateus pode at no ter percebido da estratgica arrumao que faz dos temas: perdo e divrcio, mas o Esprito Santo sabiamente o conduziu.

3. Mas de fato, isso mesmo que acontece: quem no aprende cedo a lio sobre perdo vai acabar tendo que enfrentar a questo do divrcio no casamento. 4. Sem perdo relao nenhuma sobrevive.

CONCLUSO: Esses so alguns inimigos do casamento. De todo e qualquer casamento. No respeit-los tornar-se vulnervel. Que o Senhor nos ajude a observ-los e combat-los para a preservao da durabilidade e da qualidade de nossos relacionamentos.

Potrebbero piacerti anche